sábado, 30 de agosto de 2014

Medo do ebola leva servidores a negar atendimento aos senegaleses no Acre

Via blog do Josias de Souza
30.08.2014

O surto do vírus ebola, que mandou à cova mais de 1.550 pessoas em cinco países africanos, já mete medo até no Brasil. Servidores públicos que prestam assistência a estrangeiros que entram ilegalmente no país pelo Acre começaram nesta sexta-feira (29) a negar atendimento a refugiados senegaleses. Passaram a agir assim depois que a ministra da Saúde do Senegal, Awa Marie Coll Seck, confirmou o primeiro caso de ebola no país.

Continua!

Datafolha indica que ‘onda Marina’ virou tsunami

Via blog do Josias de Souza
29.08.2014

No curtíssimo intervalo de 11 dias, Marina Silva agigantou-se de 21% para 34% das intenções de voto. Um salto de 13 pontos percentuais, informa o Datafolha. A substituta de Eduardo Campos está agora numericamente empatada com a ex-favorita Dilma Rousseff, que oscilou de 36% para 34%. Num cenário de segundo turno, Marina prevalece sobre Dilma com uma diferença de dez pontos: 50% a 40%.

Continua!

Vítimas de Abdelmassih afirmam ter recebido ameaças

Via Veja
Por 29.08.2014

Vítimas de Roger Abdelmassih afirmam que estão recebendo ameaças por telefone, mesmo após a prisão do ex-médico, que foi capturado na semana passada, no Paraguai, e cumpre pena na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele foi condenado, em 2010, a 278 anos de prisão por 48 estupros a 37 mulheres.

Continua!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Estresse precoce pode agravar depressão na vida adulta, indica pesquisa

Via Agência FAPESP
Por  Samuel Antenor
28.08.2014

FAPESP – Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) verificou que o chamado estresse precoce – termo que engloba tanto traumas e maus-tratos físicos como abusos sexuais e emocionais sofridos por crianças e adolescentes – pode agravar quadros de depressão na vida adulta.

Coordenada por Mario Juruena, professor no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP, a pesquisa detectou registros permanentes no cérebro de quem passou por esse tipo de estresse e estabeleceu um meio de identificar a relação entre causa e efeito em diferentes tipos de depressão.

Continua!

O surto de ebola teve origem em único vírus na transmissão para as pessoas

Via El País
Por
28.08.2014

. O estudo genético da epidemia permite traçar sua trajetória. Os casos se duplicam a cada mês
. GRÁFICO O ciclo do ebola (em espanhol)

A análise genética de 99 amostras do vírus do ebola obtidas em Serra Leoa e na Guiné permitiram a uma equipe de pesquisadores internacionais (há participantes de Harvard, outros de centros dos EUA, Serra Leoa e Nigéria) traçar a trajetória da epidemia. A principal conclusão, publicada pela revista Science, é que “ao contrário do que ocorreu em outros surtos”, o atual se deve a um só contato entre o local onde estava hospedado (um animal, provavelmente um morcego) e uma pessoa.

Continua!

Secuencian 99 genomas del ébola para conocer las claves del mayor brote de la historia

Via Materia
Por   
28.08.2014


50 profesionales de cuatro países han analizado secuencias genéticas del virus recogidas durante los primeros 24 días del brote en Sierra Leona. Cinco de los investigadores han muerto

El combate contra el ébola continúa, y un equipo internacional de científicos acaba de comunicar lo que en términos bélicos sería un éxito de los servicios de inteligencia. Más de 50 profesionales de cuatro países han ayudado a analizar secuencias genéticas del virus recogidas durante los primeros 24 días del brote en Sierra Leona. Ese trabajo ha permitido obtener 99 genomas del patógeno, una información que ayudará a trazar su origen, mejorar los diagnósticos y a diseñar tratamientos. El precio de este conocimiento parece propio de tiempos de guerra: cinco de los autores del estudio contrajeron la enfermedad y están muertos.

Continua!

Cada familia tiene un ‘aura’ de bacterias característica

Via Materia
Por
28.08.2014

Un estudio muestra que cuando una familia se muda de casa se lleva consigo un mundo propio e identificable de miles de especies de microbios, que influyen en su salud

Mírese a sí mismo un instante. Eso que cree un cuerpo humano está, en realidad, mayoritariamente formado por otros seres vivos microscópicos, con sus propias preocupaciones e intereses. Por cada una de las células humanas que hay en su cuerpo, hay nueve bacterias. Técnicamente hablando, usted es 10% humano, 90% bactéria.

Continua!

Perda de água chega a quase 40% nas maiores cidades do Brasil

Via Agência Brasil
Por Luana Lourenço
Edição: Beto Coura

A cada 10 litros de água tratada nas 100 maiores cidades do país, 3,9 litros (39,4%) se perdem em vazamentos, ligações clandestinas e outras irregularidades. O índice de perda chega a 70,4% em Porto Velho e 73,91% em Macapá. Os números são do Ranking do Saneamento, divulgado hoje (27) pelo Instituto Trata Brasil, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2012.

O estudo considerou a perda no faturamento, ou seja, a diferença entre a água produzida  e a efetivamente cobrada dos clientes. De acordo com o instituto, o indicador de referência para a perda de água por faturamento é 15%. Dos 100 municípios da lista, quatro têm nível de perda menor ou igual ao patamar. Em 11 deles, as perdas superam 60% da água produzida.

De acordo com o presidente executivo da entidade, Édison Carlos, as perdas se refletem diretamente na capacidade de investimento das empresas e podem comprometer a expansão e qualidade dos serviços. “A perda é um reflexo da gestão da empresa. Qualquer autoridade que pensa em saneamento como um negócio, teria que atacar as perdas. Quando a empresa tem perdas muito altas, não consegue nem custear o próprio serviço”, avaliou. “Qualquer litro de água recuperado é um litro a mais que ele vai receber”, acrescentou.

Apesar dos registros, os municípios fazem pouco para reduzir as perdas de água por faturamento, de acordo com o estudo. Entre 2011 e 2012, mais da metade das cidades pesquisadas (51) não reduziu em nada as perdas ou até piorou os resultados no período. Segundo o Trata Brasil, os números sugerem que “diminuir perdas de água não vem sendo uma prioridade entre os municípios brasileiros”.

Apenas 10% dos municípios analisados na pesquisa registraram melhoria de mais de 10% na redução de perdas de água. Em média, de acordo com o levantamento, a melhora nas perdas dos municípios ficou em 0,05% na comparação entre 2011 e 2012.

As soluções, segundo Carlos, variam de acordo com o tamanho e as características de cada município. Em cidades com índices de perda muito elevados, por exemplo, a instalação de equipamentos como controladores de vazão e pressão tem reflexos rápidos na perda por vazamentos.

Em relação ao saneamento, o ranking mostra que, nos 100 maiores municípios do país, 92,2% da população têm acesso à água tratada. Em 22 das cidades, o atendimento chega a 100%, atingindo a universalização do serviço.

No entanto, os dados de coleta e tratamento de esgoto são bem inferiores. A média de população atendida por coleta de esgoto nas cidades avaliadas é 62,46%. Os números do tratamento são ainda menores: em média, 41,32% do esgoto do grupo de maiores cidades do país é tratado. Entre as 10 cidades com piores índices no quesito, três são capitais: Belém, Cuiabá e Porto Velho, sendo que as duas últimas têm tratamento de esgoto nulo.

Considerando acesso à água, coleta e tratamento de esgoto e o índice de perdas, o estudo fez um ranking com os 20 municípios com melhores e os 20 com piores resultados em saneamento. Além disso, o instituto traçou uma perspectiva de universalização dos serviços nos próximos 20 anos, como quer o governo federal, com base na evolução dos indicadores entre 2008 e 2012.

Entre as 20 cidades com melhores resultados, todas atingiram ou atingirão a meta nos próximos anos. No entanto, nos 20 municípios com piores notas, entre eles seis capitais, apenas um deve atingir a universalização se o ritmo de melhoria se mantiver. “É um dado preocupante, na medida em que a gente tem uma meta clara para duas décadas”, avalou Édison Carlos.

De acordo com o presidente do Trata Brasil, a situação só será revertida se as políticas de saneamento entrarem na agenda de prioridades dos gestores públicos e a população pressionar por avanços no setor. “Tem que ser prioridade, principalmente dos prefeitos, mesmo as cidades em que os serviços são operados por empresas estaduais. Isso não tira a responsabilidade dos prefeitos, que têm que brigar por metas mais rápidas e mais amplas. É preciso foco”, avaliou. “O eleitor, o cidadão, tem que cobrar. É investimento, não é milagre”, comparou.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Três anos e meio sem fumar!
\O/ Vivaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!




primavera
 
Quem diria, meus amores!!! Quem diria!!!!
Para quem não conseguia ficar um dia sequer
sem fumar, três anos e meio é uma longa caminhada.
Um forte abraço para vocês! E muitos beijos!  

Dois textos sobre o assunto. É só clicar:



8 sinais de que você pode estar com depressão

Via Veja
Por Vivian Carrer Elias
28.04.2014

Doença, que atinge cerca de 10% dos brasileiros, é caracterizada por conjunto de sintomas que vão desde tristeza duradoura até problemas para dormir

A depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é mais prevalente entre mulheres. No Brasil, cerca de uma em cada dez pessoas sofre com o problema. Embora seja uma doença comum, a moléstia carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado.

O primeiro deles está no fato de a depressão ser um transtorno mental. "Percebemos que o preconceito com as doenças mentais faz com que muitos pacientes, principalmente os homens, demorem a aceitar que têm o problema e a procurar um médico, atrasando o tratamento", diz Rodrigo Martins Leite, psiquiatra e coordenador dos ambulatórios do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Continua!

JN: jato de Campos cai sobre a pose de Marina

Via blog do Josias de Souza
28.08.2014

Duas semanas depois da tragédia que produziu uma reviravolta na corrida presidencial, o jato Cessna que transportava Eduardo Campos e mais seis pessoas caiu uma segunda vez. Despencou sobre a pose de Marina Silva no instante em que ela concedia entrevista ao Jornal Nacional, na noite passada. Abriu-se uma fenda no discurso da candidata. Por um instante, a pregação da nova política, tema compulsivo de Marina, tornou-se vulneravelmente opaca.

Continua!

Currículo escolar poderá incluir o tema violação dos direitos humanos na ditadura

Via JC-Notícias/SBPC
27.08.2014

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7899/14, que inclui no currículo das escolas brasileiras o tema “a ditadura militar no Brasil e a violação dos direitos humanos”. A proposta, do deputado Renato Simões (PT-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96).

Segundo o projeto, a medida valerá para escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e da educação básica de jovens e adultos.

Para o deputado, as escolas devem tratar de questões como a tortura, as prisões arbitrárias, as mortes, os desaparecimentos e a censura, entre outras violações de direitos humanos ocorridas durante os chamados “anos de chumbo”. Além disso, as escolas deverão abordar o legado autoritário da ditadura para o Brasil.

Continua!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Portaria estabelece parâmetros para novos cursos de medicina

Via JC-Notícias/SBPC
27.08.2014

Próximo edital está previsto para setembro

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira, 26, portaria que estabelece os parâmetros para a contrapartida a ser oferecida ao Sistema Único de Saúde (SUS) para implantação e funcionamento de novos cursos de graduação em medicina por instituições privadas de educação superior.

De acordo com a secretária de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC, Marta Abramo, a portaria regulamenta o que as instituições de ensino superior que serão selecionadas, por meio de chamamento público, terão que ofertar. “A contrapartida é importante porque uma parte da formação dos alunos de medicina envolve um cenário de prática, previsto para ser realizado nas unidades de saúde do município”, explicou Marta. Segundo ela, novos editais para a abertura de cursos de medicina serão lançados, e o próximo está previsto para setembro.

A contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para a implantação e para o funcionamento do curso de medicina contemplará as seguintes modalidades: formação para os profissionais da rede de atenção à saúde; construção e/ou reforma da estrutura de serviços de saúde; aquisição de equipamentos para a rede de atenção à saúde, e pagamento de bolsas de residência médica em programas de medicina de família e comunidade e, no mínimo, dois outros das áreas prioritárias (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia).

Além disso, a proposta deve observar as normativas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conforme a legislação vigente.

(MEC)
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20709:portaria-estabelece-parametros-para-novos-cursos-de-medicina&catid=212&Itemid=86

A metade dos contatos dos casos de ebola escapa aos controles

Via El País
Por
27.08.2014

O lento desembarque da ajuda internacional aos países com a atual epidemia de ebola (Guiné, Serra Leoa e Libéria) começou a dar pistas sobre por que a epidemia está fora de controle. Com cerca de 70 pessoas em campo e a presença de seu diretor, Tom Frieden, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC, a sigla em inglês) apontou um problema-chave: a falta de acompanhamento das pessoas que estiveram em contato com um doente. Lyle Petersen, diretor do Centro de Controle de Zoonoses (doenças transmitidas por animais) do CDC, estima que há uma subnotificação de 40% a 60%.

Continua!

Redução de peso pode ajudar a prevenir Alzheimer

Via blog do Noblat
27.08.2014

Fábio de Castro, Estadão

Uma considerável redução de peso na idade adulta pode ajudar a prevenir o Alzheimer na velhice, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) com mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Trabalhos anteriores indicavam que pessoas obesas têm 35% mais chances de desenvolver a doença degenerativa.

O novo estudo provou que a perda de peso, ocasionada pela cirurgia, pode reverter um excesso de atividade cerebral associado à obesidade, melhorando as funções cognitivas. Em tese, essa modificação cerebral pode reduzir o risco de Alzheimer.

Leia mais em Redução de peso pode ajudar a prevenir Alzheimer, diz estudo

Documentos indicam empresas fantasmas na compra do avião em que morreu Eduardo Campos

Via Jornal Nacional
26.08.2014

O Jornal Nacional obteve, com exclusividade, documentos importantes da operação de compra e venda do jato Cessna, que era usado pelo candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos. O dinheiro que teria sido usado para pagar o avião em que morreu o candidato Eduardo Campos passa por escritórios em Brasília e São Paulo, e por uma peixaria fantasma em uma favela do Recife. “Eu estou até desnorteado. Como é que eu tenho uma empresa uma empresa sem eu saber?”, questiona um homem.

Veja a matéria completa.
Veja o vídeo!


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Escolas, alunos e professores 'não falam mesma língua'

Via BBC-Brasil
Por Ricardo Senra
25.08.2014

Quando o assunto é a violência dentro das salas de aula, não parece haver consenso sobre suas principais causas.

Professores, diretores de escolas, alunos e especialistas em educação ouvidos pela reportagem da BBC Brasil apontam para direções diversas, sugerindo que agressões contra educadores seriam fruto do histórico familiar dos alunos, da falta de políticas públicas e policiamento e também de professores mal preparados - e até mesmo agressivos.

A violência em sala de aula contra professores foi um dos temas destacados por internautas em posts de Clique Facebook e no Clique Twitter como um dos que deveria receber mais atenção por parte dos candidatos presidenciais, em uma consulta promovida pelo #salasocial, o projeto da BBC Brasil que usa as redes sociais como fonte de histórias originais.

Continua!

O Brasil não pode mais perder 50.000 vidas para a violência

Via El País
Por 
25.08.2014

A taxa de assassinatos de 2012 foi maior do que a do ano anterior e a mais alta dos últimos 11 anos. Os jovens são os mais atingidos

Dados do mais recente Mapa da Violência indicam que, em 2012, 56.337 pessoas foram vítimas de homicídio no Brasil. A taxa de pessoas assassinadas naquele ano foi maior do que em 2011 e a mais alta dos últimos 11 anos. Ou seja, o problema não é grave somente em função do total de vidas perdidas a cada ano, mas também porque o país não está conseguindo reverter esse quadro.

Os jovens brasileiros são os mais atingidos; os homicídios respondem por praticamente 40% das mortes deste grupo. Os custos econômicos e sociais das mortes violentas de jovens são altíssimos. Um estudo do IPEA (2013) demonstrou que a violência letal pode reduzir a expectativa de vida de homens ao nascer em até quase três anos e que o custo dessas mortes prematuras é de cerca de R$ 79 bilhões a cada ano, o que corresponde a cerca de 1,5% do PIB nacional.

Continua!

kit macho




- Aqui, os detalhes.
 
Via blog do Josias de Souza


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Escravos da moda. Quem se importa com a procedência?

Via EcoDebate
Por Cida de Oliveira, do Brasil de Fato
25.08.2014

O trabalho degradante deixa muita gente indignada, mas, na hora de comprar roupa nova, poucos se preocupam se a loja ou a marca tirou algum proveito dessa prática

A foto de um menino paquistanês costurando uma bola de futebol da Nike em 1996, nas páginas da extinta revista Life, causou indignação. No mesmo ano, o documentarista norte-americano Michael Moore filmou conversa com o presidente da multinacional, Phil Knight, para o documentário The Big One. “Você não tem problema de consciência? Sabe como vivem seus empregados na Indonésia?”, questionou. O filme foi exibido em 1998, quando as condições degradantes de trabalhadores da companhia em países da Ásia já eram conhecidas e a marca tinha se tornado sinônimo de exploração.

No mesmo ano, ativistas dos direitos humanos aproveitaram o Mundial da França para denunciar o trabalho de crianças na produção de bolas e chuteiras. Com ajuda da internet, consumidores de todo o mundo boicotaram produtos da marca, derrubaram executivos e ações nas bolsas. Para limpar a barra, a empresa passou a controlar as relações de trabalho nas subsidiárias e a investir em marketing.

No final de 1999, curiosamente, um dos principais garotos-propaganda da marca, o ex-jogador Ronaldo, foi nomeado embaixador do Programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para ajudar a disseminar ações de combate às desigualdades. Mesmo assim, a companhia não conseguiu se desvencilhar da imagem negativa. O caso Nike é emblemático no mundo quando se trata de demonstração de força do consumidor.

Continua!

domingo, 24 de agosto de 2014

Amanhã - Filarmônica de Pasárgada







Geração NoMo: A rebelião das mulheres que não contemplam a maternidade

Via El País
Por
23.08.2014

As famosas e mulheres anônimas levantam a voz para defender sua decisão e constituem a chamada Geração NoMo, 'Not Mothers'

Veja a matéria completa!

 

OMS explica por que magnitude da epidemia de ebola foi subestimada

Via G1
Da France Presse
22.08.2014

Muitas famílias escondem pessoas doentes em suas casas.
Corpos de vítimas do ebola são enterrados sem notificar autoridades.

Veja a matéria completa!

Violência sexual é mais comum em festas e trotes, diz professora da USP

Via G1
Por Ana Carolina Moreno
23.08.2014

Coordenadora do programa USP Diversidade quer melhorar atendimento.
Caso de aluna que denuncia um estupro desde 2011 provocou debate.

Casos de estupro e violência sexual dentro da universidade, como a denúncia de uma aluna da medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 2011, são mais comuns em três momentos, segundo a antropóloga Heloisa Buarque de Almeida, coordenadora do programa USP Diversidade: nos trotes universitários, quando calouras e calouros são submetidos a atividades definidas por veteranos, nas festas das faculdades e dentro das residências estudantis. Para melhorar o atendimento da universidade às vítimas, o programa, que integra o Núcleo de Direitos da USP, estuda formas de padronizar o acolhimento e a investigação das denúncias de todos os tipos de violência e discriminação, treinar funcionários da segurança e fazer uma pesquisa com a comunidade uspiana para mapear os casos de violações de direitos.

Continua!

sábado, 23 de agosto de 2014

O médico monstro na prisão

Via Isto É
Por Raul Montenegro (raul.montenegro@istoe.com.br)
22.08.2014

Como foi a captura de Roger Abdelmassih, o estuprador em série acusado de manipulação genética, que vivia luxuosamente com a mulher e os filhos no Paraguai após fugir do Brasil. Agora, as vítimas querem levar suas atrocidades ao conhecimento da ONU


Especialista recomenda revisão de normas sobre exposição a mercúrio

Via Jornal da Ciência/SBPC
Por Viviane Monteiro
20.08.2014

A exposição ao metal tóxico em níveis elevados pode provocar danos irreversíveis à visão, com prejuízos à retina

As normas internacionais relacionadas à exposição humana ao vapor do mercúrio em ambientes de trabalho estão ultrapassadas e precisam ser revisadas para conter casos de intoxicação de trabalhadores ao metal tóxico.

A recomendação é da pesquisadora Dora Ventura, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em palestra proferida nesta terça-feira, 19, no 2º Encontro Regional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na unidade do Makenzie, em Higienópolis, São Paulo.

“O sujeito que está exposto cronicamente (ao mercúrio) fica numa situação em que as normas não são seguras. São ditas seguras, mas não são”, disse Dora que discorreu sobre o tema: Impactos da exposição ao mercúrio na visão humana.

Com base nos parâmetros internacionais, a legislação brasileira estabelece o limite de 35 microgramas por gramas de mercúrio (35 μg de Hg/g) na urina do trabalhador exposto ao metal tóxico no ambiente de trabalho.

Embora toda população esteja potencialmente exposta ao mercúrio encontrado no meio ambiente, o risco maior ocorre no ambiente de trabalho nas indústrias de cloro-álcali; aparelhos de medição de uso doméstico, clínico e industrial como termômetros (temperatura), esfignomanômetros (pressão sangüínea), barômetros (pressão); lâmpadas fluorescentes; interruptores elétricos e eletrônicos (interruptores de correntes); e instrumentos de controle industrial (termostatos e pressostatos).

Continua!

Matança de botos: mais quatro meses de agonia

Via O ECO
Por Vandré Fonseca
21.08.14

Mais de 3.500 botos vão morrer na Amazônia brasileira durante este segundo semestre, antes de começar a moratória de cinco anos imposta pelo governo federal à pesca da piracatinga. Para capturar o peixe, que se alimenta de animais mortos, pescadores utilizam botos, um crime ambiental que vem sendo denunciado há anos pela Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa). Esta projeção é bem superior ao número estimado anteriormente, que indicava a morte de 2.500 botos por ano na região.

Veja a matéria completa.
Veja as fotos!


“Não existe um remédio mágico contra a obesidade”

Via El País
Por 
22.08.2014

. María Eugenia Bonilla-Chacín, economista especialista em saúde, nutrição e população do Banco Mundial, explica as soluções

Uma bolacha de chocolate ou uma maçã? Um refrigerante ou um suco natural de frutas? Um hambúrguer ou uma salada? Parecem perguntas simples, mas para muitos adultos e crianças a escolha pode ter um impacto significativo na saúde. Enquanto o mundo presta atenção à propagação de vírus como o ebola ou o chikunguña, há doenças “silenciosas” que causam mais estragos, como a hipertensão e o diabetes, relacionadas em muitos casos com o que comemos.

Continua!

Ciência - Mais Lidas - El Mundo



  1. El calentamiento global se ha detenido por la acumulación de calor en el océano Atlántico
  2. La guerra de la avispa asesina contra las abejas españolas
  3. La Tierra entra en números rojos
  4. Una imagen muestra el mal estado de las ruedas de Curiosity
  5. Galileo, el GPS europeo, despega hacia su recta final
  6. La era de los últimos neandertales
  7. Seres vivos en la helada oscuridad de las profundidades de la Antártida
  8. Descubierto un nuevo delfín de río en el Amazonas
  9. "Somos más imprevisibles y libres de lo que creemos"
  10. Hallan medio centenar de reptiles voladores en un yacimiento de Brasil


Gastos em viagens internacionais chegam ao recorde de US$ 2,4 bilhões em julho

Via Agência Brasil
Por Kelly Oliveira
Edição: Talita Cavalcante
22.08.2014

As despesas de brasileiros no exterior chegaram a US$ 2,415 bilhões, em julho, o maior resultado registrado pelo Banco Central (BC), na série histórica mensal, iniciada em 1995. Nos sete meses do ano, os gastos no exterior alcançaram US$ 14,9 bilhões, contra US$ 14,403 bilhões em igual período de 2013. Em julho do ano passado, as despesas totalizaram US$ 2,194 bilhões.

Houve aumento das viagens ao exterior mesmo com a realização da Copa do Mundo, no Brasil, entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Continua!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Má conduta científica é um problema global, afirma pesquisador

Via Revista Pesquisa FAPESP
ELTON ALISSON | Edição Online
21 de agosto de 2014


Plágio, falsificação e fabricação de dados em artigos deixaram de ser exclusivos de potências científicas e exigem resposta coordenada dos países que fazem ciência, segundo Nicholas Steneck, da Michigan University


Agência FAPESP – Plágio, falsificação e fabricação de resultados científicos deixaram de ser problemas exclusivos de potências em produção científica, como os Estados Unidos, Japão, China ou o Reino Unido.

A avaliação foi feita por Nicholas Steneck, diretor do programa de Ética e Integridade na Pesquisa da University of Michigan, nos Estados Unidos, em palestra no 3º BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, na sede da FAPESP.

Segundo Steneck, por ter atingido escala global, é preciso que universidades, instituições de pesquisa e agências de fomento em todo o mundo realizem ações coordenadas para lidar com essas questões, a fim de não colocar em risco a integridade da ciência como um todo.

“Inicialmente, a má conduta científica era um problema limitado a poucos países, como os Estados Unidos. Mas agora, nações emergentes em ciência, como o Brasil, ‘juntaram-se ao clube’ em razão do aumento da visibilidade de suas pesquisas, e têm sido impactadas de forma negativa por esse problema”, disse Steneck, um dos maiores especialistas mundiais em integridade na pesquisa.

Continua!

Novas vítimas denunciam o ex-médico Abdelmassih por estupro

Via Jornal Nacional
21.08.2014

Atitude das vítimas em denunciar abusos sexuais foi a principal aliada da Justiça na condenação de Roger Abdelmassih.

A captura do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por 49 estupros, levou outras mulheres a fazer novas denúncias.

Vana, Helena e Sílvia. Vítimas que não se escodem e que fizeram questão de ver de perto a captura do homem que trocou a vida médico pela de estuprador.

“Eu esperei por isso muitos anos da minha vida. Cerca de 18 anos eu estou esperando pela Justiça”, diz a vítima Silvia Franco.

Juntas, elas criaram uma página numa rede social chamada vítimas de Roger Abdelmassih. E foi por esse canal de comunicação que surgiram vítimas em série do ex-médico.

“Violentou futuras mães, nós estávamos lá, era um momento mágico. Quase todas se separaram depois da violência sexual”, conta a vítima Vana Lopes.

Essa atitude das vítimas em denunciar os abusos sexuais foi a principal aliada da Justiça na condenação de Roger Abdelmassih. E é com essa mesma atitude que estão surgindo novas vítimas. Só desta quarta-feira (20) para esta quinta-feira (21), a polícia de São Paulo recebeu três novas denúncias contra o ex-médico.

Veja a matéria completa. Veja o vídeo!

***

Veja também (no G1):
- Interpol emite alerta sobre paradeiro da mulher de Roger Abdelmassih

- Vítimas de ex-médico relatam
drama do abuso sexual
e alívio com prisão


El ‘turismo de suicidio’ se duplica en cuatro años en Suiza

Via SINC
21.08.2014

Entre 2008 y 2012 cerca de 600 personas con enfermedades neurológicas, reumáticas, cáncer y otras patologías viajaron a Suiza para que las ayudaran a morir, pasando de 86 en 2009 a 172 en 2012. La mayoría fueron ciudadanos alemanes y británicos, pero también hubo ocho españoles. Así lo recoge un estudio de investigadores de la Universidad de Zúrich, la región a la que acudieron para practicar la eutanásia.

Continua!

Los pesticidas con neonicotinoides afectan a las aves

Via SINC
21.08.2014

Los insecticidas neonicotinoides afectan a las poblaciones de aves en Holanda, según un estudio publicado en la revista Nature. Investigadores holandeses han mostrado por primera vez que altas concentraciones de un insecticida neonicotinoide, el imidacloprid, están asociadas con un declive de población en aves insectívoras.

Continua!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Defeito irreparável!







- Charge do Duke, via O Tempo. Via blog do Josias de Souza

Fatores demográficos e ambientais favorecem vírus emergentes que ameaçam humanos

Via EcoDebate
19.08.2014

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 154 novas doenças virais foram descobertas entre 1940 e 2004, das quais três quartos são infecções transmitidas do animal para o ser humano.

Vírus como os da Aids, da Sars, do H1N1 e do Ebola ocupam com frequência as primeiras páginas dos jornais, impulsionados pela pressão demográfica, pelas mudanças climáticas e por fenômenos migratórios. Matéria de Elisabeth Zingg, da AFP, no Yahoo Notícias.

“As doenças virais emergentes estão em ascensão, principalmente por causa da densidade e da mobilidade das populações”, resumiu Arnaud Fontanet, encarregado da unidade de Epidemiologia das Doenças Emergentes do Instituto Pasteur, em Paris.

A opinião do especialista é compartilhada por Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre a Aids, que destaca que os vírus emergentes “chegam, fundamentalmente, dos países do sul, ou seja, da Ásia ou da África” e sua propagação para o resto do mundo é facilitada pelas viagens de avião.

Continua!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O mundo da gente morre antes da gente - Eliane Brum

Via El País
Por
18.09.2014

A vida que conhecemos começa a desaparecer lentamente, num movimento silencioso que se infiltra nos dias, junto com aqueles que fizeram da nossa época o que ela é

A expressão mais perfeita que conheço para explicar a brutalidade do acaso em nossas vidas é ainda a de Joan Didion. Ela disse, em simplicidade exata: “A vida muda num instante. Você se senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente”. Joan, jornalista e escritora americana, escreveu essa frase em seu livro O ano do pensamento mágico, no qual narra a morte repentina do marido e a sua busca para compreender o incompreensível. Nos últimos dias, Renata, a mulher de Eduardo Campos, repetiria aos amigos: “Não estava no script”.

Não poderia estar no script. Poucos homens planejaram a sua carreira política de forma tão meticulosa quanto Eduardo Campos. E então, ele toma café com a família, embarca num avião para dar sequência à sua primeira campanha presidencial, aquela que poderia levá-lo à presidência do Brasil não agora, mas em 2018, e morre. O gesto largo de uma vida interrompido num instante. Antes do final da manhã ele já não está. E os brasileiros de qualquer ideologia, ou sem nenhuma, são atravessados pela tragédia. A do homem perdido, em seu momento de máxima potência, mas também a de ser atingido pela força do incontrolável. Penso que cada um de nós, ou pelo menos a maioria, sentiu a lufada de vento entre as costelas, aquela que está sempre ali, mas fingimos que não existe.

De fato, a morte – repentina ou penosa, como nas doenças prolongadas, precoce ou tardia – é, como sabemos, a única certeza do nosso script. Um dia, simplesmente, já não se está. Como na cena do documentário de João Moreira Salles em que Santiago, o mordomo que dá título ao filme, cita o cineasta Ingmar Bergman: “Somos mortos insepultos, apodrecendo debaixo de um céu cruento e vazio”.

Continua!

MPF/RS e fórum de combate a agrotóxicos alertam para uso de herbicida paraquat

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)
Via EcoDebate
19.09.2014


O Brasil é um dos líderes mundiais  em consumo desse
pesticida, ocupando o primeiro lugar desde 2008, consumindo
 quase 1/5  de todo o agrotóxico produzido no mundo,
e respondendo  na América Latina por 86% dos
produtos comercializados.
Foto: Fiocruz
Uso do paraquat, herbicida altamente perigoso para os humanos, foi tema de nota do fórum
 
 
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) e outras entidades participantes do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos alertam para a urgência da proibição da venda no estado do paraqua, herbicida altamente perigoso para os humanos. O alerta foi feito em nota, aprovada em plenária do Fórum.

O encontro teve como objetivo informar aos participantes sobre as ações desenvolvidas pelas comissões criadas pelo Fórum.


Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio ao uso do paraquat no Rio Grande do Sul.

Nota de repúdio ao uso do paraquat no Estado do RS

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, espaço permanente, plural, aberto e diversificado, o qual visa a debater questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos e produtos afins na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do meio ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público, vem, por meio desta Nota Pública, manifestar profunda insatisfação quanto à liberação da distribuição e comercialização, no Estado do Rio Grande do Sul, de venenos agrícolas à base do ingrediente ativo paraquat, por conta de recentes decisões judiciais.

Oportuno afirmar que a legislação estadual do Rio Grande do Sul proíbe a venda e o uso neste Estado de compostos químicos vedados ou sem registro em seus países de origem, caso em que se inclui o paraquat. Esse ingrediente ativo apresenta alta toxicidade e persistência, tendo como efeitos falência aguda de órgãos e fibrose pulmonar progressiva, estando em curso a sua reavaliação pela ANVISA. Em 2008, a ANVISA reconheceu a necessidade de reavaliação de 14 substâncias: das 6 concluídas, 4 resultaram em banimentos do país e 2 em restrições de uso. O uso do paraquat – acertadamente vedado pela FEPAM no RS – foi proibido em diversos países da África e, desde 2007, na Europa, inclusive no Reino Unido, seu país de origem. A própria China, que não é  referência em proteção ambiental, vedou sua utilização para consumo interno a partir do mês de julho deste ano. Não existe antídoto para o paraquat, e estudo feito na Coreia com 272 pacientes internados por intoxicação aguda pelo paraquat de 2005 a 2011 apurou taxa de mortalidade de 81,6%. Além disso, foi reconhecido por Tribunais da Comunidade Econômica Europeia que o paraquat supera o nível aceitável de exposição para o operador (NAEO), ou seja, é prejudicial à saúde do trabalhador rural que manipula e aplica os produtos.

Assim, urge o banimento do paraquat, tendo em vista os princípios da prevenção, da precaução e da responsabilidade socioambiental, bem como o sopesamento dos interesses envolvidos, tudo a fim de proteger a saúde da população e o meio ambiente dos seus efeitos nocivos e irreversíveis.

Porto Alegre, 15 de agosto de 2014.

As entidades que compõem o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos são as seguintes: ANAC; Associação Brasileira de Agroecologia; Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural -AGAPAN; Brigada Militar; Centrais de Abastecimento do RS -CEASA/RS; Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor -CAPA – Núcleo de Pelotas; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST – POA; Centro Ecológico; Comissão de Produção Orgânica do Estado do RS- CPOrg/SFA/RS; Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS – CONSEA/RS; Conselho Estadual de Saúde; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/RS; Conselho Regional de Medicina do Estado do RS – CREMERS;  Conselho Regional de Nutricionistas- 2ª Região;  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER;  Escola de Saúde Pública do RS; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS – FETAG; Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – FEPAM; FUNDACENTRO-RS;  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -  IBAMA;  Instituto de Pesquisas Biológicas – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado/Fundação – Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – IPB-LACEN-FEPPS; Pontifícia Universidade Católica do RS – PUCRS;  Movimento dos Pequenos Agricultores; Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul; Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região/RS;  Ministério Público Federal – Procuradoria da República no RS; OAB/RS;  Pastoral da Ecologia da CNBB – Sul III-RS;  Polícia Federal – Superintendência Regional/RS;  PROCON; Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócios do Rio Grande do Sul – SEAPA/RS; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo/RS; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria Estadual de Meio Ambiente;  Superintendência da Receita Federal do Brasil/RS; Superintendência Federal de Agricultura – MAPA;  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego/RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.
 
Fonte: Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)

EcoDebate, 19/08/2014

Comissão de Educação busca consenso sobre normas ortográficas

Agência Senado
Via Jornal da Ciência - Notícias
19.08.2014

Os debates são realizados no âmbito de um Grupo de Trabalho Técnico montado pela comissão

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vem aprofundando o debate nacional a respeito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Professores e linguistas consultados e atendidos pela comissão têm usado o espaço para trocar opiniões a respeito da data oficial de implantação definitiva do acordo e de possíveis alterações em seu conteúdo.

Os debates são realizados no âmbito de um Grupo de Trabalho Técnico (GTT) montado pela comissão, que reúne o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (Cellp), a Academia de Letras de Brasília (ALB) e o movimento Simplificando a Ortografia. Além dessas instituições, a Associação Brasileira de Linguística (Abralin) procurou a comissão para apresentar sua posição.

Os encontros do GTT são internos e fechados ao público. Portanto, a CE não pode divulgar suas datas ou quem participa de cada um deles. No entanto, a comissão planeja trazer à tona os temas debatidos ao longo dos últimos meses em uma audiência pública, prevista para outubro. Atualmente não há nenhuma proposição formalizada na comissão a respeito do assunto.

O presidente da CE, Cyro Miranda (PSDB-GO), acredita que um debate abrangente a respeito do acordo ortográfico é urgente.

Continua!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Roger Abdelmassih é preso em Assunção, no Paraguai

Portal Terra
19.08.2014

O médico Roger Abdelmassih, então foragido da Justiça há três anos, foi preso nesta terça-feira em Assunção, capital do Paraguai, pela Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia (Senad) em parceria com a PF.

Será aplicado o procedimento de deportação sumária ao médico, segundo a PF. Ele dará entrada no Brasil por Foz do Iguaçu (PR) e, posteriormente, será transferido para São Paulo.

Continua



Veja no G1:

Ex-médico Roger Abdelmassih é preso no Paraguai, diz PF

Vítimas comemoram prisão de Roger Abdelmassih em rede social


Koko's Tribute to Robin Williams






Robin Williams met Koko in 2001. It was a very cheerful encounter for both, and Koko has treasured it to this day. When Koko learned of Robin's passing (on Aug. 11, 2014) she became very sad. We hope this video will lift her spirits and remind everyone of the profound gift of joy that Robin Williams brought to our world. - Publicado no Youtube em 13/08/2014

Visite:

KOKO.ORG


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Os órfãos do ebola

Via El País
Por 
17.08.2014

Os órfãos da epidemia

Os menores que perdem seus pais pelo ebola, acolhidos por familiares ou vizinhos, são perseguidos pelo estigma da doença


Hawaiu gosta de dançar. Basta que sua avó Mami Kamara, de 55 anos, comece as primeiras sílabas de uma canção para que a pequena, de apenas três anos, comece a mexer os braços ao ritmo da música. Seu irmão Amadu, de quatro, gosta de correr de um lado para o outro. Também faz o gesto de chutar uma bola, mas em Kula, na localidade serra-leonesa de Kailahun, não existem muitas bolas para que ele possa chutar. Nem bolas, nem bonecas, nem carrinhos. "Às vezes me perguntam onde estão seus pais e digo que foram embora, que não vão mais voltar. Se estão tristes, dou bolachas, não tenho outra coisa", assegura a avó. São os órfãos do ebola, crianças que perderam seus pais e que estão sendo acolhidos por familiares ou vizinhos que se atrevem a romper o estigma que pesa sobre esta doença. Órfãos, mas não totalmente abandonados.

Continua

Um grupo de pacientes foge de uma clínica da Libéria após um ataque

Via El País
17.08.2014

. Os moradores de um subúrbio de Monróvia saqueiam o centro hospitalar onde estavam internados infectados com o vírus ebola
 

Marina tem 21% no primeiro turno e venceria Dilma no segundo

Via blog do Noblat
18.08.2014

Gabriel Garcia

A primeira pesquisa eleitoral para presidente da República após a morte de Eduardo Campos, realizada pelo Instituto Datafolha, põe a ex-senadora Marina Silva (PSB) com 21% das intenções de voto.

Marina desbanca o senador Aécio Neves (PSDB) na segunda posição. Aécio aparece com 20% das intenções de voto, o que representa empate técnico. A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 36% da preferência do eleitorado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo.

Com Marina, praticamente está descartada a chance de a eleição ser definida no primeiro turno.

Continua




Veja também, BBC-Brasil:

Para 'Financial Times', Marina pode liderar votos de 'todos contra Dilma' no 2º turno

domingo, 17 de agosto de 2014


Dedezinha: parabéns!!!



Pra você,  minha linda:

 
Um forte abraço,
muitas felicidades,
muitos anos de vida!
 


“Se a viúva de Campos quiser, a vice-presidência é dela”

Via El País
Por
16.08.2014

. A ideia de Renata Campos fazer dupla com Marina Silva não está descartada, afirma Beto Alburqueque, membro da Executiva Nacional do PSB



Com o consenso em torno do nome de Marina Silva, crescem as pressões e especulações sobre quem será o vice na chapa do PSB para as eleições de outubro. Dentro do PSB, já há uma corrente que não esconde a torcida pelo nome de Renata Campos, a viúva de Eduardo Campos, que faleceu no acidente aéreo na última quarta-feira. “Não sei se Renata quer, mas se quiser, a vaga é dela”, disse Beto Alburquerque, membro da Executiva Nacional do PSB, na porta da casa de Antonio Campos.

Continua

América Latina, sem anticorpos para combater o chikungunya

Via El País
Por
16.08.2014

Veja a matéria aqui!

O pânico pela epidemia de ebola dispara os anúncios de falsos remédios

Via El País
Por
16.08.2014

. O ministro da Saúde nigeriano promove um duvidoso suplemento nutricional

O pânico suscitado pela epidemia de ebola está fazendo com que alguns fabricantes de suplementos alimentares tentem se aproveitar da situação, oferecendo curas para o vírus. Tanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) como a Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) alertaram sobre falsos remédios e esta última ameaçou penalizar três empresas norte-americanas se continuarem com suas campanhas. Nenhuma das entidades divulgou a lista de produtos ou empresas que estão na mira.

Continua

sábado, 16 de agosto de 2014

Créditos para todos - Novo método classifica o papel de cada autor nos artigos

Via Revista Pesquisa FAPESP
Por FABRÍCIO MARQUES
Edição 221 - Julho de 2014


Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido vai propor até o início de 2015 um modelo para identificar com mais precisão a contribuição de cada um dos autores de um artigo científico. A iniciativa vem sendo desenvolvida há dois anos e busca criar uma classificação capaz de informar qual foi o papel de cada autor até mesmo em papers com centenas de assinaturas. O esboço dessa taxonomia, a ser utilizada no momento em que um manuscrito é submetido on-line a uma revista científica, está em processo de avaliação. Ele estabelece 14 formas diferentes de participar da elaboração de um artigo, como o desenho intelectual do trabalho e as diversas etapas de realização do experimento e da redação. Os tópicos mais polêmicos são os que propõem crédito para categorias não envolvidas intelectualmente na produção do artigo, como o gestor do projeto de pesquisa, o curador dos dados (que cuida das fontes de informação coletadas e as torna acessíveis para uso posterior) e o responsável pela obtenção de financiamento. 

Continua

Exploração do gás de xisto ameaça qualidade da água no Brasil

Via EcoDebate
Camila Cotta, especial para o Jornal da Ciência/SBPC
14.08.2014

Rocha a ser fraturada encontra-se a algumas centenas de metros abaixo do aquífero Guarani, que teria riscos de ser contaminado

De onde vem e para onde vai a água utilizada na exploração do gás de xisto? Essas questões geram frequentes polêmicas e debates, uma vez que produtos químicos são utilizados nesse tipo de extração. De acordo com o conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o pesquisador Jailson de Andrade, ainda faltam estudos criteriosos sobre o assunto.

Andrade alerta, sobretudo, para a carência de informações que identifiquem onde as jazidas de gás natural estão localizadas e se estão perto de aquíferos importantes. “Os estudos realizados até agora são contestados. Não se sabe para onde vai a água contaminada por produtos químicos utilizados na exploração do gás. Ainda não há uma experiência no Brasil que possa se tomar como base. Falta informação”, diz.

Apesar de os dados ainda serem imprecisos, existem companhias ansiosas por entrarem em processos licitatórios de exploração do gás de xisto no Brasil, e outras vislumbrando lucros para despoluir a água e as áreas porventura afetadas pela sua extração. O pesquisador observa, no entanto, que não há tecnologia para despoluir os aquíferos, caso eles sejam atingidos. Para Andrade, esse é um dos pontos cruciais a serem resolvidos. “A exploração do gás de xisto sem critério afetará a água sob nosso solo, já que a rocha a ser fraturada (o folhelho Irati) encontra-se a algumas centenas de metros abaixo do aquífero Guarani, na bacia geológica do Paraná”, detalhou.

Continua

“A morte trágica de Campos fortalece a gana de mudança do eleitor” - Fátima Pacheco Jordão

Via El País
Por
15.08.2014

A violenta e inesperada saída de cena de Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência que morreu na última quarta-feira num acidente aéreo, foi penosa e chocante não só para a sua família e seus correligionários mais próximos. Eleitores e não eleitores do presidenciável se sentiram consternados e obrigados a refletir sobre a processo eleitoral e sobre quem era o político que vinha persistindo em terceiro lugar nas pesquisas com uma mensagem de mudar o modo de fazer política no país.

Continua

Campos alvejaria raposas na propaganda da TV

Via blog do Josias de Souza
Por Josias de Souza
16.08.2014

Caiu na web uma propaganda que a campanha de Eduardo Campos levaria ao ar no horário eleitoral se o candidato não tivesse morrido. Foi veiculada no site do diário 'Folha de Pernambuco'. Na peça, Campos associa Dilma Rousseff a três apoiadores tóxicos: José Sarney, Renan Calheiros e Fernando Collor. Associa o gigantismo da Esplanada de 39 ministérios à necessidade da presidente de satisfazer os apetites fisiológicos dos pseudoaliados.

Continua

Um milhão de pessoas estão em quarentena na África por causa do ebola

Via El País
Por /
15.08.2014

O surto de ebola que afeta a Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria é maior do que indicam as cifras oficiais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os números foram muito subestimados”, disse a organização em um comunicado. Essa situação supõe que a epidemia ainda durará “vários meses”, acrescenta, e, portanto, a OMS adaptou seus planos de resposta a tais previsões.

Continua

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Marina Silva dá aval para que PSB consulte dirigentes sobre sua candidatura à Presidência

Via Gazeta do Povo
15.08.2014

Procurada pela cúpula do PSB nesta sexta-feira (15), Marina Silva deu aval ao partido para que inicie consulta aos principais dirigentes da legenda sobre a possibilidade de que ela assuma a candidatura à Presidência da República.

Continua

A OMS diz que o mundo “subestima a magnitude” do surto atual de ebola

Via El País
15.08.2014

. A organização da ONU anuncia "um aumento substancial da resposta internacional"
. "A situação está piorando além da nossa capacidade", diz a diretora do Médicos Sem Fronteiras


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta-feira que o nível alcançado pelo surto de ebola na África ocidental foi enormemente subavaliado pela comunidade internacional e que é necessário tomar “medidas extraordinárias” para conter a doença, que já custou a vida de 1.069 pessoas. Em um comunicado severo, a ONU anunciou que está coordenando “um aumento substancial da resposta internacional”, em uma tentativa de contar a pior epidemia dessa febre hemorrágica desde que foi descoberta, em 1976.

Continua

Em pleno inverno,
é a primavera se manifestando




Para vocês, meus amores:

primavera



Estudo liga excesso de peso a risco de dez tipos de câncer

Via EcoDebate
Por Smitha Mundasad,
repórter de Saúde da BBC News / BBC Brasil
15.04.2014

Pesquisa diz que 3.700 novos casos de câncer ligados a obesidade podem surgir por ano
O excesso de peso eleva o risco de desenvolver dez dos tipos de câncer mais comuns, de acordo com o mais abrangente estudo já realizado sobre a relação entre obesidade e câncer, publicado na Grã-Bretanha.
 
Em um artigo na revista de medicina Lancet, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que o país teria 12 mil casos de câncer a menos por ano se ninguém estivesse acima do peso.

Se os níveis de obesidade continuarem a aumentar, estimam os pesquisadores, 3,7 mil novos diagnósticos de câncer serão feitos anualmente.

A pesquisa monitorou alterações na saúde de cinco milhões de pessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos.

Continua

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O papel das Ciências Sociais em um mundo em mudança acelerada

Via Agência FAPESP
Por José Tadeu Arantes
12.08.2014

Agência FAPESP – Que traços melhor caracterizam o mundo contemporâneo? Entre as grandes mudanças ocorridas no cenário global quais são aquelas que de maneira mais completa definem o tempo presente? Como transitar da perplexidade que essas mudanças inspiram para sua inteligibilidade em grandes quadros interpretativos? Essas foram, resumidamente, as principais indagações que o sociólogo Craig Calhoun procurou responder em palestra realizada em julho na sede da FAPESP, em São Paulo.

Nascido em 1952, o norte-americano Calhoun tornou-se diretor da prestigiosa London School of Economics and Political Science (LSE) em setembro de 2012. Antes disso, dentre várias atividades, desempenhou, nos Estados Unidos, as funções de professor de Ciências Sociais na New York University e de presidente do Social Science Research Council (SSRC), organização independente dedicada ao avanço da pesquisa em Ciências Sociais e áreas afins.

A despeito de ter nascido e se graduado nos Estados Unidos, Calhoun tem conexões antigas com o Reino Unido, pois fez mestrado em Antropologia Social na University of Manchester e doutorado em Sociologia e História Econômica e Social Moderna na University of Oxford. Igualmente determinantes em sua trajetória intelectual foram os trabalhos que realizou em outros países, notadamente na conturbada região do Chifre da África.

Continua

Pesquisa investiga trabalhadores expostos a agrotóxicos

Via Agência Fiocruz de Notícias
11.08.2014

Informe Ensp
 
Elaborar orientações e subsídios para o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde do trabalhador a populações expostas a agrotóxicos, visando contribuir para a efetivação dessas ações pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) rurais. Esse foi o objetivo do estudo desenvolvido pelo aluno do Mestrado Profissionalizante em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Roque Manoel Perusso Veiga, sob orientação do pesquisador Carlos Minayo Gómez. O  foco da pesquisa foi o Cerest do município de Primavera do Leste (MT), um dos berços do agronegócio no país, que detém altas extensões de plantio em áreas de soja, milho e algodão e utiliza de forma maciça agrotóxicos. "Isso vem trazendo consequências danosas à saúde da população brasileira, além de causar danos à natureza pela degradação dos recursos naturais não renováveis, destruição da flora e fauna e poluição das águas, solos e do ar", alerta o aluno.

Continua

 

Um cenário político entre o luto e a apreensão

Via blog do Noblat
14.08.2014

Carla Jiménez, El País

As olheiras pronunciadas de Marina Silva ao falar da morte do companheiro de chapa, Eduardo Campos, ontem, não deixavam espaço para dúvidas. A tristeza é genuína para uma política que se notabilizou por trilhar seu próprio caminho, com uma história de vida tão sui generis como a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Analfabeta até os 16 anos, Marina, que nasceu em Rio Branco (Acre), no norte do país, superou a pobreza e trilhou uma carreira política que a fez ser vista como uma alternativa para o “Fla Flu” eleitoral entre PT e PSDB em 2010. Levou 20 milhões de votos, um resultado inesperado para qualquer analista político na ocasião.

A partir de agora, a ambientalista, que fundou o grupo político Rede Sustentabilidade, terá todas as atenções nacionais voltadas para ela, depois de optar por manter a discrição do cargo de vice ao lado de Campos.

Leia mais em Sob forte comoção, o Brasil tenta digerir a morte de Eduardo Campos

Marina Silva é tratada como sucessora natural de Eduardo Campos

Via blog do Noblat
14.08.2014

João Domingos e Pedro Venceslau, Estadão

A ex-ministra Marina Silva é considerada a sucessora natural do ex-governador Eduardo Campos para disputar a Presidência da República pelo PSB por todos os integrantes do partido e da coligação, que conta também com PPS, PHS, PRP, PPL e PSL.
Embora as principais lideranças desses partidos estejam ainda muito emocionadas com a morte de Campos, provocada pela queda do jatinho que o transportava do Rio de Janeiro para Santos, ontem, a impressão geral é de que Marina, candidata a vice na chapa, não conseguirá resistir à pressão para que assuma o posto de presidenciável da coligação. O PSB tem prazo de dez dias para fazer a substituição.

Leia mais em Marina Silva é tratada como sucessora natural de Eduardo Campos
Leia ainda em Aprendi a respeitar os ideais de Eduardo, diz Marina Silva

Eduardo Campos morre em acidente de avião em Santos

Jornal Nacional
14.08.2014

William Bonner: Nós abrimos esta edição do Jornal Nacional com um sentimento de perplexidade. Menos de 24 horas depois da entrevista que nós fizemos com o candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, nós nos vemos na situação de termos que iniciar o noticiário com o anúncio de sua morte trágica e precoce. Nós estamos nos estúdios de Brasília. Viemos pra cá ainda de manhã, porque nesta quarta seria a vez de entrevistar a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. E soubemos do acidente e da morte do candidato assim que o nosso avião pousou. As entrevistas de Dilma e do Pastor Everaldo, do PSC, foram transferidas para a semana que vem, em dias ainda não decididos.

Continua

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Deuses!




 
 
 
 
- Charge do Benett, via 'Gazeta do Povo'.
Via blog do Josias de Souza

Sinal dos tempos: São Paulo e Rio de Janeiro
guerreiam por água





Caso o vídeo não abra, clique aqui!
 
- Aqui, mais detalhes.
 
Via blog do Josias de Souza

O contato de índios isolados coloca o Brasil em “alerta máximo”

Via El País
Por Brasília
13.08.2014


. Há mais de 100 registros de indígenas que vivem na mata sem contato

. Vinte e quatro integrantes da tribo encontrada recentemente já saíram do isolamento



No primeiro contato, em 27 de junho, eles eram sete: cinco homens e duas mulheres, que aparentavam ter menos de 20 anos, seguravam flechas e uma espingarda, falavam uma língua desconhecida naquela região amazônica, no Estado do Acre, perto da fronteira do Brasil com o Peru. Após avistarem um barco da Fundação Nacional do Índio (Funai), se aproximaram e gesticularam.

Os funcionários retiraram alguns peixes que traziam na canoa e deixaram às margens do rio. Foi quando ouviram os homens se referirem aos animais como “capiriba” e “huiuã”, palavras similares às usadas pelos índios jaminauás, que vivem a cerca de 400 quilômetros dali.


Continua

As divergências do ‘vagão rosa’

Via El País
Por São Paulo
11.08.2014

O projeto de lei, que prevê carros preferenciais para mulheres em trens e metrôs do estado de São Paulo, é vetado por Alckmin

O projeto de lei do vagão rosa, como foi denominado o vagão exclusivo para as mulheres em trens e metrôs de São Paulo, foi vetado hoje pelo Governo do estado. A medida, questionada por alguns coletivos que se mobilizaram para pedir o veto, foi considerada segregacionista. "Desde o início não vi com bons olhos o projeto. Acho que segregar, separar, não parece ser o caminho adequado", disse o Governador Geraldo Alckmin durante a coletiva de imprensa esta tarde no Palácio dos Bandeirantes, em nota divulgada pelo gabinete. Outras razões sustentam o veto. Segundo Alckmin, para coibir o assédio e motivar a denúncia mais seguranças mulheres foram contratadas e há câmeras de vídeo instaladas em todas as estações e em "mais da metade dos trens".

Continua

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Loca - Juan D´Arienzo Y Su Osquestra

Valeu, Cacus!!!






Poluição do ar: Paris e Londres reagem – e São Paulo? … o que faz? por Evangelina Vormittag e Olimpio Alvares

Instituto Saúde e Sustentabilidade
Via EcoDebate
Por Evangelina Vormittag e Olimpio Alvares
11.08.2014

Vítima de condições meteorológicas desfavoráveis e dos ambientalmente negativos incentivos governamentais aos automóveis a diesel, a cidade luz, bem como outras cidades da França, presenciaram um dos piores patamares de qualidade do ar em sua história em meados de março deste ano.  O poluente material particulado MP10 (partículas de poeira fina de diâmetro de 10 milésimos de milímetro e menores) alcançou picos de até de 180 µg/m³, quase quatro vezes o padrão diário de qualidade de ar de 50 µg/m³ (maior média das últimas 24 horas do dia) estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Esses níveis são considerados perigosos pelas autoridades francesas e pela legislação ambiental e de saúde local. A lei francesa estabelece que o “Alerta” seja deflagrado quando a média diária supera 80 µg/m³. No Brasil, por razões inexplicáveis, o “Alerta” deve ser deflagrado quando a média diária supera 420 µg/m³, segundo a regulamentação nacional da década de 90; e também segundo Decreto do Estado de São Paulo, do ano passado – em detrimento dos últimos 25 anos de progresso científico no campo dos estudos dos efeitos da poluição.
 
Quase não se enxergava a imponente torre Eiffel nas manhãs ensolaradas. Ao observar a estabilidade meteorológica no período e médias diárias de cerca de 110 µg/m³, o governo deflagrou medidas de emergência, preventivas e protetoras, decretando o “Alerta” à população.  Solicitou que os habitantes da Île-de-France não saíssem de carro, e se possível, não saíssem de casa; implementou o rodízio de 50% dos veículos a cada dia, inclusive motos,  jogou luz sobre a importância crítica da inspeção veicular bem feita e isentou o transporte público de pagamento, entre outras ações, devido à elevação do risco de morte da população mais vulnerável – bebês, crianças, portadores de doenças cardiorrespiratórias prévias e os cidadãos parisienses mais velhos.
 
O episódio francês se assemelha aos observados aqui em São Paulo em certos dias de inverno ensolarados com inversão térmica e tempo seco, sem ventos. Um bom exemplo para comparação é o episódio de agosto de 2010: um evento meteorológico extremo com onze dias consecutivos de umidade relativa do ar abaixo de 30%, quando a média diária do MP10 superou, durante dias seguidos, os 100 µg/m³ em diversas estações de monitoramento. No Ibirapuera, por exemplo, em 25 de agosto, atingiu-se a média diária de 165 µg/m³ e o valor máximo de 260 µg/m³, conforme reportado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e mostrado no gráfico abaixo.

Continua

 

Ministério da Cultura aprova R$ 4,1 milhões para nova turnê de Luan Santana

No Portal Terra
11.08.2014

Ministério da Cultura aprovou um projeto de R$ 4,1 milhões para uma turnê de Luan Santana captar recursos pela Lei Rouanet, segundo documento divulgado no site oficial do ministério. O aval foi dado na última quarta-feira (6).

Continua

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O pânico com o ebola esvazia o hospital da área mais afetada de Serra Leoa

Via El País
Por Kenema
09.08.2014

O centro médico de Kenema deveria estar cheio de pacientes. Mas tonou-se um edifício fantasma

É como se estivesse programado em alguma engrenagem oculta na Torre do Relógio da entrada de Kenema. Todos os dias, às seis da tarde, o céu se rasga e cai um tremendo aguaceiro. Os buracos que adornam a estrada larga que divide em duas metades esta cidade se convertem em poças traiçoeiras, e as pessoas que poucos minutos antes ocupavam todo cenário desaparecem por obra de magia em qualquer refúgio improvisado, esperando que pare de chover.

Veja a
matéria completa.


domingo, 10 de agosto de 2014

Anoitece em Botucatu







Cartas de Buenos Aires: O neto 114, por Gabriela Antunes

Via blog do Noblat
09.08.2014

“Sou apenas uma parte da cicatrização de todos”, disse nesta sexta-feira o neto de Estela de Carlotto, presidente das Avós de Maio que há 36 anos buscava seu neto desaparecido durante a ditadura argentina.

A identificação de Ignacio Hurban, ou Guido Montoya de Carlotto, como a família da avó o chama, comoveu a Argentina nesta semana. Hurban é filho de Laura Carlotto, a filha de Estela seqüestrada pela ditadura militar em 1977, grávida de poucos meses.

Colegas de cela de Laura dizem que ela teria sido mantida viva até o parto, teve contato com seu bebê por apenas 5 horas e foi assassinada pouco tempo depois. A família identificou os restos de Laura no ano seguinte, mas nunca desistiu de lutar para encontrar Guido.

Uma das fundadoras das Abuelas de La Plaza de Mayo, Estela de Carlotto celebrou, como se fosse seu neto, a restituição de identidade de 113 netos, antes de encontrar o seu.

A ditadura argentina, particularmente desumana, tratou de desaparecer com mais de 500 crianças, muitas delas adotadas por famílias conscientes da situação.

Não se sabe ainda se é o caso de Hurban, que diz apenas ter sido criado no campo. Essa é parte das dificuldades com as quais se deparam as Avós: o medo dos seqüestrados de que, ao buscarem sua identidade, terminem denunciando seus pais adotivos.

Um pianista de 36 anos, casado, da cidade de Olavarría, um povoado com pouco mais de 100 mil habitantes, Guido Carlotto viveu até esta terça-feira como Ignacio Hurban, um pacato professor de música que chegou a tocar piano em uma apresentação das Avós de Maio.

Um cidadão comum, com um passado extraordinário, Hurban, acanhado ainda pelas descobertas que o soterram, apareceu nesta sexta-feira, quando foi apresentado a uma imprensa voraz por informações.

“O importante é fechar esta ferida que está aberta há tanto tempo”, afirmou Hurban ao lado de uma avó sorridente e coruja, que mal cabia em si.

Não é à toa: a luta das Avós começou em plena ditadura, quando as corajosas senhoras se reuniam em confeitarias de Buenos Aires e simulavam ser plácidas velhinhas em um chá. Visavam unir forças na busca por seus netos. Foram se organizando e buscando ajuda internacional. Com o fim da ditadura, essa luta ganhou o mundo e um aliado improvável, a ciência.

A perseverança das avós e a acuidade da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Washington, e do Blood Center de Nova York permitiram o estabelecimento de um índice que possibilita identificar a descendência. Este método antecedeu ao que hoje conhecemos como identificação por DNA.

Estela recupera o neto e todo o país ganha um pouco de esperança e identidade.

Carlotto comemora com outras avós a identificação do seu neto – Foto: Avos de Maio

Gabriela G. Antunes é jornalista e nômade. Cresceu no Brasil, mas morou nos Estados Unidos e Espanha antes de se apaixonar por Buenos Aires. Na cidade, trabalhou no jornal Buenos Aires Herald e hoje é uma das editoras da versão em português do jornal Clarín. Escreve aqui todos os sábados.