quinta-feira, 4 de agosto de 2011

‘Operação Cidadania’ do governo mascara Belo Monte

Via O ECO
Por Nathália Clark
28.07.2011



Comunidades indígenas e ribeirinhas que serão
alagadas com a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Crédito: Renata S. Pinheiro/MXVPS


Nesta segunda-feira (18), o governo federal iniciou o plano de ação para a chamada Operação Cidadania Xingu, que pretende levar desenvolvimento sustentável aos 11 municípios do entorno da futura hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Oficialmente, a intenção é reduzir os impactos socioambientais causados pela obra, mas, para as comunidades locais, é mais uma tentativa de “mascarar o crime que esse governo, que se diz popular, está cometendo contra a sua população. Não só a do Xingu, mas a brasileira”.

Essa foi uma fala da líder comunitária e coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, Antonia Melo. Segundo ela, nenhuma das entidades que compõem a frente de resistência a Belo Monte se propôs a participar das ações do governo por acreditar que o projeto é inaceitável e desastroso. “Estão gastando dinheiro público e colocando no bolso de empreiteiras e políticos. E para ‘seduzir’ e enganar a população, além de ganhar o respaldo da justiça, criam projetos mirabolantes para fingir que compensam os danos causados por eles”, defendeu ela.

De um lado, o governo intitula suas ações de “Operação Cidadania” e, de outro, o que se escuta dos relatos das comunidades é que só vêm crescendo a insegurança e violência, os postos de saúde não têm dado conta do contingente populacional, tampouco as escolas, além das 90 mil casas sem tratamento de água e esgoto. “A população não acredita mais no governo. Queremos apenas que as políticas públicas sejam implementadas a rigor, como manda a lei”, concluiu Antonia. Continua