quinta-feira, 31 de março de 2016

Cerca de 100 milhões de brasileiros ainda não contam com coleta de esgoto

EcoDebate
30.03.2016

Metade da população brasileira ainda não conta com coleta de esgoto – Instituto Trata Brasil divulga ranking do saneamento básico e pesquisador diz que a situação do Brasil é preocupante

Instituto Trata Brasil divulga ranking do saneamento básico. Em entrevista ao Revista Brasil, o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Pedro Scazufca, explica que a situação do Brasil é preocupante e que metade da população brasileira, cerca de 100 milhões de brasileiros, ainda não contam com coleta de esgoto.

O pesquisador explica que o instituto fez uma pesquisa com as 100 maiores cidades. Destas, 20 cidades destacam por terem níveis de atendimento comparados a países mais desenvolvidos, porém, uma boa parte dos 5500 municípios ainda tem um atendimento muito baixo em esgotamento sanitário.

Continua.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Infectologistas falam sobre o vírus H1N1,
prevenção e tratamento

Bem Estar
30.03.2016

Primeiro passo para evitar a H1N1 é a prevenção.
Veja as dicas dos especialistas.


O vírus da gripe H1N1 chegou mais cedo em alguns lugares do Brasil – 46 pessoas morreram por causa da doença, que age rápido. Como saber se uma pessoa está com os sintomas dessa gripe? E o que fazer para se proteger? O Bem Estar desta quarta-feira (30) conversou com dois infectologistas: o consultor Caio Rosenthal e Rosana Richtmann.

Veja a matéria completa.
Veja os vídeos.


MPF recomenda que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) só aprove plano de mineração com destinação ecológica de resíduos

EcoDebate
Ministério Público Federal em Minas Gerais
29.03.2016

Todo material proveniente de mineração deve ter destinação ambiental adequada;Mudança deve ser feita gradualmente até que se atinja 70% de todo o resíduo produzido na mineração

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Força-Tarefa que investiga o desastre socioambiental causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana/MG, recomendou ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que se abstenha de aprovar qualquer Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) de lavra de minério de ferro que não contemple a destinação ambientalmente adequada dos resíduos da mineração, com a sua devida introdução em outra cadeia econômica.

A destinação ambientalmente adequada deve ser feita de forma progressiva. O DNPM deve exigir, ao aprovar o plano de mineração, que o empreendedor comece com um percentual de 5% de reaproveitamento de resíduos de mineração já em 2016. O percentual deve subir gradualmente até atingir os 70% em 2025.

Segundo o MPF, no período compreendido entre os anos de 1996 a 2005, a atividade minerária no Brasil produziu mais de dois bilhões de toneladas de resíduos, sendo a mineração de ferro a maior produtora, contribuindo com mais de 35% de todo o volume. A previsão é que até 2030 sejam produzidos mais de 11 bilhões de toneladas de resíduos, e a extração de ferro deverá ser responsável por até 41% desse total.

No Brasil, esse material é estocado na forma de pilhas de estéreis e barragens de rejeitos, e geram um considerável dano ambiental.

Continua.

Oxfam denuncia que los países ricos han reubicado sólo al 1,39% de los refugiados sirios

Público
EFE
29.03.2016

Veja a matéria completa.

La capa de hielo invernal en el Ártico se reduce al mínimo desde 1979

EUROPA PRESS
cienciaplus.com
29.03.2016

Veja a matéria completa.

Segurança alimentar ameaçada: Especialistas alertam para o risco de extinção de animais polinizadores no mundo

EcoDebate
Andreia Verdélio, da Agência Brasil
29.03.2016

A preservação de espécies de animais polinizadores é importante não apenas para a biodiversidade do planeta, mas para garantir a oferta de alimentos para a população. Mais de três quartos das principais lavouras de alimentos no mundo dependem, em algum grau, dos serviços de polinização animal, seja para garantir o volume ou a qualidade da produção e cerca de 90% das plantas  também dependem dessas espécies.

Essas informações e os problemas que cercam os polinizadores foram estudadas pelos especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), criada no âmbito das Nações Unidas. O grupo divulgou um estudo alertando que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo.

O relatório “Polinização, polinizadores e produção de alimentos”, divulgado durante sessão plenária da IPBES, no último dia 26 de fevereiro, em Kuala Lumpur, na Malásia, aponta que fatores como a mudança no uso da terra, a agricultura intensiva, o uso indiscriminado de pesticidas e alterações climáticas estão colocando em risco a biodiversidade dos polinizadores e, em consequência, a produção de alimentos, o equilíbrio dos ecossistemas, a saúde e bem-estar das pessoas e a economia global.

Os polinizadores mais conhecidos são as abelhas, mas há também outras espécies, como moscas, borboletas, besouros, pássaros, morcegos e alguns vertebrados, como lagartos e pequenos mamíferos.

Continua.

Cuando escasea la comida, las aves ignoran los lamentos de las crías más débiles

El País
Javier Salas
29.03.2016

Un estudio identifica en 143 especies la razón por la que atienden las súplicas o al más fuerte

Veja a matéria completa.

Dá para saber se haverá mais peixes ou plásticos nos oceanos em 2050?

JC-Notícias/SBPC
29.03.2016

Um preocupante relatório, calculando que em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos, foi divulgado recentemente pela Fundação Ellen MacArthur e o Fórum Econômico Mundial

Chamado The New Plastics Economy (“A Nova Economia do Plástico”, em tradução livre), o relatório estimou que, no ritmo atual, os mares terão, em termos de peso, mais plásticos do que peixes na metade deste século.

O relatório ganhou as manchetes de vários jornais, mas acabou sendo questionado e levantando a questão: como medir a quantidade de plástico e como contar os peixes?
O problema é que o próprio relatório reconhece que é difícil fazer uma medição precisa nos dois casos.

Veja o texto na íntegra: BBC Brasil

Ministério libera vacinação antecipada contra gripe H1N1

JC-Notícias/SBPC
29.03.2016

Estados poderão começar imunização antes da campanha nacional, marcada para 30 de abril; SP receberá vacina a partir de sexta

Diante da antecipação do surto de gripe H1N1 identificada em São Paulo, o Ministério da Saúde vai permitir a antecipação da vacinação contra a doença. Ao contrário do que ocorria em outros anos, Estados interessados poderão começar a imunizar grupos considerados mais vulneráveis antes da campanha nacional, que terá início em 30 de abril.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

terça-feira, 29 de março de 2016


Secos & Molhados




 
Secos & Molhados


Vírus zika provavelmente chegou ao Brasil em 2013

Revista Pesquisa FAPESP
Rodrigo de Oliveira Andrade
24 de março de 2016

Agente infeccioso deve ter entrado no país em um único evento, 18 meses antes de os primeiros casos serem registrados


O vírus zika pode ter entrado no Brasil em meados de 2013, quase um ano e meio antes de os primeiros casos começarem a ser registrados no país. Até então, o Ministério da Saúde estimava que o vírus havia aportado em território nacional entre 2014 e 2015, o mesmo período em que se começou a detectar um aumento nos casos de microcefalia — um tipo de malformação congênita em que os bebês nascem com a cabeça menor que o esperado para o tempo de gestação —, sobretudo na região Nordeste. Em um estudo publicado nesta quinta-feira (24/3) na revista Science, um grupo internacional de pesquisadores, do qual participam brasileiros dos institutos Evandro Chagas e Adolfo Lutz e da Fundação Oswaldo Cruz, sugere que o vírus, até pouco tempo atrás considerado inofensivo, entrou no Brasil em único evento. Uma vez aqui, encontrou condições favoráveis para se espalhar rapidamente, segundo os pesquisadores. A disseminação no país possivelmente começou em algum momento entre os meses de maio e dezembro de 2013, período que coincide com a realização de eventos esportivos de grande porte, como a Copa das Confederações, e o aumento no trânsito de pessoas pelo país.

Continua.
 

Un mecanismo de ‘encendido’ y ‘apagado’ regula la herencia epigenética

Tendencias 21
Yaiza Martínez
29.03.2016

Un mecanismo de ‘encendido’ y ‘apagado’ regula la herencia epigenética

La epigenética hace posible que se hereden de padres a hijos rastros de vivencias, como los efectos derivados del estrés. Pero, ¿cómo funciona? Un estudio realizado en la Universidad de Tel Aviv revela que es gracias a un mecanismo que ‘enciende’ o ‘apaga’ la expresión de este tipo de herencias; y que en él están implicados unos genes específicos. El hallazgo es importante porque la epigenética puede influir en el nivel de riesgo de padecer algunos tipos de cáncer o el autismo, entre otros trastornos. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

La percepción visual se puede controlar y no es solo algo automático

Tendencias 21
Universidad de Toronto/T21
28.03.2016

Un estudio demuestra que podemos ignorar objetos del entorno de forma voluntaria

Un estudio realizado en Canadá muestra que los filtros que aplicamos al percibir el entorno visualmente no solo son automáticos, como se pensaba hasta ahora, sino que también pueden controlarse. Es decir, que podemos ignorar voluntariamente objetos que no nos interesan en ese momento.

Veja a matéria completa.

Acusados de homicídio de ambientalista são presos no Maranhão

O Eco
20.03.2016

Quase 7 meses após o assassinato do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e na tentativa de homicídio contra sua esposa, Maria da Conceição Chaves Lima, crimes ocorridos no dia 25 de agosto, a Polícia Federal deflagrou a Operação Jaguaribe para prender investigados por participação nos crimes. Duas pessoas foram presas. A Polícia Federal não divulgou os nomes.

 Veja a matéria completa.

País desperdiça 36,4% da água disponível, diz ministério

Agência Brasil
Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil
Juliana Andrade - Edição
24.03.2016

No Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves. Ele participou hoje (24) de seminário promovido pela pasta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão de recursos hídricos e subsidiar ações e políticas públicas no setor.

De acordo com informações do ministério, esse desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, como ao uso de encanamentos velhos, por exemplo. Essas perdas acontecem antes mesmo de a água chegar às casas das pessoas.

Dessa forma, segundo Gonçalves, o desenvolvimento de políticas públicas no setor é fundamental para que o Brasil consiga avançar no uso sustentável dos recursos naturais e na melhoria da disponibilidade de água em qualidade e quantidade para os diversos usos.

“As águas não têm nação ou território único. A maioria transcende os limites de municípios, estados, nações. Temos essa responsabilidade [de cuidar dos recursos hídricos] porque moramos neste planeta”, afirmou Sérgio Gonçalves.

 Continua.

segunda-feira, 28 de março de 2016


Nanotecnologia Aplicada
à Conservação e Restauro



 
Informações aqui.



Consumidor, você tem poder pra mudar o mundo! Aja! Reaja!!! artigo de Márcia Pimenta

EcoDebate
Márcia Pimenta
28.03.2016

[EcoDebate] Uma nova moda (nonsense) invade os supermercados. As frutas, que, naturalmente, tem sua casca protetora, estão sendo substituídas por bandejas de isopor cobertas por plástico filme. Hoje cedo no Hortifrutti Leblon fui além da perplexidade quis saber qual era a explicação por trás da nova modalidade.

O funcionário responsável por repor as frutas naquele setor, quando questionado me olhou um pouco surpreso, deu um sorriso e respondeu: “A senhora tem razão! Acho que a única coisa que explica é que o supermercado tem um lucro maior. O preço é diferente, na embalagem é mais caro”. Poxa! Não tinha reparado e fui lá checar. O kg do mamão custava R$9,99, enquanto o embalado na bandeja custava R$13,99. O preço do abacate era R$5,99 e na bandeja R$ 9,79.

 Continua.

domingo, 27 de março de 2016

Ney Matogrosso, Luhli e Lucina - Êta Nóis

Para a Didi.
Para a Vila Tibério.


 "Êta Nóis" (Luhli/Lucina) - Programa Som Brasil - 1981



La muerte acorrala a los defensores de la tierra

SINC
Adeline Marcos
26.03.2016

Nunca ha sido tan importante proteger el medio ambiente y nunca esta labor ha resultado tan mortífera. En la última década se han producido más de mil asesinatos de defensores de la tierra, de los que solo el 1% han sido juzgados y condenados. El reciente homicidio de la hondureña Berta Cáceres no es más que el reflejo de una alarmante situación a la que se enfrentan indígenas y activistas que protegen el planeta frente a intereses económicos y políticos.

Veja a matéria completa.

Lama da Samarco no fundo do mar muda vida marinha na foz do Rio Doce

Jornal Nacional
25.03.2016

Quase cinco meses depois do rompimento da barragem de rejeitos, pesquisadores ainda tentam avaliar o tamanho da tragédia ambiental.

Quase cinco meses depois do rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, pesquisadores ainda tentam avaliar o tamanho da tragédia ambiental. Parte da lama que vazou está se depositando no fundo do mar, na foz do Rio Doce, provocando mudanças na vida marinha.

Não é só água que mudou de cor. O fundo do mar também. Uma amostra foi coletada a 30 metros de profundidade, no solo do oceano. A camada mais superficial está coberta com a lama de rejeitos de minério. E quanto mais raso, mais lama: em outro pedaço do solo do fundo do mar, que estava a dez metros de profundidade, a lama já é bem mais espessa.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Liminar suspende temporariamente inquérito sobre tragédia em Mariana

EcoDebate
Leo Rodrigues, da Agência Brasil
24.03.2016

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar suspendendo o inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais que apurou responsabilidades no rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG), em novembro do ano passado. A suspensão vale até que a Justiça decida o conflito de competência e estabeleça se o caso vai para a esfera federal ou se fica na esfera estadual.

Concluído em fevereiro, o inquérito indiciou e pediu a prisão preventiva de seis funcionários da Samarco, entre elas o presidente licenciado Ricardo Vescovi, além de um engenheiro da VogBR, empresa que prestava serviços à mineradora.

Veja a matéria completa.

sábado, 26 de março de 2016

Nour Al Khizam - Ai Weiwei
Idomeni - Refugiados

13.03.2016
Rep tv - Itália


Detalhes aqui e  aqui.


La ONU denuncia la "detención arbitraria de inmigrantes y refugiados" en la Unión Europea

Público
EFE
24.03.2016

Veja a matéria completa.

Aedes aegypti: a proliferação do mosquito e a falta de saneamento básico no país. Entrevista especial com Jáder da Cruz Cardoso

EcoDebate
24.03.2016

“O sucesso desses mosquitos é garantido, em grande parte, pelo crescimento e aglomeração populacional que urbaniza aceleradamente os municípios, pela pobreza, falta de saneamento nas cidades, descarte inadequado de resíduos sólidos (e pífios investimentos na reciclagem), modelo de desenvolvimento que prioriza o consumo de recursos naturais, mudanças do clima, falta de educação da população e falhas na fiscalização e gestão pública”, afirma o biólogo.

Veja a matéria completa.

Los habitantes de Oceanía conservan ADN del homínido de Denísova

SINC
17.03.2016

Los científicos ya sabían que el ADN de los neandertales se encuentra en todas las poblaciones no africanas de los humanos de hoy en día. Un estudio revela ahora que los habitantes de Melanesia, en Oceanía, albergan en su genoma entre el 1,9% y el 3,4% de herencia procedente de los denisovanos, otra especie extinta de Homo de la que solo se conservan restos de un individuo hallado en Siberia.

Veja a matéria completa.

La ciencia descubre el mecanismo cerebral para creer en Dios

Público
25.03.2016

Para tener fe, el cerebro humano tiene que prescindir de sus áreas analíticas, según un estudio reciente

Veja a matéria completa.

Fragmentos da cruz de Cristo dariam para “lotar um navio inteiro”

El País
Manuel Ansede
25.03.2016

As relíquias da crucificação proliferam de forma suspeita no mundo inteiro, como Jean Calvino já havia denunciado em 1543

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 24 de março de 2016

A maior diversidade de plantas do mundo

Revista Pesquisa FAPESP
Carlos Fioravanti
ED. 241 | MARÇO 2016

Botânicos registram 46 mil espécies e identificam em média 250 por ano no Brasil

Depois de sete anos de trabalho, um grupo de 575 botânicos do Brasil e de outros 14 países concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil, agora calculada em 46.097 espécies. Quase metade, 43%, é exclusiva (endêmica) do território nacional. O total coloca o Brasil como o país com a maior riqueza de plantas no mundo – a primeira versão do levantamento, publicada em 2010, listava 40.989 espécies. Esse número não vai parar de crescer tão cedo porque novas espécies são identificadas e descritas continuamente em revistas científicas. Em média, os botânicos apresentam cerca de 250 novas espécies por ano.

Os cinco artigos detalhando a segunda versão da Lista de espécies da flora do Brasil foram publicados em dezembro do ano passado na Rodriguésia, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), como forma de prestigiar a revista, que completou 80 anos em 2015. Dali também brota um alerta para as perdas contínuas de variedades únicas de plantas. Enquanto o levantamento era feito, um grupo de botânicos identificou uma espécie nova de bromélia com uma inflorescência vermelha, a Aechmea xinguana, em uma área de mata já coberta pela água do reservatório da usina de Belo Monte, em construção no norte do Pará. “Alguns exemplares dessa espécie foram resgatados e estavam na casa de vegetação do reservatório, mas as populações naturais se perderam na área alagada”, disse Rafaela Campostrini Forzza, pesquisadora do JBRJ e coordenadora do levantamento.

Continua.

El final del infierno de Tarzán y Loti

El Mundo
Miguel G. Corral
24.03.2016

ETOLOGÍA . Un hito en la recuperación de traumas psicológicos de grandes primates

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Las raíces cerebrales del conflicto entre ciencia y religión

El Mundo
María Pérez Ávila
23.03.2016

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Incertezas sobre a microcefalia

Revista Pesquisa FAPESP
Ricardo Zorzetto
ED. 241 | MARÇO 2016

Foi preciso atravessar meio mundo para o vírus zika deixar o anonimato. Por quase 60 anos o vírus circulou pela África e pela Ásia praticamente sem ser notado. Ao aportar no Brasil, porém, encontrou condições favoráveis para se espalhar rapidamente e atraiu a atenção internacional ao se tornar o principal suspeito do aumento nos casos de microcefalia, um tipo de má-formação congênita da qual pouco se ouvia falar no país.

Microcefalia é um termo de origem grega usado pelos médicos para designar uma condição em que as crianças nascem com a cabeça pequena demais para o tempo de gestação. A maioria delas, segundo especialistas, é saudável. Apenas uma pequena parte nasce com microcefalia em decorrência de problemas de desenvolvimento que deixam o cérebro menor. Nesses casos, não há cura. Um bebê pode nascer com o cérebro pequeno demais por causa de uma série de defeitos genéticos – há ao menos 16 genes conhecidos associados ao problema. Mas também pode ter microcefalia em consequência de razões ambientais, como o consumo de álcool ou exposição a produtos tóxicos na gestação, ou de uma série de infecções, como as causadas pelo vírus da rubéola e do herpes, pelo parasita da toxoplasmose ou pela bactéria da sífilis.

A possibilidade de o zika também causar o problema soou o alerta geral pela facilidade com que o vírus se dissemina. Considerado inofensivo por muito tempo, o zika entrou no Brasil entre 2014 e 2015 e, segundo o Ministério da Saúde, já pode ter infectado 1,4 milhão de pessoas. Nesse mesmo tempo, detectou-se um aumento nos casos de microcefalia, em especial na região Nordeste. De 2000 a 2014, o ministério registrou a média anual de 164 casos de microcefalia. Mas, de outubro de 2015 a 20 de fevereiro deste ano, o número de casos confirmados alcançou 583.

Continua.

Un correo a siete amigos convertido en un blog de siete millones de lectores

El País
one
Zuberoa Marcos
17.03.2016

María Popova


Vea a matéria completa.

Água de rio é ruim ou péssima em 36,3% de pontos avaliados por estudo

G1
Mariana Lenharo
22.03.2016

Levantamento da SOS Mata Atlântica coletou água em 289 pontos do país.
Foram avaliados 183 rios, córregos e lagos de 11 estados brasileiros


Veja matéria completa.

La demencia es fruto de la combinación de diversas dolencias cerebrales

Tendencias 21
Redacción T21
22.03.2016

El estudio más extenso realizado al respecto sobre el tema lo confirma

La demencia o pérdida progresiva de las funciones cognitivas es el resultado de una combinación de dolencias cerebrales, revela un nuevo estudio realizado con más de 1.100 personas. El hallazgo implicaría una posibilidad más amplia de proteger de la demencia de lo que se pensaba hasta ahora. De momento, parece que el factor más importante para su prevención es mantener una presión arterial saludable.

Veja matéria completa.

Las bacterias se vuelven resistentes en concentraciones de antibióticos muy bajas

Tendencias 21
Universidad de York/T21
22.03.2016

Cien veces menores de lo que se creía, revela un estudio realizado con E. Cholli

Concentraciones de trazas de antibióticos como las que se encuentran en los desagües de aguas residuales son suficientes como para permitir a las bacterias mantener la resistencia a los antibióticos, revela una nueva investigación de la Universidad de York (Reino Unido). El estudio ayuda a explicar por qué la resistencia a los antibióticos es tan persistente en nuestro entorno.

Veja matéria completa.

terça-feira, 22 de março de 2016

Os misteriosos ‘círculos de fadas’ confirmam as teorias de Alan Turing

El País
Miguel Ángel Criado
15.03.2016

Formas geométricas achadas na Austrália e África reforçam a teoria da formação de padrões naturais

Veja matéria completa.

Proliferação de lixões clandestinos atrapalha combate ao Aedes no Maranhão

Jornal Nacional
21.03.2016

Pesquisador da UEMA identificou 490 lixões clandestinos em São Luís. Moradores usam máscaras em casa para aguentar o mau cheiro.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Mais da metade dos estados não paga o piso salarial aos professores, diz CNTE

JC-Noícias/SBPC
21.03.2016

São 14 os estados que pagam aos professores menos do que os R$ 2.135,64 por mês

Mais da metade dos estados brasileiros não cumpre o salário estipulado na lei do piso dos professores, de acordo com levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). São 14 os estados que pagam aos professores menos do que os R$ 2.135,64 por mês.

“Isso é ruim, no ano passado, na mesma época, mais estados cumpriam a lei”, diz a secretária-geral da confederação, Marta Vanelli. “Está em lei federal, mas é preciso muita luta no estado para que seja pago. O governo anuncia o reajuste e depois há embate nos estados e municípios. Todo ano é assim”.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido  no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais.

A tabela divulgada esta semana pela CNTE mostra que Alagoas, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul não cumprem o valor do piso apenas para os professores com formação de nível médio. Aqueles com formação superior recebem o valor atualizado.
Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rondônia e Pernambuco não pagam o valor no vencimento, como estipula a lei, mas cumprem o valor na remuneração, ou seja, acrescentando gratificações e complementações. Espírito Santo não cumpre o valor estipulado para 2016 nem mesmo na remuneração.

Continua.


Agência Brasil

Caos e improviso na Grécia no primeiro dia do acordo migratório entre UE e Turquia

El País
María Antonia Sánchez-Vallejo
21.03.2016

As autoridades gregas trasladam refugiados que chegaram antes do acordo a portos continentais

Veja a matéria completa.



Veja também:

Paradoxos e hipocrisias sobre a dramática história dos refugiados

Nuevo implante para prevenir el Alzheimer

Tendências 21
EPFL/T21
18.03.2016

Está compuesto por células modificadas genéticamente que evitan la acumulación de la proteína beta amiloide en el cérebro

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Cérebro precisa esquecer para poder aprender

JC-Notícias/SBPC
21.03.2016

Estudo mostra que as memórias são apagadas para dar espaço a outras

A ideia de que nosso cérebro tem um espaço limitado para armazenar informações e que para aprender algo novo é preciso esquecer alguma outra coisa pode realmente ter um fundo de verdade. Em um novo estudo, pesquisadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL, na sigla em inglês) e da Universidade Pablo Olavide, em Sevilha, na Espanha, identificaram um caminho pelo qual o cérebro busca apagar memórias que aparentemente só são ativadas em situações de aprendizagem.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

A cultura se compromete com os refugiados

El País
Álex Vicente
19.03.2016

Vários projetos artísticos dão um grito de alarme sobre a crise dos migrantes

Veja a matéria completa.

domingo, 20 de março de 2016

Dos niñas mueren en el Egeo en el primer día del acuerdo UE-Turquía que impide la entrada a los refugiados

Público -Espanha
20.03.2016

De uno y dos años de edad, los dos bebés cayeron del bote en el que viajaban junto a 40 personas más.

Veja a matéria completa.

Lembranças apagadas pelo Alzheimer podem ser recuperadas

El País
Manuel Ansede
17.03.2016

Existem poucas coisas mais tristes na vida do que comprovar que sua mãe não se lembra quem é você. Por volta de 47 milhões de pessoas, multidão do tamanho da população da Espanha, sofrem de demência no mundo. E o Mal de Alzheimer, caracterizado pela deterioração da memória e do intelecto, está por trás de 70% dos casos.

Veja a matéria completa.

Acordo entre UE e Turquia sobre refugiados entra em vigor

G1
20.03.2016

Imigrantes irregulares que chegarem até ilhas gregas serão devolvidos.
Acordo prevê oficiais turcos nas ilhas gregas e de gregos na Turquia.

Veja a matéria completa.

Projeto quer acelerar aprovação de novos agrotóxicos

O ECO
17.03.2016

Enquanto o país comemora o crescimento da produção de orgânicos, alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos, o Congresso Nacional discute uma série de projetos de lei que visam modificar ou substituir a Lei 7.802, de 1989, que rege o uso e a comercialização de agrotóxicos no país.

Veja a matéria completa.

sábado, 19 de março de 2016

PF combate esquema criminoso que provocou danos ambientais em MT

Polícia Federal em Mato Grosso
EcoDebate
18.03.2016


A Polícia Federal deflagrou ontem (17/3) a Operação Provérbios 17:23, com o objetivo de desbaratar esquema criminoso que burlava as leis ambientais para permitir sucessivas e reiteradas agressões ao meio ambiente. Calcula-se que tais ações criminosas tenham gerado um prejuízo de mais de R$ 65 milhões.

Veja a matéria completa.

PROTESTE denuncia ao Conar produtos com apelos ecológicos enganosos na embalagem

PROTESTE Associação de Consumidores
EcoDebate
18.03.2016

Nova avaliação feita pela PROTESTE constatou que algumas empresas ainda tentam seduzir seus clientes com falsos apelos ecológicos. Foram detectados 12 produtos suspeitos de utilizar ações de marketing que enganam consumidores quanto às práticas ambientais da empresa ou quanto aos seus benefícios ambientais.

Foram pedidas providências ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por propaganda enganosa, para que obrigue as empresas a alterarem as informações das embalagens dos produtos.

Veja a matéria completa.

Falta de conservação deixa museu a céu aberto no Piauí sob ameaça

JC-Notícias/SBPC
18.03.2016

A falta de funcionários e de limpeza ameaça o parque nacional da serra da Capivara, a 530 quilômetros de Teresina (PI), patrimônio da humanidade e um dos principais centros científicos de arte rupestre do mundo

Bastam poucos minutos de caminhada para ver um enorme paredão com pinturas que datam de 100 mil anos atrás e que retratam dança, caça, sexo, rituais e lutas. Uma das mais comoventes é a de duas pessoas sem braços simulando um beijo.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Cidades de São Paulo apostam em citronela contra a dengue

JC-Notícias/SBPC
18.03.2016

Em Tupã, Guararapes e Sorocaba houve redução nos casos da doença; planta é aliada a outras estratégias

Três cidades do interior de São Paulo que apostaram na distribuição de mudas de citronela, planta repelente de insetos, tiveram redução nos casos de dengue. Em Tupã, no oeste paulista, o número caiu de 640 casos notificados nos dois primeiros meses de 2015 para 81 este ano. Em Guararapes, a queda foi ainda maior, de 2.229 casos no mesmo período do ano passado para 54 este ano. Sorocaba teve uma redução de 20.255 para 1919 notificações. De acordo com as prefeituras, mesmo com o uso da citronela pelos moradores, as demais medidas de controle do mosquito Aedes aegypti foram intensificadas.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Manifestantes fazem atos contra o impeachment e a favor de Lula

Jornal Nacional
18.03.2016

Atos aconteceram em 55 cidades, com 1,2 milhão de pessoas, segundo organizadores, e 267 mil, de acordo com a PM. Em SP, Lula participou.

Nesta sexta-feira (18), manifestantes foram às ruas em todos os estados e no Distrito Federal em atos a favor da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em São Paulo, a manifestação foi na Avenida Paulista.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Veja também:

- Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula e devolve processos da Lava-Jato para Moro

sexta-feira, 18 de março de 2016

Hidrelétricas causarão extinções, diz estudo

JC-Notícias/SBPC
17.03.2016

Segundo os pesquisadores, as ameaças das hidrelétricas à biodiversidade não se dão apenas pelo desmatamento induzido, mas também – e principalmente – por mudanças nos ambientes aquáticos

O cascudo-zebra (Hypancistrus zebra) não é empreiteiro nem político, não está denunciado na Lava Jato e não levou um centavo de propina pela usina de Belo Monte. No entanto, recebeu a pena mais dura de todas pela construção da superfaturada hidrelétrica no Pará: a morte. Quando o reservatório encher, secando a Volta Grande do Xingu, os pedrais onde esse pequeno peixe ornamental vive ficarão rasos e quentes demais para ele. Como só ocorre naquela região, o cascudo-zebra poderá ser extinto na natureza.

O mesmo destino aguarda diversas outras espécies que habitam ambientes únicos de rios amazônicos que cederão lugar a hidrelétricas. É o que sugere um estudo publicado no periódico Biodiversity and Conservation por um grupo de pesquisadores dos EUA, do Brasil e do Reino Unido.

Segundo o trabalho, que fez uma síntese da literatura científica disponível sobre hidrelétricas e extinções na Amazônia, as 437 usinas construídas, em implantação ou em projeto nos nove países amazônicos (90% delas no Brasil) acabarão com habitats raros dos rios da região, como corredeiras e pedrais. Nesses locais existe alta taxa de endemismo, ou seja, de espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta. Como corredeiras e pedrais também são os lugares que marcam desníveis dos rios amazônicos, é nessas áreas que os planejadores do setor hidrelétrico escolhem fazer barragens, que na maior parte dos casos afogam esses habitats (Belo Monte é uma exceção, pois provocará o efeito oposto).

Isso causa a extinção de peixes e plantas aquáticas que dependem do pulso sazonal dos rios. E leva junto toda a fauna terrestre associada, como morcegos, aves, roedores e anfíbios.

Continua.

Brasil é o terceiro maior celeiro de répteis

JC-Notícias/SBPC
17.03.2016

Em 2015, foram contabilizadas 773 espécies de tartarugas, jabotis, jacarés, lagartos, serpentes, entre outras

Na primeira vez em que a Sociedade Brasileira de Herpetologia publicou uma lista das espécies de répteis do Brasil, em 2005, o País era o lar de 633 espécies. Em 2015, na listagem mais recente, essa diversidade pulou para 773 espécies de répteis – um salto de 22%. O Brasil é o terceiro maior celeiro de diversidade de répteis, atrás da Austrália e do México. Essa riqueza biológica insubstituível está repartida entre 36 espécies de tartarugas, cágados e jabutis (Testudines), 6 espécies de jacarés (Crocodylia) e 731 espécies de Squamata (73 anfisbênias, 392 serpentes e 266 lagartos).

Mas novas descrições não param de surgir. E não só de espécies, como também de gêneros. É o caso de duas novas espécies de lagartos, pertencentes a um novo gênero, Rondonops, uma homenagem ao marechal Cândido Rondon, explorador da Amazônia no início do século 20. A pesquisa foi realizada pelos herpetólogos Miguel Trefaut Rodrigues, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e Guarino Colli, da Universidade de Brasília, entre outros.

Continua.

Autoridades do Legislativo e Judiciário reagem a conversas de Lula

Jornal Nacional
17.03.2016

Representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, comentam o conteúdo das conversas do ex-presidente Lula.

O conteúdo das conversas do ex-presidente Lula provocou reações indignadas de autoridades da República.

Veja a matéria completa
Veja o vídeo.


Veja também:

- Lula toma posse como ministro da Casa Civil, mas liminar suspende ato

- Em carta aberta, Lula diz que respeita o STF e que espera justiça

quinta-feira, 17 de março de 2016

Altas temperaturas aumentam risco de mortalidade no Rio

Agência Fiocruz de Notícias
Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)
16.03.2016

Ondas de calor em que a temperatura média diária chega a 31,55ºC por seis dias consecutivos podem provocar um aumento de 36% no risco de mortalidade na cidade do Rio de Janeiro na comparação com períodos de temperatura média diária de 21ºC. A conclusão é de um estudo realizado por cientistas da Rede de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas (UCCRN, na sigla em inglês), com participação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O trabalho foi apresentado na terça-feira (15/03), durante o seminário Cidades do Futuro + Saúde, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Columbia Global Centers Rio de Janeiro e a Rede de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas para América Latina (UCCRN-AL), sediada no IOC/Fiocruz. “Existem muitos estudos sobre o risco de mortalidade devido a ondas de calor em áreas de clima temperado, mas é importante notar que o aumento do número de mortes em períodos de altas temperaturas também ocorre em locais com clima quente, como o Rio de Janeiro”, afirmou Martha Barata, pesquisadora do IOC/Fiocruz, coordenadora da UCCRN-AL e uma das autoras da pesquisa.

Veja a matéria completa.

Estudo sobre mortes por doenças tropicais mostra o impacto da doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose e hanseníase no Brasil nos últimos 12 anos

JC-Notícias/SBPC
16.03.2016

Pesquisador alerta também que a rede de atenção à saúde do País não deve menosprezar os óbitos relacionados à hanseníase

Uma pesquisa sobre as mortes por doenças tropicais negligenciadas no País, entre os anos 2000 e 2011, revelou que 76.847 pessoas vieram a óbito devido a males como a doença de Chagas (que vitimou 58.928 brasileiros), esquistossomose (6.319 mortes) e leishmanioses (3.466 mortes). O impacto destas três doenças no Brasil nos últimos 12 anos é reforçado quando se verifica que o número de mortes por dengue foi inferior. Um dado adicional que também chamou atenção refere-se à hanseníase, que registrou quase 3 mil mortes no período, um número inferior, mas bastante próximo ao verificado para dengue (diferença de 220 óbitos). Isso porque a hanseníase geralmente é vista como uma doença com padrões clínico-epidemiológicos de baixa letalidade.

De acordo com um dos autores do trabalho, o doutor Alberto Novaes Ramos Jr., os registros alertam que a rede de atenção à saúde do País não devem menosprezar as mortes relacionadas por estas doenças, incluindo a hanseníase. “Precisamos cuidar ainda mais, cada vez melhor, das pessoas que desenvolvem a doença, enfrentando aspectos não apenas físicos, mas também aqueles relacionados ao estigma e ao preconceito”, disse.

O artigo foi publicado no mês de fevereiro no Bulletin of the World Health Organization.

Veja a entrevista exclusiva do doutor Alberto à Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) sobre o tema.

Grávidas com zika têm 1% de chance de ter filho com microcefalia

JC-Notícias/SBPC
16.03.2016

Pesquisa foi feita a partir de casos na Polinésia Francesa; autores ponderam que risco pode diferir de uma epidemia para outra

Uma de cada cem mulheres infectadas pelo vírus da zika durante o primeiro trimestre da gravidez pode dar à luz um filho com microcefalia, proporção 50 vezes superior ao normal, conforme o primeiro estudo científico que quantifica esse risco, realizado pelo Instituto Pasteur da França e relatado nesta terça-feira, 15, pela revista médica The Lancet.

Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Áudio com diálogo de Lula e Dilma leva milhares de manifestantes às ruas

El País
Gustavo Moniz | Afonso Benites
17.03.2016

Conversa da mandatária com ex-presidente sugere manobra para livrá-lo de detenção de Moro
Justiça torna públicas gravações de Lula em que reclama da “República de Curitiba”

Veja a matéria completa.


Veja também:
Envio de termo a Lula é “abuso de poder” de Dilma, avaliam juristas

Quebra de sigilo por Moro provoca debate de juristas: entenda

quarta-feira, 16 de março de 2016

Marcelo Zocchio na Pinacoteca de São Paulo



de 19.mar a 06.jun 2016


Marcelo Zocchio tem um trabalho caracterizado pelo uso de suportes variados e pela serialização de imagens fotográficas, a partir dos quais explora aspectos sociais e urbanos da cidade de São Paulo. A exposição do artista visa apresentar um recorte de sua produção recente, em especial aquela na qual se identificam operações com a imagem fotográfica. Nesses trabalhos, a discussão do estatuto da fotografia ora explora sua passagem para a tridimensionalidade, como em Veneziana, de 2010, ou na série Utilidades Domésticas, 2007-2009, ora põe em cheque seu efeito de veracidade, como a série Repaisagens, de 2013. Serão cerca de 30 trabalhos, entre séries fotográficas, objetos, registros de intervenções e projeções.

detalhes


Ejercicio personalizado para reducir los síntomas de psicosis

Tendencias 21
Universidad de Manchester/T21
15.03.2016

Un estudio en Reino Unido muestra los beneficios para jóvenes con un primer episodio de la enfermedad

Un estudio piloto realizado en Reino Unido, con 31 personas, muestra que personalizar un programa de ejercicio físico ayuda a reducir los síntomas de jóvenes con un primer episodio de psicosis. Su cerebro funciona mejor, y pierden peso, cuando con los tratamientos con fármacos tienden a ganarlo rápidamente.

Veja a matéria completa.

Congresso combate violência obstétrica

JC-Notícias/SBPC
15.03.2016

Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência durante o parto no Brasil, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado, divulgada em 2010, pela Fundação Perseu Abramo

Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência durante o parto no Brasil, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado, divulgada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo. Para a senadora Ângela Portela (PT-RR), os índices de violência obstétrica no País são altos e preocupantes.

— Cesáreas excessivas e sem necessidade, tratamento abusivo, desrespeito moral, físico e psicológico. Atitudes que fragilizam a mulher num momento que deveria ser sublime — disse.

Por mais que pareça claro que a responsável por trazer um bebê ao mundo seja a mãe, a ideia de que é o médico quem “faz o parto” provoca cada vez mais casos de violência obstétrica.

Continua.

UFRGS lança portal de divulgação científica

JC-Notícias/SBPC
15.03.2016

UFRGS Ciência tem o objetivo de apresentar à sociedade as pesquisas produzidas na Universidade

Entrou no ar nesta segunda-feira, 14 de março, o novo portal de divulgação científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: o UFRGS Ciência. O projeto tem a proposta de apresentar à sociedade as pesquisas produzidas na UFRGS. Com uma linguagem acessível e conteúdos multimídia, o site reúne informações jornalísticas com o objetivo de aproximar a comunidade de atividades científicas e grupos de pesquisa. Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), a iniciativa pretende integrar os diferentes veículos de comunicação da UFRGS: Jornal e Rádio da Universidade e UFRGS TV.

O site estreia com a publicação de três matérias. A primeira aborda os efeitos da caminhada nórdica em pacientes com Doença de Parkinson. A reportagem é baseada na dissertação de mestrado de Elren Passos, defendida na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), que depois deu origem a um projeto de extensão voltado a idosos e a portadores de Parkinson.

Outro texto se refere à produção de embalagens biodegradáveis e comestíveis, de
senvolvidas por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA). Produzidos a partir de diferentes tipos de alimentos, como chia, quinoa e resíduos de vinificação, os chamados biofilmes, além de colaborar para a redução da produção de lixo, contêm diversos nutrientes benéficos à saúde.

Por fim, a reportagem “Mais verde, menos consumo de energia” foi realizada a partir da tese de doutorado defendida por Minéia Scherer no Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura, premiada pela UFRGS como a melhor tese apresentada na área de Ciências Sociais e Aplicadas em 2014. O trabalho aborda a aplicação de cortinas verdes na arquitetura como alternativa para controlar o excesso de incidência de sol.

O UFRGS Ciência é acessado pelo endereço http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/.

Assessoria – UFRGS


terça-feira, 15 de março de 2016

José Spaniol TIAMM SCHUOOMM CASH!,
na Pinacoteca de São Paulo



de 19.mar a 30.mai 2016



Uma nova exposição chega à Pinacoteca de São Paulo. A partir do dia 19 de março, o museu, que pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura ‘TIAMM SCHUOOMM CASH!’, instalação inédita de José Spaniol, pintor, desenhista, gravador, escultor e professor nascido em São Luiz Gonzaga (RS). A mostra faz parte do Projeto Octógono e inaugura o calendário deste programa em 2016.

detalhes



O Brasil tinha mares repletos de invertebrados no período devoniano

Agência FAPESP
Peter Moon
15.03.2016

Quando se pensa em paleontologia, a primeira imagem que quase sempre vem à cabeça é a de um dinossauro. Há quem recorde os mamutes ou tigres-dentes-de-sabre. Mas quem é que vai lembrar de moluscos e invertebrados? “Pouco se fala dos invertebrados no Brasil, diz Jeanninny Carla Comniskey, doutoranda em paleontologia. Os paleontólogos, segundo ela, “sofrem” com a falta de interesse sobre invertebrados e com o pequeno número de profissionais na área. Ela está se especializando num grupo de animais denominados tentaculitóideos, que viveram no período devoniano, há 400 milhões de anos, nos mares gelados que então cobriam partes do território brasileiro.

À época, o Brasil encontrava-se próximo ao Polo Sul. “Os trabalhos publicados no hemisfério Norte nem citam a existência de tentaculitoideos no Brasil e na América do Sul”, queixa-se Comniskey. Seus autores professam a teoria tradicional. “Acham que não poderia haver tentaculitóideos por aqui, pois as águas eram frias e não seria possível haver uma grande diversidade de gêneros e espécies. Possuímos poucos gêneros se comparado ao hemisfério Norte, é verdade, porém eles aparecem em grandes quantidades e em diversos afloramentos.” Os tentaculitoideos, segundo ela, não só existiam por aqui como também eram numerosos. Há registros na Argentina, Bolívia, Brasil, Peru e Uruguai. No Brasil, os registros da bacia sedimentar do Paraná são os mais abundantes e conhecidos.

Continua.

Entidades pretendem melhorar qualidade de dados sobre biodiversidade

Agência FAPESP
Elton Alisson
10.03.2016

A quantidade de dados sobre a biodiversidade – como a ocorrência de espécies de animais e plantas em uma determinada região do planeta – vem aumentando exponencialmente nos últimos anos em razão da disponibilização cada vez maior na internet das coleções de museus e de observações em campo, por exemplo.

Grande parte desses dados, no entanto, não pode ser usada porque apresenta problemas de qualidade: as espécies não foram coletadas ou transcritas de forma correta ou faltam informações como as coordenadas geográficas do local onde foram feitas as observações.

A fim de melhorar a qualidade desses dados sobre biodiversidade para que possam ser utilizados em estudos sobre taxonomia (classificação), conservação e respostas às mudanças climáticas, entre outros, entidades científicas internacionais, como o Biodiversity Information Standards (TDWG), estão tentando estabelecer um conjunto de normas e diretrizes para o registro e a troca de dados sobre organismos em todo o mundo por meio de plataformas como o Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês).

Continua.

Las 'células GPS' del cerebro también intervienen en la imaginación

Tendências 21
UCL/T21
14.03.2016

Un estudio demuestra que las neuronas 'de red' se activan cuando nos 'movemos' con la mente

Investigadores del University College de Londres han demostrado que las 'células de red', neuronas que sirven para orientarnos por el espacio real -como un GPS-, actúan también cuando imaginamos que nos movemos. En concreto, se trata de células de red de la corteza entorrinal, un centro del cerebro importante para la navegación y la memoria.

Veja a matéria completa.

Deslizamentos e enchentes: culpar as chuvas mais uma vez?

JC-Notícias/SBPC
14.03.2016

Artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo e consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente

A cada novo período chuvoso voltam às manchetes as mortes e sinistros associados a deslizamentos de encostas e enchentes. Tragédias insistentemente anunciadas, mas anualmente recorrentes dado ao descompromisso com que a administração pública em seus três níveis tem lidado com a questão.

Todos estão fartos de saber que esses fenômenos decorrem diretamente das formas equivocadas com que se expandem nossas cidades, impermeabilizando seus territórios, canalizando e retificando seus rios, ocupando terrenos, como encostas de alta declividade e margens de córrego, que não poderiam nunca ser ocupados dada sua já altíssima suscetibilidade natural a riscos, mas também ocupando terrenos de média declividade, onde a ocupação urbana seria aceitável, com a utilização de técnicas construtivas e urbanísticas totalmente inadequadas, que acabam transformando mesmo essas áreas em um verdadeiro canteiro de situações de risco.

Continua.

Avanço do vírus mayaro em Goiás preocupa infectologistas

JC-Notícias/SBPC
14.03.2016

Transmitida por mosquito silvestre, a doença começa a ser registrada também em áreas urbanas. Pesquisas mostram que o Aedes aegypti se tornou um vetor

O mayaro trilha o caminho para ser o próximo vírus a se urbanizar e causar epidemias. Assim como o zika e a dengue, o “parente próximo” do chikungunya causa surtos de uma síndrome febril cujas dores nas articulações se prolongam por semanas. Ele não mata, mas pode levar à internação. Em Goiás, por exemplo, do ano passado ao início de março, a Secretaria de Saúde notificou 70 casos da doença. Em 2014, houve apenas um registro. O avanço do vírus, bastante comum em regiões que têm matas, deixou em alerta as autoridades sanitárias, que temem a proliferação da infecção. Seus transmissores são mosquitos silvestres como o Haemagogus janthinomys. Entretanto, pesquisas mostram que a doença se adapta bem ao Aedes aegypti.

Leia na íntegra: Correio Braziliense

O Correio Braziliense não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Zika: Serviços adequados de água e saneamento são a melhor resposta, afirmam especialistas da ONU

JC-Notícias/SBPC
14.03.2016

“Há um forte vínculo entre sistemas de saneamento deficientes e o surto atual do vírus zika, bem como a dengue, a febre amarela e o chikungunya, sendo todos eles transmitidos por mosquitos”, afirmou o relator especial sobre água e saneamento, que divulgou comunicado sobre o tema com três outros especialistas independentes. O grupo alertou que 100 milhões de pessoas na América Latina não têm acesso a saneamento básico e outras 70 milhões a água encanada

“Enquanto o mundo procura soluções de alta tecnologia para combater o vírus zika, não devemos esquecer o péssimo estado do acesso à água e ao esgotamento sanitário para as populações desfavorecidas”, afirmou o relator especial das Nações Unidas para o direito humano à água e ao saneamento, Léo Heller.

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Arqueóloga tenta preservar vestígios dos primeiros homens das Américas

JC-Notícias/SBPC
14.03.2016

Uma luta travada pela preservação de relíquias da pré-história do Brasil pode, enfim, estar caminhando para um final feliz graças aos esforços de uma arqueóloga de 83 anos

Dona de uma história que se confunde com o do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, Niède Guidon batalha há quase 40 anos para manter intactos os mais importantes registros da saga dos primeiros homens a pisarem no atual território nacional, há mais de 20 mil anos.
Leia na íntegra: Folha de S. Paulo
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.


Ponto turístico em Salto é tomado por 'mar de lixo' após cheia do Rio Tietê

G1
14.03.2016

Pontos turísticos de Salto (SP) foram tomados por um "mar" de lixo e garrafas pet após o nível do Rio Tietê subir e alagar a região no sábado (12).

Veja a matéria completa.
Veja as imagens


Atos contra o governo Dilma e a corrupção reúnem multidões no Brasil // Diversidade de alvos expõe exaustão da política

Fantástico
13.06.2016

Atos contra o governo Dilma e a corrupção reúnem multidões no Brasil

Milhões de manifestantes foram às ruas para protestar contra o governo Dilma, a corrupção e para pedir o impeachment da presidente.

Neste domingo, 13 de março, milhões de manifestantes contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff foram às ruas, em cidades em todos os estados e no Distrito Federal.

As informações ainda estão chegando. Até aqui, sabe-se que houve manifestações em 239.
Pelos cálculos até as 8h da noite, foram às ruas seis milhões e quatrocentas mil pessoas, segundo os organizadores.

Segundo as polícias militares, excluindo a do Rio de Janeiro, que não fez cálculos, foram três milhões e cem mil manifestantes.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.




Blog do Josias de Souza
13.03.2016

Diversidade de alvos expõe exaustão da política

Os chamados homens públicos poucas vezes estiveram tão por baixo. O principal movimento político do país é extraparlamentar. Usa as ruas como tribuna. Nesse ambiente, congressistas e governantes são vistos como meros homens de ben$. E a única unanimidade positiva é Sérgio Moro, um juiz de primeiro grau que virou popstar por colocar atrás das grades a oligarquia corrupta e corruptora do país.

Veja a matéria completa.
Veja as imagens.




Veja no El País:

- Dilma contra as cordas

- “Somos todos Sérgio Moro”



Veja no G1:

- Mapa das manifestações

Manifestantes fazem atos de apoio a Dilma e a Lula em oito cidades

Fantástico
13.03.2016

O domingo (13) também teve manifestações a favor do governo Dilma, do PT e do ex-presidente Lula.

Em Fortaleza, militantes do PT, sindicalistas e políticos se reuniram em frente a um ginásio poliesportivo, às 10h da manhã. Segundo os organizadores, foi em defesa da democracia e contra o que chamam de golpe. Depois de duas horas concentrados, eles seguiram em carreata por seis bairros e percorreram 12 quilômetros. Os organizadores informaram que 800 carros participaram do ato. A Polícia Militar não divulgou números.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


domingo, 13 de março de 2016

Mau uso da água subterrânea agrava a crise hídrica

Agência FAPESP
José Tadeu Arantes
11.03.2016

Se utilizadas com critério, as águas subterrâneas podem ser um importante recurso complementar para o enfrentamento da crise hídrica. No entanto, a perfuração indiscriminada de poços e o consumo excessivo estão levando os aquíferos da Região Metropolitana de Recife ao limite de uma salinização irreversível. Ao mesmo tempo, os aquíferos da Região Metropolitana de São Paulo – que poderiam, com baixo investimento e em prazo relativamente curto, proporcionar um aporte adicional de 1 metro cúbico de água boa por segundo – encontram-se subutilizados. O duplo alerta foi feito pelo pesquisador Ricardo Hirata, do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (Cepas-USP) do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

Veja a matéria completa.

Salinização na foz do Rio São Francisco ameaça peixes e vegetação

Globo Repórter
G1
12.03.2016

Os peixes de água doce desapareceram em seis povoados ribeirinhos, onde a água salgada do mar invadiu o rio.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Las partículas son entes imaginarios

Tendencias 21
Jesús García Merino
08.03.2013

La primera función de onda no era una distribución de probabilidades, era una distribución en el espacio de la masa o de la carga eléctrica de una partícula, y coincidía sorprendentemente bien con los resultados experimentales. Sin embargo, se trataba de una función compleja y era imposible encontrar una función igual de buena pero real. En matemáticas, cuando la solución de un problema es un número complejo, significa que dicha solución no sirve en la vida real y se desecha. Si la función que mejor describe a la materia tiene que ser compleja, de alguna forma nos está diciendo que las partículas son entes imaginarios que oscilan en un plano desconocido de la realidade.

Veja a matéria completa.

Los tumores contienen la semilla de su autodestrucción

Tendências 21
Redacción T21
08.03.2016

Científicos del Cancer Research UK han hecho un descubrimiento sobre cómo la complejidad genética de los tumores puede ser reconocida y explotada por el sistema inmunológico, incluso cuando la enfermedad está en sus etapas más avanzadas. El hallazgo podría impulsar nuevas inmunoterapias personalizadas altamente eficientes contra el cáncer.

Veja a matéria completa.

Crean plástico renovable a partir de CO2 y desechos agrícolas

Tendências 21
Redacción T21
10.03.2016

El auge del uso de los plásticos desde mediados del siglo XX ha hecho que estos se conviertan en un creciente contaminante del medio ambiente. Ahora, científicos de la Universidad de Stanford (EEUU) ha descubierto una manera de fabricar plástico renovable (PEF) sin usar el petróleo. Su avance, que publica la revista ‘Nature’ es sumamente prometedor.

Veja a matéria completa.

Delcídio diz que dinheiro da obra de Belo Monte abasteceu campanhas

Jornal Nacional
12.03.2016

Novas revelações da delação premiada do senador Delcídio do Amaral, suspenso do PT, foram divulgadas neste fim de semana pela revista 'IstoÉ'

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Veja a matéria da revista IstoÉ:
O esquema Erenice

sábado, 12 de março de 2016

MPF pede paralisação de Belo Monte por risco de colapso sanitário

Notícias Socioambientais
09.03.2016

Seis anos depois do início das obras, Altamira permanece sem saneamento básico e o enchimento do reservatório pode causar contaminação das águas e uma crise na saúde pública

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública pedindo paralisação emergencial do barramento do Rio Xingu por agravar a poluição do rio e lençol freático da cidade de Altamira com esgoto doméstico, hospitalar e comercial, já que a condicionante de implantação de saneamento básico, que evitaria esse impacto, até hoje não foi cumprida. Nas licenças ambientais, assim como nas propagandas da Norte Energia S.A e do governo federal, a promessa era de que a cidade teria 100% de saneamento antes da usina ficar pronta. Até hoje, Altamira continua sem sistemas de esgoto e água potável.

Veja a matéria completa.

Decisão histórica: STJ proíbe publicidade dirigida às crianças

Criança e Consumo
10.03.2016

O julgamento, inédito, foi da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, relativo à campanha da Bauducco “É Hora de Shrek”; decisão impacta toda a indústria

Em decisão histórica a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu na tarde desta quinta-feira (10) a publicidade dirigida às crianças. A deliberação ocorreu durante o julgamento da campanha “É Hora de Shrek”, de 2007, da empresa Pandurata, detentora da marca Bauducco. Nela, as crianças precisavam juntar cinco embalagens de qualquer produto da linha ‘Gulosos Bauducco’ e pagar mais R$5,00 para ganhar um relógio exclusivo do filme.

Veja a matéria completa.

Un graffiti para recordar a Aylan, en la cara de Draghi

Público - Espanha
11.03.2016

Dos artistas han hecho un mural en recuerdo del niño sirio que murió ahogado en las playas de Turquía. El graffiti permanecerá al lado de la sede del BCE (Frankfurt, Alemania) hasta finales de otoño.

Veja a matéria completa.
Veja as imagens.


Una comunidad aborigen de Canadá, en "estado de emergencia" por una oleada de suicidios

Público - Espanha
11.03.2016

La líder de esta comunidad aborigen ha explicado que la tasa de desempleo entre sus miembros se sitúa en el 80%, y ha denunciado que no cuentan con alojamientos "seguros ni saludables" en la ciudad.

Veja a matéria completa.

Temporal soterra casas à beira de encostas e inunda bairros em SP

Jornal Nacional
11.03.2016

No total, foram 8 mortos em Francisco Morato, quatro em Mairiporã e dois em Itapevi. Mais duas pessoas morreram em Guarulhos e Cajamar.

Um temporal que começou na noite de quinta-feira (10) provocou 16 mortes na região metropolitana de São Paulo e mais duas no interior do Estado. Seis pessoas estão desaparecidas.

A chuvarada foi mais forte à noite e pegou muita gente dormindo. Em Francisco Morato, oito pessoas morreram soterradas. A cidade é cercada por morros e, em vários pontos, a terra deslizou.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Chuvas causam estragos em pelo menos 30 cidades paulistas

Jornal Nacional
11.03.2016

Duas linhas da Companhia de Trens Metropolitanos deixaram de transportar passageiros. Aeroporto de Guarulhos ficou fechado.

A chuva provocou estragos em pelo menos 30 cidades paulistas.

Noite e madrugada de chuva e as estações ilhadas viraram quartos para trabalhadores cansados. Os bancos dos trens que não puderam circular viraram cama. Muita gente não conseguiu ir pra casa depois do expediente.

A luz do dia revelou a dimensão da enchente que engoliu trilhos e isolou estações. Duas linhas da CPTM, a Companhia de Trens Metropolitanos, deixaram de transportar passageiros.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Cidades do interior de SP foram atingidas por temporal

Jornal Nacional
11.03.2016

Em Sorocaba, moradores precisaram de barcos para sair de casa. Em Atibaia, há 100 desabrigados e 400 desalojados.

Moradores de cidades do interior de São Paulo também passaram a sexta-feira (11) se recuperando do temporal – ou, pelo menos, tentando.

As principais avenidas de Sorocaba ficaram alagadas. Moradores precisaram de barcos para sair de casa.

Parte da água que caiu na região metropolitana de São Paulo foi levada até Salto pelo rio Tietê, que transbordou na tarde desta sexta-feira (11).

O rio Jundiaí alagou a cidade de Itupeva.

Cem pessoas estão desabrigadas e 400 desalojadas em Atibaia, com lama acumulada nas ruas.

Veja o vídeo.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Forte temporal deixa 16 mortos na Grande São Paulo

Jornal Hoje
11.03.2016

A chuva começou na noite de quinta-feira (10) e continuou pela madrugada.
Em 24 horas choveu quase metade do que era esperado para o mês todo.

Dezesseis pessoas morreram na Região Metropolitana de São Paulo por causa do forte temporal que começou na noite de quinta-feira (10) e continuou pela madrugada. Nove pessoas morreram em Francisco Morato, quatro em Mairiporã, uma em Itatiba, uma em Guarulhos e uma em Cajamar. Em Itapevi, um homem tentou atravessar a correnteza e desapareceu.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Un lustro de preguntas sobre el accidente de Fukushima

SINC
11.03.2016

Este 11 de marzo se cumplen cinco años de uno de los mayores accidentes nucleares de la historia, el de la central japonesa de Fukushima. Por una fatídica coincidencia de causas naturales y fallos humanos, algunos de sus reactores explotaron, liberando altas dosis de radiactividad. Tras la catástrofe aumentaron en todo el mundo las medidas de seguridad en estas instalaciones, pero su huella ha cambiado la vida de miles de personas y tardará décadas en borrarse del medio ambiente.

¿Qué desencadenó este accidente nuclear?


En principio una causa natural: un terremoto de 9 grados de magnitud, con epicentro en el mar, que sacudió Japón el 11 de marzo de 2011. Como consecuencia se originó un tsunami con olas de más de 15 metros que inutilizaron los generadores diésel de la central nuclear de Fukushima-Daiichi. Esto impidió la refrigeración de los reactores y derivó en tres de ellos en una fusión de núcleo, un suceso grave con explosiones en varios edificios y la consiguiente liberación de radiación nociva al exterior. El incidente llegó a alcanzar la categoría 7, el máximo en la escala internacional de accidentes nucleares (INES), al mismo nivel que el de Chernóbil.

Continua.

Para não esquecer: 11 de março, 5 anos Fukushima

EcoDebate
10.03.2016

2016: Cinco Anos Fukushima e 30 anos Chernobyl

O International Uranium Film Festival é o mais completo festival de cinema da Era Nuclear em todo o mundo, exibindo filmes nacionais e internacionais sobre o uso da tecnologia nuclear: da mineração de urânio às bombas atômicas, usinas nucleares, lixo radioativo, acidentes nucleares e os riscos da radioatividade em geral.

Acontece anualmente, em maio, na Cinemateca do MAM e atrai cineastas e pesquisadores de vários países, como Alemanha, Argentina, Itália, Estados Unidos, Japão e Índia. Em 2016, o festival chega a sua 6ª edição, com 74 filmes inscritos de 28 países.

Este ano o festival começa com sessões especiais no dia 11 de março e 26 de abril. O festival de cinema sobre a era nuclear, vai lembrar os acidentes nucleares de Fukushima e Chernobyl que completam em 2016, cinco e 30 anos respectivamente. Serão realizadas exibições de filmes sobre Fukushima e Chernobyl, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM Rio) no Rio de Janeiro e também em Berlim.

Continua.