quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vamos fazer um ‘fracasso’ juntos? - Antônio Abujamra

El País
Camila Moraes
29.04.2015

Abujamra na pele do bruxo Ravengar em 'Que rei sou eu?'.

“A gente precisa fazer um fracasso juntos. Fracasso é muito mais divertido”, disse Antonio Ambujamra, certa vez, ao amigo Jô Soares. Jô recordou a conversa ao falar sobre a despedida do ator e diretor de teatro, que morreu de problemas cardíacos aos 82 anos, na madrugada desta terça-feira, enquanto dormia em São Paulo. Em tempos em que o discurso é tão outro – e tão sério –, o convite se estende a todos nós.

Veja a matéria completa.

PM reprime protesto de professores em Curitiba e mais de 200 se ferem

El País

29.04.2015

Mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo que oito em estado grave, durante mais um episódio de repressão da polícia do Paraná a professores da rede estadual de ensino, que estão em greve e acampados no Centro Cívico desde segunda-feira 27. Treze pessoas foram presas, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Veja a matéria completa.

Aquíferos subterrâneos na Antártica podem ajudar na exploração por vida alienígena

JC-Notícias/SBPC
29.04.2015

Cientistas descobrem lagoas de água salgada abaixo da superfície congelada do continente

Leia mais sobre esse assunto em:
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/aquiferos-subterraneos-na-antartica-podem-ajudar-na-exploracao-por-vida-alienigena-16002698#ixzz3Yhw4a3wT
(
O Globo)

Transgênicos: aprovado projeto que acaba com exigência de informação no rótulo

JC-Notícias/SBPC
29.04.2015

O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (28) o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano. O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contenham ou sejam produzidos com OGM ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá.

De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica” e deverá constar nos “rótulos dos alimentos embalados na ausência do consumidor, bem como nos recipientes de alimentos vendidos a granel ou in natura diretamente ao consumidor”. Nesses casos, deverá constar no rótulo as seguintes expressões: “(nome do produto) transgênico” ou “contém (nome do ingrediente) transgênico.”

Assim como ocorreu com a aprovação do projeto de lei sobre a biodiversidade, o debate sobre o fim da exigência do rótulo colocou em oposição deputados da bancada ruralista e defensores do meio ambiente, que argumentaram que o projeto retira o direito do consumidor de saber o que está comprando.

“O projeto é excelente, garantimos o direito do consumidor ser informado”, defendeu o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), membro da bancada ruralista. Segundo ele, 90% da soja e do milho comercializados no Brasil têm produtos transgênicos em sua composição. “Nós não podemos, nós mesmos, criar obstáculos para o consumo dos nossos produtos. O agronegócio é que alimenta o país”, reiterou o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

“Eu queria alertar que esse projeto visa a diminuir o nível de informações que tem hoje. Ele não está acrescentando nada; ele está retirando o direito do consumidor de saber que produto está levando para a sua casa”, disse o líder do PV, Sarney Filho (MA). “Se hoje o agronegócio é uma das atividades que beneficia o Brasil, se é uma atividade dinâmica, ele tem a responsabilidade de informar corretamente o consumidor”, completou.

“Se todo mundo aqui diz que o transgênico é uma maravilha, porque quer retirar o símbolo [que identifica o produto] do rótulo. Isso é muito contraditório”, ressaltou o vice-líder do PT, Alessandro Molon (RJ).

Ao fim da votação, os deputados contrários ao projeto conseguiram retirar do texto trecho que determinava que os alimentos que não contêm transgênicos só poderiam inserir na embalagem a informação “livre de transgênicos”, somente se houvesse produtos “similares transgênicos no mercado brasileiro e comprovada a total ausência  no produto de organismos geneticamente modificados, por meio de análise específica.” “Não há motivo para inserir essa restrição no projeto”, disse Molon. O texto agora vai para análise e votação dos senadores.

(Luciano Nascimento / Agência Brasil)

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-04/transgenicos-aprovado-projeto-que-acaba-com-exigencia-de-informacao-no

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Canalha - Walter Franco







Alteração comportamental de animais sinaliza, dias antes, a ocorrência de terremotos

Agência FAPESP
27.04.2015

José Tadeu Arantes | Agência FAPESP – O dado de que alterações no comportamento dos animais sinalizam, com horas ou dias de antecedência, eventos como os terremotos já era conhecido. Especialmente noticiada foi a disparada dos elefantes asiáticos para terras altas por ocasião do terremoto seguido de tsunami de 26 de dezembro de 2004. Muitas vidas humanas foram salvas graças a isso. Mas tais eventos ainda não haviam sido documentados de maneira rigorosa e conclusiva. Nem fora estabelecida uma correlação de causa e efeito entre essa modificação do comportamento animal e fenômenos físicos mensuráveis.

Veja a matéria completa.
 

Aumenta a quantidade de agrotóxicos consumido por cada brasileiro: 7,3 litros

ABRASCO
Por Vilma Reis
28.04.2015

Abrasco lança o novo Dossiê sobre a realidade dos agrotóxicos no Brasil. Em artigo, Alan Tygel fala sobre a questão

No início de 2011, a Campanha Contra os Agrotóxicos causou estardalhaço ao afirmar que cada brasileiro consumia 5,2 litros de agrotóxicos por ano. À época, o cálculo foi simples: a indústria dos venenos, orgulhosa do sucesso de seu mortífero negócio, alardeou aos quatro ventos que havia vendido 1 bilhão de litros de agrotóxicos. Divididos pelos então 192 milhões de habitantes, nos davam os 5,2 litros por pessoa. Ainda que este volume todo não chegue diretamente à nossa mesa, vai nos encontrar algum dia pela terra, pela água ou pelo ar. O veneno não desaparece, como querem fazer crer aqueles que enriquecem com ele. (leia o texto no site do MST)

Pois bem, depois do baque, as associações patronais agrotóxicas deixaram de divulgar a quantidade de litros vendidos por ano. E dada a escassez de dados oficiais sobre a venda destes produtos no Brasil, ficamos quase sem alternativas para medir o nível geral de intoxicação no país.

Quase. Talvez para atrair mais acionistas-vampiros, a indústria continuou divulgando sua receita anual, que em 2104 representou 12,2 bilhões de dólares, que podemos multiplicar por 3 chegar à exorbitantes 36,6 bilhões de reais.

Quanto custa um litro de agrotóxico?

Agrotóxico é um nome genérico para diversas substância, utilizadas não só na agricultura, mas também no controle de vetores urbanos. Em comum, uma característica: matam a vida. Poderiam, portanto, ser chamados de biocidas.

Continua.

Pulverização aérea de lavouras contribui para poluição de rios do RS

ABRASCO
Por Vilma Reis com informações do G1 RS
28.04.2015

Agrotóxico provoca dano ambiental em Área de Preservação Permanente, RS aparece 3 vezes na lista que mostra os dez rios mais poluídos do Brasil

O agrotóxico que cai do avião agrícola pulveriza as lavouras de arroz e protege as plantações e o futuro dos grãos, mas também provoca um dano ambiental gravíssimo em uma Área de Preservação Permanente. A cena se repete com frequência na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, entre Glorinha e Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo).

No local, animais e águas deveriam ser permanentemente protegidos. Também é ali que fica o principal rio da região: o Gravataí, que nasce no banhado, em Santo Antônio da Patrulha, e termina junto ao Delta do Jacuí, entre Canoas e Porto Alegre. No percurso, de quase 100 quilômetros, o rio praticamente desaparece no meio das lavouras.

Continua.

Nuevos cálculos sugieren que vivimos en un universo plano que se proyecta en 3D

Tendencias 21
Por
28.04.2015

Vivimos en un universo tridimensional, al menos eso es lo que nos dicen los sentidos. Pero, ¿qué pasaría si todo fuera un holograma? Una serie de cálculos realizados por investigadores de la Universidad Tecnológica de Viena así lo sugieren. Sus resultados han aparecido publicados en la revista ‘Physical Review Letters’. Por Yaiza Martínez.

Veja a matéria completa.

La transmisión de información biológica podría no ser función exclusiva de los genes

Tendencias 21
EPFL/T21
27.04.2015

Un estudio revela que unos orgánulos de las células llamados centriolos también pueden transmitirla durante varias generaciones celulares

Veja a matéria completa.

Falta de solução para o lixo na Baía de Guanabara preocupa atletas - Olimpíadas de 2016

Fantástico
26.04.2015

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.



Comentário básico:
É um absurdo!!!
É uma vergonha!!!
Adelidia Chiarelli

terça-feira, 28 de abril de 2015

O que lembraremos antes de esquecer? - Eliane Brum

El País
Por Eliane Brum
27.04.2015

O Alzheimer como doença irredutível aos heróis e às ilusões que a modernidade nos legou

Chris Graham tem 39 anos e tem Alzheimer. Ex-militar, casado, três filhos, ele herdou a mutação genética que causa um tipo raro de demência, conhecido como “Alzheimer familiar”. O pai morreu da doença aos 42 anos. Seu irmão, Tony, tem 43 anos, está internado numa instituição e já não consegue falar nem se alimentar sozinho. Outros parentes já morreram, todos ao redor dos 40 anos. Chris, que já começa a ter pequenos lapsos de memória, foi desligado do exército em janeiro, depois de 23 anos de serviço. Em seguida, virou notícia na imprensa britânica, com repercussão internacional: anunciou que partiria neste mês de abril para uma aventura de bicicleta de 26.000 quilômetros, pela costa do Canadá e dos Estados Unidos, na tentativa de mudar a percepção que o mundo tem do Alzheimer. Na campanha “Dementia Adventure – The Long Cycle Around, ele arrecada dinheiro para a pesquisa de uma cura para a doença que possa beneficiar as gerações futuras, o que pode incluir seus próprios filhos. Ao explicar por que decidiu encarar o que chama de “a viagem da minha vida”, prevista para durar um ano, Chris brinca: “Não deixarei algo pequeno como a demência ficar no meu caminho”.

Continua.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

‘É cuspe e giz’

JC-Notícias/SBPC
27.04.2015

Relato de professor que voltou à sala de aula após 20 anos revela realidade nua e crua de uma escola estadual

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/e-cuspe-giz-15981633#ixzz3YWeD9HUq

(Antonio Gois / O Globo)


Demuestran el efecto de los cuentos sobre el cerebro de niños muy pequeños

Tendências 21
Redacción T21
27.04.2015

La lectura de relatos activa las áreas cerebrales que impulsan el procesamiento semántico y la formación de imágenes mentales

Veja a matéria completa.

domingo, 26 de abril de 2015

Terremoto deixa mais de 1,4 mil mortos no Nepal

Jornal Nacional
25.04.2015

Além de forte, o tremor foi bem próximo à superfície, o que aumenta o poder de destruição. Muitas áreas estão isoladas, por isso vai demorar para se ter números consolidados da tragédia.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.




No El País:

O sismo no Vale Katmandu destrói um dos tesouros artísticos mais importantes da Ásia e do mundo

Veja a matéria completa.




No El País:

“Ouvimos a montanha ranger”

As avalanches depois do tremor no Everest sepultaram uma dezena de alpinistas

Veja a matéria completa.

sábado, 25 de abril de 2015

Encontrado o número de supercivilizações: zero

El País
Por
22.04.2015



A grande galáxia de Andrômeda vista pelo telescópio Wise. / NASA / WISE
. Primeira exploração de 100.000 galáxias não revela sinais de inteligências avançadas
 



Governo da Itália autoriza a extradição de Henrique Pizzolato para o Brasil

Jornal Nacional
24.04.2015

A Itália autorizou a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. No mensalão do PT, ele foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


La contaminación del aire pone en peligro las estructuras del cerebro

Tendencias 21
Redacción T21
24.04.2015

Un estudio revela que las partículas finas pueden reducir el volumen cerebral y aumentar en un 46% el riesgo de infarto cerebral silente

Veja a matéria completa.

Dez erros cometidos na academia: é isso que não te deixa emagrecer

El País
Por
15.04.2015

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso. Dicas para se desfazer de quilinhos

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 24 de abril de 2015


Hubble Site - Picture Album:
Entire Collection




Hubble Site - Picture Album
 



Telescópio Hubble completa 25 anos em órbita a 547 quilômetros da Terra

Jornal da Globo
Jorge Pontual
23.04.2015

O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita da Terra em 24 de abril de 1990, levado pelo ônibus espacial Discovery.

Na sexta-feira (23), o telescópio Hubble está completando 25 anos em órbita, a 547 km da Terra. Desde que começou a funcionar, ele vem revolucionando o conhecimento humano sobre astronomia.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Cientistas chineses modificam geneticamente embriões humanos em experimento inédito

JC-Notícias
23.04.2015

Recusada por duas publicações devido a dilemas éticos, pesquisa gera discussão sobre os limites da ciência

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-chineses-modificam-geneticamente-embrioes-humanos-em-experimento-inedito-15954607#ixzz3Y8vHHyaw

(O Globo)

EUA emitem alerta para turista sobre risco de contrair dengue no Brasil

JC-Notícias/SBPC
23.04.2015

Nível é de atenção e viajante que vier ao País deve usar repelentes e roupas que cubram o corpo, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que cita 224 mil casos da doença só neste ano; Ministério da Saúde considera medida ‘adequada’

O conteúdo na íntegra está disponível em: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/04/23/A14.pdf

Mais informações: Médicos do Exército ajudarão Prefeitura no combate à doençahttp://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/04/23/A14.pdf

TELA E RAQUETE CONTRA O MOSQUITO – http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/04/23/A14.pdf

(O Estado de São Paulo)

“Crise de valores exige revolução na Educação”, afirma o indicado ao Nobel da Paz/2015, Claudio Naranjo

Educacionista
23.04.2015

Claudio Naranjo,  professor em Berkeley e candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2015 dará palestra gratuita em São Paulo no próximo dia 5 de maio, no Colégio Dante Alighieri, às 19 horas, para pais e educadores. E vai lançar seu novo livro, onde afirma que a crise de civilização que vivemos só pode ser superada por uma mudança profunda no modelo educacional – evoluindo da transmissão de conhecimento para formação de competências existenciais (detalhes abaixo).

Em livro que será lançado em 5 de maio, Claudio Naranjo alerta que sistema educacional não deve se limitar a transmitir informações, mas ensinar “competências existenciais

“A crise que estamos enfrentando não é apenas econômica, mas multifacetada e universal, e pode ser um sinal da obsolescência do conjunto de valores, instituições e hábitos interpessoais que chamamos ‘civilização’. Precisamos de uma mudança da consciência e o melhor caminho é a transformação da educação, por meio de uma nova formação de educadores – orientada não só para a transmissão de informações, mas para o desenvolvimento de competências existenciais”. Esta é a proposta de Claudio Naranjo, médico psiquiatra, professor em Berkeley, e pioneiro da psicologia transpessoal, além de autor de importantes obras sobre o desenvolvimento psicológico e espiritual nos últimos 40 anos.

Veja a matéria completa.

O surpreendente lado ruim de ser inteligente

JC-Notícias/SBPC
23.04.2015

Reportagem de David Robson, da BBC Future, publicada no site educacionista

Temos uma tendência a pensar em gênios como seres atormentados por angústias existenciais, frustrações e solidão – a escritora Virginia Woolf, o matemático Alan Turing e até a fictícia Lisa Simpson são estrelas solitárias, isoladas apesar de seu brilho.

A questão pode parecer um assunto que atinge apenas alguns poucos privilegiados – mas os conceitos e ideias por trás dessa impressão repercutem em quase todos nós.

Boa parte do sistema educacional ocidental é direcionada a melhorar a inteligência acadêmica. Apesar de suas limitações serem conhecidas, o Quociente de Inteligência (QI) ainda é a principal maneira de medir habilidades cognitivas. Cada vez mais gente gasta fortunas em atividades de treinamento do cérebro para tentar melhorar sua pontuação. Mas e se essa busca pela genialidade for uma tarefa para tolos?

Veja o texto na íntegra em: http://www.educacionista.org.br/jornal3/?p=4050

(Site Educacionista)

La Tierra se formó a partir de piedras redondas de tamaño milimétrico

Tendencias 21
Redacción T21
23.04.2015

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Agressão homofóbica e ofensas à mulheres em jogos universitários paulistas

Jornal da Gazeta
Bob Fernandes
22.04.2015







Petrobras divulga balanço auditado com prejuízo bilionário com corrupção

Jornal Nacional
22.04.2015

A Petrobras divulgou, na noite desta quarta-feira (22), o balanço auditado da empresa, que tinha sido adiado duas vezes. Esse balanço financeiro traz o tamanho das perdas provocadas pela corrupção investigada na Operação Lava Jato.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Fuga de professores

JC-Notícias
22.04.2015

Maioria dos alunos que ingressam em licenciaturas de física, biologia, matemática e química não conclui o curso

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/fuga-de-professores-15925506#ixzz3Y3XnoVwL

(O Globo)

Cidades com fraco desempenho de ensino poderão sofrer intervenção federal, diz Mangabeira Unger

JC-Notícias
22.04.2015

Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos detalha plano pedido por Dilma. “Temos que socorrer redes defeituosas”, diz

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/cidades-com-fraco-desempenho-de-ensino-poderao-sofrer-intervencao-federal-diz-mangabeira-unger-15899828#ixzz3Y2q90e2a

(Antônio Gois / O Globo)


Darwin convenció al mundo, pero no fue el primero en describir la evolución

Tendências 21
Por Marta Lorenzo
22.04.2014

Patrick Matthew propuso el principio de la selección natural veintiocho antes de la aparición de “El origen de las especies”, señala un estúdio

Una revisión del trabajo del naturalista escocés Patrick Matthew (1790-1874) señala que este ha sido infravalorado por la historia de la ciencia. Según ella, Matthew habría propuesto el principio de la selección natural como mecanismo evolutivo veintiocho años antes que Charles Darwin. Pero solo Darwin fue capaz de convencer al mundo, gracias a la fuerza de sus argumentaciones. Por Marta Lorenzo.

Veja a matéria completa.

Las abejas prefieren néctar con pesticidas

Materia
22.04.2015

El genocidio de las abejas es todo un rompecabezas para la ciencia. Entre sus posibles culpables están hongos, virus y parásitos de los propios insectos polinizadores, la menor diversidad de flores de la agricultura moderna, el calentamiento global o pesticidas modernos como los neonicotinoides. Ahora, un doble estudio ha encontrado [...]

Veja a matéria completa.

Un estudio señala al 'fracking' como causa de terremotos ocurridos en Texas en 2014

Tendências 21
Por Redacción T21
22.04.2014

Una de las razones que alegan los detractores de esta práctica de extracción de gas es que puede aumentar el riesgo sísmico

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Professora é constrangida ao amamentar em hospital

Estadão
Por Rita Lisauskas
22.04.2015

Veja a matéria completa.


Veja também:
Por que meus peitos te incomodam tanto?

Análise de DNA mostra preferência alimentar de morcegos vampiros na Amazônia

JC-Notícias
23.04.2015

Os resultados indicaram consumo de sangue de animais domésticos. Realizado por pesquisadores do Inpa, o trabalho foi publicado na revista Journal of Mammalogy e divulgado pela revista Science

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) investigaram os hábitos alimentares do morcego da espécie Desmodus rotundus, na Amazônia, mais conhecido como morcego-vampiro-comum, por meio da detecção do DNA das “vítimas” (animais sugados pelo vampiro) nas fezes do animal. O estudo indicou consumo de sangue de animais domésticos.

O método foi desenvolvido no Laboratório de Genética de Plantas (LabGen) do Inpa, e o estudo de campo foi realizado em comunidades ribeirinhas do Rio Purus e Médio Rio Madeira (AM). Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente na revista Journal of Mammalogy e divulgados pela revista Science.

O pesquisador Rogério Gribel, um dos autores do trabalho, conta que inicialmente o estudo envolveu uma fase experimental, ainda em Manaus, na qual alguns exemplares foram mantidos em cativeiro e alimentados por vários dias exclusivamente do sangue de uma de suas “vítimas” potenciais (galinha, porco, cachorro, boi ou humanos), visando à coleta das fezes dos morcegos.

“Em seguida, foi desenvolvido em laboratório um protocolo utilizando ferramentas moleculares para detectar o DNA das ‘vítimas’ nas amostras das fezes destes vampiros com dieta controlada”, explica a pesquisadora Maristerra Lemes.

Em campo

Partiu-se, então, para o trabalho de campo, a fim de se investigar a preferência por espécies na alimentação dos morcegos, relata o pesquisador colaborador Paulo Bobrowiec, doutor em genética, conservação e biologia evolutiva pelo Inpa.

“O estudo demandou 47 noites de trabalho de campo em 18 comunidades ribeirinhas, onde foram capturados cerca de 160 vampiros com o intuito de descobrir quais eram seus hábitos alimentares na natureza. Os resultados indicaram o maior consumo de sangue de animais domésticos como galinhas e porcos e ausência de DNA humano e de animais silvestres – papagaio, arara, macaco, dentre outros – nas fezes dos vampiros capturados”, diz.

Bobrowiec acrescenta que, a ausência de vestígios de DNA de animais selvagens nas amostras fecais dos morcegos foi intrigante, considerando que as comunidades ribeirinhas visitadas são cercadas por florestas com baixos níveis de perturbação humana. “Os animais domésticos e de criação chegaram à Amazônia só nos últimos séculos. Isso sugere uma rápida adaptação comportamental para o ambiente antrópico [modificado pelo ser humano], o que permitiu aos morcegos vampiros explorá-los com sucesso”, explica.

Leia mais.

(MCTI, via INPA)

http://www.mcti.gov.br/noticias/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/analise-de-dna-mostra-preferencia-alimentar-de-morcegos-vampiros-na-amazonia

Todos os mapas que você conhece são ruins

El Pais
Por
20.04.2015

O sul pode estar acima, a Austrália no meio, a Europa abaixo à esquerda e a África à direita

Veja a matéria completa.

Presidente do ICMBio avalia incluir extrativistas nas compensações de Belo Monte

Via Instituto Socioamboental (ISA)
20.04.2015

Roberto Vizentin reconheceu que populações de Reservas Extrativistas foram impactadas pela construção da hidrelétrica na região de Altamira (PA) 

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, disse ser evidente que populações extrativistas tiveram seu modo de vida e economia comprometidos com a instalação da usina de Belo Monte, em Altamira (PA). Ele informou que irá avaliar, junto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), órgão federal responsável por fiscalizar as condicionantes da hidrelétrica, como incorporar as reivindicações por compensações dessas comunidades no processo de licenciamento da obra.

“O ICMBio tem a obrigação de repercutir e apresentar o pleito ao Ibama”, afirmou Vizentin em entrevista concedida ao ISA após reunião com ribeirinhos e extrativistas, na quarta (15/4), em Brasília. O ICMBio é o órgão gestor das UCs federais.

No encontro, os extrativistas entregaram duas cartas em que descrevem como a construção de Belo Monte contribuiu para piorar o acesso à saúde pública, na perda de moradias e no aumento da exploração ilegal de madeira nas Reservas Extrativistas (Resex) Rio Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio, Unidades de Conservação (UCs) federais localizadas na região da Terra do Meio, no sul do Pará (primeira carta; segunda carta ). O mesmos documentos foram entregues ao diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Thomaz Toledo, na sexta-feira (17/4). O reconhecimento dos impactos de Belo Monte sobre as Resex pelo ICMBio e IBAMA é o primeiro passo para efetivar e orientar ações de compensação ambiental da obra nessas UCs.

Os presidentes das associações de moradores das três áreas viajaram dias de barco e avião para entregar os documentos pessoalmente  (leia notícia do ICMBio).

Impactos

Quase quatro anos depois do início da construção de Belo Monte, com 70% da instalação da usina concluída, nem a Norte Energia, empresa responsável pela obra, nem o governo federal admitiram formalmente que as 300 famílias que vivem isoladas nas três áreas protegidas sofrem dos mesmos impactos sofridos pelos índios e, até hoje, não tomaram nenhuma medida para preveni-los ou mitigá-los.

Continua.
 

Balões colocam em perigo o tráfego de aviões e de helicópteros em SP

Jornal Nacional
21.04.2015
 
Balões no céu de São Paulo provocaram a interrupção do tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas nesta terça-feira (21) de manhã.
 
Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Tornado provoca destruição e duas mortes em Santa Catarina

Jornal Nacional
21.04.2015

Segundo meteorologistas, ventos podem ter ultrapassado 250 km/h na cidade de Xanxerê. Pelo menos mil moradores de estão desabrigados.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Idosa é condenada a quatro anos por insultos racistas na avenida Paulista

El Pais
Por
21.04.2015

. Pena, contra a qual não cabe recurso, deve ser cumprida em regime aberto
. Os negros levantam a voz

Veja a matéria completa.

El entorno temprano de los niños afecta mucho a su respuesta al estrés

Tendências 21
Por UW/T21
21.04.2013

Veja a matéria completa.

Rasgos cerebrales de individuos que no recuerdan su vida en primera persona

Tendências 21
Por
21.04.2015

Veja a matéria completa.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Caçada e atropelada, não tem harpia que resista

O ECO
Por Aureo Banhos e outros*
13.04.15

Harpia no viveiro do Projeto Cereias. Foto: Leonardo Merçon
Em menos de 10 meses, indivíduos de três espécies de grandes vertebrados ameaçados de extinção foram atropelados no trecho da rodovia BR-101 que corta as Reservas Biológica de Sooretama e Natural Vale, no Espírito Santo. Três antas (Tapirus terrestris), sendo uma prenhe, uma onça-parda (Puma concolor) e agora uma harpia (Harpia harpyja) morreram nessa estrada que intercepta duas das reservas de mata atlântica da Costa do Descobrimento, declaradas como Patrimônio Mundial da Humanidade, que formam o maior fragmento contínuo de floresta de tabuleiro do Corredor Central da Mata Atlântica.

Na manhã da última quarta-feira (08), durante o monitoramento de animais atropelados realizado pela equipe da Reserva Biológica de Sooretama, uma fêmea adulta de harpia foi encontrada na margem da BR-101, no canteiro próximo à mata. A ave foi resgatada ainda com vida, porém muito debilitada, e levada imediatamente para o Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens (Projeto Cereias), em Aracruz. No final da tarde, foi conduzida pela equipe do Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) para o Hospital Veterinário da Universidade de Vila Velha. Devido à distância, o animal chegou ao Hospital Veterinário na parte da noite, onde foi imediatamente atendido por professores e médicos veterinários residentes, especialistas em Medicina de Animais Selvagens.

Veja a matéria completa.

Conservar o solo para preservar a água e reduzir a fome

O ECO
Por Luana Rangel
14.05.2015

A ONU declarou 2015 o Ano Internacional do Solo. O objetivo é reduzir o número de pessoas que ainda passam fome no mundo, visto que o aumento da erosão de solos reduz as terras férteis e, logo, a produção de alimentos. O elemento comum na degradação do solo é o aumento do seu uso para produção de alimentos ou urbanização.

O solo é um recurso essencial para a humanidade, porém visto como um recurso renovável, cuja degradação pode ser revertida rápido. Ao contrário, a formação dos solos é um processo lento,em escala de tempo geológica,durante a qual se formam os minerais e as rochas se desagregam.

Veja a matéria completa.

TCU identifica aumentos bilionários nos custos de obras da Petrobras

Jornal Nacional
20.04.2015

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Chuva alaga hospital em São Luís e força transferência de 50 crianças

Jornal Nacional
20.04.2015

Foi a segunda vez em quatro dias que o hospital ficou alagado. Secretaria de Saúde decidiu não receber mais pacientes até fim de obras de reforma.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Medir la edad según el tiempo que queda de vida, y no por el tiempo vivido

Tendencias 21
Redacción T21
20.04.2015

Veja a matéria completa.

Un robot terapeuta ayuda a los niños con sus ejercicios de rehabilitación

Tendencias 21
Redacción T21
20.04.2015

Veja a matéria completa.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Modinha, com Elis Regina
De Tom Jobim e Vinicius de Morais

Para a Didi




Brasil continua liderando as mortes de ativistas ambientais

Via El Pais
Por
20.04.2015

. O informe da Global Witness de 2014 alerta sobre os 116 assassinatos em consequência da defesa do meio ambiente .
.  Brasil é responsável por metade das mortes de ambientalistas

Raimundo Rodrigues da Silva, um agricultor de 42 anos comprometido com a luta pelos direitos de suas terras, recebeu no ano passado um tiro mortal de escopeta na região de Campestre, a 280 quilômetros de São Luís, a capital do Estado do Maranhã, no nordeste do Brasil. Seu nome, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), estava incluído há bastante tempo em uma lista negra devido a sua luta contra o latifúndio que ameaça sua comunidade e contra o poderoso proprietário rural local que o encarna.

Veja a matéria completa.

Brazil's 'bullets, beef and bible' caucus wants to imprison 16-year-olds

The Guardian
Por
17.04.2015

Aqui!

 Via Eliane Brum

La ciencia, comisaria del arte

SINC
Por Laura Chaparro
19.04.2015

Compositores que se adentran en aceleradores de partículas del CERN para grabar lo que el oído no oye, fotógrafas de celebrities fichadas por la NASA o teoremas que transmiten tanta belleza como el más delicado de los poemas. La ciencia ha encontrado en el arte un aliado para transmitir sus avances a la sociedade.

En el mayor laboratorio de física de partículas del mundo, las bibliotecas son un lugar sagrado al que los científicos acuden para seguir trabajando y perder de vista (aunque sea por unas horas) las paredes de su despacho. Rodeados de un silencio sepulcral, casi confundiéndose con las estanterías, tres jóvenes bailarines se contorsionan ante las miradas agradecidas de los físicos. Desconectar por unos minutos puede que les esté resultando más útil para llegar a su momento ‘eureka’ que una hora de estudio.

“Diferentes puntos de vista estimulan la creatividad, la imaginación y las formas de trabajar, además de abrirte los ojos a nuevos conocimientos”, explica a Sinc Ariane Koek, directora y creadora de Arts@CERN, el programa artístico del Laboratorio Europeo de Física de Partículas (CERN).

Veja a matéria completa.

Via Yaiza Martínez                            

Crise anunciada: Matriz energética brasileira não prevê possível mudança no ciclo hidrológico. Entrevista especial com Sergio Margulis

UNISINOS
09.04.2015

“O grande problema da mudança do clima é que se tem um corte gradual mas significativo nos regimes hidrológicos de chuva, de temperatura, e eventos extremos. O que estamos vendo no Brasil hoje é apenas um aviso prévio do que está por vir, considerando a seca em São Paulo e no Nordeste, as enchentes na Amazônia”, alerta o ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência – SAE.

Veja a matéria completa.

 Via Eliane Brum

domingo, 19 de abril de 2015

Viva a Bebé!!!
Viva a Fefé!!!
Viva o Marinho!!!
Viva a Vila Tibério!!!






Esse pé de orquídea, um presente do meu primo Marinho à minha mãe, dona Bélia, não florescia assim desde antes da morte dela em 2002. Sob os cuidados da minha irmã Ophelia, ele floresceu dessa maneira fantástica.

Ki maravilha!!!!

Viva a Bebé, Viva a Fefé, Viva o Marinho, Viva a Vila Tibério!!!!!

Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

Adelidia Chiarelli

Exploração sem controle dos poços artesianos pode piorar crise hídrica

Jornal Nacional
17.04.2015

Na região metropolitana de São Paulo, bem mais pobre em água subterrânea, a crise hídrica só fez aumentar a procura por poços.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Para Marina, Dilma vive uma "cassação branca"

Estadão
Por Eliane Cantanhêde
18.04.2015

Veja a matéria completa.

sábado, 18 de abril de 2015

El tiempo no pasa por Einstein

Via SINC
Por Henrique Sacristán
18.04.2015

Las ecuaciones de la teoría de la relatividad general de Einstein cambiaron
 la visión del espacio, el tiempo y el universo. / Science/Ngliyen

El 18 de abril de 1955, justo hace ahora 60 años, murió Albert Einstein, el científico más popular del siglo XX. El aniversario coincide este año con el centenario de su teoría de la relatividad general, que presentó en 1915 ante la Academia Prusiana de las Ciencias. Tres físicos españoles valoran para Sinc la figura de este genio y su famosa teoría, que cambió para siempre nuestra visión del espacio, el tiempo y el universo.

Veja a matéria completa.


CONHEÇA:
Science/Ngliyen

 

Após Ministério da Cultura ameaçar processo, Facebook republica foto censurada

Zero Hora
18.04.2015

Veja a matéria completa.

Em boa hora, o papa vai entrar em campo - Washington Novaes

Manchetes Socioambientais
16.04.2015

"O papa Francisco pretende centrar no tema 'meio ambiente e pobreza' sua primeira encíclica, a ser conhecida nas próximas semanas. O documento incluirá também em destaque as mudanças climáticas, juntamente com considerações sobre a desigualdade econômica no mundo e a afirmação de que 'o homem esbofeteou o rosto da natureza'. No mundo de hoje, a questão não pode passar em branco. Principalmente o que acontece na área dos resíduos, do lixo, em que 15 milhões de pessoas - 4 milhões na América Latina - ganham o sustento da família trabalhando com a reciclagem. Com a geração de resíduos urbanos, segundo a ONU, crescendo três vezes mais rapidamente que a população mundial", artigo de Washington Novaes - OESP, 17/4, Espaço Aberto, p.A2.    



No site do médico Dráuzio Varella:

DENGUE:
quadro clínico
diagnóstico
tratamento

Ciência inForma

Via spd fmusp
17.04.2014

No final de 2014, pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP criaram o blog Ciência inForma, com o intuito de disseminar informação embasada cientificamente sobre a interface exercício, nutrição e saúde.

A plataforma é organizada pelos professores Bruno Gualano, Guilherme Artioli e Hamilton Roschel, em parceria com a nutricionista Desire Coelho e a pesquisadora Fabiana Benatti. O blog busca ser uma fonte de informação, com uma linguagem acessível,  tanto para os praticantes de exercícios físicos quanto aos profissionais da área. O canal possui textos que esclarecem dúvidas cotidianas referentes aos hábitos alimentares e à pratica de exercício físico.

“Nós tínhamos duas principais preocupações. A primeira, de tentar produzir um conteúdo com fundamentação científica, mas que fosse aplicada e de fácil entendimento. Além disso, gostaríamos de minimizar o impacto de alguns canais populares alimentados por pessoas não necessariamente qualificadas. Esses canais atingem um público enorme e muitas vezes propagam informações sem qualquer embasamento”, explicam os idealizadores do blog.

Mais informações: site http://www.cienciainforma.com.br/

Fonte: Agência USP de notícias



No site do médico Dráuzio Varella:

DENGUE:
quadro clínico
diagnóstico
tratamento


Gwyneth Paltrow não consegue viver como pobre

El Pais

17.04.2015


Atriz não consegue cumprir desafio de gastar com comida 29 dólares em uma semana

Veja a matéria completa.




No site do médico Dráuzio Varella:

DENGUE:
quadro clínico
diagnóstico
tratamento


sexta-feira, 17 de abril de 2015

Prefeitura de São Paulo ganha reforço do exército para combater a dengue

Jornal Nacional
16.04.2015

Soldados do exército vão auxiliar os agentes sanitários para que moradores permitam a entrada das equipes para vistoria em suas casas.


Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.




No site do médico Dráuzio Varella:

DENGUE:
quadro clínico
diagnóstico
tratamento


“Mataram a gente com a Bíblia e com a espada, e hoje matam com leis” - Neguinho Truká

Via Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
16.04.2015


[...] No Senado, Neguinho Truká cobrou que os parlamentares presentes não se limitem a fazer alterações no texto da PEC 215, mas que barrem a proposta, e foi ovacionado pelas lideranças indígenas presentes: “Mataram a gente com a Bíblia e com a espada, e hoje matam com leis”, denunciou. Davi Kopenawa fazendo coro ao parente Truká disse que é preciso destruir a PEC 215: “Eu não quero morrer outra vez como morremos 500 anos atrás”.
Trecho da matéria  Em dia de solenidades, indígenas receberam apoio de parlamentares mas são constrangidos no Congresso.

Comer alimentos grasos durante solo cinco días puede alterar los músculos

SINC
16.04.2015

Médicos y nutricionistas alertan desde hace tiempo sobre lo perjudicial que puede resultar para la salud una dieta rica en grasas. Ahora, un estudio de investigadores estadounidenses es el primero en probar cómo estos alimentos son capaces de modificar el proceso en que los músculos del cuerpo procesan los nutrientes en un corto periodo de tiempo.

Veja a matéria completa.

La Tierra engulló a un planeta como Mercurio al principio de su historia

Tendencias 21
Redacción T21
16.04.2015

Un estudio de dos químicos de la Universidad de Oxford sugiere que fue así como se generó el campo magnético de nuestro planeta

Veja a matéria completa.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

La mirada entre perro y dueño refuerza su unión emocional

SINC
16.04.2015

¿Por qué los humanos sentimos amor, amistad e incluso apego social por los perros? Posiblemente la evolución de este animal junto a su mejor amigo haya facilitado esta interacción única, pero a nivel biológico es el papel que desempeña la hormona de la oxitocina –relacionada con la conducta maternal y paternal– lo que genera esta estrecha relación entre especies. Así lo demuestran varios experimentos en los que el simple contacto visual entre el can y su dueño fortalece sus vínculos afectivos.

Veja a matéria completa.

Dengue lota hospitais privados de São Paulo; espera chega a 6 horas

Estadão
16.04.2015

Veja a matéria completa.

Plantio de eucalipto aumenta chuva em regiões altas das Serras do Mar e Mantiqueira

Agência FAPESP
Por Elton Alisson
07.04.2015

Elton Alisson | Agência FAPESP – A substituição da vegetação natural das encostas das Serras do Mar e da Mantiqueira pelo plantio de eucalipto aumenta o volume de chuva sobre as áreas mais altas e, consequentemente, os riscos de deslizamentos de terra nessas regiões serranas durante a estação chuvosa – entre dezembro e fevereiro.

Veja a matéria completa.

Uma lagoa sufocada

Manchetes Socioambientais
15.04.2015

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, sofre mais uma vez com um desolador cenário de mortandade. Até o fim da tarde de ontem, a Comlurb havia retirado de suas águas 32,4 toneladas de peixes nos últimos seis dias. Dinâmica que, entra ano e sai ano, continua a desafiar gestores e especialistas. Desde 2008, o governo do estado e a prefeitura investiram R$ 100 milhões em ações de saneamento que beneficiaram a lagoa, de acordo com a Cedae. O insuficiente, no entanto, para melhorar a ligação do espelho d'água com o mar e evitar mortandades - O Globo, 15/4, Rio, p.8.     


Conhecimento da sociedade sobre ciência na América Latina é dramático

Agência FAPESP
Por Elton Alisson
14.04.2015

Elton Alisson, de Buenos Aires | Agência FAPESP – Apesar de ter aumentado nos últimos anos os esforços de divulgação científica na América Latina, o nível de conhecimento mínimo sobre ciência da população dos países da região, como o Brasil e a Argentina, ainda se mantém em nível dramaticamente baixo.

Veja a matéria completa.

Corante extraído do açafrão pode ser útil no combate à dengue

Ageência FAPESP
Por Karina Toledo
16.04.2015

Por Karina Toledo | Agência FAPESP – Um composto extraído da raiz da cúrcuma (Curcuma longa L.), também conhecida como açafrão-da-índia, está sendo testado com sucesso por pesquisadores da cidade de São Carlos (SP) no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue.

Veja a matéria completa.

La psicoterapia normaliza la actividad del sistema límbico del cerebro

Tendencias 21
Redacción T21
15.04.2015

Cuando una persona sufre depresión, su cerebro cambia. Generalmente, este órgano pasa a mostrar hiperactividad en regiones del sistema límbico (relacionado con las emociones, la personalidad y la conducta). Un estudio ha demostrado, mediante escáneres cerebrales, que esos cambios se pueden normalizar con psicoterapia.    

Veja a matéria completa.

Microbes help produce serotonin in gut

(e) Science News
10.04.2015

[...] Although serotonin is well known as a brain neurotransmitter, it is estimated that 90 percent of the body's serotonin is made in the digestive tract. [...]

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Las moléculas prebióticas pululan por los protosoles

Via SINC
15.04.2015


Nebulosa NGC1333, una de las regiones de formación estelar donde se ha detectado formamida. /  NASA/Spitzer

En las regiones donde nacen estrellas parecidas a nuestro Sol ya aparecen moléculas orgánicas complejas como la formamida, de la que pueden surgir azúcares, aminoácidos e incluso ácidos nucleicos, esenciales para la vida. Astrofísicos de España y otros países han detectado esta biomolécula en cinco nubes protoestelares y proponen que se forma sobre diminutos granos de polvo.

Veja a matéria completa.

Avance revolucionario: científicos encuentran una causa potencial del mal de Alzheimer

RT
15.04.2015

Veja a matéria completa.

Impedir mulheres de amamentar o filho em público pode dar multa em SP

Jornal Nacional
14.04.2015

Estabelecimento que proibir ou constranger a mulher de amamentar pode ser multado em R$ 500. Uma lei que vai ajudar a proteger as mães.

Agora é lei em São Paulo: toda mulher tem o direito de amamentar o filho em qualquer lugar, sem ser incomodada. Quem não respeitar pode ser multado.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Aliens? Explosões fora da Via Láctea têm padrão misterioso

Portal Terra
01.04.2015

Veja a matéria completa.

Museu Goeldi celebra Semana dos Povos Indígenas com atividades

JC-Notícias/SBPC
14.05.2015

Oficina de máscaras, encontros com o povo Kayapó, pintura corporal, exposição de artesanato e palestras integram a programação em Belém, com início nesta terça-feira

A Semana dos Povos Indígenas no mês de abril é um evento tradicional no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), que intensifica no período as conversas e debates sobre questões relacionadas aos povos indígenas da Amazônia, considerando a celebração, em 19 de abril, do Dia do Índio.
Os primeiros habitantes do Brasil serão lembrados na instituição com eventos como oficinas, palestras e um encontro com um grupo indígena. As atividades, que seguem até domingo (19), são organizadas pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) e pelo Serviço de Educação do Museu Goeldi.

A oficina O Segredo das Máscaras relaciona as máscaras indígenas com formas de vida social e cultural e o uso dado para cada objeto. A atividade se baseia nos estudos dos acervos etnográficos da Reserva Técnica Curt Nimuendajú, pertencente à CCH. A geógrafa Graça Santana é a responsável pela oficina, que acontece de quarta-feira (15) a sexta (17). As inscrições devem ser feitas presencialmente até esta terça (14).

De terça a sexta, um grupo de índios Kayapó/ Megêngokrê estará no Parque do Museu Goeldi e realizará atividades com as escolas agendadas. No Encontro Kayapó haverá relatos das experiências cotidianas, pintura corporal e exposição e venda de artesanatos. No domingo, essa programação será aberta a todo o público visitante.

Na sexta (17), o pesquisador Wladirson Cardoso palestrará sobre os “Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos”.

Saiba mais sobre as atividades e acesse a programação.

(MPEG)

http://www.mcti.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/jIPU0I5RgRmq/content/museu-goeldi-celebra-semana-dos-povos-indigenas-com-atividades

FAO: falta de água afetará dois terços da população mundial em 2050

JC-Notícias/SBPC
14.04.2015

Atualmente, cerca de 40% da população do planeta sofrem com a escassez de água

A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050 devido ao uso excessivo de recursos hídricos para a produção de alimentos, alertou hoje (14) a Organização das Nações Unidas para  Alimentação e Agricultura (FAO).

A informação está no relatório Rumo a um futuro com segurança hídrica e alimentar, feito pela FAO e apresentado hoje, no segundo dia do 7º Fórum Mundial da Água (FMA), que ocorre em Daegu, na Coreia do Sul, até sexta-feira (17).

Atualmente, cerca de 40% da população do planeta sofrem com a escassez de água, uma proporção que aumentará até dois terços em 2050, alerta o documento.

Esse aumento será causado pelo consumo excessivo de água para a produção de alimentos e para a agricultura. Segundo a FAO, atualmente há regiões do planeta em que se utiliza mais água subterrânea do que a armazenada de forma natural. O relatório cita, entre essas áreas, a Ásia Meridional e Oriental, o Oriente Médio, a África do Norte e a América do Norte e Central, acrescentando que em algumas regiões “a agricultura intensiva, o desenvolvimento industrial e o crescimento urbano são os responsáveis pela contaminação das fontes de água.

A FAO pediu aos governos de todo o mundo que “atuem para assegurar que a produção agrícola, pecuária e de peixes seja feita de forma sustentável e que ajudem a preservar os recursos hídricos”.

“As seguranças alimentar e hídrica estão estreitamente ligadas”, declarou o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, ao apresentar o relatório. Ele defendeu uma agricultura centrada na sustentabilidade mais do que na rentabilidade imediata.

“Acreditamos que com o desenvolvimento dos enfoques locais e os investimentos adequados, os líderes mundiais podem assegurar que haverá volume suficiente, qualidade e acesso à água para garantir a segurança alimentar em 2050 e mais além”, disse Braga.

De acordo com o documento, em 2050 serão necessários 60% a mais de alimentos no mundo, enquanto a agricultura continuará a ser o maior consumidor de água.

Mesmo com o aumento da urbanização, em 2050 grande parte da população mundial continuará a ganhar a vida com a agricultura, apesar de o setor ser afetado com a redução do volume de água disponível devido à competição com as cidades e as indústrias.

Nesse cenário, os agricultores e, sobretudo, os pequenos agricultores terão de encontrar novos caminhos “por meioda tecnologia e das práticas de gestão” para aumentar a produção, com disponibilidade limitada de terra e de água, destaca o documento.

(Agência Lusa / Agência Brasil)

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-04/fao-falta-de-agua-afetara-dois-tercos-da-populacao-mundial-em-2050

Casos de dengue no Brasil aumentam 240% no primeiro trimestre do ano

JC-Notícias/SBPC
14.04.2015

O balanço do Ministério da Saúde informa que, até 28 de março, 132 pessoas morreram em decorrência da doença

O número de casos de dengue no país este ano, até o dia 28 de março, aumentou 240,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Até 28 de março, foram registrados 460,5 mil casos, contra 135,3 mil registrados no primeiro trimestre de 2014, conforme balanço divulgado hoje (13) pelo Ministério da Saúde.

O balanço informa que, até 28 de março, 132 pessoas morreram em decorrência da doença, número 29% maior que o de 2014, quando foram 102 as mortes, no mesmo período. Os casos graves também aumentaram: 235 este ano, o que representa aumento 39,1% na comparação com 2014, quando foram registrados 169, também até 28 de março.

Segundo os dados da pasta, a Região Centro-Oeste apresenta maior incidência, com 393,3 por 100 mil habitantes (59.855 casos), nos primeiros três meses do ano. Em seguida, vêm as regiões Sudeste, com 357,5 por 100 mil habitantes (304.251 casos); Norte, com 112,4 por 100 mil habitantes (19.402 casos); e Nordeste, com 91,2 por 100 mil habitantes (51.521 casos). A Região Sul, com 88,8 por 100 mil habitantes (25.773 casos), é tradicionalmente a que tem menor incidência da dengue.

São João do Caiuá, no Paraná, com 16.760 casos de dengue por 100 mil habitantes, foi o município com maior número de doentes por habitante, no primeiro trimestre de 2015. Em seguida vieram quatro municípios do estado de São Paulo: Trabiju, com 14.303 por 100 mil habitantes; Paraguaçu Paulista, com 13.738 por 100 mil habitantes; Estrela D’Oeste, com 11.513 por 100 mil habitantes e Florínia, com 9.039 por 100 mil habitantes.

(Aline Leal / Agência Brasil)

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/casos-de-dengue-no-brasil-aumentam-em-240-no-primeiro-trimestre-do-ano

Veja outra matéria sobre o assunto:

O Estado de S.Paulo

Brasil já registra 220 casos de dengue por hora, mais da metade em São Paulo
http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/04/14/A12.pdf

terça-feira, 14 de abril de 2015

Os índios e o golpe na Constituição - Por Eliane Brum

Via El Pais
Por Eliane Brum
13.04.2015

Os índios vão ocupar Brasília nesta semana. Ao escrever a palavra “índio”, perco uma parte dos meus leitores. É uma associação imediata: “Índio? Não me interessa. Índio é longe, índio é chato, índio não me diz respeito”. E, pronto, clique fatal, página seguinte. Bem, para quem ainda está aqui, uma informação: mais de mil lideranças indígenas ocupam Brasília de 13 a 16 de abril em nome dos seus direitos, mas também em nome dos direitos de todos os brasileiros. Há um golpe contra a Constituição em curso no Congresso Nacional. Para ser consumado, é preciso exatamente o seu desinteresse.

Guarde essa sigla e esse número: PEC 215. Quando se fala em PEC 215, só a sigla e o número já afastam as pessoas, porque neles estão embutidos toda uma carga de burocracia e um processo legislativo do qual a maioria da população se sente apartada. Os parlamentares que querem aprová-la contam com esse afastamento, porque a desinformação da maioria sobre o que de fato está em jogo é o que pode garantir a aprovação da PEC 215. Se durante séculos a palavra escrita foi um instrumento de dominação das elites sobre o povo, hoje é essa linguagem, é essa terminologia, que nos faz analfabetos e nos mantém à margem do centro do poder onde nosso destino é decidido. É preciso vencer essa barreira e se apropriar dos códigos para participar do debate que muda a vida de todos. A alienação, desta vez, tem um preço impagável.

Continua.

Hidrografia de SP dobra com a descoberta de 300 'rios invisíveis'

Manchetes Socioambientais
13.04.2015

Basta contar, um a um, no Mapa Hidrográfico do Município de São Paulo - sob a chancela da Prefeitura. Estão lá os 287 rios, riachos e córregos paulistanos. Mas, diversos ambientalistas têm mapeado cursos d'água que ainda não entraram para a malha fluvial oficial. Graças a esse trabalho, estima-se que sejam pelo menos 300 os "rios invisíveis" de São Paulo: o que mais do que dobraria, portanto, a quantidade oficialmente aceita hoje. "E ouso dizer que essa estimativa é pessimista", acredita o geógrafo Luiz de Campos Júnior, um dos criadores do projeto Rios e Ruas. "Tenho convicção de que podem ser muito mais, se explorarmos bem os confins do município". Em 80 expedições, eles descobriram um rio novo para cada já catalogado - OESP, 12/4, Metrópole, p.A16.     

Sabesp captará 4,7 mil litros de paraíso ecológico

Manchetes Socioambientais
13.04.2015

 A fonte que ajudará a região metropolitana de São Paulo a reduzir a dependência do Cantareira fica em um paraíso ecológico. A Cachoeira do França, no Rio Juquiá, onde a Sabesp captará 4,7 mil litros de água por segundo a partir de 2017, está cercada por Mata Atlântica. A represa integra conjunto de oito reservatórios. A abundância e a qualidade da água convenceram o governo da viabilidade de buscar água no Vale do Ribeira. São previstas novas captações na Bacia do Rio Juquiá, que tem volume estocado equivalente a dois Cantareiras. A diferença é que as represas do Cantareira perderam quase toda a mata ciliar. Já as águas do Vale do Ribeira continuam protegidas pela floresta - OESP, 13/4, Metrópole, p.A17.  

Áreas nobres gastam 45% mais água do que a média de São Paulo

Manchetes Socioambientais
13.04.2015

   O consumo de água em bairros nobres de São Paulo, como Jardins e Perdizes, foi 45% maior do que a média registrada na capital paulista em março. Segundo balanço divulgado sexta-feira pela Sabesp, o gasto por imóvel nessas regiões atingiu 15 mil litros, enquanto que na cidade o consumo médio no período foi de 10,3 mil litros - OESP, 11/4, Metrópole, p.E1.     

Exames revelam que estátua de mil anos abriga corpo de monge

Revista Galileu
Por Luciana Galastri
23.02.2015

Endoscopia mostrou que órgãos vitais foram substituídos por papeis cobertos em escrita chinesa

Veja a matéria aqui.

Por que gostamos mais de pets do que de outras pessoas?

Revista Galileu
Por Fernando Bumbeers
13.04.2015

Pesquisas revelam que nos preocupamos mais com animais indefesos do que com nossos semelhantes

Veja a matéria aqui.

Un asteroide pasará cerca de la Tierra en octubre de 2017

Tendências 21
Redacción T21
13.04.2015

Los astrónomos observan con cierta inquietud la órbita del 2012 TC4, aunque la probabilidad de colisión es mínima, aseguran

Veja a matéria aqui.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morre Eduardo Galeano



Veja a matéria aqui.

Pessoas com problemas de saúde em comum se unem no Facebook em busca de apoio

Via Agência Brasil
Por Aline Leal
Edição: Jorge Wamburg
11.04.2015

Uma das maiores características da internet é reunir milhares de pessoas com interesses comuns e grupos estão usando cada vez as redes sociais para trocar informações sobre problemas de saúde: conhecer alguém com um caso semelhante pode ajudar uma pessoa a tomar decisões importantes, como fazer ou não determinado procedimento, ou descobrir novas formas de terapia e tratamento e também para conseguir apoio emocional.

Há cinco anos, quando descobriu que o marido tinha atrofia dos múltiplos sistemas, uma doença rara, a aposentada Claudeth Ribeiro resolveu abrir uma página no Facebook, “mais procurando informações do que fornecendo”. Ela lembra que, na época, se sabia pouco sobre a doença no Brasil, mas todos que tinham algum conteúdo compartilhavam no grupo.

“Algum tempo depois, quando meu marido foi atendido no Hospital Sarah [Kubitschek, em Brasília], pedi dicas de onde encontrar mais informações e me indicaram a comunidade que eu mesma fiz, sem saberem disso”, conta Claudeth.

Continua.

La gratitud mejora la salud del corazón

Via Tendências 21
Newswise/T21
10.04.2015

Reconocer y dar gracias por los aspectos positivos de la vida puede resultar en una mejora mental y, en última instancia, física, en pacientes con insuficiencia cardíaca asintomática, revela un estudio publicado por la Asociación Americana de Psicología (APA).

Veja a matéria completa.