quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

“É impossível acabar com o Aedes aegypti”, diz criadora de mosquito transgênico

Época
MARCELA BUSCATO
29.12.2015

A pesquisadora Margareth Capurro, da USP, alerta: contra o Aedes, transmissor do zika e da dengue, é preciso usar várias armas de uma vez

Veja a matéria completa.

O declínio do carro particular

El País
Luis Feduchi
26.12.2015

Escândalos na indústria automotiva e a proteção do ambiente convidam a imaginar uma cidade diferente

Veja a matéria completa.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Pacientes internados podem morrer sem remédios, diz médico do Distrito Federal

G1 - DF
28.11.2015

Um cardiologista que trabalha na rede pública de saúde do Distrito Federal afirmou, em desabafo por mensagens de celular, que pacientes internados no Hospital de Base correm risco de morte por falta de medicamentos. Segundo ele, o estoque de estimulantes cardíacos como dobutamina e milrinona acabou e os pedidos de transferência não foram atendidos.

"Fiz vários plantões essa semana e foi um tal de troca 'dobuta' por milrinone, seis da manhã troca por 'dobuta', até que finalmente essa noite trabalhamos sem milrinone e pegando 'dobuta' de carro do Samu. Pedindo aqui e ali. Terminamos informados que não há mais 'dobuta' ou milrinone para ser captado', diz uma das mensagens enviadas pelo médico.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Pedido básico:
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli

Zika vírus causa necrose cerebral

Estado de Minas
Valquiria Lopes
28.12.2015

Veja a matéria completa.

A vida das coreanas escravizadas por japoneses em bordéis militares durante a Segunda Guerra

BBC-Brasil
28.12.2015

Veja a matéria completa.

Samarco terá que pagar R$ 2 bilhões como indenização

Estado de Minas
Paulo Henrique Lobato
28.12.2015

Veja a matéria completa.

Alerta roja: China se ahoga con su propia contaminación

ecotícias.com
28.12.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 26 de dezembro de 2015

Aedes aegypti em ação





     - Número de casos de microcefalia sobe de 2.401 para 2.782 em uma semana

     - Aedes aegypti

Na guerra contra Aedes aegypti, repelentes somem das prateleiras

Jornal Nacional
25.12.2015

Com medo da dengue e do zika vírus - transmitidos pelo aedes aegypti -a procura pelos repelentes aumentou e já tá difícil encontrar estes produtos nas farmácias. Por isso, muita gente parte pra uma solução improvisada: os repelentes caseiros. Mas isso pode ser um perigo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Veja também (Jornal Nacional):
Contra o Aedes aegypti, força-tarefa trabalha até no Natal

Grupo antimanicômio ocupa ministério no Natal

Josias de Souza
26.12.2015

Escolhido por Dilma Rousseff para chefiar o Ministério da Saúde na cota do líder peemedebista Leonardo Picciani (RJ), o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) enfrenta sua primeira crise. Ao nomear o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador Nacional de Saúde Mental, em 14 de dezembro, o ministro acendeu um pavio que ateou fogo no setor. O incêndio resultou na ocupação do órgão, que funciona num edifício anexo do ministério. Começou há dez dias, com sete profissionais de Brasília. Na noite desta quinta-feira, celebraram o Natal nas dependências da repartição 23 pessoas, a maioria proveniente de outros Estados. O que une os ativistas é a aversão aos manicômios.

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Usina de Belo monte: “O licenciamento ambiental no Brasil precisa ser levado a sério”. Entrevista especial com André Aroeira Pacheco

UNISINOS
21.12.2015

“Em um processo de licenciamento técnico, e não político, a obra não teria recebido as licenças de instalação e operação e os estudos seriam refeitos”, ressalta o biólogo.

A necessidade de transparência, respeito ao meio ambiente e participação das populações locais nos processos decisórios de concepção de obras de grandes proporções e impactos torna-se cada vez mais imperativa diante dos cenários que envolvem diversas megaestruturas como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Os reflexos que empreendimentos como esse provocam são inúmeros, porém o problema que os originam é sempre o mesmo: a sobreposição de interesses econômicos e políticos ao respeito à vida, seja a do cidadão ou a da natureza.

Para o biólogo André Aroeira Pacheco, no caso de Belo Monte a chave de todas as violações que se veem atualmente teve origem já nos primeiros movimentos de concepção do empreendimento. “O grande problema, em minha opinião, ocorreu lá atrás, na emissão da licença parcial, que abriu caminho para a instalação dos canteiros de obra e o início da construção da usina. Este fato praticamente consolidou a ideia de que a Belo Monte ia sair mesmo com a precariedade ultrajante dos estudos apresentados pela Norte Energia e a insistente insubordinação aos ritos do licenciamento. Este era o momento mais delicado do processo e não por acaso demandou forte interferência política”, aponta em entrevista por e-mail à IHU On-Line.
 
Os reflexos da instalação desta megaestrutura continuam se agravando, principalmente pelo descumprimento de uma série de cláusulas que apontam reparações de diversas ordens que a empresa responsável pela obra deveria fazer. Porém, apesar dessa gama de problemas, neste mês de dezembro a Usina recebeu autorização para iniciar suas operações. “Com a licença de operação já emitida, criou-se a situação aberrante: ao invés de as condicionantes condicionarem a autorização para a operação da usina, como a própria língua portuguesa indica, é a operação da usina que passa a condicionar o cumprimento destas condicionantes”, constata Pacheco.

Continua. 
 
 

O Rio Olímpico agoniza na UTI sem dinheiro para pagar hospitais públicos

El País
María Martín
24.12.2015

Trechos da matéria:

"Crise fecha hospitais estaduais e as UPA's só atendem pacientes à beira da morte"

"Como denunciou a rádio CBN, uma unidade de urgência solicitou à Secretaria da Saúde oito reanimadores, utilizados em pacientes com problemas respiratórios, que foram negados por estarem reservados para as Olimpíadas, que acontecerão em agosto do próximo ano."

"“O Rio de Janeiro só pensa na Olimpíada. Veja como as obras não param, mas não há dinheiro para pagar nossa saúde”."

Veja a matéria completa.


Pedido básico:
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Nova edição de HCS-Manguinhos está disponível no Scielo

Agência Focruz de Notícias
07.12.2015

Com 19 artigos que abordam temas que vão do alcoolismo na obra de Jack London ao surgimento da bioética como disciplina, passando por uma discussão sobre a possibilidade de uma sociedade sem hospitais psiquiátricos, uma nova edição da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos está disponível no Scielo. Este número traz ainda uma entrevista sobre a presença de temas científicos na imprensa brasileira na década de 1960, além de uma seleção de imagens das primeiras colônias de férias para crianças com fins educativos e sanitários na Argentina.

A partir da análise de textos publicados no contexto norte-americano, um dos artigos desta edição reconstitui diferentes narrativas sobre a origem da bioética como disciplina. Com a reconstrução desses relatos, os autores do estudo buscam compreender o que os próprios bioeticistas entendem sobre essa área do conhecimento e suas práticas. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas em profundidade com mais de 50 especialistas em bioética e membros de comitês hospitalares na Argentina.

Veja a matéria completa.

E se não houvesse Lua?

El País
Pablo Santos Sanz
23.12.2015

O que teria acontecido se nunca tivesse tido Lua é uma das principais buscas da web
Mas também nos perguntamos o que ocorreria se nosso satélite desaparecesse de repente

Veja a matéria completa.

O que já se sabe sobre o impacto da lama de Mariana?

BBC-Brasil

22.12.2015

Veja a matéria completa.

Belo Horizonte decreta situação de emergência por infestação do Aedes aegypti

Agência Brasil
Michèlle Canes
23.12.2015

A prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência por causa da infestação do mosquito Aedes aegypti. O decreto foi publicado hoje (23) no Diário Oficial do Município (DOM) e já está em vigor, com validade de 180 dias.

Um dos motivos que levou a prefeitura a emitir o decreto foi a quantidade de ovos do mosquito encontrada no município. “A gravidade da situação entomológica atual, fundamentada nos resultados do monitoramento sistemático de ovos de Aedes aegypti por meio de armadilhas que cobrem toda a área do município de Belo Horizonte, com uma densidade de 60 ovos por armadilha positiva”. O documento leva em conta também que este período do ano propicia o aumento de infestação do mosquito, além de uma maior circulação de pessoas devido às férias escolares.

Veja a matéria completa.


Pedido básico:
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli

Governador do Rio decreta situação de emergência na saúde

Jornal Nacional
23.12.2015

A crise é nacional, mas bate de formas diferentes em cada estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o impacto maior é na saúde. A ponto de a Justiça ter obrigado o governo fluminense a liberar dinheiro pro setor, em 24 horas. A situação do Rio de Janeiro levou o Ministério da Saúde a anunciar a criação do que chamou de gabinete de crise. E o governador do Rio decretou situação de emergência na saúde.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Pedido básico:
Socoooooooorrrrooooooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Número de casos de microcefalia sobe de 2.401 para 2.782 em uma semana

Gazeta do Povo
22.12.2015

Veja a matéria completa.





Hallan un circuito cerebral que, estimulado con luz, devuelve la conciencia

Tendencias 21
Redacción T21
22.12.2015

El hallazgo podría impulsar nuevos tratamientos para los trastornos del sueño, y ayudar a la recuperación de pacientes en estado vegetativo

Veja a matéria completa.

La madre más antigua del planeta

El Mundo
22.12.2015

Veja a matéria completa.

Luminária pode ter sido causa do fogo no Museu da Língua Portuguesa

Jorna Nacional
22.12.2015

Museu funcionava sem alvará e sem o auto de vistoria dos bombeiros. Incêndio desta segunda-feira (21) pode ter sido causado por curto-circuito.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Mais de um milhão de imigrantes entraram na Europa em 2015

Jornal Nacional
22.12.2015

O número é quatro vezes maior do que em 2014. A maioria saiu da Síria, fugindo da guerra civil. Ao todo, 3.695 morreram ou estão desaparecidos.

O número de imigrantes e de refugiados que chegaram em 2015 à Europa passou de um milhão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pelas Nações Unidas e pela Organização Internacional para as Migrações.

Um milhão, cinco mil quinhentas e quatro pessoas. Um número impressionante. Quatro vezes maior do que no ano passado. A maioria saiu da Síria, fugindo da guerra civil, e chegou à Grécia pelo mar. Ao todo, 3.695 morreram afogados ou estão desaparecidos.


Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Onde estão as “medidas inovadoras” do pior desastre ambiental do Brasil?

O ECO
Por Guilherme José Purvin de Figueiredo
17.12.2015


Foto: Rogério Alves/TV Senado.

Quando a barragem de Fundão ruiu, além de prejuízos materiais e morais (psicológicos, socioculturais) à população, causou danos ambientais gravíssimos, a ponto de levar a Ministra do Meio Ambiente, Sra. Izabella Teixeira, a declarar:

"O desastre é enorme, é uma catástrofe, o pior desastre ambiental do país, e temos de tomar medidas inovadoras para resolver. A gente sabe que a parte de peixes, a fauna intocada, répteis, isso foi perdido ".

O Direito Ambiental brasileiro foi por muito tempo um dos mais avançados do mundo. Seu primeiro grande marco foi a Lei 6.938/81 que, no seu art. 14, § 1º, introduziu a regra da responsabilidade civil objetiva em matéria ambiental: para efeitos de reparação civil (patrimonial), não importa se a Samarco agiu com negligência, imperícia ou imprudência, basta que esteja demonstrado o elo de causalidade (rompimento da barragem / desastre ambiental).

Veja a matéria completa.

 

Após 46 dias, lama continua vazando de barragem da Samarco, em Mariana

G1
21.12.2015

Vazamento está na barragem de Santarém, que segurou rejeitos de Fundão.
Decisão judicial diz que mineradora tem 10 dias para conter vazamento.

A Barragem de Santarém, da Samarco, que contém parte do material vazado da Barragem de Fundão, em Mariana, ainda apresenta vazamento, três dias após uma decisão judicial de contenção do vazamento e 46 dias após o rompimento. Na sexta-feira (18), o juiz federal Marcelo Aguiar Machado, da 12ª Vara Federal de 1º grau em Minas Gerais, determinou que a mineradora, cujas donas são a Vale a BHP Billiton, impeça a continuidade do vazamento em 10 dias, a partir da intimação. A Samarco informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Imagens mostram dor de pacientes recusados em hospitais do Rio

G1
21.12.2015

A crise na saúde do Rio está cada dia mais grave, como mostrou o RJTV, nesta segunda-feira (21). Hospitais recusam atendimentos, mesmo de pacientes graves. Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o Hospital da Mulher fechou a emergência. No hospital Albert Schweitzer, os diretores chegaram a procurar a polícia para afirmar que não têm como manter a unidade funcionando.

Seu Sidney lesionou o braço, mas não sabe se o quebrou, porque não foi atendido no Albert Schweitzer, nesta segunda. Ele não consegue nem mexer o membro. Funcionários da unidade, administrada pelo estado, pedem que os pacientes procurem hospitais da prefeitura. São 41 leitos desativados nos CTIs adulto, pediátrico e na enfermaria neonatal.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Incêndio destruiu prédio histórico do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Jornal Nacional
21.12.2015

Um incêndio destruiu parte do prédio histórico que abrigava o Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo. Um bombeiro morreu.

Muita fumaça e chamas altas. As primeiras imagens do incêndio foram gravadas por quem trabalha perto do Museu da Língua Portuguesa. Eram quase 16h. O fogo começou a destruir o prédio de 148 anos, tombado pelo patrimônio histórico.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Licenciamento ambiental é dilema para chineses

Estadão
André Borges
13.12.2015

Veja a matéria completa.

Brasileira na Nasa cria projeto para estimular interesse de crianças pela ciência

BBC-Brasil
21.12.2015

Veja a matéria completa.

Un mineral extraterrestre pudo desencadenar la vida en la Tierra

Público - Espanha
17.12.2015

Veja a matéria completa.

Brasileiro despreza identidade latina, mas quer liderança regional, aponta pesquisa

BBC-Brasil
Thiago Guimarães - @thiaguima
21.12.2015


Veja a matéria completa.

¡S.O.S! Personas refugiadas sirias abandonadas a su suerte en la frontera

Aministía Internacional
21.12.2015

El gobierno jordano se niega a permitir la entrada al país de 12.000 refugiados sirios, entre los que hay mujeres embarazadas, niños y niñas y personas de avanzada edad.

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Vergonha
Por Marcos Rolim

Facebook
Marcos Rolim (Meu artigo em Zero Hora deste domingo)


Em 2000, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal realizou seis Caravanas Nacionais para inspeção nas chamadas “Instituições Totais” (Goffman). A primeira delas visitou manicômios em vários estados brasileiros. Como parte deste trabalho, estive no município de Paracambi (RJ), para uma inspeção à “Casa de Saúde Dr. Eiras”, que tinha aproximadamente 1.500 internos, a maioria deles formada por pacientes crônicos. Nem todos eram doentes mentais. Encontramos também sindrômicos, surdos e pessoas que estavam ali por evidente situação de abandono social. Na clínica Dr. Eiras, o maior manicômio privado brasileiro, os pacientes passavam a maior parte do tempo perambulando pelos pátios sem qualquer tipo de atividade. Presenciamos uma cena de banho coletivo em espaço aberto com cerca de 80 internos. Alguns ocupavam os chuveiros, outros aguardavam nus a sua vez, enquanto os molhados esperavam por uma toalha. A abordagem era coletiva, como se estivéssemos diante de uma manada, não de pessoas.

Continua.

Que pode resultar do acordo do clima?
Por Washington Novaes

JC-Notícias
18.12.2015

Estadão publica artigo assinado por Washington Novaes

Que se deve pensar, afinal, sobre o acordo assinado em Paris por 195 países – entre eles, o Brasil – na Conferência Mundial do Clima? A controvérsia continua entre cientistas e políticos que o consideram um “documento histórico e inédito” e outros cientistas e ambientalistas que o julgam até como “retrocesso”. Kevin Anderson, do Centro Tyndall para Pesquisas sobre o Clima, na Grã-Bretanha, apontou o documento, ainda durante a negociação, como um acordo “entre o perigoso e o mortal”. O Observatório do Clima (12/12), por sua vez, considerou-o “um fato histórico, já que pela primeira vez todos os países negociadores concordaram em agir nessa área, de modo a reduzir a temperatura do planeta até para menos de 1,5 graus Celsius”. E quais serão os caminhos e as consequências para o Brasil?

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

domingo, 20 de dezembro de 2015


Amendoim: um fruto subterrâneo
Por Lucia Maria Paleari


(Clube de Ciências)



 Fase de floração do amendoinzeiro (Arachis hypogaea)
 
 
 
 

Extinção de animais pode agravar efeito das mudanças climáticas

Revista Pesquisa FAPESP
RODRIGO DE OLIVEIRA ANDRADE
Edição Online 17:00 18 de dezembro de 2015

A extinção de animais frugívoros, que se alimentam sobretudo de frutos, como antas, cutias e muriquis poderá comprometer a capacidade das florestas tropicais de absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Isso porque a extinção desses animais capazes de dispersar sementes de frutos grandes mudaria a composição das florestas, afetando seu potencial para combater alterações climáticas.

Veja a matéria completa.

Un nuevo estudio niega que el cáncer sea cuestión de ‘mala suerte’

SINC
16.12.2015

Hace unos meses, la revista Science publicó un controvertido artículo que sostenía que dos tercios de los cánceres existentes se producen debido a factores aleatorios. Hoy, un nuevo trabajo publicado por Nature desmiente esa teoría y demuestra que el peso de los factores externos en el riesgo de que se desarrolle la enfermedad es de entre el 70% y el 90%. El descubrimiento tiene implicaciones positivas en la investigación y prevención del câncer.

Veja a matéria completa.

La depresión no es solo una enfermedad mental

SINC
16.12.2015

El trastorno afecta a todo el organismo

Investigadores la Universidad de Granada han participado en la demostración pionera de que la depresión supone importantes alteraciones del estrés oxidativo, por lo que debería ser considerada una enfermedad sistémica. Los resultados se publican en el Journal of Clinical Psychiatry.

Veja a matéria completa.

Lo mejor de la ciencia en 2015

SINC
19.12.2015

‘Science’ elige las investigaciones más relevantes

Como cada año, la prestigiosa revista Science ha publicado la lista de los diez descubrimientos más importantes del año. Entre los más destacados se encuentran la llegada a Plutón, la herramienta para modificar el ADN, la primera vacuna contra el ébola y el descubrimiento de una nueva especie de homínido.

Veja a matéria completa.

Projeto que enfraquece licenciamento ambiental não é votado no Senado

Instituto Socioambiental ISA)
18.12.2015

A votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 654/2015 foi adiada e não acontecerá mais neste ano. A proposta é uma ameaça ao licenciamento ambiental.

Veja a matéria completa.

Darwin contra os criacionistas

El País
Javier Salas
18.12.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 19 de dezembro de 2015

Justiça determina bloqueio de bens da Vale e BHP Billiton

G1
Bruno Dalvi - Da TV Gazeta
19.12.2015

Ação afirma que Samarco não tem patrimônio suficiente para multas.
Magistrado tomou medidas para garantir recuperação de danos.

O juiz federal Marcelo Aguiar Machado, da 12ª Vara Federal de 1º grau em Minas Gerais, determinou a indisponibilidade de bens da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton, donas da Samarco. A decisão, assinada na noite desta sexta-feira (18), atende a grande parte dos pedidos de uma Ação Civil Pública impetrada pela União e pelos governos do Espírito Santo e Minas Gerais contra a Mineradora Samarco e suas controladoras.

Segundo a Ação Civil Pública, a Vale e a BHP foram poluidoras indiretas e devem sofrer as punições, porque a Samarco não tem patrimônio suficiente para ressarcimento integral do dano sociambiental estimado em mais de R$ 20 bilhões.

Veja a matéria completa.

Deixei de usar o WhatsApp por um mês, e isto é o que aprendi

El País
Ramón Peco

2016 será o ano mais quente da História, diz instituto de meteorologia britânico

JC-Notícias/SBPC
18.12.2015

El Niño e aquecimento global farão temperatura bater novo recorde

Para quem não gosta de calor e sofre com os termômetros — inclusive nestes últimos dias —, um aviso: vai piorar. O Met Office, instituto de meteorologia do Reino Unido, divulgou ontem a previsão de que 2016 desbancará 2015 como o ano mais quente desde o início dos registros, em 1880. A previsão é que a temperatura média global será 1,14 grau Celsius acima da observada antes da Revolução Industrial, aumentando o desafio de restringir o avanço dos termômetros a menos de 1,5 grau Celsius, como determina o Acordo de Paris, assinado semana passada na Conferência do Clima (COP-21).

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Relatório sugere aprovação de projeto que acelera licenças ambientais para grandes obras

JC-Notícias/SBPC
18.12.2015

O relatório do senador Fernando Bezerra Coelho sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura nesta quarta-feira (16)

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (16) relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, com ênfase nas questões de abastecimento, energia e saneamento básico. Entre as recomendações do senador, está a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 654/2015 que acelera a liberação de licenças ambientais para grandes empreendimentos de infraestrutura, também chamado de processo “fast-track” (caminho expresso).

A proposta, incluída na Ordem do Dia do Senado, integra a Agenda Brasil — pauta listada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de incentivar a retomada do crescimento econômico. Além do PLS 654, Fernando Bezerra considera importante propor uma série de mudanças na legislação para garantir segurança hídrica e energética.

Uma das recomendações do senador é a operação descentralizada dos recursos hídricos quando for oportuno e relevante para a sociedade atingida à jusante da barragem. Outra ideia apresentada por Bezerra é estabelecer a cobrança de uma tarifa progressiva na conta de energia conforme o consumo do usuário.

Ele sugere ainda propor alterações legislativas que incentivem o reuso da água, dessalinização e o aproveitamento de águas pluviais, dependendo das características de cada região.

Recomendações ao Executivo

O relatório apresenta ainda uma série de recomendações ao Poder Executivo, tais como ampliar os incentivos em pesquisa e desenvolvimento para que a geração de energia por fontes alternativas seja competitiva; e adotar urgentemente medidas que incentivem a redução drástica do consumo de água.

– Os setores de energia, de saneamento e de recursos hídricos são complexos, permitindo mais de uma solução para a resolução de dado problema. Por isso, o debate não se esgota nesse relatório. O caminho para a segurança energética e hídrica futura necessariamente passará pelo Congresso Nacional – apontou.

Avaliação

A aprovação do relatório faz parte do processo de avaliação de políticas públicas pelas comissões do Senado, prevista na Resolução 44/2013.

Agência Senado

Peixes ameaçados do Brasil seguem sem proteção, um ano após publicação da lista

JC-Notícias/SBPC
18.12.2015

Portaria do Ministério do Meio Ambiente que instituiu a nova lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção está suspensa na Justiça desde junho. Ministério da Pesca foi extinto, e medidas de proteção não foram implementadas

Passado um ano da publicação da nova lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção do Brasil, quase nada foi colocado em prática para mudar o destino dessas espécies. A portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que instituiu a lista, em 17 de dezembro de 2014, está suspensa desde junho por uma ação judicial movida pela indústria de pesca. Nenhuma das ações de proteção ambiental previstas no texto foram implementadas; e as iniciativas de ordenamento das atividades pesqueiras que estavam em andamento dentro do governo foram paralisadas pela extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em outubro.

Leia na íntegra: Blog Herton Escobar – Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Novos números para a flora brasileira

JC-Notícias/SBPC
18.12.2015

O Brasil registra em média 334 novas espécies da flora por ano. É quase uma nova espécie descoberta por dia, e esse número pode aumentar à medida que mais pesquisas se centrem nas lacunas de conhecimento que ainda existem, principalmente na Amazônia

O Brasil tem hoje 46.097 espécies de plantas, fungos e algas conhecidos pelos cientistas. É o país com a flora mais diversa do planeta, e são descobertas, em média, 334 novas espécies a cada ano. A família de plantas com maior número de espécies, distribuídas por quatro dos seis biomas brasileiros, é a das Orquídeas. Estas e outras conclusões estão nos estudos publicados pela Rodriguésia – Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de dezembro de 2015.

A edição especial que comemora os 80 anos da revista traz a atualização da Lista de Espécies da Flora do Brasil e artigos que traçam o perfil da riqueza florística brasileira. Os pesquisadores detalham e analisam informações sobre as famílias, gêneros e espécies de plantas, fungos e algas no País, sua distribuição geográfica – por estados da federação e por biomas –, endemismo, formas de vida (árvore, arbusto, erva etc.) e substrato em que se desenvolvem.

Os dados levantados até o momento confirmam o Brasil como o país com maior número de espécies da flora no mundo, e a Mata Atlântica como o bioma com maior diversidade no território nacional, ultrapassando a Amazônia. Porém, os estudos apontam também a existência de enormes lacunas de conhecimento sobre a flora amazônica.

A Lista de Espécies da Flora do Brasil, cuja primeira edição foi lançada online em 2010 e também na forma impressa como Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, vem desde então sendo atualizada por mais de 600 especialistas brasileiros e estrangeiros. Ela reúne numa mesma plataforma conhecimentos que se encontravam dispersos e, assim, muito difíceis de verificar e analisar.

A partir do sistema e dos dados da Lista, está sendo elaborada a Flora do Brasil Online 2020, também coordenada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Nela serão publicadas, até 2020, as descrições completas, com imagens e chaves de identificação, de todas as espécies conhecidas no País, e que passarão a fazer parte do projeto internacional Flora do Mundo 2020 (World Flora 2020). Esses esforços visam ao cumprimento das metas da Convenção da Diversidade Biológica (CDB).

A edição de dezembro da Rodriguésia (Vol. 66, nº 4) traz ainda artigos sobre a Flora do Mundo e as iniciativas de vários países para conhecerem sua diversidade florística. A revista está disponível online em http://rodriguesia.jbrj.gov.br/FASCICULOS/rodrig66-4/resumos66-4.html

Ascom do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Deputados pedem mais verbas para a saúde e cobram atenção na luta contra a microcefalia

JC-Notícias/SBPC
17.12.2015

“Estamos tratando da mais terrível epidemia que vai assolar o País por muitos anos. Causa danos cerebrais irreversíveis. Crianças vão precisar do apoio da família e do setor público por toda da vida. Elas não vão falar nem andar”, alertou o deputado Osmar Terra, que é médico

O deputado Osmar Terra (PMDB-RS) chamou a atenção, durante comissão geral realizada nesta quarta-feira (16) na Câmara dos Deputados, para a gravidade dos efeitos do Zika vírus em gestantes, podendo causar a microcefalia – doença que se caracteriza pelo desenvolvimento insuficiente do crânio e do cérebro de bebês.

“Estamos tratando da mais terrível epidemia que vai assolar o País por muitos anos. Causa danos cerebrais irreversíveis. Crianças vão precisar do apoio da família e do setor público por toda da vida. Elas não vão falar nem andar”, alertou Terra, que é médico.

“Se continuar a progressão atual da doença, em janeiro teremos mais de 8 mil crianças com microcefalia em 4 meses. No ano que vem, mais de 100 mil crianças vão nascer com microcefalia no Brasil”, lastimou o deputado.

O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, lamentou a tragédia e disse que, como primeiro estado a detectar a correlação do Zika vírus com a doença, Pernambuco cumpriu o papel de ser rigoroso com a notificação dos casos e de chamar a atenção do País e do mundo para o problema.

Combate ao mosquito

Para Osmar Terra, o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, é decisivo enquanto não existe vacina para as doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue e as febres chikungunya e amarela.

“Estamos há cinco anos para fazer a vacina da dengue. Isso é incompetência”, criticou o parlamentar. “Ou acabamos com o mosquito ou vamos ter uma geração inteira de crianças sem conseguir sair de casa. Tem de ter um orçamento só para microcefalia”, acrescentou Terra.

O deputado Odorico Monteiro (PT-CE) também comentou que a prioridade deve ser entender a complexidade do enfrentamento ao Aedes aegypti. “É um mosquito que necessita do sangue para sua reprodução. E, se ele colocar um ovo contaminado, já vai nascer um mosquito contaminado”, ressaltou.

Monteiro reconheceu as ações do Ministério da Saúde, mas defendeu uma atuação conjunta de União, estados e municípios e de toda a sociedade. “Porque quem vai resolver o problema da água parada – que permite a reprodução do Aedes – são as próprias famílias”, lembrou.

Tratamentos futuros

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) destacou, por sua vez, que é importante aproveitar o momento para rever a politicas relacionadas aos serviços de reabilitação, de cuidados e de órteses e próteses no Brasil. “No caso da microcefalia, não é apenas um dano físico, temos um dano cerebral irreversível. As crianças vão precisar de toda uma gama de cuidados”, apontou.

A deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) também salientou a necessidade de investimentos pesados para oferecer cuidados e estímulos precoces a meninos e meninas com microcefalia. “Vamos precisar de centros de acolhimento e tratamento especializados para essas crianças”, observou.

Zanotto comentou ainda o contingenciamento de R$ 13,4 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde. “Quero fazer um apelo à equipe econômica. Hospitais filantrópicos, estados e municípios necessitam receber. Pelo amor de Deus, liberem pelo menos R$ 6 bilhões, porque estamos diante de uma emergência sanitária”, disse a parlamentar.

Agência Câmara

Relatório sobre desastre em Mariana aponta: apesar do desastre, poucas mudanças à vista. Entrevista Especial com Bruno Milanez

Instituto Humanitas Unisinos
16.12.2015



Inpa lança guia com mais de 100 gêneros de formigas existentes no Brasil

JC-Notícias/SBPC
17.11.2015

Em linguagem simples, publicação é voltada para público não especializado. Brasil tem 31% dos gêneros de formigas conhecidos no mundo

Despertar o interesse e difundir o conhecimento sobre a diversidade de formigas, especialmente, para o público não especializado. Estes são os objetivos do Guia para os Gêneros de Formigas do Brasil, lançado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI). Em linguagem simples, a publicação traz informações sobre a morfologia e o histórico taxonômico do grupo, além de explicações sobre a coleta e identificação dos mais de 100 gêneros existentes no Brasil.

Segundo o Inpa, o Brasil tem a maior diversidade de gêneros de formigas, com 31% dos gêneros conhecidos no mundo, e possui a segunda maior diversidade de espécies do planeta. A estimativa é que existam pelo menos mil espécies de formigas já catalogadas na Amazônia.

No guia lançado pelo Inpa, uma chave de identificação ilustrada e o glossário ajudam os iniciantes e curiosos a entenderem alguns termos científicos usados para descrever estruturas e facilitar a identificação dos gêneros de formigas. O guia on line também conta com imagens em alta resolução de todos os gêneros de formigas do Brasil.

Segundo o biólogo Fabrício Baccaro, um dos autores do livro, as formigas têm importante papel no equilíbrio do ecossistema. Isso porque desempenham diversas funções essenciais para o funcionamento dos ecossistemas, como controle de insetos herbívoros, transformação do solo e dispersão de sementes.

“A publicação traz de forma condensada informações básicas sobre a biologia, ecologia e evolução das formigas, temas estes que a maioria dos mirmecólogos deve conhecer. Esperamos que este guia possa também ser útil para graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da área”, disse o biólogo.

A ideia de publicar o guia surgiu em 2009 durante o Simpósio de Mirmecologia, realizado em Ouro Preto (MG). Por enquanto, o guia está disponível em formato on line. Clique aqui para acessar. A versão impressa está prevista para ser lançada em 2016. Também são autores da publicação: Rodrigo Feitosa (Universidade Federal do Paraná), Fernando Fernández (Universidade Nacional de Colombia), Itanna Fernandes (doutoranda do Inpa/Smithsonian Institution), Thiago Izzo (Universidade Federal do Mato Grosso), Jorge de Souza (bolsista de pós-doutorado do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas da Fapeam) e Ricardo Solar (Universidade de Viçosa).

MCTI

La edad distorsiona nuestra percepción del tiempo

Tendencias 21

16.12.2015

Una investigación de la Universidad de Waterloo en Canadá ha revelado que las personas mayores tienen más dificultades que las personas jóvenes para distinguir el orden en que ocurren los acontecimientos (antes, durante o después que otros acontecimientos). Esto puede afectar al desempeño en tareas que precisan la toma de decisiones rápidas, como conducir. La buena noticia es que hay herramientas para corregir esta circunstancia. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Justiça de SP derruba bloqueio e WhatsApp volta a funcionar no país

El País
Marina Novaes
17.12.2015

Para magistrado, decisão da juíza para punir a empresa não é "razoável"

Veja a matéria completa.

As lições do desastre ambiental de Mariana

Instituto de Estudos Avançados da USP
Mauro Bellesa
10.12.2015

As primeiras notícias do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana no dia 5 de novembro indicavam a ocorrência de um desastre grave, mas faltavam informações sobre a real dimensão do acontecido.

Assim como em outros desastres ambientais em terra nos últimos tempos (região serrana, Angra dos Reis e Morro do Bumba no Rio de Janeiro; vale do Itajaí em Santa Catarina), a preocupação primeira foi (como só poderia ter sido) saber se havia e quantos eram os mortos, feridos e desabrigados.
Nos dias que se sucederam ao rompimento da barragem, à medida que eram contados os desaparecidos (ainda restam oito) e corpos eram localizados (13 até o momento) e a lama com rejeitos invadia o rio Doce e outros rios do vale e seguia em direção ao Espírito Santos, a sociedade brasileira se conscientizou da dimensão do maior desastre já acontecido no país e um dos maiores da história mundial.

Mais de um mês após o rompimento, e com a lama tendo atingido o litoral do Espírito Santo há mais de duas semanas, uma série de perguntas ainda estão sem respostas. O que causou o rompimento? Qual o grau de toxidade da lama? Quem efetivamente arcará com os custos das indenizações às famílias atingidas direta e indiretamente e da recuperação ambiental? Será possível um dia as áreas e ecossistemas afetados voltarem a ser o que eram? Se isso for possível, quanto tempo levará? Como serão a partir de agora a fiscalização, o monitoramento e os planos de contingência das barragens existentes e de outras que venham a ser construídas?

Veja a matéria completa.

Substância aponta fadiga cardíaca em maratonistas

Agência USP de Notícias
16.12.2015

Estudos realizados na Escola de Educação Física e Esporte da (EEFE) da USP conseguiram identificar a ocorrência de fadiga cardíaca avaliando os níveis de óxido nítrico exalados pelos corredores no pós-maratona. Os testes foram feitos em 31 voluntários durante a 21ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, realizada em maio deste ano.

Ana Sierra, médica do esporte e profissional de educação física, acompanhou corredores do sexo masculino, entre 18 e 55 anos, para investigar as principais alterações do organismo após a realização de maratona. Em sua pesquisa de mestrado, ela já havia observado que, depois da prova, o atleta passava por um período de 15 dias de fadiga cardíaca, sofrendo uma queda na capacidade de seu coração bombear o sangue.

Veja a matéria completa.

Derretimento do Ártico atingiu nível recorde

JC-Notícias
16.12.2015

Temperatura da região aumentou 3 graus Celsius desde 1900

Maior vitrine do aquecimento global, o Ártico viu uma elevação recorde de seus termômetros nos últimos meses. A temperatura do ar na região entre outubro de 2014 e setembro de 2015 foi de 1,3 graus Celsius acima da média desde 1900, quando começaram os registros. O aumento total da temperatura neste período foi de 3 graus Celsius.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Laudos conflitantes sobre metais pesados no Rio Doce aumentam a insegurança para consumo

JC-Notícias/SBPC
16.12.2015

Análise de amostras coletadas do Rio Doce realizada por pesquisadores independentes aponta contaminação por metais pesados. Relatório oficial diz que níveis são aceitáveis

Estudos conflitantes mantêm a dúvida sobre a qualidade da água no Rio Doce, após o impacto resultante do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, em 5 de novembro. Enquanto as análises de água e sedimentos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mostram que os níveis de metais estão dentro dos limites aceitáveis, mesmo acima das marcas registradas em 2010, uma pesquisa independente mostra, preliminarmente, índices de contaminação por arsênio, manganês e chumbo muito acima do permitido pela legislação brasileira.

Leia na íntegra: Estado de Minas

Leia também:
IEA/USP – As lições do desastre ambiental de Mariana

Una nueva tecnología permite a los perros hablar

Tendencias 21

15.12.2015

Científicos de la computación de Georgia Tech (EE.UU.) han diseñado chalecos tecnológicos para perros que se activan con un mordisco o con un toque de morro, y que pueden emitir mensajes en lengua humana o enviar un mapa GPS. Podrían usarse en búsquedas de personas desaparecidas, entre otras aplicaciones.

Veja a matéria completa.

CPI aprova relatório final com propostas para combater maus-tratos a animais

JC-Notícias/SBPC
16.12.2015

Colegiado votará hoje destaques ao parecer do deputado Ricardo Tripoli. Entre outros pontos, o texto aprovado propõe fiscalização mais rígida das pesquisas científicas com animais; aumento de recursos para os centros de zoonoses; e proibição do abate de cavalos com fins comerciais ou para alimentação

A CPI dos Maus-Tratos a Animais aprovou, nesta terça-feira (15), o relatório final elaborado pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP). Com mais de 500 páginas, o parecer faz três indicações principais: a aprovação de projetos de proteção a animais em tramitação no Congresso há muitos anos; recomendações a várias entidades como zoológicos e governos; e a solicitação ao Ministério Público do indiciamento de 13 pessoas que comprovadamente praticaram maus-tratos.

O documento também apresenta cinco novas propostas, que serão protocoladas e passarão a tramitar na Câmara: um projeto de lei complementar que inclui o controle de zoonoses entre as ações e serviços públicos de saúde; e quatro projetos de lei – um que altera as competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal; outro que dispõe sobre a inspeção dos produtos de origem animal e abate humanitário; um que proíbe o abate de equídeos para fins industriais, comerciais ou de alimentação; e outro que trata do resgate de animais domésticos em casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

País tem 4 registros de microcefalia por hora; férias podem ampliar surto de zika

Gazeta do Povo
Estadão Conteúdo Web
16.12.2015

Veja a matéria completa.






Novos vírus podem se espalhar pelo ambiente urbano, diz cientista

JC-Notícias/SBPC
15.12.2015

Virologista estuda o mayaro, que causou surto em Goiás

A epidemia de zika trouxe o medo da microcefalia e de complicações neurológicas e a certeza de que as chamadas doenças da floresta se tornaram uma ameaça concreta para as cidades. Em seu laboratório no Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua, no Pará, o virologista Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, cuja equipe comprovou a relação entre o zika e a microcefalia, finaliza, entre outros, um estudo sobre o mayaro, vírus aparentado com o chicungunha e que causou um surto este ano em Goiás. O mayaro é transmitido pelos mosquitos silvestres Haemagogus.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fies 2016 destinará 70% dos recursos para formar médicos, engenheiros e professores

JC-Notícias/SBPC
15.12.2015

MEC define áreas prioritárias e critérios de seleção das instituições; universidades com avaliação alta no Sinaes terão vantagem

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (14) os critérios de seleção que serão utilizados para concessão de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2016. Serão priorizadas as carreiras das áreas da saúde, educação e de formação de professores, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. Essas carreiras responderão por 70% das vagas a serem disponibilizadas que serão financiados.

Veja a matéria completa.

Extrato de capeba e carapanaúba eliminam o parasita da malária, segundo estudo

JC-Notícias/SBPC
15.12.2015

Estudo desenvolvido com apoio do governo do Estado do Amazonas, via Fapeam, por pesquisadores no Inpa descobriu que as plantas capeba e carapanaúba apresentam grande potencial na eliminação do parasita da malária

Veja a matéria completa.

Abrasco divulga Nota Pública contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho para coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde

JC-Notícias/SBPC
15.12.2015

Segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a postura reconhecidamente contrária de Wurch Duarte Filho à luta por uma sociedade sem manicômios o desabona à gestão das políticas públicas do SUS

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) subscreve a nota abaixo encaminhada a Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde no último dia 10 de dezembro, e apresentada ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Castro, na qual diversas entidades apresentaram preocupação frente ao retrocesso que a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho significa à política nacional de saúde mental, álcool e drogas e à luta da Reforma Psiquiátrica e Sanitária.

Veja a carta.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Bebês vítimas do zika têm lesões cerebrais além da microcefalia

El País

15.12.2015

. Grupo que estuda fetos infectados registra calcificação no cérebro e acúmulo de líquidos
. “O quadro do vírus zika é dramático. O Governo demorou 8 meses para agir”

Veja a matéria completa.

Troca de nomes para gestão da política de psiquiatria provoca reação

Correio Braziliense
Julia Chaib
14.12.2015

Ministério diz que indicação é técnica. Demitido, Roberto Tykanori é referência na área

Veja a matéria completa.

Projeto que aumenta risco de impactos e desastres ambientais pode ser votado no plenário do Senado

Instituto Sociambiental
14.12.2015

Pode ser votado no plenário do Senado, a qualquer momento, o PLS 654/2015, que cria um "rito sumário", de cerca de oito meses, para o licenciamento ambiental de obras consideradas estratégicas para o governo. A proposta coloca em risco meio ambiente e populações em meio à crise ambiental porque passa o país. MPF, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas são contra o projeto

Veja a matéria completa.

Mulheres tarja preta

El País
Luz Sánchez-Mellado
14.12.2015

. Elas tomam o dobro de tranquilizantes deles. Meio milhão são dependentes na Espanha
. Vencer a ansiedade

Veja a matéria completa.

Tarde demais para o acordo do clima?

O ECO
Claudio Angelo e Cíntya Feitosa, do OC
14.12.2015

Numa das salas de madeira prensada montadas especialmente para abrigar a Conferência do Clima de Paris, um britânico alto e magro faz uma das falas mais acachapantes do evento. Seu nome é Kevin Anderson, e ele não é político, nem diplomata. É professor da Universidade de Manchester, e não está ali para achar linguagem de consenso, mas para dar a real.

Lendo num PowerPoint o texto do mandato que originou novo acordo do clima, Anderson primeiro afirma que o objetivo comum é “manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2ºC, e agir para chegar a esse alvo de forma consistente com a ciência e com base em equidade”. E depois emenda: “As metas do Acordo de Paris não são consistentes com os 2ºC, não são baseadas em ciência e não têm nada a ver com equidade”.

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Microcefalia associada ao vírus zika preocupa gestantes em vários estados

Agência Brasil
Camila Maciel
12.12.2015

“Não saio de casa se não for para trabalhar. Estamos prisioneiras mesmo, porque o medo é muito grande aqui. Abri mão de tudo”, relata a policial militar pernambucana Monique Cordeiro, 27 anos, grávida de 11 semanas. Ela mora no município de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, estado que registra o maior número de casos de microcefalia associado ao vírus Zika. Dos mais de 1,7 mil casos suspeitos, cerca de 800 são no estado. “Já tive crise de nervos, de achar que estava pintada [com manchas], sem estar. Está sendo muito difícil e a minha cidade tem muita gente doente [com sintomas de Zika]”, afirmou Monique.

Veja a matéria completa.

Casos de microcefalia remetem ao trauma da síndrome da talidomida nos anos 60

Agência Brasil
Aline Leal
13.12.2015

Em agosto deste ano, autoridades e médicos brasileiros depararam com o aumento inesperado do nascimento de crianças com microcefalia, uma malformação irreversível no cérebro. Até o final de novembro, quando o Ministério da Saúde confirmou a relação entre as ocorrências e a chegada do vírus Zika ao Brasil, não se sabia ao certo a origem dos casos, pois não se encaixavam nos diagnósticos já conhecidos pela literatura médica. Perguntado sobre uma situação comparável a essa, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gastão Wagner Campos, relembrou as deformidades causadas pela talidomida nos anos 50 e 60.

Em 1959, médicos alemães começaram a relatar o aumento da incidência de nascimento de crianças com um tipo peculiar de malformação congênita, com deformidades no esqueleto, nas pernas e ausência de alguns ossos nos braços. Dois anos depois, pediatras começaram a relacionar os casos ao uso da talidomida (substância tranquilizante e anti-inflamatória, usada para controlar enjoos durante a gravidez) por gestantes. No Brasil, pelo menos 700 pessoas nasceram com malformação genética devido ao uso da talidomida. No mundo todo, foram cerca de 10 mil casos.

Veja a matéria completa.

O livro mais misterioso do mundo

El País

12.12.2015

Editora espanhola Siloé clonará o ‘Código Voynich’, o maior enigma editorial da idade Média

Veja a matéria completa.

O verbo que quase afundou o acordo contra a mudança climática

El País
13.12.2015

Manuel Planelles Paris 
 
França trocou “deverá” por “deveria” no capítulo que se refere às obrigações para que os EUA pudessem assinar o pacto de Paris

Veja a matéria completa.

Teste verifica tempo de proteção de repelentes à venda no mercado

Fantástico
13.12.2015

Veja o vídeo.

Mau uso dos antibióticos está criando superbactérias invencíveis, diz estudo

Fantástico
13.12.2015

Veja o vídeo.

domingo, 13 de dezembro de 2015

El éxodo de los refugiados climáticos
Cada segundo, una persona en el mundo se ve obligada a abandonar su lugar de origen

SINC
Eva Rodríguez Nieto
11.12.2015

Año tras año, millones de personas huyen de sus hogares por causas medioambientales. Los números no reflejan la devastación que sufre una población cuando tiene que abandonar su tierra. Por primera vez, un texto legal  –el acuerdo de París que se espera aprobar mañana– plasma sobre el papel el drama de las personas desplazadas por el clima.

Cada segundo, una persona en el mundo se ve obligada a abandonar su lugar de origen, según los datos del Observatorio sobre Situaciones de Desplazamiento. Sin embargo, "las estadísticas no cuentan las historias de estos desplazados", como asegura Alfredo Zamudio, director del centro interno de desplazamientos del Consejo Noruego para los Refugiados (NRC, por sus siglas en inglés), que ha participado en la cumbre del clima de París (COP21).

Veja a matéria completa.

Barragem que rompeu em Minas Gerais é a mais perigosa, afirmam especialistas

Jornal Nacional
12.12.2015

O estado de Minas Gerais tem 450 barragens de mineradoras. E grande parte é parecida com a de Fundão, que se rompeu em Mariana. Mesmo antes do desastre, especialistas já alertavam para os riscos desse tipo de barragem.

Veja a matéria completa
Veja o vídeo.


Países assinam em Paris histórico acordo contra a mudança climática

El País

12.12.2015

Trata-se do primeiro pacto "universal da história das negociações climáticas", segundo o presidente francês François Hollande

Veja a matéria completa.

***

Veja também:
- Acordo marca “virada”, mas ONGs conclamam a não baixar vigilância

- Quatro pontos-chave do pacto

Representantes da ONU visitam a região do desastre de Mariana

Jornal Nacional
12.12.2015

Comissão quis saber detalhes sobre a destruição causada pelo rompimento da barragem. E se reuniu com autoridades e moradores da região.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


sábado, 12 de dezembro de 2015

Catavento - Letícia Persiles





letra

Derretimento de geleiras desacelera rotação da Terra, alertam cientistas

UOL
Reuters
Will Dunham
11.12.2015

Veja a matéria completa.

As diferenças entre zika, chikungunya e dengue

RJTV
10.11.2015

Médicos alertam que sintomas das doenças são semelhantes.
No Brasil, só cinco laboratórios fazem o exame que detecta o zika vírus.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


saiba mais


DIVULGUE!

Tempo seco causa incêndios florestais em 17 municípios do Pará

Jornal Nacional
11.12.2015

Somente em dezembro, foram registrados mais de 1.200 focos de queimadas no estado. Desde agosto, quase não chove no Pará.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Greenpeace revela bastidores dos relatórios favoráveis a poluentes

JC-Notícias/SBPC
11.12.2015

Investigação da ONG denuncia estudos usados para contestar as mudanças climáticas

Resultados de uma investigação conduzida pelo Greenpeace revelados durante a Conferência do Clima (COP-21) jogam uma enorme sombra sobre relatórios assinados por nomes importantes da comunidade científica internacional usados para pôr em dúvida as mudanças climáticas (os chamados “climatocéticos”) e promover os interesses comerciais de grandes produtoras de combustíveis fósseis.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Médicos investigam associação entre zika e feridas em bebês

Estadão
Clarissa Thomé
11.12.2015

Veja a matéria completa.

Seis estados do Nordeste decretam emergência por causa da dengue

Jornal Hoje
11.12.2015

Os últimos a entrar na lista foram Alagoas e Piauí.
No Piauí foram confirmadas 36 casos de microcefalia.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Presos suspeitos de desviar milhões da transposição do Rio São Francisco

Jornal Hoje
11.12.2015

Empresas teriam sido criadas para desviar cerca de R$ 200 milhões.
Os contratos investigados são de R$ 680 milhões.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Ao menos 78 ambientalistas foram assassinados em 2015

El País

10.12.2015

. Brasil e Colômbia são os países com maior número de mortes de ativistas
. Brasil continua liderando as mortes de ativistas ambientais

Veja a matéria completa.

Nature abre todos os seus artigos para visualização gratuita

JC-Notícias/SBPC
10.12.2015

Os artigos científicos poderão ser visualizados em uma plataforma de software chamada ReadCube, similar ao iTunes, que exibe versões somente para leitura dos PDFs dos artigos

A Nature, uma das publicações científicas mais tradicionais, com artigos que datam de 1869 (ano da sua fundação) atualmente em 48 revistas derivadas, como Nature Genetics e Nature Medicine, anunciou a abertura do seu conteúdo para visualização gratuita. Mas há uns asteriscos importantes nessa iniciativa.

Segundo a Macmillan Science and Education, a editora que publica a Nature, os artigos científicos poderão ser visualizados em uma plataforma de software chamada ReadCube, similar ao iTunes, que exibe versões somente para leitura dos PDFs dos artigos.

Em outras palavras, por ali não é possível imprimir ou mesmo copiar o conteúdo. Por outro lado, a plataforma permite anotações e incentiva o compartilhamento dos comentários feitos por colegas da área, além de poder ser baixado para consulta local, offline, usando o software da ReadCube. O formato lembra um pouco a abertura do acervo fotográfico do GettyImages – nesse caso, o uso gratuito das fotos está condicionado à adoção de um código de incorporação meio complexo se comparado à inserção pura e simples de uma imagem via HTML.

Tino Hannay, diretor da Digital Science, o braço digital da editora responsável pela iniciativa, “já sabemos que os pesquisadores compartilham conteúdo, geralmente escondidos nos becos da Internet ou usando práticas desengonçadas e demoradas”. Mas há outro motivo além desse, como aponta Richard Van Noorden no site da Nature: a crescente demanda pela gratuidade dos fundos de pesquisa.

A própria Nature tem “lacunas” para isso, mas elas são bem restritas – basicamente, quando os autores ou seus financiadores bancam a publicação do paper. O que, por sua vez, não é um negócio que se possa classificar de barato: segundo Philip Campbell, editor-chefe da Nature, os custos internos de publicação ficam entre US$ 31 e US$ 47 mil por paper. Por isso a dinâmica de cobrança dos assinantes (pesquisadores e bibliotecas, em sua maioria) é mais viável.

As reações ao anúncio da Nature, ainda segundo Richard Van Noorden, tem sido mistas. A preocupação dos insatisfeitos é que os manuscritos arquivados independentemente da editora, como ocorre hoje, não têm limitações de impressão ou salvamento; já na plataforma da Nature, isso acontecerá.

Ah, e para quem acompanha as últimas descobertas cientificas por sites, uma boa notícia: 100 publicações do mundo inteiro poderão linkar os textos completos do acervo da Nature ao reportarem os estudos recém-publicados lá.

Para mais detalhes, leia o comunicado oficial da Nature.

Gizmodo Brasil

Impasses na COP-21

JC-Notícias/SBPC
10.12.2015

Em editorial, Estadão repercute a primeira semana do evento

Iniciada com grandes expectativas – mais de 160 países, responsáveis por cerca de 90% das emissões globais, apresentaram suas metas de redução das emissões de carbono –, a primeira semana da 21.ª Conferência do Clima (COP-21) serviu para colocar os pés no chão. Ainda resta vencer muitas dificuldades para chegar ao tão esperado acordo climático, que limite de forma eficaz e abrangente as emissões de CO2.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Lanzan el primer microscopio que permite ver células vivas en 3D sin manipularlas

Tendencias 21
Irene Benito
10.12.2015

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

“O médico anotou no exame que minha filha tinha microcefalia”

Época
08.12.2015

DAYANE DOS REIS SANTOS, EM DEPOIMENTO A THAIS LAZZERI

Veja a matéria completa.

“O quadro do vírus zika é dramático. O Governo demorou 8 meses para agir” - Artur Timerman

El País

10.12.2015

. Para Artur Timerman ainda não é possível saber a dimensão da epidemia de microcefalia
. O país já deveria ter desenvolvido no início do ano o exame que detecta a zika, diz ele
. Casos de microcefalia crescem 41% e Governo muda critérios para doença
. Mais notícias sobre a Epidemia de microcefalia no Brasil

Veja a matéria completa.

Ministério da Saúde decide distribuir repelente para gestantes

Estadão
Fabiana Cambricoli e Ana Fernandes
09.12.2015

Veja a matéria completa.

Zika infectou ao menos 500 mil neste ano, segundo estimativa do governo

UOL/Estadão
09.12.2015

Veja a matéria completa.

Síndrome de Guillain-Barré cresce em ao menos 6 estados; relação com zika é estudada

G1
Mariana Lenharo
09.12.2015

Especialistas veem 'forte evidência' de ligação de Guillain-Barré com zika.
Aumento significativo foi observado em PE, PI, BA, SE, RN e MA.

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

TERRITÓRIOS: ARTISTAS AFRODESCENDENTES NO ACERVO DA PINACOTECA
DE 12.DEZ A 17.ABR 2016

Via Pinacoteca:

Com curadoria do diretor geral Tadeu Chiarelli, a mostra traça uma importante reflexão sobre a presença de artistas afrodescendentes na coleção do museu, ampliada recentemente.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura dia 12 de dezembro a exposição “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”, que celebra os 110 anos da instituição e apresenta ao público importantes obras assinadas por artistas brasileiros afrodescendentes. A mostra, em cartaz na Estação Pinacoteca, apresenta um olhar singular que pretende dar visibilidade a essa coleção ao mesmo tempo em que valoriza o legado destes artistas. 

A proposta do curador é retomar as grandes contribuições da Pinacoteca para a historiografia da arte brasileira introduzida na gestão de Emanoel Araújo (1993- 2002), primeiro diretor negro da Pinacoteca do Estado, por isso apresenta parte do núcleo de artistas afrodescendentes da Instituição, acrescida de novas aquisições.
São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século XVIII até hoje. As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas. Sem preocupação cronológica, a exposição aventa a possibilidade de compreender a produção e a inserção destes artistas na coleção da Pinacoteca assim como no circuito estabelecido em seu contexto.

Entre os trabalhos em exposição está o Autorretrato produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa, doado em 1956, ou seja, 51 anos após a inauguração da Pinacoteca – a primeira obra de um artista negro. Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano e Rosana Paulino também estão entre os artistas que compõem a mostra. Destaque ainda para a obra de Rommulo Vieira Conceição adquirida em novembro pelo Programa de Patronos da Pinacoteca, que começou em 2012 e hoje já soma 72 casais apoiadores.
“Com a entrada para o acervo da Pinacoteca dos primeiros trabalhos de jovens artistas brasileiros afrodescendentes, surgiu a ideia de formular uma exposição que os articulassem em relação àqueles já existentes no acervo. Seria uma estratégia para a Instituição refletir sobre parte de sua história e, ao mesmo tempo, rever obras produzidas por artistas afrodescendentes já existentes no acervo, à luz dos recém-chegados”, explica Chiarelli.

A mostra segue em cartaz até 17 de abril de 2016 no quarto andar da Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66. A visitação é aberta de terça a domingo das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h – e o ingresso custa R$6 (inteira) e R$ 3 (meia).


TERRITÓRIOS:
ARTISTAS AFRODESCENDENTES NO ACERVO DA PINACOTECA

 12 de dezembro de 2015 sábado,  às 11h
Estação Pinacoteca 40 andar

12 de dezembro de 2015 a 17 de abril de 2016
terça  a domingo, 10h às 18h, acesso até 17h30
sábados,  entrada gratuíta - Censura Livre

Pinacoteca do Estado de São Paulo
www.pinacoteca.org.br