quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dois anos sem fumar! – Adelidia Chiarelli
VIVA!!!
\O/


Já não preciso de cigarro para escrever, já não preciso de cigarro para acordar, já não preciso de cigarro para dormir, já não preciso de cigarro para sorrir. Nem para me lembrar do passado eu preciso de cigarro. Nem para pensar no futuro, se é que ele existe. Tampouco para respirar. Principalmente para respirar, não preciso mais de cigarro. Isso não significa que esteja livre dele. Não, não estou. Uma vez fumante, sempre fumante. Jamais me esqueço desse pequeno e significante detalhe. Mas não quero mais cigarros na minha vida. Chega! Já fui muito longe. Já fumei demais! Na realidade, nos últimos anos que fumei, eu não fumava, eram os cigarros que me fumavam, me tragavam e, depois, me espalhavam pelo ar numa fumaça espessa, sem remédio, sem saída.

Tenho,sim, plena consciência de que algum motivo inesperado, algo que saia do meu controle, possa me levar a uma recaída. Mas estou alerta, fazendo de tudo para não recair.

Torçam por mim, meus amores. Torçam por mim...

Adelidia Chiarelli

Apenas uma palavrinha para você que é novo aqui no blog. Caso queira saber como começou essa minha vida que ainda vai demorar muito para ser a de uma quase ex-fumante, leia o texto:   Com cigarro na mão, claro! - Adelidia Chiarelli

Circulação sem controle favorece falsificação de medicamento

Via Agência USP de Notícias
Por Júlio Bernardes - jubern@usp.br
26.02.2013

Pesquisa internacional coordenada pela National Academy of Science (Estados Unidos), com participação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, alerta para o elevado número de medicamentos falsificados em circulaçao no mundo, que chega a 50% na África. A falta de fiscalização na circulação de medicamentos e dos seus princípios ativos (cadeia de suprimentos) favorecem a falsificação, principalmente em países subdesenvolvidos. No Brasil, o estudo revela que o principal problema é a deficiência no controle de fronteiras, que facilita a entrada de medicamentos falsificados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% a 25% dos medicamentos comercializados em todo o mundo são falsificados. O professor Marco Antonio Stephano, da FCF, que representou o Brasil na pesquisa, afirma que o índice de falsificação no País é baixo, oscilando entre 5% e 8%. “Em todo o mundo, os principais alvos de fraudes são os chamados medicamentos blockbusters, com faturamento de vendas superior a U$ 1 bilhão por ano, como os utilizados no tratamento de câncer, doenças crônicas como diabetes, alzheimer, disfunção erétil, malária e doenças autoimunes”, explica. “No Brasil a maior parte desses medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou seu consumo não é o mesmo encontrado em outros países”.

As falsificações mais encontradas no mercado brasileiro são de medicamentos sociais ou de entretenimento, como os usados no tratamento de disfunção erétil, e de anabolizantes para fortalecimento físico. O professor alerta que os medicamentos provenientes de cargas roubadas também são considerados falsificações. “Normalmente, esses produtos são submetidos a um processo inadequado de armazenamento e alterações de embalagem, o que pode levar a perda de sua atividade terapêutica”, diz. “Os fabricantes são obrigados a investir em segurança no transporte, o que encarece o preço para os consumidores”. CONTINUA!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pesquisa revela que 90% de jovens de favelas pacificadas do Rio já tem acesso à internet

Bom Dia Brasil
26.02.2013



Veja a matéria aqui!



O aumento da violência escolar - Editorial do O Estado de São Paulo


JC e-mail 4672, de 26 de Fevereiro de 2013.
O aumento da violência escolar


Editorial do O Estado de São Paulo

Repreendido por mau comporta­mento, um aluno da 6.ª série do en­sino fundamental de uma escola pú­blica de Diadema jogou um va­so contra o professor, atingin­do-o na cabeça. A agressão ocor­reu no ano passado e foi presen­ciada pela mãe do estudante. O caso resultou em boletim de ocorrência registrado numa de­legacia de polícia e, por causa da violência do agressor, que ti­nha na época 12 anos, conver- teu-se num dos exemplos mais citados nos estudos de órgãos públicos e fundações privadas da área educacional sobre os fa­tores responsáveis pelo aumen­to da violência escolar.

Em 2011, segundo dados do Ministério da Educação, quase 4,2 mil professores de portu­guês e matemática da 5.ª e da 9.ª séries da rede pública e pri­vada de ensino fundamental contaram ter sido agredidos fi­sicamente por alunos dentro das salas de aula, nos corredo­res ou na saída dos colégios. O número representa 1,9% dos 225 mil docentes que respon­deram a um questionário ane­xado à última Prova Brasil. Tra­ta-se de um exame aplicado a cada dois anos nas escolas pú­blicas urbanas pelo Ministério da Educação.

A Prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Rendimento Escolar e seus resultados entram no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na Prova Brasil de 2007, 6,6 mil professores afirmaram ter sido agredidos por aluno e outros 1,9 mil testemunharam estu­dantes portando armas de fo­go dentro das escolas. Na Pro­va Brasil de 2011, mais de 9 mil docentes informaram ter visto estudantes portando facas e ca­nivetes em sala de aula. Pelas estatísticas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), as agressões aos do­centes estão crescendo cerca de 20% por semestre. Entre 2008 e 2011, a entidade recebeu 157 denúncias de agressão, roubo, vandalismo e ameaças de morte em escolas paulistas.

Além dos ferimentos físicos, as agressões geram depressão, síndrome do pânico e estresse pós-traumático nos professo­res. Para tentar coibir a violên­cia escolar, as entidades sindi­cais do professorado criaram canais para receber denúncias. Entre 2011 e 2012, o Sindicato dos Professores de Minas Ge­rais recebeu uma denúncia de violência a cada três dias.

Em todo o País, colégios pú­blicos e privados estão ofere­cendo cursos de conciliação, de mediação e de justiça restaurativa para alunos e professo­res. Também investem na for­mação de pedagogos e dirigen­tes escolares preparados para fomentar o diálogo e aproxi­mar os professores do univer­so social e cultural dos alunos. No Rio de Janeiro, professores de 150 escolas - entre elas os melhores colégios particulares do Estado, como o Teresiano e o São Bento - participaram de cursos oferecidos pelo Tribu­nal de Justiça. Para a responsá­vel pelos cursos, desembarga­dora Leila Mariano, a sentença judicial não basta para atenuar a violência escolar. "Na escola, as relações são continuadas. A professora e o aluno que bri­gam estão ali no dia seguinte. Se a gente não resolver o pro­blema emocional deles, a ques­tão não vai parar aí", afirma.

Essas medidas, contudo, têm se revelado insuficientes para coibir a agressividade dos alu­nos e conter a escalada da vio­lência nas escolas. "A violência física é a ponta de um iceberg de outras violências que aconte­cem e não são tratadas. Nin­guém dá um soco do nada. Co­meça com olhares, xingamentos e empurrões", diz o pesqui­sador Renato Alves, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, depois de lembrar que as escolas já não se preocupam mais em estimular o bom rela­cionamento, como no passado. O problema estaria na ênfase excessiva no vestibular, que pri­vilegiou o individualismo em detrimento do estímulo à con­vivência. "Temos uma educa­ção do século 19 para alunos do século 21, com uma linguagem que não chega aos jovens", afir­ma Miriam Abramovay, da Fa­culdade Latino-Americana de Ciências Sociais.

No ensino fundamental, a violência escolar tornou-se um problema tão grave quanto o da má qualidade da educação. E não é só por meio da oferta de cursinhos de mediação que ele será equacionado.

Menor afirma que padre mantinha relações sexuais antes de missas

Via blog do Noblat
27.02.2013

Andréa Machado e Rafael Soares, O Globo

O padre Emilson Soares Corrêa, de 56 anos, acusado de abusar de uma jovem quando ela era menor de idade, foi indicado por estupro de vulnerável nesta terça-feira. A vítima, hoje com 19 anos, contou ao jornal Extra o drama que começou viver aos 13 anos.

- Eu sentia nojo. Ele nunca deveria ter feito isso comigo. O pior é que ele mantinha relações sexuais comigo e depois celebrava missa, dava hóstia na boca dos outros - conta a jovem.

Ao tentar justificar a postura de seu cliente, Emilson Soares Côrrea, o advogado Roberto Vitagliano chegou a dizer que “a carne é fraca. O padre também é um ser humano”. Segundo Roberto Vitagliano, Emilson admite que manteve relações com a garota, ex-coroinha, quando ela tinha 18 anos - e não 13, como denunciado pela família.


Leia mais em Menor conta que padre mantinha relações sexuais com ela e depois celebrava missas: ‘Eu sentia nojo’

A dor sem fim das famílias um mês após incêndio na boate Kiss

Via blog do Noblat
27.02.2013


Flávio Ilha e Manuela Andreoni, O Globo

Um mês após o incêndio na boate Kiss, que custou a vida de 239 pessoas e deixou outras 145 internadas, muitos pais e mães de vítimas da tragédia mantêm intactos os objetos dos filhos, como forma de aplacar a dor da perda. Os primeiros 30 dias da tragédia serão lembrados hoje com uma série de manifestações em Santa Maria.

— Dói na carne. Tenho um mal-estar e uma ânsia que não sei onde me enfiar para diminuir — descreve Leo Becker, gerente de uma revenda de automóveis que perdeu a única filha, Érika.

Assim como ele, o funcionário público Ogier Rosado também chora diariamente a ausência do filho Vinícius, um gigante de 1,99 metro de altura que era a alegria da casa.

— Não deixo de falar nele todo santo dia. Parece que está aqui agora, ou que vai entrar a qualquer momento para almoçar conosco. Às vezes, entro neste quarto e me pergunto por que isso foi acontecer conosco — desabafa Ogier.

Leia mais em A dor sem fim das famílias um mês após incêndio na boate Kiss

Ex-colegas publicam críticas a Nicolelis


JC e-mail 4672, de 26 de Fevereiro de 2013.
Ex-colegas publicam críticas a Nicolelis


Sete ex-membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis divulgaram uma carta no fim de semana na qual acusam o pesquisador de omitir informações sobre suas pesquisas na Universidade Duke, nos Estados Unidos, e de agir "exclusivamente em proveito próprio" na condução do instituto brasileiro

Segundo os autores, Nicolelis teria mantido segredo sobre um projeto de pesquisa na Duke e publicado os resultados de forma isolada, mesmo sabendo que um de seus supostos parceiros no INCT estava desenvolvendo um projeto muito semelhante na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A carta, intitulada Eu apoio a ciência brasileira, foi enviada por e-mail a dezenas de lideranças científicas do País e reproduzida no blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e no Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na segunda-feira (25), o diretor científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), Rômulo Fuentes, publicou duas respostas no blog da SBNeC: uma em inglês, em nome de Eric Thomson, aluno de pós-doutorado de Nicolelis na Duke, e outra em nome próprio, na qual refuta o conteúdo da carta e contra-ataca com uma série de acusações aos seus autores. Nicolelis não comentou a carta publicamente, mas declarou apoio às respostas postadas por Fuentes e Thomson. O debate se propagou pelas redes sociais, abrindo mais um capítulo na conturbada relação de Nicolelis com vários setores da comunidade científica brasileira. [a carta pode ser lida aqui]

A carta é assinada por sete ex-membros do Comitê Gestor do INCT Interface Cérebro-Máquina (Incemaq), criado em 2009, sob a coordenação de Nicolelis. A sede do projeto é o IINN-ELS, em Natal, gerido por uma organização social de interesse público, presidida por Nicolelis. O "estopim" para a carta foi a publicação de um trabalho na revista Nature Communications, no dia 12, em que Nicolelis apresenta os resultados de um experimento que ele diz ter criado um "sexto sentido" em ratos, dando a eles a capacidade de "sentir" sinais de luz infravermelha, captados por um receptor conectado ao cérebro. O trabalho é coassinado por Thomson e um aluno de graduação da USP, que fez intercâmbio na Duke.

O documento chama atenção para o fato de que um de seus autores, Márcio Moraes, do Núcleo de Neurociências da UFMG, tem um projeto muito parecido com o de Nicolelis. Esse projeto foi apresentado na primeira reunião do Comitê Gestor do Incemaq, em julho de 2010, com a presença de Nicolelis - que não teria feito nenhuma menção ao seu próprio projeto na Duke. "Se o trabalho já estava sendo feito na Duke (...), por que manter segredo durante a reunião? Se, por outro lado, o trabalho ainda não havia sido iniciado, mas Miguel Nicolelis considerou a ideia interessante, por que não firmou colaboração com o grupo da UFMG?", questiona a carta. "Foi uma postura inaceitável da parte do coordenador de um INCT, cujo objetivo principal é justamente promover parcerias estratégicas entre cientistas e instituições para acelerar a produção de pesquisas inovadoras no Brasil", disse Moraes na segunda-feira (25), ao jornal O Estado de S. Paulo, por telefone.

Segundo ele, sua pesquisa com receptores de infravermelho acoplados ao cérebro de ratos é desenvolvida na UFMG desde 2009. Parte dos resultados, que compõem a tese de doutorado de um aluno, não poderá mais ser publicada por conta da publicação do trabalho de Nicolelis - que apresenta basicamente a mesma ideia.

"Ao privar a ciência brasileira de uma parceria justa e prometida, o Incemaq, na figura do seu coordenador, prof. Miguel Nicolelis, não agiu pelo interesse coletivo, como seria de se esperar de um coordenador de INCT, mas exclusivamente em proveito próprio", conclui a carta.

Os sete autores foram desligados do Incemaq em julho de 2012. Procurados na segunda (25), nem Nicolelis nem o CNPq (órgão federal que financia o Incemaq) informaram quem são os integrantes atuais do instituto.

Nicolelis diz que acusação é 'leviana e irresponsável'

O neurocientista Miguel Nicolelis classificou a "insinuação" de que a apresentação do pesquisador Márcio Moraes, da UFMG, no Comitê Gestor do Incemaq possa ter influenciado suas pesquisas como "primária, leviana e irresponsável". "Nada do que o professor Marcio Moraes possa ter dito ou feito teve qualquer influência no nosso trabalho", afirmou Nicolelis, em entrevista por e-mail ao jornal O Estado de S. Paulo.

"Não tenho nenhuma lembrança, dois anos depois, da apresentação do prof. Márcio Moraes", relata Nicolelis. "Não duvido de que ele possa ter apresentado algum trabalho envolvendo uso de transdutor infravermelho. Todavia, nosso trabalho, como demonstram os documentos remetidos ao senhor, dedicava-se a pesquisas usando luz infravermelha como fonte de controle de uma neuroprótese cortical desde 2006."

Nicolelis e o diretor científico do IINN-ELS, Rômulo Fuentes, divulgaram cópias de e-mails trocados entre pesquisadores da Duke desde 2006, em que a ideia de acoplar sensores de infravermelho a cérebros de ratos já era discutida. O primeiro experimento de fato teria sido realizado em janeiro de 2010.

A carta assinada pelos sete ex-membros do Comitê Gestor do Incemaq também questiona o crédito dado ao IINN-ELS no trabalho que foi publicado na Nature Communications. Segundo eles, a pesquisa foi toda produzida na Duke. "Utilizar a produção de um laboratório no exterior como justificativa para prestação de contas de um financiamento nacional tem grande potencial de comprometer o trabalho sério e sólido das agências de fomento brasileiras nas últimas décadas", afirma a carta. "A produção deve ser resultante do investimento em infraestrutura para geração de conhecimento, formação de recursos humanos e nucleação de grupos de pesquisa em território nacional."

Nicolelis disse que a contribuição do IINN-ELS será explicada num próximo trabalho. Ele e Fuentes atribuem as críticas a um suposto complô liderado pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, que estaria "totalmente obcecado com a ideia de assassinar a reputação do prof. Nicolelis".

Sidarta, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos fundadores do IINN-ELS, rompeu com Nicolelis em agosto de 2011, sacramentando um "racha" que esvaziou quase que completamente o quadro de pesquisadores e alunos do instituto.

(Herton Escobar/ O Estado de São de Paulo)






Veja também:
Resposta à publicação do JC e-mail, de 25 de Fevereiro de 2013, intitulada "Grupo de cientistas questiona a atuação do coordenador do INCT Interfaces Cérebro-Máquina (INCeMaq)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os riscos por trás das cirurgias plásticas no Brasil

Domingo Espetacular
24.02.2013



a matéria também pode ser vista aqui!



Quase metade dos médicos do país não tem especialização

Via blog do Noblat
26.02.2013

Vivian Carrer Elias, Veja

Quase metade dos médicos em atividade no Brasil não possui um título de especialista, que é emitido por sociedade de especialidade ou obtido com a conclusão de residência médica. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), as regiões do país que concentram o menor número de profissionais, como a Norte e a Nordeste, são as mesmas que possuem menos médicos especializados.

O CFM considera esse dado "preocupante", já que, mesmo sem nenhuma especialização, os médicos podem exercer qualquer ramo da medicina, o que acaba expondo a população a um atendimento menos qualificado.

Leia mais em Quase metade dos médicos do país não tem especialização

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cidade do interior de Minas Gerais bate recorde na venda de remédios para depressão

Domingo Espetacular
24.02.2013





Ao menos 70% das espécies da Terra são desconhecidas

Via Agência FAPESP
Por Karina Toledo
25.02.2013

Agência FAPESP – Embora o conhecimento sobre a biodiversidade do planeta ainda esteja muito fragmentado, estima-se que já tenham sido descritos aproximadamente 1,75 milhão de espécies diferentes de seres vivos – incluindo microrganismos, plantas e animais. O número pode impressionar os mais desavisados, mas representa, nas hipóteses mais otimistas, apenas 30% das formas de vida existentes na Terra.

“Estima-se que existam outros 12 milhões de espécies ainda por serem descobertas”, disse Thomas Lewinsohn, professor do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante a apresentação que deu início ao Ciclo de Conferências 2013 organizado pelo programa BIOTA-FAPESP com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de ciência.

Mas como avaliar o tamanho do desconhecimento sobre a biodiversidade? “Para isso, fazemos extrapolações, tomando como base os grupos de organismos mais bem estudados para avaliar os menos estudados. Regiões ou países em que a biota é bem conhecida para avaliar onde é menos conhecida. Por regra de três chegamos a essas estimativas”, explicou.

Técnicas mais recentes, segundo Lewinsohn, usam fórmulas estatísticas sofisticadas e se baseiam nas taxas de descobertas e de descrição de novas espécies. Os valores são ajustados de acordo com a força de trabalho existente, ou seja, o número de taxonomistas em atividade.

“No entanto, o mais importante a dizer é: não há consenso. As estimativas podem chegar a mais de 100 milhões de espécies desconhecidas. Não sabemos nem a ordem de grandeza e isso é espantoso”, disse. CONTINUA!

Nasa divulga imagens que mostram efeitos do degelo no Alasca

Via G1
24.02.2013

Projeto 'Climate 365' busca explica de forma simples o aquecimento global. Efeitos como elevação do nível do mar estão ligados à mudança climática.

À esquerda, imagem de 1941 mostra a geleira de Muir, no Alasca; à direita, foto no mesmo local, em 2004, aponta como o derretimento modificou a geleira (Foto: Divulgação/National Snow and Ice Data Center/Nasa)

A agência espacial americana (Nasa) lançou um projeto para divulgar informações sobre os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Chamado "Climate 365", o programa inclui um site, um perfil de Facebook e montagens com fotos atuais e antigas. A ideia é explicar de forma simples as causas do degelo em regiões do Ártico, o aumento do nível do mar devido ao derretimento e efeitos do aquecimento global na Antártica, entre outros fenômenos.

Em uma montagem, a Nasa apresenta duas fotos da geleira de Muir, no Alasca, com uma diferença de 63 anos: uma imagem é de 13 de agosto de 1941 e a outra, de 31 de agosto de 2004.

É visível como o tamanho da geleira diminuiu - onde antes havia neve, agora há um rio, e as montanhas estão muito mais expostas do que anteriormente.

"Este par de imagens em particular mostra o recuo contínuo da geleira e sua redução na segunda metade do século 20. De 1941 a 2004, a parte frontal da geleira retrocedeu cerca de 11 km, enquanto sua espessura diminuiu mais de 800 metros", afirmou a Nasa, atribuindo os dados ao Centro Nacional de Dados Sobre Neve e Gelo dos EUA. CONTINUA!

Cientistas propõem Antropoceno como nova era geológica


JC e-mail 4669, de 21 de Fevereiro de 2013.
Cientistas propõem Antropoceno como nova era geológica


Pesquisadores alegam que intervenção humana provoca mudanças irreversíveis no planeta

Marcas da civilização caracterizariam época antropocena, onde homem e natureza são indivisíveis: uma nova era de responsabilidade. A escala de tempo geológico estabelece éons, eras, períodos, épocas e idades que permitem categorizar diferentes fases desde a formação do planeta. Há aproximadamente 11,7 mil anos, estudos focam a chamada época holocena. Mas a comunidade científica propõe uma revisão desse conceito: o novo período, chamado de Antropoceno, estabelece uma ligação intrínseca entre o ser humano e a natureza.

Em outros tempos, as paisagens eram determinadas por rios, vulcões, o movimento da Terra e mudanças climáticas naturais. Hoje, a interferência humana afeta diretamente esse processo. Tal visão implica uma mudança radical na ciência, pois não se pode mais conceber um processo evolutivo natural sem a interferência do homem e da tecnologia.

A visão tradicional costuma dividir o mundo entre a - quase sempre - "boa natureza" e o "homem mau e sua técnica", explica o geólogo Reinhold Leinfelder, da Universidade Livre de Berlim, que pesquisa profundamente a teoria do Antropoceno. Em sua opinião, essa dicotomia não é mais aplicável.

"Chegamos a um ponto em que o homem alterou tanto a natureza, que esta não existe mais, no antigo sentido", explica. Para ele e muitos de seus colegas pesquisadores, portanto, o ser humano é agora parte dessa nova natureza - a qual se tornou impossível de separar das marcas impostas pela tecnologia. Do ponto de vista do antropocenismo, homem e natureza são entendidos como uma coisa só.

Alterações locais e globais - As características das camadas sedimentares mostram as particularidades de cada época. O Holoceno, que começou depois da última era glacial, caracterizou-se por condições ambientais estáveis. Agora, a era holocena deve ser separada da antropocena - embora não haja ainda um consenso entre os especialistas sobre quando começou exatamente a nova época.

Já há cerca de 10 mil anos, a agricultura promovia as primeiras intervenções sistemáticas na natureza, embora em escala local. No entanto, os cientistas concordam que a partir da revolução industrial, o mais tardar, se dá uma influência ambiental em escala global. "Já no final do século 18 e início do 19 começamos um experimento em escala planetária", diz Jürgen Renn, diretor do Instituto Max Planck de História da Ciência, em Berlim.

O geólogo Leinfelder está seguro: "Aquilo que teremos no futuro, em termos de depósitos, de camadas geológicas, trará fortemente a nossa assinatura". Ou seja: os depósitos sedimentares exibirão a marca das atuais intervenções no meio ambiente, arqueólogos encontrarão restos de nossos animais domésticos, da mesma forma que resquícios de plantas cultivadas e partículas de plástico.

Era da responsabilidade - O professor de História da Tecnologia Helmuth Trischler também acredita que o ser humano e sua técnica estão inseparavelmente ligados, e que as intervenções humanas mudaram o mundo de forma irreversível. "Não é possível retornar a um estado primitivo chamado Holoceno."

Deste modo, os problemas acarretados pelas intervenções humanas - como pesca predatória, drenagem dos solos, as montanhas de lixo - não poderão ser enfrentados sem a técnica e sem mais outras intervenções na natureza.

Segundo o historiador da ciência Jürgen Renn, está claro que para os seres humanos não poderá haver um "pós-Antropoceno". Portanto o desafio é configurar a época atual com senso responsabilidade. Assim, a discussão quanto ao conceito de Antropoceno visaria, sobretudo, uma coisa: despertar a consciência de que vivemos numa época geológica determinada pelo humano, e que é preciso moldá-la de forma responsável e sustentável.

(Portal Terra)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Esperança volta com bebê avá-canoeiro

Via blog do Noblat
24.02.2013

Paxeo é o 7º integrante de grupo que já teve 2 mil índios, foi removido por hidrelétrica e hoje vive quase na miséria

Danilo Fariello, O Globo

Os olhos apertados e amendoados de Paxeo, de 1 ano, refletem o resquício de uma etnia que já foi composta por mais de duas mil almas, no cerrado brasileiro, onde era conhecida como “a tribo invisível”, por sua capacidade de se esconder nas árvores.

Já os olhos de Matxa, de 73 anos, a matriarca da aldeia, não podem mais ver esse sopro de esperança de perpetuação da comunidade que salvou do extermínio. Mas, mesmo que não estivesse cega por um glaucoma que resistiu a duas operações, sua percepção da vida permaneceria turva pela situação de miséria e impotência de sua aldeia nos últimos 20 anos, cerceada pela burocracia e lentidão da máquina pública, que deveria tornar viável a expansão daqueles sobreviventes, não só física, mas também cultural.

Leia mais em Esperança volta com bebê avá-canoeiro

Deslizamento provoca estragos e morte em estrada de São Paulo // Chuva forte e prolongada em terreno instável é causa de acidente em SP

Jornal Nacional
23.02.2013

Deslizamento provoca estragos e morte em estrada de São Paulo

Enxurrada levou muita lama e arrastou galhos de árvores e pedras por quatro quilômetros da Rodovia dos Imigrantes. Uma mulher morreu quando tentava escapar da avalanche.

Veja a matéria completa. Veja o vídeo.




Chuva forte e prolongada em terreno instável é causa de acidente em SP

Em duas horas, choveu o equivalente ao esperado para o mês inteiro na região da Rodovia dos Imigrantes onde um deslizamento provou estragos e uma morte.

Veja a matéria completa. Veja o vídeo.

Presos anestesistas que trabalhavam com suspeita de praticar eutanásia

Jornal Nacional
23.02.2013

Outro médico está foragido. Neste sábado (23), a polícia divulgou que Virgínia Soares não tem especialização em terapia intensiva.

Três anestesistas que trabalhavam com a médica Virgínia Soares foram presos neste sábado (23) em Curitiba.

Virgínia Helena Soares de Souza trabalhou por 25 anos no Hospital Evangélico, o segundo maior de Curitiba. Neste sábado (23), a Polícia Civil divulgou que a médica, de 59 anos, não tem especialização em terapia intensiva e que por isso outro médico assinava documentos por ela como chefe da UTI.

Virgínia Soares está presa desde terça-feira (19), suspeita de matar pacientes em estado grave na UTI. Ninguém do hospital quis gravar entrevista. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.

Cidade do interior do Maranhão proíbe a fiscalização de motociclistas

Jornal Nacional
23.02.2013

Justificativa do projeto é que muitos moradores dependem das motos para o sustento e que vivem em estado de extrema pobreza e de semianafalfabetismo.

A Câmara de Vereadores de uma cidade do interior do Maranhão aprovou uma lei que proíbe a polícia de fiscalizar os motociclistas.

Parece brincadeira, porque se vê até criança com uma nas mãos. Em São Vicente Ferrer (MA) também não se acha que há perigo em se colocar a família inteira desprotegida sobre duas rodas. É um desfile de motociclistas sem capacetes para lá e para cá. Nem a polícia parece se importar com o festival de irregularidades que cerca a viatura que passa pela avenida principal.

Todas essas infrações são passíveis de multa de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Claro que se forem flagradas pela fiscalização, o que não ocorre em São Vicente Ferrer porque os vereadores decidiram proibir que haja blitz pela cidade. E mais: criaram uma lei que permite que os motociclistas circulem sem precisar da carteira de habilitação. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.

Yoani diz que se sentiu amordaçada por manifestantes brasileiros

Via G1
Por Lívia Machado
23.02.2013

Apesar dos protestos, ela vê com bons olhos a democracia do país.
Dissidente cubana concedeu entrevista exclusiva ao G1 nesta sexta. (22).


Recebida com repúdio por manifestantes brasileiros contrários às criticas que faz ao governo de Fidel Castro, a blogueira cubana Yoani Sanchez disse, em entrevista exclusiva ao G1 na manhã desta sexta-feira (22), que se sentiu amordaçada durante os protestos. “São perguntas muito agressivas, uma campanhas de difamação, e não me deixam responder. Com minhas palavras eu poderia derrubar muitas dessas mentiras. Por isso querem me amordaçar. Mas por sorte, também tive acesso a muitos microfones e possibilidades de me explicar.”

Ela não esconde a frustração e assume que teve medo. “Temi agressões físicas, mas não os dos questionamentos. Gostaria de debater com essas pessoas que têm perguntas incômodas, mas elas não querem respostas.” Veja a matéria completa. Veja o vídeo.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Hasta 800 sustancias químicas sin control amenazan a nuestras hormonas

Via es.Materia.com
Por Manuel Ansede
19.02.2013

Un informe de Naciones Unidas alerta sobre los impactos en la salud de los disruptores endocrinos, unos productos químicos empleados masivamente por la industria y cuyos efectos reales apenas han sido investigados

Hace un año, científicos chinos alertaron de que el rastro de los teléfonos iPhone, las tabletas iPad y las consolas Xbox 360, Wii y PlayStation 3 había aparecido en la leche materna de las mujeres de Shenzhen. Allí se encuentran las gigantescas instalaciones de la empresa china Foxconn, en las que más de 200.000 trabajadores producen piezas para aparatos de Apple, Nintendo y Sony, entre otros. Los investigadores, de las universidades de Pekín y Lanzhou, hallaron en los pechos de las madres locales niveles “relativamente altos” de PBDE, compuestos empleados en las carcasas de plástico de aparatos electrónicos para que no ardan. La exposición de los niños a estas sustancias se ha relacionado con la falta de descenso de los testículos a la bolsa escrotal cuando son adultos, entre otros problemas reproductivos y del sistema nervioso.

Y los PBDE no están solos. Forman parte de un enorme grupo de sustancias químicas, conocidas como disruptores endocrinos, relacionadas con cánceres de mama, de próstata y de tiroides, y también con problemas en el desarrollo infantil, como la hiperactividad, el déficit de atención y algunos trastornos neurológicos.

Son componentes de pesticidas, cosméticos, plásticos, pinturas, detergentes industriales, anticonceptivos hormonales y un sinfín de sustancias químicas liberadas sin control al medio ambiente y capaces de alterar la salud de los seres humanos. La Organización Mundial de la Salud (OMS) y el Programa de Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA) han publicado hoy el informe más completo hasta la fecha sobre estos disruptores endocrinos. CONTINUA!

Campanha arrecada absorventes e roupas íntimas para presas

Via Terra Magazine
Por Marcelo Semer
20.02.2013

Quando a notícia veio à tona, causou indignação.

Presas de uma unidade do sistema penitenciário paulista estavam usando miolos de pão como absorventes, pela falta de qualquer outro material de higiene íntima.

Com um orçamento pífio para cumprir uma obrigação que a lei determina ao Estado, chegando em certas cadeias a um gasto de apenas quatro reais ao ano por detenta, a incumbência de fornecer artigos de higiene íntima vem sendo assumida pelas próprias famílias.

Como as mulheres são aquelas que recebem um número menor de visitas, além de uma população predominante pobre, muitas delas ficam à deriva, expostas a humilhações, constrangimentos e doenças.

Para combater e denunciar esse quadro, entidades que compõem o Grupo de Estudo e Trabalho Mulheres Encarceradas estão encabeçando a campanha “Estou presa, continuo mulher”, destinada a arrecadar absorventes e roupas íntimas para as mulheres em situação de prisão. A campanha vai até o dia 5 de março e pode ser conferida aqui.

Veja a matéria completa!

Justiça nega acusação criminal contra a petroleira Chevron por vazamentos de petróleo na Bacia de Campos

Via Agência Brasil/EcoDebate
Por Isabela Vieira
22.02.2013

A Justiça Federal, na capital fluminense, rejeitou acusação criminal contra a petrolífera Chevron e a operadora de sondas Transocean, por vazamento de petróleo em 2011. O acidente ocorreu na Bacia de Campos, no norte do estado, quando 3,7 mil barris de petróleo foram derramados no mar.

Por meio de nota, a Chevron disse estar satisfeita com a decisão e que permanece “comprometida em resolver qualquer questão remanescente que tenha relação com este incidente”. A petroleira afirma também que continua disposta a cooperar com as autoridades brasileiras e “compartilhar as lições importantes que beneficiarão” a operação no Brasil.

Cabe recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão. A procuradora responsável pelo caso, Gisele Porto, tem cinco dias para se manifestar sobre a decisão, que pode encerrar o caso. Ela não falou à imprensa.

Por causa do vazamento, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) aplicou uma multa de R$ 35,1 milhões contra a Chevron no ano passado.

Em março de 2012, MPF denunciou as empresas Chevron e Transocean e 17 funcionários, entre eles o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, em ações cíveis e criminais, por crime ambiental e dano ao patrimônio público, em decorrência do vazamento. O MPF pediu para os denunciados penas de até 31 anos de prisão.

Edição: Beto Coura

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em memorial, Yoani Sánchez evita comparação com revolucionários

Via G1
Por Glauco Araújo

22.02.2013

Yoani é conhecida por seus escritos com críticas ao regime cubano. Ela visitou 'museu' que guarda história da luta contra ditadura no Brasil


A blogueira cubana Yoani Sánchez visitou o Memorial da Resistência nesta sexta-feira (22) na Luz, região central de São Paulo. Yoani, conhecida por seus escritos com críticas ao regime cubano, se encontrou com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Elogiada pelo governador, ela evitou comparar seu trabalho ao dos revolucionários brasileiros que lutaram contra a ditadura.

Na visita que durou cerca de meia hora, ela se disse muito emocionada e afirmou que espera que um dia Cuba tenha um memorial da resistência como há em São Paulo. Ela afirmou que, em seu país, não se pode conhecer a historia pelos livros, pois há uma censura editorial.

O Memorial da Resistência é um museu dedicado às memórias da resistência e da repressão política do Brasil durante o período da ditadura. Entre 1940 e 1983, o prédio foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repreensão conhecido por sua truculência.

"Aqui está exemplificada a resistência de um povo, de um povo que passou por uma ditadura. Não temos de analisar se uma ditadura é de esquerda ou de direita. Todas são ditaduras. O espírito humano de liberdade existe no Brasil, em Cuba, no Paraguai e na Argentina. Isso nos leva a tratar dos problemas da opressão. O ponto comum é a necessidade de liberdade do ser humano", afirmou ela. CONTINUA!

Paciente escreve bilhete e diz que houve tentativa de morte em UTI

Via G1
Por Thais Kaniak
21.02.2013

Médica do Hospital Evangélico, em Curitiba, foi presa suspeita de mortes.
Advogado disse que não há provas contra Virgínia Soares.


Uma paciente que ficou internada na UTI do Hospital Evangélico, em Curitiba, em dezembro de 2012, pediu aos familiares para sair do local. Segundo a família, a mulher internada escreveu um bilhete fazendo a solicitação. “Eu preciso sair daqui, pois tentaram hoje me matar desligando os aparelhos”, diz um trecho. A paciente contou ao G1 que, quando ainda estava entubada, escutou alguém mandando desligar o aparelho. “Eram 8h da manhã, a médica [Virgínia Soares de Souza, presa na terça-feira (19)] disse que queria ver se eu aguentava até as 16h. Mas, assim que ela deu as costas, a enfermeira colocou o respirador e disse que não deixaria que fizessem isso comigo”.

Trechos de gravações do depoimento prestado pela médica Virgínia Soares Souza, indiciada por homicídio qualificado contra pacientes da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, foram obtidos com exclusividade pela RPC TV. Nas transcrições, ela afirma que foi mal interpretada por falas como “Quero desentulhar a UTI que está me dando coceira”. A frase teria sido dita pela médica, mas a origem da gravação não foi informada pela polícia. CONTINUA!


Saiba mais



Denúncia diz que a médica não agia sozinha

Jonal da Record – 21.02.2013






Polícia do Paraná investiga mortes na UTI do segundo maior hospital do Estado

Jornal da Record – 20.02.2013

A suspeita é que no local exista a prática de antecipação de óbitos, ou seja, homicídio qualificado, principalmente com pacientes do SUS. A médica chefe da UTI foi presa acusada de antecipar as mortes para liberar leitos. Todos os funcionários do hospital devem ser investigados.




Após mortes em UTI do SUS, médica foi presa e será investigada

Jorna da Record - 19.02.2013

Em Curitiba (PR), uma médica foi presa depois de várias mortes na UTI de um hospital.
Existe a denúncia que ela desligava os aparelhos de pacientes internados pelo SUS.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MAC 50: DOAÇÕES RECENTES 2







Fazendeiro admite ter atirado no adolescente indígena morto no domingo em Mato Grosso do Sul

Via Agência Brasil
Por Alex Rodrigues
20.02.2013

Brasília – O fazendeiro Orlandino Carneiro Gonçalves, 61, confessou ter atirado no adolescente guarani-kaiowá de 15 anos, Denílson Barbosa. O corpo do jovem morador da aldeia tey´ikue, localizada na área indígena Caarapó, em Caarapó (MS), a cerca de 50 quilômetros de Dourados (MS), foi encontrado no último domingo (17) em uma estrada vicinal que separa a aldeia de algumas fazendas.

Segundo o delegado regional de Dourados, Antonio Carlos Videira, o proprietário da fazenda Sardinha se apresentou ontem (19) à noite na delegacia de Caarapó e confessou a participação no crime. Em seu depoimento o fazendeiro informou que estava só na propriedade quando ouviu os latidos dos cachorros, que correram para a área do criadouro de peixes. Ao perceber o movimento, Gonçalves disse ter disparado dois tiros.

De acordo com o delegado, Gonçalves estava acompanhado de sua advogada, prestou depoimento e foi liberado em seguida. A Agência Brasil não conseguiu localizar a advogada de Gonçalves.

A delegada responsável pelo inquérito policial instaurado para apurar o caso, Magali Leite Cordeiro, esteve na manhã de hoje (20) na reserva, acompanhada por investigadores da Polícia Civil e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e apreendeu uma arma de propriedade do fazendeiro.

Conforme o coordenador substituto do escritório da Funai em Dourados, Vander Aparecido Nishijima, informou ontem (19) à Agência Brasil, as primeiras notícias davam conta de que Denílson Barbosa saiu para pescar com o irmão mais novo, de 11 anos, e outro índio, no sábado (16) à tarde. Aparentemente, os três pretendiam ir a um córrego cuja nascente fica no interior da terra indígena e que cruza algumas fazendas próximas.

Segundo o testemunho dos dois índios que acompanhavam Barbosa, os três foram abordados por homens armados quando passavam próximo a um criadouro de peixes. Os dois índios disseram também que os três homens atiraram. Na fuga, Denilson teria ficado preso em uma cerca de arame farpado, foi alcançado pelos pistoleiros e agredido. Ontem (19), Nishijima esteve na área acompanhado por líderes indígenas e ouviu a versão do irmão de Denilson. Na língua guarani ele reforçou o que já havia dito na aldeia, logo depois do fato, identificando três homens por apelidos.

Revoltados, parentes do adolescente e moradores da aldeia ocuparam a fazenda onde o crime teria ocorrido e enterraram o corpo de Denilson. Os índios já reivindicavam a área onde, hoje, o fazendeiro cria gado e planta soja, como sendo território tradicional indígena, parte do antigo tekoha (território sagrado) Pindoty, ocupado pelos kaiowás muito antes da expulsão de comunidades indígenas, ao longo do século 20.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a propriedade estava deserta quando os índios chegaram ao local. Depois de enterrarem o corpo do adolescente, cerca de 300 índios permaneceram no interior da fazenda. O grupo planeja fazer uma série de protestos para chamar a atenção para o assassinato e para os conflitos por terras entre índios e fazendeiros. O Cimi informou também que a comunidade reivindica a presença permanente da Força Nacional na área como forma de garantir a proteção das famílias indígenas.

Cerca de 5 mil índios vivem na Terra Indígena de Caarapó, que mede cerca de 3,5 mil hectares (1 hectare corresponde a 10 mil metros quadrados, aproximadamente as medidas de um campo de futebol oficial). De acordo com o Cimi, desde a criação do território indígena, em 1924, os índios são obrigados a pescar fora de sua reserva, já que não há peixes nas nascentes dos córregos existentes no interior da reserva. Segundo o Cimi, isso tem provocado problemas e conflitos recorrentes.

Edição: Tereza Barbosa

Sob efeito de drogas, peixes demonstram mais ousadia

Via O ECO
Por Vandré Fonseca
14 de Fevereiro de 2013

Manaus, AM - Se por algum acaso durante uma pescaria, os peixes demonstrarem um comportamento anti-social, estiverem se aventurando longe de esconderijos e dispostos a devorar o que encontrar pela frente, é melhor desconfiar: pode ser o efeito de drogas. Não que eles busquem por vontade própria substâncias proibidas ou de uso controlado, na verdade são vítimas das drogas usadas e excretadas por seres humanos.

Tudo bem, não é fácil notar esta mudança no comportamento entre uma fisgada e outra, mas uma pesquisa científica comprovou que isto pode e talvez já esteja acontecendo. Os efeitos de uma droga utilizada para reduzir a ansiedade em humanos, o Oxazepam, foram testados em peixes pelo biólogo Tomas Brodin e seus colegas da Universidade Umeå, que fica lá na Suécia. Em laboratório, eles submeteram percas (Perca fluviatilis) às mesmas quantidades da droga encontradas em rios do país nórdico. Detalhe, os sistemas de tratamento de esgoto não são capazes de evitar que a droga chegue aos cursos d água.

Os resultados do estudo estão sendo publicados na edição de 15 de fevereiro da revista Science. "Só peixes que foram expostos a Oxazepam ousaram deixar refúgios seguros e buscar áreas potencialmente perigosas", explicou Brodin. "Em contraste, os peixe não expostos ficaram escondidos em seus refúgios. Peixes expostos pareciam muito menos estressados ​​e com menos medo, comportando-se mais calmamente e com mais ousadia”, completou. CONTINUA!

Curso de História da Uespi lança revista científica em parceria com a Fapepi


JC e-mail 4668, de 20 de Fevereiro de 2013.
Curso de História da Uespi lança revista científica em parceria com a Fapepi


Com periodicidade semestral, "Vozes, Pretérito & Devir" busca se evidenciar como uma ferramenta de divulgação das pesquisas vinculadas à abordagem histórica

Em uma inovadora parceria a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançaram a revista científica "Vozes, Pretérito & Devir". A revista é organizada pelo curso de História da Uespi e conta com o apoio técnico da Fapepi no sentido de hospedar a publicação eletrônica. Idealizada com uma periodicidade semestral, "Vozes, Pretérito & Devir" é uma revista que busca se evidenciar enquanto uma ferramenta de divulgação das pesquisas vinculadas à abordagem histórica.

O organizador da primeira edição, Francisco Atanásio comenta que "Após alguns percalços boa parte dele virtude da inexperiência à frente de periódicos concluímos os detalhes que faltavam para podermos publicar sua edição inaugural", destacou. A proposta geral para o periódico é a organização de um veículo interativo para a divulgação e dar visibilidade às produções intelectuais e suas implicações com a realidade social.

A primeira edição conta com um dossiê Temático a respeito da história do Piauí. "Escritos sobre a história do Piauí - pesquisas e abordagens contemporâneas" conta com 8 relatos de pesquisas a respeito de temas relacionados ao Piauí. A revista conta ainda com 4 artigos, 3 resumos expandidos de monografias, duas resenhas e um artigo especial sobre psicanálise.

A próxima edição da revista já tem tema definido para o dossiê temático. O tema "História da saúde e das doenças" vai analisar a saúde e a doença nas suas especificidades históricas e sociais a partir dos mais diferentes enfoques e deve ser lançado no segundo semestre deste ano.

(FAPEPI)

Mutirão vai socorrer doentes mentais em presídios

Via blog do Noblat
21.02.2013

Vinicius Sassine, O Globo

O governo decidiu nesta quarta-feira fazer mutirões em todos os presídios e manicômios judiciários onde há detentos em situação ilegal. A decisão foi tomada após O GLOBO revelar, numa série de reportagens, a detenção ilegal de pessoas com transtornos mentais em presídios comuns.

Secretários, diretores e técnicos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, reuniram-se ontem e também acertaram que um grupo ficará responsável por identificar vagas para pacientes infratores na rede pública de saúde.

Leia mais em Mutirão vai socorrer doentes mentais em presídios

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Site americano lista fotos de porções de alimentos com 200 calorias cada

Via G1
19.02.2013

Ideia é comparar valor energético dos produtos e fazer trocas inteligentes.
Adulto médio nos EUA deve consumir até 2.500 kcal/dia para manter peso.



 
Porções de alimentos mostradas acima têm 200 calorias cada
(Foto: wiseGEEK.com/Reprodução)

O site americano wiseGEEK, que promete responder perguntas comuns de forma clara, listou 71 fotografias de porções alimentos com 200 calorias cada. CONTINUA!



Veja também:
.    Médicos querem refrigerantes mais caros para combater obesidade
  • Seis em dez paulistanos que comem fora têm sobrepeso, diz estudo
  • Hábito alimentar da família influencia formação do paladar das crianças
  • OMS divulga novas orientações para consumo diário de sal e potássio
  • Estudo liga fast-food a aumento de asma e eczema entre crianças
  • Veja todas as notícias sobre alimentação
  • Yoani responde em seu blog a protestos no Brasil

    Via blog do Noblat
    20.02.2013

    O Globo

    Depois de cancelar oficialmente alguns dos eventos programados para esta terça-feira e de afirmar em uma coletiva de imprensa que “passou por uma situação de risco”, a blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez respondeu aos “atos de repúdio” que viveu no Brasil em seu blog Generación Y.

    De acordo com ela, as manifestações foram causadas por “alguns adeptos incondicionais do governo cubano”, que exibiam uma lista de mentiras sobre ela.

    “O grupo de extremistas que impediu a projeção do filme de Dado Galvão em Feira de Santana era algo mais que alguns poucos adeptos incondicionais do governo cubano. Todos tinham, por exemplo, o mesmo documento, impresso e colorido, com lista de mentiras sobre mim, todas maniqueistas e fáceis de rebater em um simples conversa. Repetiam um roteiro idêntico e batido, sem ter a menor intenção de escutar a resposta que eu pudesse dar”, disse, em seu blog.

    Leia mais em Yoani responde a protestos e acusa manifestantes de exibirem lista de mentiras

    Leia também Manifestações sobre visita de Yoani Sanchez tomam as redes sociais



    Leia também e veja o vídeo (Jornal Nacional):
    Cubana Yoani Sánchez enfrenta novos protestos na Bahia



    Charge: Blogueira cubana tenta falar no Brasil



    terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

    Suplementos com colágeno podem melhorar saúde da pele e articulações

    Via G1/Bem Estar
    19.02.2013

    Porém, antes de tomar, é importante sempre procurar orientação médica.
    Suplementação não substitui alimentação e excesso faz mal à saúde.


    O colágeno é uma importante proteína produzida pelo organismo desde o nascimento, mas que vai diminuindo a partir dos 30 anos, o que pode deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas.

    Como primeira medida de prevenção, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, principalmente musculação, que ajudam a minimizar os impactos do envelhecimento, como explicaram as dermatologistas Márcia Purceli e Denise Steiner no Bem Estar desta terça-feira (19).

    Veja a matéria completa. Veja os vídeos!

    Manifestantes cercam auditório e filme sobre Yoani é cancelado

    Via blog do Noblat
    19.02.2013

    Flávio Tabak, O Globo

    Os protestos nos aeroportos de Recife e de Salvador, na manhã desta segunda-feira, eram o prenúncio do que ocorreria mais tarde, no primeiro evento do programa da blogueira cubana Yoani Sánchez em solo brasileiro.

    Durante à noite, ela levou meia hora para ingressar no Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, onde participaria da exibição de um documentário sobre a liberdade de expressão em Cuba e Honduras, do cineasta Dado Galvão.

    Cerca de 80 manifestantes de movimentos de esquerda como a União da Juventude Rebelião, União da Juventude Socialista (UJS) e a Associação José Marti da Bahia cercaram o local onde seria exibido o filme. Com receio de que a quantidade de manifestantes provocasse tumulto, os organizadores do evento atrasaram a chegada da blogueira até que fosse formado um cordão de segurança por guardas municipais. A exibição do filme teve que ser cancelada.

    Leia mais em Manifestantes cercam auditório e filme sobre Yoani é cancelado

    SAMPA SANGRA

    Jornal Nacional
    18.02.2013



    Temporal provoca alagamentos e transtornos em São Paulo

    Um temporal no meio da tarde provocou alagamentos e muito transtorno na região metropolitana de São Paulo. O céu escuro, às 16h [na região onde eu moro, às 15:45h já chovia e ventava muito!!! Muito mesmo!!! Parecia que o mundo estava se acabando!!!], avisava o que estava por vir. A chuva chegou com vento e granizo. A tempestade atingiu todas as regiões, e os alagamentos foram piores na Zona Leste da capital paulista. Em uma avenida, carros ficaram submersos. Um deles rodopiava na água. Veja a matéria completa. Veja o vídeo!

    Comentário básico:
    Assustadora e desesperadora
    a situação que vivemos aqui em São Paulo!
    Adelidia Chiarelli


    Empresa esterilizava material hospitalar de forma irregular no RJ

    Fantástico
    17.02.2013

    O Fantástico acompanhou uma operação da Delegacia do Consumidor. O alvo? Uma empresa de esterilização no subúrbio do Rio de Janeiro.




    Uma operação policial no Rio de Janeiro revela que uma empresa contratada para esterilizar materiais de 20 hospitais públicos fazia o serviço de forma irregular, colocando em risco a saúde da população. Veja a matéria completa. Veja o vídeo!


    Comentário básico:
    Ki horror, Brasil!!!
    Ki vergonha, Brasil!!!
    Ki tristeza, Brasil!!!
    Quanta irresponsabilidade, Brasil!!!
    Adelidia Chiarelli

    OEA pede explicações do Brasil sobre presídio

    Via blog do Josias de Souza
    18.02.2013

    A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos enviou um ofício ao governo brasileiro. No documento, a entidade pede explicações sobre violações aos direitos humanos a que são submetidos os presos recolhidos ao Presídio Central de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Inspecionada por juízes do Conselho Nacional de Justiça em abril de 2011, a cadeia gaúcha foi classificada como “uma das piores unidades prisionais do país.”

    Construído em 1959, o presídio jamais foi reformado. Tem capacidade para menos de 2 mil presos. Mas há mais de 4 mil pessoas empilhadas em seus pavilhões. Falta saneamento básico. Sobram gambiarras e fiações expostas ao risco de curto-circuito. Ratos e baratas correm por entre os presos. Doentes morrem sem assistência médica –a maioria fenece de Aids e tuberculose. CONTINUA!

    Cientista da Nasa diz que busca por vida em lua de Júpiter é promissora


    JC e-mail 4666, de 18 de Fevereiro de 2013.
    Cientista da Nasa diz que busca por vida em lua de Júpiter é promissora


    De acordo com pesquisador, o lugar tem maior probabilidade do que Marte para que se encontre vida no sistema solar

    Na busca por vida no sistema solar, a Europa, uma lua de Júpiter que abriga um oceano, parece mais promissora do que Marte, o grande deserto onde os Estados Unidos concentram seus esforços limitados por cortes orçamentários, afirmam especialistas.

    "Fora da Terra, a Europa é o lugar do nosso sistema solar com a maior probabilidade de se encontrar vida, e deveríamos explorá-la", afirmou Robert Pappalardo, cientista responsável do Jet Propulsion Laboratory (JPL), laboratório da agência espacial americana Nasa.

    Ele comenta que a lua é recoberta por uma camada de gelo relativamente fina, possui um oceano (líquido sob o gelo) em contato com rochas no fundo, é geologicamente ativa e bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao se misturar com a água, uma energia ideal para a vida.

    No entanto, a pedido da Nasa a missão que exploraria a lua Europa foi revista devido a um corte de custos, explicou à imprensa o cientista, durante a conferência anual da Associação americana pelo avanço da ciência (AAAS, em inglês), que acontece em Boston até o dia 18 de fevereiro.

    O JPL, aliado ao laboratório de física aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, concebeu um novo projeto de exploração chamado "Clipper" num valor total de US$ 2 bilhões, sem contar com o lançamento da nave.

    O aparato seria colocado na órbita de Júpiter e realizaria vários vôos de aproximação à Europa, seguindo o exemplo da sonda Cassini em Titã, uma lua de Saturno. "Desta forma, podemos cobrir de forma eficaz toda a superfície da Europa, pela metade do custo inicial", assegurou Pappalardo. Se for aprovado, o "Clipper" pode ser lançado em 2021 e demoraria de três a seis anos para chegar à lua Europa.

    Em comparação, são necessários apenas seis meses para se chegar a Marte. De qualquer forma, a Nasa informou não possuir fundos suficientes para sustentar a missão Clipper no atual contexto de cortes orçamentários.

    Uma prioridade científica - No entanto, a agência espacial anunciou em dezembro o envio de um novo robô a Marte em 2020 seguindo o exemplo do Curiosity, um projeto de US$ 2,5 bilhões. Tendo chegado ao planeta vermelho em agosto de 2012, o Curiosity busca determinar se Marte pode ter desenvolvido alguma forma de vida.

    De acordo com os projetos atuais de exploração robótica da Nasa, os Estados Unidos não terão mais sondas na parte mais longínqua do sistema solar após a chegada da nave Juno à órbita de Júpiter em 2016, programada para se chocar contra o planeta um ano mais tarde.

    Por outro lado, a Nasa pode participar da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) a Júpiter e as suas luas, batizada de "Jupiter Icy Moon Explorer", com previsão de chegada para 2030.

    Embora Pappalardo admita que Marte representa grande parte da exploração do sistema solar pela Nasa, ele acredita que a agência "também deveria explorar lugares que constituem uma grande prioridade científica". "Uma das perguntas fundamentais é saber se existe vida fora do sistema solar", completou.

    Enquanto Marte pode ter sido habitada a bilhões de anos atrás, a Europa pode ser propícia à vida neste momento, insistiu o cientista. "Se a Europa é o melhor lugar do sistema solar para abrigar vida depois da Terra, a Encelade, uma lua de Saturno, a segue de perto", ressaltou Amanda Hendrix, do Instituto de ciência planetária em Tucson (sudoeste).

    A Encelade conta com 'um mar e um oceano de água líquida embaixo de uma camada de gelo e é geologicamente ativa com uma fonte de calor no polo sul, além de um gêiser que emite partículas de água', explicou na mesma coletiva de imprensa. A Europa foi observada de perto pela primeira vez pelas sondas americanas Voyager em 1979 e Galileo nos anos 1990.

    (Portal G1)

    Cientistas anunciam descoberta de água em rochas lunares


    JC e-mail 4666, de 18 de Fevereiro de 2013.
    Cientistas anunciam descoberta de água em rochas lunares


    Os resultados da pesquisa norte-americana foram publicados ontem na edição online da revista científica "Nature Geoscience"

    Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, detectaram traços de água em amostras de rocha lunar obtidas das missões Apolo. Os resultados, publicados ontem na edição online da revista científica "Nature Geoscience", indicam que a Lua em seu início tinha presença de água que não foi substancialmente perdida durante a sua formação.

    Esse não é o primeiro anúncio do gênero, mas, neste caso, os achados contradizem a teoria predominante sobre a formação lunar, que diz que a Lua foi formada por fragmentos gerados a partir de um choque entre a Terra e outro corpo planetário.

    "É uma descoberta difícil de explicar considerando o atual modelo de formação da Lua", disse Youxue Zhang, um dos autores da pesquisa. "Sob esse modelo a água deveria ter sido praticamente eliminada." Ao longo dos últimos cinco anos, observações espaciais e novas medidas em laboratório de amostras lunares da Apolo derrubaram a antiga crença de que a Lua é um corpo árido. Em 2008, análises em vidros vulcânicos lunares detectaram hidroxila, uma substrutura da molécula de água. Em 2009, uma sonda lunar da Nasa arremeteu contra uma cratera lunar permanentemente sombreada e o material ejetado era surpreendentemente rico em água. Zhang disse que a maior surpresa do trabalho foi que mesmo em rochas lunares que não se esperava encontrar nada, algum conteúdo de água foi encontrado.

    "Não foi água 'líquida' que conseguimos detectar neste estudo, mas grupos hidroxilas distribuídos dentro de grãos minerais", disse Hejiu Hui, também autor do artigo.

    Os grupos hidroxila detectados pelo time de pesquisadores são evidências de que o interior da Lua continha quantidade significativa de água durante o seu estágio inicial de formação, antes da crosta se solidificar, e pode ter desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de basaltos lunares.

    "A presença de água pode implicar uma solidificação mais prolongada do oceano de magma lunar do que sugerem os cenários baseados no modelo vigente", disse Hui.

    Cientista diz que chances de vida em Marte são remotas

    "As chances de nos depararmos com uma rocha em Marte e encontrarmos substâncias orgânicas são quase inexistentes." Com esta frase, John Grotzinger, o cientista-chefe da missão do jipe-robô Curiosity em Marte expôs hoje sua expectativa para uma das metas do projeto.

     Grotzinger chegou hoje a Boston para o encontro da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) questionado sobre se a Nasa já teria resultados positivos comprovando que o planeta teria sido habitável no passado. É a segunda vez em menos de seis meses que esse tipo rumor circula, e Grotzinger adotou no congresso uma postura mais cautelosa do que aquela com que a Nasa costuma divulgar a missão.

    Questionado por jornalistas sobre se a agência espacial está segurando informação do público, o cientista negou.

    "As expectativas de todos estão extremamente altas para coisas que só descobriríamos sob as mais extraordinárias condições", disse. "Nós adoraríamos encontrar substâncias orgânicas em Marte. Mas a verdade é que, mesmo num planeta com água como o nosso, que teve vida no passado, ela quase nunca é preservada por longo tempo."

    Segundo o cientista do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), a meta mais geral da missão não sofre nada com o reconhecimento de que substâncias orgânicas são difíceis de achar, pois há outras maneiras de buscar indícios de condições favoráveis à vida em Marte.

    "Estamos procurando sinais de água e substâncias que digam algo sobre qual fonte de energia poderia ter sido usada por microorganismos no planeta caso eles tenham existido."

    Os geólogos da missão identificaram no início do mês uma rocha que aparenta ter interagido com água no passado e começaram a usar a broca do jipe para fazer a primeira operação de perfuração.

    A poeira resultante do processo deverá então ser recolhida pela pá do Curiosity e levada até uma peneira interna que serve para preparar amostras.

    É possível que algum resultado sobre essa primeira análise saia antes de abril.

    (Folha de São Paulo e Folhapress)

    segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

    Una nueva técnica permite escanear a las células

    No Tendencias 21
    13.02.2013:

     

    Célula observada con un microscopio de fluorescencia.
    gen: IP69.226.103.13. Fuente: Wikimedia Commons.

    Gracias a ella, se podrán extraer células enfermas y someterlas a resonancia para evitar exponer a pacientes a los elevados campos magnéticos del túnel de resonancia
    
    Un equipo de investigadores del Instituto de Ciencias Fotónicas (ICFO), del Instituto de Química-Física Rocasolano (CSIC) y de la Universidad Macquarie de Australia han desarrollado una técnica similar a la resonancia magnética pero con una resolución nanométrica – un millón de veces mayor que la milimétrica–. Su sensibilidad es tan alta que permite escanear células individuales. Leia a matéria completa!


    Congressista do Brasil é 2º mais caro do mundo

    Via blog do Josias
    17.02.2013

    Antes de iniciar a leitura, retire as crianças da sala. Você não vai querer que elas o vejam ofendendo a mãe dos outros. Lá vai: cada um dos 594 congressistas brasileiros custa ao seu, ao meu, ao nosso bolso a bagatela de US$ 7,4 milhões por ano. É o segundo parlamentar mais caro do planeta. Só perde para o legislador dos EUA, que sai a US$ 9,6 milhões anuais.

    Esmiuçados em notícia do repórter Paulo Gama, os dados constam de pesquisa realizada pela ONU, em parceria com uma entidade chamada União Interpalamentar. O estudo envolve 110 países. Calma, não azede o seu domingo. Você tem sempre que pensar no lado positivo das coisas. O espelho, por exemplo. Já imaginou que Brasil maravilhoso será o Brasil no dia em que o eleitor enxergar no próprio reflexo a figura de um cúmplice. Repare bem: quando um político inescrupuloso faz do eleitor um idiota, é porque encontrou matéria prima. CONTINUA!

    Polícia encontra 15 mulheres em situação de cárcere privado e regime de escravidão em prostíbulo em Belo Monte

    Via EcoDebate
    15.03.2013

    Menina de 16 anos foge de boate onde polícia encontrou 15 mulheres em situação de cárcere privado e regime de escravidão. Caso pode ser caracterizado ainda como tráfico de pessoas*

    Por Verena Glass, da Agência de Notícias Reporter Brasil.

    A Polícia Civil de Altamira, no Pará, encontrou 14 mulheres e uma travesti em regime de escravidão e cárcere privado em um prostíbulo localizado em área limítrofe de um dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte. A operação foi realizada na noite desta quarta-feira, 13, após denúncia de uma garota de 16 anos, que conseguiu fugir. A adolescente procurou a conselheira do Conselho Tutelar, Lucenilda Lima, que acionou a polícia.

    De acordo com o delegado Rodrigo Spessato, que comandou a operação, as mulheres, de idade entre 18 e 20 anos – além da jovem de 16, todas provenientes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – eram confinadas em pequenos quartos sem janelas e ventilação, com apenas uma cama de casal, e havia cadeados do lado de fora das portas. Em depoimentos ao delegado, as vítimas afirmaram que podiam ir à cidade de Altamira uma vez por semana, por uma hora, mas eram vigiadas pelos funcionários da boate. CONTINUA!

    Marquise de hospital inaugurado há menos de um mês desaba no Ceará

    Via blog do Noblat
    18.02.2013

    Carlos Mazza, O Globo

    Uma parte da estrutura da fachada do Hospital Regional Norte, em Sobral (CE), a 240 quilômetros da capital cearense, desabou com as chuvas da manhã de domingo, e deixou uma pessoa ferida. O hospital, que ainda está longe de operar normalmente, foi inaugurado há um mês com um show da cantora Ivete Sangalo, que recebeu cachê de R$ 650 mil do governo do estado.

    Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o desabamento ocorreu durante ajustes na estrutura da fachada da unidade de cirurgias obstétricas do hospital. Uma vistoria no sábado já havia constatado problemas na calha de drenagem da marquise. Com as fortes chuvas de ontem, a estrutura desabou.

    Leia mais em Marquise de hospital inaugurado há menos de um mês desaba no Ceará

    domingo, 17 de fevereiro de 2013

    Resoluções de 30 anos do Conama reunidos em um único livro

    Via O ECO
    13.02.2013



     
    CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO


    O Ministério do Meio Ambiente lançou no ano passado uma edição especial do livro de resoluções normativas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). A obra é uma mão na roda para analistas ambientais, gestores públicos, funcionários do Ibama e ICMBio e pessoas que trabalham usando a legislação ambiental brasileira.

    O livro é um calhamaço de 1125 páginas que está disponível em formato PDF para quem quiser. Há duas maneiras de consultar às resoluções: uma pelo índice cronológico e outra pelo índice temático. O índice cronológico começa pela resolução mais recente e vai até a mais antiga. São tantas que a lista ocupa 18 páginas. Já o índice temático, como o próprio nome entrega, separa as normas por assuntos, como Áreas Protegidas, Qualidade de Água e Gestão de espécies de fauna e flora.

    No final do documento, uma lista de siglas é publicada e serve como guia para a leitura. O livro foi lançado no ano passado pelo Ministério de Meio Ambiente por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A publicação Resoluções do Conama pode ser baixada neste link. Bons estudos!

    ‘O fim da miséria?’, por J. R. Guzzo

    Via blog do Noblat
    16.02.2013

    J. R. Guzzo, Revista Exame

    O governo divulgou no início de fevereiro vitórias importantes contra a miséria e prometeu que a partir do mês que vem não existirá mais pobreza extrema no Brasil. Isso quer dizer que não haverá ninguém, já agora em março, com renda inferior a 70 reais por mês em todo o território nacional.

    Segundo os critérios oficiais em vigor, geralmente avalizados por organismos internacionais, essa quantia é a marca que define quem é quem na escala social brasileira. O cidadão que tem uma renda mensal de 70 reais, ou menos, é um miserável oficial; quem consegue passar esse limite já não é mais.

    “Tiramos, entre 2011 e 2012, mais de 19,5 milhões de pessoas da pobreza extrema”, afirmou a presidente Dilma Rousseff. “Até o mês de março vamos zerar o cadastro”.

    Segundo o governo, há no momento 600.000 famílias nesse registro; não haverá mais ninguém dentro de um mês, salvo um número incerto de cidadãos que estão na miséria, mas não no cadastro.

    Esses ainda terão de ser encontrados para receber do Tesouro Nacional, a cada mês, os reais que vão salvá-los.
    Pode haver erros nessas contas, é claro, mas não se trata de números argentinos: basicamente, retratam a realidade aproximada da fossa social brasileira.

    A dimensão numérica, portanto, está certa. O problema é que ela também está errada ─ pois leva o governo a concluir que a miséria está acabando no Brasil, quando é mais do que óbvio que ela continua existindo, e existindo à toda.

    A primeira dificuldade com a postura oficial está na pessoa verbal utilizada pela presidente. “Tiramos” da miséria, disse ela ─ uma apropriação indébita da realidade, pois quem tirou aqueles milhões de brasileiros da linha inferior aos 70 reais não foi ela nem seu governo, e sim o contribuinte brasileiro.

    Leia a íntegra em ‘O fim da miséria?’

    Brasil mantém doentes mentais presos ilegalmente

    Via blog do Noblat
    17.02.2013

    Vinicius Sassine, O Globo

    Num buraco ao lado de uma criação de porcos, da tubulação de esgoto e do resto da comida servida na Casa de Detenção (Cadet), Cola na Cola passa as noites e cumpre sua pena. José Antônio dos Santos não admite mais ser chamado pelo nome, refuta pai e mãe, veste-se com roupas femininas e se considera mulher. Só atende pela alcunha Cola na Cola, uma expressão que ninguém sabe explicar de onde surgiu.

    — Fui eu que mandei fazer essa cadeia. E não estou preso. Fico aqui pelo chamado para acabar com a corrupção — diz ele.

    O Estado nunca diagnosticou seu transtorno mental. Nos últimos dois anos, ele não aderiu a qualquer tratamento psiquiátrico, não tomou uma única medicação nem esteve numa consulta médica. O buraco onde mora está na entrada do presídio, na parte de dentro, onde ficam os porcos, as galinhas e o lixo.

    Leia mais em Brasil mantém doentes mentais presos ilegalmente

    Leia também Maior presídio de Goiás tem ala de psiquiatria

    Leia ainda Trancado em um cubículo escuro preso combina remédios com crack

    Pesquisas científicas financiadas por indústria de alimentos são alvo de crítica


    JC e-mail 4665, de 15 de Fevereiro de 2013.
    Pesquisas científicas financiadas por indústria de alimentos são alvo de crítica


    De acordo com trabalho publicado na Lancet, estudos pagos pela indústria de alimentos tem uma chance até oito vezes maior de ter conclusões favoráveis a essas empresas do que estudos independentes

    Artigo publicado em uma edição especial da revista médica "Lancet" sobre o combate às doenças crônicas afirma que a indústria de alimentos tem se comportado de forma similar às fabricantes de cigarro na hora de influenciar governantes e profissionais a implementar políticas para reduzir o consumo de gordura, açúcar e sódio.

    De acordo com o trabalho assinado por Rob Moodie, da Universidade de Melbourne, na Austrália, e Carlos Monteiro, professor de nutrição da USP, pesquisas científicas financiadas pela indústria de alimentos tem uma chance até oito vezes maior de ter conclusões favoráveis a essas empresas do que estudos independentes.
    Para eles, acordos entre o governo e a indústria para cortar sódio, gorduras e açúcar de alimentos acabam tomando o lugar de regulamentações mais rígidas.

    Segundo o artigo, não há evidência de que acordos voluntários surtam efeito.
    Além da influência política, as fabricantes de alimentos também teriam em comum com as de cigarro a migração de seus esforços para países de renda média e baixa, já que os ricos estão com seus mercados saturados. Nos últimos anos, a ONU foi criticada por supostamente ceder aos interesses da indústria ao formular políticas para o controle de doenças como hipertensão e diabetes.

    No entanto, o modelo de parcerias com a iniciativa privada vem sendo adotado em muitos países, inclusive no Brasil, onde as fabricantes se comprometeram a reduzir os níveis de sódio dos alimentos.

    O acordo também é alvo de críticas por aqui. Um levantamento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostrou que as metas de corte de sódio são tímidas demais para ter impacto, conforme a Folha noticiou na semana passada.

    Para a indústria, a redução depende de adaptações tecnológicas e também do hábito do consumidor.

    (Folha Online)

    Validação de diploma de Medicina pode mudar


    JC e-mail 4664, de 14 de Fevereiro de 2013.
    Validação de diploma de Medicina pode mudar


    Uma nova alternativa para facilitar a validação de diplomas de Medicina obtidos no exterior está em discussão no governo. A ideia é alterar a metodologia do Revalida, exame exigido de profissionais interessados em trabalhar no País. Pela proposta, a definição do padrão de dificuldade das questões, hoje atribuição de professores e médicos, passaria a ser feita por alunos no fim do curso.

    Defensores da mudança afirmam que a medida tornaria o exame mais justo. "Não faz sentido aplicar uma prova mais difícil para médicos que se formam no exterior. O padrão tem de ser o mesmo", afirma o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que acompanha as discussões.

    O número de brasileiros interessados em validar o diploma no Brasil deve crescer. Depois de Bolívia e Cuba, a Argentina é o novo destino de estudantes que desejam cursar Medicina mas não conseguem vaga em uma universidade pública e não têm recursos para pagar um curso particular, cuja mensalidade custa, em média, R$ 5 mil.

    (Lígia Formenti, O Estado de São Paulo)

    sábado, 16 de fevereiro de 2013

    Medio millón de asteroides y cometas desconocidos nos amenazan

    Via esMATERIA.com
    Por Javier Salas
    15.02.2013

    Apenas conocemos el 1% de los objetos espaciales que podrían ser un peligro. La astronomía amateur se ha profesionalizado para ser decisiva en el descubrimiento y seguimiento de los que podrían chocar contra la Tierra


    Recreación del paso de dos asteroides junto a la Tierra. / ESA

    Anoche, mientras todos los astrónomos de todo el mundo realizaban meticulosos ensayos con sus equipos para perseguir hoy al asteroide 2012 DA14, descubierto por el granadino observatorio de La Sagra, otro viajero espacial se nos acercaba por la espalda y nos pillaba desprevenidos, hiriendo a cientos de personas cerca de los Urales, en Rusia. No es extraño, si atendemos a las cifras: se calcula que hay más de medio millón de asteroides como estos surcando nuestra órbita, de los que se han catalogado 9.600. Son los denominados NEO (objetos próximos a la Tierra, por sus siglas en inglés), de los que habríamos descubierto en torno al 1%. De los conocidos, apenas 362 se consideran probabilísticamente peligrosos, aunque sea de forma remota, según la Agencia Espacial Europea (ESA). Recientemente, la NASA hizo una especie de recuento: existirían unos 4.700 asteroides peligrosos por ser mayores de 100 metros de diámetro, de los que tenemos localizados al 20%-30%. De alertar de su llegada se dedican, en la medida de sus posibilidades, organismos relativamente recientes creados por la NASA y la ESA. Pero también miles de aficionados que pasan las noches mirando al cielo, a través de sus portátiles, para alertar de sus peligros.

    Algo así sucedió en las primeras horas del 23 de febrero del año pasado, cuando el equipo de Jaime Nomen, del Observatorio Astronómico de Mallorca (OAM), detectó un objeto desconocido que sería catalogado como el asteroide 2012 DA14 y cuya órbita le convierte en un potencial peligro para los habitantes de la Tierra. Esta noche, ese asteroide peinará el flequillo de nuestro planeta, acercándose hasta unos 27.700 kilómetros sobre Indonesia, mucho más cerca que nuestros satélites geoestacionarios artificiales, que orbitan 35.000 kilómetros por encima del ecuador. Nunca antes de había calculado el paso de un objeto de este tamaño tan cerca… sin golpearnos. Desde La Sagra ya han detectado 64 objetos y ocho cometas. CONTINUA!

    sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

    Asteroide 2012 DA14
    Observatorio Planetario de Mallorca



    Este singular asteroide descubierto por el OAM, la noche del 22 de febrero de 2012, tiene unos 44 metros de diámetro y esta clasificado como un asteroide NEO tipo Apollo, cruzará la órbita de la Tierra el próximo 15 de febrero de 2013 a una distancia de tan sólo 30.000 km. Es una oportunidad inigualable para la observación y estudio de estos objetos, puesto que esta será la mayor aproximación a la Tierra de un objeto de un tamaño considerable que ha sido previamente detectado.

    Cuando un asteroide es clasificado NEO (Near Earth Object) significa que este objeto tiene una órbita próxima a la de la Tierra, y si es de tipo Apollo quiere decir que además tiene el peligroso hábito de cruzar periódicamente nuestra órbita. El asteroide 2012 DA14 cumple ambos requisitos, su periodo y órbita son muy similares a los de la Tierra (ver fig.2), un año (una vuelta completa al Sol) dura 366,2 de nuestros días. Actualmente (11/03/2012) se han descubierto 4.331 asteroides de este tipo, pero la gran semejanza de la órbita de este asteroide con la de la Tierra lo convierte en un objeto extraordinario.

    Si pudiésemos observar el movimiento de este asteroide desde el espacio (tal como ocurre en la simulación de Solar System Dynamics, de JPL) podríamos ver como la órbita de este asteroide posee una curiosa sincronía con la órbita de la Tierra. Se mueve todo el tiempo cerca de la Tierra, adelantándola cuando esta pasa al lado inferior del plano solar y quedándose rezagando al pasar al plano solar superior. Este sorprendente comportamiento hace que los dos objetos se crucen dos veces cada año, en los nodos ascendente y descendente de sus órbitas. (Ver fig.03) Veja a matéria completa! Veja o vídeo!

    Veja também:
    -Los científicos dudan si el meteorito y el asteroide están relacionados o no
    -La noche del asteroide

    - NASA TV