terça-feira, 30 de junho de 2015

Atraso no Ciência sem Fronteiras causa embaraço com a Casa Branca

JC-Notícias/SBPC
29.06.2015

Brasil não repassou a universidades americanas mais de US$ 300 mi previstos para o 1º semestre

A principal bandeira de política externa da presidente Dilma Rousseff, o programa Ciência sem Fronteiras, causou uma saia justa com os EUA às vésperas da visita da líder brasileira à Casa Branca.

Veja o texto na íntegra:
 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/224384-atraso-no-ciencia-sem-fronteiras-causa-embaraco-com-a-casa-branca.shtml

(Folha de S.Paulo)

Após retomadas de terras por índios, fazendeiros atacam acampamento Guarani Kaiowá no sul de MS

Manchetes Socioambientais
29.06.2015

Conflitos fundiários voltam a se agravar no sul do Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai. Entre os territórios ameaçados estão Guaiviry, Ypo’i e Kurusu Amba, onde a comunidade foi expulsa a tiros e teve seus barracos incendiados nesta semana - Direto do ISA, 26/6.     


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Que ações se seguirão às palavras do papa?
Washington Novaes

Manchetes Socioambientais
26.06.2015

  "Numa mesma semana juntam-se as vozes da Igreja Católica (mais de 1 bilhão de seguidores no mundo), da ONU (nas palavras de seu secretário-geral Ban Ki-moon) e de órgãos como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), além da quase unanimidade do pensamento científico. Convém, então, que prestemos muita atenção a documentos como os da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que aponta milhões de brasileiros vivendo na miséria e outras dezenas de milhões abaixo do nível da pobreza. Ou o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, da Agência Nacional de Águas, que aponta graves problemas nas regiões hidrográficas do Atlântico Leste e Nordeste Oriental, assim como no São Francisco. Como escreveu (18/6) o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner, 'a hora de agir é agora'", artigo de Washington Novaes - OESP, 26/6, Espaço Aberto, p.A2. 


Munduruku leva batalha épica por direitos indígenas às Nações Unidas

Xingu Vivo
24.06.2015

Em Genebra, Ademir Kaba denuncia falta de consulta e violações de direitos territoriais pelo governo brasileiro em corrida para construir hidrelétricas na Amazônia

Genebra, Suíça – Num evento paralelo à 29ª Reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que aconteceu na tarde desta quarta, 24, o líder indígena Ademir Kaba Munduruku denunciou o agravamento de abusos de direitos indígenas pelo governo brasileiro na sua corrida para construir uma quantidade sem precedentes de hidrelétricas na Amazônia. Grande parte de sua crítica teve como enfoque as repetidas violações dos direitos dos povos indígenas a processos de consulta e consentimento livre, prévio e informado sobre barragens que teriam consequências devastadoras para seus territórios e meios de vida.

Ademir também condenou a recusa do governo brasileiro de demarcar um território Munduruku conhecido como Sawre Muybu, que sofreria inundações pela mega-barragem São Luiz do Tapajós. As exigências do líder Munduruku foram reforçadas por uma sentença da justiça federal emitida na semana passada que ordena a administração da presidente Dilma Rousseff a abster-se de emitir uma licença ambiental para o empreendimento na ausência de consulta prévia com os povos indígenas e outras comunidades ameaçadas.

Em seu depoimento, Ademir Kaba destacou a determinação do povo Munduruku em defender incondicionalmente seus direitos e meios de vida frente às ameaças de barragens. Comunidade indígena mais numerosa na bacia do rio Tapajós, os Munduruku têm organizado uma série de protestos de alta visibilidade contra abusos de seus direitos pelo governo, incluindo uma ocupação da polêmica hidrelétrica de Belo Monte em 2013.

Veja a matéria completa.

Los científicos denuncian el cortoplacismo político

El País

25.06.2015

. Los galardonados con los premios Fronteras del Conocimiento piden visión de futuro para financiar la investigación básica sin más metas que el saber por saber

Crean una neurona artificial que reacciona a estímulos químicos

Tendências 21
Instituto Karolinska/T21
25.06.2015

Científicos suecos han desarrollado una neurona artificial que imita el funcionamiento de las humanas, recibiendo estímulos químicos que luego se transforman en eléctricos. Creado mediante bioelectrónica, el sistema podría sustituir a los actuales, que funcionan directamente mediante estímulos eléctricos.

Veja a matéria completa.

Primeras membranas sintéticas que crecen como células vivas

Tendências 21
Jorge Lázaro
25.06.2015

Un equipo de químicos y biólogos de la Universidad de California en San Diego ha desarrollado membranas sintéticas que replican la actividad y las funciones de las células vivas, no solo en cuanto a sus capacidades, sino también en la posibilidad de añadir cadenas de fosfolípidos para crecer. Por Jorge Lázaro.

Veja a matéria completa.

domingo, 28 de junho de 2015

Um carro autônomo deveria decidir quem vive e quem morre em um acidente?

Via blog do Noblat
Keith Naughton, da Bloomberg News, O Globo
28.06.2015

Veículo deve sacrificar a vida de ocupantes para não bater em ônibus cheio de crianças? Há mais questões que respostas

Veja a matéria completa.

Obra do lago de Belo Monte espalha caos

Estadão
André Borges/Textos
Dida Sampaio/Fotos
27.06.2015

Veja a matéria completa.

Delator relata doações para políticos com dinheiro desviado da Petrobras

Jornal Nacional
27.06.2015

Empreiteiro Ricardo Pessoa detalha repasses milionários a campanhas eleitorais de Dilma Rousseff e Lula. Governo vê vazamento seletivo.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


El cáncer también ‘dispara’ al corazón

SINC
Ignacio Bolea
27.06.2015

Las enfermedades cardiovasculares, un peligro oculto tras la cura del câncer

Durante las últimas décadas las mejoras en el tratamiento del cáncer han tenido como contrapartida un aumento de los fallecimientos por problemas cardiovasculares debido a los efectos negativos de la quimioterapia y la radioterapia. Para combatir este problema ha surgido la cardiooncología, una nueva especialidad médica enfocada a identificar a los pacientes más vulnerables, detectar de forma temprana los riesgos que surjan y favorecer los hábitos de vida saludables entre los enfermos. 

Veja a matéria completa.

Anvisa tem três meses para concluir estudos sobre herbicidas

Informações da Procuradoria da República no Distrito Federal
Via EcoDebate
26.06.2015

A Justiça Federal acatou parte dos pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conclua em, no máximo 90 dias, a reavaliação toxicológica de seis ingredientes ativos que fazem parte da composição de agrotóxicos usados no país.

A decisão, assinada pela juíza Luciana Raquel Tolentino, se refere à ação civil pública proposta em março de 2014 pela Procuradoria da República no Distrito Federal. Na época, o MPF havia pedido o banimento de oito ingredientes que, segundo estudos técnicos, podem causar doenças graves como câncer. A decisão judicial, no entanto, não interrompe a concessão de registros a novos produtos que contenham os ingredientes questionados na ação.

Pela decisão judicial, a Anvisa terá até o fim do mês de setembro para finalizar os estudos referentes ao uso de glifosato, lactofen, carbofurano, abamectina, tiran e paraquate. Após o prazo, o órgão de vigilância deve informar os resultados à justiça. “Urge que a Anvisa, como órgão de especial atuação em todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira, finalize os processos de reavaliação toxicológica, os quais se arrastam desde o ano de 2008”, escreveu a magistrada em um dos trechos da decisão.

A deliberação judicial considerou uma manifestação do MPF protocolada em abril deste ano com o propósito de reforçar o pedido de tutela antecipada – negado em 2014 – no sentido de banir os ingredientes e suspender o registro de novos produtos. No documento, o Ministério Público citou a existência de fatos novos como o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de estudos consolidados por 17 especialistas de 11 países, que avaliaram a característica carcinogênica de alguns ingredientes, entre os quais o glifosato. O documento, chancelado em março de 2015 pela OMS, frisa que os especialistas “afirmaram, com segurança, que o glifosato produz, muito provavelmente, efeitos carcinogênicos em seres humanos”.

Com as novas informações, a juíza acatou de forma parcial os pedidos. Uma das medidas determinadas foi a extinção dos processo em relação aos dois ingredientes que já foram banidos do mercado nacional por determinação da Anvisa. Ainda na decisão, a magistrada reitera a necessidade de urgência da conclusão dos estudos frisando que, embora a ação judicial tenha sido proposta há 14 meses, o resultado concreto por parte do órgão de vigilância foi o banimento de apenas dois dos oito ingredientes. Questionada na esfera judicial, a Anvisa teria informado a intenção de concluir os estudos até o mês de julho.

Informações da Procuradoria da República no Distrito Federal

Publicado no Portal EcoDebate, 26/06/2015

sábado, 27 de junho de 2015

El alzhéimer no puede con la música

El Mundo

25.06.2015

. El área cerebral que aloja los recuerdos musicales se ve menos dañada por la enfermedad
  
Se você ainda não viu, veja:
Alive Inside (Vivo por dentro)


Pruebas de memoria para detectar el Alzhéimer 18 años antes de que aparezca

Tendências 21
Redacción T21
26.06.2015

Un nuevo estudio sugiere que algunos errores en pruebas de memoria y de agilidad mental pueden indicar que se padecerá Alzheimer hasta 18 años antes de que la enfermedad sea diagnosticada. La importancia de poder diagnosticar pronto esta enfermedad radica en que el estado preclínico del Alzheimer ofrece una oportunidad de intervenir para modificar el trastorno a tiempo, según los expertos.

Veja a matéria completa.

Portal de Periódicos da UnB reúne publicações acadêmicas

JC-Notícias/SBPC
26.06.2015

Projeto da Biblioteca Central da Universidade de Brasília passa a ser endereço oficial para divulgação de periódicos. Ambiente digital concentra 60 títulos com conteúdo de várias áreas do conhecimento

Portal de Periódicos é, desde o mês passado, o ambiente digital oficial para divulgação de publicações acadêmicas da Universidade de Brasília. Resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) foi assinada pela vice-reitora Sônia Báo.

Iniciativa da Biblioteca Central, o Portal de Periódicos Acadêmicos da UnB foi criado em 2010 e hoje agrega cerca de 60 títulos, com conteúdos de várias áreas. A plataforma utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas.

Segundo a coordenadora do projeto, Patrícia Nunes, a publicação no portal é livre para qualquer periódico acadêmico institucionalmente ligado à UnB. Podem ser divulgados materiais produzidos por institutos, faculdades, departamentos, laboratórios, cursos, projetos, grupos de pesquisa, entre outros.

“Estamos também com uma procura grande dos alunos para publicação de artigos”, afirma Patrícia.
O Portal oferece ampla visibilidade e acessibilidade aos seus conteúdos. De acordo com a coordenadora, concentrar todos os periódicos em um único endereço digital é de grande relevância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. “É uma forma de retorno da Universidade para a sociedade”, acredita.

O Portal de Periódicos Acadêmicos da UnB pode ser acessado pelo link. Todos os periódicos, disponíveis no Portal, são de acesso aberto.

(UnB)

Menos da metade dos brasileiros sabe explicar o que é biodiversidade

JC-Notícias/SBPC
26.06.2015

Apesar de 52% dos brasileiros ouvidos na pesquisa Barômetro da Biodiversidade 2015 não saberem definir biodiversidade, o país só ficou atrás do México entre as pessoas que sabem explicar o conceito

Biodiversidade, conjunto das espécies vivas de todo o planeta ou de uma região. Quase todos os brasileiros já ouviram falar, mas menos da metade sabe explicar o que é. De acordo com o Barômetro da Biodiversidade 2015, apresentado nesta quinta-feira em Paris, pela União pelo BioComércio Ético (UEBT, em inglês), 92% dos brasileiros já tinham ouvido falar sobre o tema. Mas menos da metade de nós (48% dos que responderam sim à primeira pergunta) sabem explicar o que ela significa.

“Embora o brasileiro tenha ouvido falar sobre biodiversidade na sua grande maioria, infelizmente o conhecimento sobre o tema é baixo, embora esteja à frente de muitos países”, avaliou via e-mail Cristiane de Moraes, da UEBT para a América Latina. A pesquisa ouviu 8.700 pessoas em 9 nações diferentes, inclusive da Europa e América do Norte.

Apesar de 52% dos brasileiros ouvidos na pesquisa não saberem definir biodiversidade, o país só ficou atrás do México entre as pessoas que sabem explicar o que significa o conceito.

Entre os Mexicanos, 90% já havia ouvido falar, percentual menor do que entre os brasileiros, porém no país da América do Norte, 52% das pessoas que tiveram contato com o assunto conseguiram dar uma definição válida para o termo. Em geral, os latino-americanos, representados também pelo Equador, se saíram melhor do que os Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Índia.

A pesquisa é publicada desde 2009 e ajuda a medir a conscientização sobre a biodiversidade. De lá pra cá, o conhecimento sobre o tema cresceu no mundo. No primeiro ano da pesquisa, apenas 9% dos entrevistados souberam explicar o que é biodiversidade. Este ano, 38% deram respostas corretas à pergunta.

“Até mesmo a CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica) reconhece através dos resultados que são necessários esforços extras para atingir a meta global estipulada para 2020, onde 100% da população mundial deve tomar conhecimento sobre biodiversidade”, explica Cristiane de Moraes.

No Brasil, entre o ano passado e este, o conhecimento sobre o tema teve um pequeno aumento. Em 2014, 90% dos brasileiros havia ouvido falar sobre o tema e 43% sabiam do que se tratava. Os mais jovens com maior renda e nível de ensino mais elevado são os mais bem informados sobre o tema, aqui no Brasil. E em nosso país, a maior parte dos brasileiros ouviu falar sobre o tema através do rádio ou televisão.

“É bacana que o brasileiro tem ouvido falar sobre o tema, mas sem dúvida é necessário um esforço extra por parte do governo, das empresas, das escolas e outros atores envolvidos que possam trazer maior consciência sobre o que é biodiversidade e a sua importância e convencer este consumidor que cada um tem o seu papel e pode ajudar na sua conservação”, destaca a representante da UEBT na América Latina.

Veja estudo em: http://ethicalbiotrade.org/

(O Eco)

Definen las 'huellas brillantes' que emitirían exoplanetas habitados

Tendências 21

25.06.2015

Investigadores de EEUU y de Escocia han definido “huellas” de reflectancia o brillo diferentes a las que emite la vegetación terrestre y que, detectadas en la señal espectral de planetas lejanos, podrían indicar la existencia de vida en estos. Las “huellas” resultarán útiles para tal fin si se combinan con otras biofirmas, como la presencia de oxígeno o metano en exoplanetas, explican los científicos. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

Suprema Corte dos EUA reconhece o direito dos homossexuais de se casar

Jornal Nacional
26.06.2015

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (26), que a constituição americana garante às pessoas do mesmo sexo o direito de se casar.

A comemoração começou assim que a decisão foi anunciada. Por cinco votos a quatro, o casamento gay foi legalizado nos 50 estados americanos. O voto foi apertado, mas a Suprema Corte determinou que, de acordo com a constituição americana, não pode haver exceção: duas pessoas do mesmo sexo têm o direito de se casar em todo o território nacional, e não apenas nos 36 estados e no Distrito Federal, onde isso já era permitido.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Aplicarán 'placebos de etiqueta abierta' a supervivientes de cáncer

Tendências 21
Universidad de Alabama en Birmingham/T21
25.06.2015

Darle a una persona un placebo, decirle que lo es, y añadir que hay estudios que demuestran que los placebos a veces producen beneficios, puede producirle un beneficio. Eso, que ya lo demostraron hace años investigadores estadounidenses, quieren aplicarlo ahora a supervivientes de cáncer, que padecen dolor y fatiga. Se denominan placebos 'de etiqueta abierta'.    

Veja a matéria completa.

Cristovam lê carta aberta a ministro pela paralisação da construção de Usina Nuclear

JC-Notícias/SBPC
26.06.2015

O senador leu trechos de uma carta endereçada ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedindo o encerramento imediato dessas obras

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a paralisação das obras de construção da Usina Nuclear de Angra 3, no estado do Rio de Janeiro. O senador leu trechos de uma carta endereçada ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pedindo o encerramento imediato dessas obras.

A carta, explicou Cristovam, foi assinada por mais de 30 instituições e ONGs e mais de 190 cidadãos, incluindo o próprio senador. De acordo com o documento, o Brasil tem muito mais a ganhar incentivando as chamadas energias alternativas, como a eólica e a solar.

Os signatários também afirmam que o projeto de construção da usina está desatualizado, o que pode culminar em futuros acidentes radioativos no país.
- Uma carta aberta ao ministro Levy fala do absurdo que parece a essas pessoas, e a mim também, gastar alguns bilhões de reais em um país em crise para fazer mais uma central nuclear em um país que não precisa de central nuclear para gerar energia. Para que fazer mais uma, no momento em que o mundo inteiro contesta a correção do uso de energia de fontes nucleares? – indagou o senador.

(Agência Senado)

Espuma de poluição volta ao Tietê e invadem casas

Manchetes Socioambientais
24.06.2015

Uma espessa camada de espuma cobria o Rio Tietê na manhã de ontem em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo. Levados pelo vento, flocos de espuma atingem as casas, mancham roupas, paredes e a pintura de veículos. O fenômeno é causado pela concentração de poluentes nas águas do rio. O mau cheiro provocado por uma espécie de gás liberado pela espuma incomoda os moradores e afugenta turistas. "Convivemos com isso há mais de vinte anos e, desta vez, o fenômeno se acentuou porque o rio tem pouca água", disse o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Vizeu - OESP, 24/6, Metrópole, p.A16.     

Pesquisa financiada pela Finep aponta que 46% dos brasileiros são sedentários

JC-Notícias
25.06.2015

O estudo apontou que o Sudeste possui a maior taxa de sedentários. A região é seguida por Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte

De acordo com o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), pesquisa nacional coordenada pelo Ministério do Esporte e financiada com cerca de R$ 4 milhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), 45,9% da população do País não pratica esporte ou atividade física, o que representa 67 milhões de pessoas. O índice de sedentarismo é maior entre as mulheres (50,4%) do que entre os homens (41,2%).

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cristiano Araújo, o cantor que ninguém conhecia, exceto milhões de pessoas

El País

24.06.2015

. A morte do artista e de sua namorada comoveu o país e explica os circuitos de consumo
. Morte do cantor Cristiano Araújo comove as redes sociais

Veja a matéria completa.

Cincuenta productos químicos cotidianos pueden producir cáncer, cuando se combinan

Tendencias 21

24.06.2015

Por separado y en bajas dosis no hacen daño pero, cuando se combinan, pueden provocar cáncer. Hablamos de productos químicos cotidianos presentes, por ejemplo, en los embalajes de alimentos. Un estudio internacional realizado por 174 científicos de 28 países ha analizado 85 de estos productos y ha descubierto que, cuando se combinan, pueden propiciar 50 mecanismos orgánicos relacionados con la enfermedad. Estudios previos ya habían señalado en la misma dirección, pero se necesita más investigación al respecto, advierten los especialistas. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

OMS divulga nova classificação de pesticidas relacionados ao câncer

JC-Notícias/SBPC
24.06.2015

Pesquisas realizadas definiram o lindano como cancerígeno e avaliaram outros dois venenos com fortes indícios

O novo relatório da Agência Internacional de Pesquisas do Câncer (IARC, em inglês), braço especializado da Organização Mundial da Saúde, foi taxativo na definição do lindano como cancerígeno aos humanos e na inclusão de outros dois venenos em categorias que indicam o alto risco de carcinogenicidade. O estudo da IARC foi realizado por um time de excelência composto por 26 pesquisadores de 13 diferentes países e foi publicado na revista The Lancet Oncology no dia 22 de junho.

Acesse aqui o artigo científico completo

O lindano recebeu a mais alta classificação da IARC, classificado como grupo 1. As pesquisas indicaram ligação direta do lindane com o surgimento do Linfoma Não-Hodgkin, um tipo de neoplasia maligna que se origina nos linfonodos – ou gânglios, glândulas importantes no combate às infecções. Segundo o site do Instituto Nacional do Câncer, o número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, particularmente entre pessoas acima de 60 anos por razões até então não esclarecidas. O pesticida é utilizado em lavouras desde a década de 1950 e já esteve na composição de xampus e outros produtos cosméticos e farmacêuticos distribuídos no mercado global.

A IARC estudou também um dos principais pesticidas modernos e pulverizado em larga escala desde a 2ª Guerra Mundial: o diclorodifeniltricloroetano, mais conhecido como DDT. O veneno foi rotulado como provavelmente cancerígeno aos humanos, classificado no grupo 2A de carcinogenicidade da agência. Segundo o relatório, há evidências suficientes que o DDT causa câncer em animais e evidência limitada dessa causa em humanos. Estudos epidemiológicos apontam para uma associação entre a exposição ao DDT e formas cancerígenas em gânglios, testículos e fígado. Há também evidências que este pesticida reduz a capacidade de resposta do sistema imunossupressor e afeta os hormônios sexuais. Não foram detectadas relações do DDT com o câncer de mama.

O herbicida 2,4-D (Ácido diclorofenoxiacético) foi classificado como possivelmente cancerígeno e enquadrado no grupo 2B. Os pesquisadores apontam evidências inadequadas da carcinogenicidade em humanos, mas atestam que há fortes relações do composto nos mecanismos de oxidação celular, causando problemas no sistema imunossupressor em experimentos em células in vivo e in vitro.

O estudo da IARC frisa ainda que a escala de classificação busca identificar riscos de desenvolvimento de neoplasias motivadas pelos venenos estudados em quaisquer circunstâncias, sem relacionar aos níveis de exposição, nem definir graus de risco, por entender que, mesmo quando as indicações científicas apontam para baixos riscos em determinadas níveis de exposição, outras intoxicações não monitoradas/não identificadas podem gerar graus de carcinogenicidade elevados e de difícil mensuração.

Acesse mais informações sobre a análise da classificação de risco da IARC

(Abrasco)

Mecanismos moleculares dentro de los pulmones del feto dan inicio al parto

Tendências 21
Redacción T21
24.06.2015

Un equipo de investigadores del Southwestern Medical Center de la Universidad de Texas (EEUU) ha identificado dos proteínas en los pulmones fetales que serían las responsables del inicio del proceso del parto. El hallazgo proporciona nuevos objetivos potenciales para la prevención del parto prematuro.

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Feliciano: se ensinam Darwin, que ensinem Moisés nas escolas

Portal Terra
24.06.2015

Veja a matéria completa.

Inverno dolorido: especialista tira dúvidas sobre as dores que aparecem no frio

TV Record
23.06.2015



Projeto revê neutralidade política e religiosa de professores em aula

JC-Notícias/SBPC
23.06.2015

Defensores da proposta alegam que docentes não podem abusar da imaturidade dos alunos. Para opositores, medida fere a liberdade de expressão

O conteúdo na íntegra está disponível em:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/06/23/interna_cidadesdf,487524/projeto-reve-neutralidade-politica-e-religiosa-de-professores-em-aula.shtml

(Correio Braziliense)

Las dietas con un alto contenido en grasas o azúcares reducen la función cognitiva

Tendências 21
Redacción T21
23.06.2015

Las dietas con un alto contenido en grasas o azúcares no solo afectan a la salud sino también a la función cognitiva, a través de la microbiota intestinal, ha revelado un estudio con ratones. Sobre todo, estas dietas perjudicarían a la flexibilidad cognitiva, una capacidad que nos permite adaptarnos rápidamente a cambios en el entorno.

Veja a matéria completa.

Un único gen permite convertir células cancerígenas en tejido sano

Tendencias 21

23.06.2015

La reactivación de un gen supresor tumoral ha permitido a investigadores del Memorial Sloan Kettering Cancer Center de NY frenar la expansión de una variante de cáncer de colon en grupos de ratones. Cuatro días después del tratamiento se había restaurado la actividad intestinal normal, eliminándose los tumores dos semanas después, y todo rastro del cáncer en un período de seis meses. Por Jorge Lázaro.

Veja a matéria completa.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Maioridade penal aos 16 tem apoio de nove em cada dez brasileiros, diz Datafolha

JC-Notícias/SBPC
22.06.2015

Segundo pesquisa, 87% são favoráveis à redução para crimes violentos

O conteúdo na íntegra está disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/maioridade-penal-aos-16-tem-apoio-de-nove-em-cada-dez-brasileiros-diz-datafolha-16514952

(O Globo)

Mais informações –

Zero HoraMaioria dos brasileiros apoia redução maioridade penal, diz pesquisa da Datafolha



Luta para salvar o jacarandá branco da extinção

JC-Notícias/SBPC
22.06.2015

Pesquisadores do Jardim Botânico do Recife estão estudando germinação para aumentar quantitativo da espécie

Além de um espaço de lazer e preservação ambiental, o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste da capital, começa a se destacar como centro de pesquisa. A mais recente, ainda em andamento, tem um objetivo ambicioso: afastar o jacarandá branco (Swartzia pickelii) do risco de extinção. A árvore nativa da mata atlântica integra a lista das espécies ameaçadas, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Nos 25,7 hectares do Jardim Botânico, há apenas três exemplares.

Responsável pela pesquisa, a engenheira florestal Ladivânia Nascimento explica que a primeira etapa do trabalho consiste em acompanhar o processo de germinação da semente para traçar parâmetros que permitam entender a ecologia da espécie. “O jacarandá-branco é praticamente desconhecido. Não existe quase nada escrito sobre ele”, comenta.

Nos últimos 90 dias, a equipe de Ladivânia coletou 200 sementes da espécie. Metade foi plantada em bandejas com areia lavada (para tirar impurezas) e a outra metade em amostras de solo natural. “Queremos ver se há diferença no desenvolvimento da radícula (processo de germinação).” Os primeiros resultados indicam que sim. “Constatamos que, no ambiente nativo, o crescimento é mais rápido”, revela Talita Lopes, estudante de engenharia florestal e estagiária do JBR.

A equipe mede a semente com um paquímetro digital para verificar o índice de crescimento ao longo da semana. “Conhecendo o processo de germinação, conseguiremos entender o que está acontecendo com a espécie”, informa Ladivânia. “Se a planta não apresenta problemas para germinar, então por que está ameaçada?”

(Jornal do Commercio de Pernambuco)

La detección precoz de enfermedades mentales ya es una realidad

Tendências 21
Anabel Paramá
22.06.2015

El uso de biomarcadores epigenéticos localizados en sangre permite la detección de enfermedades mentales provocadas por perturbaciones negativas del entorno, sufridas a edades tempranas, tal y como han publicado investigadores de la Universidad de Columbia. Esto implementa el diagnóstico de psicopatologías y posibilita que la terapia epigenética esté a la vuelta de la esquina. Por Anabel Paramá

Veja a matéria completa.

Las melodías influyen en la visión de los músicos

Tendências 21
Universidad de Vanderbilt/T21
22.06.2015

Los científicos saben desde hace tiempo que el cerebro aprovecha pistas de fuentes externas a la visión para averiguar lo que estamos viendo. Por ejemplo, tendemos a ver lo que esperamos ver basándonos la experiencia pasada. Ahora, un experimento ha demostrado que el sonido de la música puede provocar que los músicos vean mejor las partituras.

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Omeprazol y otros antiulcerosos se asocian a mayor riesgo de infarto

El Mundo
ÁNGELES LÓPEZ
16.06.2015

Trecho da matéria:

Se toman para la acidez gástrica, como tratamiento o prevención de las úlceras causadas por fármacos o por el estrés, para las digestiones pesadas... El consumo de fármacos como el omeprazol y otros similares, incluidos dentro del nombre más técnico de inhibidores de la bomba de protones, se ha disparado en España y en el resto del mundo en los últimos años. Sin embargo, su consumo no está exento de riesgos. Frente a los ya conocidos, un estudio trae ahora otra relación peligrosa: una mayor probabilidad de sufrir infartos cardiacos.

Veja a matéria completa.


Nas águas dos oceanos, esplendor e dramas

JC-Notícias/SBPC
19.06.2015

Estadão publica artigo assinado por Washington Novaes

Difícil até de acreditar: na semana em que se comemorava o Dia Mundial dos Oceanos, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, rejeitava, com “forte influência da bancara ruralista” (Caroline Aboujaoude, 10/6), o Projeto de Lei 6.969/2013, que instituía a Política Nacional para a Conservação e Uso Sustentável do Bioma Marinho (PNCMar). É um projeto para o qual contribuíram mais de cem especialistas, com disposições a respeito de aptidões naturais de cada região, como compatibilizar os vários usos – inclusive econômicos –, planejamento espacial, etc. Fundamental para o País, com litoral de milhares de quilômetros, zona costeira imensa, 42 milhões de pessoas aí residentes. Só na pesca são 800 mil empregos (Estado, 18/2).

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/06/19/A2.pdf

(O Estado de S.Paulo)

A comunidade que já foi derrotada pelas Olimpíadas do Rio

El País
Felipe Betim
20.06.2015

Moradores resistem a deixar a Vila Autódromo, comunidade ao lado do Parque Olímpico. O lugar simboliza as remoções para o evento, que obrigou milhares de pessoas a deixarem suas casas

Veja a matéria completa.

La sexta extinción masiva ya ha comenzado

El País
20.06.2015 
El ritmo de desaparación de vertebrados se ha multiplicado por 100

Veja a matéria completa.


Los famosos perjudican seriamente su salud

El País
Javier Salas
20.06.2015

Un libro denuncia cómo las celebridades están instalando mensajes contrarios a la medicina en la sociedade

Veja a matéria completa.

sábado, 20 de junho de 2015

Sobre censura às biografias: 'Decisão do STF foi última pá de cal sobre a ditadura'
Entrevista com Paulo Cesar de Araújo

TVEJA
19.06.2015

Paulo Cesar de Araújo, autor de 'Roberto Carlos em Detalhes', obra que se tornou símbolo da batalha entre biógrafos e biografados, comemora queda de censura prévia e conta detalhes de como será o novo livro que pretende lançar sobre o cantor em 2016. "Roberto Carlos é patrimonialista e quis ter domínio sobre a própria história", afirma. Acompanhe a conversa com Joice Hasselmann e o diretor de redação de Veja.com Carlos Graieb, que comanda o programa Clube do Livro.

Veja a entrevista aqui!

Exercício trata problema de fala em paciente com Parkinson

Agência USP de Notícias
Júlio Bernardes - jubern@usp.br
19.06.2015

Um plano terapêutico fonoaudiológico desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), permite que pacientes com doença de Parkinson possam superar problemas de perda de potência de voz, articulação e fluência da fala. Os exercícios, realizados no Ambulatório de Processamento Motor da Fala, do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, levaram os pacientes a melhorarem sua intensidade vocal e o entendimento da fala. Também há um aumento no número de interlocutores e no tempo de conversa, o que conduz a um maior convívio social.

Veja a matéria completa.

Sítio arqueológico contesta teoria de povoamento da América

Agência USP de Notícias
Marília Fuller - marilia.fuller@usp.br
19.06.2015

Escavações realizadas pela equipe de Fabio Grossi, doutorando do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, dataram sedimentos associados a ocupações de grupos caçadores-coletores, que revelaram a idade de 14.500 anos, no sítio arqueológico Boa Esperança 2, na cidade de Boa Esperança do Sul, no interior de São Paulo.

Veja a matéria completa.

Los cerebros emocionales son físicamente distintos de los racionales

Tendências 21
Yaiza Martínez.
19.06.2015

Que reaccionemos de manera más racional o de manera más emocional ante las circunstancias de otras personas depende de la materia gris de nuestro cerebro, ha revelado un estudio de la Universidad de Monash, en Australia; en concreto, de variaciones en la densidad de dicha materia en áreas cerebrales vinculadas a esta emoción, como la ínsula. El hallazgo deja abiertas interesantes cuestiones, como si podríamos entrenar nuestros cerebros para ser más empáticos. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

El sentido de la justicia en niños de preescolar está basado en la sensibilidad al daño

Tendencias21
19.06.2015

Un experimento llevado a cabo por la Universidad de Manchester ha demostrado que los niños de entre tres y cinco años de edad ya intervienen para proteger a otros de robos o de sufrir angustia, incluso cuando no se ven personalmente afectados.

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Maiores aquíferos do planeta estão sob ameaça de esgotamento

Agência Brasil
Maiana Diniz
17.06.2015

Um terço das maiores bacias de águas subterrâneas do mundo estão sendo esgotadas pelo consumo humano. A conclusão está em de dois estudos da Universidade da California, divulgados nesta semana no site da Agência Espacial Americana (Nasa).

De acordo com os pesquisadores, a população mundial usa as águas subterrâneas de forma indiscriminada, apesar de não haver informações precisas sobre a dinâmica de reposição dessas reservas.

É o primeiro estudo que analisa as perdas dos aquíferos a partir de dados coletados no espaço, pela Nasa. As leituras dos satélites Grace, especializados em analisar a gravidade do planeta, permitiram a interpretação do volume de água e mostraram que 13 dos 37 maiores aquíferos estudados entre 2003 e 2013 estão sendo esvaziados em velocidade superior à da reposição de água nos sistemas.

Dos 13 aquíferos ameaçados, oito foram classificados de “superestressados”, por terem muito pouca ou nenhuma reposição natural, e cinco foram considerados “extremamente” ou “altamente” estressados, o que varia de acordo com o tempo da reposição.

Os aquíferos mais sobrecarregados estão nas regiões mais secas do planeta, onde as populações usam intensamente águas subterrâneas. A equipe de pesquisa descobriu que o Sistema Aquífero Árabe, que atende 60 milhões de pessoas, é o mais superestressado do mundo. O segundo é a Bacia Aquífera Indu, no Noroeste da Índia e no Paquistão, e o terceiro é a Bacia Murzuk-Djado, no Norte da África.

ONU alerta que número de refugiados no planeta é o maior da história

Jornal Nacional
18.06.2015

Segundo a ONU, o número de pessoas forçadas a ir embora de casa por causa de guerras e conflitos no mundo bateu mais um recorde: quase 60 milhões de pessoas. E o Brasil recebe cada vez mais refugiados.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Senadores do Brasil são impedidos de visitar presos políticos em Caracas

Jornal Nacional
18.06.2015

Uma comitiva de oito senadores brasileiros foi hostilizada nesta quinta-feira (18) na Venezuela. Eles foram a Caracas para prestar apoio a líderes da oposição que estão presos há mais de um ano. A comitiva sequer conseguiu sair dos arredores do aeroporto por causa de bloqueios no trânsito. Os senadores dizem que os bloqueios foram feitos de propósito.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Veja também:
Congresso repercute tratamento
dado a senadores na Venezuela


Recomendamos «El significado de la existencia humana» de Edward O. Wilson

OpenMind
05.11.2014

¿Tiene la humanidad un lugar especial en el universo? ¿Cuál es el significado de nuestras vidas? Para el biólogo y ganador del premio Pulitzer Edward O. Wilson, ya hemos aprendido lo suficiente sobre el universo y nosotros mismos, como para poder empezar a afrontar preguntas sobre nuestro lugar en el cosmos y el significado de la vida inteligente.

Veja a matéria completa.

La placa dental revela la alimentación variada de hace 400.000 años

SINC
UAB
18.06.2015

Un equipo internacional liderado desde la Universidad Autónoma de Barcelona ha hallado la evidencia más antigua de consumo de plantas, y no solo carne como se pensaba, tras analizar la placa dental de dientes encontrados en la Cueva de Qesem, en Israel, pertenecientes a humanos del Pleistoceno Medio. Los investigadores también han conseguido en este material dentario la primera prueba de materiales irritantes respiratorios o alérgenos, como esporas de hongos y polen.

Veja a matéria completa.

Cientistas descobrem traços de metano em meteoritos de Marte

JC-Notícias/SBPC
18.07.2015

Alimento para micróbios, o gás é considerado um sinal de que a vida poderia já ter existido no Planeta Vermelho, segundo estudo

Um grupo internacional de cientistas encontrou traços de metano – uma possível pista da existência de vida primitiva – em meteoritos provenientes de Marte.

Veja o texto na íntegra: http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-descobrem-tracos-de-metano-em-meteoritos-de-marte,1708682

(Fábio de Castro/Estadãco.com)

quinta-feira, 18 de junho de 2015

‘Laudato si’, la encíclica medioambiental del Papa

SINC
18.06.2015


El Papa Francisco ha presentado hoy en el Vaticano su segunda encíclica en la que hace un llamamiento a las sociedades sobre el “maltrato” al que se está sometiendo a nuestro planeta desde los dos últimos siglos.

Em Laudato si, sobre el cuidado de la casa común, el Papa no solo alerta ante el cambio climático actual y sus “consecuencias desastrosas” sino que, además, invita a realizar acciones urgentes ante la degradación social que ha sufrido la Tierra.

Francisco, quien se refiere al planeta en la encíclica como “nuestra casa”, destaca que en la sociedad se encuentra ante una crisis ecológica que es una manifestación de la crisis ética, cultural y espiritual de la modernidad.

A lo largo de casi 200 páginas publicadas en español, el Papa critica a los “poderes económicos” y urge a crear un sistema normativo que incluya “límites infranqueables” y asegure la protección de los ecosistemas.

Del mismo modo invita a los ciudadanos a adoptar un estilo de vida “más sobrio, y menos acelerado y consumista”, así como a un cambio del sistema mundial actual, "insostenible desde diversos puntos de vista".

En las últimas décadas la conciencia ambiental se ha incorporado a las religiones, aunque no todos los sectores están a favor.

Licencia : Creative Commons


Papa Francisco abraça a teoria científica sobre o aquecimento global

El País

18.06.2015


. Papa Francisco aceita que a maior parte da mudança climática se deve à atividade humana
. Leia a encíclica 'Laudato si' completa, em espanhol

Em sua primeira encíclica, o papa Francisco fala de anidrido carbônico, de óxidos de nitrogênio, de combustíveis fósseis contra energias renováveis, de fertilizantes e detergentes que poluem os rios e mares, de corredores ecológicos... É, definitivamente, uma encíclica (Laudato Si) carregada de argumentos científicos em que o responsável máximo da Igreja católica abraça as evidências do vínculo entre o aquecimento global e os humanos.

 Veja a matéria completa.


'Ranking' expõe intimidade sexual de alunas da USP e causa revolta

G1
Claudia Assencio
18.06.2015

Material cita também homossexuais e foi exposto no campus de Piracicaba.
Lista tem apelidos que identificam estudantes; instituição vai apurar o caso.


Um cartaz com uma espécie de 'ranking' da vida sexual de alunas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da USP em Piracicaba (SP), revoltou um grupo de estudantes da instituição. O material foi colocado no Centro de Vivência, o pátio onde os universitários se reúnem, mas retirado depois de causar polêmica e manifestações contrárias que se espalham pelos muros da unidade. A universidade informou que vai apurar o caso.

Veja a matéria completa.


Comentário básico:
Canalhas!!!
Adelidia Chiarelli

Las formas de vida más raras y pequeñas salen de su escondite

El País

15.06.2015

La genómica permite hallar 35 nuevos grandes grupos de bacterias que se le habían escapado a la microbiologia

Veja a matéria completa.

Inteligencia compartida en las sociedades de insectos

Tendencias 21
Marta Lorenzo
18.06.2015

¿Cómo ha afectado la sociabilidad a la evolución del cerebro? En vertebrados, agudizando la inteligencia individual; pero en insectos sociales podría haber sido justo al contrario. Así lo sugiere un estudio realizado en EEUU con avispas sociales y solitarias. Las primeras presentaban una reducción en áreas del cerebro vinculadas con la cognición. La causa podría estar en el hecho de que, al poder confiar en sus compañeros, los miembros de estas colonias hayan ‘invertido’ menos en su inteligencia individual, señalan los autores del estudio. Por Marta Lorenzo. 

Veja a matéria completa.

Cómo aprende el cerebro a distinguir lo que es importante de lo que no lo es

Tendências 21
Universidad de Basilea/T21
17.06.2015

El aprendizaje de la relevancia de las imágenes de nuestro entorno modifica considerablemente las redes neuronales del cerebro; y estos cambios pueden ayudarnos a reaccionar con rapidez a determinados estímulos, ha revelado un estudio realizado por neurocientíficos de la Universidad de Basilea (Suiza).

Veja a matéria completa.

Cientistas reforçam posição contra ensino religioso nas escolas públicas

JC-Notícias/SBPC
17.06.2015

A antropóloga Débora Diniz Rodrigues, pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, diz que a ciência deve ser o principal fundamento da razão pública de um Estado laico

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 15, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, cientistas reforçaram posicionamento contrário ao o ensino religioso nas escolas públicas.  O debate foi mediado pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439 – que questiona o ensino religioso confessional ou crença religiosa no ensino público.

A ADI foi ajuizada pela Procuradoria Geral da República (PGR), em 2010. A Ação, motivada pelo acordo entre o Brasil e Vaticano, chamado Santa Sé, defende que o ensino religioso deve ser ministrado de forma laica, sob um contexto histórico e abordando a perspectiva das várias religiões.

Na audiência que ouviu cerca de 30 instituições, a antropóloga Débora Diniz Rodrigues, professora na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, voltou a defender um Estado laico. Ela entende que a confessionalidade é um ato de fé resistente às formas de organização e ao pensamento científico, e que “a ciência deve ser o principal fundamento da razão pública de um Estado laico.”

Continua.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dia mundial de combate à desertificação e à seca

JC-Notícias/SBPC
17.06.2015

No Dia de Combate à Desertificação e à Seca, hoje, 17 de junho, especialista do CGEE alerta sobre deterioração do Semiárido brasileiro. O Centro desenvolve trabalhos voltados ao tema, em preparação para a 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), que ocorre no fim deste ano, em Paris, França

A velocidade em que as terras do Semiárido brasileiro se deterioram serve como um sinal de alerta para que o País invista cada vez mais em políticas públicas de pesquisa e ações afirmativas que possam encontrar soluções para o problema. As terras nordestinas são as mais castigadas com a seca, que já assola a região há quatro anos. Com os açudes esgotados, a situação, por lá, tende a ficar ainda mais grave, conforme analisa o assessor técnico do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Magalhães.

Pautado nessa questão, o Centro, desenvolveu, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a pesquisa Estado da arte da desertificação, degradação da terra e seca no Semiárido brasileiro: mapeamento das áreas vulneráveis, tecnologias e experiências de recuperação. O relatório será lançado como livro.

Além de avaliar experiências e as tecnologias aplicáveis à recuperação dos solos, da biodiversidade e da conservação dos recursos hídricos, a publicação, que deve ser disponibilizada, em breve, para download, mostra o panorama atual acerca da DLDD (sigla em inglês para Desertificação, Degradação da Terra e Seca) nas áreas mais suscetíveis a secas e processos de desertificação.

“A falta de planejamento na ocupação do solo conduz à sobrecarga do meio ambiente, levando à degradação da terra e de outros recursos naturais, como a água e as florestas”, explica Magalhães. O economista aponta, ainda, que a desertificação ocorre, em grande parte, sem a utilização de tecnologias que reduzem a perda de terras aráveis. “Pastagens com mais gado do que poderiam suportar se encaminham ao sobrepastoreio, o que prejudica o local”, afirma.

Magalhães, que já presidiu o Comitê Científico da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Secas (STC/UNCCD – sigla em inglês), destaca que todos os continentes lidam com a questão. Nas nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), por exemplo, os mais sérios problemas de desertificação e seca são encontrados em Angola, Moçambique e Cabo Verde. Na Guiné-Bissau, a situação é mais amena.

(Bianca TorreãoAssessora de Comunicação – CGEE)

Mais informações sobre o assunto:
Correio Braziliense – O deserto à espreita

A agonia dos shoppings de Sorocaba

El País

16.06.2015

. Mais da metade dos centros comerciais do município paulista estuda como ser rentável

Las personas que comen chocolate tienen el corazón más sano

Materia

16.06.2015

. Un estudio observa una relación entre el mayor consumo de chocolate y un menor riesgo de sufrir enfermedades cardiovasculares

El uso de herramientas es ‘innato’ en los chimpancés pero no en los bonobos

SINC
16.06.2015

Los chimpancés y los bonobos son los dos parientes vivos más cercanos de los humanos. Sin embargo, a pesar de estar tan estrechamente relacionados en el árbol evolutivo, estas dos especies difieren enormemente en la forma en la que utilizan las herramientas. Según un estudio liderado por la Universidad de Zurich (Suiza), los chimpancés tienen una predisposición ‘innata’ para manipular objetos desde que son crias.

Veja a matéria completa.

Herramientas de piedra muestran los indicios más antiguos de sociedades complejas

Tendências 21
Universidad de Emory/T21
16.06.2015

Herramientas de piedra del Paleolítico Superior, halladas en Jordania, muestran los indicios más antiguos de sociedades complejas. Hay una gran variedad de herramientas, a diferencia de sociedades anteriores en las que la misma herramienta servía para todo, lo que indica que estas sociedades empezaban a dividir las tareas.

Veja a matéria completa.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Stella de Macedo Chiarelli,
a nova arqueóloga da família!!!!!





 
 
Viva a Tetezinha!!!
Viva a nova arqueóloga!!!
Viva o Tal!!!!
Viva a Vila Tibério!!!
 
\o/
 
Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
 
 

El pasado es prólogo: futuro e historia de la ciencia

OpenMind
José Manuel Sánchez Ron

Veja a matéria completa.

- Conheça 8 ameaças inusitadas à saúde do coração
- Antiácidos aumentam risco de infarto em até 24%, diz estudo

Minha Vida
11.06.2015

Veja a matéria completa.

Um novo passo para descobertas de outras Terras

JC-Notícias/SBPC
15.06.2015


Tecnologia que permitiu a “atualização” de instrumento projetado para encontrar planetas fora do Sistema Solar oferecerá aos cientistas condições para identificarem novos mundos iguais a Terra

Será que vamos descobrir uma nova Terra? O questionamento contém em si a indagação a respeito da possibilidade de existência de vida humana em algum outro lugar no cosmo, fora do Sistema Solar, e sua resposta, afirmativa, é dada categoricamente pelo astrônomo e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Renan Medeiros: “agora sim”.

O advérbio temporal faz-se presente em virtude do desenvolvimento de uma nova tecnologia que
permitiu a “atualização” de um instrumento projetado para encontrar planetas fora do Sistema Solar que oferecerá aos cientistas condições para identificarem novos mundos iguais a Terra. Denominado Pente de Frequências Laser, o equipamento será acoplado ao Harps, um espectrógrafo (equipamento que realiza um registro espectrográfico da luz emitida por estrelas) de alta precisão, que tem sido usado há mais de uma década para a descoberta de planetas extrassolares.

Veja a matéria completa.

Via Láctea teria quatro braços espirais

JC-Notícias/SBPC
15.06.2015

Pesquisadores da UFRGS chegaram à conclusão, que contraria dados divulgados em 2008. Estudo foi divulgado no site da Nasa

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicou outros rumos para o que se pensava da estrutura da Via Láctea. De acordo com estudo recente, a galáxia conta com quatro braços espirais, e não dois, contrariando os últimos dados referentes ao assunto divulgados em 2008 – esses braços facilitam a formação de conjuntos de estrelas. A pesquisa foi divulgada no início de junho pela Nasa, a agência espacial americana, em seu site.
“A estrutura da Via Láctea sempre chamou a nossa atenção, e esse estudo ajuda a traçar o mapa real da galáxia. Isso pode nos auxiliar no entendimento da formação e evolução de estrelas como o Sol e de planetas”, conta Denilso Camargo, astrofísico e professor do Colégio Militar de Porto Alegre que lidera a equipe que começou a pesquisa no fim de 2014.

O grupo é composto, ainda, pelos astrofísicos Eduardo Bica e Charles Bonatto. A pesquisa foi divulgada originalmente na versão on-line da revista científica inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society em maio, uma das principais publicações do gênero.

Formação

A Via Láctea é formada por um disco achatado (feito de poeira, gases e estrelas), um bojo central (no estilo de um núcleo) e o halo (estrutura que engloba a galáxia como um todo). Além dessa divisão, há os chamados braços espirais. Esses elementos são ondas de compressão de gás e poeira que estão em toda a extensão do disco da galáxia, girando entorno do centro.
“Ainda há muita coisa que não sabemos [sobre os braços], e não é fácil chegar a uma resposta definitiva. Estamos no interior do disco, onde se concentra a maior parte do gás e da poeira da nossa galáxia, o que ofusca a visão”, diz Camargo.
A partir de imagens e dados do telescópio espacial Wise, da Nasa, o grupo identificou diferentes aglomerados de estrelas jovens.

Tamanho
Por meio da análise, que se baseia em cálculos e fórmulas matemáticas, foi possível saber a distância em anos-luz e o tempo de vida aproximado dessas estruturas (a maioria delas com cerca de 2 milhões de anos). Geralmente, os aglomerados nascem perto dos braços, pois as nuvens moleculares podem se chocar e se fragmentar, criando estrelas.
Com essas informações, foi possível traçar um mapa mais completo. Assim, a teoria de quatro braços, chamados Scutum-Centaurus, Perseus, Sagittarius-Carina e Externo, cogitada antes de 2008, ganhou força novamente no mundo científico. “O acúmulo dos aglomerados jovens perto dos braços foi determinante para chegarmos a esse resultado. Temos convicção que essa é a mais correta configuração da Via Láctea”, ressalta Camargo.

Número de espirais era possibilidade já descartada pela academia

Desde a década de 1950 há estudos de cientistas sobre os braços espirais da Via Láctea. A teoria das quatro estruturas era a mais aceita pela comunidade científica até que, em 2008, uma pesquisa liderada por Robert Benjamin, astrônomo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, utilizou imagens captadas pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa, e colocou em xeque o tema. Para Benjamin, era mais provável que houvesse apenas dois braços: Scutum-Centaurus e Perseus (à época, um software que permitiu a contagem das estrelas ajudou a sugerir a existência de apenas dois). Agora, o estudo da UFRGS surge como uma confirmação da antiga possibilidade de quatro braços. “A pesquisa anterior teve dificuldades em localizar dois dos braços porque usou estrelas mais velhas, que já tiveram tempo de se afastar dos braços onde nasceram”, afirma Denilso Camargo, astrofísico e professor do Colégio Militar de Porto Alegre.
A publicação do artigo na revista científica inglesa fez com que o estudo da UFRGS tivesse repercussão internacional. Além da Nasa, que divulgou em seu site a pesquisa, sites especializados em astronomia de diferentes países, como Canadá, Itália, Espanha e Rússia já noticiaram a pesquisa.
Neste ano, esta é a segunda vez que a equipe da Capital gaúcha ganha espaço nos meios de comunicação da área. Em fevereiro, foram descobertos dois aglomerados de estrelas a 16 mil anos-luz do disco da Via Láctea, chamados de Camargo 438 e Camargo 439. Esses podem ser os primeiros formados de material proveniente de fora da nossa galáxia.

(Gazeta do Povo)

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Acordo com ditadura possibilitou eleição de Havelange à FIFA

Agência USP de Notícias
 Hérika Dias - herikadias@usp.br
28.05.2015

A associação entre esporte e política durante o regime miliar brasileiro possibilitou a eleição de um dos presidentes da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) que mais tempo esteve à frente da entidade: João Havelange. Essa é uma das conclusões do mestrado “A Bola e o Chumbo: Futebol e Política nos anos de chumbo da Ditadura Militar Brasileira”, apresentada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Assista ao vídeo logo a seguir. A matéria completa está disponível neste link.



ou pelo link

Casos de doenças cardíacas e mortalidade cardiovascular aumentam no inverno

Agência Brasil
Alana Gandra
13.06.2015

O inverno está associado ao aumento dos casos de doenças cardíacas e da mortalidade cardiovascular, alerta o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Claudio Tinoco. Estudos mostram que a cada queda de dez graus de temperatura, há aumento da incidência de complicações cardíacas em torno de 30% a 40%.

Alguns motivos contribuem para isso. O primeiro é o aumento das infecções respiratórias que ocorrem na época do inverno. Gripes e resfriados provocam uma sobrecarga no sistema circulatório. “O coração tem que trabalhar mais, bombear mais sangue para atender às necessidades. Além disso, a infecção agride os vasos na sua superfície de recobrimento mais interno, chamado endotélio, e este fica mais vulnerável a processos de trombose, seja o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, seja o infarto do miocárdio ou ataque cardíaco”, diz o médico.

Veja a matéria completa.

Por qué los cigarrillos ‘sanos’ enganchan más

El País

15.06.2015

Un estudio destapa los efectos de la pirazina, un compuesto del tabaco 'light' y los cigarrillos electrónicos que potencia la adicción

Veja a matéria completa.

domingo, 14 de junho de 2015

Pesquisa aponta que antiácidos podem aumentar risco de crise cardíaca

Zero Hora
11.06.2015

Veja a matéria completa.

Americano prega o fim da medicina conforme se conhece atualmente

The New York Times / Zero Hora
Abigail Zuger, médica
13.06.2015

Veja a matéria completa.

Unidades de Conservação mais desmatadas são vizinhas das grandes obras na Amazônia

O Eco
11.06.2015

Embora essenciais na luta contra o avanço do desmatamento, 10% do total de florestas derrubadas entre agosto de 2012 e julho de 2014 ocorreu dentro de Unidades de Conservação. Nesse período, foram destruídos 1,5 milhões de hectares na Amazônia, quase 10 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Veja a matéria completa.

“Será difícil vivir sin aire acondicionado” - Richard Alley

El País

14.06.2015

. El científico lleva décadas escrutando el hielo para reconstruir la historia del clima, un trabajo esencial para entender el calentamiento del planeta

Los perros rechazan a las personas desagradables con sus dueños

El Universal
12.06.2015

Veja a matéria completa.

El trastorno bipolar y la esquizofrenia comparten raíces genéticas con la creatividad

Tendências 21
Redacción T21
09.06.2015


Un estudio revela que el riesgo genético para ambos trastornos es significativamente más alto en personas creativas

Ya se sabía que la creatividad y los trastornos mentales tenían alguna relación, pero hasta ahora no se había podido determinar si esa relación dependía de factores externos o ambientales. Ahora, un estudio ha revelado que el riesgo genético para la esquizofrenia y el trastorno bipolar es significativamente más alto entre las personas definidas como creativas.

Veja a matéria completa.

sábado, 13 de junho de 2015

Como deixar de subsidiar a poluição e suas mortes

JC-Notícias/SBPC
12.06.2015

Estadão publica artigo assinado por Washington Novaes

É inquietante. Ao mesmo tempo que o governo brasileiro mantém posições tímidas e insuficientes nas negociações globais sobre o clima para um novo acordo este ano, internamente também se sucedem críticas sobre iniciativas para enfrentar as graves questões no nosso território. Uma das últimas dá conta de que a barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco, poderá ter de recorrer ao “volume morto” para abastecer parte da população do Nordeste (Estado, 17/5) – cenário que a Agência Nacional de Águas considera “de extrema gravidade”.

Veja o texto na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/06/12/A2.pdf

(O Estado de S.Paulo)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Este blog está em luto - Faleceu Alzira Pereira de Macedo



Uma palavra para definir Alzira?
                             Alegria.                               
Mas eu estou triste, Alzira. Triste.

Profundamente triste.
 
Descanse em paz, minha querida.

Para você: 
 


Listas de 'dez mais' viram uma febre de bullying nas escolas

Jornal Nacional
11.06.2015

Imagens com conteúdo sexual e xingamentos usam nome e foto de jovens.
Algumas delas já deixaram até de ir para a escola.

Meninas e adolescentes estão sofrendo com uma exposição criminosa nas redes sociais, à ponto de algumas terem simplesmente deixado até de ir para a escola.

Os vídeos na internet têm o título “top 10”, mas não se trata de fama: é caso de difamação e virou febre em São Paulo. Tem "top 10" de escola e de bairro. São rankings que apontam as meninas que seriam as mais "safadas". A maioria das garotas é menor de idade. As fotos que elas mesmas publicaram em redes sociais são montadas com um funk de baixo calão e legendas com xingamentos, além do nome e sobrenome delas. Os vídeos se espalharam.

Veja a matéria completa
Veja o vídeo.


ONU revela que militares em missões de paz trocavam comida por sexo

Jornal Nacional
11.06.2015

No Haiti, 231 pessoas admitiram terem recebido dinheiro, comida, celulares e joias, em troca de sexo com militares, civis e policiais da ONU.

Veja a matéria completa.

Correção: Roberto Carlos e advogado eram contrários à licença prévia para biografias

Jornal Nacional
11.06.2015

Veja o vídeo.

78% reprovam descontos da Sabesp para ‘gastões’ de água, diz Datafolha

El País

11.06.2015

. Levantamento para Greenpeace mostra que 82% culpa Governo Alckmin pela crise hídrica

CPI da Petrobras aprova convocação do presidente do Instituto Lula

Jornal Nacional
11.06.2015

Ele será ouvido sobre depósitos da Camargo Corrêa na conta da entidade.
Além de Paulo Okamotto, Câmara vai ouvir tesoureiro de Dilma em 2010.

Veja a matéria completa.

Una percepción errónea aleja a las mujeres de la ciencia

Tendências 21
Yaiza Martínez
11.06.2015

Un estudio analiza el peso de una creencia sobre matemáticas avanzadas en las decisiones profesionales de las estudiantes

Veja a matéria completa.

Cómo salir del ‘mapa’ para entrar en la realidad

Tendências 21
Sinesio Madrona
10.06.2016

Ser plenamente conscientes del “aquí y ahora” es la base psicológica de la Gestalt y de un nuevo paradigma científico: el de la complejidad y la teoría del caos

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pacientes limpam banheiros de hospital estadual no Rio

Jornal Nacional
10.06.2015

O Jornal Nacional mostra a situação inacreditável em que se encontram os pacientes de um hospital estadual no Rio de Janeiro, um centro de referência em cirurgias cardíacas complexas.

O pedido de ajuda vem das janelas: panos estendidos, sinais e até bilhetinhos jogados para a equipe do Jornal Nacional. Em um deles um paciente diz que está internado há 100 dias esperando ponte de safena. Nos pequenos pedaços de papel, pacientes descrevem a rotina no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, na Zona Sul do Rio.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Ministros do STF decidem liberar biografias não autorizadas

Jornal Nacional
10.06.2015

A liberdade de expressão teve nesta quarta-feira (10) uma vitória importante na mais alta corte do país. O Supremo Tribunal Federal decidiu liberar as biografias não autorizadas.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Papa cria tribunal para julgar bispos que encobrem pedofilia

El País

10.06.2015

. Congregação para a Doutrina da Fé ficará encarregada dos processos

Veja a matéria completa.

Museu Goeldi realiza mês focado no meio ambiente

JC-Notícias/SBPC
10.06.2015

A programação inclui oficinas, vivências artísticas e atividades educativas voltadas para diferentes públicos. As atividades ocorrem em Belém e outras cidades paraenses

Para ecoar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) realiza durante todo o mês, em Belém e outras cidades do Pará, uma programação sobre as ações de conservação ambiental. O objetivo do Goeldi é aproximar seu diversificado público desse tema.

A programação 2015 de meio ambiente do Museu Goeldi inicia com o público infanto-juvenil. Até sexta-feira (12), o Parque Zoobotânico receberá a visita de escolas de ensino fundamental (alunos na faixa etária de 5 a 12 anos), que participarão uma visita interpretativa pontilhada de ações relacionadas ao meio ambiente. Entre as atividades planejadas, haverá uma pescaria e estudantes do projeto de dança da Escola Estadual Zacharias de Assunção farão um flash mob ambiental no espaço do Bambuzal.

A programação também inclui três oficinas. Os educadores do Goeldi pretendem mostrar a importância das ações de sustentabilidade.

Na quinta-feira (11) e na sexta (12), a Oficina de Educação Ambiental “Se liga na lei, cidadão” é direcionada aos autores de fatos que infringem leis ambientais, um trabalho do MPEG em parceria com o Juizado Especial Criminal (JECrim – Meio Ambiente). O objetivo da ação é socializar temas de interesse para formação dos participantes e estimular a prevenção ao crime ambiental.

A oficina Coleta Seletiva e Reciclagem, a partir de quinta (11), está direcionada ao público da terceira idade. A proposta é discutir a reciclagem de objetos que comumente são descartados na natureza.

No domingo (14), os alunos da turma 2014 do Clube do Pesquisador Mirim mostram aos visitantes do Parque os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado.

Na segunda (15) e na terça (16), será a vez da oficina Educação Ambiental: Vivências com a Natureza do Museu Goeldi, voltada para um público de 16 anos em diante. A meta é estimular o contato com a natureza do Parque Zoobotânico do Goeldi de forma divertida e agradável, através da metodologia do “aprendizado sequencial” de vivências com a natureza.

A programação do mês também contará com uma trilha de vivências diversas. Leia mais.

(MCTI, via Agência Museu Goeldi)