quinta-feira, 24 de maio de 2012

A SBPC se despede de mais um Cientista que integrou sua Diretoria - Luiz Edmundo de Magalhães


JC e-mail 4503, de 23 de Maio de 2012.
A SBPC se despede de mais um Cientista que integrou sua Diretoria - Luiz Edmundo de Magalhães


Faleceu na noite de ontem (22) o cientista Luiz Edmundo de Magalhães, devido a problemas pulmonares. Seu corpo está sendo velado, até as 16h, no saguão do edifício André Dreyfus, no Instituto de Biociências da USP, na Rua do Matão, 277, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Graduado em História Natural pela Universidade de São Paulo (1952) e doutor em Ciências Biológicas pela mesma universidade (1958), Magalhães tinha vasta experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal e Genética de Populações.

Também desenvolveu trabalhos em biotérios de experimentação animal e foi um dos pioneiros na abordagem deste trabalho com ênfase em ética animal.

Foi responsável pela produção do primeiro camundongo transgênico no Brasil. O professor foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por dois mandatos: de 1969 a 1973 e de 1987 a 1991. Foi também membro da Diretoria da SBPC, ocupando o cargo de Secretário-Geral por três mandatos: de 1973-1975, 1975-1977 e de 1985-1987. Seu trabalho se destacou também como editor da Revista Ciência e Cultura. Ultimamente colaborava com a Sociedade compondo a Comissão "Memória da SBPC". Seu mais recente trabalho foi o de organizar o livro "Humanistas e Cientistas do Brasil" que será publicado pela SBPC.

Na última sexta-feira (18), mesmo internado na semi UTI do Hospital Albert Einsten, entregou à presidente da SBPC, Helena Nader, o conjunto completo de textos para a impressão do livro. A obra foi resultado de um trabalho intensivo de treze meses de duração. Nele, são homenageadas 62 personalidades, contemplando três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Sobre a importância do livro, em carta o professor Luiz Edmundo destaca que foi "um trabalho de elevado padrão intelectual, produzido pelos melhores nomes da nossa elite cultural. Seguramente, será uma obra de extrema importância, referência indispensável para quem for fazer a História da Ciência Brasileira no século XX e início do XXI".

SBG - Luiz Edmundo Magalhães foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Genética (SBG) e presidente da entidade de 1982 a 1984. Para o presidente da SBG, Carlos Frederico Martins Menck, o professor deixa uma obra de relevância para a genética e biologia brasileira. "Lembro que quando ingressei no Instituto de Ciências Biológicas da USP, ele era o diretor e nos dava grande apoio. Sua atuação no aspecto administrativo também foi relevante, garantindo a qualidade da ciência e do ensino na instituição", declarou Menck ao Jornal da Ciência. Para a SBG, o Professor Luiz Edmundo também teve destacado papel na divulgação e popularização desta área do conhecimento no Brasil atuando como membro do corpo editorial de periódicos como 'Educação Brasileira', 'Revista Brasileira de Genética' e 'Genetics and Molecular Biology'.

UFSCar - O professor Luiz Edmundo de Magalhães foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 1975 a 1979 e Doutor Honoris Causa da Instituição. Durante sua gestão, liderou momento de expansão dos cursos de graduação da então jovem universidade, aumentando de seis para 19 cursos de graduação. Magalhães também estava à frente da Instituição no início de suas atividades de pós-graduação, com a criação dos programas de Ecologia e Recursos Naturais e de Educação, em 1976, meta com a qual se comprometera já em seu discurso de posse.

Em nota, a reitoria da UFSCar destaca que Magalhães nunca perdia a oportunidade de expressar seu carinho e o orgulho que sentia pela Universidade. "Sua gestão foi marcada também pelo início de uma trajetória que resultaria na consolidação dos processos de gestão democrática que hoje caracterizam e diferenciam nossa Instituição, já que foi durante seu mandato que foram implantados o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Assim, expressando nossos agradecimentos e o reconhecimento do papel fundamental que o professor Luiz Edmundo desempenhou na história da UFSCar, despedimo-nos com pesar e expressamos nossos sentimentos aos seus familiares e amigos." Prêmios - Em 2008, Luiz Edmundo Magalhães recebeu o título de Patrono do Biotério da Uniararas, Centro Universitário Hermínio Ometto e o Prêmio Domingos Niobey, Academia Nacional de Medicina em 1985 e em 1975 recebeu da mesma academia o Prêmio Alvarenga. O pesquisador ainda foi homenageado como "Huésped de Honor de La Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de La Plata" e recebeu o título de 'Cidadão Sãocarlense', da Câmara Municipal de São Carlos, em 1976.

A Ciência brasileira perde mais um de seus ícones, mas fica o legado de sua obra grandiosa. (Jornal da Ciência)

Um comentário enlutado:
Estou muito triste.
Fui aluna do professor Luiz Edmundo de Magalhães.

Adelidia Chiarelli