sábado, 31 de outubro de 2015

País poderá viver drama climático em 2040

Instituto Socioambiental (ISA)
30.10.2015

Em 25 anos, Brasil conviverá com calor extremo, falta d’água e de energia, queda na produção agropecuária, doenças e prejuízo por ressacas, sugere maior estudo já feito sobre impactos do clima. Do Observatório do Clima

Daqui a apenas 25 anos, no tempo de vida da maior parte dos leitores deste texto, o Brasil poderá ter seu cotidiano e sua economia transformados – para pior – pela mudança do clima. Secas violentas impedirão o parque hidrelétrico de gerar energia para atender à população e tornarão fúteis investimentos bilionários em barragens na Amazônia. Culturas como a soja poderão ter redução de até 39% em sua área. A elevação do nível do mar deixará exposto a alto risco de destruição um patrimônio imobiliário de até R$ 124 bilhões apenas na cidade do Rio de Janeiro. Mais idosos morrerão por ondas de calor, especialmente no Norte e no Nordeste.

Veja a matéria completa.

O mundo come carne além de suas possibilidades

El País

29.10.2015

. Consumo não para de crescer e gera graves impactos ambientais
. “O público decidirá em quem confiar, na indústria ou em nós da OMS”

Veja a matéria completa.

Transplante fecal já é realidade e pode até substituir o antibiótico

UOL Notícias
Paula Moura
28.10.2015

Veja a matéria completa.

Entidades médicas alertam para sintomas do AVC

Jornal do Brasil
Agência Brasil
29.10.2015

Entidades médicas estão aproveitando o Dia Mundial de Combate ao AVC, lembrado hoje (29), para alertar a população sobre os sintomas que podem ser sinais de um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame. Quanto antes o problema for percebido, maiores as chances de recuperação sem sequelas.

Os principais sintomas de um AVC são a paralisia súbita de um lado do corpo, perda de sensibilidade, tontura e dificuldade de visão, fala e compreensão. Se acometido por um ou vários desses sintomas, o paciente deve ser submetido a um teste.

Veja a matéria completa.

Científicos descubren que el ADN 'basura' determina la evolución del cáncer

Público/Espanha
EFE
30.10.2015

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O asteroide ‘Abóbora gigante’ visitará a Terra neste sábado

El País

30.10.2015

. Asteroide quatro vezes maior que um campo de futebol foi detectado apenas 20 dias antes da sua aproximação máxima do planeta
. Maior foto da Via Láctea tem 46 bilhões de pixels

Veja a matéria completa.

Desempenho está acima da média de SP em 30 das 94 escolas fechadas

JC-Notícias/SBPC
29.10.2015

Do total de unidades que deixarão rede, 15 apresentam ciclo único, que é o que prevê a reorganização anunciada pela gestão Alckmin

Das 94 escolas da rede estadual paulista que serão fechadas no próximo ano, 30 tiveram em, ao menos um ciclo de ensino, desempenho superior à média do Estado no Idesp de 2014, principal indicador de qualidade da educação paulista. Além disso, 15 unidades que serão fechadas já têm só um dos três ciclos – fundamental 1, 2 ou médio –, que é o que prevê a reorganização adotada pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos. 

MEC discute currículo de licenciatura e estuda residência para docentes

JC-Notícias/SBPC
29.06.2015

Ideia é tornar programas das graduações mais próximos da realidade da sala de aula; processo deve avançar em 2016

Após lançar a proposta de base curricular comum para o ensino básico, o Ministério da Educação (MEC) já discute o documento que norteará os currículos de todos os cursos de licenciatura e de Pedagogia do País. Esse texto deve ir para consulta pública até o fim do ano que vem. A pasta também retoma a discussão sobre criar uma residência para os professores, nos moldes do que existe na área médica.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos. 

UFPE avalia qualidade de medicamentos fitoterápicos

JC-Notícias/SBPC
29.10.2015

Pesquisa visa dar credibilidade à produção de remédios artesanais produzidos por comunidades do Grande Recife

Associadas à bruxaria na Idade Média e vistas com desconfiança pela classe médica tradicional até pouco tempo atrás, as plantas medicinais começam a conquistar um lugar ao sol da ciência. Há pouco mais de um ano, o Laboratório de Biofísica-Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resolveu tirar “a prova dos nove” para ver se as ervas são tão eficazes quanto assegura a cultura popular e está fazendo uma extensa pesquisa de controle de qualidade dos fitoterápicos produzidos por comunidades do Grande Recife. A primeira etapa do projeto, financiado pela Sudene, será concluída em novembro.

Leia na íntegra: Jornal do Commercio de Pernambuco

E Deus desprezou a mulher: jornalista relata os bastidores do sínodo no Vaticano

UOL
Le Monde
Lucetta Scaraffia
29.10.2015

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tuberculose rivaliza com Aids em número de mortes, alerta OMS

G1
Reuters
29.10.2015

Segundo órgão, 1,1 milhão de pessoas morreram de tuberculose em 2014.
Documento reflete disparidades no financiamento do combate às doenças.

Veja a matéria completa.

Oftalmologista usa internet para revelar crise em hospital de SP

Jornal Nacional
28.10.2015

Reclamação é sobre o Hospital da Universidade Federal de São Paulo.
Médico denunciou falta de material para fazer cirurgias de retina

Um médico usou a internet, nesta quarta-feira (28), pra denunciar a crise do setor de oftalmologia do Hospital da Universidade Federal de São Paulo, que é considerado de referência. “Atenção, atenção: cancelaremos todas as cirurgias de retina na Unifesp por falta de material. O povo mais pobre e sem recursos vai ficar cego”, escreveu André Maia.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Câmara vai gastar R$ 400 milhões para construir novo prédio

Jornal Nacional
28.10.2015

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


“O público decidirá em quem confiar, na indústria ou em nós da OMS” - Kurt Straif

El País

28.10.2015

. Coordenador defende a força do estudo que relaciona a carne processada com o câncer
. "(São) os melhores cientistas da área, sem conflitos de interesses e laços com empresas”
. Bacon faz tão mal quanto fumar?

Veja a matéria completa.

Segurança de usinas nucleares é questionada em seminário no Senado

JC-Notícias/SBPC
28.10.2015

Engenheiro alemão afirmou que as estruturas de Angra 3 teriam de ser refeitas e a usina passar por uma reconstrução completa. Angra 2 também representa um risco de segurança

Veja a matéria completa.

Hallan el ‘código postal’ del cáncer que decide el destino de las metástasis

SINC
28.10.2015

Más de 50 científicos de siete países firman uno de los mayores avances en oncología desde hace más de un siglo. Han descubierto que los tumores primarios envían sondas mensajeras capaces de transformar el ambiente en los órganos metastásicos, de forma que se vuelva acogedor para las células cancerosas. Además, estos destacamentos del tumor llevan etiquetas moleculares que les permiten anidar en órganos específicos.

Veja a matéria completa.

El 67% de la población está infectada con el virus del herpes simple de tipo 1

SINC
28.10.2015

La Organización Mundial Salud ha anunciado hoy los primeros valores sobre la prevalencia del VHS-1 en el mundo. Los datos sostienen que más de 3.700 millones de personas menores de 50 años están afectadas por este microorganismo que, en la mayoría de los casos, provoca herpes labial. Este nuevo trabajo muestra que también es causante de herpes genital.

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Conheça a biblioteca digital especializada em temas ambientais

O ECO
27.10.2015

Uma biblioteca digital que imita uma física. É assim que funciona o Programa Ecoteca Digital, desenvolvido pelo Instituto Terra Brasilis: um lugar que reúne publicações de diversos autores em 14 temas ambientais. Aberta e gratuita, a primeira etapa de implementação da Ecoteca Digital reuniu principalmente títulos relacionados a unidades de conservação.

Veja a matéria completa.

Ciência no Brasil é insustentável, diz cientista que lançou crowdfunding

IDGNOW!
Carla Matsu
27.10.2015

Neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ, lança campanha para manter laboratório. Sucesso da iniciativa manda mensagem ao Governo, diz pesquisadora

Veja a matéria completa.

“É importante escutar os problemas dos professores”

JC-Notícias/SBPC
27.10.2015

Em entrevista, o filósofo espanhol Fernando Savater falou sobre a crise na gestão da Educação e a falta de atenção aos problemas dos professores

Espanhol, de origem basca, Fernando Savater é filósofo por formação, mas não se considera propriamente um pensador, e sim um professor de filosofia. É no Ensino, não apenas como profissão, mas como militância, que Savater vem desenvolvendo a maior parte de sua atividade intelectual desde 1970: é autor de oito dezenas de livros, alguns traduzidos para mais de 20 idiomas, muitos deles dedicados a provocar leitores jovens sobre questões cruciais da ética e da filosofia.

Veja o texto na íntegra: Todos pela Educação, com Zero Hora

Não existe uso seguro do amianto – Repúdio à portaria do MTE

JC-Notícias/SBPC
27.10.2015

Nota conjunta Abrasco/Cebes aponta retrocesso promovido pelo MTE na política de banimento do produto comprovadamente carcinogênico

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva, por meio dos Grupos Temáticos Saúde do Trabalhador (GTST/Abrasco) e Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco), e o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) tornam público seu REPÚDIO à Portaria Nº 1.287, de 30 de setembro de 2015, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que, ao instituir, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, a Comissão Especial para Debater o Uso do Amianto no Brasil, sob o prisma do uso seguro (grifo nosso), age de forma unilateral, desrespeitosa e irresponsável, desconsiderando todo um longo e árduo processo de lutas e de avanços rumo ao banimento do uso do amianto no Brasil.

Continua.

¿Por qué es difícil viajar en el tiempo?

El Mundo/ El Porqué de las Cosas
Antonio Ruiz de Elvira
25.10.2015

Veja a matéria completa.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Rios secam e alunos não conseguem chegar nas escolas no Amazonas

Jornal Nacional
26.10.2015

Falta de chuva baixou o nível dos rios da Amazônia. Barcos que deveriam buscar os alunos não conseguem mais navegar pelos rios.

No Norte do Brasil, a falta de chuva baixou o nível dos rios da Amazônia. E nesse pedaço enorme do país, isso significa problema grave para o transporte, com reflexos inclusive nas escolas.

A seca dos rios mudou a paisagem na Amazônia. Em Manaus, os bancos de areia se multiplicam no Rio Negro. E com a estiagem, os trechos ficam ainda maiores.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Cientistas dizem que calor vai tornar vida insuportável em região do planeta

Jornal Nacional
26.10.2015

Pesquisadores usaram a chamada temperatura de bulbo úmido. Base do estudo foi uma das regiões mais quentes do planeta: o Golfo Pérsico.

Um estudo que envolveu cientistas de duas universidades americanas concluiu que uma região do planeta pode se tornar inabitável até o fim deste século.

A gente sempre ouve dizer que o ser humano consegue se adaptar a quase tudo: ao frio extremo, por exemplo. Ao calor exagerado que tem feito quase no mundo todo. Mas não é bem assim. O nosso corpo tem um limite. E a gente pode estar já bem perto de chegar ou ultrapassar esse limite.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Europa aceita abrigar mais 100 mil refugiados que cruzam continente

Jornal Nacional
26.10.2015

Metade vai para abrigos na região dos Bálcãs e metade na Grécia, a principal porta de entrada de imigrantes e refugiados na Europa.

Líderes europeus concordaram em abrir cem mil vagas novas nos centros de acolhimento de refugiados na Grécia e nos países da região dos Balcãs.

A Europa dificilmente era assim no sonho dessas pessoas. O campo de refugiados, na Grécia, está mais para um pesadelo. Terra encharcada pela chuva, tenda rasgada pelo vento. Os poucos oficiais não dão conta de registrar todo mundo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Casa da Ciência da UFRJ promove ciclo de palestras “Luz para Poetas”

JC-Notícias/SBPC
26.10.2015

De 27 de outubro a 8 de dezembro, toda semana um palestrante traz um assunto para discutir com o público. O vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro, participa no dia 3 de novembro com a palestra “Entre ondas e corpúsculos: a trajetória da luz de Newton a Einstein e com Maxwell no meio…”. A entrada é gratuita

Para celebrar o Ano Internacional da Luz, a Casa da Ciência da UFRJ preparou uma programação especial sobre a importância da luz e suas tecnologias em nossas vidas. De 27 de outubro a 8 de dezembro, toda semana um palestrante traz um assunto para discutir com o público. O ciclo de palestras “Luz para poetas” destaca as principais teorias, criadas para compreender a natureza e as características da luz, assim como as pesquisas sobre a luz que têm revolucionado todas as áreas da ciência e produzido muitas inovações. Venha se inspirar e conhecer essa fascinante história!

Ciência para Poetas

Tendo por base essas reflexões, em maio de 1999 a Casa da Ciência inaugurou a série Ciência Para Poetas. O objetivo principal é levar a um público diverso, em linguagem não especializada, discussões sobre as mais diversas áreas do conhecimento de forma dinâmica e inovadora.

Nascida da vontade de unir o saber acadêmico ao cotidiano das pessoas, a série apresenta o saber e o fazer científico como heranças culturais da humanidade e destaca a relação entre cultura e ciência.

O formato consiste em ciclos temáticos de palestras que se concretizaram através de parcerias com unidades da UFRJ e outras instituições. Eles apostam em uma nova forma de falar de ciência e se utilizam de projeções, sons, experimentos e toques de arte e poesia, dentre outros recursos.

A série proporciona ainda uma ação interdisciplinar, uma vez que busca o encontro de profissionais de diferentes áreas com saberes não específicos de seus campos de estudo.

O evento se dirige a estudantes a partir do ensino médio, professores, profissionais liberais, cientistas e artistas, dentre outras pessoas com qualificações variadas, interessadas em ciência e arte.

Sobre a Casa da Ciência

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ é um centro de popularização da ciência que explora diversas áreas do conhecimento por meio de linguagens distintas: exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro. O grande desafio é motivar os visitantes a fazer suas próprias descobertas, a partir de atividades que provoquem a curiosidade e os convidem a questionar e a buscar respostas. O espaço é composto de salão de exposições, auditório, áreas administrativas, espaço para oficinas, cafeteria e jardins.

Programação:

27 de outubro
A ótica de Ibn Al Haytham, 1.000 anos de luz
(Roberto Martins – UFSCar)

3 de novembro
Entre ondas e corpúsculos: a trajetória da luz de Newton a Einstein e com Maxwell no meio…
(Ildeu de Castro Moreira – UFRJ)

10 de novembro
A teoria da relatividade geral: 100 anos depois
(Maurício Galvão – UFRJ)

17 de novembro
Bioluminescência
(Etelvino Bechara – USP)

24 de novembro
A radiação de fundo e a origem do Universo
(Carlos Alexandre Wuensche de Souza – INPE)

1 de dezembro
Fotossíntese e os corais
(Ricardo Chaloub – UFRJ)

3 de dezembro: Conferência Natalina – 5ª. feira
Luz e vida
(Moisés Nussenzveig – UFRJ)

8 de dezembro
Luz, fótons e lasers
(Luiz Davidovich – UFRJ)

Os encontros acontecem sempre às terças-feiras (com exceção do dia 3 de dezembro), às 18h30, com a duração aproximada de duas horas sendo uma hora de palestra e uma hora para discussão sobre o tema. As inscrições podem ser feitas aqui.

(Casa da Ciência)

¿Hay vida ahí fuera?

Ciência Kanija
10.09.2015

Artículo publicado el 31 de agosto de 2015 en la Universidad de Durham

Veja a matéria completa.

Tema da redação do Enem é comemorado por especialistas e professores

JC-Notícias/SBPC
26.10.2015

Candidatos escreveram sobre a persistência da violência contra a mulher

No país que amarga a sétima posição no ranking mundial de violência contra a mulher — 15 são mortas a cada dia no Brasil —, a escolha do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi comemorada por especialistas e professores. Cerca de 5,8 milhões de candidatos participaram dos dois dias de exame e completaram a maratona de provas escrevendo redações sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

(Correio Braziliense)

USP pode sofrer sanção se distribuir ‘pílula do câncer’

JC-Notícias/SBPC
26.10.2015

Diretor da Anvisa alerta que substância não passou por testes e não tem aval da agência, o que a torna ilegal; universidade não comenta

A Universidade de São Paulo (USP) corre o risco de sofrer sanções severas caso passe a fabricar as pílulas de fosfoetanolamina sintética para distribuição. O alerta é feito pelo diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. Segundo ele, a distribuição da substância pode ser considerada ilegal por não ter passado por testes clínicos, não ter aprovação da agência federal e não ser produzida em um laboratório de medicamentos.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos. 


Leia também:
Agência Senado – Fosfoetanolamina: liberação de droga contra o câncer será debatida por especialistas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

La OMS advierte que la carne procesada es cancerígena

Tendências 21
IARC/T21
26.10.2015

Cada 50 gramos consumidos diariamente aumentan en un 18% el riesgo de padecer cáncer colorrectal

La Agencia Internacional para la Investigación dei Cáncer (IARC) de la OMS ha evaluado la carcinogenicidad (propiedad de producir cáncer) del consumo de carne procesada, y ha llegado a la conclusión de que esta carne puede causar cáncer. En vista de la gran cantidad de personas que consumen carne procesada, el impacto global sobre la incidencia de cáncer es de importancia para la salud pública, afirman los expertos de la OMS. La carne roja también tendría efectos nocivos.

Veja a matéria completa.

El astrónomo y la bruja: cómo Kepler salvó a su madre de la hoguera

Ciência Kanija
23.10.2015

Artículo publicado por Ulinka Rublack el 22 de octubre de 2015 en la Universidad de Cambridge

Veja a matéria completa.

La mayoría de exotierras aún no han nacido

Tendências 21

23.10.2015

Un nuevo estudio basado en los datos proporcionados por el telescopio Hubble y el observatorio espacial Kepler afirma que la Tierra y sus análogos actuales son solo una pequeña proporción, apenas el 8%, de los mundos habitables que llegarán a existir en el universo. El resto irán surgiendo en el transcurso de los próximos 100 billones de años. Por Jorge Lázaro.

Veja a matéria completa.

sábado, 24 de outubro de 2015

Camille Paglia - Entrevista Roda Viva Internacional

TV Cultura
22.10.2015





Sobre Camille Paglia

Temporais causam dezenas de deslizamentos em Santa Catarina

Jornal Nacional
23.10.2015

Mais nove cidades estão em emergência por causa da chuva em Santa Catarina. Vale do Itajaí é a região mais atingida.

Veja a matéria completa.

O São Francisco tem data marcada para morrer: fim de novembro

O Expresso
22.10.2015

O Operador Nacional do Sistema (ONS) de energia no País deu o alerta: o reservatório de Sobradinho, que está com pouco mais de 5% da capacidade, deve entrar no volume morto no final de novembro. Isso significa que o rio vai cortar, interrompendo seu tênue fluxo d’água.

Veja a matéria completa.

1915. Y Einstein curvó la luz

El Mundo
Rafael Bachiller
23.10.2015

Veja a matéria completa.

Astrônomos observam a desintegração de uma Terra inteira

El País

23.10.2015

. O telescópio espacial Kepler descobre um sistema solar se destruindo a 570 anos-luz
. Maior foto da Via Láctea tem 46 bilhões de pixels

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Este blog está em luto.
Faleceu Severino Assis da Graça Macoris.



Assis e eu fomos contemporâneos na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), na década de 1970, numa época em que, apesar do medo, sonhar era possível.
Descanse em paz, meu querido,

Adelidia Chiarelli

Rio de Janeiro enfrenta seus fantasmas sobre a qualidade da água

El País

22.10.2015

. OMS cobra mais testes na Baía de Guanabara e crise hídrica reduz abastecimento
. Mais notícias sobre a Crise Hídrica no Brasil

Veja a matéria completa.

Estado do Rio de Janeiro vive pior crise hídrica da sua história

Jornal Nacional
22.10.2015

O governo do Rio de Janeiro lançou nesta quinta-feira (22) um pacto para tentar diminuir os riscos da falta d´água. O estado nunca teve uma crise tão grave no setor.

O reservatório do Paraibuna, no interior de São Paulo, tem hoje 1,09% do volume útil. A estrutura, de 19 metros de altura, ficava totalmente submersa. É o maior reservatório da bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece dez milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro. O nível dos quatro reservatórios desse sistema está em apenas 5,73%.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O mundo que nos formou está obsoleto? - Leandro Karnal



Texto do youtube:

Publicado em 20 de agosto de 2015
Trecho da palestra de Leandro Karnal no 3° Congresso sobre Gestão de Pessoas do Setor Público Paulista. (texto completo)


 
 
Sobre Leandro Karnal  


Granizo danifica 400 casas em Encantado, no Rio Grande do Sul

Jornal Nacional
21.10.2015

Chuva voltou a provocar estragos na Região Sul. Em Santa Catarina, um vendaval atingiu 11 municípios.

Veja o vídeo.

Volks admite que fraude atinge Brasil e fará recall

Estadão
21.10.2015

Veja a matéria completa.

Perguntas e respostas sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte

El País
21.10.2015

. A empresa Norte Energia, responsável pela usina, responde às perguntas sobre as polêmicas ambientais e sociais da empresa
. DOWNLOAD Parecer Técnico do IBAMA sobre a demolição da casa da Sra. Raimunda

Depois da publicação da reportagem Vítimas de uma guerra amazônica, a empresa Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, respondeu por email a perguntas enviadas por Eliane Brum, autora do texto, publicado no dia 22 de setembro. O EL PAÍS Brasil publica as perguntas e respostas quase na íntegra por tratar-se de um assunto complexo, com notas da redação para explicar alguns pontos levantados pela empresa.

Veja a matéria completa.

Pesquisa quis saber como população vê a ciência no Brasil

JC-Notícias/SBPC
21.10.2015

O vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, apresentou a pesquisa “Percepção pública da C&T no Brasil” durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, realizada na última segunda-feira (19), na Fundação Oswaldo Cruz

Veja a matéria completa.

Maior foto da Via Láctea tem 46 bilhões de pixels

El País
21.10.2015

. Imagem foi construída com fotografias tiradas ao longo de cinco anos
. O buraco negro mais brilhante ressuscita 26 anos depois

Veja a matéria completa.

Japón reconoce el primer caso de cáncer de un empleado de Fukushima

Público - Espanha
EFE
20.10.2015

Veja a matéria completa.


Veja também:

Honda planea vender coches con piloto automático para 2020

Público - Espanha
EFE
21.10.2015

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Bem-vindo a 2015, McFly
De Volta Para o Futuro

El País
Gregorio Belinchón
21.10.2015

. O protagonista de ‘De Volta para o Futuro 2’ viajou de 1985 até 21 de outubro de 2015
. O tedioso presente que ‘De Volta para o Futuro 2’ não previu
. ‘De volta para o futuro’ já é presente

Veja a matéria completa.

Brasileiro desconhece importância da polinização na produção rural

Agência Brasil
Stênio Ribeiro
17.10.2015

Pesquisas do projeto Polinizadores do Brasil constataram, nos últimos cinco anos, que abelhas, insetos e aves são fundamentais para o aumento da produtividade em lavouras, pomares e matas. Em alguns casos de polinização com abelhas, principalmente, a produtividade pode aumentar em até 70%, de acordo com o projeto coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Ministério do Meio Ambiente.
Apesar dessa contribuição, técnicos do Funbio revelaram que 78% da população brasileira desconhece a importância da polinização para produção de alimentos. Citaram, inclusive, números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), segundo os quais 70% das culturas agrícolas dependem dos polinizadores. As abelhas são essenciais para garantir a alta produtividade e qualidade dos frutos e de diversas culturas.

Levantamento da Universidade de São Paulo (USP) vai além e informa que cerca de 75% da alimentação humana dependem de plantas polinizadas. Esse serviço, feito gratuitamente por abelhas, aves e insetos, é estimado em US$ 12 bilhões anuais nas principais culturas brasileiras. Conforme a Funbio, a maioria dos brasileiros desconhece até o que seja polinização.

Veja a matéria completa.  

Comissão discute contaminação por urânio de poços na Bahia

JC-Notícias/SBPC
20.10.2015

Por medida de segurança, o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia determinaram o bloqueio dos poços da região

Veja a matéria completa.

Cristal sugere que vida na Terra surgiu há 4,1 bilhões de anos

JC-Notícias/SBPC
20.10.2015

Zircão é evidência de origem 300 milhões de anos antes do que se pensava

Um cristal de zircão descoberto na Austrália Ocidental pode ser a evidência de que a vida na Terra surgiu há 4,1 bilhões de anos — cerca de 300 milhões anos antes do que se pensava, de acordo com uma equipe de pesquisadores das universidades de Stanford e da Califórnia em Los Angeles.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O humano do futuro dá medo

Materia/El País

18.10.2015

Nada de ciborgues nem réplicas de 'Blade Runner'. O que está por vir é mais inquietante

Veja a matéria completa.

Ney Matogrosso: “O Brasil está mais careta hoje do que era”

El País

14.10.2015

Veja a matéria completa.

Cozinha camarada
Entrevista. Carlos Alberto Dória

Aliás/Estadão
Vitor Hugo Brandalise
17.10.2010

"Alienantes, sem interesse cultural e valorizam o pior do capitalismo", Carlos Alberto Dória sobre os programas de competição culinária 

Aqui!


A blasfêmia do Porsche de Jesus.com

El País

17.10.2015

Veja a matéria completa.

Construção de aterro por empresa suspeita revolta moradores de SP

El País

18.10.2015

Veja a matéria completa.

Un escándalo por acoso sexual apaga la estrella del más famoso 'cazador

Público - Espanha
Malen Ruiz de Elvira
18.10.2015

Veja a matéria completa.

domingo, 18 de outubro de 2015

O medo à liberdade e a alma humana – dos ditadores à autoajuda
Leandro Karnal

cpflcultura
Café Filosófico




Sobre Leandro Karnal

Estudo abre caminho para novos tratamentos contra esquizofrenia

Agência FAPESP
16.10.2015

Karina Toledo | Agência FAPESP – Um conjunto de estudos feitos no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) indica que disfunções nos oligodendrócitos – um tipo de célula cerebral importante para a atividade dos neurônios – podem ter papel central no desenvolvimento da esquizofrenia.

Veja a matéria completa.

Frio agrava crise migratória

El País

17.10.2015

. Mais de 40.000 refugiados na Alemanha recebem o inverno em tendas de campanha
. União Europeia pede para Turquia conter a onda de refugiados

Veja a matéria completa.

Justiça libera suposta droga contra o câncer sem testes em humanos

JC-Notícias/SBPC
15.10.2015

Pacientes correm atrás de ‘medicamento’ da USP após recuo do TJ e criam filas na universidade

Após a Justiça recuar e liberar a entrega de uma substância que supostamente trata vários tipos de câncer, o Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos virou destino de uma “romaria”.

Veja o texto na íntegra: Folha de S.Paulo

O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

¿Qué zonas del Universo son habitables?

BBC-Mundo

21.08.2015

Veja a matéria completa

El enigma de la estrella vigilada por el telescopio Kepler que se comporta como ninguna otra

ecuavisa
BBC-Mundo
16.10.2015

Veja a matéria completa

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Viva o Projeto Colorir!!!!!
Vivaaaaaaaaa!!!!!


Projeto Colorir
Coordenação:  Dra. Lucia Maria Paleari (lpaleari@ibb.unesp.br)


- (Do site do Projeto) No dia primeiro de maio de 2015, integrantes do Projeto de Extensão Universitária Colorir (alunos, professores, monitores e outros colaboradores) reuniram-se no câmpus da Unesp, Instituto de Biociências de Botucatu. Foram horas de um profundo resgate das inúmeras e marcantes experiências e vivências que deram sentido às nossas vidas. Experiências e vivências que possibilitaram aos adolescentes desenvolver conhecimentos, percepções e postura ética, que fizeram deles adultos independentes, com trajetórias pessoais diversas e respeitáveis.

Cenas do encontro de 2015




 - Em 2012 houve um outro encontro, em comemoração aos 10 anos do projeto. Um vídeo (abaixo) foi preparado, onde podemos ver algumas das diversas atividades realizadas. Nele,  os jovens adultos de 2015  são algumas das crianças que o vídeo nos mostra.

 É emocionante!




Parabéns, Lucia Maria! Parabéns!!!

Se o Brasil quer se tornar uma pátria educadora de verdade, de verdade mesmo!!!!, projetos como o Colorir é o caminho. Repetindo: Se o Brasil quer se tornar uma pátria educadora de verdade, de verdade mesmo!!!!, projetos como o Colorir é o caminho.

Viva o Projeto Colorir!!!!! \o/
Vivaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!! \o/

Adelidia Chiarelli

Águas secretas

JC-Notícias/SBPC
15.10.2015

Estadão publica artigo de Eugênio Bucci que repercute o decreto que proíbe informações sobre a Sabesp

Numa era em que a Nasa descobre água até no planeta Marte, o cidadão paulista não consegue saber onde foi parar a água da Sabesp. Está proibido de saber. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo decretou sigilo de 15 anos da rede de água e esgoto, incluindo informações de projetos e localização de equipamentos, instalações e sistemas, conforme noticiou ontem este jornal, na página A13. Segundo a empresa, a divulgação poderia “implicar em possíveis usos inadequados, manipulação e danos nos sistemas de abastecimento de água ou esgotamento sanitário”.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S.Paulo

Reducen la fe en Dios y ciertos prejuicios aplicando energía magnética al cerebro

Tendencias 21
Universidad de York/T21
15.10.2015

Un estudio británico-estadounidense ha comprobado que, apagando con energía magnética una zona del cerebro que se activa para resolver problemas concretos, como trepar un árbol, también se disminuye la tendencia a creer en Dios, y a rechazar a los inmigrantes. De esto deducen los científicos que las creencias religiosas o la ideología sobre inmigración son en realidad formas de 'resolver' problemas, en un caso la muerte y en otro el sentimiento de amenaza.

Veja a matéria completa.

Un compuesto del brócoli y las coles ayuda a tratar una leucemia crónica

SINC
13.10.2015

Investigadores del Consejo Superior de Investigaciones Científicas y dos hospitales madrileños han comprobado que el indol-3-carbinol, una molécula presente en el brócoli, las coles y la coliflor, potencia el efecto de algunos fármacos usados para combatir la leucemia linfática crónica. Su efecto positivo se manifiesta incluso en pacientes que no responden a los tratamentos.

Veja a matéria completa.

Mentalidad machista y baja autoestima en la adolescencia potencian la violencia de género

SINC
16.10.2015

Un estudio en el que han participado más de 4.000 adolescentes revela que el 24% presenta riesgo de ejercer abuso de género, daño que alguno ya ha ejercido en forma de control y otros abusos. Estos chicos, con niveles de autoestima más bajos que el resto, se identifican con un modelo sexista de dominio y sumisión característico de la violencia de género.

Veja a matéria completa.

En las sociedades preindustriales no se dormía más que ahora

SINC
15.10.2015

La electricidad, las tecnologías y la luz artificial son algunos de los motivos por los que se ha extendido la idea de que en la época contemporánea dormimos menos que en la preindustrial. Sin embargo, un nuevo estudio desmiente esta creencia: las sociedades premodernas tenían unos horarios de sueño similares a los nuestros.

Veja a matéria completa.

Volkswagen fará recall de 8,5 milhões de carros em toda a Europa

El País

15.10.2015

. Empresa alemã entrará em contato com os afetados pela fraude a partir de janeiro de 2016
. Volkswagen tem seu novo controle de emissões sob suspeita nos EUA

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Miami está condenada pelas mudanças climáticas, diz estudo

JC-Notícias/SBPC
14.10.2015

Nova Orleans e outras cidades americanas também serão inundadas, mas não se sabe quando

A cidade de Miami, na Flórida, bastante procurada por turistas, sobretudo brasileiros, está com os dias contados. É isso o que aponta o mais recente estudo sobre os impactos das mudanças climáticas na costa americana. Mesmo no cenário mais otimista, desconsiderando o degelo do manto de gelo da Antártida Ocidental, ao menos 25% da área habitada atual será alagada. Hollywood, Cambridge, Nova Orleans e outras dez cidades também estão na lista que considera apenas municípios com população maior que cem mil.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

Caos climático ameaça cadeia alimentar marinha, diz estudo

JC-Notícias/SBPC
14.10.2015


Análise de mais 630 pesquisas científicas estima queda drástica de biodiversidade

Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, publicado na revista “Proceedings”, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mostra que as emissões de gases do efeito estufa estão destruindo as cadeias alimentares marinhas. Pesca predatória e poluição nos oceanos também são responsáveis pelo dano. De acordo com a pesquisa, ecossistemas importantes podem ser extremamente prejudicados até 2050.

Veja o texto na íntegra:  O Globo Online

Más cerca de conseguir una fuente inagotable de células para trasplantes

Público - Espanha
14.10.2015

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cientista cogita vida fora da Terra no Sistema Solar

JC-Notícias/SBPC
13.10.2015

Carly Howett, do Southwest Research Institute, no Colorado, trabalha desde 2012 na missão New Horizons

Na semana passada, a Nasa anunciou a detecção de água congelada em Plutão. Qual a importância dessa descoberta?

Nós já esperávamos por isso. Pelas análises em solo, era provável que a baixa densidade de Plutão fosse causada pela presença de água congelada, mas, até chegar lá e ver, eram só especulações. Agora, nós confirmamos. Com essa informação, sabemos melhor como essa substância está distribuída pelo Sistema Solar. A água, sobretudo a água líquida, é muito importante sob a perspectiva da Astrobiologia para pensar sobre como a vida pode estar distribuída no Sistema Solar, se ela existir além da Terra. Essa visão geral nos mostra que até mesmo em Plutão existe água, apesar de em forma de gelo, e nos diz que, sim, talvez haja vida até nos confins do Sistema Solar.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

Instituições de CT&I se manifestam contra extinção da FAPEAP

JC-Notícias/SBPC
13.10.2015

Confap, SBPC,ABC e Consecti assinam o documento contra fechamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá

A SBPC, juntamente com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Nacional de Secretários para  Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) assinaram um manifesto repudiando a possibilidade de extinção da FAPEAP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá). “A FAPEAP tem um relevante serviço prestado à comunidade acadêmica e científica do estado (…). Portanto, trata-se de uma Fundação estratégica na atração e fixação de professores e pesquisadores na região”, diz o manifesto.

Outro assunto tratado no manifesto é a manutenção do funcionamento e da política de investimentos no Sistema de CTI brasileiro, que deve ser visto como estratégico ao desenvolvimento socioeconômico. “Cortes em áreas estruturantes como educação, ciência e tecnologia comprometem, sobremaneira, os grandes avanços que alcançamos até aqui e sobretudo o nosso futuro”, ressalta o manifesto.

O documento pode ser lido na íntegra neste link

(SBPC)

TCU aponta irregularidades em obra de Miguel Nicolelis

JC-Notícias/SBPC
13.10.2015

Governo federal já investiu R$ 57 milhões em projeto orçado em R$ 250 milhões

Parecer do corpo técnico do órgão aponta falta de definição clara do projeto e falta de controle sobre os recursos repassados
Um relatório preliminar do TCU (Tribunal de Contas da União) aponta irregularidades no Campus do Cérebro, projeto idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, um dos mais famosos cientistas do Brasil.

Veja o texto na íntegra: Folha de S. Paulo
 
O Grupo Folha não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante.

Leia também: 
Folha de S.Paulo – Projeto inclui ciência e educação, afirma entidade

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A “safada” que “abandonou” seu bebê - Eliane Brum

El País
Eliane Brum
12.10.2015

Nos últimos dias, o Brasil elegeu uma nova vilã para lançar na fogueira do moralismo. Sandra Maria dos Santos Queiroz, 37 anos, é uma nordestina de Vitória da Conquista, na Bahia, que migrou para São Paulo para trabalhar como empregada doméstica. No domingo, 4 de outubro, Sandra pariu sozinha, escondida no banheiro anexo ao quarto de empregada, a sua terceira criança. O primeiro, um garoto de 17 anos, é criado por parentes na Bahia. A segunda, uma menina de três anos, vive com ela na casa dos patrões, no bairro nobre de Higienópolis. Sandra escondeu a gravidez por nove meses e passou por todas as dores do parto, que tanto atemorizam as mulheres, sem fazer alarde. Cortou ela mesma o cordão umbilical. Amamentou a criança, embrulhou-a, colocou-a não em qualquer sacola, mas numa bem chique – “Au Pied de Cochon”, nome de um restaurante tradicional de Paris –, o que diz muito. Deixou-a embaixo de uma árvore, diante de um prédio. Escondeu-se e ficou esperando até ter certeza de que o bebê seria encontrado.

Veja a matéria completa.

Latinos viciados no Facebook

El País

10.10.2015

. Há mais usuários de redes sociais na América Latina que em qualquer lugar do mundo
. Novos botões para rir, chorar ou ficar bravo chegam ao Facebook nesta sexta

Veja a matéria completa.

domingo, 11 de outubro de 2015

Caos e Trauma no Mundo Contemporâneo - Joel Birman

cpfl- Café Filósófico
Versão TV Cultura




Sobre Joel Birman

Tetrapléjicos mueven los brazos gracias a una cirugía que reconecta nervios

Tendencias 21
WUSTL/T21
09.10.2015

Científicos de la Universidad de Washington en St. Louis (EE.UU.) conectan nervios sanos con nervios lesionados en pacientes tetrapléjicos para que recuperen el movimiento en brazos y manos. Se denomina 'cirugía de transferencia de nervios', y requiere de entre 6 y 18 meses que el cerebro se adapte a los cambios.

Veja a matéria completa.

sábado, 10 de outubro de 2015

Vacina contra dengue de empresa francesa obtém liberação comercial

JC-Notícias
09.10.2015

CTNBio aprovou pela primeira vez um produto recombinante para humanos

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira (8), na 186ª Reunião Plenária, sua primeira liberação comercial de uma vacina recombinante para humanos, a Dengvaxia, desenvolvida pela companhia farmacêutica francesa Sanofi, para combater a dengue.

“Quando tratamos de vacina para humanos, chegamos a um nível de urgência, importância e complexidade nas decisões até então inédito para nós”, destacou o presidente da CTNBio, Edivaldo Velini, ao recordar a definição de um processo semelhante do Instituto Butantan, na 184ª Reunião Ordinária, em agosto. “Todas as nossas decisões são relevantes, mas acredito que passamos a outro patamar com essas aprovações de vacinas para humanos.”

Os dois pedidos foram protocolados em junho deste ano e tramitaram em regime de urgência. “O número de casos de dengue no Brasil aumentou em 70% do ano passado para cá. Nós tivemos de janeiro a agosto deste ano 693 mortes e 1,4 milhão de pessoas infectadas”, apontou Velini, a partir de dados do Ministério da Saúde. “É uma situação de absoluta emergência para produzir tecnologias. Acho que a resposta que a CTNBio deu ao analisar esses processos com rapidez e cuidado atende ao que a sociedade esperava.”

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Nasa encontra água congelada e céu azul em Plutão

BBC-Brasil
08.10.2015


NASA JPLJHU SwIR
 
 
'Quem poderia esperar que haveria um céu azul no Cinturão de Kuiper?
Isso é maravilhoso', disse pesquisador da Nasa, Alan Stern.

Veja a matéria completa.

 

‘Não podemos brincar de Deus com as alterações no genoma humano’, alerta ONU

JC-Notícias/SBPC
08.10.2015

A modificação do código genético permite tratar doenças como o câncer, mas pode gerar mudanças hereditárias. UNESCO pede uma regulamentação clara sobre os procedimentos científicos e informação à população

“Terapia genética poderia ser o divisor de águas na história da medicina e a alteração no genoma é sem dúvida um dos maiores empreendimentos da ciência em nome da humanidade”, afirmou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre um relatório publicado pelo Comitê Internacional de Bioética (IBC) nesta segunda-feira (5).

O IBC acrescentou, no entanto, que intervenções no genoma humano deveriam ser autorizadas somente em casos preventivos, diagnósticos ou terapêuticos que não gerem alterações para os descendentes. O relatório destaca também a importância da regulamentação e informação clara aos consumidores.

Leia na íntegra: ONU

Parceria prevê ações contra resistência a medicamentos

JC-Notícias/SBPC
08.10.2015

O presidente da comissão Antimicrobial Resistence, Jim O’Neill, e a conselheira chefe do Governo Britânico para assuntos de saúde, Sally Davies, reuniram-se com gestores e pesquisadores da Fiocruz para apresentar estudos sobre resistência antimicrobiana

O presidente da comissão Antimicrobial Resistence (AMR), Jim O’Neill, e a conselheira chefe do Governo Britânico para assuntos de saúde, Sally Davies, reuniram-se com gestores e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz no dia 5 de outubro para apresentar estudos que alertam para os problemas relacionados à resistência antimicrobiana. O objetivo da visita ao Brasil é alertar autoridades, empresas farmacêuticas e produtores do setor agrícola-pecuário sobre os riscos associados ao aparecimento, à propagação e à contenção da resistência aos medicamentos, além de conhecer o que é feito no País em termos de pesquisa e de políticas públicas para enfrentar o problema.

Veja o texto na íntegra: Agência Fiocruz

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência escreve carta à presidente Dilma, ao MEC e ao MCTI em defesa da política de popularização da ciência

JC-Notícias/SBPC
08.10.2015

Manifesto da ABCMC alerta sobre impactos negativos da proposta de transferir políticas de educação e popularização da ciência para o Sistema S – o grupo das entidades de qualificação dos profissionais da indústria e do comércio

Carta aberta à Presidente da República e aos Ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, em defesa da permanência da política de popularização da ciência no âmbito do MEC e do MCTI:

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) vem manifestar sua preocupação quanto às informações divulgadas sobre articulações em andamento entre o governo federal e o Sistema S no sentido de que diversas atribuições educacionais do MEC e do MCTI, como as ações de popularização da ciência e da tecnologia, apoio a feiras de ciências e museus, Institutos Federais, inclusão digital e tecnologias sociais sejam assumidas por esse Sistema, como forma de garantir a não redução dos seus recursos, sugerida pelo Ministério da Fazenda.

Como se trata de uma proposta ainda em discussão no centro de decisão do governo, consideramos que ainda é tempo de refletir melhor sobre os possíveis impactos negativos dessas mudanças.

O que está em jogo é a transferência de responsabilidade de parte importante das políticas de educação e popularização da ciência dos setores em que elas foram geradas e conduzidas com grande êxito até o momento para o Sistema S, fatiando e enfraquecendo áreas arduamente construídas a partir de 2003, como a Secretaria de Inclusão Social e o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia.

As consequências dessas mudanças poderão ser a subestimação da popularização da ciência no novo contexto e a descontinuidade das políticas públicas de Estado que vinham se desenvolvendo e ganhando força no MEC e no MCTI no sentido do fortalecimento da área de popularização da ciência em todos os níveis. Entendemos que os riscos de efeitos negativos dessa ruptura, numa trajetória que vem dando respostas efetivas nesse campo, não podem ser desconsiderados. Acreditamos que o distanciamento de parcelas importantes da popularização da ciência das áreas de pesquisas e atividades de extensão às quais estão intimamente ligadas, hoje mediadas pelos órgãos do MEC e do MCTI, poderá proporcionar perdas irreparáveis para o processo de desenvolvimento desse campo no Brasil. Tememos mesmo que esse significativo esvaziamento promova a gradativa extinção do que restar da estrutura de formulação e fomento no âmbito do MEC e MCTI, áreas que atuando de forma harmônica mudaram a qualidade das políticas públicas dirigidas ao ensino de ciências e à popularização da ciência no Brasil.

Assim, a ABCMC se posiciona veementemente contra esse verdadeiro desmantelamento dessas áreas já consolidadas e defende a integralidade dos órgãos e políticas ora ameaçados.

Atenciosamente,

José Ribamar Ferreira
Presidente ABCMC

Baixe a carta em PDF AQUI

Nobel de Química para los tres ‘reparadores’ del ADN

SINC
07.10.2015

La Real Academia Sueca de Ciencias ha concedido el premio Nobel de Química a Tomas Lindahl, Paul Modrich y Aziz Sancar. Gracias a estos tres pioneros, hoy conocemos las herramientas que utilizan las células para corregir defectos en el ADN. Su trabajo es fundamental en el tratamiento del câncer.

Veja a matéria completa.

Nobel de Física para a explicação sobre neutrinos, a partícula fantasma

El País

07.10.2015

. Takaaki Kajita e Arthur McDonald recebem Nobel de Física pela descoberta da oscilação dessas partículas
. Os neutrinos captados na Antártida abrem uma nova janela ao universo

Veja a matéria completa.

Las células de los elefantes saben cómo protegerse contra el cáncer

SINC
08.10.2015

El misterio de por qué los elefantes no desarrollan apenas cáncer, teniendo 100 veces más células que los humanos, parece tener respuesta. Un equipo científico de EE UU ha descubierto que estos animales tienen 38 copias modificadas adicionales (alelos) del gen que codifica la proteína p53 –que funciona como un inhibidor de tumores– en comparación con las personas, que solo cuentan con dos.

Veja a matéria completa.

Curiosity ofrece más evidencias de antiguos lagos en Marte

SINC
08.10.2015

Un sistema fluvial con deltas y lagos cubrió hace millones de años el cráter Gale, en Marte. Así lo sugieren las imágenes de rocas y sedimentos captadas por el rover Curiosity, que recorre ahora esta región marciana por donde una vez discurrió el agua.

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

“Este Nobel es el empuje definitivo a la investigación de las enfermedades olvidadas” - Ana Rosa Linde

SINC
Verónica Fuentes
07.10.2015

Ana Rosa Linde colabora con el laureado en Medicina 2015 Satoshi Omura

El 5 de octubre se anunciaron los ganadores del Premio Nobel de Medicina. Uno de los tres galardonados fue Satoshi Omura por su descubrimiento de la ivermectina, un antiparasitario que ha conseguido salvar millones de vidas en países empobrecidos. La española Ana Rosa Linde (Asturias, 1963), que trabaja con el investigador japonés y que ostenta el cargo de presidenta fundadora de la Asociación de Científicos Españoles en el país nipón, nos cuenta su experiencia y nos acerca la figura del laureado.

Veja a matéria completa.

Comissão de Educação rejeita projeto que cria profissão de cientista

JC-Notícias/SBPC
07.10.2015

Relatora apresentou parecer contrário ao projeto de lei, acatando posicionamento da comunidade científica

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal rejeitou o projeto de lei (PLS 212/2015) que disciplina a profissão de cientista. Na prática, foi aprovado o parecer contrário a essa proposta, apresentado pela relatora Maria do Carmo Alves, após avaliar o posicionamento da comunidade científica.

A matéria ainda será analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) antes de ir ao Plenário da Casa. Conforme técnicos do Senado, a CAS poderá decidir se caberá ou não apresentar recurso ao Plenário, seja a favor ou contra o projeto de lei em discussão.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) encaminharam carta à relatora do PL 212/2015 alertando sobre os equívocos que existem na proposta, de autoria do senador Acir Gurgacz.

“Apesar da intenção da proposição ser meritória, a aprovação desse projeto de lei irá impactar negativamente a ciência, tecnologia e inovação. Mesmo com o esforço de Vossa Excelência em aperfeiçoar o projeto original, por meio de emenda, o problema de fundo não foi alterado. Na verdade, não tem como ser alterado, pois é um equívoco querer criar uma profissão de cientista. Em nenhum país do mundo existe a profissão de cientista, porque praticar a ciência não é prerrogativa exclusiva de um segmento profissional”, destaca a carta da SBPC e ABC, assinada pelos seus respectivos presidentes, Helena Nader e Jacob Palis.

(Viviane Monteiro – Jornal da Ciência)

Mais informações sobre o assunto: Regulamentação da profissão de cientista em debate

Portal Nossa Ciência está no ar

JC-Notícias/SBPC
07.10.2015


Nordeste ganha novo canal de divulgação de ciência e tecnologia

Divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa da região nordeste do Brasil. Essa foi a ideia que motivou a criação e lançamento do portal Nossa Ciência (www.nossaciencia.com.br), que acaba de entrar no ar.

O conteúdo está organizado em 8 editorias – Política de C&T, Meio Ambiente, Inovação, Giro pelos Estados, Problemas e Soluções, Fazendo a Diferença, Física e outras coisas, Opinião. Além das matérias distribuídas nessas seções, o novo portal conta com as publicações de perfis de cientistas, entrevistas e agenda de eventos.

Na estreia do espaço os destaques são a entrevista com o ex-ministro Sergio Rezende; os resultados da pesquisa sobre leishmaniose realizada pela Fiocruz de Pernambuco e uma análise sobre o papel das comissões estaduais de C&T.

À frente do portal estão as jornalistas Mônica Costa, desde 2007 na Assessoria de Imprensa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e organizadora do livro “Ciência e Imprensa: convergências possíveis” de 2010; e Edna Ferreira, que já atuou no Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no programa de TV Globo Ciência e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).

Para as jornalistas, o portal quer atender o brasileiro que ainda é muito carente de informações sobre os fatos científicos do País, mas está cada vez mais conectado. “Divulgar é ajudar a educar, não só sobre ciência. Entendemos como fundamental que os meios de comunicação colaborem para a apropriação social do conhecimento científico ao cotidiano da sociedade brasileira com uma linguagem acessível e de fácil compreensão”, revelam as editoras.

Confira as novidades do portal em www.nossaciencia.com.br.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O Brasil está à beira de um apagão científico

JC-Notícias/SBPC
06.10.2015

A crise econômica chegou à ciência, e cortes no orçamento já afetam pesquisa e inovação em institutos e universidades

O laboratório da professora Helena Nader, bióloga e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fica no oitavo andar de um dos prédios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Para chegar lá, como de costume em prédios desse porte, basta pegar o elevador. Porém há um detalhe: há semanas o elevador não funciona direito. Pergunto a Helena se isso já é uma evidência de que a crise econômica chegou à ciência. “O governo cortou o custeio de todo mundo. No nosso caso, isso significa contratar uma firma que não conserta o elevador. Então, nós subimos oito andares de elevador, mas descemos de escada todos os dias.” O caso poderia ser apenas uma anedota no mundo das universidades, mas não. No atual cenário de crise econômica, é o exemplo perfeito sobre o que pode acontecer com a ciência no Brasil. A queda na arrecadação e os cortes no orçamento já afetam pesquisa e desenvolvimento, e ameaçam provocar um verdadeiro apagão científico no País.

Veja o texto na íntegra: Revista Época

Más de 17.000 bombas atómicas siguen amenazando al mundo 70 años tras Hiroshima y Nagasaki

Público
Carlos Del Castillo
06.10.2015

Veja a matéria completa.

Por que sou mais esperto do que você mesmo sendo ruim com os números

El País

04.10.2015

. QI não serve mais como uma ferramenta única para avaliar a inteligência
. Capacidade de adaptação e criatividade ganham espaço
. Ser alguém de trato fácil abre portas

Veja a matéria completa.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Faixa exclusiva de pedestres provoca debate de eficiência e segurança

Jornal Nacional
05.10.2015

No bairro da Liberdade, em São Paulo, faixa verde no asfalto tem 780 metros.
Prefeitura faz teste para ver se aumenta a segurança dos pedestres.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Comentário básico:
Ki perigo!!!!!!
Socoooooooooooorrroooooooooooooooo!!!!
Adelidia Chiarelli

Aperto financeiro força consumidores a devolver casa e carro financiados

El País

05.10.2015

. Sobe 19% casos de retomada de veículos, já desistência de imóveis na planta salta 30%
. Luta anticâncer à espera de verba

Veja a matéria completa.

Droga anticâncer à espera de verba

El País

27.09.2015

. Guilherme Santos, da Universidade de Brasília, espera há dois anos 190.000 reais
. Cortes afetam pesquisas brasileiras

Veja a matéria completa.

Descaso com vacina faz doenças ressurgirem

Diário de Pernambuco
Agência Estado
05.10.2015

Veja a matéria completa.

domingo, 4 de outubro de 2015

Aumenta el uso global de antibióticos

Investigación Y Ciência
Sara Reardon / Nature News
22.09.2015

Veja a matéria completa.

Flujos de agua salada en Marte y su enorme interés astrobiológico

Investigación Y Ciência
Josep M. Trigo-Rodríguez
29.09.2015

Veja a matéria completa.

Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galática

BBC-Brasil
02.10.2015

Veja a matéria completa.

Hospital do Médico Sem Fronteiras é bombardeado no Afeganistão

Jornal Nacional
03.10.2015

Dezenove pessoas morreram. Estados Unidos dizem que podem ter errado o alvo e a ONU já fala em crime de guerra.

Você já deve ter ouvido falar da organização Médicos Sem Fronteiras. São profissionais de saúde do mundo inteiro, que trabalham voluntariamente em áreas de conflito, para ajudar vítimas de guerra e salvar vidas. Mas neste sábado (3), eles foram o alvo de um bombardeio.

Um hospital da organização foi atacado no Afeganistão. Dezenove pessoas morreram, entre elas nove médicos e enfermeiros. Trinta e sete ficaram feridas. A repercussão foi enorme nos Estados Unidos. O alto-comissário da ONU para direitos humanos disse que o ataque é indesculpável e que pode ser considerado crime de guerra. Os Estados Unidos não assumiram a culpa até agora, mas confirmaram que na madrugada militares americanos bombardearam homens que estavam ameaçando os soldados por perto, e que o hospital da cidade de Kunduz pode sim ter sido atingido. Oficialmente o governo americano disse que lamenta as mortes, mas que tudo ainda está sendo investigado.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Veja também:
'Bombardeios foram precisos', diz diretora do Médicos Sem Fronteiras

Una 'mancha azul' en el Atlántico Norte desconcierta a los científicos

Ciencia plus.com - Europa Press
02.10.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 3 de outubro de 2015

A encruzilhada Munduruku: depois de séculos defendendo o Tapajós, barragens ameaçam os vivos e perturbam os mortos

Racismo Ambiental
MPF/PA
01.10.2015

Na XI Assembleia Munduruku na aldeia Dace Watpu, em Itaituba, cerca de 400 lideranças das aldeias no alto e no médio curso do rio reafirmam a disposição de resistir às hidrelétricas





 
Na aldeia munduruku Dace Watpu, na margem do rio Tapajós, próximo do município de Itaituba, no Pará, caciques, guerreiros, moças e crianças se enfileiraram, no último dia 24 de setembro, para esperar a chegada dos convidados, pesquisadores, apoiadores não-índios (pariwat, na língua munduruku) e o procurador da República no Pará Felício Pontes Jr. Cantando, conduziram os convidados ao local das reuniões da XI Assembleia Munduruku do Médio Tapajós. Já reunidos no barracão central da aldeia, as vozes se calaram para ouvir um menino de não mais do que sete anos, que cantou para todos mostrando que a língua e a cultura munduruku seguem vivos nas novas gerações (veja abaixo, no final).
 
Os índios Munduruku formam uma das maiores e mais guerreiras nações indígenas brasileiras e resistem desde o século XVIII às ameaças da colonização. No século XXI, se encontram numa encruzilhada diante de um conjunto de projetos de barragens que o governo brasileiro implanta na bacia do Tapajós, rio que segundo os mitos formadores desse povo lhes foi destinado para viver e proteger pelo criador Karosakaybu. No total, são 48 barragens previstas para o rio e seus formadores, Jamanxim, Teles Pires e Juruena, algumas já em construção.

Veja a matéria completa.


Imagem retirada do site Racismo Ambiental

A “mais bela” explicação sobre a Criação, segundo Albert Einstein

El País

02.10.2015

.O belga Georges Lemaître também foi sacerdote, além de um formidável matemático
. Papa Francisco: “O Big Bang não contradiz Deus, o exige”

Veja a matéria completa.