sexta-feira, 31 de julho de 2015

Uso de glifosato pode causar riscos à saúde, indica parecer de pesquisadores da UFSC

JC-Notícias/SBPC
30.07.2015

Análise aponta que a quantidade do herbicida necessária para causar efeitos na saúde é muito baixa. Câncer, depressão, Alzheimer, diabetes, autismo e mal de Parkinson estão entre as doenças associadas

Agrotóxico mais vendido no Brasil, o glifosato pode estar relacionado ao aparecimento de doenças como câncer, depressão, Alzheimer, diabetes, autismo e mal de Parkinson, conforme o parecer técnico N. 01/2015, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O herbicida e outros cinco ingredientes estão na lista de agrotóxicos que devem passar por reavaliação toxicológica até setembro, conforme determinado pela Justiça Federal no dia 25 de junho deste ano. Atualmente, o princípio ativo é considerado pouco perigoso aos humanos e ao meio ambiente, segundo classificação dos órgãos reguladores nacionais – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A análise técnica acerca dos riscos associados ao herbicida foi desenvolvida por Sonia Corina Hess, professora de Engenharia Florestal e Agronomia do campus Curitibanos, e Rubens Onofre Nodari, professor de Agronomia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC, em Florianópolis. A revisão bibliográfica ocorreu durante dois meses e levou em consideração pesquisas nacionais e internacionais publicadas nos últimos seis anos. O parecer foi divulgado no dia 23 de maio e enviado ao Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de reafirmar a necessidade de uma reavaliação imediata dos registros de produtos à base de glifosato.

Segundo o documento, dados do Ibama mostram que há sete anos o Brasil lidera o mercado de agrotóxicos do mundo e, em 2012, foi responsável por 19% das vendas mundiais desses produtos. A comercialização dos ingredientes ativos no país atingiu a marca de 495.764,55 toneladas em 2013, conforme o último Boletim Anual sobre Produção, Importação, Exportação e Vendas de Produtos Agrotóxicos do Ibama. O relatório, atualizado em setembro de 2014, apontou ainda que o glifosato e seus sais lideram o ranking de princípios ativos mais vendidos no país, com 185.956,13 toneladas.

O glifosato é utilizado sobretudo na agricultura para matar plantas denominadas de invasoras de culturas de transgênicos [organismos vivos geneticamente modificados, principalmente, para apresentar  resistência às pragas ou resistir a aplicação de herbicidas], além de ser usado como dessecante [produto capaz de agilizar a secagem da planta] para facilitar a colheita de grãos como soja e trigo. Para Sonia Hess, a classificação toxicológica feita pelos órgãos reguladores nacionais considera os efeitos agudos e não os efeitos crônicos do herbicida, podendo prejudicar a identificação de alterações causadas ao meio ambiente e aos humanos.

“Em uma escala que varia de 1 (extremamente tóxico) a 4 (pouco tóxico), ele é ‘classe 4’ pela legislação atual e, até então, não se sabia muito sobre os efeitos do glifosato. As publicações são recentes e a partir de 2009 começaram a aparecer os primeiros estudos mostrando seus efeitos tóxicos e demonstrando que ele é extremamente perigoso à saúde”, explica a pesquisadora.

De acordo com a parecerista, o objetivo do trabalho é alertar as pessoas em relação ao uso incorreto do glifosato e demonstrar com clareza e acuidade científica os riscos do herbicida. “O seu banimento, em função dos efeitos tóxicos, tem sido descrito em vários artigos científicos. Mal de Alzheimer, depressão, câncer, infertilidade, problemas de má formação em crianças, até autismo e neurotoxidade, eram todos aspectos que não se conheciam e que agora estão sendo demonstrados. Muitos dos problemas que o glifosato causa são por que ele interfere na atividade das bactérias que ajudam o nosso corpo, ele mata as bactérias”, completa.

Contaminação

O parecer técnico aponta que a quantidade necessária para causar efeitos na saúde é muito baixa. Os pesquisadores demonstram que quando aplicado nas lavouras e utilizado como dessecante, o principio ativo contamina a planta e consequentemente os alimentos, que podem apresentar teores variados de glifosato. “As concentrações que a literatura descreve são muito baixas e têm efeito biológico intenso. Isso é grave já que no momento que se trata trigo, milho, soja, com esse dessecante, o alimento é contaminado e não existe uma forma de limpar e retirar o produto. Até os animais, que servem de alimento para o ser humano, estão sendo contaminados”, explica Sonia.

Ela destaca que o ingrediente ativo também pode causar danos ao solo e à água. “A produtividade agrícola está sendo ameaçada. Ele afeta o ecossistema agrícola de forma muitas vezes até irreversível, pois o solo é um material vivo e o glifosato mata todas essas bactérias, prejudicando sua fertilidade. Muitas cidades também já estão apresentando análise de água contendo resíduos do herbicida”, conclui.

No dia 20 de março, em Lyon, na França, o glifosato foi inserido na lista de prováveis cancerígenos para os seres humanos pela International Agency for Research on Cancer (IARC), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), na categoria 2A. A classificação feita por 17 especialistas de 11 países é a mesma utilizada para esteróides anabolizantes, por exemplo. A divulgação também reforça o debate em torno da reavaliação da toxidade do glifosato pela Anvisa, o Ibama e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mortes comprovadas

Uma petição do MPF enviada à Justiça há três meses confirma dezenas de mortes provocadas pelos componentes dos produtos usados na agricultura brasileira, incluindo o glifosato. No documento, o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes cita relatórios dos Centros de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os três estados contabilizaram 88 mortes, entre 2009 e 2013, por “exposição aguda aos ingredientes dos agrotóxicos”. O mesmo requerimento indica que seja concluída com urgência a reavaliação toxicológica do glifosato e recomenda o banimento do herbicida no mercado nacional.

O procurador aponta ainda as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da OMS de que o câncer será a principal causa de óbitos no Brasil nos próximos cinco anos, parte deles em decorrência do aumento no uso de agrotóxicos.

A petição indica também que o MPF apresentou pedido aos 34 Centros de Informações e Assistência Toxicológica do país para que informem registros de eventuais intoxicações ocorridas, em 2014, que possam estar relacionadas à exposição a agrotóxicos que contenham os ingredientes ativos mencionados em ações movidas pelo órgão.

Mais informações: soniahess@gmail.com e rubens.nodari@ufsc.br.

(Luan Martendal/Estagiário da Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC)


Mais de 55 cidades gastam abaixo do mínimo legal com Educação

JC-Notícias/SBPC
30.07.2015

Entre as flagradas pelo Tribunal de Contas do Estado estão Osasco, Campinas e Guarulhos; para Ministério Público, falta fiscalização

Ao menos 56 municípios do Estado de São Paulo descumpriram as quantias mínimas previstas em lei que devem ser gastas em seus sistemas de Educação. Dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) apontam que estas cidades tiveram parecer desfavorável neste quesito em dois anos – 2011 e 2012 – os mais recentes neste tipo de avaliação.

Veja o texto na íntegra: Estadão

(Luiz Fernando Toledo/O Estado de S.Paulo)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Poluição na Baía de Guanabara assusta especialistas e atletas para a Rio 2016

Estadão
30.07.2015

Veja a matéria completa.

Mapa permite encontrar as bibliotecas públicas do Brasil

JC-Notícias/SBPC
29.07.2015

Plataforma é interativa para que gestores complementem informações sobre os serviços

Aumentar o índice de leitura do brasileiro – estimado, segundo dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (de 2012) em 1,85 livro por trimestre – é um dos desafios dos Ministérios da Cultura e da Educação.

Entre os vários projetos desenvolvidos nesse sentido está o Cadastro Nacional de Bibliotecas, parte do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), do Ministério da Cultura (MinC).

E, desde terça-feira (28), está mais fácil encontrar e conhecer as bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil. O MinC lançou uma plataforma na qual é possível localizar no mapa brasileiro as 6.021 bibliotecas públicas, municipais, estaduais e comunitárias já registradas no Cadastro. Além do endereço, estão disponíveis informações como a acessibilidade das instituições.

Veridiana Negrini, coordenadora geral do SNBP da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, diz que outros dados de cada biblioteca cadastrada – como acervo, serviços, infraestrutura, gestão, relação institucional e público principal da biblioteca – podem ser complementados posteriormente pelos gestores responsáveis por esses equipamentos.

“Pretendemos, no segundo semestre deste ano, lançar o novo cadastro nacional de bibliotecas, com o objetivo de mapear de maneira abrangente as bibliotecas públicas e comunitárias existentes no País”, adiantou a coordenadora.

Dentro do processo de aprimoramento e atualização do mapa, novas bibliotecas, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura também poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), que também passa por processo de reformulação. Criado pelo MinC, o SNIIC visa coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira.
Para acessar o mapa, clique aqui.

Fonte: Portal Brasil e Ministério da Cultura.

El estado de trance prepara al cerebro para el conocimiento, según un estudio

Tendencias 21
Yaiza Martínez
29.07.2015

Chamanes de todas las culturas caen en trance como vía para alcanzar conocimiento. Ahora, un equipo internacional de neurocientíficos ha logrado determinar qué sucede en el cerebro humano en este estado. Tres áreas cerebrales vinculadas con funciones cognitivas se activarían, y se desconectaría el procesamiento sensorial. Esta reconfiguración de la red cerebral tendría como efecto un estado de pensamiento favorecedor de la integración y la comprensión, afirman los investigadores. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

"Médicos fantasmas" do SUS são alvo de investigações

Folha/UOL
Patrícia Britto
30.07.2015

Veja a matéria completa.

Cidade de Itaboraí, no Rio, definha junto com o caos da Petrobras

El País
/
29.07.2015

. A descoberta de reservas petrolíferas levou Itaboraí a vislumbrar um futuro radiante
. Uma década depois, a cidade ainda espera um complexo petroquímico que nunca chegou


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cientistas contra robôs armados

El País
/
28.07.2015

. Cerca de 1.000 especialistas em inteligência artificial criticam as armas autônomas porque estas não possuem critérios éticos

El sueño garantiza nuestro acceso a los recuerdos

Tendencias 21
Yaiza Martínez
28.07.2015

Dos estudios demuestran que impulsa la accesibilidad a la memoria de lo que hemos vivido en días prévios

Veja a matéria completa.

Comprueban la hipótesis de la eficiencia neural

Tendências 21
ETH Zurich/T21
28.07.2015

Las personas más inteligentes emplean menos esfuerzo para las tareas 'moderadamente' difíciles

Veja a matéria completa.

Ação de gangues violentas é gravada no bairro do Brás, em São Paulo, uma das regiões mais movimentadas do comércio popular

SPTV 2a edição
28.07.2015
Veja a matéria completa.
Veja o vídeo!



Comentário básico:
Uma cidade à deriva.
Socooooooooooooooooorrrrrrrrrooooooooooooooo!!!!!!!!
Adelidia Chiarelli

Só metade da população dos países mais ricos vê risco em mudanças climáticas, diz estudo

JC-Notícias/SBPC
28.07.2015

Nos países mais pobres, o índice de pessoas que temem o fenômeno chega a 90%

Um estudo realizado por pesquisadores de universidades selecionadas dos Estados Unidos revelou que, apesar de entender o que são as mudanças climáticas, em geral, apenas metade da população dos países ricos enxerga o fenômeno como uma ameaça. Por outro lado, nos países mais pobres, a maioria da população demonstra preocupação com as transformações no clima.

Veja o texto na íntegra: http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/so-metade-da-populacao-dos-paises-mais-ricos-ve-risco-em-mudancas-climaticas-diz-estudo-16984178

(O Globo Online)

Dormir pouco é ‘tão ruim quanto fumar’, alerta estudioso

JC-Notícias
28.07.2015

Pessoas que descansam menos que cinco horas causam diversos danos para a própria saúde

As pessoas que se vangloriam sobre encarar o dia tendo dormido menos de cinco horas devem saber que esse hábito faz tão mal para a saúde quanto fumar, por causa do dano que pode ser causado pela privação de sono, declarou o neurocientista da Universidade de Oxford Russell Foster.

Veja o texto na íntegra: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/dormir-pouco-tao-ruim-quanto-fumar-alerta-estudioso-16975783
(
O Globo Online)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

La biotecnología del futuro está en los vírus

Tendências 21
Anabel Paramá
27.07.2015

Determinadas proteínas víricas eliminan bacterias patógenas tras la implantación de prótesis

Veja a matéria completa.

Un robot supera una prueba de consciencia de sí mismo

Tendências 21
Patricia Pérez Corrales
24.07.2015

La investigación demuestra que los robots no pueden tener consciencia, pero sí emularla

Veja a matéria completa.

domingo, 26 de julho de 2015

Pantanal é ameaçado por lavouras de soja

Estado de Minas
Warner Bento Filho
26.07.2015

Veja a matéria completa.

'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador

BBC-Brasil



"Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire". A frase, que aparecia em uma faixa durante a manifestação contra o governo Dilma Rousseff em Brasília, em março de 2015, causou polêmica nas redes sociais e provocou até uma resposta da ONU, defendendo o educador brasileiro famoso mundialmente pela teoria da pedagogia crítica.

Veja a matéria completa.

Auditoria descobre 11 mil alunos fantasmas no Mato Grosso

Jornal Nacional
25.07.2015

Uma auditoria nas escolas públicas de Mato Grosso descobriu que 11 mil alunos não frequentavam as aulas e que muitos nem sabiam que estavam matriculados. Mas o estado gasta muito dinheiro com eles.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo


Demência vascular é mais comum que Alzheimer em idosos

Agência USP de Notícias
Júlio Bernardes - jubern@usp.br
21.07.2015

Pesquisas realizadas em cérebros armazenados no Banco de Encéfalos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) revelam maior prevalência de demência vascular e doença de pequenos vasos entre idosos, em comparação com a da doença de Alzheimer. Os estudos realizados no Banco, organizado pelo Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral, encontraram alterações decorrentes de lesões cerebrais causados por problemas da circulação sanguínea, compatíveis com o quadro de demência vascular. A descoberta pode auxiliar na prevenção da doença, associada a fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes.

Veja a matéria completa.

‘Primitivos’ nos dizem o que devemos fazer - Washington Novaes

EnvolVerde
17.07.2015

Por Washington Novaes

No momento em que voltaram à tona discussões no Congresso sobre o Marco Legal da Biodiversidade – com restrições feitas pelos que o viram como prejudicial às comunidades tradicionais e indígenas, que deixariam de receber pagamento de empresas e instituições que utilizem seus conhecimentos tradicionais –, estudo das Universidades Stanford, Princeton e California (Yahoo, 25/6) indica que está ocorrendo a sexta extinção em massa de espécies da biodiversidade – considerada a maior riqueza do planeta. A taxa de extinção é cem vezes maior do que em qualquer outro período. E seria alimentada pelo desmatamento, por mudanças climáticas e pela poluição. Só na área dos animais, por exemplo, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) diz que 41% das espécies de anfíbios e 21% das de mamíferos já estão ameaçadas pela extinção.

Não por acaso, estão vindo a público, nesta hora, livros importantes para a tomada de consciência da sociedade a respeito do problema. A Enciclopédia de Medicina Tradicional Matsés, por exemplo, documenta em 500 páginas, compiladas durante anos por cinco xamãs nascidos no Brasil e no Peru, a rica biodiversidade de suas áreas e as valiosas possibilidades na medicina tradicional. O texto detalha como cada espécie na área oferece recursos para enfrentar a variedade de doenças. Mas só em língua nativa, “para garantir que o conhecimento medicinal” não seja roubado “por empresas ou pesquisadores”, como já aconteceu. E não haverá uma tradução. A compilação foi também uma das formas de atrair a atenção de jovens que resistiam a processos tradicionais de formação de xamãs, que levam anos e exigem muitas abstinências e sacrifícios. É um texto que ensina, ainda, como reconhecer cada doença por seus sintomas, que plantas usar, como preparar o medicamento. E ainda tem uma fotografia de cada uma.

Veja a matéria completa.

Elza Berquó: “O sexo é um direito das mulheres na velhice”

Época
Graziele Oliveira
24.07.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 25 de julho de 2015

Manifesto pede proteção a locais sagrados indígenas e sítios com arte rupestre na América do Sul

Amazônia.org
24.07.2015

Lançado no início de julho, em Lima, Peru, o documento é fruto de debates que vêm sendo feitos desde o I Congresso Internacional de Arte Rupestre e Etnografia, realizado em Cochabamba, Bolívia, no final de 2014

O Congresso de Cochabamba, realizado em setembro de 2014, na cidade boliviana, buscou estabelecer um diálogo mais aprofundado entre sistemas de pensamento indígenas e ocidentais em torno do tema da arte rupestre em escala sul-americana. Contou com a participação de cientistas estudiosos de arte rupestre e conhecedores-especialistas da família linguística quechua, para os quais as expressões gráficas indígenas são definidas como quilcas.

Os debates gerados na ocasião, que se desdobraram na elaboração do Manifesto de Cochabamba, apontam para duas questões fundamentais no que diz respeito aos sítios de arte rupestre, seu estudo e sua proteção. A primeira se refere ao fato de que os povos indígenas detentores desse patrimônio constituído pelos sítios de arte rupestre não podem ser vistos como meros informantes para a ciência ocidental. Precisam ser reconhecidos como verdadeiros detentores de conhecimento e autores de pesquisas cultural e cientificamente relevantes, numa perspectiva mais ampla, intercultural e descolonizadora. Entende-se que é necessária e urgente a abertura para perspectivas mais simétricas de investigação, isto é, perspectivas que possam partir do diálogo e da colaboração mútua entre a ciência ocidental e outros sistemas de pensamento.

Veja a matéria completa.

USP conclui que aluna foi estuprada e pede expulsão do agressor

Estadão conteúdo/UOL Educação
24.07.2015

Veja a matéria completa.

Deputado une crime e genética e ‘envenena’ o debate sobre idade penal

El País

23.07.2015

Laerte Bessa diz que "será possível dizer se um bebê no útero tem tendências ao crime"

Veja a matéria completa.

Lava Jato vai muito além da delação premiada

Blog do Josias de Souza
24.07.2015

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

La NASA encuentra al ‘primo mayor’ de la Tierra a 1.400 años luz

Tendencias 21
Yaiza Martínez
24.07.2015



Concepción artística de la posible
apariencia del exoplaneta Kepler-452b. Imagen: NASA Ames/JPL-Caltech/T. Pyle.



Kepler 452-b. Así ha sido bautizado el último exoplaneta similar a la Tierra encontrado por la misión Kepler de la NASA. Su parecido con nuestro planeta es tal que casi supera al otro ‘gemelo’ terrestre, el Kepler-438b, detectado en enero de 2015. Pero llegar a él, incluso con la nave humana más veloz, nos costaría más de 25 millones de años. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

Número de carros devolvidos aos bancos pelos brasileiros aumenta

Jornal Nacional
23.07.2015

Com o orçamento mais apertado, muitos brasileiros não estão conseguindo ficar em dia com o financiamento do carro. E isso tem levado muita gente a entregar, espontaneamente, o veículo para o banco. O resultado é que, no primeiro semestre, a retomada de carros cresceu 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja a matéria completa.

Pobreza prejudica o desenvolvimento do cérebro na infância

El País

21.07.2015

. Estudo mostra que dificuldades econômicas têm relação com menos massa cinzenta

Veja a matéria completa.

Ciência Sem Fronteiras terá mais de 70 mil egressos até o fim deste ano

JC-Notícias/SBPC
23.07.2015

Maioria dos bolsistas pertence à graduação, é da área de engenharias, e elege os Estados Unidos como destino prioritário

Até o final deste ano, retornarão ao Brasil 32.681 alunos egressos do programa Ciências Sem Fronteiras. Em 2014, o total de egressos chegou a 40.298. Este ano mais 14.050 terão partido para o exterior, desde junho. Os números fazem parte de uma avaliação da Primeira Etapa do Programa feita pela Capes e pelo CNPq. Esses resultados foram apresentados durante a 67ª Reunião Anual da SBPC, realizada em São Carlos (SP), entre 12 e 18 de julho.

A maioria dos alunos matriculados no CsF (32,7%) elege as universidades dos Estados Unidos como destino prioritário. As instituições do Reino Unido aparecem em segundo lugar, são eleitas por 11,4% dos bolsistas. Em terceiro lugar, estão as universidades do Canadá, preferência de 8% dos bolsistas

Veja a matéria completa.

Após estupro, USP acelera adoção de novo modelo de policiamento

JC-Notícias/SBPC
23.07.2015

Polícia Comunitária terá de 80 a 120 homens e será treinada para atuar no campus; aluna foi atacada em local sem monitoramento

Após o registro de um caso de estupro dentro da Cidade Universitária, na zona oeste da capital, a Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública estão apressando a implementação de um novo modelo de policiamento no campus. A Polícia Comunitária, que terá de 80 a 120 policiais, deve entrar em funcionamento até setembro. Antes, a previsão era de início até dezembro.
Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/23/A14.pdf

(O Estado de S.Paulo)

Leia também:

Uol – USP, Unesp e Unicamp terão modelo japonês de policiamento

Cartões Corporativos: sigilo injustificável

IstoÉ
17.07.2015

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Novo panorama sobre origem de habitantes das Américas é revelado

JC-Notícias/SBPC
22.07.2015

Artigos publicados nas revistas ‘Science’ e ‘Nature’ mostram que indígenas como os Xavantes têm origem genética na Oceania

Dois estudos internacionais realizados por grupos diferentes de cientistas e publicados simultaneamente nesta terça-feira, 21, nas revistas Nature e Science trazem novas perspectivas sobre a chegada dos primeiros humanos às Américas. Os dois trabalhos tiveram contribuição brasileira e foram fundamentados em amplas bases de dados genômicos.

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/22/A16.pdf

(Fábio de Castro/O Estado de S.Paulo)

Dilma corta verba para pré-escola e creche; vagas eram promessa eleitoral

JC-Notícias/SBPC
22.07.2015

Corte no MEC freia investimentos em creches, pré-escola e universidades

expansão da oferta de vagas em creches e pré-escolas no país, uma das promessas do governo Dilma Rousseff (PT), será afetada pela redução do orçamento do Ministério da Educação.
Do total de R$ 9,2 bilhões cortados na pasta, R$ 3,4 bilhões (37%) eram destinados à construção de unidades de educação infantil, além de quadras esportivas.

Veja o texto na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2015/07/1658820-dilma-corta-verba-para-pre-escola-e-creche-vagas-eram-promessa-eleitoral.shtml

(Folha.com)

Número de haitianos em escolas estaduais cresce 14 vezes em São Paulo

JC-Notícias/SBPC
22.07.2015

Há 127 alunos matriculados, segundo Secretaria de Educação; boa parte estuda no centro e na Zona Leste

A vinda de haitianos para São Paulo já reflete nas escolas estaduais. Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Educação nesta terça-feira mostra que, de 2013 para cá, o número de estudantes haitianos na rede cresceu 14 vezes. Hoje são 127 alunos – em 2013 eram apenas nove.

Veja o texto na íntegra: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/numero-de-haitianos-em-escolas-estaduais-cresce-14-vezes-em-sao-paulo-16869189

(O Globo Online)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Lixo volta a se acumular após um ano da limpeza no rio Tietê em SP

Jornal Nacional
21.07.2015

Imagens da reportagem mostram o Tietê hoje e o Tietê há exatamente um ano. Em Salto, a 100 quilômetros de São Paulo, o rio está com o dobro da vazão do ano passado. Mas a boa notícia para por aqui. Espuma, água escura, mau cheiro e lixo, muito lixo. Isso não mudou. Bem que um mutirão tentou fazer alguma coisa. Os garis retiram a sujeira acumulada há décadas na margem do rio: 18 toneladas de lixo recolhidas em dez dias de muito trabalho.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


País demitiu 18 mil pessoas com curso superior em junho

JC-Notícias/SBPC
21.07.2015

Pelo segundo mês seguido, houve mais demissões que contratações de profissionais com diploma universitário

O país fechou 18,2 mil postos de trabalho ocupados por profissionais de nível superior em junho. Foi o segundo mês seguido em que houve mais demissões do que contratações de trabalhadores com diploma universitário. Os dados, relativos ao emprego com carteira assinada, são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e não incluem declarações enviadas pelas empresas fora do prazo legal.
Em maio, conforme a Gazeta do Povo revelou na semana passada, cerca de 5,7 mil pessoas com esse nível de instrução haviam perdido o emprego. Até então, o corte de vagas desse tipo era inédito em 2015 e nunca havia ocorrido em meses de maio na série histórica iniciada em 2004.

Emprego formal no país perde 345,4 mil vagas no 1.º semestre
De cinco grandes setores da economia, apenas a agropecuária registrou saldo positivo para o emprego de nível superior – e ainda assim a diferença entre admissões e desligamentos foi pequena, de 61 vagas. O setor de serviço liderou as dispensas, com corte de 11 mil trabalhadores, seguido por comércio (-3,2 mil), indústria (-2,8 mil) e construção civil (-1,3 mil).
No acumulado do primeiro semestre, quem lidera as demissões é a indústria, com fechamento de 8,8 mil vagas em todo o país. A construção civil dispensou 6,6 mil trabalhadores com diploma universitário e o comércio, pouco mais de 900. Apesar da baixa de junho, o setor de serviços ainda acumula a geração de 60 mil empregos de nível superior neste ano. A agropecuária, por sua vez, preencheu 470 vagas.

Estados
Entre as 27 unidades da federação, somente quatro criaram vagas de nível superior em junho (Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal). O Paraná foi o sexto estado que mais demitiu, com o fechamento de 695 postos de trabalho no mês.
No acumulado do ano, o saldo do emprego para profissionais com diploma ainda é positivo, mas muito inferior ao observado no ano passado. De janeiro a junho, a economia nacional contratou 44,1 mil trabalhadores formados, 66% menos que os 129,5 mil do primeiro semestre de 2014. No Paraná, foram criados 6,7 mil empregos desse tipo neste ano, ante 10,6 mil no mesmo período do ano passado.

(Gazeta do Povo)

Vagas ociosas desafiam cinco universidades federais em Minas

JC Notícias/SBPC
21.07.2015

Com a saída de alunos para outras instituições, universidades públicas ficam com postos vazios, mesmo em cursos disputados. Na Universidade Federal de Viçosa, cadeiras inativas em medicina chegam a 25%

Em meio à crise financeira ocasionada por cortes e contingenciamento de verbas, as universidades públicas têm outro problema para administrar. As vagas ociosas indicam uso aquém da infraestrutura dos cursos. Apesar de parecer um contrassenso quando se olha o número de candidatos por vaga nos processos seletivos, no meio dos semestres, as carteiras das salas de aulas têm perdido ocupantes. Há vagas em aberto até em cursos como medicina. Além de desistências eventuais, algumas mudanças tornam a evasão uma realidade com a qual as universidades precisam lidar.

Continua.

Tragédia escolar indígena

JC-Notícias/SBPC
21.07.2015

Levantamento do MP revela colégios para povos nativos sem mínimas condições pedagógicas

Em meio à poeira que sobe do chão de terra no barracão de madeira, meninos da etnia Nambikwara tentam aprender tabuada. Um quadro-negro improvisado e carteiras quebradas completam o cenário de abandono da escola indígena de Comodoro (MT). A realidade mato-grossense é apenas uma amostra do que se repete nos 3.138 colégios indígenas no Brasil. Um terço deles não conta sequer com prédio escolar, definido pelo governo federal como a estrutura de padrões mínimos para realização de atividades educacionais.

Leia mais em:

O Globo –  http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/tragedia-escolar-indigena-16834614#ixzz3gWlrfISI

terça-feira, 21 de julho de 2015

Cientistas lançam em Londres a maior caçada por seres de outros planetas

Jornal Nacional
20.07.2015

Trecho da matéria:

Ouvir estrelas não é coisa de quem perdeu o senso, como explicou o físico Stephen Hawking, usando uma linguagem quase poética: "Em algum lugar do universo, talvez um ser inteligente veja as luzes da Terra e perceba o que elas significam. Ou, então, as nossas luzes vagam num cosmos sem vida, anunciando -  para ninguém - que aqui o universo descobriu sua existência. É hora de buscar a resposta, buscar vida fora da Terra. Estamos vivos, somos inteligentes e precisamos saber”.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Veja também:
Stephen Hawking:
Intelligent Aliens Could Destroy Humanity,
But Let's Search Anyway


Manaus: 34 assassinatos num final de semana

Blog do Josias de Souza
20.07.2015

Aos pouquinhos, o Brasil vai se tornando um país de poucos espantos. Foram assassinados em Manaus no último final de semana 34 brasileiros. Repetindo: mais de três dezenas de patrícios foram passados nas armas na capital amazonense em poucas horas. E a nação não esboça uma reação compatível com o horror da cena. As manchetes não gritam o fato. É como se a violência adquirisse uma persuasiva naturalidade.

Veja a matéria completa.

Juiz da Lava Jato condena três ex-dirigentes da Camargo Corrêa

Jornal Nacional
20.07.2015

São as primeiras condenações de representantes de empreiteiras na Operação Lava Jato. PF indiciou presidente da Odebrecht e mais 7 pessoas.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Guias trazem roteiro de museus no Brasil, América Latina e Caribe

Agência FAPESP
20.07.2015

Agência FAPESP – A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e Caribe (RedPop) publicaram dois guias com uma relação extensa de locais de divulgação da ciência, como observatórios, jardins botânicos, aquários, instalações itinerantes, zoológicos e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no Brasil, América Latina e Caribe.

Veja a matéria completa.

Parte del calentamiento global se acumula bajo la superficie de los océanos

Tendências 21
UCLA/T21
20.07.2015

Científicos de Estados Unidos han observado que parte del calor del calentamiento global se acumula en las aguas por debajo de la superficie de los océanos, lo que ha permitido en la última década que la temperatura de la superficie no se caliente tan rápido. Ese calor, sin embargo, empezará a moverse y acelerará el calentamiento.

Veja a matéria completa.

Governo de São Paulo cria novos cursos de Medicina em cidades sem estrutura

JC-Notícias/SBPC
20.06.2015

11 dos 36 municípios que receberam o aval do MEC têm número de leitos públicos inferior ao exigido por edital da pasta ou não têm residência

Parte das 36 cidades brasileiras que receberam aval do Ministério da Educação (MEC) para abrigar novos cursos de Medicina não cumpre requisitos básicos de infraestrutura exigidos em edital da própria pasta para a aprovação das novas vagas de graduação. Levantamento feito pelo Estado em 11 desses municípios mostra que alguns têm número de leitos públicos inferior ao exigido pelo MEC ou não têm programa de residência ou hospital de ensino, outros dois critérios do edital.

Veja o texto na íntegra:
http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/20/A11.pdf

(Fabiana Cambricoli/O Estado de S.Paulo)

domingo, 19 de julho de 2015

Planta amazônica é esperança contra o câncer
Uncaria tomentosa
(Unha-de-gato)

Jornal da Band/UOL
08.04.2014




Uma planta da Amazônia é a nova esperança da medicina na luta contra o câncer. A unha-de-gato [Uncaria tomentosa] revelou bons resultados em uma pesquisa feita por cientistas brasileiros.


Portal Amazônia.com:
Entrevista com a oncologista
Larissa Lopes de Paula




fonte vídeo:
http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2014/04/08/14987886-planta-amazonica-e-esperanca-contra-o-cancer.html

Amy Winehouse, mito e naufrágio

El País
Diego A. Manrique
18.07.2015

. Documentário de Asif Kapadi, de 'Senna', mostra retrato devastador da cantora
. A história que não queriam contar de Amy Winehouse

Veja a matéria completa.


Parque da Serra da Capivara, no Piauí, está ameaçado

JC-Notícias
17.07.2015

Fundação que atua na conservação do Patrimônio Cultural da Humanidade conta com apenas 50 funcionários, poucos recursos e pode fechar

Até o fim do ano, o Parque Nacional da Serra da Capivara pode sofrer um golpe pesado. A Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), parceira do governo federal na manutenção da unidade, prepara-se para fechar as portas. Em 2014, seus cofres receberam apenas R$ 860 mil, verba insuficiente para zelar pela infraestrutura que sustenta o acesso e a pesquisa em mais de mil grutas rupestres, dispersas por 130 mil hectares no interior do Piauí. Nem o status de Patrimônio Cultural da Humanidade assegurou a entrada de recursos. Se a penúria significar uma ameaça às cavernas pré-históricas, o título atual poderia mudar para “patrimônio em perigo”.

Veja o texto na íntegra:
 http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/parque-da-serra-da-capivara-no-piaui-esta-ameacado-1-16800318

(O Globo Online) 


Sudeste entra na estiagem com menos água do que em 2014, diz Paulo Nobre

JC-Notícias
18.07.2015

Meteorologista do Inpe discutiu a crise hídrica na região, durante conferência da 67ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

O meteorologista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), abordou, nesta sexta-feira (17), a problemática da seca no Sudeste, em conferência da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), UFSCar, em São Carlos (SP).

“Nós estamos entrando na fase seca da região Sudeste, em agosto, com menos água do que nós entramos na do ano passado. Quão menos água na torneira isso significa nós vamos ver no final da estação”, alertou Nobre. “Temos uma situação nacional muito grave. Existe um déficit no total de chuva no Brasil. Em cima dessa condição, nós tivemos a crise hídrica de 2014 a 2015.”

Veja a matéria completa.

Ciência sem Fronteiras terá menos bolsas para graduação

JC-Notícias
18.07.2015

Capes diz que mudança na nova etapa deve equilibrar divisão das bolsas de estudo com a pós-graduação

A segunda etapa do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, terá menos bolsas para a graduação. Adalberto Luis Val, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disse nesta sexta-feira, 17, que será feito um “melhor equilíbrio” da oferta entre as modalidades, já que na primeira fase, das 101 mil bolsas, 79.980 foram concedidas para a graduação.

Veja o texto na íntegra:
 http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/18/A16.pdf

(Isabela Palhares/O Estado de S.Paulo)

sábado, 18 de julho de 2015

Cientistas filmam plâncton comendo plástico em gota d'água

BBC-Brasil
10.07.2015



Veja a matéria completa.


Resultados de pesquisa sobre letramento científico dos brasileiros indicam apenas 5% das pessoas como proficientes

JC-Notícias
17.07.2015

Corroborando resultados apresentados nesta semana pelo MCTI, dados indicam interesse pela Ciência, mas não o conhecimento sobre temas científicos

Apresentar os resultados da pesquisa que mediu o índice de letramento científico da população brasileira, realizada pele Instituto Abramundo em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e a Associação Ação Educativa. Este foi o objetivo da conferência “ILC: Índice de Letramento Científico para o Brasil”, realizada ontem (15/7) na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A apresentação foi feita pelo pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consultor do Instituto Abramundo Anderson Gomes, que falou sobre as conclusões da pesquisa, sua inserção nos contextos nacional e internacional e as desigualdades entre as regiões.

Gomes iniciou sua apresentação explicando que não existe uma definição universal para o que seria o letramento científico, mas que ele está relacionado à capacidade de ler, compreender e expressar opinião sobre assuntos de caráter científico. O pesquisador também explicou que uma pessoa cientificamente letrada deveria conseguir “apreciar e compreender o impacto da Ciência e da tecnologia na vida cotidiana, tomar decisões pessoais informadas, ler e compreender os pontos essenciais de relatos da mídia sobre o tema, refletir criticamente sobre as informações transmitidas em tais relatos e participar de forma confiante das discussões que envolvem a Ciência”.

O objetivo da pesquisa foi oferecer ao País um indicador que possa orientar políticas públicas. Para tanto, explicou o pesquisador, ela foi realizada com base nas perspectivas de alfabetismo, letramento e caráter não escolar, além de levar em consideração as dimensões de domínio da linguagem científica, saberes práticos e visões de mundo relacionadas à Ciência.

Veja a matéria completa.

Assembleia Geral da SBPC aprova envio de carta à presidente Dilma

JC-Notícias/SBPC
17.07.2015

Por unanimidade, os sócios da entidade aprovaram documento que solicita a revogação dos cortes nas áreas de Educação e Ciência decorrentes do ajuste fiscal

Em assembleia geral realizada na noite de ontem (16), no Teatro Florestan Fernandes, campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membros da comunidade científica e acadêmica de todo o País, aprovaram por unanimidade o envio de uma carta para a presidente Dilma Rousseff, onde reivindicam a revogação dos cortes no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O impacto provocado pelo ajuste fiscal atingiu, principalmente, os mais de cinco mil programas de pós-graduação, distribuídos por todo o território nacional em atividades como mobilidade de pesquisadores, participação em congressos e bancas de qualificação, equipamentos e insumos para laboratórios. O documento também aponta que o “financiamento de programas como o dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia), edital Universal, Pró-Infra (Programa de Infraestrutura) da FINEP, e tantos outros, não podem sofrer cortes e descontinuidades”.

Na carta, enviada hoje (17) à presidente da República, os cientistas salientam o equívoco de retirar investimentos das áreas de Educação e Ciência, e a necessidade de manter a coerência com o lema Pátria Educadora. “Quando o Governo Federal propôs fazer sua parte no objetivo de nos transformarmos em uma pátria educadora, a SBPC, sociedades científicas a ela associadas e um sem número de instituições – ligadas ou não aos temas de educação – e certamente milhões de brasileiros viram nesse slogan um fator de estímulo, crença e renovação de esperanças de que o Brasil estava dando um passo firme rumo à superação de seu déficit educacional. Com a confirmação do corte de verbas de custeio e de capital para a educação, a sociedade recebe uma sinalização oposta à prioridade máxima do governo”, diz a carta. Leia o texto na íntegra aqui.

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

'Casamento é um risco para a vida das mulheres', diz especialista em saúde mental

Sul21/Opera Mundi
Débora Fogliatto
13.07.2015

Para a médica Maria José Araújo, o machismo e a desigualdade entre gêneros são alguns dos fatores que explicam o fato de mulheres serem 74% da população que consome remédios para transtornos psiquiátricos

Veja a matéria completa.

Na rota dos tornados

JC-Notícias/SBPC
16.07.2015

Pesquisa do IG aponta que Brasil está entre os países que mais registram fenômeno meteorológico no mundo

A ocorrência de tornados no Brasil é mais frequente do que se pensava. Entre 1990 e 2011, foram registrados ao menos 205 desses fenômenos meteorológicos em território nacional, número que coloca o país entre aqueles que mais anotam eventos do tipo no mundo. São Paulo foi o Estado mais atingido pelos episódios nesse período, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dados estão revelados na tese de doutoramento do geógrafo Daniel Henrique Candido, defendida recentemente no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, sob a orientação da professora Lucí Hidalgo Nunes. Em seu trabalho, o pesquisador desenvolveu, com base nas informações reunidas, um modelo que confirma a existência de um padrão espacial e temporal desses acontecimentos em solo brasileiro. Ele também criou uma escala para medição dos danos causados pelos tornados, compatível com as estruturas existentes no Brasil.

Leia mais em:

Jornal da Unicamp – http://www.unicamp.br/unicamp/ju/539/na-rota-dos-tornados

Casos de diarreia se multiplicam em São Paulo durante a crise hídrica

El País

16.07.2015

. Vigilância Epidemiológica associa os surtos da doença ao cenário de desabastecimento

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Procuradoria investiga Lula por suspeita de tráfico de influência

Estadão
Talita Fernandes
16.07.2015

Veja a matéria completa.

Plantas Medicinais

Globo Repórter
24.02.12


Parte I
 
 
Parte II
 
 
Parte III
 
 
Parte IV
 
 

Astrônomos descobrem planeta semelhante a Júpiter

Agência USP de Notícias
Da Redação - agenusp@usp.br
15.07.2015

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada pelo professor Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, descobriu um planeta com uma massa muito semelhante a de Júpiter. Além disso, o novo planeta orbita uma estrela parecida ao Sol, chamada de HIP 11915, e quase na mesma posição que Júpiter ocupa no Sistema Solar.

A nova descoberta foi feita com o auxílio do HARPS, um dos instrumentos mais precisos a detectar exoplanetas, montado no telescópio de 3,6 metros do ESO (Observatório Europeu do Sul) em La Silla, no Chile.

O novo planeta foi descrito no artigo “The Solar Twin Planet Search II. A Jupiter twin around a solar twin”, publicado na revista especializada Astronomy and Astrophysics. O professor Meléndez é co-autor do artigo que tem como autora principal Megan Bedell, da Universidade de Chicago.

Veja a matéria completa.

Los defectos en los telómeros se relacionan con más de una decena de enfermedades

SINC
CNIO
15.07.2015

Dos investigadoras del Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas publican una detallada revisión sobre lo que se sabe hoy acerca de las estructuras que protegen los extremos de los cromosomas. El trabajo revela la importancia presente y futura de los telómeros en la medicina, ya que son clave en el envejecimiento y en el cáncer, y mucho más complejos de lo esperado.

Veja a matéria completa.

Depois da ‘partícula de Deus’, cientistas descobrem o pentaquark

JC-Notícias/SBPC
15.07.2015

Previsão de existência data de 1960 e ciência levou décadas até descoberta

Cientistas que trabalham no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) – um acelerador de partículas gigantesco que fica na fronteira entre a França e a Suíça – anunciaram a descoberta de uma nova partícula, batizada de pentaquark.

A primeira previsão da existência do pentaquark foi feita na década de 1960, mas, assim como o Bóson de Higgs (ou “partícula de Deus”), os cientistas não conseguiram detectar o pentaquark durante décadas.

Veja a matéria completa.

Un entorno estimulante ayuda a abandonar las adicciones

Universidad de Berkeley/T21
15.07.2015

Un estudio con ratones revela que el aprendizaje y la actividad frecuente desengancha de las drogas


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Plutão tem montanhas

El Mundo
MIGUEL G. CORRAL
15.07.2015



Imagen de las montañas en Plutón, captadas por la sonda New Horizons durante su máxima aperoximación. NASA



Tornado deixa 19 pessoas feridas em cidade do sudoeste do Paraná

Jornal Nacional
14.07.2015

Ventos de 115 km/h arrancaram árvores e postes e destruíram lavouras.
Na área rural, carros e caminhões foram arremessados longe.


Um tornado deixou 19 pessoas feridas e muita destruição na noite desta segunda (13) em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. As imagens mostram o estrago. Os ventos de 115 km/h arrancaram árvores, postes, destruíram lavouras e aviários inteiros. Na área rural, carros e caminhões foram arremessados longe pela força do vento. Cinco casas ficaram destruídas.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Desertificação é avançada em mais de 20 núcleos do Semiárido, diz especialista

Agência Senado/ O Eco
14.07.2015

Em audiência pública no Senado, na quinta-feira (9), especialistas alertaram para os riscos de crescente desertificação na região do Semiárido. De acordo com Iêdo Bezerra de Sá, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mais de 20 núcleos territoriais da região já apresentam alto grau de degradação. Assinalou que a desertificação não resulta apenas das variações climáticas, mas também do peso da ação humana sobre o ambiente.

– Se deixar chegar a esse ponto [desertificação] é quase impossível para se recuperar, porque leva tempo e envolve um custo muito grande – advertiu o pesquisador, defendendo medidas para evitar que mais áreas avancem para o mesmo estágio.

Veja a matéria completa.

Solução: dissolvam-se como famílias e reagrupem-se como clubes de futebol

Blog do Josias de Souza
14.07.2015

Veja a matéria completa.

La 'New Horizons' sobrevive a Plutón y contacta con la NASA

El Mundo
EFE
15.07.2015

Veja a matéria completa.

‘Grandes grupos econômicos estão ditando a formação de jovens brasileiros’, diz novo reitor da UFRJ

JC-Notícias/SBPC
14.07.2015

Para Roberto Leher, educação brasileira se tornou ‘um grande negócio': ‘são operadores do mercado financeiro que estão controlando as organizações educacionais’, formando jovens para serem apenas força de trabalho e mercadoria

Um grande negócio. É assim que o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, enxerga o novo momento da educação brasileira.

Em entrevista, o professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ traça um panorama do atual estágio da educação no Brasil, e as conclusões não são nada animadoras.

Para Leher, que tomou posse no dia 03 de julho, os recentes processos de fusões entre grandes grupos educacionais, como Kroton e Anhanguera, e a criação de movimentos como o Todos pela Educação representam a síntese deste processo.

No primeiro caso, ocorre uma inversão de valores, em que o primordial não é mais a educação em si, mas a busca de lucros por meio de fundos de investimentos. No segundo, a defesa de um projeto de educação básica em que a classe dominante define forma e conteúdo do processo formativo de crianças e jovens brasileiros.

O movimento Todos Pela Educação é uma articulação entre grandes grupos econômicos como bancos (Itaú), empreiteiras, setores do agronegócio e da mineração (Vale) e os meios de comunicação que procuram ditar os rumos da educação no Brasil.

Para o professor, o movimento se organiza numa espécie de partido da classe dominante, ao pensarem um projeto de educação para o país, organizarem frações de classe em torno desta proposta e criar estratégias de difusão de seu projeto para a sociedade.

“Os setores dominantes se organizaram para definiram como as crianças e jovens brasileiros serão formados. E fazem isso como uma política de classe, atuam como classe que tem objetivos claros, um projeto, concepções claras de formação, de modo a converter o conjunto das crianças e dos jovens em capital humano”, observa o professor.

Leia na íntegra:

(Ópera Mundi – UOL – http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/40983/grandes+grupos+economicos+estao+ditando+a+formacao+de+jovens+brasileiros+diz+novo+reitor+da+ufrj.shtml)

terça-feira, 14 de julho de 2015

Cara a cara con Plutón/A las puertas de lo desconocido

El Mundo
14.07.2015


Recreación artística de la nave 'New Horizons'


TERESA GUERRERO | MARIO VICIOSA Y GIULIO PIANTADOSI (VÍDEO)

La sonda 'New Horizons' se acercará el martes 14 de julio al planeta enano. Estudiará por primera vez uno de estos pequeños y helados mundos en una remota región del Sistema Solar aún inexplorada.

Veja a matéria completa.



A las puertas de lo desconocido

RAFAEL BACHILLER 
 
New Horizons transporta las cenizas del soñador Tombaugh, el astrónomo que, al descubrir Plutón, nos abrió las puertas del cinturón de Kuiper. Él ya es el el humano que ha viajado más rápidamente, y más lejos, desde la Tierra.

Veja a matéria completa.

 

Primeiros indícios de que há um continente em Marte

El País
Nuño Domínguez
13.07.2015

Robô 'Curiosity' detecta pela primeira vez uma crosta continental no planeta vermelho o que reforça possibilidades para abrigar vida

Veja a matéria completa.

Uma Amazônia esquecida

JC-Notícias/SBPC
13.07.2015

Estadão repercute o tema em editorial

A Amazônia é tema obrigatório em todos os grandes foros internacionais sobre meio ambiente e muito se discute a respeito de como preservar sua fauna e sua flora. Afinal ela representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta, com uma biodiversidade ímpar.
Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/07/11/A3.pdf

(O Estado de S.Paulo)

Instituições de Ensino Superior do RN e MG lançam sítio sobre o semiárido brasileiro

JC-Notícias/SBPC
13.07.2015

Em linguagem direta e com ilustrações, as publicações abordam assuntos como água, piscicultura, caatinga, animais, protozoários, plantas tóxicas e outros que sem o devido manejo comprometem a sustentabilidade da região e a sobrevivência humana

Uma equipe multidisciplinar de cinco instituições de ensino superior do Brasil criou um sítio para divulgar informações sobre conservação e recuperação dos recursos naturais do semiárido brasileiro. O nome é “Mergulhando ciências no semiárido” e pode ser acessado no endereço: http://mergulhandocienciasnosemiarido.weebly.com/materiais.html

As pesquisas e o sítio resultam de um projeto financiado pelo edital MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação Transversal Nº35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro, executado por pesquisadores na linha de capacitação de educadores e agentes de extensão.  O compromisso deles é produzir conhecimento, publicar informações e distribuir materiais paradidáticos contextualizados com a realidade da região semiárida.

Para a coordenadora do projeto, Doutora em Ecologia e Recursos Naturais e Professora do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CB/UFRN), Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, “a perspectiva é que os materiais produzidos funcionem como um incentivo ao ensino de ciências, com vistas à convivência com o ambiente semiárido e sua sustentabilidade.

Método

Escritos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), os materiais paradidáticos expõem o conhecimento científico em algo compreensível e palpável para experimentos pela populações menos esclarecidas da região. Em linguagem direta e com ilustrações, as publicações abordam assuntos como água, piscicultura, caatinga, animais, protozoários, plantas tóxicas e outros que sem o devido manejo comprometem a sustentabilidade da região e a vulnerabilidade da sobrevivência humana.

Os materiais paradidáticos podem ser utilizados por educadores em escolas de educação básica, ou por agentes de extensão em seu trabalho com comunidades do semiárido brasileiro, precisamente a faixa do Rio Grande do Norte. “Assim, esperamos contribuir para a diminuição das diferenças sociais e regionais, além de promover a valorização da cultura e alfabetização científica no contexto delimitado pelo projeto”, diz textualmente Magnólia Fernandes.
A pesquisa e o sítio contam com o apoio do CNPq, Ministério do Meio Ambiente, Rede das Águas e Cátedra da UNESCO, Instituto de Biologia Marinha da UFRN, Instituto Nacional do Semiárido, entre outros colaboradores.

(Reitoria UFRN)

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Jabuti recebe prótese de casco feita em impressora 3D após incêndio

Fantástico
12.07.2015





Cerrado pode ser um dos grandes afetados pelo aquecimento global

O ECO
Fabíola Ortiz
12.07.2015

Paris, França – A ausência de políticas públicas para a proteção do Cerrado no Brasil põe em risco um dos maiores hotspots de biodiversidade, especialmente quando as projeções climáticas mais pessimistas indicam um aumento na temperatura da Terra de até 4°C no final do século – caso ações não sejam tomadas para frear o aquecimento global.

O alerta foi dado pela bióloga do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), Mercedes Bustamante, uma das maiores estudiosas do Cerrado brasileiro, tido como a savana mais diversa do mundo. Neste bioma existem mais de 10 mil espécies de plantas nativas catalogadas.

Veja a matéria completa.

Médico que receitou químio a 553 pacientes saudáveis é condenado

Estadão
10.07.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 11 de julho de 2015

Dance Me to the End of Love - Leonard Cohen







Estudo analisa a pluralidade do espiritismo kardecista

Agência USP de Notícias
Valéria Dias - valdias@usp.br
08.07.2015

Ao contrário do catolicismo e do protestantismo, o espiritismo kardecista é uma religião sem corpo eclesiástico definido. Para entender as formas de autoridade existentes na doutrina, a socióloga Célia da Graça Arribas reconstruiu a história dessa religião ao longo do século 20 a fim de compor o cenário e o elenco espíritas, e como esses personagens atuaram no período. Os dados estão em sua pesquisa de doutorado defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Quase 4 milhões de brasileiros se declararam espíritas no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja a matéria completa.

Aplican la sincronización de cerebros al control de avatares virtuales

Tendências 21

10.07.2015

Científicos desarrollan la primera interfaz cerebro-ordenador compartida

Un equipo de investigadores de la Universidad de Duke, en EEUU, ha conseguido sincronizar artificialmente -y conectar a una computadora- los cerebros de monos y ratas, para que estos controlen un brazo virtual o realicen sencillos cálculos al unísono. El avance supone un “nuevo paradigma” en las interfaces cerebro-máquina, que tendría aplicaciones tanto en la fabricación de computadoras orgánicas como en la neurorehabilitación de pacientes paralizados, aseguran los investigadores. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

IBAMA vai dar a licença de operação à Belo Monte apesar das denúncias?

Instituto Socioambiental(ISA)
Via Eliane Brum
09.07.2015

Dossiê Belo Monte: descumprimento de condicionantes ambientais é denunciado na Câmara

Deputados, moradores da região, representantes do movimento social e do Ministério Público Federal foram unânimes em afirmar que Licença de Operação da hidrelétrica não pode ser concedida neste momento

O governo federal e a Norte Energia, empresa responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, foram alvo de uma torrente de críticas em audiência pública realizada na Câmara, em Brasília, nesta quarta (8/7). O motivo é o descumprimento das condicionantes e do Programa Básico Ambiental (PBA) destinados a mitigar os impactos socioambientais da usina, que está sendo construída em Altamira (PA).

Deputados de vários partidos, moradores da região, representantes da sociedade civil e do Ministério Público Federal foram unânimes em afirmar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) não pode conceder a Licença de Operação (LO) da hidrelétrica, solicitada pela Norte Energia em fevereiro, antes que essas ações tenham sido cumpridas. A autorização permitirá encher o reservatório da barragem e é a última licença a ser concedida de numa série de três, iniciada em 2010, quando a obra começou.

A expectativa do governo e da empresa é que a concessão da LO saia até o fim de agosto. Assim, o reservatório poderia começar a ser enchido em setembro para que a primeira turbina da usina possa ser acionada no início de 2016. Sua operação deveria ter começado em fevereiro e a Norte Energia já teve um pedido de prorrogação do cronograma da obra negado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, as pressões sobre o Ibama, que já são grandes, deverão crescer nos próximos meses. O diretor de Licenciamento ambiental do órgão, Thomaz Toledo, disse que ele não tem prazo para analisar o pedido da LO.

Para parlamentares, militantes e procuradores, porém, se a licença for dada agora, o descumprimento das condicionantes vai se tornar um consumado. Eles voltaram a denunciar a violação sistemática dos direitos de ribeirinhos, pescadores, indígenas e moradores de Altamira em meio à obra.

Veja a matéria completa.


Veja também:
Belo Monte, empreiteiras e espelhinhos - Eliane Brum

La falta de educación mata

El Mundo
CLARA MARÍN
09.07.2015

. Un estudio mide las muertes atribuibles a un bajo nivel educativo en EEUU
. Según los autores, la falta de educación sería tan dañina como ser fumador

Veja a matéria completa.

Materiales como los terrestres pueden formarse en otros sistemas de la Vía Láctea

Tendências 21
Jorge Lázaro
09.07.2015

Los minerales de la Tierra son tres veces más habituales de lo que se pensaba en nuestra galáxia

Un estudio del profesor Brad Gibson de la Universidad de Hull (Inglaterra) sobre la composición y la evolución química de la Vía Láctea demuestra que los mismos materiales presentes en la Tierra están presentes, con contadas excepciones, en todos los sistemas exoplanetarios de la galaxia. Por Jorge Lázaro.

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Belo Monte, empreiteiras e espelhinhos - Eliane Brum

El País
Eliane Brum
07.07.2015

Como a mistura explosiva entre o público e o privado, entre o Estado brasileiro e as grandes construtoras, ergueu um monumento à violência, à beira do Xingu, na Amazônia
 
A marca da corrupção no Brasil atual, assim como da relação explosiva entre o Estado e as empreiteiras, tem como símbolo a Operação Lava Jato e a Petrobras, para onde todos os olhos estão voltados. Sem ignorar a enorme importância dessa investigação, há elementos para suspeitar que o símbolo das ligações perigosas entre o público e o privado pode estar também em outro lugar: na construção da polêmica hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na Amazônia. É ela, um projeto acalentado ainda na ditadura, mas só executado na democracia, nos governos Lula-Dilma Rousseff, que une os fios desencapados da história recente do país, expõe a coleção de mazelas sociais do Brasil e nos obriga a compreender a corrupção também como um ato de extermínio. Belo Monte revela as vísceras de um modo de operação que se consolidou na ditadura, atravessou vários governos da democracia e permanece até hoje. A Amazônia, tanto como criadora de sentidos para o Brasil quanto como lugar concreto onde as disputas entre os vários atores se dá, não é a periferia do país, mas o centro. O que precisamos, talvez, seja deslocar o olhar para ajustar o foco.

Veja a matéria completa.


Não deixe de ver também:
Belo Monte:
a anatomia de um etnocídio


Os anúncios entram na sua cabeça, embora às vezes você não perceba

El País

08.07.2015

A pesquisa neuronal e sensorial por trás da publicidade é cada vez mais sofisticada

Veja a matéria completa.

“Brasil tem um linchamento por dia, não é nada excepcional” - José de Souza Martins | autor do livro 'Linchamentos - A justiça popular no Brasil'

El País

08.07.2015

. Homem morto por vizinhos no Maranhão escancara a rotina da violência no Brasil

Veja a matéria completa.

La organización del cerebro humano es casi ideal

Universidad Northeastern/T21
08.07.2015

Un nuevo hallazgo podría ayudar a determinar causas de los trastornos neurológicos y a desarrollar tratamientos para estos

Veja a matéria completa.

La clave del envejecimiento corre por nuestras venas

Materia/El País

08.07.2015

.Un estudio demuestra en ratones cómo revertir el envejecimiento cerebral asociado a la edad gracias a una proteína de la sangre