terça-feira, 23 de agosto de 2011

Encontrados mais antigos fósseis da Terra

JC e-mail 4327, de 22 de Agosto de 2011.
Encontrados mais antigos fósseis da Terra


Cientistas encontraram os mais antigos fósseis da Terra na Austrália e afirmam que a descoberta microscópica é uma convincente evidência de que células e bactérias conseguiram se desenvolver em um mundo sem oxigênio há mais de 3,4 bilhões de anos.

O achado sugere que a vida primordial no planeta era baseada em enxofre - vivendo dele e metabolizando o elemento no lugar do oxigênio para obter energia-, o que apoia a ideia de que formas de vida similares podem existir em outros planetas onde os níveis de oxigênio são baixos ou inexistentes.

"Poderiam esses tipos de coisas existir em Marte? Isso é bem concebível. Esta evidência é encorajadora e a falta de oxigênio em Marte não é um problema", diz Martin Brasier, da Universidade de Oxford University e integrante da equipe que fez a descoberta. Os microfósseis, que os pesquisadores dizem estar bem preservados, mostrando estruturas parecidas com células, foram encontrados em uma parte remota do Oeste da Austrália batizada Strelley Pool. Em estudo publicado neste domingo na "Nature Geoscience", a equipe de Brasier explica que os pequenos fósseis foram preservados entre cristais de quartzo nos grãos de areia da mais antiga área costeira conhecida na Terra, em algumas das mais antigas rochas sedimentares já encontradas. Continua