domingo, 21 de agosto de 2011

Pessoas curadas do câncer acham que não terão mais a doença

Via Agência USP de Notícias
Por Mariana Soares - nanacsoares@gmail.com
17.08.2011

Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) observou pacientes que já tiveram câncer para saber se eles percebem ou reconhecem seu risco de terem a doença novamente e saber se eles fazem os exames adequados. A autora do estudo de mestrado, Larissa de Melo Alvarenga, concluiu que a maioria deles julga-se livre do risco de uma reincidência. A pesquisa Percepção de risco e comportamento em saúde de usuários com história pessoal de neoplasias em uma unidade de saúde da família faz parte de uma série de estudos que serão realizados pelo grupo de pesquisa GEPEG (Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Genômica), da própria escola. A orientação foi da professora Milena Jorge Simões Flória Lima Santos, da EERP.

O estudo contou com respostas de 23 pacientes de uma Unidade de Saúde da Família de Ribeirão Preto. Eram, em sua maioria, mulheres com mais de 60 anos. O questionário utilizado, adaptado de um modelo norte-americano, recolheu informações importantes sobre o estilo de vida dos pacientes que permitiram observar que eles acreditavam ter baixa probabilidade de adoecer de novo pelo fato de fazerem um acompanhamento médico rotineiro. Isto é, os pacientes monitoravam sua saúde, e por fazerem isso, achavam que a doença não podia reaparecer.

Quando questionados sobre o que acham que causou a sua doença, a maioria dos entrevistados não soube responder um fato principal, mas deram grande valor aos fatores emocionais. Fatores externos, tais como álcool, cigarro e sol, também foram listados como possíveis causadores das chamadas neoplasias, enquanto a alimentação não é associada ao câncer por eles. Continua