quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ameixas secas ajudam a prevenir fraturas

Via JM Online
24.08.2011

Ameixas secas ajudam a melhorar a saúde óssea em pessoas de todas as idades. Segundo pesquisadores da Florida State University e da Oklahoma State University, nos Estados Unidos, a fruta pode ainda ajudar mulheres na pós-menopausa.O estudo envolveu 100 mulheres, que foram acompanhadas por doze meses. Elas foram divididas em dois grupos.

O primeiro, composto por 55 participantes, consumiu cerca de dez ameixas secas diariamente, enquanto o segundo grupo, com 45 mulheres, consumiu a mesma quantidade de maçãs secas. Todas as participantes receberam ainda uma dose de cálcio e 500 miligramas de vitamina D por dia. Os resultados mostraram que o grupo que consumiu ameixas secas apresentava densidade mineral óssea significativamente maior em ossos do braço e da coluna em comparação com o grupo que consumiu maçãs secas. Segundo os pesquisadores, isso se deve à capacidade que as ameixas têm de suprimir a taxa de reabsorção óssea, reduzindo os riscos de fratura.

“Durante minha carreira, testei frutos numerosos, incluindo figos, tâmaras, morangos e uvas passas. Nenhum deles tem efeito sobre a densidade óssea que se aproxime do alcançado pelas ameixas secas”, diz Bahram Arjmandi, um dos autores da pesquisa. “Todas as frutas e os vegetais têm efeito positivo sobre a nutrição, mas, em termos de saúde óssea, este alimento em especial é excepcional”.

Detalhes aqui!