segunda-feira, 31 de agosto de 2015

'Precisei me segurar para não chorar com o que os refugiados me contavam' - Stella Chiarelli

BBC-Brasil
Mariana Della Barba
31.08.2015


Fatma, que ganhou bolo improvisado para celebrar seu primeiro aniversário;
família deixou o Afeganistão para fugir da guerra


Poucas horas depois de deixar a pequena ilha grega de Lesbos, que fica a 20 quilômetros da costa da Turquia, a arqueóloga brasileira Stella Chiarelli desmoronou.

Ela conta que chorou "de soluçar" por muito tempo ao lembrar dos dias em que trabalhou como voluntária ajudando os refugiados que chegam diariamente ao território grego.

"Famílias com crianças muito pequenas, grávidas e idosos chegam em botes infláveis superlotados ou são resgatados no mar. Chegam sem saber direito onde estão", contou Stella à BBC Brasil.

"Muitos passaram dias escondidos, sem água nem comida, à mercê dos traficantes de pessoas que organizam essas travessias. São sírios, mas também afegãos, iraquianos, palestinos que estão fugindo da guerra há muito tempo. Tentei ajudar de todas as maneiras possíveis, mas, no final, dá uma sensação de impotência muito grande."

Veja a matéria completa.


Comentário básico:
Stella Chiarelli é minha sobrinha.
Te amo, minha Tetezinha.
Tenho o maior orgulho de você.
Adelidia Chiarelli

Índios isolados saem da aldeia sem resistência para doenças comuns

El País
Talita Bedinelli
30.08.2015

Vídeos obtidos pelo EL PAÍS mostram parte do grupo que deixou o isolamento em 2014

Veja a matéria completa.


Veja também:
As crianças que não chegam a fazer aniversário

Construções inacabadas revelam descaso na atenção indígena

domingo, 30 de agosto de 2015

Muere el escritor y neurólogo Oliver Sacks

El País
30.08.2015

. El autor estadounidense fallece a los 82 años. Padecía un cáncer terminal

Veja a matéria completa.

************
Veja também (New York Times):
Oliver Sacks Dies at 82; Neurologist and Author Explored the Brain’s Quirks

*************
O neurologista e escritor Oliver Sacks chama nossa atenção para a síndrome de Charles Bonnet -- na qual pessoas visualmente deficientes experimentam alucinações lúcidas. Ele descreve as experiências de seus pacientes com detalhes afetuosos e nos conduz à biologia desse fenômeno pouco divulgado.(texto youtube)



sábado, 29 de agosto de 2015

Rodopiando em Min - Eliane Brum

Eliane Brum
28.08.2015

Morre o fotógrafo que amarrava as pontas da vida em imagens

Lembro-me primeiro de uma noite de inverno. Marcelo Min e eu testemunhávamos, como repórteres, os últimos dias da vida de Ailce de Oliveira Souza, a mulher que nós dois aprendêramos a amar, ao acompanhar o seu morrer por 115 dias. Naquela noite, Ailce parecia ter começado a partir. Ela só abria os olhos para olhar o mundo do qual se despedia e para pedir água. Nós molhávamos os lábios dela e ficávamos olhando o mundo com ela. Nem Min nem eu conseguimos deixá-la naquela noite. Nos enfiamos num quarto vago na enfermaria de cuidados paliativos do hospital, onde seu último inquilino acabara de se ir. Eram duas camas e não havia lençol. Deitamos sobre o plástico e Min, sempre generoso, me deu o único cobertor fino para atravessar uma madrugada gelada. Até ancorarmos no dia seguinte, ele ficou repetindo que não sentia frio, mas tiritava. Naquela noite do inverno de 2008, ficamos ali, no escuro, dois passageiros clandestinos daquela enfermaria entre a vida e a morte. Conversando para costurar a madrugada e a dor com palavras. Min me contou que queria morrer como seu Antônio, um homem que ele tinha fotografado em outro quarto, seu Antônio que o recebia com uns olhos brilhantes, molhados de vida, mais vivo que todos, e de imediato contava uma história. Min foi o primeiro a perceber que seu Antônio acreditava que, enquanto emendasse uma história na outra, estaria vivo. E um dia apenas fechou os olhos para anunciar que sua história tão cheia de “um tudo” havia chegado ao fim.

Continua.

Hungria prende quatro suspeitos de envolvimento na morte de imigrantes

Jornal Nacional
28.08.2015

Corpos foram encontrados em um caminhão abandonado na Áustria.
Investigadores acreditam que imigrantes tenham morrido asfixiados.


A polícia da Hungria prendeu quatro suspeitos de envolvimento na morte dos 71 imigrantes encontrados dentro de um caminhão abandonado na Áustria.

A caçada é contra quem trata pessoas como coisas. A polícia procura homens que deixaram morrer 67 adultos, três crianças e um bebê – todos encontrados num caminhão de transporte de aves.

Os agentes fizeram buscas e interrogaram 20 pessoas até chegar ao dono do caminhão. Ele e outros três suspeitos foram detidos.

O caminhão foi visto quarta-feira (26) na capital da Hungria. Teria entrado na Áustria de quarta para quinta (27). Investigadores acham que todos morreram asfixiados. O baú-frigorífico era lacrado; 71 pessoas respiravam o mesmo ar.

Num primeiro momento, não foi possível calcular o número de mortos. Estavam empilhados e em decomposição. O caminhão ficou largado na estrada 20 horas até ser encontrado.

As autoridades ainda não conseguiram estabelecer quem são as vítimas e as nacionalidades. Teriam encontrado só um passaporte da Síria.

A ministra do Interior da Áustria cobrou da população a denúncia de traficantes de pessoas. Ela deixou claro que os contrabandistas não querem ajudar imigrantes, mas sim lucrar com eles. A ONU declarou que todos estão profundamente chocados com a tragédia.

A tragédia do caminhão surpreende a Europa, e essas várias táticas de travessia levam a uma constatação: quando se fecham as portas oficiais, os imigrantes tentam de outro jeito. E, às vezes, muito mais perigoso.

Nesta sexta-feira (28), a Turquia divulgou imagens de 48 sírios resgatados no mar na terça-feira (25). Na Inglaterra, descobriram um caminhão com 27 imigrantes escondidos.

A caminho da Europa, também estavam dois barcos superlotados que afundaram quinta-feira (27) na costa da Líbia. Duzentas pessoas podem ter morrido.

Já são mais de 2.300 imigrantes mortos no mar este ano. Buscavam na Europa um horizonte mais seguro.

Veja o vídeo.

Grécia: Caos e condições miseráveis para um número recorde de refugiados em Lesbos

Amnistia Internacional
24.08.2015

Problemas de coordenação e a grave falta de instalações e de pessoal estão a criar condições terríveis para as centenas de refugiados e migrantes que todos os dias chegam à ilha grega de Lesbos, que é neste momento a que regista um maior número de chegadas, alerta a Amnistia Internacional esta segunda-feira, 24 de agosto, quando a equipa de investigação regressa de uma missão à ilha.

Sobrecarregadas e com falta de recursos, as autoridades não estão a conseguir responder ao aumento dramático do número de pessoas que chegam à ilha – 33.000 desde 1 de agosto –, tendo de recorrer a voluntários locais, ativistas de organizações não governamentais, ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, UNHCR na sigla em inglês) e a turistas. A grande maioria foge ao conflito no Afeganistão, no Iraque e na Síria (90% dos que chegaram à Grécia este ano de 2015, de acordo com o UNHCR).

“A penosa odisseia dos que fogem aos conflitos não termina na Grécia. Forçados a caminhar longas distâncias sob calor escaldante e a permanecerem em campos sem condições ou a ficarem ao relento, os refugiados e os requerentes de asilo vêm-se obrigados a continuar viagem, o que contribui para o drama a que assistimos na fronteira com a Macedónia nos últimos dias”, lamenta a vice-diretora da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central, Gauri van Gulik.

“Esta não é apenas uma tragédia grega, mas uma crise de toda a Europa. Está a acontecer diante dos olhos de líderes europeus míopes que optam por priorizar a segurança das fronteiras em detrimento da ajuda aos sobreviventes dos conflitos”, continua. “O mundo enfrenta a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. O que as fronteiras europeias precisam não é de cercas, mas de pontos para a entrada seguros para os refugiados e de infraestruturas que os recebam com dignidade”.

Continua.

Como sair da crise no ‘Planeta Água’? - Washington Novaes

JC-Notícias/SBPC
28.08.2015

Estadão publica artigo assinado por Washington Novaes

Formatos de governo e de sistemas eleitorais, isolamento do Legislativo (não raro fracionado em facções fisiológicas), níveis inéditos de corrupção na administração pública – provavelmente não tenha havido no País um tempo de discussões sobre tantos temas fundamentais e com tão poucos resultados práticos. Além desse âmbito, seguimos sem políticas eficazes para questões decisivas como a das mudanças do clima, a dos resíduos, a da perda da biodiversidade, a da escassez de água, a do consumo insustentável de recursos (7 toneladas por habitante/ano no mundo), etc., etc.

Veja o texto na íntegra: (O Estado de S.Paulo)

A degradação dos mananciais

JC-Notícias/SBPC
28.08.2015

Em editorial, Estadão repercute o desmatamento e ocupação irregular

O desmatamento e a ocupação irregular na Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia recolocam em discussão o problema da precária proteção dos mananciais que garantem o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo. Um tema particularmente importante nesse momento em que as cidades que a compõem, em especial a capital, enfrentam as consequências da pior seca dos últimos 80 anos e vivem, desde meados do ano passado, sob a ameaça de racionamento.

Veja o texto na íntegra: (O Estado de S.Paulo)

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A política que barra negros e pobres e ameaça a democracia da areia no Rio

El País

27.08.2015

. Polícia prende jovens antes da chegada às praias, mas juiz diz que prática é ilegal

Estudantes de medicina serão avaliados a cada dois anos para garantir qualidade

JC-Notícias/SBPC
27.08.2015

 A medida foi anunciada durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, 26, em Brasília

“Quando se faz uma mudança significativa é preciso fazer com qualidade”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ao anunciar que, a partir de 2016, estudantes de graduação em medicina serão avaliados nos segundo, quarto e sexto anos de curso, para garantir a qualidade da formação médica. A medida foi anunciada durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, 26, em Brasília.

Para Janine, com avaliações mais frequentes possíveis falhas prejudiciais à formação dos alunos poderão ser detectadas com maior facilidade. Atualmente, os cursos de medicina são avaliados a cada três anos. “Se estiver havendo algum problema na formação do aluno, a faculdade será alertada já no período de formação”, disse.

De acordo com o ministro, além dos alunos os cursos também serão alvo de uma avaliação mais rigorosa. A partir de março de 2016, todos passarão a receber visitas in loco de técnicos do MEC, para a renovação do credenciamento do curso.

A nova diretriz é uma decisão do MEC para se certificar da qualidade dos cursos, a adequação às novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina e avaliar o cenário de prática na rede de saúde. “É decisão estratégica não dispensar nenhum curso de vista. Não dá para deixar uma brecha. Se deixar uma brecha, o curso pode ficar muito ruim”, afirmou Janine.

Desde a criação do Mais Médicos, foram criados 50 novos cursos de medicina em 45 municípios, resultando em 5,3 mil novas vagas. Além disso, também foram criadas 4,7 mil vagas de residência médica. A meta é que, até 2017, sejam criadas 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com foco em áreas prioritárias para o SUS.

Confira os critérios para a abertura de novas vagas de medicina

 (Ascom do MEC)

Veja também:
(Lígia Formenti/O Estado de S.Paulo)Faculdades de Medicina serão vistoriadas pelo MEC, diz ministro

 (O Globo Online)MEC endurece regras de fiscalização de cursos de Medicina

Lei de Cotas nas universidades completa três anos com 150 mil vagas para negros

JC-Notícias/SBPC
27.08.2015

Projeção foi divulgada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Lei das Cotas nas Universidades completa três anos no próximo dia 29, tendo oferecido aproximadamente 150 mil vagas para negros desde sua criação. A projeção foi feita pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O número exato de vagas ofertadas em 2015 estará disponível apenas em 2016.

Veja o texto na íntegra: (O Globo)

Veja também:

(UOL)Em 3 anos, 150 mil negros entram no ensino superior pela Lei de Cotas

Câmara aprova projeto que prevê combate ao infanticídio em áreas indígenas

JC-Notícias/SBPC
27.08.2015

Ouvidorias dos órgãos indigenistas receberão denúncias sobre práticas nocivas a crianças, adolescentes, mulheres e idosos de sociedades indígenas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei 1057/07, que trata de medidas para combater práticas tradicionais nocivas em sociedades indígenas, como o infanticídio, e da proteção dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes, mulheres e idosos vulneráveis nessas comunidades. O projeto seguirá para o Senado.

De acordo com a emenda aprovada, de autoria do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), os órgãos responsáveis pela política indigenista, como a Fundação Nacional do Índio (Funai), deverão usar de todos os meios para proteger crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos indígenas de práticas que atentem contra a vida, a saúde e a integridade físico-psíquica.

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A vacina universal contra todos os tipos e variantes da gripe

El País

24.08.2015

. Dois grupos de pesquisadores obtêm vacinas contra vários subtipos do vírus
. Foram testadas em camundongos e macacos com um alto grau de eficácia
. Londres gastou milhões em um antigripal sem provas de sua eficácia

Veja a matéria completa.

Afetadas pela escassez de água, indústrias já avaliam parar produção

El País

26.08.2015

. Falta de água pode paralisar a produção do setor industrial de São Paulo

Brasil não está preparado para combate ao câncer, dizem especialistas

JC-Notícias
26.08.2015

Os participantes do debate mostraram um cenário de insuficiência de recursos para lidar com a doença e constataram a necessidade de políticas públicas de prevenção e de diagnóstico

Uma em cada três pessoas deverá desenvolver câncer. A afirmação é do diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Paulo Eduardo de Mendonça, em audiência realizada nesta terça-feira (25) pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. Os participantes do debate mostraram um cenário de insuficiência de recursos para lidar com a doença e constataram a necessidade de políticas públicas de prevenção e de diagnóstico.

Mendonça ressaltou que o câncer tem uma série de causas, entre elas o aumento do tempo de vida da população e até a obesidade, mas apontou outras dimensões do problema.

“A matriz industrial e a concentração industrial no Brasil têm a ver com o câncer. As grandes metrópoles com 6 milhões, 20 milhões de habitantes; e a estrutura de transporte que nós possuímos, público, de baixa intensidade e densidade, muito uso de automóveis particulares, tem a ver com o câncer”, afirmou.

O diretor do Inca previu que o câncer será a principal causa de morte no Brasil em 2020. Um dos problemas mais graves hoje, segundo ele, é que 60% das pessoas são diagnosticadas em estágio avançado. Ele citou que 21% das mulheres de 25 a 64 anos no Brasil não fizeram exames preventivos de mama ou colo do útero nos últimos três anos.

Distribuição de recursos

Já o diretor do Hospital do Câncer de Barretos (SP), Henrique Prata, disse que o governo precisa rever a lei que concedeu benefícios fiscais para os chamados “hospitais de excelência”, que hoje contemplam cinco unidades de São Paulo e uma do Rio Grande do Sul. Segundo ele, esses hospitais privados têm benefícios de R$ 1 bilhão por ano, enquanto o seu hospital recebe menos da metade dos recursos necessários, atendendo apenas o Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado Antônio Jácome (PMN-RN) disse que a comissão vai realizar nova audiência para discutir o assunto. “Nós não podemos deixar que essa denúncia caia no esquecimento porque a seriedade dela pode estar custando a vida de milhares de brasileiros, que precisam da boa utilização dos recursos públicos para o tratamento do câncer”, declarou.

A representante do Ministério da Saúde, Heide Gauche, afirmou que o programa relativo aos hospitais de excelência já está sendo revisto em relação aos critérios de participação. Ela reconheceu, porém, que outra fonte importante de recursos, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, teve um corte orçamentário grande neste ano. Ela pediu apoio dos deputados com as emendas parlamentares impositivas ao orçamento da União.

Heide disse ainda que está sendo feito um recadastramento dos 283 hospitais habilitados na área de oncologia. A ideia é reduzir a fragmentação do atendimento e focar no diagnóstico. Segundo ela, serão comprados 80 novos equipamentos de radioterapia até o final do ano.

(Agência Câmara)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Acidente com caminhão que transportava porcos termina com ação desastrada no Rodoanel

SPTV -  2a Edição
25.08.2015

Tentativa de desvirar uma carreta cheia de porcos que tombou no Rodoanel, durou mais de 15 horas e provocou a morte de muitos animais.

Veja o absurdo
AQUI!!!!!

Alarmante estudio muestra por qué debes dejar de usar plástico en el microondas

Diario - ecologia.com

Veja a matéria completa.

¿Por qué somos más inteligentes que las ranas?

SINC
20.08.2015

Investigadores de la Universidad de Toronto (Canadá) han descubierto que un solo evento molecular en las células –un pequeño cambio en una proteína llamada PTBP1– podría ser la clave de cómo los humanos han evolucionado para convertirse en el animal más inteligente del planeta.

Veja a matéria completa.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Así afecta el cambio climático nuestra salud

Diario - ecologia.com


Veja a matéria completa.

“Em 20 anos poderemos determinar se há vida em outros planetas” - Mario Livio / Astrofísico do do Instituto do Telescópio Espacial

El País

24.08.2015

. Para o cientista, o famoso telescópio ‘Hubble’ desempenha um papel fundamental na mudança da percepção popular a respeito do nosso lugar no universo

Governo do DF libera áreas ocupadas ilegalmente no lago Paranoá

Jornal Nacional
24.08.2015

Plano do governo do Distrito Federal é preservar as margens não só dessa região, mas de todo o Lago Paranoá: 80 quilômetros de extensão.

O governo do Distrito Federal começou a liberar áreas públicas ocupadas ilegalmente por mansões no lago Paranoá. A Península dos Ministros é um dos endereços mais chiques de Brasília. Mansões à beira do Lago Paranoá. As cercas isolaram áreas públicas e deram aos moradores praia privativa.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Desmatamento ‘formiga’ ameaça área de proteção e Billings na zona sul de SP

JC-Notícias
24.08.2015

Reserva Bororé-Colônia é alvo de invasões e loteamentos irregulares na capital; pequenas porções de Mata Atlântica são cortadas para construção de moradias

“Um dia aquela região estava cheia de árvores. No outro, havia sido murada. No dia seguinte, já tinham derrubado todas as árvores e, logo depois, já estava tudo construído.” O relato da agricultora orgânica Valéria Maria Macoretti, moradora há cerca de oito anos da Área de Proteção Ambiental (APA) Bororé-Colônia, no extremo sul da capital, descreve um repentino loteamento irregular em um antigo sítio no limite da reserva com a área urbana”.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S.Paulo

domingo, 23 de agosto de 2015

Células do “coração” de abelhas podem mascarar efeitos de agrotóxicos nos insetos

Agência FAPESP
19.08.2015

Abelhas do gênero Bombus – conhecidas popularmente como mamangavas ou mamamgabas – possuem um sistema celular integrado capaz de “compensar” os efeitos dos toxicantes (foto: Wikimedia Commons)
 
 
Elton Alisson | Agência FAPESP – O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras e o descarte de toxicantes – como metais-traço em baixas concentrações – no solo e ar, além de rios e lagos, são apontados como alguns dos fatores responsáveis pela diminuição das populações e o desaparecimento de espécies de abelhas observado atualmente em diferentes partes do mundo.

Veja a matéria completa.

Publicidade de cerveja viola normas de proteção a crianças e adolescentes, diz estudo

Agência FAPESP
20.08.2015

Diego Freire | Agência FAPESP - Um estudo realizado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e na University of Connecticut (UConn), nos Estados Unidos, apontou para uma série de violações ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária cometidas pela publicidade de cerveja no Brasil, em especial ao princípio da proteção a crianças e adolescentes.

Veja a matéria completa.

“Não vamos nos livrar do câncer, mas podemos reduzi-lo pela metade” - Harold Varmus

El País
Daniel Mediavilla
22.09.2015

Pesquisador descobriu que mecanismos genéticos de células normais provocam a doença

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Desinteresse cresce e faltam 170 mil professores na educação básica do País

JC-Notícias
21.08.2015

Baixo prestígio profissional, salários pouco atrativos e problemas sociais nas salas estão entre os fatores que tornam a docência menos atraente. Especialista estima que a reversão do quadro leve 20 anos

Baixos salários, falta de progressão na carreira e reflexos de problemas sociais dentro da escola tornam pouco atrativa uma profissão essencial para o desenvolvimento do país: a de professor. A última estimativa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) dá conta de que faltem 170 mil docentes nos níveis fundamental e médio no país. Porém, mesmo quando estão nas salas de aula, muitos deles não têm a qualificação necessária para a formação dos estudantes. Em Minas, cerca de 29 mil professores não têm licenciatura, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação. Nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (Ufop), parte das vagas ociosas decorre do baixo interesse pelos cursos de licenciatura, que formam docentes, principalmente na área de exatas, para disciplinas como matemática, física e química. E recuperar esse tempo perdido pode levar décadas.
 
Leia texto na íntegra: Estado de Minas

A ética e a compra de seguidores nas redes sociais, artigo de Tom Coelho

EcoDebate
19.08.2015

“Ética é coisa para filósofos.” (Eurico Miranda, presidente do Vasco da Gama)

[EcoDebate] Alguns reais investidos e seu perfil no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais ganha milhares de seguidores. Este instrumento de marketing de guerrilha, profissionalizado há alguns anos, tem ganhado impulso entre artistas, cantores, políticos e todo tipo de gente que busca se mostrar popular. O intuito é apelar ao efeito manada, princípio da psicologia das massas segundo o qual as pessoas agem em bandos, num autêntico fenômeno grupal. Afinal, se determinada pessoa ou empresa tem tantos seguidores, deve ser por merecimento. Aqui mora o equívoco.

Dia destes recebi um post de um professor brasileiro, que eu não conhecia até então, e ao acessar seu perfil no Facebook descobri que tinha cerca de dez mil seguidores. Um rápido clique sobre a opção “curtir” e a revelação: sua cidade mais popular era Carcóvia, na Ucrânia. Além disso, durante vários dias da semana a adesão de novos seguidores era nula, com picos em determinadas datas.

O fato é que comprar seguidores pode ser uma estratégia interessante para empresas que pretendam difundir seus produtos ou serviços, gerando virais para alcançar a maior amplitude possível, aumentando significativamente o número de pessoas atingidas. Porém, para pessoas, é um ledo engano, simplesmente porque é contraproducente e antiético.

De que adianta ostentar uma legião de pessoas que talvez não tenham qualquer sinergia com suas ideias? Ou, pior, pessoas que simplesmente não existam, pois foram artificialmente criadas apenas para fazer volume. E isso é muito fácil de constatar, pois há perfis constituídos apenas pela foto e meia dúzia de informações, sem histórico de postagens e com vínculo apenas a outros perfis similares.

A verdade é que vivemos tempos de valores fluidos, pouco consistentes. Empresas declaram a integridade como um de seus princípios fundamentais, mas não hesitam em oferecer propinas, gorjetas e favorecimentos de toda ordem para angariar um pedido. Profissionais atropelam colegas de trabalho e mudam de opinião a cada minuto para justificar apoio a um superior hierárquico e, assim, garantir sua escalada na pirâmide organizacional. Os fins justificam os meios.

São tempos de faça o que eu digo, mas não o que eu faço. Tempos de incongruência e ausência de retidão. Meses atrás fui surpreendido com uma “adaptação” de meu conceito sobre qualidade de vida intitulado “Sete Vidas”, desenvolvido em 2003, por uma empresa que apenas mudou descaradamente uma palavra e alterou a sequência lógica propagandeando o lançamento de uma “metodologia única”.

Como escrevi há quase dez anos, vivemos sob a égide do marketing de percepção, em um mundo governado pela ditadura da imagem. O triunfo da estética sobre a moral. Você é tão belo quanto seus trajes e seu último corte de cabelo possam sinalizar. Tão bom quanto a procedência dos diplomas e a fluência em idiomas possam indicar. Tão valorizado quanto a competência ratificada e os resultados apresentados possam parecer.

Afinal, quer pagar quanto?

* Tom Coelho é educador, palestrante em gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de oito livros. E-mail: tomcoelho@tomcoelho.com.br. Visite: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br.

Capitais brasileiras voltam a ter atos em apoio ao governo Dilma

Jornal Nacional
20.08.2015

As ruas das capitais brasileiras voltaram a ter manifestações nesta quinta-feira (20). Segundo levantamento feito pelo G1, o portal de notícias da Globo, 37 cidades em 25 estados e o Distrito Federal participaram dos protestos. Desta vez, em defesa do governo e contra o impeachment da presidente Dilma. Mas algumas questões econômicas não escaparam de críticas. Ao todo, eram 172 mil pessoas segundo os organizadores. Segundo a PM, 72 mil.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Suzana Herculano-Houzel: “Fazemos ciência no Brasil em condições miseráveis”

JC-Notícias/SBPC
19.08.2015

Com artigo recém-publicado na ‘Science’, neurocientista da UFRJ paralisou as atividades de seu laboratório por falta de recursos — R$ 15 mil foram tirados do próprio bolso

Neurocientista brasileira de grande reconhecimento internacional, Suzana Herculano-Houzel chefia um grupo de pesquisa composto por 15 cientistas, no chamado Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nos últimos 11 anos, assinou 45 artigos científicos, todos muito bem prestigiados. O mais recente, publicado no mês passado na Science, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, promete mudar os livros de ciência ao sugerir uma nova explicação para as famosas e intrigantes “dobras” do cérebro.

Todo o glamour, porém, cai por terra quando Suzana explica as “condições miseráveis” com que tem feito ciência no Brasil. “Trabalho na Science? Bacana. Mas deixa eu contar como a gente fez isso. Só fazendo mágica”, disse ela, ao iniciar sua entrevista a ÉPOCA.

Veja entrevista na íntegra: Época

SP declara oficialmente crise hídrica no Alto Tietê

JC-Notícias/SBPC
19.08.2015

Medida abre margem para a suspensão da captação de água por indústria e agricultura

Mais de um ano e meio após o início da crise, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) publicou nesta terça-feira, 18, portaria na qual reconheceu oficialmente, pela primeira vez, que a situação hídrica na Grande São Paulo é crítica. A medida permite que o Estado suspenda as licenças de captação particulares de águas superficiais e subterrâneas para priorizar o abastecimento público na região onde moram mais de 20 milhões de pessoas.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

Esquecer um ex: tão difícil quanto parar de fumar

El País
Laura Chaparro
18.08.2015

Veja a matéria completa.

Quase mil casos de intolerância religiosa foram registrados no Rio em dois anos

EcoDebate
19.08.2015

Quase mil casos de intolerância religiosa foram registrados pelo Centro de Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos (Ceplir) no estado do Rio de Janeiro, em dois anos e meio. Entre julho de 2012 e dezembro de 2014, foram registradas 948 queixas. As denúncias envolvendo intolerância contra religiões afro-brasileiras totalizaram 71% dos casos.

Os dados estão em um relatório preliminar divulgado hoje (18) pela organização não governamental Comissão de Combate a Intolerância Religiosa (CCIR), em audiência pública na Assembleia Legislativa do estado (Alerj).

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Para filho de idoso morto em ciclovia, falta sinalização

Estadão
19.08.2015

Veja a matéria completa.
Veja as fotos da ciclovia.


Anvisa: um terço dos alimentos consumidos no Brasil está contaminado por agrotóxico

JC-Notícias/SBPC
18.08.2015

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, alguns herbicidas banidos do mercado internacional ainda têm livre trânsito no País. É o caso do glifosato, o mais consumido no Brasil, que foi associado ao surgimento de câncer pela Organização Mundial da Saúde

Em audiência pública promovida nesta segunda-feira (17) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, especialistas assinalaram que um terço dos alimentos consumidos no dia a dia pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. A análise foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base em amostras coletadas nos 26 estados em 2011.

O debate sobre o vínculo entre agrotóxicos e doenças graves foi realizado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

Os agrotóxicos usados na agricultura, no ambiente doméstico e em campanhas de saúde pública como inseticida estão associados a diversas doenças como o câncer, o mal de Parkinson e a depressão.

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luiz Claudio Meirelles, alertou para a ingestão contínua de quantidades pequenas de agrotóxicos no dia-a-dia. “75% dos alimentos têm resíduos de agrotóxicos. A cada vez que você bota uma refeição na mesa, ela está ali com uma quantidade de resíduos enormes, e os estudos têm mostrado que chegam a 17 diferentes tipos de agrotóxicos para o qual a ciência sequer tem ferramental para dizer como é que isso vai funcionar para a vida.”

Herbicidas banidos 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), alguns herbicidas banidos do mercado internacional ainda têm livre trânsito no País. É o caso do glifosato, usado no plantio da soja geneticamente modificada. Esse agrotóxico, que foi associado ao surgimento de câncer pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o mais consumido no Brasil.

A pesquisadora do Inca, Márcia Sarpa, acredita que a Anvisa precisa reavaliar o teor nocivo de alguns agrotóxicos. Entre as medidas defendidas pelo instituto, ela cita proibir também no Brasil o uso de agrotóxicos que já são proibidos em outros países. “Se já são proibidos em outros países, porque jogar para a gente.” O Inca também propõe o fim dos subsídios públicos aos venenos e a implantação também nos municípios das vigilâncias em saúde dos trabalhadores expostos e da população.

Durante o debate, o deputado Zeca do PT (MS) afirmou que para enfraquecer o uso de herbicidas ilegais, a ideia é apresentar um projeto de lei na Câmara por intermédio da bancada do PT e do Núcleo Agrário, “que determine que a propriedade em que for encontrado produto agrotóxico contrabandeado, com componentes que sejam proibidos no Brasil, essa propriedade seja passível de ser desapropriada para efeitos de reforma agrária.”

Para ser comercializado no Brasil, o agrotóxico deve passar pela análise da Anvisa, vinculada ao Ministério da Saúde, e também dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

(Agência Câmara)

Depois do Fies, governo deve remodelar o programa Ciência sem Fronteiras

JC-Notícias/SBPC
18.08.2015

A reforma nas regras é necessária para garantir o cumprimento da meta de superávit primário das contas públicas em 2016

Depois das mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a área econômica prepara o terreno para remodelar outros programas do governo. A reforma nas regras é necessária para garantir o cumprimento da meta de superávit primário das contas públicas em 2016, segundo apurou a reportagem. Entre os programas que estão na mira do governo, está o Ciência sem Fronteiras. Administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa, que concede bolsas para estudantes brasileiros no exterior, sofrerá um profundo corte no ano que vem.

Leia texto na íntegra:
 Jornal do Commercio de Pernambuco, com informações do Estadão Conteúdo

Em defesa das Universidades Públicas

JC-Notícias/SBPC
18.08.2015

Em manifesto*, SBPC e ABC alertam para a situação crítica vivenciada neste momento pelas universidades públicas

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência vêm, através do presente documento, alertar para a situação crítica vivenciada neste momento pelas Universidades públicas.

Nelas está concentrada a quase totalidade da pesquisa científica produzida no Brasil, que tem gerado conhecimento e inovações importantes para a população brasileira e para o protagonismo internacional do país.  Desempenham também um papel fundamental na formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação, indispensáveis para o desenvolvimento do país.

Esse grande patrimônio está ameaçado, de um lado, pela redução drástica de verbas, que compromete a continuidade das pesquisas, a qualidade do ensino e o processo de inclusão social realizado nos últimos anos; de outro, por impropriedades da legislação atual e de propostas de origem sindical. Estas corroem a identidade, o ethos e a missão da Universidade, ao banalizar a progressão na carreira; restringir o ingresso de docentes ao nível remuneratório inicial, impedindo assim o ingresso de pesquisadores de reconhecida competência em níveis compatíveis com as suas qualificações; menosprezar processos avaliativos; e esvaziar a representação dos docentes nos órgãos colegiados.

Veja a matéria completa.

El silbido turco desafía las ideas sobre lenguaje y cerebro

Tendências 21
EurekAlert!/T21
18.08.2015

Veja a matéria completa.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Saúde e Espiritualidade
Unesp Botucatu



 A influência da fé
na cura médica dos pacientes
 



A médica e pesquisadora Niura Padula, da Unesp de Botucatu, comanda o projeto 'Saúde e Espiritualidade' que pesquisa a influência da fé na cura médica dos pacientes. (texto do youtube)


HIV/AIDS: Estigma e discriminação ainda afetam acesso de populações mais vulneráveis ao SUS

JC-Notícias/SBPC
17.08.2015

Um terço das novas infecções pelo HIV no Brasil atualmente são entre pessoas de 15 a 24 anos. Como muitos dos países que começaram a resposta à AIDS mais cedo, o Brasil enfrenta agora um desafio importante: conscientizar e mobilizar sua juventude sobre a importância da prevenção ao HIV e sobre o fim da discriminação

Apesar de contar com o acesso gratuito aos serviços de saúde relacionados ao HIV – prevenção, testagem, aconselhamento e tratamento –, o estigma e a discriminação ainda afetam a chegada de populações mais vulneráveis ao Sistema Único de Saúde (SUS), e em especial os jovens.

Dados recentes mostram que um terço das novas infecções pelo HIV no Brasil atualmente são entre pessoas de 15 a 24 anos. Como muitos dos países que começaram a resposta à AIDS mais cedo, o Brasil enfrenta agora um desafio importante: conscientizar e mobilizar sua juventude sobre a importância da prevenção ao HIV e sobre o fim da discriminação.

Leia texto na íntegra: ONU

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Manifestantes protestam contra o governo em todos estados e no DF

Fantástico
16.08.2015

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas exigindo o fim da corrupção e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em todos os estados e no Distrito Federal, centenas de milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (16) exigindo o fim da corrupção e pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Pela primeira vez, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi também fortemente criticado pelos manifestantes.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ambientalistas mandam carta de repúdio ao governo por Agenda Brasil

JC-Notícias/SBPC
13.08.2015

Flexibilização de áreas de proteção e do licenciamento ambiental ignora as crises hídrica e energética, dizem

O conjunto de medidas anti-crise apresentando pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), ao governo – apelidado de Agenda Brasil – foi fortemente criticado pelo movimento ambientalista por conta das propostas que visam flexibilizar terras indígenas, áreas naturais protegidas e o licenciamento ambiental.

Leia texto na íntegra:  O Estado de S. Paulo

Leia também: ISA - ISA assina manifesto das organizações socioambientalistas sobre a ‘Agenda Brasil’

El cerebro dormido está bien despierto

El País/Materia

13.08.2015

. La actividad mental durante la fase del descanso en la que se producen los sueños es muy similar a la de la vigilia

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Un bebé y un bulldog, nacidos el mismo día, se creen y actúan como hermanos

ECOticias
ECOticias.com / Red / Agencias
13/08/2015

Veja a matéria completa.
Veja as fotos.


Ensino piora em 294 municípios do país desde 2009

Estadão
Luiz Fernando Toledo
13.08.2015

Veja a matéria completa.

Oito coisas que aprendi com a educação na Finlândia

BBC-Brasil
Paula Adamo Idoeta
12.08.2015

Dona de um dos sistemas de ensino mais elogiados do mundo, a Finlândia recebeu, de fevereiro a julho deste ano, 35 professores de institutos federais brasileiros para treinamento e capacitação.

Veja a matéria completa.

Japão reativa seu primeiro reator nuclear após o desastre de Fukushima

El País
Macarena Vidal Liy
11.08.2015

Maioria da população se opõe ao retorno à energia nuclear

Veja a matéria completa.

Novo Fies corta 32% do subsídio a alunos

JC-Notícias/SBPC
12.08.2015

Custo médio de estudantes mais favorecidos pelo programa caiu de R$ 55,9 mil para R$ 43,1 mil; quem tem renda maior pagará mais

O governo calculou em 32% a redução do custo do subsídio por aluno no novo modelo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que banca o ensino superior em instituições de ensino privadas. Na avaliação do Ministério do Planejamento, que coordenou o grupo de trabalho para remodelar o programa, o Fies tem agora bases fiscais sustentáveis e mais foco nos estudantes que, de fato, precisam dos recursos.

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/08/12/A18.pdf

(Adriana Fernandes/ O Estado de S. Paulo)

30% das amostras de água de SP têm índice de flúor inadequado

JC-Notícias/SBPC
12.08.2015

Em 14,5% das amostras, a concentração da substância ficou abaixo do recomendado; o flúor ajuda na prevenção de cáries

Quase um terço da água do Estado de São Paulo tem índices de flúor abaixo ou acima do recomendado pela Secretaria Estadual da Saúde, mostra pesquisa inédita feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), em parceria com especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Veja o texto na íntegra: O Estado de S.Paulo

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Maus-tratos nos partos ainda acontecem ao redor do mundo

Agência USP de Notícias
Por Rita Stella, de Ribeirão Preto - ritastella@usp.br
06.08.2015


Estamos no ano de 2015, e as mulheres ainda relatam maus-tratos vividos em instituições de saúde na hora do parto. A maior porcentagem dos casos acontece em países pobres ou em desenvolvimento, mas mesmo nos ricos, como na América do Norte e na Europa, foram observados problemas com o preconceito e discriminação e pouco cuidado com o corpo feminino nessa hora tão delicada.

Apesar dessa realidade em que cada vez mais se reconhece o tratamento negligente, abusivo e desrespeitoso da mulher durante o parto nos serviços de saúde, até hoje não existe um consenso global quanto à forma como essas ocorrências devam ser medidas.

Veja a matéria completa.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Unesco mostra Brasil atrás do Chile e do México em educação

El País
Alejandro Rebossio
10.08.2015

. Indicadores melhoram na região, mas desigualdade é desafio para salto no desempenho
. Pobreza prejudica desenvolvimento do cérebro na infância, diz estudo

Veja a matéria completa.

Médicos vão à Justiça contra cadastro de especialistas

JC-Notícias/SBPC
10.08.2015

Associação afirma que projeto federal é desnecessário e ameaça especialidades

Entidades de classe médicas disseram nesta sexta-feira, 7, que vão à Justiça para impedir a criação do Cadastro Nacional de Médicos Especialistas, anunciada nesta semana pelo governo federal. As associações afirmam que o banco de dados, além de desnecessário, cria brechas para que o governo retire poder das entidades nas decisões sobre abertura de cursos de residência médica e de especialização.

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/08/08/A25.pdf

(Isabela Palhares/O Estado de S.Paulo)

sábado, 8 de agosto de 2015

Redação do Enem ‘reprova’ metade das escolas do país

JC-Notícias
07.08.2015

No Brasil, 47,5% dos estabelecimentos não atingiram nota mínima definida pelo MEC. No Paraná, 51% das escolas ficaram abaixo da média

Metade das escolas do Paraná obteve, em 2014, média abaixo de 500 na redação do Enem, nota mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) para um aluno conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. O resultado piorou em relação a 2013, quando 39% dos colégios avaliados não atingiram metade dos mil pontos possíveis na prova. O desempenho das instituições de ensino nas cinco áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem foi divulgado na quarta-feira (5).

(Gazeta do Povo)

Los cibercondríacos pueden servir de alerta sobre efectos secundarios de medicamentos

Tendências 21
Patricia Pérez Corrales
05.08.2015

Utilizan un algoritmo para rastrear los mensajes publicados en foros médicos desde 1999

¿Puede encontrarse en Internet la respuesta sobre el posible efecto adverso de un medicamento que el médico desconoce? A tenor del estudio realizado durante más de una década por investigadores repartidos entre la ciudad de Nueva York y Jerusalén parece que sí. El equipo desarrolló un algoritmo capaz de rastrear los mensajes publicados desde 1999 en varios foros médicos populares, extrayendo conclusiones sobre reacciones adversas de ciertos medicamentos no detectadas en ensayos clínicos, años antes de que la alerta llegue a la administración sanitaria. Por Patricia Pérez

Veja a matéria completa.
   

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Educação - JC-Notícias/SBPC - 06.08.2015


Educação


Busca por alta posição no ranking do Enem faz escolas criarem estratégias para atraírem alunos

JC-Notícias/SBPC
06.08.2015

Em cinco dos dez melhores colégios, 80% dos alunos ou mais saíram de outras unidades

A divulgação das notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 deixou claro que muitas instituições com os melhores desempenhos não formaram os alunos que lhes garantiram um bom lugar no ranking. Em cinco das dez escolas com as médias mais altas do país, por exemplo, 80% ou mais dos estudantes só entraram na unidade no meio do ensino médio. E, em muitos casos, esses alunos foram matriculados na escola somente no terceiro ano, buscando se preparar para o Enem em estabelecimentos conhecidos pelo projeto pedagógico direcionado para a prova do Ministério da Educação (MEC). Entre as dez primeiras do Brasil, apenas uma escola, justamente a última nessa relação, conta com 80% ou mais dos alunos que cursaram todo o ensino médio em suas instalações.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Influenciando os sistemas ecológicos, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

EcoDebate
Marcus Eduardo de Oliveira
04.08.2014

[EcoDebate] O naturalista francês, Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829), criador do termo “Biologia”, ao escrever sua obra “Sistema Analítico dos Conhecimentos Positivos do Homem”, em 1820, observou que “o homem, por seu egoísmo muito pouco clarividente para com seus próprios interesses, por sua propensão a fruir de tudo o que está a sua disposição, em uma palavra, por sua falta de preocupação com o futuro e seus semelhantes, parece trabalhar na ruína de seus meios de conservação e na própria destruição de sua própria espécie”.

Pois bem. Transcorridos quase 200 anos da afirmação acima, a sociedade mundial, no que tange a se preocupar com o próprio futuro, parece que em nada mudou. O dogma da autodestruição, que hoje veste a roupagem do consumismo, permanece triunfante, senão triunfalista.

Veja a matéria completa.

São Paulo: para cada vereador, 30 assessores

El País

04.08.2015

. Lei que amplia número de assistentes por gabinete provoca polêmica a um ano de eleições
Veja a matéria completa.

Novas regras do Fies frustram os sonhos de muitos brasileiros

Jornal Nacional
04.08.2015

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


José Dirceu é transferido de Brasília para a Polícia Federal em Curitiba

Jornal Nacional
04.08.2015

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mi tabla periódica - Oliver Sacks

El País
Oliver Sacks
02.08.2015

Me entristece no ser testigo de la nueva física nuclear, ni de otros miles de avances en las ciencias físicas y biológicas

Veja a matéria completa.

Dentista que matou leão no Zimbábue já tinha sido multado por caçar urso

Fantástico
03.08.2015

Ele pagou US$ 3 mil por ter matado animal em área proibida nos EUA.
Morte do leão Cecil, de 13 anos, causou comoção ao redor do mundo
.

O que faz uma pessoa planejar, perseguir e matar um animal só por diversão? A foto com o leão morto que correu o mundo talvez explique. A expressão dos caçadores é de prazer, mas prazer de quê? Por que a caça a animais de grande porte é vista como um ato de crueldade por alguns e, ao mesmo tempo, um esporte para outros?

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


domingo, 2 de agosto de 2015

Exercíco com faixa elástica - Elastic band exercises






Textos retirado do Youtube, na parte dos comentários:
Viviane Ripardo       
Eu não idosa, mas sendentária e com fibromialgia. Realizei os exercícios e a melhora tem sido gradual e estimulante :) obg


Fico muito feliz que esteja se sentindo melhor e com uma pequena contribuição nossa. E de fato o vídeo não é exclusivamente para idosos, mas para todos que querem iniciar um condicionamento físico e muscular com faixas elásticas. Sempre a disposição, Uchida.

Pais que não acompanharem o desempenho escolar dos filhos poderão ser punidos

JC-Notícias/SBPC
31.07.2015

Segundo projeto proposto pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, os pais terão que ir às escolas pelo menos uma vez a cada dois meses, sendo que o encontro pode se dar por meio das reuniões de pais e mestres ou por de diálogo individual com os professores

Veja a matéria completa.

USP cai em ranking mundial, mas ainda lidera na América Latina

JC-Notícias/SBPC
31.07.2015

Centro de Rankings Universitários Mundiais listou 1.000 instituições. Brasil tem 18 universidades públicas na edição de 2015 do ranking

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição da América Latina mais bem colocada na edição de 2015 da lista de 1.000 universidades avaliadas pelo Centro de Rankings Universitários Mundiais (CWUR, na sigla em inglês), uma instituição da Arábia Saudita. A USP ocupou a 132ª posição da lista, mas caiu uma posição em relação à edição do ano passado.

Veja o texto na íntegra: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/07/usp-cai-em-ranking-mundial-mas-ainda-lidera-na-america-latina.html

(G1)

sábado, 1 de agosto de 2015

A dignidade morreu no horário de pico

El País

31.07.2015

. Vendedor ambulante é atropelado por um trem no Rio e, para evitar o bloqueio da estação, um outro trem passa por cima de seu corpo
. Um ano sem Claudia e sem culpados

Vendedor de doces e balas nos superlotados trens do Rio de Janeiro, Adílio Cabral dos Santos, como o resto dos colegas de profissão, cruzava os trilhos para evitar que os fiscais apreendessem sua mercadoria. Até que um maquinista o atropelou na tarde desta terça-feira. Ele caiu entre os trilhos e, minutos depois, um outro trem passou por cima de seu corpo por ordem da empresa que gerencia o serviço.

Veja a matéria completa.


Veja também (Jornal Nacional - 31.07.2015):
Polícia investiga morte de homem que trem passou por cima do corpo

Vício tecnológico já é uma epidemia, diz psicólogo da USP

Zero Hora
Bruna Porciúncula
31.07.2015

Veja a matéria completa.

A saúde dos brasileiros em tempos de crise: entre a mortalidade materna e o adoecimento coletivo

JC-Notícias/SBPC
31.07.2015

Trecho da matéria:

Adoecimento coletivo

Madel Therezinha Luz, última palestrante do primeiro debate do Abrascão 2015, fez um recorte temporal à temática do adoecimento coletivo aos tempos de crise. “Esses tempos incluem não só o tempo brasileiro, mas também o do capitalismo internacional, de nossa vida coletiva e uma economia financeirizada e cujas crises abalam a nossa saúde”. Para Madel, o trabalho tem sido adoecedor. “A perda do poder aquisitivo é acompanhada pela aceleração do ritmo das atividades, que vem com a virtualização das informações e das tarefas e um aumento consecutivo da carga de trabalho sem nenhuma compensação, nem material, nem simbólica”.

Veja a matéria completa.

Governo corta R$ 1 bi da Educação, R$ 1,18 da Saúde e R$ 4,6 bi do PAC

JC-Notícias/SBPC
31.07.2015

Contingenciamento adicional do Orçamento deste ano, no valor de R$ 8,47 bilhões, atingiu principalmente o PAC, mas afetou também os ministérios da área social; governo diz que as áreas de Educação e de Saúde tiveram cortes abaixo da média geral

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/31/B1.pdf

(O Estado de S.Paulo)

Veja também:

(Valor.com) – Novo corte orçamentário atinge Saúde e Educação