quarta-feira, 2 de maio de 2012

Protestos marcam 1° de maio na América Latina

Via blog do Noblat
02.05.2012

O Globo

Na América Latina, o Dia do Trabalho foi comemorado com muitas manifestações e passeatas, com sindicatos e grupos políticos aproveitando a data para cobrar melhorias salariais e criticar o capitalismo, mas também para protestar contra seus governos.

Em Caracas, chamou a atenção a ausência do presidente Hugo Chávez, que convalesce de um câncer. Seus seguidores levaram faixas com dizeres como “adiante, comandante”.

Mas o dia também foi marcado por protestos de opositores de Chávez, que aproveitaram a data para criticar a Lei do Trabalho, aprovada pelo presidente venezuelano na véspera.

Em La Paz, a tradicional marcha convocada pela Central Obrera Boliviana acabou com protestos contra o governo de Evo Morales, de quem a entidade já foi aliada. Os manifestantes, que acusam o governo de ignorar suas reivindicações, queimaram um boneco que representava Morales.

Participaram da marcha professores e médicos do serviço público, indignados pelo aumento da jornada de trabalho de seis para oito horas.

Leia mais em Protestos marcam data na América Latina

Leia também Europeus protestam contra austeridade no dia de trabalho