quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Entidade faz curso com condenado por plágio

JC e-mail 4327, de 22 de Agosto de 2011.
Entidade faz curso com condenado por plágio


Sociedade Brasileira de Zoologia e UFPA, onde o cientista dá aula, afirmaram desconhecer o histórico do pesquisador.

A Sociedade Brasileira de Zoologia convidou, pela segunda vez, um cientista com histórico de plágio para ministrar um dos minicursos em seu próximo congresso bienal, que acontece em março. O minicurso, sobre entomologia forense (que envolve o uso de insetos como pistas de crimes), deve ser conduzido pelo entomólogo Leonardo Gomes, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Há cinco anos Gomes tem seu nome ligado a fraudes científicas, desde seu pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Duas das acusações foram comprovadas. Elas levaram à saída de Gomes da Sociedade Brasileira de Entomologia e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde ele teve uma bolsa cortada em 2008.

O pesquisador teve um artigo científico anulado pela revista "Neotropical Entomology" e um livro sobre entomologia cancelado pela Springer, editora internacional de obras científicas. No artigo, o cientista copiou partes integrais de trabalhos já publicados. Isso ocorreu "lamentavelmente", na opinião do ex-orientador e coautor de Gomes, Cláudio Von Zuben, professor da Unesp de Rio Claro. "Ele teve a honradez de assumir o erro", diz Zuben.

Mas, na opinião do biólogo da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Hermes-Lima, assumir um erro não é uma atitude "honrosa". "Isso é uma obrigação." Até essa retratação, Gomes era revisor da própria "Neotropical Entomology". Ou seja: ele analisava os artigos enviados para publicação, dando pareceres sobre isso. Continua