sábado, 28 de fevereiro de 2015

Quatro anos sem fumar - Adelidia Chiarelli



Quatro anos sem fumar!!!
Nossa! Tudo isso? Pois é, tudo isso. Parece que foi ontem, mas também parece que nunca coloquei cigarro na boca. No entanto, essa sensação de nunca ter colocado cigarro na boca, desaparece quando alguém passa por mim fumando na rua. O cheiro de cigarro ainda me inebria. Mas já não sigo fumantes, como fazia nos primeiros meses em que deixei de fumar.  Agora me contento em apenas sentir o cheiro da fumaça passando por mim.

Há quatro anos, quando me aventurei a largar o cigarro, sabia que engordaria. E engordei. Mas não me preocupei com a gordura que, sem critério, sem pudor, nem cerimônia, tomava posse, invadia o meu corpo, dia após dia, como se ele lhe pertencesse. Uma coisa de cada vez, eu me dizia. Primeiro você para de fumar, depois cuida da gordura. E foi o que fiz.

No início de dezembro de 2014, fiz um programa alimentar para mim, que segui à risca. Não o quebrei em momento algum. Nem no Natal, nem nas festas do Ano Novo. E o resultado apareceu: estou bem mais magra do que quando deixei de fumar. Se  passei fome? Digamos que... nem tanto... Mas tinha dia (e tem!) que já acordo de manhãzinha com vontade de jantar.  Apesar desse, digamos, pequeno detalhe, está valendo à pena. Falta pouco para  me dar por satisfeita com o meu peso. Depois é só continuar me preocupando com a quantidade e com a qualidade da minha alimentação, e continuar com as minhas caminhadas que precisaram ser interrompidas há mais ou menos um mês por causa de um tombo que levei. Enfiei o pé num buraco, e quando me dei conta estava no chão. O impacto do tombo foi forte, todo sobre o joelho direito, exatamente no local onde havia machucado num outro tombo, há uns dois anos, também ao enfiar o pé em outro buraco paulistano. Viver em São Paulo não é fácil! É uma aventura! Uma grande aventura! Seca, assaltos, assassinatos, poluição, ruas congestionadas, sistema de saúde precário, transporte público precário, metrô abarrotado de gente, buracos e mais buracos pelas ruas e calçadas, políticos pensando que somos todos idiotas. E nós deixando que pensem que somos idiotas, sem fazer absolutamente nada, e nos comportando como tal.
Calma lá, dona moça!, a senhora estava falando sobre os quatro anos sem cigarro: atenha-se a isso! É para eu me ater a esse assunto, apenas? É! Certo! Então, é o que farei. Vamos lá:

Outro dia, lendo uma matéria publicada num site, fiquei sabendo pela zilésima vez que,  a cada dia que passo sem cigarro meu corpo se fortalece. Zil vantagens se tem ao deixar o cigarro mas, para uma fumante inveterada como eu, absurdamente dependente da nicotina, não fumar é um desafio incomensurável.
Pois é... Mas não fumar foi decisão, minha decisão tomada há quatro anos.

Continuem torcendo por mim.

Quero morrer bem!

Adelidia Chiarelli                                                                        


 Leia também:
- Com cigarro na mão, claro!
- Um ano sem fumar!
- Dois anos sem fumar!
- Três anos sem fumar!

Cientistas comparam propriedades e efeitos de pólen apícola

Via Agência USP de Notícias
Por Aline Naoe, do USP Online
usponline@usp.br
24.02.2015

Pesquisadores liderados pela professora Ligia Bicudo de Almeida Muradian, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, têm se debruçado sobre as características do pólen apícola, produzido pelas abelhas, buscando compreender quais aspectos influenciam na sua composição, as diferenças em relação às regiões de origem e os efeitos de seu consumo, não apenas como suplemento nutricional, mas também por sua ação bioativa. O grupo recebe amostras de vários estados brasileiros e reúne, atualmente, em torno de 250 amostras em seu banco de dados.

Veja a matéria completa aqui!

El cerebro recicla habilidades ancestrales para afrontar nuevos retos

Via SINC
25.02.2015

La capacidad espacial que adquirió el cerebro en su evolución la usamos hoy para saber lo ‘cercana’ que resulta otra persona. Del mismo modo, la maquinaria neuronal que se creó para procesar rostros y objetos se ha reutilizado para leer, y nuestras antiguas vivencias en pequeños grupos de cazadores-recolectores todavía se manifiesta cuando personificamos en alguien problemas universales como el hambre o la pobreza. Así lo reflejan los últimos estudios de neurociencia social.

Veja a matéria completa aqui!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A semântica da seca

JC-Notícias/SBPC
26.02.2015

Termos como “crise hídrica”, tal como vêm sendo usados, não são mais que desvios covardes para ocultar o enfrentamento do real, diz em artigo na Folha de S.Paulo NOEMI JAFFE,  doutora em literatura brasileira pela USP e autora de “O que os Cegos Estão Sonhando?”

Emmanuel Levinas disse que a “consciência é a urgência de uma destinação dirigida a outro, e não um eterno retorno sobre si mesmo”. Penso que, embora não pareça, a frase se relaciona intimamente à “crise hídrica” em São Paulo.

Temos sido obrigados a ouvir e a falar em “crise hídrica”, na “maior seca em 84 anos” e expressões afins, que culpam a natureza, e não em catástrofe, colapso, responsabilidade ou palavras de igual gravidade.

O conteúdo na íntegra está disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/209643-a-semantica-da-seca.shtml

(Folha de S.Paulo)

Vanzolini é homenageado pela revista Cadernos de História da Ciência

JC-Notícias/SBPC
26.02.2015

O lançamento da publicação será no dia 3 de março, em São Paulo

O Laboratório de História da Ciência e a Diretoria do Instituto Butantan convidam para o lançamento da revista Cadernos de História da Ciência em homenagem a Paulo Emílio Vanzolini, que será realizado no dia 03 de março, às 16 horas, no Auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, 1500, São Paulo. Haverá uma mesa redonda com autores dos artigos e convidados.

A publicação é uma coletânea, organizada de forma temática, de fragmentos de entrevistas feitas com Paulo Emílio Vanzolini, que completaria 90 anos em 2014. O texto mostra a história do homem, do cientista, do intelectual e do artista que foi Paulo Vanzolini, sem deixar de lado seu passatempo predileto que foi o samba.

Colaboraram nesta edição cientistas, intelectuais, discípulos, artistas e amigos que conviveram e participaram intensamente de suas atividades como pesquisador e como cientista.

(Instituto Butantan)

El alzhéimer y el párkinson podrían detectarse en la piel

Via SINC
24.02.2015

Una biopsia de la piel serviría para diagnosticar de forma precoz y hasta el momento, impensable, enfermedades neurodegenerativas como el alzhéimer...



Dos emulsionantes muy comunes alteran la microbiota intestinal de los ratones

Via Tendências 21
Por Redacción T21
26.02.2015

Promueven el desarrollo de la enfermedad inflamatoria y el síndrome metabólico, según un estúdio

Veja a matéria aqui!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

- Câmara aprova pedido e mulheres poderão usar cota de passagens aéreas dos maridos
- Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias!


Câmara aprova pedido e mulheres poderão usar cota de passagens aéreas dos maridos
Via Zero Hora
(25.02.2015)

Veja a matéria!




Políticos na Suécia: sem luxos e sem mordomias!
Jornal da Band
Postado Youtube (21.05.2011)



Projeto de exploração da Chapada dos Veadeiros divide opiniões

Manchetes Socioambientais
25.02.2015

Uma proposta de plano de manejo com regras de exploração da Chapada dos Veadeiros - um santuário ecológico em Goiás que abriga o parque declarado Patrimônio Natural da Humanidade - colocou ambientalistas e setores do agronegócio em pé de guerra. Entre os pontos mais polêmicos do projeto apresentado pelo governo de Goiás estão a permissão para pulverização aérea de agrotóxico, o aval para a implantação de hidrelétricas e regras para delimitação de zonas protegidas. O alvo das novas normas é a Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, com 872 mil hectares, mais de 2% do território estadual. - O Globo, 25/2, Sociedade, p.28.     
 

Nada cai do céu

JC-Notícias/SBPC
24.02.2015

Em artigo na Folha de S.Paulo, Carlos Magno, meteorologista e presidente da Climatempo Meteorologia, alerta que com ou sem chuva à vista, a população precisa entender que a água pode –e vai– acabar se não forem tomadas medidas preventivas

O racionamento a que pode ser submetida boa parte da população paulistana –e de outras cidades e Estados brasileiros– poderia ser evitado? A questão é muito mais complexa do que possa parecer e jamais deveria ser levada ao campo do flá-flu político. Afinal, todos que vivemos nessas áreas já somos e seremos ainda mais afetados.

O conteúdo na íntegra está disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/209528-nada-cai-do-ceu.shtml

(Folha de S.Paulo)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Movimento nas redes sociais visa reverter a imagem negativa de animais

Texto e imagem:
IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas




A pesquisadora do IPÊ Patrícia Medici e o veterinário e ilustrador Ronald Rosa lançaram em Janeiro um movimento em favor de animais que sofrem por terem seus nomes utilizados pelas pessoas de forma negativa. A ideia teve origem no trabalho educativo da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, coordenada pela pesquisadora, que, dentre várias ações, busca conscientizar a população sobre a importância da espécie e desmistificar a ideia de que "anta" significa um ser sem inteligência.

Assim, para "rebater" o costume brasileiro de utilizar "anta" como forma de insulto, Patrícia e Ronald publicam nas redes sociais, uma vez por semana, ilustrações apresentando a espécie interagindo com outros animais que, assim como a anta, também têm seus nomes utilizados de maneira pejorativa. Na lista estão baleia, cachorro, piranha, burro, vaca, porco, tartaruga, até mesmo o verme, que têm seus nomes usados como insultos em diversos contextos.

Continua!

ONU divulga alerta mundial sobre efeitos da escassez de água

Jornal Nacional
24.02.2015

Pesquisadores dizem que em dez anos, 48 países não terão água suficiente para suas populações.

A ONU divulgou nesta terça-feira (24) um alerta mundial sobre os efeitos da escassez de água.

Água para beber, água para comer, para produzir a comida, para higiene, limpeza. Água para trabalhar e para gerar energia para trabalhar. E se ela falta?

O relatório das Nações Unidas, divulgado nesta terça-feira (24), alerta: muitos países estão perto de enfrentar situações de desespero e conflito por falta d'água. Isso seria uma barreira não só à saúde das populações, mas também ao crescimento econômico e à estabilidade política.

Segundo os pesquisadores, daqui a apenas dez anos, 48 países não terão água suficiente para as suas populações. Isso atingiria quase três bilhões de pessoas. E até 2030, a demanda por água doce no planeta deverá ser 40% maior do que a oferta.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo!


“Si vas a vivir 80 años, puedes tener una probabilidad del 30% de sufrir alzhéimer”

OpenMind
25.04.2014

Veja a matéria completa!

Más de dos horas diarias de televisión aumentan un 30% el riesgo de hipertensión en niños

Via SINC
24.02.2015


Veja a matéria completa!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Sob ameaça, Cantareira precisa de 30 mi de árvores

Via Manchetes Socioambientais
23.02.2015

 Segundo especialistas, há uma ligação causal entre a ocupação nos 12 municípios do Cantareira, e destruição da mata ciliar de seus 8.171 km de rios, e o esgotamento do sistema. Choveu menos no último ano, mas, se a mata nativa ainda estivesse lá, os reservatórios poderiam ter mais água - e de melhor qualidade. Técnicos da Embrapa Informática e da GV Agro propõem o plantio de 30 milhões de mudas para recompor a mata ciliar em 34 mil hectares, de modo a obedecer a faixa prevista pelo novo Código Florestal - que a reduziu, porque passou a medir a Área de Preservação Permanente a partir do leito regular do rio, e não mais de sua largura máxima. Por esse cálculo aproximado, o projeto custaria R$ 195,5 milhões - OESP, 22/2, Metrópole, p.A16.     


No Amazonas, tratamento experimental com gengibre amargo cicatriza ferimento em diabéticos

JC-Notícias/SBPC
23.02.2015

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), só a capital do Amazonas registrou em 2012, 105 mil casos da doença

Buscar solução para aliviar a dor, a coceira e tratar ferimentos expostos há dois, cinco, oito anos ou mais faz parte da rotina das pessoas portadoras de diabetes em determinadas fases. Contudo, essa angústia já não faz mais parte da vida de 25 diabéticos em Manaus, que há três meses participam de um tratamento experimental com o gel do óleo essencial do gengibre amargo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), só a capital do Amazonas registrou em 2012, 105 mil casos da doença.

A aplicação do gel em portadores da doença, como tratamento experimental, é uma das etapas da pesquisa de mestrado do enfermeiro Maurício Ladeia, intitulada ‘Avaliação do potencial terapêutico do gengibre amargo da espécie Zingiber zerumbet no processo inflamatório em portadores de úlceras em pé diabético’, cujos resultados serão apresentados no próximo dia 27. “Para mim os resultados são excelentes já que conseguimos, muito rapidamente, cicatrizar feridas que estavam sem solução há muito tempo nos pés desses pacientes”.

Veja a matéria completa!

Um terço dos implantes dentários do país é pirata

JC-Notícias/SBPC
23.02.2015

Produtos não têm garantia de qualidade e podem causar graves infecções

Um terço dos 2,2 milhões de implantes dentários feitos anualmente no país é produto de pirataria.

Veja a matéria na íntegra em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/209264-um-terco-dos-implantes-dentarios-do-pais-e-pirata.shtml

(Cláudia Collucci/Folha de S.Paulo)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

El deseo preadolescente de experimentar cosas nuevas 'se ve' en el cerebro

Via Tendências 21
Por Redacción T21
23.02.2015


Un estudio encuentra diferencias en los procesos cerebrales de niñas de entre 11 y 13 años con mayor disposición a explorar


Recreación del dinamismo cerebral. Fuente: Universidad de Florida.


Veja a matéria aqui!

 

Cuba descobre variante mais agressiva e preocupante do vírus HIV

Via blog do Noblat/BBC
23.02.2015


Linhagem originalmente africana foi detectada em cubanos, que desenvolveram a Aids de maneira muito mais rápida do que a de uma infecção comum

BBC

Especialistas em saúde de Cuba detectaram há alguns anos algo diferente e pouco comum nos pacientes com o vírus do HIV no país: eles desenvolviam a Aids de uma forma extraordinariamente rápida. Tão rápido que, em menos de três anos, já se encontravam muito doentes, sem praticamente tempo de perceberem que tinham o HIV.

Um grupo internacional de cientistas chegou para investigar a situação e concluiu que, realmente, em Cuba existe uma variante do HIV que é muito mais agressiva.

"Sabemos que 144 pacientes têm essa linhagem do vírus, mas com certeza há mais gente. Isso é só o que conseguimos contar", disse à BBC Anne Mieke Vandamme, da Universidade Leuven, da Bélgica.

Vandamme, cujo trabalho foi publicado na revista EBioMedicine, explicou que se trata de uma linhagem do vírus que foi originalmente descoberta na África.





Não deixe de ler:

domingo, 22 de fevereiro de 2015


PARQUE AUGUSTA PEDE SOCORRO - SÃO PAULO



"Se fosse minha essa rua, o pé de ipê tava vivo."
Ná Ozzetti / Itamar Assumpção, na música
Canto em Qualquer Canto - Ouça!
 
Aliados do Parque Augusta/Divulgação

Trecho da matéria Conselho de SP aprova projeto de prédios no terreno do parque Augusta, de
Wellington Ramalhoso, com colaboração de Márcio Padrão. UOL-27.01.2015:

[...] O projeto das construtoras contraria as reivindicações do movimento popular que defende a criação do parque na totalidade do terreno. "A postura do movimento não vai mudar por conta disso [da decisão do Conpresp]. Essa decisão chega a ser ultrajante em um momento de crise hídrica, porque climatólogos dizem que quanto mais área verde, menos incidências de zonas de calor que impedem a vinda das chuvas", afirmou Daniel Biral, membro do Advogados Ativistas e participante do movimento a favor do parque Augusta. [...]

Veja a matéria completa.


Clique aqui e envie um email para as autoridades
que podem fazer do Parque Augusta uma área 100% verde.

“A vida na roça era difícil, mas tínhamos a água dos rios para beber”

Via El País
Por Gil Alessi
21.02.2015


“A vida na roça era difícil, mas tínhamos a água dos rios para beber”

. Nilson, ex-agricultor hoje na zona norte de São Paulo, enfrenta horas sem fornecimento

. Falta de água em SP dará tom ‘popular’ a restaurante de luxo

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Haddad, queremos o Parque Augusta 100% verde!



 
Participe! Clique aqui
e envie um email para as autoridades que podem fazer do
Parque Augusta uma área 100% verde!
 
 

Mesmo com chuva acima da média, crise em SP ainda é “gravíssima”

Via El País
Por
19.02.2015

. Nível do maior reservatório que abastece a Grande São Paulo ainda é preocupante
 
As fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo em fevereiro fizeram com que muitos paulistanos respirassem aliviados após um início de ano sob a ameaça de um severo racionamento de água. Em 15 dias choveu o equivalente à média histórica para o mês inteiro, e o nível do Cantareira, o maior sistema de reservatórios que abastece a Grande São Paulo, voltou a subir. Mas para especialistas, a situação ainda é “gravíssima”.
 

Desmatamento aumenta 169% na Amazônia Legal

Via blog do Noblat
21.02.2015

Boletim do Imazon indica que 288 km² foram devastados em janeiro; dados podem estar subestimados, porque nuvens reduzem detecção
 
Por Fábio de Castro, Estadão

Veja a matéria completa.

Ministério Público Federal apura doação da ditadura da Guiné Equatorial à Beija-Flor

Via O Globo
Por Vera Araújo
20.02.2015

Veja a matéria completa.

Veja também:

Quem se importa com o dinheiro manchado de sangue
que deu à Beija-Flor o título de campeã?


El "hambre oculta" podría afectar a una de cada cuatro personas en el mundo

Via Tendências 21
Por Marta Lorenzo
27.01.2015

Analizan por primera vez el efecto de la desaparición de los insectos polinizadores sobre la nutrición humana

Veja a matéria completa.

La ‘madre’ de todas las lenguas surgió en la estepa rusa hace 6.500 años

ViaTendencias 21
Por Marta Lorenzo
19.02.2015

Un estudio estadístico con datos de más de 150 idiomas señala un probable origen del protoindoeuropeo

Veja a matéria completa.

Adeus aos índios e à biodiversidade - Por Washington Novaes

Via JC-Notícias
20.01.2015

Em artigo no O Estado de S.Paulo, o jornalista Washington Novaes discorre sobre  projeto de lei (7.735/2014) que facilita o acesso de pesquisadores e de empresas aos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade e agrobiodiversidade

Sai década, entra década e não mudamos. Nosso mundo institucional continua cego e surdo ao que convenções e tratados, além de relatórios de pesquisadores, têm dito: a biodiversidade é um dos bens mais decisivos; sem ela, não só perderíamos a possibilidade de manutenção e reposição das espécies, como afetaríamos tudo o que está ao redor – bens naturais, recursos hídricos, regime do clima. E depois da Convenção da Biodiversidade (ONU), da qual o Brasil é signatário (1992), vários outros documentos têm enfatizado que o caminho mais eficaz para a conservação da biodiversidade está nas reservas indígenas, mais eficazes até que reservas, parques e outras áreas protegidas.

O conteúdo na íntegra está disponível em: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,adeus-aos-indios-e-a-biodiversidade-imp-,1636896
(Washington Novaes/ O Estado de S.Paulo)

Oliver Sacks se despide tras anunciar un cáncer terminal

Via El País
Por
20.02.2015

. El escritor y neurólogo relata su enfermedad en un artículo en 'The New York Times'. “Ha sido un privilegio y una aventura”.

. De mi propia vida. El artículo de Oliver Sacks sobre su enfermedad


Veja a matéria completa.

Problemas com o blog



Pessoal, bom dia!
Precisei dar uma limpada no lado esquerdo do blog. Devagar, a medida do possível, voltarei com os links, fotos e etc.
 Beijo grande a todos vocês,
Adelidia Chiarelli


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Beija-flor faz homenagem à Guiné Equatorial com verba do país africano

Via Folha online
Blog ALALAO
16.02.2015

Veja a matéria completa.

Leia também:

Ditador compra samba
do Carnaval do Rio por R$ 10 milhões


Homem de 109 anos tricota para salvar pinguins

Via QI/Gilberto Dimenstein
Por QSocial 
12.02.2015

Parte dos pinguins resgatados na Austrália ganham uma roupa de malha. Algumas delas foram produzidas por Alfred Date, 109 anos.

O idoso ouviu o pedido para produzir as peças no ano passado. Elas seriam usadas pela Penguin Foundation nos animais para salvá-los de um derramamento de óleo.

Veja a matéria completa.

El tiempo cuántico corre hacia atrás y hacia adelante indistintamente

Via Tendências 21
Por Newswise/T21
10.02.2015

Un experimento observa que los sistemas microscópicos contienen información del futuro, y no sólo del passado

Veja a matéria completa.

“Estimular o consumo de água como produto é um atentado ambiental”

Via El País
Por
13.02.2015


A decisão da Sabesp de manter descontos nas tarifas de água cobradas de 500 grandes consumidores de São Paulo, mesmo em meio`a maior crise hídrica em décadas, provoca críticas de especialistas, que consideram o formato inadequado e um estímulo ao consumo de um bem escasso.

Veja a matéria completa.
 
 

Tapajós, um rio em disputa

Via Agência Pública
Por Marcio Isensee e Sá
11 de fevereiro de 2015

Às vésperas de perderem suas terras para mais uma megausina hidrelétrica estratégica para o governo federal, comunidades do Rio Tapajós, um dos mais preservados do país, preparam-se para defender o que é seu. Assista ao documentário produzido pela Agência Pública


Las madres no tienen la culpa

Via SINC
Por Marta Palomo
13.02.2015

Malas interpretaciones de la epigenética presionan a las embarazadas

Estamos habituados a leer que los hábitos de la mujer embarazada alteran los genes del bebé. Sin embargo, los estudios epigenéticos se basan en modelos animales, y los que se han hecho en humanos no demuestran ninguna relación causal. Pese a que los expertos son muy cautos al interpretar sus resultados, prensa y sociedad señalan con el dedo la conciencia de las mujeres y pasan por alto muchos otros factores, incluida la salud del padre, que influyen igual o más en la salud de las próximas generaciones.

Veja a matéria completa.

Cientistas criticam gestão de crise hídrica no Sudeste

Via Manchetes Socioambientais
13.02.2015

Os reservatórios vazios no Rio e em São Paulo refletem uma sequência de gestões desastrosas, que viraram as costas para equipamentos antigos - uma renovação necessária para atender ao crescimento populacional e aos eventos extremos. A sentença vem de 15 cientistas especializados em recursos hídricos, que traçaram um diagnóstico da atual crise no Sudeste no documento "Carta de São Paulo", divulgado ontem pela Academia Brasileira de Ciências. De acordo com os especialistas, a estiagem nos últimos dois verões é uma demonstração de que as mudanças climáticas já estão em curso. A falta de chuvas também revela o despreparo do poder público para garantir o suprimento de água nas regiões metropolitanas - O Globo, 13/2, Sociedade, p.24.     

sábado, 14 de fevereiro de 2015

25 años del 'punto azul pálido'

Via El Mundo
Por RAFAEL BACHILLER
14.02.2015


ASTRONOMÍA ESPECIAL CRÓNICAS DEL COSMOS
 
La Tierra: un 'punto azul pálido'. NASA / Voyager 1
 
. El 14 de febrero de 1990, siguiendo una sugerencia de Carl Sagan, la sonda Voyager 1 tomó una foto de la Tierra desde unos 6.050 millones de kilómetros de distancia
. La imagen inspiró a Sagan su libro 'Un punto azul pálido'

Veja a matéria completa.

Sabesp premia grandes consumidores de água

Via blog do Josias de Souza
Por Josias de Souza
13.02.2015

Responsável pelo abastecimento de água em São Paulo, a Sabesp mantém com 500 grandes consumidores contratos que não combinam com a atmosfera de seca, a mais severa em 84 anos. Num instante em que o governo tucano de Geraldo Alckmin prepara um rodízio e flerta com o racionamento, esses clientes são premiados pelo consumo. Quanto mais água utilizam, menos pagam.

A repórter Maria Martín obteve uma lista com 294 nomes de superclientes da Sabesp. Veiculou-a no El País. Datada de dezembro de 2014, a peça é oficial. Foi enviada pela própria Sabesp à CPI municipal que investiga os negócios da companhia com a prefeitura de São Paulo.

Veja a matéria completa.

Terapia de reposição hormonal pode aumentar chances de câncer de ovário, segundo pesquisa

JC-Notícias/SBPC
13.02.2015

Uso por apenas alguns anos estava relacionado a um crescimento de 40% do risco de desenvolvimento da doença

Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/terapia-de-reposicao-hormonal-pode-aumentar-chances-de-cancer-de-ovario-segundo-pesquisa-15327828#ixzz3RdIFUoPa

(The Indepent / O Globo)

Criador da internet teme a perda de todas as nossas memórias digitais no futuro

JC-Notícias/SBPC
13.02.2015

Segundo Vint Cerf, fotos e documentos salvos em computador podem não ser lidos por tecnologias ainda por vir

Leia mais sobre esse assunto em:
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/criador-da-internet-teme-perda-de-todas-as-nossas-memorias-digitais-no-futuro-15328407#ixzz3RdHR9qqT

(O Globo)

Empáticos y celosos: nuevos datos sobre la personalidad de los perros

Via Tendências 21
Por Marta Lorenzo
13.02.2015

Un estudio revela que pueden deducir nuestro estado de ánimo a partir de nuestra expresión facial

Desde la llegada de los perros a nuestras vidas (en Europa hace unos 19.000 años) no nos hemos separado de ellos. Pero, ¿qué sienten estos animales? En los últimos años, diversos estudios han tratado de averiguarlo. El último señala que los perros son capaces de deducir nuestro estado de ánimo, a partir de nuestra expresión facial. Previamente, se había descubierto que pueden comprender nuestro lenguaje e incluso sentir celos si acariciamos a otros perros. Por Marta Lorenzo.

Veja a matéria completa.

Feliciano desarquiva projeto criacionista para escolas

JC-Notícias/SBPC
14.02.2015

No início de dezembro a bioquímica Helena Nader, presidente da SBPC, recomendou a todos os deputados federais o arquivamento da proposta de Feliciano

A pedido do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), a Câmara dos Deputados desarquivou ontem (quinta-feira, 11.fev) sua proposta de lei para tornar obrigatório o ensino do criacionismo na educação básica pública e privada do país.

Veja o texto na íntegra em:

http://mauriciotuffani.blogfolha.uol.com.br/2015/02/12/feliciano-desarquiva-projeto-criacionista-para-escolas/?cmpid=%22facefolha%22

(Maurício Tuffani/Folha de S.Paulo)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Simone Beauvoir, por Fernanda Montenegro

Para a Luanna, a minha Luquinha!





Morte de Dorothy Stang completa 10 anos

Via O ECO
12.02.2015

Em 2009, uma placa em homenagem à Dorothy Stang e outros "mártires que tombaram na luta pela preservação da floresta e reforma agrária na Amazônia" foi pregada numa árvore em Anapu, Pará, cidade onde a missionária foi assassinada há 10 anos. A placa continua no local, mas está crivada de balas, um alerta nada sutil sobre qual o destino esperado para quem ousa contrariar os interesses dos poderosos locais.

Veja a matéria completa.

SBPC manifesta ressalvas ao PL do acesso ao patrimônio genético

JC-Notícias/SBPC
12.02.2015

A SBPC não concorda com o texto aprovado ontem (11/2) na Câmara dos Deputados. Defende que toda pessoa jurídica estrangeira que quiser acessar componente do patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado, deve se associar a uma ICT nacional e assinar o Acordo de Repartição de Benefícios como condição para obter uma autorização de acesso ao patrimônio genético brasileiro.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vem a público manifestar sua posição quanto ao Projeto de Lei 7735/2014, do Poder Executivo, que tramita em regime de urgência, e foi aprovado ontem (11/2) na Câmara dos Deputados.

A SBPC representa cerca de 130 sociedades científicas das áreas biológicas, exatas, humanas e tecnológicas. Desde sua fundação, em 1948, exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, na difusão e popularização da ciência, bem como na promoção da qualidade da educação no País. Sua missão é de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, que atenda sobretudo às necessidades e aos interesses maiores da sociedade brasileira. Tem como valor o respeito aos direitos humanos, à ética, à diversidade cultural e à pluralidade da Ciência, representada pelas diferentes sociedades científicas.

Com base nisto, é que a SBPC reconhece que o Projeto de Lei trouxe avanços em relação à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico, retirando a necessidade de autorização prévia, desburocratizando a realização de P&D no país. Outro ponto positivo do PL 7735 foi a inserção da representação da sociedade civil no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) de forma plena.

No entanto, o PL 7735 trouxe também alguns dispositivos que precisam ser aperfeiçoados para que o Brasil tenha uma Lei que incentive a geração de conhecimento e o desenvolvimento de capacidades no País, estimule o uso de componentes do patrimônio genético em produtos e processos, proteja e respeite os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais em relação a seus conhecimentos tradicionais associados aos recursos genéticos.

Desde o início da discussão sobre a regulamentação do acesso a recursos genéticos, aos conhecimentos tradicionais associados e a repartição de benefícios, a SBPC participa ativamente, apresentando sugestões, com intuito de contribuir para a elaboração do marco legal nacional sobre o tema.

Na segunda-feira (9/02), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Substitutivo do relator, deputado Alceu Moreira e, deixou para ontem (11/02) a votação dos destaques (propostas de alterações do texto apresentadas pelos deputados). Somente um destaque foi aprovado, o que trata da suspensão de sanções administrativas e redução da multa devida até 90%, no caso de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado em desacordo com as regras atuais.

Um dos destaques rejeitado foi o da deputada Luciana Santos, que exigia que toda pessoa jurídica estrangeira se associasse à instituição científica e tecnológica (ICT) nacional, pública ou privada.

Atualmente, qualquer instituição/empresa estrangeira que queira acessar componente do patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado tem que ser associada a uma ICT nacional. Com a rejeição do destaque da deputada, e manutenção do texto do Substitutivo, esta exigência deixa de existir, colocando em risco a soberania nacional, e o patrimônio de todo povo brasileiro.

A SBPC não concorda com o texto da forma que ficou. Defende que toda pessoa jurídica estrangeira que quiser acessar componente do patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado, deve se associar a uma ICT nacional e assinar o Acordo de Repartição de Benefícios como condição para obter uma autorização de acesso ao patrimônio genético brasileiro.

É importante salientar que outros países, incluindo países megadiversos da América Latina, exigem que instituições estrangeiras tenham vínculo com instituição de pesquisa nacional, de modo a proteger interesses do país provedor de recursos genéticos.

A SBPC também não concorda com diversos dispositivos relacionados aos conhecimentos tradicionais associados e aos direitos dos povos indígenas e conhecimentos tradicionais, detentores de tais conhecimentos, pois ferem direitos assegurados pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), convenções essas ratificadas pelo Brasil, e reconhecidos pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O PL aprovado, em várias situações nas quais o conhecimento tradicional associado é acessado, isenta da repartição de benefícios sem consultar o povo/comunidade, contrariando os dispositivos das referidas convenções e do próprio PL, que garante a participação dos mesmos na tomada de decisão quanto ao uso sustentável de seus conhecimentos tradicionais associados e quanto à repartição de benefícios oriundos do acesso ao conhecimento tradicional associado (art. 8o § 1o e no art. 10 incisos III e IV ).

O texto aprovado segue agora para o Senado Federal, também em regime de urgência, o que quer dizer que o Senado terá 45 dias para analisar o projeto, antes que ele tranque a pauta do Plenário.
Temos a esperança que os senadores corrijam as distorções aprovadas pela Câmara, e aperfeiçoe o projeto de lei, fazendo justiça aos povos/comunidades, garantindo seus direitos, e protegendo os interesses nacionais em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico, sem abrir mão, no entanto, dos avanços alcançados até o momento.

SBPC

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Abejas jóvenes demasiado estresadas aceleran el colapso de las colonias

Via Tendências 21
Redacción T21
11.02.2015


Abeja libando. Imagen. Jon Sullivan. Fuente: Wikipedia.


Veja a matéria completa.


 

9 em 10 alunos chegam a ensino médio sem saber o que deveriam, diz estudo

Via BBC-Brasil
Por
11.02.2015

As escolas públicas brasileiras não têm conseguido fazer com que seus alunos absorvam o conhecimento adequado às séries que estão cursando, aponta um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), com base no desempenho dos alunos no 5º e 9º anos do ensino fundamental.

Veja a matéria completa.

Meus amigos ambientalistas que se foram na última década

Via O ECO
Por Marc Dourojeanni
10.02.2015

Entre 2006 e 2013, ou seja, só nos últimos sete anos, onze dos mais destacados defensores de áreas naturais, recursos naturais e do meio ambiente na América Latina, que serviram muito ao Peru e ao Brasil, morreram. Isso foi um duro golpe para a defesa do meio ambiente, porque, embora alguns morreram quando pelas regras da biologia isso estava na ordem natural das coisas, quase a metade deles desapareceu muito mais cedo do que era de se esperar. A dor e a saudade são sempre as mesmas, mas no caso dos que morreram jovens demais, soma-se a perda das contribuições que não puderam fazer e que todos esperávamos. Se foram quando mais precisávamos deles.

Veja a matéria completa.

Farmacêuticas têm vitória com projeto de lei polêmico sobre biodiversidade

Via BBC-Brasil
Por
11.02.2015

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da terça-feira uma polêmica legislação sobre biodiversidade que facilita pesquisas a partir de recursos naturais brasileiros – mas que está sendo acusada por comunidades tradicionais de ameaçar seus direitos

Veja a matéria completa.

Alertas ignorados, seca e eleições: a receita ideal para o desastre hídrico

Via El País
Por
11.02.2015


Um cenário com toques apocalípticos paira sobre a cidade mais populosa do Brasil diante a possibilidade dos reservatórios de água zerarem. Há quem culpe São Pedro. As chuvas abaixo do esperado desde 2011 têm sido a explicação das autoridades do Estado e da Sabesp para justificar a pior crise hídrica nos últimos 84 anos, mas os alertas de que São Paulo caminhava em direção a um quilométrico deserto vêm pipocando desde 2001.

Veja a matéria completa.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Profissão Repórter mostra a crise hídrica em SP, Minas e Rio de Janeiro

Texto G1 - 09.02.2015
Profissão Repórter - 10.02.2015

A represa Billings é vista hoje como uma solução para evitar o racionamento de água em São Paulo.
O repórter Caco Barcellos andou 40 quilômetros de barco pela represa. Ao lado da bióloga Marta Marcondes, viu de perto a poluição das águas.

A ocupação irregular continua a crescer. A equipe flagrou um loteamento sendo feito às margens da represa.

No Rio de Janeiro, moradores da Baixada Fluminense quebram o asfalto pra fazer ligação clandestina de água. “Estamos em busca de ouro", diz o morador que garimpa na tubulação subterrânea em frente a sua casa.

Na zona oeste da cidade, não tem água na torneira, mas a conta sempre chega no fim do mês. Em um rio poluído e cheio de jacarés, a população chega muito perto dos animais para pegar água.

No caminho entre São Paulo e Belo Horizonte, a equipe do Profissão Repórter registrou os efeitos da seca nas represas. Em BH, equipes de caçadores de vazamentos rodam a cidade para tentar evitar o desperdício de água.

Mas quando a equipe tenta desligar uma ligação clandestina precisa enfrentar a fúria dos moradores.

Veja os vídeos:

AQUI! e AQUI!

Secretaria de Educação reduz merenda de 20 mil crianças em São Bernardo do Campo

Jornal da Record
10.02.2015


Desde o começo do ano letivo, a Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, ABC paulista, diminuiu o número de refeições de 20 mil alunos dos ensinos infantil e fundamental. A medida foi tomada para evitar o desperdício de comida, já que as crianças não conseguem fazer duas refeições completas no período de quatro ou cinco horas, e também para reduzir a obesidade infantil. Veja!

Amor eterno: cachorro que espera dono falecido voltar comove cidade no interior de SP

Jornal da Record
04.02.2015

Os moradores de um bairro em Sorocaba, cidade no interior de São Paulo, estão comovidos com o drama de Pitoco. O cachorrinho que perdeu o dono, Seu Israel Preluzo, de 59 anos, atropelado, passa o tempo todo esperando o dono voltar. Sem esconder a tristeza, o amigo fiel só demonstra alguma reação ao ouvir o nome do dono.

Veja o vídeo.

Amizade entre diferentes espécies chama a atenção de pesquisadores

JC-Notícias
10.02.2015

Mais que vídeos fofos, relações podem gerar trabalhos científicos

Um bode brinca com um rinoceronte bebê. Um porco se aninha com um gato. Uma serpente trata bem o hamster-anão que originalmente seria seu almoço.

Veja o texto na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/207723-amizade-entre-diferentes-especies-chama-a-atencao-de-pesquisadores.shtml

(Folha de S.Paulo)


Mais Lidas - El Mundo

10.02.2015

  1. Más allá del bosón de Higgs
  2. El hombre ya contaminaba antes de la Revolución Industrial
  3. Una ventana en la frontera del conocimiento
  4. Las pirámides de Teotihuacan han perdido el 40% de sus murales
  5. Dos estrellas destinadas al colapso
  6. SpaceX lanzará una 'baliza' para alertar de las tormentas solares
  7. 'No hay ningún dios. Soy ateo'
  8. Tribus indígenas acorraladas por el tigre
  9. Un acero más ligero y flexible
  10. El satélite Planck 'borra' las ondas gravitacionales del Big Bang detectadas en la Antártida


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pesquisa revela que 88% dos cariocas fariam sexo sem camisinha no carnaval

Via blog do Noblat
Por Marina Cohen, O Globo
09.02.2015

Levantamento exclusivo da UniCarioca mostra ainda que 53% não se protegeram no último ano

Veja a matéria completa.

Ministro atribui má avaliação à agenda complexa

Via blog do Josias de Souza
Por Josias de Souza
08.02.2015

O ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) divulgou uma nota com comentários sobre a queda na popularidade de Dilma Rousseff. No texto, atribuiu o fenômeno à “agenda complexa” que a presidente teve de tourear depois da “eleição muito polarizada” que disputou com o antagonista tucano Aécio Neves.

Veja a matéria completa.

TCU apura empréstimo do Banco do Brasil para Val Marchiori na gestão de Aldemir Bendine

Via blog do Noblat
Por Fábio Fabrini, Estadão
09.02.2015

Procurador questiona por que crédito de R$ 2,7 milhões foi dado mesmo com informações de que socialite estava inadimplente

Veja a matéria completa.

A boa vida dos operadores do petrolão

Via blog do Noblat
Por Daniel Haidar, Veja
09.02.2015

Operação Lava Jato revelou que ex-funcionários da Petrobras desfrutavam de apartamentos luxuosos, casas de veraneio milionárias e até uma aeronave

Veja a matéria completa.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Estudantes não percebem tecnologia como parte do aprendizado

Agência USP de Notícias
Por Guilherme Caetano - guilherme.manoel.caetano@usp.br
06.02.2015

Alunos de classes populares ainda não veem a presença de aparelhos tecnológicos em sala de aula como parte do processo de aprendizagem. Principalmente em escolas públicas, estudantes manuseiam aparelhos celulares sem a orientação ou intervenção de seus professores, apesar da proibição de sua utilização por lei. É o que mostra pesquisa de mestrado de André Toreli Salatino, na Faculdade da Educação (FE) da USP. O pesquisador acompanhou regularmente dezenas de estudantes de uma escola pública. A ideia do trabalho foi compreender as tensões que conformam a experiência escolar contemporânea, a forma como os jovens vivenciam mundos culturais e tecnológicos distantes entre si.

Veja a matéria completa.

Agressões sexuais envergonham a melhor universidade do Brasil

Via El País
Por
06.02.2015

Veja a matéria completa.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A ressaca publicitária do Ministério da Justiça brasileiro

Via El País
Por 
05.02.2015

Ministério veicula peça publicitária enviesada, é criticado por estimular a violência contra a mulher e acaba por se desculpar

Veja a matéria completa.

Índices do Cantareira desinformam população, dizem pesquisadores

JC-Notícias/SBPC
05.02.2015


Reportagem de Maurício Tuffani publicada em seu blog na Folha de São Paulo

Em vez de ter divulgado ontem (quarta-feira, 4.jan) o dado de 5,2% de armazenamento de água no sistema Cantareira, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deveria ter indicado 24,1% negativos em relação ao volume útil original desse conjunto de reservatórios antes de começar a ser usado o chamado volume morto, segundo Antonio Carlos Zuffo, professor de engenharia hidráulica da Unicamp.

Veja o texto na íntegra em: http://mauriciotuffani.blogfolha.uol.com.br/2015/02/05/indices-do-cantareira-desinformam-populacao-dizem-pesquisadores/

Brasil é 'campeão' em mau comportamento na aula, indica pesquisa da OCDE

Via Todos pela Educação
Valor Econômico (SP)
05.02.2015

Veja a matéria completa!

Reparan con células madre humanas cerebros de ratas dañados por la radioterapia

Via SINC
Por SINC
05.02.2015

Veja a matéria completa!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cientos de miles de millones de planetas de nuestra galaxia son habitables

Via Tendendias 21
Por ANU/T21
05.02.2015

Así lo han calculado científicos australianos, que creen que debe haber alguna razón desconocida que explique que aún no hayamos sido contactados por extraterrestres

Veja a matéria completa!

Casos de dengue em São Paulo quase triplicam

Jornal da Gazeta
04.02.2015


 
Os casos de dengue em São Paulo quase triplicaram no mês passado em relação a janeiro de dois mil e quatorze. O balanço foi divulgado hoje pela prefeitura. Além dos casos já confirmados outros mil trezentos e quarenta são investigados e em outras cidades do estado a situação também é preocupante.
Repórter: Tassia Sena


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

“Vamos precisar de um balde maior” - Por Eliane Brum

Via El País
Por Eliane Brum
02.02.2015


Quem seremos nós, sem água? Caberá a essa geração imperfeita enfrentar os desafios de um futuro que chegou antes
 
Quando a gente abre a torneira em São Paulo e não sai nada, e sabe que logo chegará o dia que não haverá nada no dia seguinte e no dia seguinte ao dia seguinte e assim por um tempo que ninguém sabe quanto será e quem diz que sabe mente, descobrimos que nos tiraram muito mais do que água. Essa é a parte aterrorizante. E é aterrorizante para além das vidas secas. O terror é menos pelo que só agora faltou, mais pelo que nunca existiu. O terror é dado pela perda das ilusões de que tudo estava sob controle. E, de repente, aqueles que repetiam que estávamos todos bem bem mostraram que, na verdade, estamos todos bem perdidos. O estado de torpor dos moradores de São Paulo foi perfurado pela realidade, abriu-se um rombo que talvez seja impossível fechar. No fundo desse buraco não há vazio, mas espelho. É nesse ponto que existe algo de fascinante. É quando o morador de São Paulo vira todos, encarna o humano dessa época, uma catástrofe diante da catástrofe. Nós, o futuro que chegou primeiro.

Quem seremos nesse mundo em que o clima se mostra alterado, nesse planeta agora mais hostil pela nossa ação? Que filosofia produziremos? E que sentidos criaremos?
São Paulo sem água é uma imagem poderosa. A cidade expandida em que mais de 20 milhões vivem à beira de um rio que matamos. A cidade que virou estufa, abarrotada por carros que se movem mais e mais lentamente, queimando combustíveis fósseis e lançando gases na atmosfera. A cidade que desmatou o entorno dos mananciais e desprotegeu-se. A cidade em que, quando a chuva cai, parece que evapora antes de chegar ao chão convertido em concreto e, nas tempestades, alaga e é destruída porque o cimento não pode absorver a água. As chaminés das fábricas do século 20 da São Paulo “que amanhece trabalhando”, assim como os canos de descarga dos carros de cada dia, são falos decaídos. As ilusões de potência e de superação, o sem limites da modernidade, viram pó na cidade imensa, transformando São Paulo num monumento que ela não sonhou ser – e nós em seres trágicos.

Continua!




Um apelo a todos vocês que frequentam o blog:
Por favor, divulguem esse texto de Eliane Brum.
A situação que vivemos aqui em São Paulo é gravíssima.
Muito obrigada.
Adelidia Chiarelli

Alunos enfrentam falta de preparo de professores em sala de aula

Jornal Nacional
03.02.2015

Nesta semana, o Jornal Nacional está exibindo uma série de reportagens especiais sobre a situação dos professores no Brasil. Vamos mostrar que um dos principais problemas na qualidade do ensino vem da falha na formação acadêmica.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Veja também:
Aumenta o número de professores que abandonam as salas de aula

Aumenta o número de professores que abandonam as salas de aula

Jornal Nacional
02.02.2015


O Jornal Nacional começa a apresentar nesta segunda-feira (02), uma série especial de reportagens sobre a situação dos professores no Brasil.

É uma profissão que todo mundo elogia, todo mundo concorda que é fundamental, mas que tem despertado o interesse de um número cada vez menor de brasileiros. Os motivos disso estão em discussão na reportagem da Graziela Azevedo e do Ronaldo de Sousa.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Cães entendem as palavras ditas a eles, diz estudo

Via Veja
27.11.2014

Uma nova pesquisa traz evidências de que os cachorros entendem o que é dito, e não apenas a entonação do dono, na hora de responder a comandos

AQUI!


Como a fraude em artigos afeta a atividade científica

JC-Notícias/SBPC
03.02.2015


Contra esses problemas, universidades e publicações científicas contam com poucas armas – como softwares que identificam trechos de outros artigos e a revisão de conteúdo por outros especialistas da área

Dois químicos brasileiros foram acusados nesta semana de usar dados fabricados em artigos científicos. Com o caso, a questão da fraude na ciência voltou a ser alvo de discussão no mundo acadêmico brasileiro.

A fabricação de dados, o plágio e a invenção de informações são alguns dos tipos de fraude mais comuns hoje. Contra esses problemas, universidades e publicações científicas contam com poucas armas – como softwares que identificam trechos de outros artigos e a revisão de conteúdo por outros especialistas da área.

Quando um erro é encontrado após a publicação de um artigo, há dois caminhos possíveis. Um deles é a correção, adotada pelas revistas de ciência em casos considerados de menor gravidade. Já no caso das fraudes, o procedimento mais comum é a retratação (também conhecida como despublicação).

Continua!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Universidades de São Paulo cogitam suspender aulas por falta d’água

Via Portal Terra
Por Débora Melo
03.02.2015

Maior preocupação é com hospitais, que deverão ter prioridade em caso de rodízio; reitores cobram informações “detalhadas” sobre a crise para criar planos de contingência

AQUI!

Caçadores de Rios: grupo encontra córregos e nascentes sob o asfalto de São Paulo

Domingo Espetacular
04.01.2015

Pode ser difícil de acreditar, mas debaixo de toneladas de concreto há vida. Um grupo de especialista se dedica encontrar e mapear os rios que estão escondidos nos subsolos da capital paulista. Confira!
 



A matéria também pode ser vista no link:
http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/cacadores-de-rios-grupo-encontra-corregos-e-nascentes-embaixo-do-asfalto-de-sp-04012015

Texto inicial: Site do Domingo Espetacular

O MEC na política “arroz com feijão”

JC- Notícias/SBPC
02.02.2015

Se o Ministério da Educação quer ter maior importância para o ensino brasileiro, precisa de uma relação mais estreita com a escola básica

O recém-empossado ministro da Educação, Cid Gomes, diferentemente de outros até então, foi extremamente comedido. Em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, disse estar ali só cumprindo ordens da presidente Dilma.

Veja o texto na íntegra em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/206543-o-mec-na-politica-quotarroz-com-feijaoquot.shtml

(Folha de S.Paulo)

Soropositivos usam web para incentivar contaminação pelo HIV

Via Portal Terra
02.02.2015

Veja a matéria completa.

Jornalismo, alma e rigor

Via Estadão
Por CARLOS ALBERTO DI FRANCO


Antes da era digital, em quase todas as famílias existia um álbum de fotos. Lá estavam as nossas lembranças, os nossos registros afetivos, a nossa saudade. Muitas vezes abríamos o álbum e a imaginação voava. Era bem legal.

Educação – ‘Desafio # 1 com Oportunidades’

JC-Notícias/SBPC
02.02.2015

Em artigo no O Estado de S.Paulo, Charlesb Holland diz que a educação no Brasil é negligenciada

A área mais sucateada e desprestigiada pelo governo e pela nossa sociedade é a da educação. Os salários médios dos professores no Brasil, principalmente no ensino fundamental, são pífios. Até ascensorista ou motorista do Senado Federal recebe várias vezes mais do que professores do fundamental I. Educação é tratada com negligência por quase todos.

Leia o conteúdo na íntegra: http://digital.estadao.com.br/download/pdf/2015/02/02/A2.pdf

(O Estado de S.Paulo)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015


Núcleo de Artes Cênicas (NAC)


 
 
 

A realização do espetáculo resultado do processo artístico-pedagógico proposto pelo NAC no ano de 2014 depende de sua colaboração!

Colabore, seja nosso parceiro e divulgue:


Apoio Institucional:
- UNESP
- Casa das Caldeiras

Materiais caros são retirados sem controles dos hospitais federais

Fantástico
01.02.2015

Ao todo, 98% das próteses vasculares dos hospitais federais foram retiradas sem documentação. Há próteses com valores acima de R$ 100 mil.

Há um mês, o Fantástico vem denunciando a máfia das próteses. Fornecedores que pagam propina, médicos que marcam cirurgias desnecessárias, hospitais que emitem notas superfaturadas. É a saúde transformada em negócio pela corrupção.

O Fantástico mostra mais um capítulo dessa triste realidade. O total descontrole nos almoxarifados de hospitais federais. Materiais caríssimos, comprados com dinheiro público, são retirados sem que se saiba quem retirou, por que e para qual paciente.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo.


Consumo de castanha-do-brasil pode melhorar função cognitiva

Via Agência USP de Notícias
Por Hérika Dias - herikadias@usp.br
29.01.2015


Uma castanha por dia foi suficiente para recuperar a deficiência em selênio

Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP mostrou que o consumo diário de uma castanha-do-brasil, conhecida por castanha-do-pará, recuperou a deficiência de selênio e ainda teve efeitos positivos sobre as funções cognitivas de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL), considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e demências, como a Doença de Alzheimer.

Veja a matéria completa.

O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, oferta Comissão de Justiça a réu no STF

Via blog do Josias de Souza
02.02.2015

O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ofertou o comando da Comissão de Constituição e Justiça a um deputado do PP de Alagoas. Chama-se Arthur Lira. Enquadrado na Lei Maria da Penha e denunciado pela Procuradoria da República, tornou-se réu no STF em dezembro de 2013. É acusado no processo de agredir com “tapas, chutes e pancadas'' uma ex-companheira, Jullyene Cristine Santos Lins.

Veja a matéria completa.