segunda-feira, 31 de maio de 2010

José Mindlin (Entrevista - Roda Viva - 2006)

Via TV Cultura - Entrevista na íntegra



AQUI!



A biblioteca de José Mindlin
está a nossa disposição:

Brasiliana está no ar!



Reproduzo, abaixo, trecho de uma mensagem que enviei há pouco tempo a um grande amigo meu:

A cada segundo, a cada instante que passa me sinto mais uma outsider. Tudo o que vejo não me pertence. Tudo o que me pertence eu não vejo.
Há cerca de uns dois anos estava eu percorrendo sebos, à procura de um livro da década de 1970. Uma árida procura. Aí, fui informada que em tal lugar encontraria o que procurava. Fui ao tal lugar. Depois de dois lances de escada, dei de cara com uma sala, onde uma pilha imensa de livros, no chão, me espreitava. E ela continuava aumentando. Dois garotos de uns 16 anos continuavam jogando livros na pilha. Disse o que queria. Eles me perguntaram em que ano o livro tinha sido lançado. Disse a década. Os dois riram muito e responderam, orgulhosos: “Aqui não trabalhamos com velharia!” Meio atordoada, disse que não estava procurando nenhum livro raro, que a década de 1970 tinha acabado de acontecer. Eles continuaram rindo e me disseram que para aquela pilha de livros que eu estava vendo estavam indo todos os livros com mais de cinco anos. Cinco anos! Mais atordoada ainda, perguntei o que fariam com aqueles livros. Com toda certeza, me responderam que iriam todos para o picote. E me parece que também - me parece porque bloqueei parte daquele momento -, disseram que seriam queimados. Como eu saí de lá? Chorando. Era um choro de indignação, de uma profunda impotência.

Adelidia Chiarelli

Oriente Médio








Jornal Nacional - 31.05.2010



Leia também:
- Turquía habla de "terrorismo de Estado inhumano" y avisa a Israel de que asuma las "consecuencias"
- Ataque a frota rumo a Gaza gera condenação internacional e temor de violência
- Conselho da ONU convoca reunião de emergência sobre ataque de Israel a frota
- Brasileira estava na frota atacada por Israel, diz amiga

Atualização - 01.06.2010:
- El Consejo de Seguridad de la ONU lamenta las muertes y condena el ataque pero no a Israel

Atualização - 02.06.2010:
- Israel comienza a expulsar a los más de 600 activistas detenidos
- Guerra de imágenes a bordo de la flota humanitaria
- Estambul aguarda a los activistas de la flotilla con un recibimiento de héroes

Atualização - 03.06.2010:
- Ativistas detidos em ação militar israelense são deportados
- Primeiro-ministro israelense defende ação militar
- Los nueve fallecidos en el ataque israelí a la flotilla son turcos
- Turquía recibe a los 490 activistas liberados de la flotilla

Atualização - 04.06.2010:
- Funeral de ativista se transforma em protesto contra Israel
- Turquía reduce al mínimo las relaciones con Israel
- "Estamos a unos 200 kilómetros de Gaza"

Israel diz que vai impedir chegada de navio irlandês à Faixa de Gaza

- Quem foi Rachel Corrie? (I)
- Quem foi Rachel Corrie? (II)

Atualização - 05.06.2010:
- Buques de guerra israelíes persiguen al barco irlandés que se dirige a Gaza
- Laudo mostra que ativistas mortos rumo a Gaza levaram 30 tiros
- Las autopsias confirman que Israel disparó a quemarropa contra los activistas
- El Ejército israelí aborda el barco irlandés que navegaba a Gaza sin incidentes

Atualização - 06.06.2010:

- Miles de personas se manifiestan en Europa contra el asalto israelí a la flotilla
- Ban Ki- moon propone una comisión multinacional sobre el asalto al 'Mavi Marmara'
- Llegan a Jordania tripulantes del 'Rachel Corrie' deportados
- Los israelíes se sienten víctimas incomprendidas
- A un minuto de la guerra
- Governo turco denuncia torturas a membros da frota em Israel


Educação brasileira exige medidas excepcionais, diz presidente da SBPC


JC e-mail 4020, de 28 de Maio de 2010.
Educação brasileira exige medidas excepcionais, diz presidente da SBPC


Para Marco Antonio Raupp, problemas gritantes do sistema de ensino se traduzem em demandas emergenciais que pedem soluções excepcionais

A solução dos problemas mais agudos da educação básica no Brasil, como a formação deficiente no ensino fundamental e a carência de professores, exige medidas urgentes e excepcionais, inclusive do ponto de vista legal. A opinião é do presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, expressa na noite desta quinta-feira, 27, durante sua participação na sessão plenária "Educação de qualidade desde a primeira infância", durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realiza em Brasília até esta sexta-feira.

Para o presidente da SBPC, o Brasil apresenta um "imenso déficit na educação básica", que contempla os níveis de ensino fundamental e médio, e a solução definitiva dos problemas apresenta "duas ordens de desafios", disse. "Uma, que exige resultados urgentes; outra, que proporcione mudanças estruturais no sistema educacional e que apresente resultados no médio e longo prazo", explicou.

A primeira ordem de desafios se refere aos "problemas gritantes" do sistema de ensino brasileiro, como a formação de analfabetos funcionais (pessoas que não entendem o que lêem) e a carência de professores, especialmente de ciências. Para Raupp, esses problemas se traduzem em "demandas emergenciais que pedem soluções excepcionais". A seu ver, não basta um regime normal para resolver esses problemas. "Serão necessários esforços redobrados, quebra de paradigmas, superação de condições estabelecidas e até mesmo a criação de uma legislação excepcional", aspectos que exigiriam "ousadia e doação" dos governantes, dos profissionais da educação e também dos profissionais de outras áreas que seriam chamados a colaborar, disse. Continua

Baixa qualidade do ensino de matemática está na formação incipiente do professor, diz especialista


JC e-mail 4020, de 28 de Maio de 2010.
Baixa qualidade do ensino de matemática está na formação incipiente do professor, diz especialista


É preciso "estancar" a má-formação em cursos de baixa qualidade, ressaltou Suely Druck, coordenadora da Obmep, na 4ª CNCTI

O problema da baixa qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas está centralizado na formação incipiente dos professores para o ensino da disciplina. O diagnóstico é da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora do Instituto de Matemática Pura e Aplica (Impa) Suely Druck. O ensino da matemática e de ciências na educação básica foi debatido hoje (27) durante a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na avaliação de Suely, que é também coordenadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), vários fatores contribuem para a deficiência do ensino da disciplina, desde o financiamento à descentralização da organização do ensino.

"Mas a formação do professor é o cerne do problema e é o mais difícil de ser enfrentado. Hoje temos uma quantidade muito grande de professores em sala de aula que não estão preparados para isso", defendeu. Para a especialista, o primeiro passo é "estancar" a má-formação em cursos de baixa qualidade.

Ela destaca que os estudantes de cursos de pedagogia, que irão lecionar para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, recebem um conhecimento muito incipiente de matemática durante sua formação. "É praticamente nada [o que eles aprendem]. A maioria vai dar aula de matemática e a última vez que eles viram o conteúdo foi quando eram alunos do ensino médio", aponta. Continua

domingo, 30 de maio de 2010

Vai um picolé aí?

Valeu, Stella!







Padres pedófilos vão se danar no inferno, diz Vaticano

Via blog do Noblat - 30.05.2010

De O Globo:

O promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, reverendo Charles Scicluna, alertou aos padres envolvidos em escândalos sexuais que eles sofreriam danação no inferno pior do que a pena de morte.

Considerado um símbolo da moralidade da Igreja, o maltês Scicluna tem se destacado no combate aos escândalos de abuso sexual clerical.

O reverendo está à frente de um serviço de orações nascido do desejo de alguns seminaristas de Roma, que queriam dedicar um dia de rezas às vítimas de abuso sexual.

A medida também ajudaria o Vaticano a cicatrizar suas feridas com a decisão de ocultar seguidos casos semelhantes aos que vieram à tona nos últimos meses.

De acordo com o site de notícias "Il Sore 24 Ore", a oração de Scicluna afirmava que "seria realmente melhor" para os padres que abusaram sexualmente de menores se os seus crimes "os matassem" porque, para eles, "a danação será mais terrível" no inferno.

Leia mais em Padres envolvidos em escândalos de pedofilia vão danar no inferno, diz Vaticano

Comentário básico:
Que o treino para a danação no inferno comece aqui mesmo na Terra.
Cadeia para todos! Já!

Leia também:
- El Vaticano dice que el infierno será más terrible para los sacerdotes pederastas
- Un cura belga ya fallecido violó a una docena de mujeres en coma hospitalario

Cientistas criticam propostas de mudanças no Código Florestal


JC e-mail 4020, de 28 de Maio de 2010.
Cientistas criticam propostas de mudanças no Código Florestal


Especialistas criticaram na Câmara, em debate com deputados da Frente Parlamentar Ambientalista realizado na quarta-feira (26), as propostas de mudanças no Código Florestal (Lei 4.771/65) em análise na Casa

O doutor em ecologia de paisagens e professor da Universidade de São Paulo (USP) Jean Paul Metzger apresentou um estudo científico sobre pontos em análise na possível reformulação do código. Ao contrário do que propõe o setor do agronegócio, ele defendeu, por exemplo, o aumento da largura das áreas de proteção permanente (APPs) ao longo de rios dos atuais 30 metros para, pelo menos, 100 metros.

Segundo ele, só assim as APPs vão contribuir para a conservação ambiental. Metzger também criticou as propostas de flexibilização do código no que diz respeito à possibilidade de junção das APPs com as áreas de reserva legalÁrea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

O tamanho da reserva varia de acordo com a região e o bioma: - Na Amazônia Legal: 80% em área de florestas, 35% em área de cerrado, 20% em campos gerais; - Nas demais regiões do país: 20% em todos os biomas, a fim de liberar mais espaço para a expansão agrícola.

"Do ponto de vista biológico, isso é um absurdo, porque essas duas áreas têm funções totalmente distintas. As APPs protegem solos, recursos hídricos e áreas sensíveis, basicamente, enquanto a reserva legal tem uma função muito mais de proteção da biodiversidade e de uso sustentável de recursos naturais. Não se deve misturar essas duas coisas", ressaltou. Continua

Faculdade de Direito revoga portaria de atual reitor e acirra disputa na USP


JC e-mail 4020, de 28 de Maio de 2010.
Faculdade de Direito revoga portaria de atual reitor e acirra disputa na USP


Em desafio a João Grandino Rodas, que dirigia a faculdade antes de assumir a reitoria, congregação de docentes demove atual diretor de renúncia e anula decisão polêmica que batizava salas de aula com nome de doadores

Professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) revogaram ontem parte da última portaria publicada pelo ex-diretor da faculdade e atual reitor da instituição, João Grandino Rodas. Um dos itens do documento previa o batismo de duas salas com nomes de doadores, o que provocou protesto de estudantes. A revogação da portaria acirra a queda de braço entre a reitoria da USP e sua mais tradicional unidade.

Assinado por Rodas nos últimos dias de sua gestão, o documento previa a nomeação das salas com os nomes do advogado José Martins Pinheiro Neto e do banqueiro Pedro Conde. Também ordenava a transferência de livros da biblioteca para um prédio anexo ao da faculdade. Alunos e professores questionavam o procedimento de Rodas. Continua

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escolas matam a criatividade? (Ken Robinson)





I




II



Sobre Ken Robinson



Plantas Medicinais

Globo Repórter - 28.05.2010





AQUI!




Pela 1ª vez, Brasil vê acervo completo do teatro de sombras da China

Via Portal da Unesp - 27.05.2010


Exposição na Barra Funda percorre 24 séculos por meio de bonecos e máscaras orientais

O tradicional teatro de sombras da China, uma forma de arte com mais de dois mil anos, tem seus instrumentos, fantoches e sua história em exposição no Instituto de Artes (IA), câmpus da Barra Funda, em São Paulo. “A Tradicional Arte do Teatro de Sombras da China” fica aberta ao público até o dia 10 de junho (quinta-feira), pela primeira vez no Brasil, com seu acervo completo.

A mostra é realizada por meio de parceria do Instituto Confúcio da Unesp com a Embaixada da República Popular da China no Brasil e patrocínio do Banco Santander. “Parte do acervo foi exposto em Brasília e Fortaleza. E depois irá circular pela Europa”, conta o professor Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio.

Painéis com imagens e informações sobre a confecção dos bonecos e dos enredos das histórias estão dispostos nas paredes da galeria do IA, bem como em armações iluminadas pelo corredor de entrada. O conjunto das imagens é formado por animais, plantas, vestimentas, móveis e desenhos faciais, além de personagens masculinas e femininas da cultura chinesa.

Os materiais utilizados na fabricação das marionetes e cenários, como espátulas, tintas, pincéis, instrumentos musicais e outros objetos podem ser vistos pelo visitante. “As peças e imagens retratam a evolução técnica dessa arte. E é uma grande oportunidade para conhecer um traço tão importante da cultura chinesa”, salienta Paulino. Continua

Imagem: Daniel Patire

Decretado estado de calamidade na Guatemala

Via Diario de Centro America
Texto: Juan Carlos López - DCA
28.05.2010


Decretan estado de calamidad en Guatemala y Escuintla por erupciones

Un periodista fallecido, suspensión de clases en los sectores público y privado y cierre de operaciones del aeropuerto La Aurora, además de calles y avenidas de varios municipios de Guatemala, Escuintla y Sacatepéquez cubiertas de arena volcánica, es el saldo del incremento de la actividad del volcán de Pacaya, que incluso obligó al presidente Álvaro Colom a decretar un estado de calamidad en los primeros dos departamentos mencionados.

“Lo más importante es el ser humano. Recomendamos mucha moderación, no salir de las casas más allá de lo necesario. Hay otras medidas a tomar si esto continuara. El estado de calamidad es solo una medida de prevención”, afirmó Colom.

De acuerdo con el mandatario, la medida tiene una vigencia de 15 días prorrogables y afirmó que las actividades del sector público se darán con normalidad.

“Hay recursos para atención inmediata. Esto tendrá que evolucionar. Es un evento que no hay ninguna posibilidad de controlar. Vamos a medir efectos sobre cosechas y drenajes para hacer cálculos de lo que se tendrá que invertir para manejar la emergencia”, agregó el gobernante, al tiempo que señaló que hoy se continuará con la evaluación. Continua


Foto
VOLCAN DE PACAYA

Leia também:
Miles de evacuados en Guatemala por la erupción de un volcán situado a 50 kilómetros de la capital

Atualização- 29.05.2010:
El volcán de Guatemala entra en una segunda fase de erupción

Cadê o Haiti? Cadê Bruna?

Via Observatório da Imprensa
Por Deonísio da Silva
25.05.2010


A mídia levanta assuntos, bombardeia o mundo inteiro com um tema ao qual ninguém pode ficar indiferente e pouco tempo depois abandona de tal modo o assunto que ninguém mais ouve falar dele.

Cito dois casos recentes. O que terá acontecido com as famílias dos mortos e desaparecidos das encostas do Rio nas recentes tragédias das chuvas? Semana passada me contaram que algumas empresas ainda estão com os donativos encaixotados, aguardando que sejam recolhidos. Os destinatários devem estar precisando muito dessas doações, mas provavelmente nem sabem que a conhecida generosidade do brasileiro fez com que fossem arrecadadas montanhas de donativos dos quais as instituições encarregadas de apoiar as vítimas ainda nem sabem o total. Qual foi o caminho das doações? Chegaram aos destinatários? Nenhum editor pautou esta matéria indispensável?

E o que houve com o Haiti? O povo está sendo socorrido? As vítimas do terrível terremoto, que levou de roldão também a heroína brasileira Zilda Arns, irmã do cardeal Evaristo Arns, foram beneficiadas pela ajuda internacional? Não sabemos. A mídia, nacional e internacional, esqueceu o Haiti, esqueceu a tragédia que vitimou o Rio de Janeiro, Niterói e outros municípios vizinhos, esqueceu Zilda Arns e, pasmem, esqueceu também Evaristo Arns, a quem tantos brasileiros devem a vida porque o cardeal teve a coragem de visitar as prisões e mostrar que aqueles que, às vezes, não podiam contar com ninguém, podiam contar com ele. Continua

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O princípio básico das práticas de controle biológico

Via Projeto Croton
Por Lucia Maria Paleari
28.03.2010



Súbito ataque foi o título de uma das fotos (abaixo) que inscrevi no concurso de fotografias do Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado no mês passado em Belém.


Larva consumindo mosca que procurava por alimento na flor (Foto: Paleari, L.M.)

Assim que a mosca introduziu seu aparelho bucal na flor para obter alimento, provavelmente néctar e pólen, a larva fez dela sua presa, num caso de predação. A larva que estava abrigada na flor de uma pequena planta ruderal não perdeu a oportunidade de obter alimento para continuar o seu crescimento e completar a metamorfose, que a faria se transformar em inseto adulto.

Um outro caso de predação, que já apresentei neste blog em 30 de outubro de 2009, foi o de um minúsculo hemíptero alimentando-se de um trips (lacerdinha), que vive nas flores de Croton glandulosus. E são vários os casos.

Veja a joaninha da foto a seguir.


Joaninha (Cicloneda sanguinea) predando pulgão
que suga seiva de Croton glandulosus (Foto: Paleari, L.M.)


Quase toda vez que pulgões alados chegam e rapidamente povoam com seus descendentes ramos de Croton, de onde eles sugam seiva, logo em seguida vêm as joaninhas que se fartam com tanto alimento disponível. Desta forma, elas também têm condições de se reproduzir. Para isso colocam ovos dos quais eclodem larvas, que se alimentarão de pulgões até se transformarem em pupas, que, depois de sofrerem algumas transformações, emergirão como joaninhas adultas. Esta espécie come tantos pulgões durante sua vida que o Homem passou a fazer uso do seu hábito alimentar, para se livrar de pulgões que sugam e prejudicam o crescimento, a floração e frutificação de certas plantas cultivadas. Na Alemanha, por exemplo, as joaninhas são vendidas para que as pessoas livrem as roseiras de pulgões e garantam que as plantas, que são ornamentais, produzam rosas formosas, para encher os olhos de beleza.
Continua


Voo ameaçado

Via Revista Ciência Hoje
Por Bruna Ventura - 26.05.2010


Uma área equivalente a 11% do território nacional precisa ser preservada para que mais de cem espécies de aves ameaçadas continuem existindo. A conclusão é de um mapeamento inédito realizado por mais de 60 pesquisadores em todo o Brasil.

O mapeamento apontou as áreas do país que devem ser protegidas para evitar a extinção das aves. “O trabalho ajudou na criação de reservas e na implantação de políticas públicas para a conservação de várias espécies”, diz o biólogo Pedro Develey, diretor de conservação da Sociedade para a Conservação das Aves no Brasil (Save Brasil), entidade responsável pelo estudo.

Realizado em parceria com a BirdLife, o mapeamento foi dividido em duas partes e contou com o trabalho de ornitólogos e biólogos. Eles analisaram 450 áreas e cerca de 700 espécies. “A primeira parte ficou pronta em 2006 e contemplou os 15 estados do domínio da mata atlântica. No total, 163 áreas foram mapeadas”, revela Develey.

A segunda parte acaba de ser lançada pela Save Brasil, com o registro das Áreas Importantes para a Conservação das Aves (IBAs, na sigla em inglês) no Brasil, contemplando a Amazônia, o cerrado e o Pantanal. Foram delimitadas 237 IBAs em todo o país. “Trata-se do primeiro mapeamento de todas as espécies de aves ameaçadas e endêmicas”, diz o biólogo. Continua

Legenda da imagem:
O maçarico-acanelado (ryngites subruficollis), que habita a região do Acre, é uma das espécies ameaçadas de extinção (foto: Joaquim Aldabe).


Leia também
Rio - Filha de bicheiro ignora a lei e desmata terreno


A multiplicação de cargos para eleição (Você paga!)

Via blog do Noblat - 27.05.2010

Deu no Correio Braziliense

Às vésperas do início da campanha, deputados produzem o milagre da multiplicação de vagas nos gabinetes e nos estados. Eles reduzem os salários dos comissionados para contratar mais gente

Cada deputado tem R$ 80 mil para contratar até 25 pessoas: gastos com auxílios para alimentação, creche e transporte não entram na conta e são responsabilidade da Câmara


Josie Jeronimo:

A campanha pela reeleição provocou um fenômeno na Câmara: deputados têm utilizado o artifício de reduzir o salário de funcionários comissionados para contratar mais assessores e ampliar a equipe que trabalha nos estados, de olho na corrida eleitoral deste ano.

Boletins administrativos deste mês mostram que pelo menos 44 secretários parlamentares, lotados em 29 gabinetes, tiveram o salário reduzido. A folha de pagamentos desses comissionados baixou de R$ 266.377 para R$ 165.595. Economia? Que nada. Com os R$ 100.782 que sobraram, os deputados puderam ampliar a equipe em até 60%.

Só este ano, 1.073 secretários parlamentares foram contratados, um aumento de 90% em relação ao ano passado, quando a média ficou em torno de 570. Cada deputado tem direito de usar verba de R$ 60 mil para contratar até 25 secretários parlamentares.

O parlamentar define quem trabalha no gabinete em Brasília e quem vai para o estado. Se o deputado pagar o salário máximo de R$ 8.040, com comissão, a todos os seus funcionários comissionados só poderá empregar sete pessoas. Para contratar 25 secretários, o parlamentar oferece uma remuneração média de R$ 2.400 aos funcionários.

Assinante do jornal leia mais em Cargos para a eleição

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Petróleo atinge o litoral da Luisiana

Via www.boston.com




AP Photo/Gerald Herbert
Veja outras fotos AQUI!


***


O petróleo vaza no fundo do Gofo do México
(ao vivo - é só clicar na imagem abaixo)

Vazamento de Petróleo no Golfo do México - Ao vivo



Nobel alerta para monopólio em patente para célula sintética



JC e-mail 4017, de 25 de Maio de 2010.
Nobel alerta para monopólio em patente para célula sintética


John Sulston, ganhador do Nobel de Medicina em 2002, teme não poder seguir com pesquisas

Um conceituado cientista britânico, tido com um dos pioneiros do mapeamento do genoma humano, alertou que se for concedida a patente da primeira forma de vida criada artificialmente, ela poderá dar ao seu criador o monopólio sobre um amplo campo da engenharia genética.

Segundo o professor britânico John Sulston, ganhador do Nobel de Medicina em 2002 por suas pesquisas genéticas, a medida inibiria importantes pesquisas científicas. Ele se refere aos resultados da pesquisa sobre vida artificial liderada nos Estados Unidos pelo cientista Craig Venter e apresentada na semana passada.

No passado, Sulston e Venter chegaram a se confrontar em uma disputa por propriedade intelectual quando os dois competiam para mapear a sequencia do genoma humano, em 2000.

Na época, Craig Venter liderava os esforços do setor privado de patentear o genoma, com planos de cobrar pelo acesso à informação. John Sulston, da Universidade de Manchester, fazia parte de uma iniciativa do governo britânico e de instituições sem fins lucrativos para tornar o genoma acessível a todos os cientistas.

"O confronto 10 anos atrás foi sobre a distribuição de dados", disse Sulston. "Dissemos que este era o genoma humano e deveria ser de domínio público. E estou extremamente feliz por termos conseguido garantir isso." Continua

Veja também:
- Criação de célula artificial revoluciona a Ciência
- Bactéria que vive na terra pode ser útil no processo de aprendizado

terça-feira, 25 de maio de 2010

Book! Revolução à vista!











Morte da memória científica

Via Estadão, há 298 dias sob censura
Por José de Souza Martins
23 de maio de 2010

Na tragédia do Butantã apenas se repetiu o descuido que já levou à destruição de outros acervos em desastres de gravidade semelhante


O incêndio no Butantã nos faz lembrar que ciência é, também, história da ciência. Nenhum cientista consegue pesquisar se não tiver em conta a memória de seu campo de pesquisa. É norma, aliás, que isso fique evidente nos projetos apresentados pelos pesquisadores às instituições científicas e às instituições de fomento. A pesquisa sem diálogo com o conhecimento acumulado no respectivo campo é chute, não é ciência.

Essa memória não está apenas nos fatos, nos documentos e nos objetos que em determinado momento serviram de base a análises, interpretações e descobertas. Ninguém se torna um cientista se não aprender com a história do saber como foi que os antecessores souberam, conheceram e descobriram. O conhecimento que se adensa, se multiplica e atravessa gerações, que está nos arquivos, museus e bibliotecas, não é material de irrelevante ilustração do que só parece sério se for reduzido a um texto ou a uma fórmula sintética e atual. Há uma temporalidade peculiar na história da ciência que sua redução ao tempo presente desfigura e empobrece. Isso vale não só em relação às cobras do Butantã, mas também em relação ao que sobre elas escreveram seus cientistas. Subestimar, depreciar e abandonar os acervos que registram, preservam e acumulam o saber vivo de muitas gerações mortas de pesquisadores e cientistas é renunciar à ciência. Descuidar dos acervos de arquivos, museus e bibliotecas é a morte do próprio conhecimento.

No Butantã apenas se repetiu descuido que já conhecemos. De cara, sem nenhum esforço especial de memória, lembro de quatro desastres ocorridos nos últimos 30 anos, de gravidade semelhante à do incêndio do Butantã. Um deles, de 2005, foi o incêndio que destruiu, em Franco da Rocha, o arquivo histórico do Hospital Psiquiátrico do Juqueri. Boa parte dos registros da história da nossa psiquiatria virou cinza. Materiais da maior relevância para o estudo comparativo da evolução e tratamento das doenças mentais entre nós perdeu-se em instantes.

Outro, foi num dia 2 de janeiro dos anos 1990, quando um temporal "vazou" para dentro da Biblioteca de Filosofia e Ciências Sociais da USP, na Cidade Universitária, verdadeira cascata caindo sobre os livros colecionados a duras penas desde a chegada da Missão Francesa que fundou a USP. Em desespero, professores e funcionários tentaram remover o que podiam para os espaços abrigados. Levaram meses secando livros com velhos ventiladores. Não obstante, passaram-se muitos anos antes que a biblioteca viesse a ter adequado edifício no campus.

Um quarto desastre foi nos anos 1980, quando uma enchente do Rio Pinheiros, na Vila Leopoldina, inundou o pavilhão que o Tribunal de Justiça de São Paulo usava para abrigar o acervo de 200 anos do Arquivo do Judiciário. Arquivo vivo, é bom que se diga, pois diariamente ali encostavam os veículos que vinham buscar ou devolver os processos dos casos em julgamento. Mais de um metro de água suja cobriu muitas centenas de processos, entre eles os 180 volumes do processo da Revolução de 1924. Um dos volumes era exclusivamente de fotografias, um documento visual da tragédia ocorrida em São Paulo. Aquele arquivo é fundamental para o estudo de questões sociais, referência de teses acadêmicas sobre temas fundamentais de nossa história social, como criminalidade e anomia social. Milhares de papéis tiveram que ser enxugados em varais ao sol e com pequenos ventiladores, prosaica tecnologia de uma proteção indigente. Só há três anos o governo de São Paulo conseguiu entender-se com o tribunal para que o Arquivo do Estado fizesse a recuperação dos papéis de modo tecnicamente correto.

Entre nós, é costume dar prioridade ao imediato e desdenhar o passado que é integrante do presente. Tal prioridade é ideológica e só aumenta o risco em que se encontram as instituições de preservação da memória histórica do conhecimento.


JOSÉ DE SOUZA MARTINS É PROFESSOR EMÉRITO DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ENTRE OUTROS LIVROS, AUTOR DE A APARIÇÃO DO DEMÔNIO NA FÁBRICA (EDITORA 34)


Fonte

sábado, 22 de maio de 2010

Zen em quadrinhos

Via Síndrome de Estocolmo






AQUI!




'Nadie tiene el derecho a decidir si un ser humano puede vivir o no'

Por Pablo Ibar, Penal de Raiford, Florida - 21.05.2010
El joven Pablo Ibar, condenado a muerte en EEUU,
pero que clama su inocencia, estrena su blog,
Cartas desde el corredor, en ELMUNDO.es.





. Nadie tiene el derecho a decidir si un ser humano puede vivir o no', dice Ibar
. Nunca pensé que algo como esto pudiera pasarme', añade en la carta
. Soy un inocente que desafortunadamente se encuentra en el corredor', subraya


Hola lectores!

Me llamo Pablo Ibar y soy un inocente que desafortunadamente se encuentra en el corredor de la muerte en Estados Unidos. Si quieren saber más de mi historia pueden visitar mi página web: www.pabloibar.com

Un amigo me dijo que para apreciar lo bueno, hay que conocer lo malo. También tienes que pasar por lo negativo para conseguir lo positivo. Nadie, pero nadie merece tener que sufrir por algo que no cometió y si son culpables tener que pasar por algo tan horrible. No desearía esto a mi peor enemigo y nunca voy a entender como un gobierno puede hacer las leyes y romperlas cuando quiere sin ninguna consecuencia.

Nadie tiene el derecho a decidir si un ser humano puede vivir o no. También entiendo perfectamente que hay crímenes que son horribles, pero si nosotros o el Gobierno hace lo mismo que un criminal. Donde va a parar, no somos mejor que los propios criminales. Continua

Lista de Espécies da Flora do Brasil online

Via Site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (trecho):


"O lançamento da Lista de Espécies da Flora do Brasil significa, assim, o cumprimento dessa primeira meta da GSPC. Mas é também a realização de um sonho da comunidade botânica. Apesar da imensa diversidade florística do país, a única compilação desse porte, procurando abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas, datava do período entre 1846 e 1906, quando von Martius, Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22.767 espécies.

A nova lista apresenta 41.123 espécies da flora brasileira, sendo 3.633 de Fungos, 3.521 de Algas, 1.522 de Briófitas, 1.176 de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31.248 de Angiospermas. Sobre cada espécie são fornecidos os dados de distribuição geográfica por Região, Unidade da Federação e Domínios Fitogeográficos. Também é possível saber os sinônimos para o nome aceito de cada espécie e consultar quais delas são endêmicas, ou seja, exclusivas do território brasileiro.

A elaboração da Lista teve início em setembro de 2008, quando foi estabelecido o comitê organizador, os coordenadores de cada grupo taxonômico e as informações que deveriam ser disponibilizadas. Outras listas parciais já publicadas ou disponibilizadas por especialistas dos diferentes grupos foram então integradas e os dados foram migrados para um sistema desenvolvido pelo Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). Durante o ano de 2009, os cerca de 400 especialistas trabalharam sobre essa base de dados unificada, incluindo online os novos dados ou corrigindo aqueles já existentes."


Lista de Espécies da Flora do Brasil online



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Uma linda história de amor

Madonna, uma puddle que já está bem velhinha
e pertence à Luanna, minha sobrinha, me ama.
Em alguma outra encarnação (?), ela era a madame
e eu a cachorrinha. Só pode ser isso!
É inacreditável a festa que ela faz quando me vê.










Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV, diz Anvisa

Via G1 - 21.05.2010


Segundo agência, falso resultado pode ocorrer após vacinação.
Alteração em anticorpo ‘engana’ teste mais comum realizado no Brasil.



Nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids. Segundo a técnica Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.

O problema já havia sido detectado pela Anvisa em março, mas foi abordado nesta sexta-feira (21) pelo DST/Aids. Na nota de março, a agência dizia que “podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1)”.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “engana” o Elisa, o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.

A técnica Lílian Inocêncio disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, mais caro. Continua

Isaias Raw defende crítica a coleção do Butantã; pesquisadores reagem

Via Estadão. há 294 dias sob censura
Por Fabiane Leite e Alexandre Gonçalves
20.05.2010

Ex-diretor do Butantã reforça sua posição, mas outros cientistas defendem trabalho

Pesquisadores, comunidades científicas e o próprio diretor do Instituto Butantã, Otávio Mercadante, reagiram às declarações do ex-presidente da Fundação Butantã, Isaías Raw.

O pesquisador afirmou, em entrevista ao Estado, que cabe aos pesquisadores do instituto buscar apoio em agências de fomento à ciência. “Se não conseguir, é porque não tem competência”, disse Raw. Também relativizou o papel das coleções. “Se a população não é atendida com vacina e soro, não é para juntar cobra para brincar no laboratório.”

Em nova manifestação, por carta, voltou a defender a missão de saúde pública do instituto e a criticar os responsáveis pela coleção de cobras e aracnídeos.

A Sociedade Brasileira de Zoologia divulgou carta em que “repudia integralmente a manifestação pública” de Raw “sobre a inutilidade das coleções”.

Leia, abaixo, a íntegra das cartas de Raw e de seus críticos:

De: Prof. Isaias Raw
Para: Folha de S.Paulo e Estado de São Paulo
Data 19-5-2010

Assunto: O incêndio no Butantan

Lamento que tenho que restringir minhas declarações a um texto escrito. Repete-se 1969 quando perseguido pela Ditadura e seus aliados, o prestigioso New York Times pediu uma entrevista. Informei que minha família ainda estava no Brasil e só daria declarações se o texto me fosse submetido. O texto submetido não foi o que apareceu no Jornal! Defendo a liberdade da imprensa, que deve ser responsável.

Disse ao inexperiente repórter, que como foi determinado que as declarações seriam do Diretor do Butantan e que aguardasse um texto escrito. Não foi o que ocorreu! Tenho portanto direito à resposta!

1. Como Diretor do Instituto, eu já havia advertido os responsáveis pelo acervo de Coleções de Animais Peçonhentos, que o álcool usado para conservar estes animais, evaporava criando um ambiente com vapores, que certamente um dia levaria a um incêndio de altas proporções. Bastaria substituir o álcool por glicerina (outro álcool, mais seguro). Os pesquisadores e a Engenharia do Instituto recusaram-se a tomar conhecimento da advertência e ao receber os recursos da FAPESP para aumentar o patrimônio, nada fizeram para prevenir a anunciada catástrofe.

2. A coleção de cobras, algumas ainda colhidas por Vital Brazil, tinham um valor sentimental e histórico. Todos lamentamos, mas o real patrimônio deixado por Vital Brazil não foi a coleção de cobras, mas descobrir como produzir soros! Vital Brazil iniciou produzindo soro contra peste bubônica, que permitiu reabrir os portos do Brasil, onde nenhum navio chegava! Como médico, criou um Instituto que tinha como prioridade a saúde pública.

3. Quando cheguei ao Butantan, em 1984, o Instituto só produziu 39.000 ampolas de soro, que testadas pelo INCQS, foram recusadas pois eram inativas e contaminadas! O respeito à herança de Vital Brazil, era construir uma planta moderna e produzir como estamos fazendo 700.000 ampolas todos os anos.
Continua

Fogo no Butantã expõe abandono do setor de pesquisa; vacinas são prioridade


JC e-mail 4014, de 20 de Maio de 2010.
Fogo no Butantã expõe abandono do setor de pesquisa; vacinas são prioridade


Instituto não investe há 8 anos em reforma ou melhoria da infraestrutura dos prédios que abrigam pesquisa básica, à qual pertencia o acervo de cobras e aranhas destruído; biblioteca está tomada por goteiras e cupins ameaçam coleção de obras raras

A ênfase na construção de fábricas e produção de vacinas rendeu benefícios à saúde pública e prestígio internacional ao Instituto Butantã nos últimos anos. Mas trouxe como efeito colateral a degradação da estrutura de pesquisa básica, à qual pertencia o acervo de cobras e aranhas, destruído no sábado (15/5) por um incêndio.

Segundo fontes ouvidas pelo Estado, as chamas que consumiram a coleção centenária, iniciada por Vital Brazil, não nasceram de uma falha pontual no sistema contra incêndios, mas de uma deficiência estrutural sistêmica que ameaça grande parte do patrimônio histórico e científico do instituto.

O prédio da biblioteca, que ostenta o nome do Instituto Butantã no ponto mais alto do complexo, é exemplo disso. Há goteiras, infiltrações e cupins por todos os lados. Uma sala está sem teto e teve de ser interditada no início do ano por causa de um deslocamento de vigas. Sem instalações adequadas para trabalhar, funcionários recorrem a gambiarras elétricas. Há até um morcego que vive no porão, apelidado de Juquinha. No mesmo prédio funciona, indevidamente, o setor de farmacologia.

"E olha que esse prédio é o cartão postal do Butantã", diz a bibliotecária Lindalva Santana, que cuida do acervo de 8 mil livros e 200 mil revistas científicas. A coleção de obras raras, incluindo publicações dos séculos 18 e 19, encapadas com pele de cobra, está espremida em um armário de ferro comum, cheirando a naftalina. "Faz dez anos que cheguei aqui e faz dez anos que peço para comprarem um armário novo", conta Lindalva. Continua

Leia também:
- Butantan perdeu 24% do quadro de cientistas em 5 anos
- Guardar cobra é 'bobagem', diz Isaias Raw
- 'Se quer pesquisar, tem de pedir verba', entrevista com Isaías Raw

Líder gay baiano deixa PV por discordar de Marina Silva

Via Terra - Por Davi Lemos, direto de Salvador - 20.05.2010

O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), o historiador e ativista Marcelo Cerqueira, anunciou que deixará o PV e deve ingressar no PT, depois de 10 anos de militância ao lado dos verdes. O ativista justificou sua saída pelo fato de a pré-candidata à presidência Marina Silva ser "dissimulada", segundo ele, e os verdes estarem se tornando um partido de "direita reacionária". Cerqueira, que é presidente do grupo desde 2007, aponta posições de Marina contra, por exemplo, o aborto, como questões-chave para a sua decisão.

O fato de a senadora também não apoiar a bandeira homossexual incomoda o ativista. "Nós não temos nenhuma declaração dela de apoio concreto à luta dos homossexuais. A declaração que tem é pejorativa, pois ela recusou a bandeira dada pelo companheiro (vereador) Sander Simaglio, do PV em Minas Gerais", disse.

Para Cerqueira, a religião da pré-candidata fortalece sua decisão. "Não dá para confiar. Na igreja em que ela comunga (Assembleia de Deus) tem o Silas Malafaia, que é um radical e um perseguidor dos homossexuais no Brasil inteiro", afirmou. "Não posso continuar com gente que convive com esse cidadão e certamente comunga dos mesmos ideais. Para mim, Marina é uma dissimulada", disse. Procurado pela reportagem do Terra, a assessoria do pastor informou que ele estava viajando.

O ativista contou que ainda não formalizou a posição no partido, mas garantiu que está tudo certo. Na Bahia, ele questiona também as posições do deputado federal Luiz Bassuma, dissidente do PT como Marina, e ferrenho opositor ao aborto. "Ele não é homofóbico de carteirinha, mas no Congresso Nacional se recusou a entrar na frente GLBT. Outros políticos na Bahia, considerados conservadores, entraram, mas ele se recusou", disse. Continua


Leia também:
- Pastor devolve a gays pecha de 'preconceituosos'
- Dissidentes do PV criam Partido Livre e vão apoiar Dilma

Trabalhar três a quatro horas a mais por dia eleva em 60 por cento risco de doença cardíaca

Via Público - Por Por Clara Barata - 12.05.2010


Quem é que trabalha todos os dias mais três ou quatro horas do que as sete ou oito que deveria? Curiosamente, são os homens casados, ou que vivem com alguém. São os mais saudáveis, que não fumam, não bebem de mais, tentam comer fruta e vegetais, não têm diabetes, raramente - ou nunca! - tiveram sequer um dia de baixa. São também os que menos horas dormem de noite, que têm os maiores níveis de stress e os que correm maiores riscos de virem a sofrer de doenças cardíacas, segundo um estudo publicado hoje na revista científica European Heart Journal. Continua

Legenda da imagem:
Campanha da Sociedade Portuguesa de Cardiologia em Lisboa (Rui Gaudêncio/PÚBLICO)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Para o papai, que faria 97 anos hoje

Com ele aprendi, entre tantas e tantas e tantas outras coisas, a cantar o Hino Nacional Brasileiro - com a mão direita sobre o lado esquerdo do peito -, entre tantos e tantos e tantos outros artistas, a ser fã do Mazzaropi, Oscarito, Grande Otelo, Zé Trindade, Marlene, Emilinha Borba, Ângela Maria, Francisco Alves, Nelson Gonçalves, Tonico e Tinoco, Luiz Gonzaga, Vincente Celestino...

E Viva a Vila Tibério, inteira dentro de mim!








O Ébrio




Criação de célula artificial revoluciona a Ciência




Jornal Nacional - 20.05.2010



Comentário básico:
Será que é para comemorar?
Tenho lá as minhas dúvidas!


Atualização 21.05.2010:

Célula artificial levanta preocupações com questões éticas



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado aprova projeto Ficha Limpa

Via Estadão, há 292 dias sob censura
Por Carol Pires - 19.05.2010

Líder do governo, Romero Jucá, concordou em retirar às emendas ao texto, evitando que ele sofresse alterações

BRASÍLIA - O projeto Ficha Limpa foi aprovado pelo Senado. Os senadores levaram apenas uma semana para analisar a proposta para dar tempo de valer para as eleições de outubro. O projeto, de iniciativa popular, barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça.

Aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira passada, 17, o texto foi aprovado esta manhã pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na comissão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), concordou em retirar às emendas ao texto, evitando que ele sofresse alterações e precisasse de uma segunda rodada de votação pelos deputados.

À tarde, o vice-presidente da Casa, senador Marconi Perillo (PSDB-GO) apresentou parecer autorizando a votação da proposta, apesar de a pauta estar trancada por quatro medidas provisórias e quatro projetos de lei do pré-sal.

Há pouco, por unanimidade, os 76 senadores presentes aprovaram o projeto, que segue para sanção presidencial. Ainda há, porém, dúvidas sobre a validade do texto.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), acredita que, se referendado pelo presidente Lula até 5 de junho, pode valer nas eleições de outubro. Os senadores apoiam este entendimento. A decisão final, no entanto, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre 20 e 30 senadores se inscreveram para discursar antes da aprovação do projeto. "Hoje o Brasil come a mudar. Hoje o Brasil deixa de ser conhecido como o país da impunidade", disse Pedro Simon, do PMDB gaúcho.

Página fonte

***

Visite a página do FICHA LIMPA!







Jafar Panahi: "Juro por el cine que no voy a cesar mi huelga de hambre"

Via El País - Por ÁNGELES ESPINOSA | Teherán 19/05/2010


El cineasta iraní encarcelado pide que dejen de acosar a sus familiares y que le asista un abogado

"Juro por el cine en el que creo, que no voy a cesar mi huelga de hambre hasta que se cumplan mis peticiones", asegura el director iraní Jafar Panahi en la carta que ha dictado a su familia desde la cárcel de Evin y que ha hecho pública la Campaña Internacional por los Derechos Humanos en Irán (CIDHI). El cineasta, detenido el 1 de marzo, se niega a ingerir alimentos desde el pasado domingo en protesta por el maltrato que sufre en prisión y las continuas amenazas contra su familia.

"El sábado por la noche varios agentes atacaron la celda 56, nos obligaron a mí y a mis compañeros a salir al patio sin ninguna ropa y nos mantuvieron al fresco durante una hora y media", relató Panahi a su esposa, Tahereh Saeedi, durante una llamada telefónica el martes. "El domingo por la mañana, me llevaron a la sala de interrogatorios y me acusaron de filmar dentro de mi celda, lo cual es absolutamente falso. Entonces me amenazaron con encerrar a toda mi familia en Evin y enviar a mi hija a un centro de detención inseguro en Rajaie Shahr", añade el texto difundido por la CIDHI.

Fue a partir de ese momento cuando Panahi, de 49 años, decidió no ingerir más comida ni líquidos. Continua

Legenda da foto:
El director de cine iraní, Jafar Panahi, dunrante el Festival de Cine de Berlín de 2006.- EFE

O calvário de um prefeito em Brasília




Vídeo censurado a pedido da equipe da pré-candidata, Dilma Rousseff






Leia a matéria do Noblat

Leia a matéria de RENATA LO PRETE e LETÍCIA SANDER




Mentiras, advérbios e desgraças

Via Mulher 7x7 - Por Isabel Clemente - 18.05.2010


Eu lia Pinóquio para ela na cama, quando parei e perguntei:
- Filha, você mente?
- Não – ela disse, convicta, balançando a cabecinha negativamente, com os olhos fixos no livro.
Aí, pensou um pouco e acrescentou me olhando de lado:
- Eu já falei coisas que não existem, mas eu tava brincando, não tava mentindo.

……………………………………………

Ela brincava sozinha. Aí pegou um fantoche, assumiu uma voz engraçada e se pôs a contar uma história enorme. Captei o início.

“Era uma vez num país muito distante um príncipe. Ele era rico. Ele queria exatamente tomar chá. Mas não tinha chá! Então ele pegou a cadeira, subiu na mesa. Chegou o malvado e empurrou a pessoa, que ficou tonta e, plect, caiu no chão. Aí ele pensou, onde vou arrumar chá…”

Sensacional mesmo não é nem o enredo sem pé nem cabeça, algo muito comum aos 4 anos, nem o fato de ela incluir chá, uma bebida que definitivamente não faz parte da sua realidade. Mas o que eu acho ótimo é a preocupação em encaixar um advérbio e a onomatopeia. Continua

TJ-GO cassa direitos políticos de Delúbio Soares e aplica multa de R$ 164 mil

Via FolhaOnline - 19.05.2010

da Reportagem Local

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado pelo TJ-GO (Tribunal de Justiça de Goiás) a devolver R$ 164,6 mil ao Estado e à perda de oito anos dos direitos políticos.

Segundo os desembargadores da 2ª Câmara Civil do TJ, o ex-tesoureiro cometeu o crime de impropriedade administrativa por receber o salário de professor do Estado de Goiás no período que morava em São Paulo. A maioria dos juízes seguiu voto do desembargador João Waldeck Felix de Souza.

A ex-presidente do sindicato dos Sintego (Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás) Noeme Diná Silva também foi condenada. Entre 1994 e 1998 e 2001 e 2005, ele não trabalhou na rede estadual de ensino porque estava licenciado em nome do sindicato. No entanto, ele trabalhava no PT em São Paulo. Delúbio também não poderá fechar contratos com o Estado por dez anos.

Em 2007, ele já havia sido condenado pelo juiz Ari ferreira de Queiroz, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Goiânia. Continua

Seria cômico se não fosse trágico

Via O Dia - Por Arueira









E via Jornal Nacional:
Saiba como é o processo de enriquecimento de urânio



Senador é denunciado por contratar funcionárias fantasmas





Jornal Nacional - 18.05.2010




Sem sistema de combate a incêndio, museus de zoologia correm riscos



JC e-mail 4012, de 18 de Maio de 2010.
Sem sistema de combate a incêndio, museus de zoologia correm riscos


Com acervo de 10 milhões de exemplares, Museu de Zoologia da USP só tem extintor - e é definido pelo próprio diretor como uma 'bomba-relógio'. Museu Nacional do Rio de Janeiro possui hidrantes sem água e não conta com brigada de incêndio

O incêndio que destruiu o acervo de cobras e aracnídeos do Instituto Butantã fez soar o alarme sobre a falta de apoio à conservação do patrimônio histórico natural do País. Nenhum dos grandes museus de zoologia brasileiros conta com um sistema adequado de combate a incêndios. "Aqui só tem extintor", diz o diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP), Hussam Zaher.

Nem o fato de o museu ser vizinho a uma base do Corpo de Bombeiros deixa Zaher tranquilo. Alocado em um prédio histórico do Ipiranga, o MZ-USP tem um acervo de 10 milhões de exemplares de bichos da biodiversidade brasileira e mundial, de formigas e minhocas a onças e gaviões. Grande parte deles, preservada em potes com álcool como se faz em qualquer coleção desse tipo no mundo. A coleção de cobras do Butantã, comparativamente, tinha cerca de 85 mil exemplares.

"Temos, pelo menos, dez vezes a quantidade de álcool no prédio que o Butantã tinha. Mais as coleções secas, que também queimam com extrema facilidade", afirma Zaher. O porão é abarrotado de estantes com vidros e tambores com álcool, contendo mais de 1 milhão de exemplares de peixes. Outras coleções estão espalhadas pelo primeiro e segundo andares. "É uma bomba-relógio", diz o diretor. "Se esse prédio pegar fogo, será um desastre de proporções bíblicas. Não vai ter quem segure."

O biólogo Miguel Trefaut Rodrigues, professor da USP e ex-diretor do museu, conta um incidente que demonstra como é fácil começar um incêndio num ambiente como esse.

Em 1998, uma aluna usava uma lanterna para procurar um espécime na coleção de peixes, quando derrubou a lanterna e um pote com álcool ao mesmo tempo. A lâmpada estourou, soltou uma faísca e o álcool pegou fogo. "A chama foi controlada rapidamente e não houve danos. Mas poderia facilmente ter sido um desastre", lembra Rodrigues. Nem detectores de fumaça o museu tem. Continua

terça-feira, 18 de maio de 2010

Eyjafjalla, tráfego aéreo e CO2


Há pouco tempo, parte do espaço aéreo europeu foi fechado por causa do vulcão islandês Eyjafjalla. Vejam o que aconteceu quando o espaço aéreo voltou a ser aberto. Impressionante!






Veja agora o que aconteceu com o nível de dióxido de carbono (CO2), quando o espaço aéreo foi reaberto (na parte inferior, à esquerda):





Mais detalhes aqui!


Cinza vulcânica deve provocar cancelamento de mil voos na Europa (17.05.2010)



Jucá na mira do Supremo

Via Correio Braziliense
Por Diego Abreu e Josie Jeronimo
18.05.2010


Um dos maiores opositores à Ficha Limpa, senador é acusado de cometer ilícitos tributários

Enquanto a Polícia Federal (PF) pede à Justiça a prorrogação de um inquérito contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o senador articula o adiamento da votação do Ficha Limpa, o que enterraria a possibilidade de o projeto valer nas eleições de outubro. A proposta que veta a candidatura de políticos com histórico criminal deve ser apreciada amanhã, embora o líder do governo já tenha afirmado que o assunto não é prioridade.

Na mesma semana em que o Senado discute o Ficha Limpa, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar o pedido de prorrogação do prazo para a investigação contra Jucá, conduzida pelo delegado José Antônio Amaral Neto. O parlamentar também responde a outros processos no STF, mas nunca foi condenado. Em caso de punição no futuro, a aprovação do Ficha Limpa poderia inviabilizar a continuidade de sua carreira política.

Em 22 de março, a PF abriu inquérito para apurar denúncia recebida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Roraima de que os gestores da TV Caburaí — que já teve Jucá no quadro de sócios — “teriam praticado uma série de ilícitos tributários, tais como o desvio de contribuições previdenciárias descontadas dos empregados”, segundo despacho da procuradora Laura Gonçalves Tessler.

De acordo com o inquérito, para se livrar de dívidas e complicações tributárias, o senador teria transferido a empresa para o nome de seus filhos, apontados como atuais controladores da TV. “Em face da notícia sobre a possível prática de crime de falsidade ideológica, supostamente para ocultar crimes contra a ordem tributária e contra a Previdência Social, requisite-se instauração de inquérito policial”, despachou o procurador Rodrigo Golívio Pereira, em 5 de março. Continua

Leia também
Projeto Excelências

Ficha Limpa pode ir a Plenário já na quarta

Via Agência Senado - 17.05.2010

Demóstenes acredita que Ficha Limpa pode ir a Plenário já na quarta

O relator do projeto Ficha Limpa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), acredita que será possível aprovar o projeto na comissão nesta quarta-feira e enviá-lo para o Plenário no mesmo dia.

- Votar no Plenário é outra história. Aí, vai depender de acordo em torno da retirada da urgência dos projetos do pré-sal, mas confio em que isso será resolvido até lá - disse Demóstenes nesta segunda-feira (17), em entrevista à Agência Senado.

O senador confirmou também que não vai mexer no texto que veio da Câmara dos Deputados, a fim de aprovar logo o projeto, para que entre em vigor já para as eleições de outubro deste ano. Continua

Butantan: uma tragédia anunciada

Via Estadão, há 291 dias sob censura
Por Hussam Zaher e Miguel Trefaut
16.05.2010

Infelizmente, foi uma tragédia anunciada

Há séculos o homem acumula exemplares de plantas e animais em museus de história natural. Da mesma forma que bibliotecas guardam a memória da humanidade em obras impressas, as coleções científicas guardam o conhecimento sobre a biodiversidade do planeta em organismos preservados. Para quê manter essas coleções científicas? A pergunta é necessária diante da tragédia que atingiu o Instituto Butantan, onde um incêndio destruiu as coleções científicas de serpentes, aranhas e escorpiões.

A tragédia terá repercussões ainda não estimadas. O acervo representava um extraordinário banco de dados que documentava a história das serpentes e dos processos que levaram à sua origem e diversificação. Documentava também a própria história da ocupação humana no Estado por meio dos registros de cobras recebidas pelo Instituto ao longo do século passado.

Infelizmente, esta foi uma tragédia anunciada pois a coleção carecia de condições de segurança adequadas. Uma situação nunca resolvida, apesar dos inúmeros alertas feitos por pesquisadores.

Lamentamos profundamente o ocorrido e esperamos que o País passe a dar atenção devida às nossas coleções. Caso contrário, poderemos sofrer outras perdas da mesma magnitude. Coleções centenárias como as do Museu de Zoologia da USP, Museu Nacional da UFRJ e Museu Goeldi, no Pará, carecem de prédios adequados, e estão na mesma situação de risco.

Sem esta tomada de consciência, de nada vale ostentarmos o título de país detentor da maior biodiversidade do planeta. Perdemos nessa tragédia parte importante da memória nacional e a chave para compreender muito de nosso passado e nosso futuro. É fútil falar em preservar a biodiversidade se não assumirmos que nossos museus precisam de condições adequadas para que o seu patrimônio não encontre o mesmo destino das coleções do Butantã. Que essa tragédia sirva de lição.

Hussam Zaher é diretor do Museu de Zoologia da USP.

Miguel Trefaut Rodrigues é professor do Instituto de Biociências da USP.

Leia também:
- Butantan não tinha sistema automático anti-incêndio
- A tragédia do Butantan
- Museu Goeldi evitou tragédia semelhante há 2 meses em Belém

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Noticiar pedofilia é 'campanha' contra a Igreja, diz cardeal

Via Estadão, há 290 dias sob censura
Por José Maria Mayrink - 17.05.2010



O cardeal d. Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, atribui as denúncias de pedofilia praticada por padres a uma campanha intencional para desacreditar a Igreja. Segundo ele, a Igreja incomoda pela pregação do Evangelho, ao insistir numa doutrina que é contestada, às vezes, até por católicos. As críticas e denúncias daqueles que tentam responsabilizar Bento XVI pelos escândalos, disse o cardeal, partem de adversários que, se pudessem, acabariam com a pessoa do papa. Nesta entrevista dada ao Estado, no encerramento da 48.ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), semana passada, d. Geraldo afirmou que os casos de pedofilia são uma chaga para a Igreja, embora os escândalos não cheguem a 1% dos 400 mil sacerdotes existentes no mundo.
Leia a entrevista


Legenda da imagem:
D. Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil
Foto: Pablo Valadares/AE

Marta: 'Gabeira sequestrou e era escolhido para matar embaixador'

Via Estadão, há 290 dias sob censura
Por Malu Delgado e Alfredo Junqueira
16.05.2010

Para amenizar ação de Dilma na luta armada, petista diz que deputado era escolhido para matar embaixador; ‘Ela está inventando coisas’, reagiu ele

Em meio à estratégia do PT de abordar a participação da pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita Marta Suplicy introduziu neste domingo ao debate político a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares e afirmou que “ele sim sequestrou”.

Num discurso a militantes petistas da zona leste de São Paulo, acompanhada do pré-candidato ao governo, Aloizio Mercadante, Marta surpreendeu ao comparar a atuação de Gabeira com a de Dilma ao criticar ataques à petista feitos na internet: “Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB”.

O discurso da petista provocou reação imediata no comando do PT e entre coordenadores da pré-campanha de Dilma. Dirigentes do partido afirmaram durante a noite que a opinião de Marta não é avalizada pela legenda e nem se trata de uma estratégia eleitoral. “Não vamos adotar isso como estratégia de campanha. Todas as pessoas que atuaram contra a ditadura merecem nosso respeito. Foi uma declaração muito infeliz da Marta”, afirmou o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. O ministro Franklin Martins (Comunicação) também fez parte do grupo que sequestrou o embaixador. Continua

Leia também:
- Gabeira diz que Marta está equivocada ao atacá-lo por sequestro
- Marta e Gabeira: ‘Sequestou, foi escolhido pra matar’
- Dutra critica Martha, que chamou Gabeira de sequestrador

Comentário básico:
E ela ainda quer ser senadora por São Paulo. Aff!!!
Quantos anos mesmo têm os filhinhos dessa senhora?

Conheça:
Projeto Excelências - Conheça e Divulgue

sábado, 15 de maio de 2010

Incêndio no Instituto Butantan destrói maior acervo de ofídios tropicais do mundo

São Paulo - São Paulo - Brasil


Perda irreparável!
Minha solidariedade aos pesquisadores,
estudantes e funcionários
do Instituto Butantan.



SP TV - 1ª edição - 15.05.2010



Íntegra da nota divulgada pelo instituto:


"O Instituto Butantan informa que neste sábado, 15 de maio, um incêndio atingiu o Prédio das Coleções, onde ficam espécies de répteis, artrópodos e quelônios. O fogo foi notado por volta de 7h45. Imediatamente os seguranças do instituto acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou em menos de 10 minutos.

Segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio.

O Butantan irá aguardar, entretanto, as investigações da perícia técnica sobre as causas desta ocorrência. Assim que o prédio for liberado pela perícia, o Instituto Butantan irá iniciar o levantamento sobre a perda da coleção.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no Butantan, e conversou com o diretor do instituto, Otávio Mercadante. Ele solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

A Secretaria de Estado da Saúde já se colocou à inteira disposição do Butantan para recuperar o local.

Em razão do incêndio, o Instituto Butantan permanecerá fechado neste sábado e domingo, reabrindo para a visitação do público na segunda-feira, dia 17, exceção feita aos museus, que rotineiramente ficam fechados às segundas.

O Butantan agradece todo o apoio e a solidariedade prestados pela população e seus funcionários ao longo das últimas horas."



Jornal Nacional - 15.05.2010


Leia também:
- Incêndio destrói mais de 500 mil amostras do Instituto Butantan
- SP: fogo destroi maior acervo de ofídios tropicais do mundo

Site do Instituto Butantan


EEUU autoriza el uso de químicos a gran escala para disolver la marea negra

Via El Mundo - Reuters | dpa | Houston | Nueva Orleans - 14.05.2010



La mancha de crudo del Golfo de México llega a la costa
Clique AQUI para ver a animação
(Fuente: NOAA - Gráfico: David Alameda)


El Gobierno de Estados Unidos ha aprobado el uso a gran escala de disolventes químicos para combatir la marea negra en el Golfo de México, dijo un portavoz de la Guardia Costera.

En el Golfo de México progresaban este viernes los trabajos para contener el vertido de crudo que emana desde la plataforma hundida desde hace más de tres semanas. La idea es succionar el petróleo directamente del ducto del que mana desde hace más de tres semanas al mar.

Con la ayuda de robots submarinos se introdujo un conducto dentro del tubo de ascenso que se rompió en el accidente, que luego deberá sellarse en el punto de conexión con una válvula para evitar que siga la fuga. El petróleo será bombeado luego a un barco. Veja a matéria completa


***
Comentário básico:

Enquato isso, aqui no Brasil, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-AP), declarou: "O Ficha Limpa é um projeto da sociedade, não do governo. Vamos obedecer à ordem de urgência na Casa."
Repetindo o que disse o senador: "O Ficha Limpa é um projeto da sociedade, não do governo. Vamos obedecer à ordem de urgência na Casa."
Será que entendi bem? O governo representa quem? O próprio governo, ou a sociedade? E qual é a urgência da Casa, Casa que, por sinal, é o Senado e pertence a nós, o povo brasileiro, à sociedade brasileira? Acelerar as propostas do pré sal!
Depois desse absurdo, desta catástrofe ambiental, que estamos vendo acontecer no Golfo do México, fico me perguntando se nós temos tecnologia, se o mundo tem tecnologia para as consequências de obras de tamanha envergadura. E o que me respondo? Não, não temos. Não, o mundo não tem.

Adelidia Chiarelli


Atualização - 16.05.2010:
- El vertido en el Golfo de México puede ser cinco veces más grande de lo admitido
- Giant Plumes of Oil Found Forming Under Gulf of Mexico
- Oil spill imperils an unseen world at the bottom of the gulf

Galeria de imagens

À deriva

Via UOL - BandNews - 14.05.2010


Rio: moradores voltam a áreas de risco, após chuva





Moradores retirados de áreas de risco, no Rio de Janeiro, sofrem com o cancelamento do auxílio-aluguel do governo. Por conta do fim do benefício, famílias estão voltando para as casas interditadas, após deslizamentos de terra.


Comentário básico:
Enquanto isso... Lula quer auxílio mensal e prêmio de R$ 100 mil a campeões do mundo


Conheça:
Projeto Excelências - Conheça e Divulgue