segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Casos de microcefalia sobem para 1.248 e já atingem 13 Estados e DF

El País
Talita Bedinelli
30.11.2015

Ministério da Saúde confirmou a relação da condição com o zika vírus e cita "situação inédita na pesquisa científica mundial". Plano de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti será lançado

Veja a matéria completa.

Risco de rompimento de barragem esvazia reservatório

Estadão
Bruno Ribeiro
30.11.2015

Veja a matéria completa.

Diccionario práctico de la COP21: 8 conceptos para no perderse en París

Publico - Espanha
Lucía Villa
27.11.2015

Aqui!

**********

MÁS INFORMACIÓN
  


Morte do Rio Doce: um crime com muitos autores, artigo de Alessandra Cardoso

EcoDebate
Alessandra Cardoso
27.11.2015

O desastre socioambiental do Vale do Rio Doce trouxe para nós, brasileiros, o sentimento de tragédia humana, no seu sentido mais amplo, associada à violação dos direitos humanos, como direitos sociais, ambientais, econômicos e culturais.

Uma violação que não diz respeito somente ao Brasil e aos brasileiros. Expressão disto foi o comunicado da ONU ao Brasil cobrando da empresa Samarco, das suas controladoras Vale e BHP, e do governo brasileiro ações mais efetivas para a reparação do crime ambiental, bem como uma ação mais firme do governo brasileiro na investigação e punição dos culpados.

Essa tragédia muito possivelmente será sedimentada, tal qual a lama tóxica, em nosso imaginário com as imagens da agonia e da morte do Rio Doce que nos conectou fortemente à Mariana e a todos atingidos pela mineração. E tal qual a morte de um ente querido, provocada por um crime bárbaro, o que se quer saber é: quem matou o Rio Doce? Como os culpados serão responsabilizados e punidos?

Claramente, existem três responsabilidades que precisam ser mais claramente identificadas.

Continua.

A selva amazônica alimenta as torneiras em São Paulo

El País

29.11.2015

. Mordidas do homem sobre a selva podem acabar com a nascente de um gigantesco rio
. Desmatamento da Amazônia reduz chuvas em Buenos Aires

Veja a matéria completa.

domingo, 29 de novembro de 2015

Sobre o Doce, o risco dos rios e a memória das águas - Sérgio Abranches

ecopolítica
Sérgio Abranches
25.11.2015

O Doce não foi o meu rio, mas era o meu rio. Eu o conheço desde de minha infância e, sem saber, passava em sua primeira nascente, várias vezes ao ano, no caminho entre Belo Horizonte e a cidade de meu pai, Barbacena. Essa nascente fica em lugar de nome bem entranhado na cultura mineira, onde a cachaça é um valor patrimonial, Ressaquinha. Agora o Doce está à beira da morte e seus agressores prestes a escaparem ilesos.

Sempre tive paixão pelos rios. Cada fase de minha vida foi marcada por um rio, do qual guardo vívida lembrança. Na infância, foi o das Velhas. Na pré-adolescência, o São Francisco. Na juventude, o Descoberto, de Goiás. Na maturidade, os rios do Pantanal e da Amazônia. Sobre o rio das Velhas, minha lembrança mais viva era das mulheres dos caboclos sertanejos lavando suas roupas brancas nas águas límpidas. Intuía o destino do rio, embora não tivesse a menor noção de que, no futuro, aquelas águas limpas se tornariam tóxicas. Dessa intuição nasceu uma pergunta que entrou em vários escritos meus de juventude: lavadeiras do rio das Velhas, lavadeiras mineiras, vendo o rio acabar, o que passarão a lavar?  Hoje ele é um curso d’água quase imprestável, quase sem vida.

Continua.

Novas barreiras são construídas no Espírito Santo para tentar conter lama

Jornal Nacional
28.11.2015

No Espírito Santo, onde a lama chegou há duas semanas, novas barreiras estão sendo construídas. A medida é para tentar impedir que os rejeitos de minério da Samarco cheguem em mais rios e lagoas.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Vítimas da lama em MG pedem transferência para casas alugadas

Jornal Nacional
28.11.2015

Moradores de locais arrasados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Minas Gerais, pediram neste sábado (28) que a transferência para casas alugadas pela mineradora seja mais rápida. Eles não querem passar o natal em hotéis. A preocupação também é com a lama que está sendo retirada das áreas atingidas.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Vírus Zika está relacionado à microcefalia, confirma ministério

El País

28.11.2015

Ministério da Saúde fala em "situação inédita na pesquisa científica mundial"

Veja a matéria completa.

Veja também no El País:
A doença que passou a assombrar as grávidas no Brasil

Veja no Jornal Nacional:
Força-tarefa combate mosquito transmissor da dengue no Recife

Compra da área do Cais José Estelita, em Recife, é anulada pela Justiça

Diário de Pernambuco
28.11.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 28 de novembro de 2015


A Morte do Rio Doce
Pescadores - Mariana






El aislamiento social percibido perjudica a la salud de las personas mayores

Tendencias 21
Universidad de Chicago/T21
26.11.2015

Científicos de EE.UU. han comprobado que el aislamiento social percibido por las personas mayores afecta a su salud, mediante un mecanismo de expresión génica. Ocurre igual en los macacos rhesus. El aislamiento, o soledad crónica, produce señales de estrés de lucha o huida, y acaba aumentando la inflamación y reduciendo la capacidad de respuesta a los virus.

Veja a matéria completa.

Las bacterias de tu intestino te indican cuando debes parar de comer

Tendencias 21
Redacción T21
25.11.2015

Científicos franceses han descubierto que las bacterias del intestino “nos mandan” a comer o a parar de comer, liberando señales químicas que controlan nuestro apetito. Estas señales son similares a las que produce el cerebro cuando nos alimentamos y estamos llenos. El hallazgo fue realizado en laboratorio, en un ensayo con roedores.

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

“O poder público negligenciou nas questões de fiscalização e monitoramento das atividades de funcionamento da barragem” - Professor Ernani Carlos de Araújo

JC-Notícias/SBPC
27.11.2015

Em carta aberta endereçada à Dilma Rousseff, o professor Ernani Carlos de Araújo, da Ufop, solicita à presidente que tome para si a responsabilidade de garantir que os recursos oriundos da multa à Samarco pelos danos causados ao meio ambiente “sejam efetivamente aplicados em projetos que tragam de volta a vida ambientalmente sustentável local”

Veja a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTE DO BRASIL

Excelentíssima presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff. Meu nome é Ernani Carlos de Araújo. Sou professor da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e dou aulas nas graduações para os Cursos de Engenharia de Minas, Engenharia Civil e Arquitetura. Para a pós–graduação, dou aulas para o mestrado e doutorado. Dirijo-me a Vossa Excelência para manifestar a minha indignação à tragédia ocorrida em Mariana (MG), na tarde do dia 5 de novembro de 2015, pelo rompimento de duas barragens de rejeito de minério de ferro pertencentes à Samarco Minerações que pertence também à Vale do Rio Doce e à empresa Anglo-Australiana BHP Billiton.

Primeiro, devemos lembrar que a Vale do Rio Doce é ainda estatal, pois, no processo de privatização, as ações passaram a pertencer aos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Lembro ainda que uma barragem com apenas 7 anos de vida útil, como a que rompeu, nunca deveria ter se rompido, tendo em vista que era relativamente nova e que os fatores climáticos (chuva) não contribuíram para a sua sobrecarga. Assim, por ser relativamente nova, esta foi concebida com recursos de projetos computacionais modernos, com parâmetros variados, e executada com insumos também atuais.

Desta forma, julgamos que o poder público negligenciou nas questões de fiscalização e monitoramento das atividades de funcionamento. Como pode ser verificado, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) fez apenas uma fiscalização nas medições da barragem no período de um ano, o que mostra a negligência do poder público estadual e Federal (Ibama).

Inicialmente, julgávamos que os danos causados seriam recuperados ao longo de décadas, mas levando em consideração a composição desta lama, que possui elementos químicos com alto poder cimentício, julgamos agora que os efeitos nocivos e devastadores desta lama ao meio ambiente somente proporcionará reversibilidade em séculos ou até milênios. Toda a flora e fauna da região de Bento Rodrigues foram dizimadas por período indeterminado e o passivo ambiental é impagável e irrecuperável num tempo de curto e médio prazo.

O governo determinou uma multa de R$250 milhões à Samarco pelos danos causados ao meio ambiente. Esta multa seria paga pelo governo federal e pelos bolsos dos próprios brasileiros, já que a empresa foi privatizada, mas está sob os comandos do governo federal por meio dos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Desta forma, venho me solidarizar com o povo mineiro, e em especial com o povo de Bento Rodrigues, e solicitar que a excelentíssima presidente interceda junto à multa aplicada à empresa no sentido de evitar extravios destes recursos para outros fins e que estes sejam efetivamente aplicados em projetos que tragam de volta a vida ambientalmente sustentável local.

Sugerimos que seja criado na região da tragédia vários tipos de “greenhouses”, aos moldes europeus, transformando o local em um Polo Verde de produção de mudas das plantas nativas, verduras e legumes orgânicos e plantas fitoterápicas, além de um centro de pesquisa Ortobotânico.

Além disso, sugiro a criação de um centro de pesquisas ambientais de Flora e Fauna da região afetada, para o monitoramento e um projeto de recuperação do Urbanismo local aos moldes originais. Coloco-me à inteira disposição de V. Excelência para fazermos uma parceria para podermos dar de novo a dignidade destes cidadãos que foram afetados diretamente com a tragédia e também para aqueles que estão sendo afetados pelo desabastecimento de água do Rio Doce.
Atenciosamente,

Prof. Ernani Carlos de Araújo
 
Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.
 
Ouro Preto, 16 de Novembro de 2015.
 
 

Samarco não deposita valor de parte de acordo com o Ministério Público

Jornal Hoje
Ismar Madeira
27.11.2015

Mineradora deveria ter depositado R$ 500 milhões.
Presidente da Samarco depõe na delegacia de meio ambiente em MG.


O presidente da mineradora prestou depoimento nesta sexta-feira (27) em Belo Horizonte, e um mistério: onde estão quase R$ 300 milhões da Samarco, bloqueados pela justiça?

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Manifestantes jogam lama no Congresso e são presos por 'crime ambiental'

BBC-Brasil
Ricardo Senra - @ricksenra
25.11.2015

Veja a matéria completa.

Encontrado mais um corpo perto da barragem que se rompeu em Minas

Jornal Nacional
26.11.2015

Vinte um dias depois da tragédia, cerca de 300 famílias atingidas pelo desastre continuam abrigadas em casas de parentes ou em hotéis.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Biólogos tentam evitar que tartarugas sigam para o mar de lama no ES

Jornal Nacional
26.11.2015

No litoral do Espírito Santo, pra proteger da lama os filhotes de tartaruga, os biólogos do projeto Tamar tiveram que mudar de estratégia.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Pesquisadores criticam testes de qualidade de água do Rio Doce

Jornal Nacional
26.11.2015

O desastre ambiental completou nesta quinta-feira (26) três semanas. E, desde o vazamento, pesquisadores têm criticado os testes de qualidade da água do Rio Doce.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Projeto cogitado contra "tríplice epidemia" parou por falta de verba

Estadão
Lígia Formenti
24.11.2015

Veja a matéria completa.

Descontrole com mosquito indica décadas de falhas

JC-Notícias/SBPC
17.11.2015

'Aborda-se a dengue como uma questão de saúde, mas ela é, na verdade, consequência de falhas de vários ministérios e secretarias’, alerta Edimilson Migowski, professor de Infectologia da Universidade Federal do Rio De Janeiro, em artigo para o jornal O Estado de S. Paulo

A falta de controle do mosquito e das doenças transmitidas por ele têm relação com várias falhas de gestão. Em primeiro lugar, temos de entender que várias condições sociourbanas do País vêm favorecendo a disseminação do vetor. Há um crescimento urbano desordenado, onde a favelização é uma realidade. O fornecimento de água em muitas cidades não é algo regular, tornando necessário o armazenamento.

Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Leia também:
O Estado de S. Paulo – Projeto cogitado contra ‘tríplice epidemia’ parou por falta de verba

quinta-feira, 26 de novembro de 2015


Para a minha mãe, dona Véglia Gonzalez Chiarelli,
que completaria 97 anos hoje



Todo meu amor, minha Bebezinha,
todo meu agradecimento,
toda minha saudade, querida.
 
Como nos idos tempos, Clara Nunes:
 



ONU critica Brasil, Vale e BHP por resposta ‘inaceitável’ a desastre de Mariana

G1
Da BBC
25.11.2015

Órgão emite comunicado em que pede a governo e empresas providências imediatas para proteção ambiental e das comunidades vizinhas e ataca o que chama de "postura defensiva".

Veja a matéria completa.

Novo inquérito sobre a estabilidade das barragens da Samarco é aberto

Jornal Nacional
25.11.2015

Ministério Público do Meio Ambiente de Minas vai investigar a estabilidade das barragens da mineradora. Polícia coletou mais provas durante ação.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Congresso pode votar projetos que fragilizam proteção ambiental a desastres como o de Mariana

JC-Notícias/SBPC
Instituto Socioambiental
25.11.2015

Uma comissão do Senado pode votar, na tarde desta quarta (25/11), um projeto que fragiliza o principal instrumento para evitar desastres ambientais, o licenciamento ambiental. A Câmara também pode apreciar, nas próximas semanas, o novo Código de Mineração, que promete estimular como nunca a atividade no País, mas não traz salvaguardas que protejam efetivamente o meio ambiente e populações afetadas.

Veja a matéria completa.


Pedido de embargo de barragem ficou parado 16 meses em Minas

JC-Notícias/SBPC
25.11.2015

Mais de 800 peixes mortos aparecem na foz do Rio Doce após chegada da lama

O processo com um pedido de embargo na Barragem do Fundão, em Mariana (MG), ficou parado num setor do Ibama em Minas Gerais por 16 meses, entre maio de 2014 e setembro de 2015. A barragem se rompeu dois meses depois, e o mar de lama percorreu o Rio Doce até chegar ao oceano no último sábado. O processo trata de uma multa de R$ 20 mil à mineradora Samarco por ter desrespeitado uma condicionante para o desmatamento de área de Mata Atlântica usada como espaço para os rejeitos da extração de ferro.

Leia na íntegra: O Globo

 O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Leia também:

Correio Braziliense – “Respostas devem levar de seis meses a um ano”, diz presidente da Samarco

Correio Braziliense – Onda de lama avança e interdita praias no litoral do Espírito Santo

Vale é acusada de crimes ambientais por moradores de cidade mineira

Veja
25.11.2015

Veja a matéria completa.

Los pulmones del planeta están cada vez más fatigados

Tendencias 21
Universidad de Zaragoza
25.11.2015

El aumento de las temperaturas puede reducir la capacidad de los árboles para absorber el CO2, lo que reforzaría el efecto invernadero

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Após multa de R$ 5 milhões, Belo Monte terá licença

JC-Notícias/SBPC
25.11.2015

Empresa fará acordo com Funai e arcará com fundo de R$ 6 milhões

Mesmo com o descumprimento de uma série de condicionantes ambientais pela Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica no Rio Xingu (PA), o Ibama vai publicar nos próximos dias a licença de operação da usina de Belo Monte. Com isso, a empresa terá aval para encher o reservatório e começar a gerar energia, o que deve ocorrer a partir de fevereiro. A permissão foi precedida de um auto de infração de R$ 5,087 milhões aplicado na sexta-feira à Norte Energia pelo descumprimento de condicionantes previstas na licença anterior, que permitiu a construção da obra.

Leia na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Pesquisadores seguem poluição para avaliar danos ambientais em Minas

Jornal Nacional
23.11.2015

Dez pesquisadores percorreram o caminho da lama por 70 quilômetros e recolheram amostras de água e rejeitos acumulados nas margens dos rios.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Lama volta a provocar corte do abastecimento de água em Colatina

Jornal Nacional
23.11.2015

De acordo com a prefeitura, a água ficou mais turva e é preciso fazer novos testes. Com isso, população do município terá que utilizar os reservatórios.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Samarco contratou plano de emergência contra desastres, mas nunca pôs em prática

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

Empresa especializada diz que Samarco ignorou plano de emergência elaborado em 2009, que poderia ter ajudado a evitar o acidente ou reduzido efeitos da tragédia

A adoção de um plano de emergência, há seis anos, teria salvado a vida de trabalhadores da mineradora Samarco e moradores do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central, além de evitado a destruição do meio ambiente e os graves impactos na economia mineira e do Espírito Santo. Naquele ano, a empresa RTI (Rescue Training International), com sede em Bragança Paulista (SP), contratada pela Samarco, elaborou um plano estratégico vasto, prevendo a proteção aos funcionários e comunidades, no caso de rompimento de uma barragem, conforme ocorreu com a do Fundão, em 5 de novembro. “O plano de ação nunca foi posto em prática”, lamenta o diretor da RTI, Randal Fonseca

Leia na íntegra: O Estado de Minas

Leia também:

Agência Senado – Consequências da catástrofe de Mariana serão debatidas em sessão temática do Senado

Mais da metade dos primatas no mundo à beira da extinção

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

No total, os cientistas fizeram um censo de 703 espécies e subespécies de primatas existentes no mundo

Mais da metade dos primatas no mundo, entre eles os macacos, os lêmures e os orangotangos, estão à beira da extinção, afirmam especialistas reunidos em Cingapura.
Na lista dos primatas mais ameaçados estabelecida pelos especialistas, figuram o orangotango de Sumatra (Indonésia), o macaco-aranha (Colômbia) e o maior espécime da família dos lêmures, o ‘varecia rubra’ de Madagascar. Isso se deve à destruição de seu habitat, especialmente por incêndios e o desmatamento das florestas tropicais, assim como pela caça para o consumo ou comércio ilegal, segundo os especialistas.

Leia na íntegra: Correio Braziliense

TCU suspende abertura de 2460 vagas de medicina em universidades particulares

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

Medida foi tomada por causa de possíveis irregularidades na licitação adotada pela Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu a abertura de 2460 vagas de medicina em universidades particulares no País por causa de possíveis irregularidades na licitação adotada pela Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC). O edital prevê a criação de vagas em 39 municípios de 11 estados brasileiros, segundo o procedimento adotado pelo MEC desde 2013, com o Programa Mais Médicos.

Leia na íntegra:
O Estado de Minas

Aumenta o número de estados com casos de microcefalia no Brasil

Jornal Nacional
23.11.2015

Em todo o país, já são 739 casos registrados da doença. Números de Pernambuco ainda são os que mais impressionam.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Veja também:
País enfrenta tríplice epidemia, diz pesquisador

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Adriana Carranca | Roda Viva

19.11.2015
Roda Viva
TV Cultura




Sobre Adriana Carranca.

Muçulmanos brasileiros relatam aumento de casos de intolerância

Jornal Nacional
23.11.2015

Depois dos atentados do início do ano, mulheres brasileiras relataram agressões sofridas pelo fato de usarem véus da tradição muçulmana.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


'Hay una resistencia psicológica al cambio climático en la gente'

El Mundo
CARLOS FRESNEDA
23.11.2015

Veja a matéria completa.

Ilha no Oceano Pacífico é retrato de como lixo plástico mata a natureza

Fantástico
22.11.2015

Aves da região estão morrendo ao ingerir conteúdo descartado pelo homem.
Consequências também são terríveis para a vida marinha.

O fotógrafo Chris Jordan passou oito anos registrando a vida dos albatrozes na ilha Midway, no Oceano Pacífico. E descobriu uma terrível realidade: os pássaros estão confundindo lixo com comida e, em consequência, morrendo. Os rejeitos vêm de várias partes do mundo, por meio de correntes marítimas. 

Veja o vídeo.

Biólogos alertam para consequências gravíssimas no Rio Doce

Jornal Nacional
23.11.2015

Segundo especialistas, a mortandade visível é só o começo de uma série de danos ao ecossistema da região.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Maré cheia ajuda lama a não avançar mais para o mar no Espírito Santo

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

Lama da barragem que se rompeu em Minas Gerais polui uma faixa de 11 quilômetros do litoral e ainda atinge três cidades do Espírito Santo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Barragens de alto risco ameaçam 540 mil pessoas

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

País tem 16 represas definidas como de alto risco, que podem repetir tragédia mineira

A análise de documentos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de mineração em todo o Brasil, revela que a tragédia que atingiu Mariana (MG) pode se repetir em pelo menos 16 outras barragens de quatro estados do País. O drama que matou 11 pessoas, desapareceu com outras 12 e atravessou Minas Gerais e Espírito Santo em direção ao mar ameaça mais meio milhão de pessoas. O Cadastro Nacional de Barragens de Mineração de abril de 2014 mostra que 16 reservatórios e uma cava de garimpo possuem categoria de risco alto — quando a estrutura não oferece condições ideais de segurança e pode colapsar — e alto dano potencial associado — quando pode afetar e matar populações, contaminar rios, destruir biomas e causar graves danos socioeconômicos.

Leia na íntegra: O Globo

 O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Sociedade Botânica do Brasil emite nota pública sobre o desastre na Bacia do Rio Doce

JC-Notícias/SBPC
23.11.2015

Para a SBB, “as autoridades e os técnicos responsáveis, sejam federais, estaduais ou municipais, se mostraram atônitos, tímidos, talvez pela incapacidade para agir em situações de tamanha envergadura. Ministérios e secretarias de meio ambiente e de minas e energia se intimidaram com a gravidade do desastre”

Texto na íntegra.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Lama do Rio Doce chega ao mar

RedeTV News
21.11.2015






"É uma visão aterradora", diz educador ambiental sobre chegada de lama ao mar

Diário de Pernambuco
Por: Mateus Parreiras
Por: Valquiria Lopes
22.11.2015

Veja a matéria completa.

'Há risco de desastres ainda maiores', diz senador que investigará tragédia de Mariana

Veja
Laryssa Borges
22.11.2015

Veja a matéria completa.

Metade das espécies de árvores da Amazônia corre risco de extinção

El País

20.11.2015

Se as taxas atuais de desmatamento não forem reduzidas, parte das 15.000 espécies pode desaparecer antes de 2050, alerta um estudo

Veja a matéria completa.

A humanidade já destruiu a metade de todas as árvores do planeta

El País

02.09.2015

Existem 3 trilhões de árvores. No ritmo do desmatamento, desaparecerão em 300 anos

Veja a matéria completa.

“É possível que Marte volte a ter vida”

Materia/El País

19.11.2015

. Diretor da NASA acredita que vida fora da terra será descoberta durante a próxima década
. A ‘conquista’ de Plutão inicia uma nova era na exploração espacial

Veja a matéria completa.

Julio Verne, fuente inagotable de ciencia e inspiración

SINC
Marta Sofía Ruiz
15.11.2015

Cien años antes de la llegada del hombre a la Luna, en las páginas escritas por Verne tres exploradores viajaban a este satélite en una bala de cañón hueca. Una vez más, el mundo imaginario del novelista francés se llenaba de optimismo, aventura y ciencia. Ahora, en Madrid, la exposición “Julio Verne. Los límites de la imaginación” recorre sus obras, que inspiraron a muchos personajes a realizar las hazañas que leían en sus novelas.

Veja a matéria completa.

sábado, 21 de novembro de 2015

Pai conversa com o filho sobre os atentados em Paris
Le petit journal
Legendado em português






Após os atentados em Paris, uma pergunta importante: como as crianças estão entendendo os acontecimentos noticiados mundialmente? O Le Petit Journal entrevista uma criança francesa em meio às homenagens às vítimas, demonstrando sua preocupação e medos causados pelos atentados. A sequência do diálogo entre pai e filho é emocionante. O exato momento de compreensão e alívio deste menino ao se sentir protegido. Conversar com as crianças é preciso! (Texto do Youtube, publicado em 19.05.2015)

Menos de 3% das multas ambientais cobradas no Brasil são pagas

El País
Afonso Benites / Heloísa Mendonça
21.11.2015

Companhias poluidoras ou responsáveis por desastres no Brasil recorrem na Justiça para ganhar tempo. Falta de estrutura de fiscalização mantém risco de crimes prescreverem

Veja a matéria completa.

Mara Gabrilli confronta Cunha na Câmara

19.11.2015



Sobre Mara Gabrilli


Leia o artigo de Josias de Souza sobre o assunto
tratado por Mara, Aqui!

Leia a entrevista de Mara Gabrilli no El País, Aqui!

Lama chegou a cidade do ES que está a 50 quilômetros do mar

Jornal Nacional
15.11.2015

Rio de lama invadiu o último município que ele banha, a cidade de Linhares, e deixou pra trás um rastro de tristeza.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Água em Colatina já começa a faltar até para moradores beberem

Jornal Nacional
21.11.2015

Mineradora Samarco conseguiu adiar, temporariamente, a multa de R$ 10 milhões por dia, caso não impeça a chegada da lama ao litoral do Espírito Santo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


EEUU pone fin al uso de chimpancés para la investigación médica

El Mundo
EFE
19.11.2015

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Minas Gerais e o flagelo da mineração. Entrevista especial com Apolo Lisboa

Instituto Humanitas Unisinos
18.11.2015

“‘Ecologizar a economia’ significa subordinar as empresas e seu modo de trabalhar à sobrevivência dos ecossistemas, desenvolvendo uma política ambiental correta, em que a produção não comprometa a sobrevivência do ecossistema”, diz o pesquisador.

A ruptura da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, “é apenas um dado alarmante que chama a atenção para uma situação que estamos tentando alertar há bastante tempo”, diz Apolo Lisboa à IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida por telefone.

Apolo reside em Minas Gerais e acompanha de perto a situação das implicações negativas da mineração no estado, e assegura que entre as causas que contribuíram para a ruptura da barragem de rejeitos estão “a rapidez com que se promove a flexibilização de medidas de segurança” nas empresas e a “falta de fiscalização” nas mineradoras.
De qualquer maneira, pontua, “esse não foi um acidente inesperado. Das 735 barragens de rejeitos de Minas Gerais, mais de 200 foram apontadas como tendo problemas por alguns técnicos do governo. O peso excessivo dessa barragem que rompeu se deu porque estavam aumentando a barragem para receber mais carga ainda. Essa barragem descalçou outra muito maior, chamada Germano, que está com uma trinca de três metros de largura”.
Lisboa também critica a falta de um instrumento que pudesse avisar as pessoas do acidente. Segundo ele, “se a barragem tivesse rompido à noite – moravam 600 pessoas ali – a tragédia teria sido muito maior do ponto de vista humano”. Ele frisa ainda que o processo de licenciamento das barragens também tem de ser revisto, “porque os membros do conselho responsáveis por conceder o licenciamento não têm condições técnicas de viajar e conhecer o empreendimento no local” e às vezes chegam a votar “20, 30 projetos em uma reunião (...). Mas e depois, quando ocorre um acidente, essas pessoas teriam que pagar por isso? Elas deveriam ser presas? Esse tipo de licenciamento gera irresponsabilidade”, adverte.
 
Apolo Lisboa é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e é um dos idealizadores do Projeto Manuelzão de despoluição do Rio das Velhas, em Minas Gerais. Atualmente é professor da UFMG.

Leia a entrevista.  
 
 

Samarco tem prazo de 24 horas para evitar que lama chegue ao oceano

Jornal Nacional
19.11.2015

A Justiça Federal no Espírito Santo deu 24 horas para que a mineradora Samarco impeça a chegada da lama ao litoral do Espírito Santo. Se as medidas fracassarem, isso deve acontecer no fim de semana.
A imensidão azul à espera da tragédia marrom. A 615 quilômetros abaixo de onde tudo começou, há duas semanas, fica a foz do Rio Doce. Um imenso estuário, reduto de reprodução de animais aquáticos: caranguejos, peixes, tartarugas. Um berçário natural ameaçado pela lama.

Orientados pelos biólogos do Tamar, programa de conservação de tartarugas marinhas, os técnicos da mineradora Samarco montam as estratégias.

A mais emergencial é a retirada do máximo possível de peixes típicos da região, que possam se reproduzir em cativeiro e servir para repovoar o Rio Doce.

“É um berçário de vida de peixes nativos, peixes marinhos também. Nós estamos agora em um período de proteção”, diz Carlos Sangalia, vice-presidente do comitê da foz do Rio Doce.


Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.




Jornal Nacional - 19.11.2015:
Correção: Pimentel disse que não havia risco imediato de acidente

Vale doou à metade dos deputados da Comissão do Rio Doce

G1
Viviane Machado e Vinícius Valfre
19.11.2015

A Vale, dona da Samarco junto com a anglo-australiana BHP Billiton, doou para as campanhas eleitorais de metade dos deputados membros da Comissão Interestadual Parlamentar (Cipe), formada por parlamentares do Espírito Santo e de Minas Gerais. Ao todo, a empresa doou R$ 388,7 mil.

Veja a matéria completa.

Los pensamientos materializan la realidad

Tendencias 21
EurekAlert!/T21
18.11.2015

Veja a matéria completa.

El nacimiento de las primeras galaxias 'monstruosas' del Universo

El Mundo
María Pérez Ávila
18.11.2015

Veja a matéria completa.

EEUU aprueba el consumo humano del salmón transgénico

El Mundo
EFE
19.11.2015

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Palestra - Tadeu Chiarelli





Samarco tem 24 horas para barrar a lama no mar do Espírito Santo

Do G1 ES, de A Gazeta e da TV Gazeta
19.11.2015

Trecho da matéria:

"De acordo com Paulo Rodrigues, a foz do Rio Doce é uma área que concentra a maior biodiversidade marinha brasileira e pode matar espécies ou causar efeitos crônicos, a longo prazo, que interferem na reprodução.

"Primeiro que a chegada dessa lama, pela fluidez dela, pela concentração de substâncias, de partículas, ela vai causar a morte da fauna e da flora. Temos a água quente, que vem da corrente do Brasil e a água fria, vinda da ressurgência do Cabo Frio, então temos espécies das duas águas, tanto de peixes, de corais, baleias e golfinhos. As substâncias que vêm junto com essa lama podem provocar efeitos agudos, chegar matando, como está acontecendo em todo o rio, ou efeitos crônicos, potencialmente danosos para a reprodução de animais", explicou."

Veja a matéria completa.
Veja os vídeos.


Especialista diz que desastre seria menor com lama retida em usina

G1- Espírito Santo
Ingrid Castilho
18.11.2015

Doutores em áreas do meio ambiente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) acreditam que o impacto na bacia do Rio Doce poderia ser menor, caso as empresas responsáveis pelo desastre tivessem optado por reter a lama no reservatório de alguma usina pela qual passou.

Eles visitaram, nesta segunda-feira (16), as regiões afetadas pela lama proveniente do rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Equipes de busca correm contra o tempo para encontrar desaparecidos em Mariana (MG)

Jornal da Record
18.11.2015



Treze dias depois do rompimento da barragem, a lama cada vez mais seca diminui a chance de encontrar sobreviventes ou os corpos dos desaparecidos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros ainda não definiram até quando as equipes de resgate vão trabalhar, mas, quando a busca terminar, as famílias que reclamam os corpos terão que entrar na Justiça para que as mortes sejam reconhecidas.

Especialistas avaliam risco de rompimento de novas barragens

Jornal Nacional
18.11.2015

O Ministério Público Federal criou uma força tarefa com sete procuradores do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais pra atuar exclusivamente no caso da mineradora Samarco -   que pertence à Vale e à BHP.

A população da área próxima do desastre ambiental tenta retomar a vida - mas com a sombra de preocupação com o risco de vazamento em outras duas barragens.

O risco é grande por causa da localização da mineradora. Ela fica no alto de montanhas com as barragens voltadas para um vale que foi tomado pela lama. O tempo chuvoso preocupa os moradores, que temem um novo rompimento.

“Eu acho que nada disso deveria estar acontecendo. Se a Samarco fosse mais responsável”, protesta o guia de turismo Geraldo Zuzu.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Chegada de lama interrompe abastecimento de água em Colatina

Jornal Nacional
18.11.2015

Rio Doce é a única fonte de captação de água para 122 mil pessoas. Cidade no Espírito Santo montou plano de emergência para atender todo mundo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Indígena de 81 anos aprende a usar computador e cria dicionário para salvar seu idioma da extinção

JC-Notícias
18.11.2015

Marie Wilcox é a última pessoa no mundo fluente no idioma Wukchumi

Conheça Marie Wilcox, uma bisavó de 81 anos e a última pessoa no mundo fluente no idioma Wukchumi. O povo Wukchumi costumava ter uma população de 50.000 pessoas antes de terem contato com os colonizadores, mas agora são somente 200 pessoas vivendo no Vale de São Joaquim, na Califórnia. Sua linguagem foi morrendo aos poucos a cada nova geração, mas Marie se comprometeu com a tarefa de revivê-la, aprendendo a usar um computador para que conseguisse começar a escrever o primeiro dicionário Wukchumni. O processo levou sete anos, e agora que terminou ela não pretende parar seu trabalho de imortalizar sua língua nativa.

O documentário “Marie’s Dictionary”, disponível no Youtube, nos mostra a motivação de Marie e seu trabalho árduo para trazer de volta e registrar um idioma que foi quase totalmente apagado pela colonização, racismo institucionalizado e opressão.

No vídeo, Marie admite ter dúvidas sobre a gigantesca tarefa que ela se comprometeu: “Eu tenho dúvidas sobre minha língua, e sobre quem quer mantê-la viva. Ninguém parece querer aprender. É estranho que eu seja a última… Tudo vai estar perdido algum dia desses, não sei”.

Mas com sorte, esse dia ainda vai demorar. Marie e sua filha Jennifer agora dão aulas para membros da tribo, e trabalham num dicionário em áudio para acompanhar o dicionário escrito que ela já criou.

Veja o vídeo (em inglês).

(QGA)

Goiás entregará 25% das escolas estaduais à gestão privada

JC-Notícias/SBPC
18.11.2015

“Achamos que o desempenho está pouco e que não vamos melhorar se continuar como estamos fazendo. Nossos diretores estudaram letras, pedagogia, não foram formados para ser gestores”, diz secretária de educação de Goiás

A secretária de educação de Goiás, Estado que, na contramão do País, tem tido melhoras no ensino médio, Raquel Teixeira, 68, diz que só aceitou o convite para voltar à pasta, que havia dirigido em 1999, porque ganhou o desafio de testar um novo modelo de gestão educacional baseado em parceria com a iniciativa privada.
Desde o início do ano ela formata o sistema que vai entregar a gestão de até 25% das cerca de mil escolas estaduais para OSs (Organizações Sociais) já no ano que vem.

Folha de S. Paulo
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

La Vie en Rose - Edith Piaf
Sous le ciel de Paris - Edith Piaf





letra em francês - tradução para o português




letra em francês - tradução para o português


França limitará eventos da Conferência do Clima da ONU após ataques terroristas

JC-Notícias/SBPC
17.11.2015

Primeiro-ministro Manuel Valls confirmou nesta segunda-feira que apenas palestras principais da COP 21 serão mantidas; manifestações e eventos culturais serão cancelados

Após os ataques terroristas em Paris que deixaram ao menos 129 mortos, a França anunciou nesta segunda-feira, 16, que limitará os eventos da 21º Conferência do Clima (COP 21) das Nações Unidas, cuja abertura está marcada para o dia 30. O primeiro-ministro Manuel Valls afirmou que as palestras principais serão mantidas, mas as manifestações e as atividades culturais que estavam planejadas serão canceladas.

Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

O rompimento das barragens em Mariana escancara a situação de absoluta insegurança hídrica em que o Brasil se encontra

El País

17.11.2015
  • FOTOGALERIA Imagens do mar de lama em Mariana
  • “Quem vê da TV não tem a dimensão. São danos irreversíveis”

  • O rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues em Mariana (MG), no último dia 5, com danos irreparáveis e ainda não dimensionados para as populações daquela região, escancara a situação de absoluta insegurança hídrica em que o Brasil se encontra. A mancha de lama já percorreu mais de 500 quilômetros e ameaça o abastecimento de água de meio milhão de pessoas residentes na Bacia do Rio Doce, região já fortemente castigada pela estiagem. Milhares de pessoas ficarão sem empregos, seja porque estão no caminho da lama ou porque trabalham para a empresa responsável pelo desastre que continua acontecendo. Pescadores, comerciantes, pequenos agricultores, que já sofriam com a crise hídrica, agora serão vítimas da lama “inerte”.

    Veja a matéria completa.

    “Se chover cinco dias sem parar, não sei o que vai acontecer”, alerta especialista

    JC-Notícias/SBPC
    17.11.2015

    Perito especialista em solo alerta para risco de nova tragédia

    Depois de dada como rompida logo após a tragédia, em 5 de novembro, a barragem de Santarém volta a ser ameaça à população local e ao meio ambiente. Nesta segunda-feira (16), provocou alarde a informação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de que a barragem não se rompeu, acendendo um alerta para o risco de um novo rompimento.

    Leia na íntegra: O Estado de Minas

    Leia também:
    O Estado de Minas – Recuperar estragos após rompimento



    Veja no Jornal Nacional de 17.11.2015:

    Samarco admite que mais duas barragens podem se romper em MG

    Meu marido me bate dentro do normal

    El País

    16.11.2015

    Começar a dizer “não” a essa barbárie é colocar a primeira pedra para construir uma sociedade de mulheres e homens livres

    Veja a matéria completa.

    terça-feira, 17 de novembro de 2015

    A contribuição da Ciência para entender o desastre ambiental em Mariana

    JC-Notícias
    16.11.2015

    O esclarecimento sobre as causas do rompimento das barragens poderá ter grande contribuição do conhecimento científico. Um grupo de pesquisadores brasileiros voluntários está se mobilizando para analisar o desastre

    O imenso desastre ambiental causado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues (MG), repercutiu em todo o mundo e traz consequências de danos ambientais que serão sentidos por muito tempo pelas populações atingidas na região da bacia do Rio Doce. As causas do desastre, que poderia ter sido evitado, têm várias implicações de ordem política e econômica que deverão ser esclarecidas para que os responsáveis sejam punidos na forma da Lei. O esclarecimento sobre o que aconteceu em Mariana poderá ter grande contribuição do conhecimento científico e, de fato, como vemos na reportagem publicada ontem no jornal O Estado de S. Paulo, pelo jornalista Herton Escobar, um grupo de cientistas está se mobilizando em todo o País “para fazer uma avaliação independente do impacto ambiental causado pelo rompimento das barragens de Mariana”.
    Além de realizarem trabalho de campo, os cientistas criaram grupos em mídias sociais, e uma iniciativa de crowdfunding para arrecadação de recursos. Também foi criado um cadastro de cientistas voluntários que, até o início da tarde de hoje, já contava com 175 nomes de pesquisadores ligados a universidades e centros de pesquisa de todo o País.
    A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) solidariza-se com as populações atingidas pelo rompimento das barragens de Mariana e enaltece o trabalho que está sendo empreendido por cientistas brasileiros que, independente de suas instituições, estão dedicando o seu conhecimento para ajudar a entender e sugerir ações que possam evitar outros desastres ambientais semelhantes em nosso País.

    (Assessoria de Comunicação – SBPC)
     
    Leia também: 
    O Estado de S. PauloCientistas se organizam para fazer análise independente do desastre de Mariana
     
    O Estadão não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

    Toneladas de lama chegam ao Espírito Santo pelo Rio Doce

    Jornal Nacional
    16.11.2015

    Nesta segunda-feira (16), a lama chegou ao Espírito Santo e obrigou uma cidade a suspender a captação de água do Rio Doce.

    Veja a matéria completa.
    Veja o vídeo.


    Moradores de Bento Rodrigues (MG) exigem construção de novo distrito

    Jornal Nacional
    16.11.2015

    Nesta segunda-feira (16) completaram-se 11 dias desde que o vazamento de resíduos de mineração em Minas Gerais praticamente matou o Rio Doce, na avaliação dos ambientalistas. Um desastre que afetou diretamente milhões de pessoas às margens do rio.

    Veja a matéria completa.
    Veja o vídeo.


    Recifes de Abrolhos ameaçados pela lama de Mariana

    JC-Notícias
    16.11.2015

    Força-tarefa de ambientalistas tenta salvar animais de rejeitos na foz do Rio Doce

    O vilarejo de Regência, em Linhares (ES), jamais imaginou profecias tão violentas para o encontro do Rio Doce com o mar. Com o rompimento de barragens da Samarco em Mariana (MG), o temor de ambientalistas é que rejeitos de minério, ao chegarem à região, arrasem um dos mais importantes ecossistemas do Brasil: os recifes de corais de Abrolhos. Acostumados com ações de proteção a golfinhos e tartarugas ameaçadas que vivem e se reproduzem apenas ali, eles passaram a última semana numa força-tarefa. O esforço é para reduzir possíveis impactos dos rejeitos nas mais de 500 espécies na área, entrada para o banco de Abrolhos. Os recifes de corais — considerados “Amazônias oceânicas” — estão bem mais próximos que o arquipélago, a 221 quilômetros do estuário. Não é possível dizer a que distância os resíduos serão levados, o que dependerá da posição de mar e vento. Segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil no sábado, a chegada da água turva à barra está sendo reavaliada em razão de sua passagem por reservatórios de usinas hidrelétricas.

    Veja o texto na íntegra: O Globo Online 

    O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

    Tragédia humana, ambiental e social

    JC-Notícias/SBPC
    16.11.2015

    Preocupa o fato de desastres em barragens de rejeitos ocorrerem de forma sistemática nas últimas décadas em Minas. O histórico recente impressiona. Artigo de Léo Heller, pesquisador da Fiocruz Minas e Zélia Profeta, pesquisadora e diretora da Fiocruz Minas pra o Globo

    A tragédia que aconteceu em Bento Rodrigues, em Minas, tem proporções inimagináveis. O desastre é enorme em diferentes aspectos: humanos, materiais, culturais, econômicos, sociais e ambientais. Homens, mulheres, crianças estão em situação lastimável, sem documentos, pertences, história. Tudo foi enterrado na lama. A tragédia trouxe mortos, desaparecidos e muitas sequelas.

    Leia na íntegra: O Globo

    O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

    Rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana: além de tudo, um caso clássico de irresponsabilidade na gestão de riscos

    JC-Notícias/SBPC
    16.11.2015

    Em artigo, o geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos diz que uma barragem, por maiores e mais confiáveis que sejam os cuidados com sua segurança, será sempre uma bomba armada

    Não resta dúvida da determinante participação de inaceitáveis descuidos com fatores de ordem hidráulica e geotécnica entre as causas essenciais do rompimento de duas barragens de rejeito da SAMARCO (Vale + BHP Billiton) no município de Mariana – MG, e que vai tragicamente se consagrando como uma dos mais graves e letais desastres em obras da engenharia brasileira.
    Leia na íntegra: UOL

    O portal Universo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

    La madre chimpancé que cuidó de su hija discapacitada

    SINC
    15.11.2015

    La cría de chimpancé nacida en 2011 en Tanzania era más pequeña de lo normal, no tenía suficiente fuerza en las piernas, sufría un trastorno similar al síndrome de Down y no podía andar ni comer por sí sola. A pesar de estas minusvalías, su madre y su hermana mayor nunca la abandonaron hasta que murió a los 23 meses de edad. Es la primera vez que se documenta un caso así en chimpancés que viven en estado salvaje. Ellas protagonizan nuestra sección de #Cienciaalobestia.

    Veja a matéria completa.

    Una red artificial de neuronas aprende a hablar comunicándose con un humano

    Tendencias 21
    Redacción T21
    13.11.2015

    Los investigadores no le introdujeron las reglas del lenguaje previamente

    Veja a matéria completa.

    El cerebro olvida a propósito para ahorrar energía

    SINC
    16.11.2015

    El cerebro es capaz de asimilar un estímulo nuevo, sin embargo, rechaza los posteriores si son similares en el momento en que los reconoce. Es la explicación de los resultados de un estudio liderado por investigadores suecos, con participación de la Universidad Pompeu Fabra.

    Veja a matéria completa.

    segunda-feira, 16 de novembro de 2015

    Paz, solidariedade e resiliência

    JC-Notícias
    16.11.2015

    A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) solidarizam-se com o povo francês, assim como com todos os povos agredidos por ações terroristas similares recentes, como em Ankara, Beirute e Bagdá

    Os ataques terroristas em Paris, na última 6ª feira, representam mais um golpe violento contra os valores fundamentais das sociedades livres e democráticas, um atentado que merece o repúdio e a não aceitação veemente de todo o mundo civilizado. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) solidarizam-se com o povo francês, assim como com todos os povos agredidos por ações terroristas similares recentes, como em Ankara, Beirute e Bagdá.
     
    Como cientistas, acreditamos veementemente que o obscurantismo e o ódio religiosos só poderão ser exterminados quando a humanidade comungar inteiramente com os ensinamentos da educação libertadora e do acesso universal aos benefícios do conhecimento científico. Acreditamos ainda que o pensamento científico livre, associado à solidariedade humana, é crucial para desafiar e derrotar os dogmas e o autoritarismo.
     
    Devemos ficar vigilantes, pois liberdades individuais e o direito de ir e vir, tão necessários à vida acadêmica em todo o mundo, podem também ser ameaçados com a luta que se trava contra o terrorismo global.
     
    Acima de tudo, nesse momento de dor e perdas em tantas partes do planeta, tão próximo de nós, como a tragédia ambiental de Mariana, e tão distante como os terremotos no Japão, reconhecemos que somente a solidariedade humana poderá construir a paz que a grande maioria da humanidade almeja. Solidariedade que é também o caminho para alcançar a resiliência tão necessária à reconstrução social e econômica das populações atingidas.
     
    SBPC e ABC


    Os atentados irrompem no tenso debate sobre refugiados

    El País

    15.11.2015

    . Depois dos ataques em Paris, países do Leste se desvinculam da acolhida pactuada da UE
    . Atentados em Paris deixam centenas de mortos e feridos

    Veja a matéria completa.

    'Vida no rio praticamente não existe mais', diz professor sobre Rio Doce

    Fantástico
    15.11.2015

    Reportagem de Cristina Serra mostra a devastação causada pelo rompimento de barragem em Mariana (MG). A vida das pessoas cujas casas foram tomadas pela lama e as terríveis consequências ambientais do desastre.

    Veja o vídeo.

    Fotos revelam rachadura em outra barragem em Mariana

    Fantástico
    15.11.2015

    Fissura em barragem preocupa autoridades. Repórter Sônia Bridi mostra como é feita a fiscalização das mais de 700 barragens no Brasil.

    Veja o vídeo.

    “Lama de Mariana pavimentou rios por onde passou. Dano é irreversível” - Marcus Vinícius Polignano

    El País

    15.11.2015

    . Responsável por monitorar impacto de mineração em Minas descreve prejuízos ambientais
    . Ele diz que não há como retirar rejeitos e alerta que chuvas podem piorar situação
    . Mariana, a dependência da mina que paga pouco à região que devastou

    Veja a matéria completa.

    Por que a reforma que afeta 300.000 alunos em SP virou caso de polícia?

    El País

    14.11.2015

    . Para especialistas, falta de planejamento do Governo estadual agravou a crise
    . Quando 100 policiais sitiaram uma escola ocupada em São Paulo

    Veja a matéria completa.

    domingo, 15 de novembro de 2015


    Filarmônica de Pasárgada - O SEU TIPO




    Letra



    Veja também:


    Como enfrentar a adversidade?

    Materia/El País

    14.11.2015

    . O que acontece em nosso cérebro quando sentimos medo de que algo ruim aconteça
    . Como é o cérebro do empreendedor

    Veja a matéria completa.

    Parte da matéria perdida do Big Bang é descoberta por cientistas

    Materia/El País

    12.11.2015

    . As estrelas representam apenas 8% da matéria visível criada com a origem do Cosmos
    . Leia mais notícias sobre o Universo

    Veja a matéria completa.

    Ambientalistas querem maior rigor em novo código de mineração

    El País
    Afonso Benites
    14.11.2015

    . Desastre em Mariana deve ser usado para cobrar mudanças em lei sob análise da Câmara
    . 17 dos 37 deputados de comissão receberam doações de mineradoras, diz Agência Pública
    . Mariana, a dependência da mina que paga pouco à região que devastou

    Veja a matéria completa.

    Mariana, a dependência da mina que paga pouco à região que devastou

    El País
    Heloísa Mendonça
    14.11.2015

    . Tragédia evidencia que retorno econômico da mineradora é pequeno diante dos danos
    . Samarco terá que pagar 250 milhões de reais por desastre em Mariana

    Veja a matéria completa.

    sexta-feira, 13 de novembro de 2015

    Bombeiros acham trinca em barragem que não se rompeu em Mariana

    Jornal Hoje
    Aline Aguiar / Ricardo Soares
    13.11.2015

    A Samarco negou, mas diz que está intervindo, por medida de segurança. Trinca de cerca de três metros foi encontrada com a ajuda de um drone.

    Veja a matéria completa.

    Un inmenso glaciar en Groenlandia se deshace a toda velocidad

    Público - Espanha
    EUROPA PRESS
    13.11.2015

    Veja a matéria completa.

    Pesquisadores do IEA-USP divulgam carta aberta endereçada à SBPC e à ABC

    JC-Notícias/SBPC
    12.11.2015

    O documento solicita a ampliação do diálogo sobre as abordagens científicas com relação à segurança dos transgênicos e a alternativas como a agroecologia, e de que maneira essas práticas influenciam as políticas agrícolas no País

    Pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), ligados à Associação Filosófica Scientiae Studia e ao Grupo de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia, do IEA/USP, divulgaram ontem, 11 de novembro, uma carta aberta endereçada à SBPC e à Academia Brasileira de Ciências (ABC) solicitando um diálogo mais amplo sobre as abordagens científicas com relação à segurança dos transgênicos e a alternativas como a agroecologia, e de que maneira essas práticas influenciam as políticas agrícolas no País.

    O documento ressalta a importância do papel das duas instituições na promoção de diálogos sobre temas complexos como os propostos e justifica que “a iniciativa situa-se no âmbito de suas atividades, enquanto responsáveis pela proteção e integridade da ciência e o fortalecimento da pesquisa no Brasil”.

    Leia a carta na íntegra aqui.

     (Jornal da Ciência)

    Senado aprova projeto que obriga bolsistas a colaborarem com escolas públicas

    JC-Notícias/SBPC
    12.11.2015

    Pelo texto, os bolsistas deverão prestar serviços de divulgação, formação e informação científicas e educacionais em estabelecimentos públicos de educação básica. A carga horária prevista é de, no mínimo, quatro horas semanais

    Veja a matéria completa.

    “Estuprador também é o branco que se veste bem e tem dinheiro”

    El País

    12.11.2015

    . Aluna da USP sofreu tentativa de estupro dentro da universidade e segue sendo ameaçada
    . Agressões sexuais envergonham a melhor universidade do Brasil
    . O estupro nosso de cada dia

    Veja a matéria completa.

    quinta-feira, 12 de novembro de 2015

    A barragem rompeu!!!
    A destruição de Bento Rodrigues



      Postado no Youtube: 06.11.2015




    Bento Rodrigues antes da lama


    Da lama ao caos: o País que não queremos

    Instituto Sociambiental (ISA)
    Maurício Guetta
    11.11.2015

    Tragédia ambiental em Mariana (MG) acontece justamente no momento em que governo e poder econômico pressionam pela flexibilização das regras do licenciamento ambiental, que pretendem evitar desastres como esse. Leia artigo de opinião de Maurício Guetta, advogado do ISA

    A tragédia do rompimento das barragens de rejeitos de mineração da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela australiana BHP Billiton, deixa exposta a ferida brasileira sobre os descaminhos políticos que vivemos, principalmente em relação a questões socioambientais.

    Mortes de um (ainda) sem número de pessoas, uma cidade inteira destruída, fauna e flora dizimadas, rios estéreis, desabastecimento público de água e outros tantos danos irreparáveis poderiam e deveriam ter sido evitados. A tônica sempre latente no Brasil é a da insuficiência de planejamento e de prevenção, além do desrespeito aos direitos dos vulneráveis, invisíveis aos olhos do Estado, refletindo o descaso do Poder Público e das empresas exploradoras de recursos naturais com a mais relevante orientação constitucional em relação ao Direito Socioambiental: sendo os danos socioambientais de impossível ou difícil reparação, geralmente com drásticas e duradouras consequências para a população e o equilíbrio ecológico, é preciso sempre adotar práticas de prevenção destinadas a antecipá-los e, com isso, evitá-los.

    Veja a matéria completa.




    Bento Rodrigues antes da lama


    Lama de barragem contamina rios e mata aves, peixes e plantas

    JC-Notícias/SBPC
    11.11.2015

    O impacto ambiental causado pelo rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ainda é incalculável. Mas, de acordo com especialistas, com os milhões de toneladas de lama despejados nos cursos d’água, haverá assoreamento e contaminação de rios, morte em grande escala de plantas, peixes, aves e mamíferos, sem descartar a possibilidade de dispersão de produtos químicos tóxicos.

    Leia na íntegra: O Estado de S. Paulo

    O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

    Leia também:
    Correio BraziliensePara Defesa Civil de Minas, Bento Rodrigues deve acabar
    O Tempo - Danos ambientais são irreversíveis, avalia ambientalista




    Bento Rodrigues antes da lama