sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tango Tango

Para você que, apesar de tudo, continua sonhando:








El exilio de Gardel (Tangos)



Terremoto mata mais de 100 no Chile e onda gigante atinge cidade costeira

Via Folha Online - 27-02.2010

O terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado matou ao menos 122 pessoas. A presidente do pais, Michelle Bachele, decretou estado de catástrofe e determinou que as regiões litorâneas e ilhas fossem desocupadas --como a Ilha de Páscoa.

Ondas gigantes atingiram as ilhas de Juan Fernandez e cidade costeira de Talcahuano (região central do país).

Também há informações de incêndios causados por vazamentos de gás devido o rompimento de tubulações. O fogo atingiu a Universidade de Concepción --localizada perto do epicentro do terremoto. Um prédio de 15 andares caiu na cidade e uma velha ponte sobre o rio Bío-Bío desabou, disse o canal TV Chile, que mostrou imagens de casas danificadas após o abalo sísmico.

Em Concepción, a ponte que passa sobre o rio Bío Bío desabou após o terremoto. A ponte foi construída em 1937. Ela estava desativada desde 2002.

Segundo relatos, a parte da cidade mais afetada foi o centro antigo, onde vários imóveis desmoronaram. Em Santiago, há muitos prédios danificados. Continua


Leia também:
Após "pânico", turistas brasileiros querem deixar Santiago


Ao vivo - Imagens do Chile após o terremoto


HAVAÍ e CHILE - AO VIVO

***

Atualização - 28.02.2009:
- Bachelet pide "fuerza" a los chilenos para superar el peor terremoto en medio siglo
- El tsunami se debilitan en el Pacífico
- Tensão de placa sob América do Sul causa ruptura de 643 km

Fuerza Chile!
CHILE - AO VIVO

CNN

twitter   twitter   twitter

Gráficos1
Gráficos2

La Tercera
El Mercurio

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Montaigne e a autoestima









Parte II    Parte III



Veja também:
Sócrates e a autoconfiança
   
Epicuro e a felicidade




O roteiro final do Mensalão do PT

Via Blog do Noblat - 26.02.2010

Deu na IstoÉ

A edição de Istoé que já está nas bancas traz uma reportagem exclusiva sobre o relatório final do processo que investiga o mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal

IstoÉ teve acesso ao processo judicial com 69 mil páginas contendo laudos sigilosos da Polícia Federal, relatórios reservados do conselho de controle de atividades financeiras, pareceres da Receita Federal e outras representações criminais que tramitam sob segredo de justiça em vários estados.

A investigação derruba a versão de que o dinheiro público estava ileso do esquema de caixa 2 do Partido dos Trabalhadores para comprar votos da base aliada no Congresso Federal. Novos documentos e testemunhas asseguram a origem estatal dos recursos.

O nome de Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e poss[ivel coordenador da campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, aparece pela primeira vez no caso desde o início das investigações, em 2005.

Pimentel é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o exterior, depois usados para pagamentos de dívidas com o publicitário Duda Mendonça.

A origem desses recursos, de acordo com denúncia do Ministério Público Mineiro, está em um contrato superfaturado da prefeitura de Belo Horizonte, feito durante a gestão de Pimentel.

Outro fato novo levantado durante as investigações é o envio de uma mala com R$ 1 milhão à Executiva Regional do PT do Rio Grande do Sul.

O dinheiro foi usado pelos dirigentes estaduais do PT para pagar dívidas históricas acumuladas durante a realização do Fórum Social Mundial, criado por movimentos de esquerda e organizado pelo PT de Porto Alegre.

Os documentos ainda reúnem vários depoimentos de políticos e empresários que comprovam o pagamento de propina a deputados da base aliada do PT. Partidos como o PTB de Roberto Jefferson, ex-deputado responsável pelas primeiras denúncias do mensalão, o PL e o PP são citados nos laudos.

Entre os ouvidos pela Justiça, ainda estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vice-presidente José Alencar e os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos, Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, que confirmam a versão de que Roberto Jefferson alertou o presidente Lula sobre a existência do Mensalão.

Você lê a reportagem completa na IstoÉ é que está nas bancas. [Ou aqui].

***


Atualização - 27.02.2010
Leia também:

- Pimentel ajudou a fornir mensalão do PT, diz revista
- Marina: eleita, governo com o ‘melhor’ de PT e PSDB
- Mais 5 dissidentes aderem à greve de fome em Cuba
- No afã de ‘justificar’ Cuba, Lula ‘esquece’ Honduras

Clair de Lune





Clair de Lune - Claude Debussy





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Luxo em ascensão

Jornal da Gazeta - 23.02.2010



E por falar em Epicuro e a felicidade:








Big Brother e a avaliação por pares na ciência, artigo de Stevens Rehen



JC e-mail 3955, de 24 de Fevereiro de 2010.
Big Brother e a avaliação por pares na ciência, artigo de Stevens Rehen


"É hora de nos valermos das facilidades que a internet proporciona para gerar alternativas ao atual sistema de julgamento e divulgação dos artigos científicos, criado há mais de 70 anos"

Stevens Rehen é diretor de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Artigo publicado no portal SRZD (www.sidneyrezende.com/blog/stevensrehen):

Pedro Bial me contou que a franchise Big Brother foi inspirada no projeto Biosfera, iniciado em 1986 no Arizona, Estados Unidos. O objetivo era confinar cientistas em um laboratório ecológico de vidro e aço, isolados do meio exterior, na expectativa que produzissem sua própria comida e reciclassem sua água ao longo de 2 anos.

O experimento fracassou, os cientistas não conseguiram se manter auto-suficientes, entretanto, como "experiência antropológica" foi um sucesso. A quantidade de intrigas e fuxicos entre os participantes daria para encher um ano de publicação da revista Caras.

Tais intrigas não me surpreendem. Cientista não é santo, e como qualquer pessoa, é movido por vaidades em muitas situações da vida, estejam eles confinados ou não.

O problema é quando essas vaidades interferem demais com a divulgação de informações geradas com dinheiro público e que podem beneficiar o progresso da ciência.

Reinaldo Lopes assinou interessante reportagem na Folha de São Paulo repercutindo carta aberta, assinada por alguns dos principais cientistas do mundo na área de células-tronco, denunciando que um petit comité de pesquisadores estaria dificultando a publicação de dados científicos contrários aos seus interesses. Tipo de situação que lembra o que vem acontecendo entre os moradores da casa de luxo e do puxadinho no BBB10.

A diferença é que, enquanto no programa de TV, vez por outra o confessionário é abolido e os brothers têm que dizer na cara quem vai para o paredão, na academia, os cientistas que decidem quais trabalhos científicos serão publicados, estão sempre protegidos pelo anonimato. Continua

Pai e filho se reencontram depois de anos

Via UOL Notícias - 24.02.2010
Por BBC Brasil








Menino mimado










quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Meu Filho é uma Estrela – e minha mãe é louca

Via Mulher 7x7 - Por Martha Mendonça - 21.02.2010


Tive o desprazer de ver no último sábado, no canal GNT, um episódio do reality show americano Meu Filho é uma Estrela. No programa, dez crianças e seus responsáveis – mães, na maioria – passam oito semanas em uma casa fazendo testes e, como no Big Brother, sendo eliminados de diversas formas. O vencedor ganha 50 mil dólares e contrato de um ano com um agente de Hollywood.

Pela sinopse, já dá para imaginar o tipo de drama que acontece, não? Errado. É pior do que você pode imaginar. Não sei como o órgão correspondente ao juizado de menores dos Estados Unidos permite tamanha exposição e exploração dessas crianças. O pior é que os maiores doentes são os pais – no caso, as mães que acompanham os filhos. No episódio que vi, todas, sem exceção se mostraram mais infantis do que os próprios meninos e meninas. Pressionam, torturam, passam totalmente dos limites. As crianças choram. Vomitam. Ficam perdidas.

Duas das mães iniciaram uma guerra particular. Tudo porque uma delas tentou combinar um voto (num tipo de eliminação em que as mães participam, mas sem poder votar em seus próprios rebentos) e a outra, na hora H, andou pra trás. A mulher ficou enfurecida, falou palavrões, ficou obcecada em tirar satisfações da ex-”amiga” – e tentou colocar a própria filha contra a filha da outra. Continua

***

Comentário, nem tão básico assim:

E por falar em Big Brother, o novo herói (Aff!!!) brasileiro:





Leia também:
As cores da casa


Brasil gera mais lixo eletrônico entre emergentes



JC e-mail 3954, de 23 de Fevereiro de 2010.
Brasil gera mais lixo eletrônico entre emergentes


Relatório da ONU aponta que país é o que mais descarta geladeiras e celulares em local inadequado

O Brasil é o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano. O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que nesta segunda-feira (22/2) lançou seu primeiro relatório sobre o tema. O estudo advertiu que o Brasil não tem estratégia para lidar com o fenômeno e que o tema sequer é prioridade para a indústria.

O país é também a nação emergente que mais toneladas de geladeiras abandona a cada ano por pessoa e um dos líderes em descarte de celulares, TVs e impressoras.

O estudo foi realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) após a constatação de que o crescimento econômico dos países emergentes gerou maior consumo doméstico, com uma classe média cada vez mais forte e estabilidade econômica para garantir empréstimos para a compra de eletroeletrônicos. Mas, junto com isso, veio a geração sem precedentes de lixo.

A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Continua

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Anarquistas da ciência

Via Ciência Hoje - Por Adilson de Oliveira - 19.02.2010



Ilustração da curvatura do espaço-tempo causada pela presença de matéria (no caso, a Terra). Esse efeito faz parte da teoria da relatividade geral, proposta revolucionária de Albert Einstein que é hoje um dos pilares da física (imagem: Wikimedia Commons).


Da teoria da relatividade à mecânica quântica, Adilson de Oliveira discute os avanços no conhecimento sobre o mundo físico, que muitas vezes surgem do rompimento com os modelos preestabelecidos.


A física é uma ciência que vem sendo construída ao longo de centenas de anos por diversos cientistas e pesquisadores. Alguns se destacam mais nessa empreitada, mas a grande maioria é formada apenas por pequenos coadjuvantes.

Por exemplo, milhares de artigos científicos na área da física são publicados por mês em todo o mundo, sendo que quase todos relatam apenas resultados e teorias incrementais, ou seja, que se tornam pequenos avanços – embora essenciais – para a compreensão do mundo físico. As grandes descobertas são raras e as que revolucionam profundamente a física são ainda mais difíceis de acontecer.

Esse fato mostra que a física é um campo de conhecimento sólido, que não é facilmente alterado, pois somente aquilo que é realmente verificado e testado de maneira independente e exaustiva se consolida.

Em certos momentos, alguns cientistas resolvem desafiar o status quo e propor ideias revolucionárias. Como se fossem ‘anarquistas científicos’, tentam quebrar os modelos e a ordem estabelecida dentro do campo científico.

Contraditoriamente, um dos maiores anarquistas da ciência durante a juventude transformou-se em um forte conservador quando ficou mais velho. Seu nome: Albert Einstein (1879-1955).

Em 1905, cinco anos após ter se graduado em física pela Escola Politécnica de Zurique (Suíça), Einstein ainda não tinha conseguido um cargo de pesquisador ou professor em alguma universidade europeia. Seu grande amigo dos tempos de universidade, Michele Besso (1873-1955), conseguiu uma indicação para ele trabalhar como analista de patentes no Bureau de Patentes em Berna (Suíça). Como o próprio Einstein dizia, lá havia tempo suficiente para realizar o seu trabalho e também ter ideias revolucionárias e anárquicas sobre a natureza da luz, da matéria, do tempo e do espaço. Continua


O físico Adilson de Oliveira é professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Considerações breves sobre a arte contemporânea e o papel das instituições

Via Itaú Cultural - Resenha - Março Abril 2009


Três obras que mudaram a forma de ver e entender a arte brasileira atual


Por Tadeu Chiarelli

Ao sair de algumas exposições em museus, galerias e bienais, muitas pessoas experimentam certo amargor relacionado à sensação de que não são cultas. A razão desse sentimento reside no fato de que muito daquilo que observaram não possui conexão com aquilo que, durante anos, foram ensinadas a entender como arte. Afinal, onde estão as pinturas e as esculturas que aprenderam a apreciar? Muitas vezes, inclusive, o amargor inicial é substituído por um sentimento de desprezo perante aquelas proposições "exóticas", agora vistas como empulhações, não merecedoras de nenhuma atenção. Está aí a razão para que muitos deixem de frequentar exposições de arte contemporânea.

Essa situação é lastimosa porque muito da produção recente possui conexões com questões atuais que afligem a todos, de uma forma ou de outra. Aqui, portanto, a pergunta: por que esse divórcio entre a produção atual e o grande público?

Dentre as várias respostas possíveis, creio que existam duas que podem auxiliar a, pelo menos, adentrar no problema: a primeira diz respeito a uma mudança na arte, ocorrida no século passado; a outra se refere a como as instituições culturais negligenciam essa mudança, quase sempre apresentando duas concepções distintas de arte como se fossem a mesma.


***

Desde, sobretudo, o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas deixaram em segundo plano a relação que se fazia entre arte e objeto estético concebido dentro de padrões estabelecidos (pintura, escultura etc.). Eles passaram a desenvolver propostas em que o artista não mais operava dentro da necessidade de produção de objetos únicos e concebidos para realçar sua "genialidade" e competência, com base em parâmetros estabelecidos pela tradição (mesmo a moderna). A partir daquele período nota-se o avolumar de propostas em que o trabalho do artista, em vez de continuar circunscrito ao universo do "belo" (mesmo que esse último conceito já houvesse se expandido em suas significações), passa a operar em relação a outras demandas socioculturais. Tão ou mais importante do que seguir as preocupações inerentes às vertentes estéticas anteriores, começa a surgir o imperativo de posicionar-se claramente em relação às diversas instâncias sociais, usando objetos e procedimentos que até então não faziam parte do universo artístico estabelecido.

A partir desse paulatino abandono das estéticas tradicionais (e, por conseguinte, das modalidades já citadas), surgirão inúmeras possibilidades de propostas, o que só aumentaria, é verdade, a sensação de não entendimento do público. Para diminuir esse fosso, talvez fosse necessário buscar os primeiros sinais dessas transformações. Assim seria resgatada, mesmo que de forma breve, a passagem da produção artística de uma circunscrição a questões puramente estéticas para um campo de experiências em que o observador é chamado a participar não apenas com o olhar, mas com outras ferramentas de percepção.

Se tomarmos o caso brasileiro e, dentro dele, três artistas, serão demarcados pontos notáveis dessa passagem que ainda se processa. São eles Hélio Oiticica, Nelson Leirner e Cildo Meireles. Continua


Tadeu Chiarelli é crítico de arte, curador e professor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sócrates e a autoconfiança







Parte II    Parte III




Jovem envolvido na morte de João Hélio ganha a liberdade

Via G1 - 18.02.2010 - Por Alícia Uchôa


Um dos quatro acusados de envolvimento na morte do menino João Hélio, que foi arrastado por 7 km no subúrbio do Rio durante um assalto em 2007, foi solto, segundo o Tribunal de Justiça do Rio. Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, ele, que era o único menor suspeito do crime, foi liberado no último dia 10, pouco depois de completar a maioridade.

No dia 8 de fevereiro, uma decisão do juiz Marcius da Costa Ferreira, da Vara de Infância e Juventude, afirma, no entanto, que seria “necessário mais tempo para que (ele) se convença das vantagens da mudança de vida, do voluntário afastamento do grupo a que está integrado”.

O documento diz ainda que “é preciso que (ele) seja estimulado a participar de outras atividades e grupos socialmente saudáveis”, e recomenda que o jovem e a família continuem a ser atendidos com acompanhamento psicoterápico. O magistrado determina, então, a “progressão da medida, inserindo-o no regime de semiliberdade”, a ser cumprida no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD). Continua


Leia também:

- Assassino de João Hélio recebe proteção do governo federal



- Revolta com libertação de assassino: “Não há nada que possa ser feito. A decisão não é passível de recurso. Ela agride a todos, mas é a lei. A lei no Brasil é um incentivo à criminalidade”, disse o advogado.



Imagem: O garotinho João Hélio

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ele voa!!!

Shaun White



Shaun White - Ele voa!!!!
clique na imagem




Dengue

Via Estadão, há 202 dias sob censura


Trechos da matéria Cinco Estados registram epidemia de dengue; calor preocupa, escrita por Lígia Formenti, em 17.02.2010:

"Nas primeiras semanas deste ano, epidemias foram registradas em cinco Estados: Acre, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesses locais, a média de casos registrada é significativamente alta. Até semana passada, 300 casos por 100 mil habitantes."


"O verão excepcionalmente quente vivido pelo Brasil em 2010, associado à aproximação do período de chuvas, especialmente no Sudeste e no Nordeste, aumenta o perigo de epidemias de dengue, devido à aceleração do ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o entomologista Rafael Freitas, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), o calor reduz em cerca de 40% o tempo que o inseto leva para se desenvolver e chegar à vida adulta, quando se transforma em vetor. “Em uma temperatura de 22º C a 25º C, o desenvolvimento do mosquito leva 14 dias, aproximadamente. De 30º C a 33º C, o tempo pode cair para oito dias”, explicou.

Na cidade do Rio, por exemplo, a temperatura máxima chegou a ultrapassar os 40º C nas últimas semanas. Até agora, porém, a baixa umidade e a falta de chuvas têm reduzido o número de criadouros - o que dificulta a reprodução do Aedes aegypti -, mas o perigo é latente."


Matéria completa aqui!

Barcos clandestinos colocam turistas em risco em São Paulo




Via UOL Notícias - Por Bandnews




***


Zoológicos ficam superlotados de bichos vítimas de maus tratos



Bom Dia Brasil - 18.02.2010




TV TEM/Globo News - junho de 2005





Juiz marca nova audiência do caso Carli para 4 de março

Via Gazeta do Povo - Por Adriano Ribeiro - 17.02.2010


Quatro testemunhas de defesa que residem em Curitiba serão ouvidas. Outras dez pessoas que moram fora da capital também têm que ser ouvidas, mas a data em que prestarão os depoimentos ainda não foi definida


Uma nova audiência de instrução relacionada ao acidente de trânsito provocado pelo ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho foi marcada para o próximo dia 4 de março. O juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar definiu a data nesta quarta-feira (17).

Ele vai ouvir quatro testemunhas de defesa do ex-parlamentar que residem em Curitiba. Uma delas presenciou a colisão, ocorrida em maio do ano passado, que causou a morte de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20. O homem que será ouvido dirigia um carro que estava parado na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no bairro Mossunguê.

Outras dez pessoas convocadas pela defesa, mas que não moram na capital, também devem prestar depoimento. O dia em que essas testemunhas serão ouvidas ainda não foi definido. Entre elas, cinco moram em São Paulo, uma em Campo Grande-MS, uma em Cuiabá-MT, uma em Guarapuava, uma em Florianópolis-SC e outra em Joinville-SC. Continua

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que ainda não sabemos (Episódio III)

Somos Reais?




Parte II   Parte III   Parte IV   Parte V



"O Profº da Universidade de Cambridge, Martin Rees (Barão Rees de Ludlow), cosmólogo e astrofísico britânico, além de ser o Astrônomo Real Britânico, desde 1995, explora a possibilidade de existir vida em outros planetas.
Com o auxílio de outros cientistas amigos inicia um perturbador debate científico que tem surpreendentes consequências para o que imaginávamos a respeito do universo.
" (Texto Youtube)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O que ainda não sabemos (Episódio II)

Por que estamos aqui?




Parte II   Parte III   Parte IV   Parte V



"O Profº da Universidade de Cambridge, Martin Rees (Barão Rees de Ludlow), cosmólogo e astrofísico britânico, além de ser o Astrônomo Real Britânico, desde 1995, explora a possibilidade de existir vida em outros planetas.
Com o auxílio de outros cientistas amigos inicia um perturbador debate científico que tem surpreendentes consequências para o que imaginávamos a respeito do universo.
" (Texto Youtube)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que ainda não sabemos (Episódio I)

Estaremos sós?




Parte II   Parte III   Parte IV   Parte V



"O Profº da Universidade de Cambridge, Martin Rees (Barão Rees de Ludlow), cosmólogo e astrofísico britânico, além de ser o Astrônomo Real Britânico, desde 1995, explora a possibilidade de existir vida em outros planetas.
Com o auxílio de outros cientistas amigos inicia um perturbador debate científico que tem surpreendentes consequências para o que imaginávamos a respeito do universo.
" (Texto Youtube)

Salvador - Ivete canta polêmica

Via Blog do Noblat - 14.02.2010

De A TARDE, citado pelo O Globo:

Polêmica no carnaval Baiano. Criticada por popularizar a controversa canção "Lobo mau", do grupo de pagode Ó Báck - vetada por artistas como Tatau e Carla Perez -, a cantora Ivete Sangalo defendeu os músicos das insinuações de que a letra incitaria a pedofilia.

Com versos como "Sou o lobo mau, vou te comer" e "menina danada, merenda boa, feita pela vovozinha", o hit tem dado o que falar no carnaval.

Depois de cantar a música mais uma vez, Ivete se explicou ao público: "Os meninos do Ó Báck me contaram que, antes de eu cantar essa música no Festival de Verão, eles faziam um show a cada três meses e hoje eles têm 30 datas marcadas.

A minha intenção é pegar essa meninada que poderia estar fazendo coisas erradas, mas está trabalhando, colocando o carro na estrada e levando a música da Bahia para o mundo", discursou.

Na última sexta-feira, o cantor Tatau, ex-Araketu, não atendeu a pedidos de fãs que lhe pediam a música, comportamento que foi seguido pela dançarina Carla Perez, neste sábado, 13, quando desfilava com o seu bloco infantil. "Desculpem, eu trabalho com as crianças, sou mãe, tenho filhos. Quero cantar músicas que vocês pedem, mas tenho respeito pelas crianças. Tem muito lobo mau que é mau mesmo por aí", justificou a mãe de Camilly Vitória e Victor Alexandre, que acompanhavam a apresentação. Continua


Comentário básico:
Não existem justificativas para uma aberração com essa, digamos..., "música"!
Ki pisada na bola!

E não nos esqueçamos:
Abuso sexual, maus tratos, contra crianças e adolescentes? Denuncie!
O número é 100!

Sob Arruda, fisiologia teve esmero do registro em ata

Via Blog do Josias de Souza - 15.02.2010


As investigações da PF e da Procuradoria conferiram à gestão José Roberto Arruda a aparência de um sistema que gira em torno de verbas e privilégios.

Verbas para o próprio governador, auxiliares dele, e deputados que se dispuseram a vender as consciências.

Privilégios para as empresas que toparam retirar de suas caixas registradoras o dinheiro que abasteceu a folia subterrânea de Brasília.

À medida que a apuração avança, vai-se iluminando outro flagelo: o fisiologismo. O rateio de cargos completa o tripé de perversões em que se escorou Arruda.

Em discursos e comerciais televisivos, Arruda se vendia como um gestor moderno. Na prática cotidiana da gestão, entregava-se ao arcaísmo.

Documentos apreendidos pela PF na casa de um amigo e ex-assessor de Arruda mostram que o o governador fatiou entre amigos e aliados rateio 4.463 cargos.

São cargos de confiança, nomeados politicamente, sem concurso. A prática é comum. Está presente no governo federal e eem outras gestões estaduais e municipais. Continua


Leia também no Blog do Josias de Souza:
- Serra converte microblog numa ‘vitrine’ carnavalesca
- Com Lula, Dilma ‘inaugura’ fábrica aberta há 9 meses

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tem Carnaval na cadeia, no palanque e na Casa Branca









Lamaçal de Brasília ‘respinga’ no enredo da Beija-flor

Via Blog do Josias de Souza - 13.02.2010






Na madrugada de domingo para segunda, José Roberto Arruda vai amargar a sua quarta noite na prisão.

Detento especial, o governador desfruta de regalias. Mas o acesso à televisão não está entre elas.

Arruda será privado de assistir a um espetáculo que ele aguardava com ansiedade: o desfile da Beija-flor de Nilópolis.

A escola de samba carioca levará Brasília à avenida. O enredo fala de uma cidade que foi “do sonho à realidade”.

Intérprete oficial da escola, Neguinho da Beija-flor cantará para as arquibancadas versos que destoam da Capital dos dias que correm.

O puxador do samba enaltecerá “a flor que desabrochou nas mãos de JK”. Dirá coisas assim: “A luz da alvorada anuncia! Brasília capital da esperança”.

A Beija-flor cairá no samba presa à gestão Arruda por um contrato. O governo do GDF borrifou nas arcas da escola R$ 3 milhões. Continua

sábado, 13 de fevereiro de 2010

É o Galo! É o Galo! É o Galo!!!!!




Viva o Carnaval de rua!!!!
Viva o Carnaval de Recife!!!!



Jornal Hoje - 13.02.2010



***


Carnaval Salvador -- Barra-Ondina -- Ao vivo


***


Atualização - 17.02.2010

Unidos da Tijuca é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro



Nunca te detenhas

Valeu, Ophelia!

Tem sempre presente que a pele se enruga,
o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
Mas o que é mais importante não muda;
A tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiveres viva, sente-te viva.
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amarelecidas...
Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que em vez de pena, te tenham respeito.
Quando não conseguires correr através dos anos,
Trota
Quando não consigas trotar, caminha.
Quando não consigas caminhar, usa uma bengala.
Mas nunca te detenhas!!!.

Madre Teresa de Calcutá


El cambio climático pone en peligro la seguridad alimentaria

Via El País - Por ARTURO BARBA - México - 11.02.2010



Producir alimentos para un planeta cada vez más poblado y caliente será uno de los retos más importantes del siglo XXI

El incremento de la temperatura en más de tres grados centígrados para mediados de siglo traerá consigo la disminución de la capacidad productiva de la tierras cultivables que podría ocasionar una catástrofe alimentaria entre las más de 3.000 millones personas que vivirán en las cercanías del ecuador del planeta, según la información recogida en un especial de la revista Science (12 de febrero de 2010).
"Estamos evaluando una disminución en la producción agrícola del 20% al 30% en los próximos 50 años para los campos entre las latitudes del sur de California o de Europa hasta Sudáfrica", ha comentado a EL PAíS David Battisti, profesor de Ciencias Atmosféricas de la Universidad de Washington.

Aún sin un clima más cálido, el crecimiento de la población mundial en más del 30% antes de 2050 representa un notable desafío que obligaría a duplicar la producción de granos en las zonas tropicales.

Más de 60 investigadores de 14 países son los autores del especial de Science en el que se recalca la necesidad de que los líderes del mundo "cambien drásticamente sus nociones" de este problema, lo que implica superar el temor popular a usar la biotecnología agrícola, incluida la producción de alimentos genéticamente modificados. Hay que usar "la mejor ciencia posible", han afirmado. Continua

Legenda da imagem
Campos de maíz en China con exceso de fertilizantes
nitrogenados (urea)- SCIENCE/F.S.ZHANG



Science Especial
Segurança Alimentar


Servidores do Senado fazem boicote ao ponto eletrônico

Via Correio Braziliense - Por Daniela Lima - 12.02.2009

Indignados com o fato de que o rigor com horários só vale para metade dos funcionários, efetivos organizam estratégias para burlar a fiscalização e desmoralizar a norma

A implantação de novo modelo de ponto eletrônico no Senado deflagrou uma crise que mobiliza três pilares da Casa: servidores efetivos, comissionados e os próprios senadores. Ato baixado pelo primeiro-secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), regulamentou a marcação de presença dos funcionários de toda a Casa. Mas a norma não está está valendo para todos. Os servidores lotados nos gabinetes dos senadores — em Brasília, e nos escritórios políticos espalhados por estados e pelo Distrito Federal — não são obrigados a obedecer as regras impostas aos que atuam na estrutura administrativa. Uma onda de revolta dominou a rede interna de computadores. E-mails em que são feitos ataques a Heráclito e ao novo modelo circulam nas caixas de mensagens. Servidores estão abandonando os trabalhos no plenário ao meio-dia em ponto, quando o sistema registra automaticamente a ausência para o período de almoço. Diante do impasse, o alto escalão da Casa trabalha para evitar a paralisação dos serviços no Senado. Continua

No seu devido lugar

Via Estadão, há 197 dias sob censura - 13.02.2010


A prisão preventiva do governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, não foi apenas um evento sem precedentes no Brasil democrático - o que, por si só, inscreve na história das instituições nacionais a corajosa decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi também, para os padrões brasileiros, um raro exemplo de celeridade na defesa do interesse público. Apenas sete dias transcorreram entre a prisão de um cupincha de Arruda, flagrado numa tentativa de suborno em favor do chefe, na quinta-feira da semana passada, e o ato do STJ. O flagrante levou a OAB, na terça seguinte, a pedir ao Ministério Público Federal que requeresse a medida. O requerimento foi encaminhado ao ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito que investiga o "mensalão do DEM" (alusão ao partido a que Arruda era filiado), ou "panetonegate" (referência à alegação do governador de que se destinavam à compra do doce para distribuir aos pobres os R$ 50 mil que foi filmado embolsando).

Uma hora depois de receber o documento no qual o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a sua colega Raquel Dodge sustentavam que Arruda e os seus paus-mandados se empenhavam em descarrilar as investigações em curso contra eles, Gonçalves acionou o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, para que convocasse a Corte Especial, formada pelos 14 membros mais antigos do tribunal. Nada menos de 12 deles votaram a favor do pedido de prisão do governador e outros cinco cúmplices para impedir que "a organização criminosa instalada no governo do Distrito Federal" continuasse a tentar apagar os vestígios dos crimes cometidos, como assinalou o relator. Arruda, previsivelmente, se apresenta como vítima de "denúncias torpemente preparadas" e diz considerar "absurda" a decisão judicial. Ontem, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o habeas corpus solicitado pelos advogados do governador. Continua

Leia também:
- Recado claro
- Lula ainda não enxergou a dimensão do caso Arruda
- Seria cômico se não fosse trágico

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Via Blog do Noblat - 11.02.2010





Na pele do ator Paulo Gracindo, Odorico Paraguassu (foto acima) foi o prefeito engraçado, corrupto e cheio de artamanhas da novela O Bem-Amado, escrita por Dias Gomes e levada ao ar pela Rede Globo de Televisão entre janeiro e outubro de 1973. Foi a primeira telenovela a cores. A principal meta de Odorico era a inauguração de um cemitério.

A CBN fez há pouco uma colagem de trechos de discursos de Odorico com trechos de discursos do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, envolvido no escândalo do mensalão do DEM. As semelhanças notáveis não são mera coincidência. Ouça aqui em Odorico Paraguassu e Arruda

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Arruda se entrega após ter prisão decretada pelo STJ

Via Estadão, há 195 dias sob censura - Por Vannildo Mendes e Mariângela Gallucci

Chefe do Executivo do Distrito Federal é o primeiro governador preso no exercício do cargo

BRASÍLIA - O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), já se entregou à Polícia Federal. Arruda e mais cinco pessoas tiveram a prisão preventiva decretada pelo Superior Tribunal de Justiça nesta quinta-feira, 11. Segundo a PF, ele será recolhido à carceragem da Superintendência, onde ficará à disposição da Justiça.

Por 12 a 2, a Corte Especial do tribunal acompanhou o voto do relator do caso, ministro Fernando Gonçalves, aceitando o pedido de prisão feito pelo Ministério Publico. Ele é acusado de tentar corromper testemunhas e obstruir a Justiça no processo que investiga esquema de corrupção desmantelado pela operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. A defesa de Arruda entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. O ministro Marco Aurélio Mello vai analisar o recurso. Continua


***


Jornal Nacional - 11.02.2010







Igreja Católica e outras 4 atacam ‘política econômica’

Via Blog do Josias de Souza - 11.02.2010



Começa em 17 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade de 2010.

Levará a 50 mil comunidades cristãs de todo país, uma mensagem em tom de crítica à política econômica adotada sob Lula.

O tema da campanha será “Economia e Vida”. O lema foi extraído de um versículo bíblico: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24).

O texto-base inclui críticas à crescente dívida interna do país, às altas taxas de juros, à elevada carga tributária, ao sistema financeiro internacional e até ao PAC.

Repetindo modelo que havia sido adotado em 2000 e 2005, a campanha de 2010 terá um caráter ecumênico.

Participam, além da Igreja Católica, representada pela CNBB, outras quatro denominações religiosas:

1. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
2. Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.
3. Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.
4. Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia.

Estão reunidas sob o guarda-chuva do Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil).

No trecho dedicado à divida interna, o texto da campanha anota, por exemplo:

“Apesar dos gastos com juros e amortizações da dívida pública consumirem mais de 30% dos recursos orçamentários do país, essas dívidas não param de crescer”.

Com textos e gráficos, o material do evento propõe a conscientização sobre alguns temas econômicos que são pouco conhecidos por grande parte da população. Continua

Bancas de São Paulo vão precisar mudar de local





Por UOL Notícias - 11.02.2010





Novo presidente da CTNBio deve sair de grupo pró-transgênicos



JC e-mail 3948, de 10 de Fevereiro de 2010.
Novo presidente da CTNBio deve sair de grupo pró-transgênicos


Lista tríplice será apresentada hoje ao ministro Sérgio Rezende, responsável pela indicação

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) inicia nesta quarta-feira (10/2) a escolha de seu novo presidente. Uma lista tríplice, formulada pela manhã, deverá ser apresentada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, responsável por indicar o ocupante do cargo.

A expectativa é a de que o nome seja apontado ainda hoje. O perfil do escolhido, no entanto, já é dado como certo. "Não há dúvida de que a ala pró-transgênicos será vitoriosa. Eles sempre foram e continuam sendo maioria", avalia o representante do Ministério do Meio Ambiente na CTNBio, Paulo Kageyama, apontado como provável candidato da ala verde do colegiado.

Representantes da ala alinhada ao ministério contabilizam uma vitória folgada. A dúvida ontem girava em torno do nome do novo presidente. Havia pelo menos quatro pessoas cotadas. "Na eleição passada havia consenso em torno do nome de Walter Colli. Agora a situação está mais embolada", disse Edilson Paiva, apontado como um dos prováveis candidatos da ala desenvolvimentista.

O mandato é de dois anos, renováveis por mais dois. O escolhido encontrará uma CTNBio dividida em dois blocos - o de ambientalistas e o de desenvolvimentistas -, com clara vantagem para o segundo grupo. Dos 27 ocupantes, apenas oito são considerados da ala contra transgênicos. Continua


Leia também:
Índia pede mais pesquisa antes de liberar berinjela transgênica

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Memória da Imprensa





Arquivo Público do Estado de SP acaba de lançar o site Memória da Imprensa







Há décadas a historiografia contemporânea tem incorporado a imprensa como fonte fundamental para se compreender momentos históricos e a atuação de protagonistas. Mas a fragilidade e as limitações do papel impresso, especialmente seu acesso, representam dificuldades aos pesquisadores.

Com o objetivo de ampliar o acesso a jornais e revistas do século 19 e início do século 20 no Brasil, o Arquivo Público do Estado de SP acaba de lançar o site Memória da Imprensa, uma seleção de periódicos digitalizados do acervo da instituição.

O serviço reúne por enquanto 14 títulos de jornais e revistas de época, que permitem acompanhar a trajetória da imprensa paulista e brasileira a partir da seleção de exemplares de 1854 a 1981.

De acordo com o Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador do Arquivo Público, além de ampliar o acesso, outro objetivo importante do novo site é preservar os raros originais das publicações.

"Jornais e revistas antigos têm um suporte muito delicado. O papel amarela com facilidade e a consulta é muito complicada. O acesso direto aos originais ajuda a destruir ainda mais. Quanto mais conseguirmos passar para o formato digital, mais colaboraremos na preservação dos originais", disse à Agência Fapesp.

Segundo ele, a partir de agora pesquisadores não terão acesso aos originais dos jornais e revistas que já estão em formato digital. "Só poderão consultar em casos muito específicos e que serão analisados. Essa é uma iniciativa importante para preservar o acervo", disse.

Parte do acervo já digitalizado ajuda a reconstituir momentos importantes dos mais de 200 anos de história da imprensa no Brasil. Pesquisadores já podem acessar desde publicações que marcaram época, como a revista A Cigarra (1914-1975) e o jornal Última Hora (1951-1971), até títulos menos conhecidos, como o jornal sindical Notícias Gráficas (1945-1964) e o anarquista La Barricata (1912-1913).

Segundo Bacellar, a ideia é colocar à disposição do público um conjunto variado de fontes. "Buscamos alguns exemplos de periódicos famosos, mas que ilustrem tendências ou conceitos diferentes. Temos desde a grande imprensa até pequenos jornais e revistas com perfis mais variados, como sindicais, políticos ou culturais", disse.

A digitalização dos jornais e revistas é uma iniciativa interna do Arquivo do Estado. "Algumas digitalizações em curso estão envolvidas diretamente em projetos de pesquisa relacionados, como, por exemplo, à imigração em SP, e à resistência política durante a Ditadura Militar", explicou.

Movimento

O Memória da Imprensa já soma mais de 1.670 páginas de jornais, mas, de acordo com seu coordenador, as páginas disponíveis ainda representam uma amostra ínfima, se comparadas com a totalidade disponível no Arquivo do Estado.

"Esperamos que esse material sirva para o uso do professor em sala de aula e dos próprios alunos. Caso o professor queira dar uma aula sobre o período da República Velha no Brasil pode, por exemplo, consultar alguns jornais anarquistas do período", disse.

Um dos destaques é o periódico alternativo Movimento, que liderou a campanha pela anistia durante a ditadura militar. Lançado em 1975 e fechado em 1981, teve 3.093 artigos e 3.162 ilustrações censurados pela ditadura.

Segundo Bacellar, a alimentação do site será feita ao longo do ano de forma aleatória, com relação aos títulos. "Mas, às vezes, coincide com solicitação externa. Uma entidade pede, por exemplo a digitalização de um determinado jornal. De qualquer forma, pretendemos chegar, até o fim do ano, com mais de 2 milhões de páginas digitalizadas", disse.

O Arquivo Público do Estado de SP é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Sua hemeroteca tem cerca de 1,2 mil títulos e 32 mil exemplares de revistas e mais de 200 títulos de jornais.

Já estão disponíveis no site as revistas O Malho (1902-1954), Panóplia (1901-1935), Anauê! (1935), Vida Moderna (1907-1925) e Escrita (1975-1988), além dos jornais Lanterna (1901-1935), Acção (1936), Germinal (1902-1913) e Correio Paulistano (1854-1963), este último o primeiro diário da província de SP.

Para acessar a página e mais informações:

www.arquivoestado.sp.gov.br/memoria

(Alex Sander Alcântara, Agência Fapesp, 9/2)/ Via JC-email

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Este blog está de luto: morre Pena Branca!

Com ele se vai parte de um Brasil
que um dia foi brasileiro.
Uma grande perda...












"Morreu na noite de segunda-feira (8) o cantor José Ramiro Sobrinho, de 70 anos, o Pena Branca da ex-dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho. Ele passou mal em casa, no bairro do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo.

Pena Branca teve um infarto e foi levado para o hospital, mas não resistiu. Pena Branca e Xavantinho começaram a cantar em 1962. Em 1968, a dupla veio para São Paulo para tentar a carreira artística.

Em 1990, os dois ganharam o Prêmio Sharp de melhor música – “Casa de Barro”, escrita por Xavantinho e Moniz – e de melhor disco – “Cantando do Mundo Afora”.

Os sucessos da dupla chegaram ao exterior. Os intérpretes de “Violas e Canções”, “Viola Quebrada”, “Luar do Sertão” e “Pingo d’Água”, entre outras, fizeram apresentações nos Estados Unidos.

Em 1999, o irmão Xavantinho morreu, e Pena Branca seguiu carreira solo. Ele chegou a ganhar um Grammy Latino." (Texto via G1)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Câmera registra como o lixo provoca alagamentos




Chocante!
A reportagem é do Fantástico de 07.02.2010:








La Red espía tus movimientos

Via El País - Por DAVID ALANDETE 08.02.2010

Internet, como red de redes sobre la que no gobierna nadie, no conoce fronteras. Pero los regímenes autoritarios, sí. Países como China e Irán han invertido verdaderas fortunas en tecnologías para poner coto a la libertad de expresión en sus conexiones a la Red. Ya no se limitan a cerrar páginas o censurar resultados en motores de búsqueda. Ahora son capaces de espiar al internauta a través de sus proveedores de conexión. Leen sus correos electrónicos y blogs restringidos y controlan al detalle qué páginas visitan. Esa tecnología acaba con la intimidad en la Red. Y no sólo la aplican los Gobiernos no democráticos. Proveedores de Internet de Estados Unidos la utilizan para combatir lo que consideran piratería.

Existe en Internet un nuevo telón de acero cibernético, que separa a los países que respetan la libertad democrática en la Red de los regímenes que la silencian para imponer doctrinas políticas. Lo ha dibujado meticulosamente la organización privada Reporteros Sin Fronteras, que en un informe de marzo del año pasado identificó a los 12 "enemigos de Internet": Irán, China, Cuba, Egipto, Corea del Norte, Siria, Túnez, Arabia Saudí, Vietnam, Myanmar, Turkmenistán y Uzbekistán. Continua

domingo, 7 de fevereiro de 2010

São Paulo...

... ontem às 17 horas














(Fotos: Adelidia Chiarelli)


Doutores em humilhação

Via Estadão há 191 dias sob censura - Por Debora Diniz* - 07.02.2009


Agredir e insultar um homem a caminho do trabalho é obviamente inaceitável. Pior quando os agressores estudam medicina

Três rapazes agridem um senhor em uma bicicleta com um tapete de carro. A força do impacto leva o homem a se desequilibrar e cair da bicicleta. Excitados pelo impulso sádico, os rapazes teriam gritado "ô, nego". Um grupo de testemunhas denuncia os rapazes à polícia. Eles são presos, o que poderia ser considerado um desfecho justo ao ritual de humilhação racial e de classe. Mas o Centro Universitário Barão de Mauá, [em Ribeirão Preto,] no interior de São Paulo, decidiu também expulsá-los do curso. Eles estudavam medicina.

O que há de tão grave nessa história, além da injúria racial e da agressão física a um homem inocente a caminho do trabalho? O fato de os três rapazes estudarem medicina. Esses são desvios inaceitáveis para qualquer cidadão, mas particularmente inquietantes quando seus autores são futuros médicos. Há um espaço simbólico reservado ao médico em nossa vida social: a ele cabe o conforto, a escuta e o cuidado. Há uma expectativa de acolhimento universal que não distingue cor, idade, sexo ou religião. Um pacto silencioso de confiança é o que nos move ao entrar em um consultório médico: aquela pessoa de branco diante de nós está ali para cuidar de nosso medo da morte.

Dos médicos se espera mais do que o simples cumprimento das regras fundamentais da cidadania: é preciso uma consciência ética sobre o lugar sagrado que socialmente lhes é reservado. Por isso, não pode haver médicos racistas, sexistas ou violentos. As crenças privadas de um médico são simplesmente seus valores sobre o bem viver, o que não lhes confere nenhuma autoridade para julgar ou reprimir moralmente seus pacientes. Um ginecologista, por exemplo, não tem o direito de expressar suas inquietações homofóbicas ao atender uma paciente lésbica, assim como um obstetra de um hospital público, na ausência de colegas que o substituam em um plantão, deve atender uma mulher com autorização para o aborto legal. Esses encontros atualizam a consciência ética que todo médico deve ter ao exercer a medicina.

O homem da bicicleta foi humilhado pelos três rapazes que acreditavam ser divertido agredir ou assustar pessoas a caminho do trabalho. O exercício da humilhação é um instrumento de poder dos fortes e os médicos são indivíduos com poder sobre o corpo vulnerável de um paciente. Mesmo que não estivessem ainda no exercício da medicina, os rapazes testavam os limites das vantagens conferidas pela desigualdade de classe e de raça que contornam nossa vida social. Se um dia vierem a ser médicos e ainda distantes da consciência ética sobre a dor do outro, eles terão outros homens da bicicleta como pacientes e diante deles expressarão semelhante desprezo. Certamente, não mais os agrediriam com um tapete nas costas, mas com a indiferença pelo sofrimento. Continua


*Antropóloga, professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero


Sobre o mesmo assunto:
- Estudantes de medicina são presos por racismo em RP
- Estudantes presos por racismo são soltos em Ribeirão Preto

Ano Novo chinês





Jornal Nacional - 07.02.2010





sábado, 6 de fevereiro de 2010

Roberto Carlos recusa convite para cantar em Brasília

Via blog do Josias de Souza - 06.02.2010



Roberto Carlos recusou convite para se apresentar nas festividades do cinqüentenário de Brasília, em abril.

O empresário do cantor, Dodi Sirena, não fez segredo do motivo da recusa: José Roberto Arruda (ex-DEM) e o escândalo que o rodeia.

“Houve o convite e chegamos a considerar a possibilidade [de aceitar], porque Roberto estará no Brasil”, disse Sirena.

Ele explicou que os 50 anos da Capital serão celeberados na mesma semana em que Roberto Carlos fará aniversário. Porém...

Porém, “o convite foi feito pelo comitê de José Roberto Arruda. E decidimos interromper o contato...”

“...O Brasil está indignado com essa situação. E há uma prova de que houve desvio de dinheiro público”, Sirena acrescentou, referindo-se ao panetonegate.

O empresário de Roberto Carlos acrescentou: “Se o governo federal assumisse o convite, tudo bem. Mas dessa maneira, não”. Continua

***

Comentário básico:
Dá-lhe, Roberto!!!!!
Parabéns!!!!!
Que isso sirva de exemplo aos outros, digamos... "artistas", que fazem qualquer coisa em nome do que chamam de trabalho e, como justificativa, usam aquela famosa frase: "Trabalho é trabalho!", não se importando de onde vem o dinheiro.

Imagem

As soluções para evitar alagamentos em São Paulo




Via UOL Notícias - Band News - 05.02.2010



Perguntinhas básicas:
E a corrupção?
Será que enchentes e alagamentos não rimam com corrupção?


Juiz encerra audiência do caso Carli; definição sobre júri popular aguarda depoimento de outras 14 testemunhas

Via Gazeta do Povo - Por Adriano Kotsan, com informações de Heliberton Cesca
05.02.2010


Nesta sexta-feira, foram ouvidas duas testemunhas de defesa e uma de acusação. Seis testemunhas de defesa não compareceram e outras oito serão ouvidas em outras cidades


O juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar terminou por volta das 10h45 desta sexta-feira (5) o segundo dia de audiência de instrução sobre o acidente provocado pelo ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho. Foram ouvidas três testemunhas na manhã desta sexta: duas de defesa e uma de acusação. Ainda faltam serem ouvidas 14 pessoas nesta fase de instrução do processo – seis delas moram em Curitiba, mas não foram localizadas para comparecer ao Tribunal do Juri, e o restante terá de ser ouvido em outros locais, pois não moram na capital.

Somente depois de ouvir todas as testemunhas o juiz Avelar vai definir se Carli Filho será julgado por um júri popular pelo crime de duplo homicídio. O ex-parlamentar também pode ser convocado para conversar com o juiz. Carli Filho é acusado da morte de dois jovens em um acidente de trânsito que aconteceu em maio do ano passado.

Após o encerramento da audiência nesta sexta, o juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar conversou com jornalistas que estavam no local. Avelar não deu um prazo de quando irá determinar se o caso irá para júri popular ou se a sentença será dada apenas por um juiz. Por lei, a instrução de um processo tem um prazo de até 90 dias para ser encerrada. Se Carli Filho não conversar com o juiz, a decisão será dada do mesmo jeito, apenas sem a defesa feita pelo próprio réu. Continua

Leia também:
Promotora diz ter provas para levar Carli a júri

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aedes aegypti e Aedes albopictus - Uma Ameaça aos Trópicos




Parte I




Parte II



O documentário Aedes aegypti e Aedes albopictus - Uma Ameaça aos Trópicos retrata o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela. Foi feito pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e dirigido por Genilton Vieira. O vídeo aborda desde a dispersão dos insetos pelo mundo até suas características morfológicas, hábitos alimentares, reprodução e o ambiente onde vivem. Lançado no ano passado, o documentário venceu em novembro o 7º Festival Internacional Cine Médico e Científico Videomed de Córdoba 2009, na categoria Educação para Saúde, e ganhou a quarta edição do Festival Internacional Videociencia 2009, realizado em Havana, Cuba. [...] (Texto: Pesquisa FAPESP online)

Senado quer ouvir de novo general sobre gays

Via Blog do Noblat - 05.02.2010

Deu em O Globo

De Maria Lima , Evandro Éboli e Cristiane Jungblut:

As declarações do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho sobre a suposta incapacidade dos gays de assumirem postos de comando na carreira militar provocaram polêmica e ameaçam retardar a indicação dele para uma vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A indicação ainda tem que ser aprovada pelo plenário do Senado, mas, diante da repercussão, senadores que já haviam aprovado seu nome na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) agora querem voltar a ouvi-lo. O STM é a corte que julga processos contra militares, inclusive os que envolvem homossexuais militares.

O primeiro a pedir a volta do general à CCJ foi o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Para tentar impedir nova sabatina, assessores do Ministério da Defesa passaram o dia em reuniões com senadores e tentando convencer Suplicy a desistir. Queriam que ele recebesse Cerqueira a sós. Sem sucesso.

Na CCJ, quarta-feira, Cerqueira disse que as atividades desempenhadas pelas Forças Armadas "não são adequadas para homossexuais" pois "soldados não obedeceriam a comandantes gays". Ontem, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, tentou minimizar as declarações:

— As declarações do general não influenciarão os debates internos do Ministério da Defesa, e isso não diz respeito ao Superior Tribunal Militar. Continua

Audiência sobre caso Carli Filho vai para o segundo dia

Via Gazeta do Povo - Por Gladson Angeli, Vitor Geron e Heliberton Cesca
04.02.2010

No primeiro dia, os advogados da família Yared conseguiram autorização para que um perito particular analise o equipamento que registrou as imagens do acidente para verificar se houve fraude


O primeiro dia da audiência de instrução, que vai definir se o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho será julgado por um júri popular pela morte de dois jovens em um acidente de trânsito, terminou por volta das 17h30 desta quinta-feira (4). Dezesseis testemunhas de acusação foram ouvidas pelo juiz Daniel Ribeiro Surdi de Avelar.

Quatro depoimentos, dois de defesa e dois de acusação, estão previstos para sexta-feira (5). No primeiro dia, os advogados da família Yared conseguiram autorização para que um perito particular analise o equipamento que registrou as imagens do acidente para verificar se houve fraude.

O ex-parlamentar não compareceu à audiência. Segundo o advogado dele, Roberto Brzezinski Neto, o ex-parlamentar foi dispensado de comparecer ao Tribunal. Os deputados estaduais Durval Amaral (DEM) e Valdir Rossoni (PSDB) estavam na listagem de testemunhas de defesa de Carli Filho. Os parlamentares, no entanto, encaminharam ofícios solicitando a dispensa do processo e foram liberados pelo juiz. Continua

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os direitos humanos no Haiti


Trechos da entrevista de Mara Onijá, integrante do Grupo de Mulheres Pão e Rosas e Sônia, do Movimento Negro Unificado (Diadema), concedida à Luciana Liviero - Mulheres em Foco/RecordNews -, há cerca de uma semana:








Câmara aprova auxílio de R$ 500 mil para as famílias de militares mortos no Haiti

Via G1 - Por Eduardo Bresciani - 03.02.2010

Em janeiro, 18 militares brasileiros morreram no terremoto.
Projeto agora segue para análise do Senado Federal.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto do Executivo que dá um auxílio de R$ 500 mil para a família de cada um dos 18 militares brasileiros mortos no Haiti em decorrência do terremoto de magnitude 7 que devastou o país. O projeto segue agora para o Senado Federal.

O valor de R$ 500 mil será dividido igualmente entre todos os dependentes dos militares. Além disso, os dependentes que estão em idade escolar receberão uma bolsa de R$ 510,00 mensais para sua formação. A votação na Câmara foi pro consenso.

Após a aprovação, o governo deve enviar um projeto de lei abrindo crédito extraordinário para honrar com esta despesa. A bolsa para a educação dos dependentes dos militares será reajustada anualmente pelos mesmos índices dos benefícios concedidos pela Previdência Social. Continua

***

Comentário básico:

Por que isso, agora? Se é assim, famílias de pessoas que são mortas por balas perdidas, mortas em enchentes, mortas em deslizamentos e etc, também deveriam ser ressarcidas pelo Estado. Afinal, os soldados brasileiros que estão no Haiti, são remunerados pelas suas funções.

Sudão: conheça as pirâmides esquecidas do norte da África





04.02.2010 - Via UOL-Notícias



"Na terceira reportagem da série especial “Sob o Sol do Sudão”, os repórteres Fábio Diamante e Ronaldo Dias, do SBT Brasil, visitam as pirâmides esquecidas do norte da África."

Veja também:
- Inferno em Darfur: 300 mil crianças morrem por ano no Sudão
- Sob o sol do Sudão: o ditador que se esconde

Deputado relator defende mudanças no Código Florestal; ruralistas aplaudem

da Folha de S. Paulo, em Ribeirão Preto
da Folha Online
04.02.2010


Aplaudido por ruralistas, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) disse nesta quarta-feira (3) numa audiência pública em Ribeirão Preto para debater o Código Florestal que alguns membros do Ministério Público agem como "braços jurídicos das ONGs" ambientalistas.

Ele é relator da comissão especial da Câmara para dar parecer ao projeto de lei nº 1.876, de 1999, que propõe alterações na lei de proteção às florestas, em vigor desde 1965.

Ele defende a revisão do código, argumentando que, do jeito que está, a lei prejudica o agronegócio e a economia do país.

Em discurso, Rebelo afirmou que as "mudanças que venham a ser introduzidas serão promovidas com equilíbrio, temperança e moderação".

Reserva legal

O principal ponto de divergência entre ruralistas e ambientalistas é a chamada reserva legal, a porção das propriedades rurais que deve ser mantida como vegetação nativa.

Segundo a lei atual, áreas na mata atlântica devem ter pelo menos 20% de reserva legal. No cerrado, esse percentual sobe para 35% e, na Amazônia, para 80%. Continua

***

Comentário básico:
E precisa?


Imagem

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ser Pai




Café Filosófico,
com Paulo Schiller




aqui



Paulo Schiller é psicanalista




Nueva era en el diván de Freud

Via El País - Por JOSÉ ANDRÉS ROJO - Madrid - 03/02/2010

Con las obras del pensador vienés libres de derechos se reactualiza su legado

Desde el 1 de enero, las obras de Sigmund Freud han quedado libres de derechos en el mundo entero. Salvo en España, donde por una disposición transitoria de la Ley de Propiedad Intelectual siguen vigentes hasta 2019. En Francia la noticia ha movilizado a los editores, y a lo largo del año se traducirán en distintos sellos varios textos del fundador del psicoanálisis. ¿Semejante rapidez de reflejos indica que Freud sigue conquistando lectores y que su obra mantiene su virulento poder de agitar el debate intelectual?

Sigmund Freud (1856-1939) vino a poner en cuestión que el sujeto gobernara su vida con total autonomía, como se había creído hasta entonces. En condiciones normales, contaba en El malestar de la cultura, el yo "se nos presenta como algo independiente, unitario, bien demarcado frente a todo lo demás". Pero, añadía, ese yo se prolonga "hacia dentro, sin límites precisos, con una entidad psíquica inconsciente que denominamos ello y a lo cual viene a servir como de fachada". Así que, explicaba, no sabemos gran cosa de lo que ocurre por esas zonas interiores donde operan los deseos sexuales reprimidos. Médico de formación, Sigmund Freud investigó en esos territorios oscuros para encontrar la manera de curar determinados trastornos psicológicos. De ahí surgió una nueva escuela, y su correspondiente terapia, el psicoanálisis, pero lo que sobre todo hizo este brillante caballero vienés fue cambiar nuestra manera de entendernos y de entender el mundo. Continua

Sob o sol do Sudão: o ditador que se esconde





03.02.2010 - UOL Notícias



"Na segunda reportagem da série especial “Sob o Sol do Sudão”, feita pelos repórteres Fábio Diamante e Ronaldo Dias, do SBT Brasil, saiba mais sobre o presidente do país, único em exercício no mundo que tem prisão decretada."

Veja também:
Inferno em Darfur: 300 mil crianças morrem por ano no Sudão