segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Querelas do Brasil








"Início do especial Elis Regina Carvalho Costa, exibido pela Rede Globo
em 03 de outubro de 1980.
Música de Maurício Tapajós e Aldir Blanc."





Até quando?

No Estadão, há 122 dias sob censura:


Para ver os vídeos clique AQUI!



No Fantástico:





Também no Estadão:

Em vídeo, deputados do DF oram: "sabemos que somos falhos"

Em novo vídeo do escândalo no DF, o deputado Rubens César Brunelli (PSC) aparece rezando com o secretário Durval Barbosa e com o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM)





No Portal Terra:

Padre torrou R$ 14 milhões da igreja


No Estadão:

Esquema desvia R$ 40 milhões do Detran de SP




Los hijos de las familias 'progresistas' son los más maleducados

Via La Vanguardia - 27/11/2009

Barcelona. (EUROPA PRESS).- Las familias catalanas 'progresistas' son las que más "desisten" en la educación de sus hijos, al delegarla en la escuela, niñeras, u otros familiares, según el estudio presentado hoy 'Modelos educativos familiares en Catalunya', coordinado por el catedrático de Sociología de la Universidad de Deusto, Javier Elzo. Continua



Via The Family Watch - 29.11.2009

'Modelos educativos familiares en Catalunya'

Javier Elzo y otros - Fundación Bofill, noviembre 2009.


Informe publicado en catalán y encargado por la Fundación Bofill a un equipo de expertos que ha dirigido el catedrático de Sociología de la Universidad de Deusto, Javier Elzo. Se ha clasificado las familias en cuatro tipos: al primero corresponden las extravertidas y progresistas; al segundo, las introvertidas y tradicionales; al tercero, las conflictivas, y al cuarto, las armónicas y convivenciales. El trabajo se ha hecho a partir de una muestra tomada en Cataluña, con cuestionarios y entrevistas a más de un millar de familias, profesores y alumnos de 12 años. Las conclusiones del estudio revelan que las familias del primer grupo delegan más que las otras la educación de sus hijos.

pdf do trabalho: em catalão

pdf do trabalho: catalão traduzido para o português (Google)


domingo, 29 de novembro de 2009

Poluidor na corte global - Entrevista com Adolfo Pérez Esquivel

Revista Veja - Edição 2140 - 25.11.2009 - Por Gabriela Carelli

O ativista político e Nobel da Paz argentino diz por que defende a ideia de que os crimes ambientais sejam tipificados como ofensas contra a humanidade e julgados na Corte de Haia

"Todos os que, de alguma forma, ameaçam a vida
dos bilhões de habitantes da Terra precisam ser punidos"


O argentino Adolfo Pérez Esquivel, 78 anos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980 por sua luta pelos direitos humanos na América Latina, tornou-se o maior defensor de um projeto audacioso e potencialmente perigoso para combater os crimes ambientais. Ele propõe que seus responsáveis sejam julgados pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, que se ocupa dos crimes de guerra e contra a humanidade. Sua justificativa é que a destruição da natureza constitui um delito tão grave quanto os genocídios ou os assassinatos cometidos pelas ditaduras. Esquivel esteve em São Paulo na semana passada para fazer uma palestra a convite da ONG Serviço Paz e Justiça, na segunda escala do périplo que empreende pelo mundo para divulgar sua ideia a integrantes dos governos e das sociedades. Ele falou a VEJA.

Entrevista completa AQUI!


sábado, 28 de novembro de 2009

Indígenas isolados / O efeito perverso das medidas contra o aquecimento global









Trechos da matéria El efecto perverso de las medidas contra el calentamiento global, publicada pelo jornal espanhol El Mundo, em 28.11.2009:


"La guerra contra el cambio climático está provocando también 'daños colaterales'. Los pueblos indígenas están sufriendo las consecuencias de algunas de las medidas puestas en marcha para frenar el calentamiento global, según un estudio hecho público esta semana por la organización 'Survival International'."


"El informe 'La verdad más incómoda de todas' sostiene que el impacto del calentamiento global es visible ya en las comunidades indígenas de todo el planeta: "desde el Ártico a los Andes y al Amazonas, desde las islas del Pacífico a la cuenca canadiense oriental"."


Veja matéria completa AQUI!



Copenhague no centro do mundo

Via Estadão, há 120 dias sob censura




Copenhague
no centro do mundo







6 billion Others. Climate voices












sexta-feira, 27 de novembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Hoje mamãe faria 91 anos

Para ela que agora ensina crochê aos anjos:










Divulgação científica e responsabilidade



JC e-mail 3897, de 25 de Novembro de 2009.
Divulgação científica e responsabilidade


1º Foro Iberoamericano de Divulgação e Comunicação Científica termina nesta quarta-feira, dia 25, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fábio Reynol escreve para a "Agência Fapesp":

A informação científica não deve servir para ameaçar ou para agradar o cidadão, antes de tudo deve torná-lo responsável pela ciência que seu país produz. A afirmação, de Miguel Angel Quintanilla, diretor do Instituto de Estudos da Ciência e da Tecnologia (Ecyt, na sigla em espanhol) da Universidade de Salamanca, Espanha, foi feita no 1º Foro Iberoamericano de Divulgação e Comunicação Científica, realizado de 23 a 25 de novembro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Quintanilla apresentou os dois principais modelos teóricos utilizados para estudar a divulgação científica, "Déficit Cognitivo" e "Contextual", e por fim mostrou a sua proposta batizada de "Perspectiva Cívica" por se basear nos princípios de cidadania. Continua


Primeiro-ministro chinês irá à Cúpula de Copenhague

Via Estadão, há 118 dias sob censura! - 26.11.2009

Governo chinês anunciou que se comprometerá a reduzir entre 40% e 45% sua intensidade energética

Efe

PEQUIM - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, vai liderar a delegação chinesa que participará da Cúpula da Mudança Climática de Copenhague, de 7 a 18 de dezembro, anunciou nesta quinta-feira, 26, o porta-voz de turno do Ministério de Assuntos Exteriores, Qin Gang, em entrevista coletiva. Continua

***


McDonald's muda logo na Europa para ficar mais 'verde'




No portal Terra:

Clima faz vegetação da Amazônia subir os Andes, diz estudo



quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ministro da Cultura não é fragmentado!





"Meu pinto, meu coração, meu estômago e meu cérebro é [sic] uma linha só. Não sou um cara fragmentado, entendeu? Fui desrespeitado pela imprensa, que reverberou sem investigar, e por dois ou três parlamentares. É um trabalho suprapartidário. Não trabalho com esse critério, a cultura é muito mais ampla do que a política." Ministro Juca Ferreira


Leia as matérias:

- Ministro se irrita com pergunta sobre cartilha que pede votos e diz que material é legítimo

- UM MINISTRO QUE METE O P… PELAS MÃOS


Imagem:
Blog do Noblat



Flávia e Rom



Na segunda-feira, li o comovente coluna de Elaine Brum Deus e a Eutanásia. Ontem, no Jornal Nacional, vi a matéria Após 20 anos em coma, médico descobre que belga está consciente. Não deixe de visitar os sites indicados por Elaine Brum. Veja também a matéria, abaixo:








Atualização - 26.11.2009:

Investigador duvida de 'fala' de belga em coma há anos



Dia da Não-Violência contra a Mulher



"A Organização das Nações Unidas celebra nesta quarta-feira o Dia da Não-Violência contra a Mulher. Com este motivo, convidou Governos, empresas e ONGs a realizar atividades para sensibilizar a opinião pública sobre o problema.
A data de 25 de novembro foi escolhida em memória ao brutal assassinato em 1960 das três irmãs Mirabal, ativistas políticas da República Dominicana, por ordem do governante Rafael Trujillo (1930-1961). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou uma mensagem na qual afirma que toda comunidade internacional deve trabalhar para terminar acabar com todos os crimes imperdoáveis cometidos contra as mulheres, sejam eles domésticos, sexuais ou até mesmo sociais. "Devemos combater a violência erradicando a discriminação e mudando os pensamentos machistas que são vigentes em muitos países", diz o texto."






Página fonte



População ribeirinha convive com a seca no AM




IMPRESSIONANTE!
(Abaixo da imagem: link para a reportagem.)



"Depois da cheia do Amazonas no início do ano, a população ribeirinha, agora, convive com a seca. A vazante dos rios causa a morte de toneladas de peixes e impede que barcos cheguem aos portos."




AQUI!



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

A era dos adultos infantilizados



Trechos da matéria A era dos adultos infantilizados, escrita por Eliane Brum.
(Revista Época - 16/11/2009):


"Os adultos desse início de milênio parecem prolongar a infância no sentido da não-responsabilização. São sinais, aqui e ali, de uma transformação na forma de ver a si mesmo – e de ser visto. É corriqueiro testemunhar, seja no bar ou na empresa, gente que fica muito surpresa porque seus atos motivaram uma reação indesejável, uma conseqüência pela qual precisam responder. Nesse momento, vemos adultos com cara de surpresa, olhos arregalados como os de uma criança. Parecem pensar: “Mas por que eu, que sou tão bacana, tão inteligente, tão cool?”. Quando podem, chamam os pais, os advogados.... os coaches para salvá-los. A expectativa, como um direito adquirido, é a de que sempre serão “perdoados”. "


"Muito se tem falado e escrito sobre a falta de limites das crianças de hoje. E aqui o “de hoje” faz realmente sentido. A partir da constatação de que as crianças não param quietas um minuto, em lugar nenhum, a psiquiatria criou síndromes no mínimo curiosas. A indústria dos medicamentos estimulou a disseminação de drogas no mínimo questionáveis. Foram tecidas teses de todo o tipo, algumas delas bem estapafúrdias. Ou no mínimo curiosas."


A matéria completa pode ser lida aqui!


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Positivas (trailer)








Leia aqui!, a matéria: “Positivas”, um documentário, mostra sete mulheres brasileiras que contraíram HIV dos maridos.



Por favor, divulgue este post!





quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Laurie Anderson - O Superman

Finalmente no youtube!
Um presente para mim (Ki presente!),
um presente para todos vocês.








Sobre Laurie Anderson AQUI! e AQUI!





segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"No puede haber seguridad alimentaria sin seguridad del clima", aseguró Ban Moon, Secretario General de la ONU

Via site da FAO - 16.11.2009



Ceremonia Inaugural de la Cumbre Mundial sobre Seguridad Alimentaria.


16 de noviembre de 2009, Roma - Los líderes mundiales convocados en la sede de la FAO para la Cumbre Mundial sobre la Seguridad Alimentaria, adoptaron hoy por unanimidad una declaración prometiendo un renovado compromiso para erradicar el hambre de la faz de la tierra, de forma sostenible y a la mayor brevedad posible.

Los países acordaron también trabajar para invertir la tendencia a la baja de los fondos nacionales e internacionales para la agricultura y promover nuevas inversiones en el sector, mejorar la gobernanza de las cuestiones alimentarias a nivel mundial en asociación con las partes interesadas relevantes del sector público y privado, y a enfrentarse de forma proactiva a los desafíos del cambio climático y a la seguridad alimentaria.

Voz de alarma

En su intervención ante la Cumbre, el Secretario General de la ONU, Ban Ki Moon denominó a la actual crisis alimentaria "una voz de alarma para el mañana".

"No puede haber seguridad alimentaria sin seguridad del clima", aseguró Ban.

"Si los glaciares del Himalaya se derriten -advirtió-, se verán afectados los medios de vida y la supervivencia de trescientos millones de personas en China, y cerca de mil millones en toda Asia"

"Los pequeños campesinos de África, que producen la mayor parte de los alimentos del continente y dependen sobre todo de la lluvia, podrían ver sus cosechas mermarse un 50 por ciento en 2020. Tenemos que realizar cambios de envergadura para alimentarnos, y muy especialmente, para proteger a los más pobres y vulnerables", subrayó Ban. Continua

Visite o site da FAO

***


Leia também:
Buenos propósitos y grandes ausentes en la cumbre de la FAO (El País)
Compromiso en Roma para reducir el hambre a la mitad para 2015 (El Mundo)
Em declaração final, cúpula da FAO irá propor 5 ações contra fome (Folha Online)
Em Roma, Lula diz que fome parece "invisível" para governos (Folha Online)

"Falta vontade política para salvar Copenhage" (El País)
O bonde americano e o caminho do precipício (Greenpeace)



Assista e divulgue
H O M E


"Falta vontade política para salvar Copenhage"

Via El País - Por LALI CAMBRA - Ciudad del Cabo - 16/11/2009


ENTREVISTA: KUMI NAIDOO [foto] Director de Greenpeace


El activista antiapartheid y por la justicia social Kumi Naidoo (Suráfrica, 1965) asume hoy la dirección de Greenpeace. Es portavoz de la Campaña Internacional contra el Cambio Climático. Su objetivo es ahondar la conexión entre la lucha por el medio ambiente con la defensa de los derechos humanos, afectados todos ellos por el cambio climático.

Pregunta. Llega entre el fiasco de Barcelona y un Copenhague pesimista.

Respuesta. Hay falta de voluntad política y la situación en Estados Unidos hace más difícil conseguir un acuerdo vinculante. Los que hablan de llegar a un pacto político dejan poco lugar al optimismo: otros procesos políticos, no vinculantes, incluso los Objetivos de Desarrollo del Milenio, tienen unos niveles de cumplimiento del 25% o 30%, porque no hay ninguna obligación.

P. EE UU dice que necesita tiempo para que Obama negocie con un mandato claro del Senado.

R. No es que el tiempo se agote, es que para muchos está ya agotado, sobre todo en países pobres, los menos responsables por la catástrofe climática que viven. Pagan el precio más brutal por el cambio climático industrial. Obama debe usar su capital político con la ciudadanía y mantener la conversación que ha permitido la reforma sanitaria. No tener a Obama donde lo queríamos en Barcelona no significa que no pueda estar en Copenhague. Continua



Via blog o Noblat - 15.11.2009

Metas de corte de emissões de CO2 ficarão para depois

Os Estados Unidos, a China - as duas nações mais poluidoras do mundo - e outros países reunidos em Cingapura para um fórum de líderes da região Ásia-Pacífico decidiram abandonar a tentativa de se chegar a um acordo concreto sobre metas de redução de gases causadores do efeito estufa na Conferência do clima em Copenhage.

A decisão, aprovada por 19 dos 21 dirigentes de países da Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), joga pelo ralo as esperanças de que houvesse uma decisão conjunta sobre metas legais e definitivas no encontro. Apenas um acordo político deverá acontecer nas negociações de 7 a 18 de dezembro.

- Houve uma avaliação de que seria irrealístico esperar um acordo fechado, amarrado legalmente em nível internacional para ser negociado entre hoje e o início de Copenhage, em 22 dias - disse Michael Froman, negociador da comitiva americana, após a reunião que contou com líderes de EUA, China, Japão, Rússia, México, Austrália e Indonésia. Leia mais em A 22 dias de Copenhage, líderes decidem deixar metas de corte de emissões de CO2 para depois



Assista e divulgue
H O M E


O bonde americano e o caminho do precipício

Via Greenpeace - 10.12.2009

Barcelona — As negociações não avançaram durante a reunião sobre o clima em Barcelona e as decisões foram mais uma vez postergadas

A última semana oficial de negociação entre países antes do início da Conferência do Clima, em dezembro em Copenhague, acabou tão gélida quanto a Dinamarca no inverno. Os Estados Unidos se tornaram, mais uma vez, o grande entrave para o avanço das conversas, que precisam resultar em um acordo de como controlar o aquecimento global.

O maior emissor histórico de gases-estufa – e portanto essencial na formação de qualquer regime político a ser seguido neste setor – recusa-se a assumir metas reais de corte de emissões, com validade legal. Esse movimento é nocivo por dois motivos: os americanos fogem de sua responsabilidade histórica e ainda servem de escudo para outros, ricos e pobres, que também não querem assumir nada de verdade. É como uma grande galinha protegendo seus filhotes.

A reunião de Barcelona mostrou que os países que não estão dispostos a negociar tentam enfraquecer o acordo. Os países em desenvolvimento, por sua vez, pressionam por um documento robusto, mas também não assumem compromissos enquanto o mundo industrializado não se mexer. Continua



Assista e divulgue
H O M E


Lula e Sarkozy cobram acordo do Clima

Via Estadão - Por ANDREI NETTO - 14.11.2009

PARIS - Em um duro pronunciamento conjunto, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, cobraram dos Estados Unidos e da China avanços que permitam um acordo concreto na 15a Conferência do Clima das Nações Unidas, prevista para dezembro, em Copenhague. Em entrevista, os dois chefes de Estado apresentavam um "programa comum" - na realidade, uma carta de intenções - para o acordo que renovará o Protocolo de Kyoto, quando Lula cobrou frontalmente Barack Obama e Hu Jintao.

"Não temos o direito de permitir que o presidente Obama e que o presidente Hu Jintao façam um acordo com base apenas nas realidades políticas e econômicas dos dois países", disparou o brasileiro. Neste fim de semana, Obama realiza turnê pela Ásia, e teria encontro em Pequim com a cúpula do governo chinês. Não satisfeito, Lula foi além: "No fundo, o que estamos vendo é a tentativa de criação de um G2, com interesses específicos, para resolver o problema climático dos dois países sem se importar com os compromissos que temos de ter com o conjunto da humanidade".

O presidente brasileiro também pediu mais ambição dos dois governos. "É preciso que os Estados Unidos, como maior economia do mundo, sejam os mais ousados do mundo", exortou, completando: "E que a China, que não tem a mesma responsabilidade dos países desenvolvidos, mas que cresce de forma extraordinária, tenha um pouco mais de ousadia".

As declarações, feitas ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e frente à cúpula do governo francês, foram endossadas por Sarkozy e pelos ministros das Relações Exteriores, como Bernard Kouchner, e do Meio Ambiente, Jean-Louis Borloo. Um pouco mais comedido, sem citar os nomes de Obama e Jintao, o chefe de Estado francês também atacou o suposto entendimento entre Estados Unidos e China. "Vocês sabem da admiração que tenho pelos Estados Unidos e da confiança que tenho no presidente Obama. A primeira economia do mundo deve estar à altura de suas responsabilidades", afirmou Sarkozy, até aqui considerado em seu país um presidente "Atlantista", ou sejam, amigo dos Estados Unidos. Continua



Assista e divulgue
H O M E


TCU: Obra do Rodoanel foi mudada para cortar custo

Via blog do Josias de Souza - 15.11.2009


Fernando Donasci/Folha


A queda de três vigas de um viaduto do Rodoanel paulista fez reluzir um relatório produzido pelo TCU no ano passado.

Depois de esquadrinhar as obras do Rodoanel, o Tribunal de Contas da União concluiu que o projeto original fora alterado.

Baratearam-se os custos das empreiteiras que tocam as obras –entre elas a OAS e a Mendes Júnior. Mantiveram-se os valores cobrados do Estado. Continua


sábado, 14 de novembro de 2009

Aulas de intolerância e covardia

Via Isto É - Por Solange Azevedo e Rodrigo Cardoso - 13.11.2009



"Ao expulsar Geisy Arruda, a Uniban execrou publicamente a aluna e endossou a violência na universidade. Quando revogou a decisão, mostrou que está mais interessada em defender os seus cofres do que em cumprir a missão de educar."



Veja a matéria completa da ISTO É aqui!





sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Derretimento da Groenlândia se acelera



JC e-mail 3889, de 13 de Novembro de 2009.
Derretimento da Groenlândia se acelera


Velocidade do degelo na ilha aumenta desde 2006. Conclusão saiu de estudo que usou dados de satélite e medições feitas em terra

Ricardo Mioto escreve para a "Folha de SP":

O degelo está se acelerando na segunda maior massa de gelo do mundo, a Groenlândia, que nos últimos nove anos perdeu 1,5 trilhão de toneladas de água- o suficiente elevar o nível do mar em mais de 4 milímetros. O número é apontado em um estudo publicado na edição de hoje da revista "Science", liderado por Eric Rignot, geocientista da Nasa.

"Nenhuma notícia boa por aqui. Sinto muito", disse o cientista em entrevista à Folha. Segundo ele, a aceleração do derretimento se verifica desde 2006 em um nível sem precedentes. Isso pode ser apenas uma oscilação normal -em alguns anos o gelo derrete mais, em outros menos. Mas, se for uma tendência, trata-se de mais um sinal de que o planeta está esquentando rápido.

Jefferson Simões, glaciologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz que não se trata de mero acaso. "É preciso ver que esse não é um estudo isolado, existem várias outras evidências científicas, tudo vai se somando."

Os números, de qualquer forma, impressionam. Nesta década, as regiões que mais derreteram, aquelas próximas ao oceano, chegaram a perder mais de uma tonelada de água -uma caixa d'água cheia- por metro quadrado por ano.

Outro dado novo é sobre o destino do gelo perdido. Cerca de metade dele se transforma em icebergs, perdendo contato com a Groenlândia. A outra metade se torna lagos de água líquida sobre a superfície de gelo, dizem os cientistas.

Além de servir como sinal de aquecimento, o derretimento do gelo tem uma consequência imediata a elevação do nível dos mares e, com isso, o alagamento de regiões litorâneas. Continua


***


Assista e divulgue


H O M E





Doutoranda da UnB assume ser transexual e fala de preconceito

Correio Braziliense/Via Uai - Por Marcelo Abreu - 08.10.2009

Engajada em movimentos sociais e defensora das minorias, ela deseja que seu exemplo possa ser seguido por outras pessoas que sofrem o mesmo drama


Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O encontro foi marcado na Universidade de Brasília (UnB) ao meio-dia e meia da quinta-feira chuvosa. Lá estava ela, pontualmente. O ambiente lhe é muito familiar. Afinal, as mais recentes conquistas — aquelas que conduziram e ainda conduzirão seu destino profissional — ali aconteceram. De longe, avista-se aquela mulher negra, de 1,77m e 75 kg. O peso só foi revelado depois. Talvez, depois da idade, seja o maior e mais temido segredo de qualquer mulher. Os cabelos, em aplique, são médios e cuidadosamente cacheados. Veste terninho bege, com blusa de seda preta. Os sapatos, de salto alto, combinam com a blusa. A bolsa também é preta.

Nos dedos da mão direita, dois grandes anéis. E uma aliança muito especial no anelar da esquerda. É a prova do compromisso de casamento. A moça ainda vive a lua de mel. O noivo — um homem solteiro, jornalista, pai de três filhos — mora no Rio de Janeiro, mas se prepara para mudar-se para Brasília. A fala é delicada, sutilmente delicada. Não há falsete. Ela anda sem rebolar, sem estardalhaços, sem provocações. Não faz questão de chocar. A moça, de 31 anos, além de elegante, é discreta. Tem o sorriso bonito, às vezes tímido, como se ainda tivesse medo de sorrir. Dentes perfeitos. Olhos amendoados realçados com lápis preto e sombra. Nas unhas, esmalte vermelho. Nos lábios, batom do mesmo tom.

"Quero terminar meu doutorado, viver com o meu companheiro e lutar por todas as causas sociais e contra quaisquer formas de discriminação"

O nome dela? Jaqueline Jesus. Brasiliense, nascida no Hospital São Lucas, na Asa Sul. É filha de um sergipano operador de computador e de uma professora mineira de ciências. Família pequena, só tem um irmão, mais novo que ela. Jaqueline viveu a maior parte de sua vida em Ceilândia, no Setor O. Estudou em escolas com formação religiosa. Sempre foi uma das melhores alunas da sala. Gostava de artes , especialmente desenho. É funcionária da UnB, cedida ao Ministério do Planejamento. Formou-se em psicologia na universidade. Antes, porém, havia passado para química, mas desistiu no primeiro ano. Continua


Casal é preso em Suzano por vender carne de gato e cachorro










Tem de ser punido meeeesssmooooooooo!!!!!!




Chance de blecaute ter sido provocado por raio é mínima, diz especialista do Inpe



JC e-mail 3888, de 12 de Novembro de 2009.
Chance de blecaute ter sido provocado por raio é mínima, diz especialista do Inpe


Instituto confirma tempestade, mas afirma que descargas seriam insuficientes para derrubar linhas de transmissão e que teriam caído longe das subestações

As chances de um raio ter sido a causa do apagão que atingiu 18 estados na noite do dia 10 de novembro, como alegou o Ministério das Minas e Energias, foram consideradas "mínimas" pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o instituto, houve uma tempestade com raios na região próxima a Itaberá, no sul de São Paulo, onde estão subestações de Itaipu, mas as descargas foram emitidas longe das grandes linhas de transmissão. "As descargas mais próximas do sistema elétrico estavam a aproximadamente 30 km da subestação e cerca de 10 km distantes de uma das quatro linhas de Furnas de 750 kV e a 2 km de uma das outras linhas de 600 kV, que saem de Itaipu em direção a São Paulo", detalha, em nota, o Inpe.

Além disso, de acordo com especialistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), a baixa intensidade da descarga registrada (menor que 20 kA) não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela. Em geral, apenas descargas com intensidade superiores a 100 kA, atingindo diretamente uma linha, poderiam causar um desligamento de linhas de transmissão operando com tensões tão elevadas como as linhas de Itaipu (duas de 600 kV e duas de 750 kV).

O coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, no entanto alertou para a necessidade de investimentos em pesquisa e tecnologia na área para que o país possa lidar melhor com o impacto das mudanças climáticas no sistema energético nacional.

"O sistema de transmissão brasileiro é exposto às condições atmosféricas e climáticas. Portanto, levando em consideração as mudanças climáticas que estão acontecendo e que devem trazer como consequência mais raios para o Brasil, isso significa que, no futuro, os sistemas vão estar mais vulneráveis às condições climáticas, com aumento de raios, o que traz uma preocupação muito grande. Portanto, é necessário e fundamental que o Brasil invista em pesquisa e tecnologia para que o sistema possa estar preparado para as mudanças climáticas que estão vindo por aí", advertiu.

(Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Comunicação do Inpe)




No dia 29 de outubro de 2009, a Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff fala sobre apagão:




Em 12 de novembro de 2009, diz Dilma Rousseff: "Não estamos livres de blecautes":






Leia também:

Eletrobrás investiu apenas 38% dos recursos previstos em 2009

Onde procurar as causas do apagão - 1


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Na UnB, alunos tiram a roupa contra a Uniban de SP








***


Via Blog do Noblat (matéria do O Globo):

Universitários da UnB protestam contra censura da Uniban a aluna; reitor também se solidariza

Um grupo de 25 alunos fez um protesto inusitado ontem na Universidade de Brasília (UnB). Tiraram a roupa em solidariedade à aluna Geisy Arruda, que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban), de São Bernardo do Campo (SP), porque foi às aulas de minissaia. Depois, acabou reintegrada. Estudantes, professores e servidores da UnB também divulgaram carta na qual condenam a agressão à aluna.

O protesto dos pelados ocorreu no Minhocão, prédio onde se concentra a maioria das salas de aula da UnB. Parte dos alunos usava apenas roupas íntimas; algumas alunas fizeram topless e outros ficaram completamente nus. Em passeata, foram até a reitoria e entregaram carta de protesto ao reitor José Geraldo de Souza Júnior.

Nos cartazes que carregavam, os estudantes classificaram como ato de machismo o que ocorreu com Geisy. "A agressão (a Geisy) se sustenta nos valores discriminatórios que integram a sociedade capitalista (em) que vivemos, onde as representações sociais da mulher se baseiam numa ótica de subserviência masculina", diz trecho da carta, também assinada pelo grupo de 25 estudantes.

Veja a matéria completa do O GLOBO: Estudantes de Brasília tiram a roupa em apoio a estudante da Unibam que foi à aula de minissaia


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo e

DISTRITO FEDERAL (Atualização - 12.11.2009)*:





Ó NÓIS NA FITA!






É o Brasil mostrando a cara.
Com certeza muitas consciências foram apagadas antes.


Aqui, detalhes sobre esse grande absurdo.


*ATUALIZAÇÃO - 12.11.2009:

O apagão atingiu 18 estados brasileiros.

Veja matérias do Jornal Nacional de 11.11.2009 AQUI! e AQUI!

Veja matérias do Jornal da Globo de 12.11.2009 AQUI!

Veja matérias do Bom dia Brasil de 12.11.2009 AQUI!



Após tumulto na Uniban, atriz vai a faculdades com microvestido e irrita garotas e intimida garotos

Via FolhaOnline - 11.11.2009

da Folha de S.Paulo

RafaelHupsel/Folha Imagem
No cara a cara, a resposta para "onde é o banheiro?" é bastante cordial. "Vire à esquerda, depois daquela coluna", explica um estudante de direito da USP (Universidade de São Paulo), no largo São Francisco (na região central de SP).

Mas é só a moça de vestido curto virar as costas para o jovem sussurrar entre os amigos: "Puta! Puta! Puta!".
A cena aconteceu na manhã de terça-feira, quando a atriz Fábia Gouvêa, 35, visitou quatro faculdades a convite da Folha, trajando um vestido provocante --curto nas pernas e com tecido fino, que evidenciava a ausência de sutiã.

Em todas elas (FMU, Universidade Ibirapuera, Pontifícia Universidade Católica e Universidade de São Paulo), pipocaram piadinhas (discretas e à distância) em referência ao já manjado caso de Geisy Arruda, 20, aluna de turismo hostilizada na Uniban quando foi à aula em microvestido, no fim de outubro.

"Xiii, só pode ser aluna da Uniban", ironizou uma garota na PUC, referindo-se ao caso da garota Geisy Arruda.

Na FMU, Fábia pergunta sobre a qualidade dos cursos a uma turma na cantina. "Eles foram atenciosos, falaram bem da faculdade", relata. Mas foi só ela sair dali para uma das alunas fulminar... "Gente, ela deve ter vindo prospectar freguesia", diz uma aluna. Todos riem.

Não que os olhares tortos só tenham vindo pelas costas. "Os caras ficaram mais intimidados, olham discretamente. Mas muitas meninas me encararam feio, me mediram", relata.

Um pouco mais à frente, mais tensão --três garotas olham a atriz, que responde com o olhar. De novo, é só virar as costas para começarem os comentários. "Isso é roupa de vir à faculdade?"

No largo São Francisco, um cartaz com referência ao caso Uniban é assinado pelo "P.U.T.A. - Partido Ultra Tradicionalista das Arcadas". Ele convoca "todas as franciscanas a virem de minivestido" e diz lutar pelo "direito feminino de frequentar a faculdade (...) até mesmo sem roupa".

Um segurança, ao perceber a presença do fotógrafo em direção à moça, a aborda e a orienta: "Você não pode fotografar aqui, mas pode vir com a roupa que quiser. Tem meninas com vestidos muito piores que o seu". Continua


Legenda da foto: Atriz vai a faculdades com microvestido e irrita garotas e intimida garotos

Veja galeria de fotos da visita a faculdades

terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Eu tô preocupada é com o meu diploma! Eu tô preocupada com meu futuro!"

"A IMPRENSA NÃO TEM ASSUNTO!"


Caso de Geisy Arruda gera manifestação e bate-boca











Não deixe de ler:

No blog do Reinaldo Azevedo:
GEISY, A REVOGAÇÃO DA EXPULSÃO, O LINCHAMENTO DA LÍNGUA, O CRIME E O DECORO

No blog do Josias de Souza:
Reitor da Uniban decide revogar a expulsão de Geisy

No jornal espanhol El País:
Expulsada, acosada e insultada por vestir una minifalda

La universidad que expulsó a Geisy da marcha atrás


Geisy foi expulsa pelos filhos da revolução sexual?

Via Mulher 7X7 - Por Ruth de Aquino - 09.11.2009

A expulsão da estudante Geisy Villa Nova Arruda, 20 anos, pela Uniban, por “não vestir roupas condizentes com uma universidade” e por seu “comportamento provocativo”, é uma decisão tão totalitária, imprópria e absurda que, depois de escrever um post e uma coluna sobre o caso, achei melhor dar voz hoje a uma mulher que lutou a vida toda contra o preconceito e a favor da liberdade, contra a hipocrisia. Socióloga, fundadora da ONG Davida e da grife Daspu, Gabriela Leite escreveu o livro Filha, mãe, avó e puta - onde conta sua experiência como universitária e garota de programa. Gabriela está na Holanda, soube do caso da Geisy, viu o vídeo do linchamento moral e, a pedido nosso, escreveu um artigo para o blog Mulher 7×7. Ela admite seu estupor com um Brasil que diz desconhecer, talvez mais retrógrado do que há décadas, se for ilustrado por esse caso da Uniban - que transformou uma vítima em culpada, e não puniu os universitários amotinados que colocaram no youtube a seleção vergonhosa de imagens em que a estudante sai escoltada pela PM e coberta com um jaleco branco.



“Mulheres são vagabundas ou certinhas? Boas ou más? Da vida ou de família?”

Por Gabriela Leite (foto)



Aqui em Amsterdã, onde estou para uma reunião do movimento internacional de prostitutas, acompanho estarrecida as notícias sobre a moça do vestido rosa-choque. À distância, fica ainda mais difícil entender o que se passa nas cabeças da direção da Uniban e de seus alunos de moral irrepreensível.

O país da Uniban e seus alunos não é, em definitivo, o meu país, como também não é a cidade em que nasci e onde passei grande parte de minha vida.

Fui aluna da USP nos já longínquos anos setenta. Eram tempos efervescentes: todos nós queríamos uma sociedade mais aberta e menos hipócrita em relação à sexualidade. A pílula anticoncepcional deu maior liberdade sexual para a mulher. Nós, meninas cheias de sonhos e cansadas da educação diferenciada, fomos à luta e aderimos à chamada revolução sexual. Marcuse, Foucault, Deleuze – nossos ídolos e gurus do pensamento libertário. Quantas discussões no bar da Consolação sobre a sexualidade livre, mais sincera e menos hipócrita.
A vida real um dia nos chamou, e seguimos cada uma o seu caminho. Fui para a prostituição com um imenso desejo de conhecer um outro mundo, outros códigos. A “Boca do Lixo” me chamava insistentemente. Acreditava que a sociedade estava mudada e me deparei com a realidade nua e crua do estigma da prostituta: dupla moral para poder viver na sociedade e clientes colocando para fora suas fantasias sexuais. Os mesmos homens que, em suas vidas, posavam e posam de guardiães da moral e dos bons costumes. Homens que, como nós, prostitutas, viviam também uma dupla moral. Como uma tradução dessa realidade subjetiva, sobrava para nós, prostitutas, a realidade nua e crua: violência policial com porradas, prisões e desaparecimentos de colegas dos porões da Terceira Delegacia da cidade de São Paulo.

Resolvi não ficar parada olhando e desde então venho falando, agindo e acreditando que uma sociedade menos hipócrita em seus valores morais é possível de ser alcançada. Esse é meu sonho, essa é minha vida. É difícil! As verdades absolutas (que ninguém vive) estão entranhadas em nossa cultura. Continua


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os 20 anos da queda do Muro de Berlim

Via Revista Época / Via El País







AQUI! e AQUI!






Via Estadão

Judeus lamentam que festas pelo Muro ofusquem tragédia

Em 9 de novembro de 1938 ocorreu a Noite dos Vidros Quebrados, considerada uma prédvia do Holocausto

EFE

BERLIM - A comunidade judaica da Alemanha lamentou nesta segunda-feira, 9 de novembro, o fato de as celebrações pelo 20º aniversário da queda do Muro de Berlim ofuscarem a chamada Noite dos Vidros Quebrados, ocorrida em 9 de novembro de 1938 e que marcou o início da destruição de sinagogas em todo o país por nazistas.

"A alegria perante o 20º aniversário da queda do muro se sobrepôs este ano à lembrança dos 'pogroms'", lamentou a presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Charlotte Knobloch, perante o impacto midiático do 9 de novembro de 1989.

O dia de hoje tem na Alemanha um caráter ambivalente, já que marca as comemorações da noite mais celebrada de sua história recente e também os "pogroms", considerados uma prévia do Holocausto.

Trata-se, por um lado, da noite mais negra, a de 1938, em que centenas de sinagogas foram queimadas em todo o país e, pelo outro, da mais celebrada, a de 1989, em que pela primeira vez milhares de berlinenses cruzaram do leste para o oeste. Continua


A Uniban e “A Queda”

Via Blog do Reinaldo Azevedo - 09.11.2009:






"Uma seqüência do excelente filme A Queda - As Últimas Horas de Hitler, dirigido por Oliver Hirschbiegel, é das mais “trabalhadas” do Youtube. Os internautas adaptam os diálogos às mais variadas ocorrências. Na versão acima, a tentativa de linchamento da aluna Geisy Arruda, da Uniban, inspirou os supostos diálogos. Assistam."


Blog do Reinaldo Azevedo


CONSUMANDO O SERVIÇO SUJO

Via Blog do Reinaldo Azevedo - 09.11.2009

Na metáfora que adotei, com algum humor, de uma amiga que, com graça, identifica pessoas que pensam de modo distinto como de “enfermarias diferentes”, digo que eu e Fernando Barros e Silva, articulista da Folha, somos, então, de “enfermarias diferentes”. Discordamos em muita coisa. E assinaria seu texto na Folha de hoje:

Os linchadores da Uniban

SÃO PAULO - A notícia da expulsão de Geisy Arruda pela Uniban é estarrecedora. O informe divulgado ontem pela direção da universidade, por meio do qual a aluna ficou sabendo da decisão, é um panfleto obscurantista que requer análise. Ele transforma a incitação ao estupro de uma jovem acossada na universidade por algumas centenas de marmanjos em “reação coletiva de defesa do ambiente escolar”.

Eis o que conclui a “sindicância” da Uniban: “Foi constatado que a atitude provocativa da aluna buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar, o que resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar”. Geisy, diz a nota, ensejou “de forma explícita os apelos dos alunos” e foi expulsa por “flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade”. O título do informe agrega ao conteúdo um toque de humor negro: “A educação se faz com atitude e não com complacência”.

De que educação falam esses farsantes? Devemos chamar essa fábrica de açougueiros de instituição de ensino? Que princípio ético ou dignidade acadêmica podem sobreviver a uma escola que pune a vítima humilhada para respaldar a brutalidade e a covardia de uma turba excitada com a própria fúria?

Como se sentirão agora as garotas que estudam na Uniban? Estarão os rapazes liberados pela direção a agir sempre assim em defesa do “ambiente escolar”?

As cenas são conhecidas: “Pu-ta!, pu-ta!”, “vamos estuprar!”, “solta ela, professor!”. Um aluno chutou a maçaneta da porta da sala em que a moça estava encurralada; outros tentaram colocar o celular entre suas pernas para fotografá-la.

A Uniban invoca um zelo pedagógico que não tem para satisfazer a vontade fascista da maioria e preservar os negócios. Com sua decisão, ela deu chancela institucional aos atos de barbárie praticados em suas dependências. Mais do que isso: ao linchar Geisy, a universidade consuma o serviço que os alunos haviam deixado pela metade.






Fonte: Marcha Mundial das Mulheres

O Movimento Feminista, Sindical e Estudantil convocam um ato contra a violência sexista ocorrida na UNIBAN, que neste momento tem como agravante a expulsão da aluna que recentemente sofreu violência. Ou seja: a vítima foi transformada em ré, os agressores impunes. Com esta conduta, a UNIBAN banaliza, estimula e justifica a violência contra a Mulher.

NÃO podemos nos calar!

ATO segunda-feira, às 18 horas, em frente à UNIBAN São Bernardo do Campo.

Endereço: Avenida Rudge Ramos, 1501 - fica no KM 12 da Rodovia Anchieta. Para quem sai de São Paulo é necessário fazer o retorno.
São Bernardo do Campo




ATUALIZAÇÃO: (Folha Online e Estadão Online)

Uniban revoga decisão de conselho que expulsou aluna hostilizada por vestido curto


Reitor da Uniban revoga expulsão de Geisy Arruda


Arte, Cultura & Fotografia

memória,outros debates
IVseminário - Começa hoje: 09.11.2009


"Além de divulgar as pesquisas realizadas que abordam as relações entre arte, cultura e fotografia no Brasil, o evento busca trazer os testemunhos de quatro importantes artistas brasileiros a respeito de suas relações com a fotografia, depondo sobre suas práticas individuais com ênfase no uso que fazem da imagem fotográfica e pós-fotográfica." (Agência USP de Notícias)



clique na imagem para ampliá-la



PROGRAMAÇÃO

TRANSMISSÃO ON LINE



domingo, 8 de novembro de 2009

Zeroº










GEISY É EXPULSA DA UNIBAN. BARBÁRIE FASCISTÓIDE! MULHERES DO BRASIL, UNAM-SE CONTRA O “DIREITO AO ESTUPRO”

Por Reinaldo Azevedo - 08.10.2009


A Uniban expulsou a aluna Geisy Arruda, aquela cujo vestido foi considerado excessivamente curto por um bando de rapazes que se comportaram como potenciais linchadores e estupradores e por um bando de moças dispostas a coonestar o linchamento e o estupro. Já escrevi vários textos sobre esse caso. Alertei que não estávamos só diante de uma irrupção irracional de violência. O que se viu naquela, digamos, “universidade” é sintoma de uma doença que corrói o ensino universitário brasileiro, que está no auge de sua expansão bárbara. Bárbara mesmo! Agora é o dinheiro público que financia a tomada de poder pelos hunos.

Pior: a universidade expulsa a aluna com anúncio em jornal, e seu representante legal concede uma entrevista que, na prática, transforma a vítima em responsável pelo mal que a afligiu. Mais do que isso: emite juízos de valor que poderiam justificar o estupro, que fazem da mulher mero objeto da “caçada” masculina e que põem em dúvida a reputação de Geisy. A vida dessa garota estará marcada por um bom tempo, quem sabe para sempre. Num país respeitável, receberia uma indenização milionária, e a Uniban encontraria o seu devido lugar na lata de lixo da educação moral. O conjunto da obra é estarrecedor.

Quando comecei a escrever sobre esse caso, alertei os leitores que não publicaria comentários que, direta ou indiretamente, buscassem no comportamento de Geisy a justificativa ou a explicação para o comportamento fascistóide daquela horda que aparece nos vídeos do Youtube. Alguns internautas ficaram revoltados comigo; houve quem me acusasse de estar aderindo à patrulha do politicamente correto etc. Expus os meus motivos. E a minha questão central era e é esta: a minha civilização é a da inviolabilidade do corpo. Sempre me pareceu que desviar o foco dos verdadeiros criminosos — aqueles que a ameaçaram e que a humilharam — poderia resultar na criminalização da vítima e na proteção a seus algozes. Dito e feito! Aqueles que me censuraram então talvez estejam um tanto surpresos com o desfecho da história. Eu não estou. Continua



sábado, 7 de novembro de 2009

Justiça minimiza o preconceito

12.10.2009 - CORREIO BRAZILIENSE - DF
Via UnB Agência

Estudo apresentado na UnB indica que 92% dos processos penais envolvendo racismo em sete estados acabam desclassificados para injúria, que prescreve mais rápido e tem pena considerada branda

Renata Mariz

Uma olhar atravessado, insinuações sutis e até cochichos sempre fizeram parte da rotina de Fabíola da Rocha Bastos quando era vigilante em um órgão público do DF. O que ela não imaginava, porém, é que alguém tivesse coragem de verbalizar o preconceito. Até que um homem dizendo-se advogado, em fevereiro de 2003, recusou-se a mostrar a documentação para que Fabíola liberasse a sua entrada no prédio e começou a gritar. "Como uma nega safada vem me barrar? Você deveria estar na cozinha, não aqui recebendo as pessoas", conta a mulher com 38 anos hoje. Sentindo-se envergonhada e humilhada, Fabíola acionou a Justiça baseando-se na lei de 1989 que criminalizou o racismo.

Pode parecer inusitado o empenho em fazer valer a lei, mas não representa necessariamente uma novidade nos tribunais. Tese de doutorado defendida recentemente na Universidade de Brasília (UnB) identificou quase 7.034 processos penais envolvendo racismo em apenas sete estados - Roraima, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e Paraíba - de 2005 a 2007. Uma análise mais apurada das ações revelou que em 92% dos casos o crime é desclassificado de racismo para injúria no andamento do processo. "Ao se tornar injúria, passa a prescrever mais rápido e a punição é mais branda", diz Ivair Augusto Alves, que além de doutor pela UnB trabalha com a questão racial na Secretaria Especial da Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República.

De acordo com ele, o estudo leva a duas conclusões. "Primeiro é que o Judiciário não enxerga o racismo, não preserva os direitos do povo que sofre discriminação em função de cor. O outro dado está no número significativo de ações, contrariando o senso comum", constata Ivair. O especialista chama a atenção para a quantidade de casos que não chegam a virar processos, tomando como base um dado da literatura científica de que, em média, uma em 17 ocorrências de racismo vira ação penal. "Essa estimativa é real e comprovada. Se pensarmos que identifiquei quase 8 mil processos em sete estados, imagine o quanto devem ser altos os números reais da discriminação", destaca. Continua


Veja também:
O Brasil mostrando a cara


Brasil se prepara para nova onda da gripe A

Via Gazeta do Povo - Por Bruna Maestri Walter e Themys Cabral - 07.11.2009


País aprendeu com erros cometidos no início da epidemia e agora junta forças para enfrentar inverno com mais tranquilidade

O enfrentamento à gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, será mais intenso no Brasil em 2010 do que foi em 2009, com ações que estão sendo planejadas desde já e com a correção de erros cometidos no surgimento da pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, mais dinheiro será investido (R$ 2,2 bilhões) e mais doses do medicamento Tamiflu serão compradas (11,2 milhões de tratamentos). Também se tem agora a definição de quem são as pessoas de risco, como as gestantes, e os cuidados passam a ser direcionados. Outra arma importante, esperam os médicos, será a reativação dos cuidados de prevenção adquiridos neste ano pelas pessoas.

No Paraná já está definido que durante o inverno, período de pico da doença, os alunos ficarão mais tempo em casa. As férias de julho serão ampliadas nas escolas estaduais. Ao invés de duas semanas, o recesso terá um mês. Ampliação semelhante irá ocorrer nas escolas particulares.

A grande aposta, no entanto, é a chegada ao Brasil da vacina contra a nova gripe. As doses, no entanto, serão insuficientes para toda população e, por isso, alguns grupos terão de ser priorizados, como pacientes com risco e profissionais de saúde. Segundo Alfonso Tenório, da Unidade Técnica das Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, o país já comprou uma grande quantidade de doses, mas terá agora uma negociação com os laboratórios produtores. “O maior desafio não é mais a capacidade de comprar. Isso o Brasil tem. A dificuldade é dos laboratórios em disponibilizar a vacina.” Continua


88 alunos sob suspeita

Via UnB Agência - 06.11.2009


Estudantes entraram na UnB em 2009 e apresentaram documentação de conclusão do ensino médio em instituições acusadas de irregularidades

Carolina Vicentin - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Levantamento inédito realizado pela Secretaria de Administração Acadêmica da Universidade de Brasília revela que, pelo menos, 88 alunos se matricularam na UnB em 2009 com documentação fornecida pelo Instituto Latino-Americano de Línguas (ILAL) e pela Empresa de Pesquisa, Ensino e Cultura (EPEC).

As duas instituições foram acusadas de irregularidades pela Secretaria de Educação do DF, como denuncia reportagem do Correio Braziliense desta sexta-feira. O ILAL e o EPEC, segundo a matéria, não podem oferecer diplomas de curso médio porque não são cadastrados na Secretaria.

O Decanato de Ensino e Gradução da UnB informa que os alunos serão desligados de seus cursos, caso não apresentem o certificado regular de conclusão do ensino médio até 24 de novembro. Os documentos serão enviados à Secretaria de Educação para verificação da validade.

O Decanato alerta que o levantamento realizado na sexta-feira é parcial e que o número final pode passar dos 88 alunos já identificados. Há alunos de 34 cursos, sendo que dez se matricularam em Nutrição e nove em Engenharia Florestal (veja quadro). Continua


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fotografando a energia das plantas

"Fotografia Kirlian" - Por Robert Bueltman
Valeu, Carlinhos, mon amour!



Parabéns, Lucia Maria! Saúde!






Outras imagens?
AQUI! e AQUI!




O Brasil mostrando a cara

O fato ocorreu em Aracaju, no dia 26.10.2009




SETV - 30.10.2009




Leia:
Tânia critica delegado por não atuar em crime de racismo



Lula confirma que não levará meta numérica a Copenhague



JC e-mail 3883, de 05 de Novembro de 2009.
Lula confirma que não levará meta numérica a Copenhague


Presidente condicionou fixação de número a acerto internacional para redução de emissões

Andrei Netto e Herton Escobar escrevem para "O Estado de SP":

O governo brasileiro não vai apresentar uma meta própria de redução de emissões de CO2 antes da 15ª Conferência do Clima (COP-15) das Nações Unidas, marcada para Copenhague, no mês que vem. Ontem (4), em visita oficial a Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condicionou a fixação de números por parte do Brasil a um acerto internacional sobre metas únicas, de toda a comunidade internacional, para a redução de emissões de gases de efeito estufa, de captura de carbono e de "desaquecimento global".

Lula admitiu que o governo não baterá o martelo em torno de uma cifra, como os 40% de redução de emissões de CO2 defendidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Questionado pelo Estado se o Brasil apresentaria uma meta própria - que em tese estimularia outros países a fazerem o mesmo -, o presidente lembrou que já assumiu o compromisso de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80%. E respondeu: "Não. O Brasil leva os compromissos do Brasil. Nós vamos assumir um compromisso junto com a comunidade internacional." Continua


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

História de sobreviventes

Agência FAPESP - Por Alex Sander Alcântara - 30.10.2009



Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo, disponível na internet, reconstitui saga de judeus expulsos da Alemanha nazista e dos países colaboracionistas e reúne documentos que revelam a postura do Brasil diante do genocídio (Interior de Pobres II/Lasar Segall)



Agência FAPESP – Ao analisar documentos emitidos pelas missões diplomáticas sediadas no exterior entre 1933 e 1950 percebe-se a postura do governo brasileiro diante do antissemitismo e da perseguição aos judeus na Alemanha nazista e nos países colaboracionistas. Ofícios e relatórios secretos dão uma dimensão dos bastidores da política brasileira no período, como aponta pesquisa coordenada pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Milhares desses documentos estão disponíveis na internet desde 17 de outubro, no portal Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo (Arqshoah), projeto do Laboratório de Estudos de Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER) do Departamento de História da FFLCH.

Na base de dados, documentos oficiais podem ser cruzados com passaportes, fotografias, passagens e relatos de sobreviventes, permitindo reconstituir o cotidiano de algumas cidades europeias, como Berlim, Viena e Varsóvia, em um momento em que os judeus eram expulsos, presos ou exterminados. Todo esse acervo documental pode ser consultado livremente por pesquisadores, professores e pelo público em geral.

O projeto, intitulado “Arquivo virtual sobre Holocausto e antissemitismo: o Brasil diante do Holocausto e dos judeus refugiados do nazifascismo em 1933-1945”, tem apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Tucci Carneiro também coordena o Projeto Temático “Arquivos da repressão e da resistência. História e memória. Mapeamento e análise da documentação do Deops/SP e Deip/SP”, apoiado pela Fundação.

De acordo com a coordenadora, cerca de 10 mil cópias dos documentos originais foram reunidas durante sua pesquisa de doutorado sobre o antissemitismo na Era Vargas (1930 a 1945), concluída em 1987 e publicada pela Editora Perspectiva. A coleta dessa documentação teve continuidade na investigação para sua tese de livre-docência, defendida em 2001 – “Cidadão do mundo – O Brasil diante da questão dos judeus refugiados do nazifascismo (1933-1950)”.

“Grande parte são documentos secretos confidenciais produzidos durante a época de Getúlio Vargas e o período do pós-guerra. Tendo em vista o volume e a riqueza dessas fontes, muitas das quais ainda inéditas, resolvi disponibilizá-las da melhor forma possível por meio de um arquivo virtual. Dessa forma, novos projetos de pesquisa podem ser elaborados ,contribuindo para a construção de novos conhecimentos sobre a história do Holocausto e do Brasil contemporâneo”, disse à Agência FAPESP. Continua


Abuso sexual contra crianças se perpetua

Via Gazeta do Povo - Por Paola Carriel - 04.11.2009

Legislação teve avanços, mas casos continuam sendo desafio. Só no Paraná, a cada ano são registradas, em média, mil denúncias nos conselhos tutelares



Albari Rosa/Gazeta do Povo
A conselheira Juliana Guerra:
em Curitiba só há um local destinado ao tratamento das vítimas



Um ano depois do assassinato da estudante Rachel Genofre, o combate a crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes ainda é um desafio para o Brasil. Apesar dos avanços, como a alteração no Código Penal – que aumentou a pena desse tipo de crime – meninos e meninas continuam sendo vítimas. No Paraná, são registradas a cada ano, em média, mil denúncias aos Conselhos Tutelares. Em Curitiba, o retrato dessa triste realidade se confirma: na vara especializada de crimes contra a infância, existem 900 inquéritos e 250 processos. Desses, 90% estão relacionados a violência sexual e 90% são cometidos contra crianças menores de 12 anos.

Os dados revelam a gravidade desse tipo de crime e mostram porque é difícil combatê-lo: a família, em muitos casos, é conivente. Nos casos do abuso, na maior parte das vezes, o abusador é uma pessoa conhecida da criança, sendo em muitas situações os próprios pais ou padastros. Em relação à exploração sexual comercial, quando os familiares não são os agenciadores, muitas vezes, sabem da situação e tiram proveito econômico dela.

Para especialistas, o grande problema é a falta de políticas que atuem na prevenção e tratamento dos abusadores. Mesmo que o criminoso cumpra a pena, se não for tratado, quando sair haverá um grande risco de reincidência. A socióloga baiana Marlene Vaz, que há mais de 30 anos estuda essas temáticas, afirma que a maior dificuldade hoje é a aplicação das políticas públicas. Ela argumenta que ações simples já trariam grandes resultados. Marlene propõe, por exemplo, que os agentes de saúde sejam capacitados para identificar casos de abuso. Eles frequentam a residência das pessoas atendidas e participam da rotina familiar. “São iniciativas que não trariam mais custos ao governo. Mas sinto como se estivesse pregando no deserto. Para que eu me estimule novamente, o poder público terá de me surpreender.” Continua


Reitora da USP é acusada de plágio em estudo sobre vírus



JC e-mail 3882, de 04 de Novembro de 2009.
Reitora da USP é acusada de plágio em estudo sobre vírus


Suely Vilela e outras dez pessoas publicaram trabalho em 2008 com figuras idênticas a estudo de 2003, mas sem crédito

Eduardo Geraque escreve para a "Folha de SP"

A USP abriu uma sindicância interna para apurar uma acusação de plágio contra a reitora Suely Vilela e mais dez pessoas. Na prática, a universidade vai investigar sua própria reitora.

O grupo formado por bioquímicos e farmacêuticos publicou um trabalho em 2008 com três figuras idênticas a um outro estudo, que saiu em 2003. A pesquisa mais antiga está assinada por um grupo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), autor da denúncia.

O estudo assinado pela microbiologista Angela Hampshire Soares e outros sete colaboradores é sobre a eventual aplicação de uma substância extraída da planta sacaca (típica da Amazônia) para o controle da leishmaniose - as imagens que geraram acusação de plágio retratam ação da substância.

Um dos objetivos da pesquisa da USP é investigar se uma substância isolada da jararaca é útil contra o vírus da dengue.

A reitora Suely, que é bioquímica, é uma das coautoras do trabalho. O principal autor da pesquisa é Andreimar Soares, professor da USP de Ribeirão Preto. O grupo nega que houve má-fé.

A cópia não se resume às três imagens idênticas de microscopia eletrônica que aparecem nas duas pesquisas.

Dois trechos do texto do artigo de 2008, publicado pela revista "Biochemical Pharmacology", são semelhantes a parágrafos que constam do artigo original, editado na revista americana "Antimicrobial Agents and Chemotherapy".

No artigo científico do grupo da USP não existe nenhuma referência ao trabalho anterior, de 2003. As chamadas referências bibliográficas formam um item obrigatório, e elementar, de todo texto de pesquisa.

"Estamos todos chateados e perplexos [com o uso das imagens]", diz Rodrigo Stábeli, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz em Porto Velho, Roraima. Ele é um dos 11 autores do trabalho suspeito de plágio.

Especialista em estudos de proteínas, Stábeli não participou diretamente das pesquisas realizadas em Ribeirão Preto. Continua



Constatação básica:

11?
11 cientistas assinando um trabalho?
11?
Para mim isso é uma lista de chamada!!!!!


Veja também:
A polêmica do plágio entre mestres e doutores

Adelidia Chiarelli



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DE HOMENS E CHIMPANZÉS

Texto: Reinaldo Azevedo - 04.11.2009
Foto: Thiago Reis/G1



Eu estou começando a ficar com um certo receio da tal Uniban. Pode ser que se esteja desenvolvendo por lá uma nova civilização, temor que já expressei aqui outras vezes. Sim, claro, não se deve generalizar, não é? Certamente, entre os 12 mil estudantes, há os que não estão aptos a encarar os nossos ancestrais e não endossam aquela estupidez. Mas expresso o receio de que alguns já tenham chegado lá.

Por incrível que possa parecer, nesta terça-feira, boa parte dos, como direi?, estudantes parou suas atividades para aguardar o prometido retorno da jovem Geysi Arruda, aquela do vestido vermelho, o que acabou não acontecendo. Muitos deles posaram para fotos com nariz de palhaço e organizaram um protesto. Contra quem? A maioria estava mesmo contra Geysi. Uma das alunas filosofou: “Ela provocou. Se ela apenas sentasse na cadeira, isso não ia acontecer. Por que justamente nesse dia ela subiu pela rampa?” Como se nota, subir a rampa de vestido curto, e vermelho!!!, pode resultar em linchamento na Uniban.

Um dos organizadores do protesto exibe assim o seu pragmatismo: “Eu quero limpar o nome da universidade em que estudo. Eu não fiquei três anos sentado para conseguir meu diploma e ver ele manchado por causa de uma palhaçada”. Ele acredita que essa nova manifestação limpa o nome da faculdade… Que diabo se passa na universidade que conferiu o diploma de direito a Vicentinho e a Luiz Marinho, que já foram até garotos-propaganda da instituição, uma universidade privada, mesmo exercendo cargo público? Eu não sei. E é preciso ver até onde esse mesmo “diabo” não se passa em outras instituições do gênero.

Içami Tiba
Antes que continue, quero aqui lastimar uma entrevista do “psiquiatra e educador” Içami Tiba, colunista do UOL, que afirmou, numa entrevista em vídeo, que a roupa da Geysi era mesmo inadequada, sugerindo que ela despertou, digamos, os instintos sexuais primitivos da rapaziada, que então reagiu. No dia em que morre o antropólogo Claude Lévi-Strauss, Içami parece não ver muita diferença entre um bando de homens e um bando de chimpanzés, que costumam estuprar as macacas de outras comunidades em grupo. Quem fala demais, é o caso dele, acaba dando bom-dia a cavalo! Continua


Legenda da foto:
Alunos fazem protesto antes de aula na Uniban (Foto: Thiago Reis/G1)

G1


Telescópios encontram galáxias consideradas "esqueleto do Universo"

Via FolhaOnline, da France Presse, em Santiago - 03.11.2009



Figura que mostra conjunto de galáxias tidas como
"esqueleto do Universo", a 6,7 bilhões de anos-luz da Terra
Imagem:(ESO/Naoj)



Um conjunto de galáxias situadas a quase 7 bilhões de anos-luz da Terra e consideradas "o esqueleto do Universo" foi descoberto por meio da combinação dos telescópios mais potentes do mundo, situados no Chile e no Japão.

Os telescópios utilizados foram o Very Large Telescope (VLT) da Observatório Europeu Austral (ESO, sigla em inglês) e o Telescópio Subaru do Observatório Astronômico Nacional do Japão (Naoj, também na sigla em inglês).

Segundo o ESO, esta é "a primeira observação de tão importante estrutura de galáxias no Universo distante, permitindo uma melhor compreensão da rede cósmica e de como se formou".

De acordo com o observatório, trata-se de "filamentos com milhões de anos-luz de comprimento e constituem o esqueleto do Universo".

"As galáxias se reúnem em torno dos filamentos e em suas intersecções se formam imensos acúmulos de galáxias... Os cientistas estão tentando determinar como se aglutinam", revelou o ESO. Continua


O que Lula não viu

Via O Globo - Por Miriam Leitão - 03.11.2009

O presidente Lula viajou durante três dias pelas obras da transposição do Rio São Francisco. O que ele não viu? Que do total de um milhão de hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) no rio, 700 mil estão degradados. A recuperação mal começou.

É preciso plantar 27 milhões de mudas por ano, o Ministério da Integração prevê 1,5 milhão, 5% do necessário, mas só 200 mil estão sendo produzidas.

Conversamos com quem está trabalhando para a proteção do rio. É um desconsolo. O que Lula não viu foi a vasta tarefa ambiental que precisa ser feita para recuperá-lo e protegê-lo dos impactos da obra de transposição. As APPs — que são alto de morro, beira de rio, entorno de nascente, encostas — do São Francisco chegam a 1 milhão de hectares porque o rio é imenso e há muito tempo está mal tratado.

Dos 700 mil hectares que precisam de recuperação, metade pode ser cercada para que a vegetação nativa se recupere naturalmente, mas a outra metade exige plantio de 27 milhões de mudas por ano, de acordo com o Plano Integrado de Desenvolvimento Florestal Sustentável do São Francisco, estudo feito pela Universidade Federal de Lavras, a pedido do próprio governo.

O projeto que está sendo executado pelo Ministério da Integração Nacional prevê a produção anual de apenas 1,5 milhão de mudas, pouco mais de 5% do que seria necessário. Isso é o que está no site, porque se existe uma tarefa difícil é tirar do governo o que está sendo feito para proteger o rio.

O Ministério da Integração mandou um texto no mais puro burocratês. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) pediu as perguntas por escrito na quarta, mandou a resposta no domingo, num claro corte e cola de documento velho. Não há uma resposta compreensível. Para o Ibama ligamos durante uma semana inteira.

Já os pesquisadores das universidades de Lavras e do Vale do São Francisco conversaram conosco. Eles acham que o número de mudas previsto no projeto do governo é insuficiente e não está sendo atingido. Estariam sendo produzidas não mais que 200 mil, menos de 1% do que precisa ser feito. Continua


Metas do Brasil para Conferência do Clima emperram por falta de consenso

MÁRCIO FALCÃO da Folha Online, em Brasília - 03.11.2009

Sem conseguir entrar em consenso, o governo pode não detalhar em números as metas de redução de gases poluentes que estão sendo discutidas para serem apresentadas, em dezembro, durante a Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague.

Diante da resistência dos países ricos em mostrar metas mais ousadas para a queda do lançamento de CO2, o governo deve elaborar um documento apenas com as linhas gerais das medidas que devem ser adotadas até 2020. O Ministério do Meio Ambiente defende redução de 40% das emissões nacionais até esse prazo --mas enfrenta resistências do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Itamaraty.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira por mais de três horas com representantes das áreas ambiental e econômica do governo para avaliar quanto o país está disposto a reduzir das emissões nacionais de gases de efeito estufa em relação à tendência atual de crescimento. No encontro, os integrantes do governo não chegaram a um entendimento. O presidente deu um prazo até o próximo dia 14 para que os ministros tentem fechar uma proposta.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que estabelecer número não é o principal objetivo do governo. Continua