segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Maranhão pela lente de Glauber Rocha

Via Blog do Noblat - 22.08.2009


Curta de Glauber Rocha originalmente encomendadoa por José Sarney para marcar sua posse como governador do Maranhão em 1966. Não foi utilizado para tal fim.








Sobre Glauber Rocha




Blog do Noblat


domingo, 30 de agosto de 2009

Quando gritar não é suficiente

Via Estadão - Por Mônica Manir e Bruna Rodrigues - 29.08.2009

De crime contra os costumes, o estupro passou a crime contra a dignidade sexual


SÃO PAULO - "Será justo, então, o réu Fernando Cortez, primário, trabalhador, sofrer pena enorme e ter a vida estragada por causa de um fato sem consequências, oriundo de uma falsa virgem? Afinal de contas, esta vítima, amorosa com outros rapazes, vai continuar a sê-lo. Com Cortez, assediou-o até se entregar. E o que em retribuição lhe fez Cortez? Uma cortesia..."

A gentileza de Fernando Cortez indignou a jurista Silvia Pimentel. Tanto que, ao lado das pesquisadoras Valéria Pandjiarjian e Ana Lúcia Schritzmeyer, ela decidiu escanear outras cortesias do gênero pelas cinco regiões do Brasil. Diante de 50 decisões de tribunais de Justiça, as três compilaram tudo em livro e confirmaram o seguinte: o crime de estupro era o único do mundo em que a vítima é acusada e considerada culpada da violência praticada contra ela.

Isso foi em 1997. Silvia diz hoje ter vontade de fazer outra pesquisa, mas é bem possível que a essência do problema dispense atualização. Por sua experiência como vice-presidente do Cedaw, Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, organismo da ONU, o estupro continua entre o crime e a cortesia pelos hemisférios afora. Aqui, a lei nº 12.015, do último 7 de agosto, tenta apertar o cinto em torno da violência sexual, acomodando o atentado violento ao pudor sob a premissa do estupro no Código Penal. De crimes autônomos, tornaram-se um só. É por causa dessa mudança que o médico Roger Abdelmassih foi acusado de 56 estupros contra pacientes, e não de 53 atentados ao pudor e 3 estupros. Continua


"Se a boa vontade fosse tão grande, não teríamos uma prostituição de menores do tamanho da que existe no nosso país. Essa prostituição significa estupro reiterado pelos homens que mantêm relações sexuais com menores." (Silvia Pimentel, jurista, na matéria acima.)






Adolescente é internada
após ser agredida por colegas no DF



Jornal Hoje - 28.08.2009



sábado, 29 de agosto de 2009

Primeira imagem dos átomos de uma molécula

Via El País - Madrid - 28.08.2009


Científicos del centro de IBM en Zúrich logran visualizar
la estructura química del pentaceno



Estructura interna de una molécula de pentaceno, de 1,4 nanómetros de longitud.
Abajo, modelo de la misma (los átomos grises son de carbono y los blancos de hidrógeno).- IBM



Los átomos que forman una molécula se han logrado visualizar bien por primera vez, a través de un Microscopio de Fuerzas Atómicas (AFM). Este logro de los científicos del laboratorio de IBM en Zúrich (Suiza) representa un hito en el ámbito de la nanotecnología y la electrónica molecular y un avance en el desarrollo y mejora de las prestaciones de los dispositivos electrónicos, explica la empresa. La molécula es el pentaceno (C22H14), consistente en cinco anillos de benceno enlazados formando una cadena aromática, que es candidato a ser utilizada en nuevos semiconductores orgánicos. Continua


***


IBM Scientists First to Image the Anatomy of a Molecule



***


Comentário básico:

Estamos diante de uma grande conquista. De um fato histórico.
Isso me fez lembrar de um aluno, quando eu dava aula de Química, que não acreditava em molécula, em átomo, em eletrosfera, em elétron, simplesmente não acreditava.
“Se não posso ver, não existe. Se não dá para fotografar, não existe. Só existe o que eu vejo, o que dá para fotografar!”, ele dizia com veemência.
Já pensou o tamanho da encrenca que tive de enfrentar?




Médicos relatam forma mais agressiva da gripe suína, diz OMS

Via Época - 28.08.2009


Nova forma da doença ataca diretamente os pulmões e exige internação de alto custo. No Japão, o vírus já atingiu níveis epidêmicos


REDAÇÃO ÉPOCA



A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (28) que médicos estão relatando uma forma mais severa de gripe suína que vai direto aos pulmões e causa uma forma grave da doença até mesmo em jovens até então saudáveis, e gera a necessidade de uma internação hospitalar de alto custo.

Os relatos mostram que, em alguns países, até 15% infectados pelo vírus H1N1 precisam de cuidado hospitalar, pressionando ainda mais os já sobrecarregados sistemas de saúde.

"Medidas preparatórias precisam antecipar essa demanda crescente das unidades de cuidado intensivo, que podem ser sobrecarregadas por um aumento repentino no número de casos graves”, diz o relatório divulgado pela OMS.

Ainda segundo a OMS, nesses pacientes, o vírus infecta diretamente o pulmão, causando insuficiência respiratória grave. “Essas vidas dependem de um cuidado altamente especializado nas unidades de tratamento intensivo, em geral com permanências longas e caras”.

O documento também identifica onde a doença está em avanço. No Japão, diz a OMS, o vírus atingiu níveis epidêmicos, o que sinaliza um início do que pode ser uma longa temporada da gripe este ano. Em áreas tropicais o avanço da doença também está piorando.

A OMS afirma estar aconselhando os países do Hemisfério Norte a se preparar para uma segunda onda de disseminação pandêmica. "Os países com climas tropicais, onde o vírus pandêmico chegou depois do que em outros locais, também precisam se preparar para um número crescente de casos”. Continua


Legenda da foto:
PREOCUPAÇÃO
Sistemas de saúde do mundo todo estão
sobrecarregados por conta da gripe suína




Via Época
Por Paulo Moreira Leite



“Faltou pulso ao governo,” diz médica


Ao lado da gripe suina




Está na rede!
The New York Times, Portal Terra:

- A Child of the Amazon Shakes Up a Nation’s Politics
- NYT: Marina Silva é 'criança da Amazônia' que abala o Brasil


The New York Times:

- Universities Are Preparing for Back-to-the-Classroom Outbreaks of Swine Flu
- The ABC’s of H1N1
- Prepare for a Vaccine Controversy





Diário de Notícias (Portugal):

- Doentes arriscam até oito anos de prisão se recusarem usar máscara nas unidades de saúde
- Ajuda de médicos reformados e dispensados colhe apoios





sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Força-tarefa tenta evitar mortes no zoo

Via Diário da Manhã - Goiânia - Por Alfredo Mergulhão - 27.08.2009


Órgãos se reúnem para discutir medidas emergenciais para o parque. Direção busca melhorar segurança interna


Leo Iran
Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Civil de Goiás e a direção do Zoológico de Goiânia realizam força-tarefa para evitar novas mortes no parque. Eles se reuniram ontem pela manhã para discutir medidas emergenciais e para avaliar o que pode ser feito na tentativa de evitar mais perdas no zoo, onde 62 animais já morreram.
Ontem, representantes do Ibama e funcionários do zoológico realizaram nova vistoria no parque para complementar relatório técnico que instrui o processo sobre o caso. A previsão é que na próxima semana o estudo seja entregue ao MPF.
O Ministério Público Federal aguarda a conclusão dos exames exigidos pelo Ibama quando o parque foi interditado (em 20 de julho), além do exame toxicológico da girafa Kim, que morreu na terça-feira (25). Com essas informações, será possível estabelecer uma linha de atuação. O resultado desse processo será a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP, que deve acontecer no início do mês de setembro. Continua


Legenda da foto:
Fiscais do Ibama fazem vistoria no recinto
onde as girafas ficavam. Medidas serão
tomadas para evitar mais mortes




Via Diário da Manhã - Goiânia - Por Ivair Lima - Foto: Isaildo Santos - 28.08.2009


Bisão, 69ª vítima do Zoológico


A morte não para de rondar o Zoológico de Goiânia. Morreu, por volta de 5h40 da manhã de ontem, o 69º animal só este ano. Um bisão fêmea, de origem europeia, que estava no parque desde 1992, foi encontrado sem vida por guardas municipais que trabalham no local.
A morte da girafa Kim na terça-feira, 25, chegou a ser noticiada como a de número 62 do ano, o que tornaria a perda do bisão como a de número 63. Mas o diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, informa que, no decorrer da semana, o parque perdeu seis filhotes de répteis, sendo dois de bichos-preguiça, dois de cobra cascavel, um de tigre-d’água (tartaruga) e outro que a equipe de veterinários ainda não soube precisar a qual subespécie pertence. Dessa forma, a quantidade de perdas registradas desde janeiro somam 69, entre bichos de pequeno e médio portes. Continua


Legenda da foto:
Bisão que foi encontrado morto
por guardas municipais na madrugada
de ontem após ser anestesiado






Rio de Janeiro aparece destruído
em cartaz do filme "2012"


 Rio de Janeiro aparece destruído em cartaz de filme


Clique na imagem para ler a matéria





Seminário:

A Crise na Cultura e a Cultura na Crise


26 a 28 de agosto, quarta a sexta-feira, 14h30-21h30

Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6660/6659


TRANSMISSÃO AO VIVO


Detalhes





Está na rede!
Via G1; Portal Terra; UOL; Folha Online

- Revelados detalhes do manual de torturas da CIA
- Crise faz 54 mil brasileiros retornarem do Japão





- Brasil registra 584 mortes por gripe suína, segundo secretarias estaduais e ministério
- Estudo parcial diz que negros e hispânicos sofrem mais com gripe A (H1N1)
- Gripe suína atinge mais de 209 mil pessoas; metade está nas Américas
- Vírus da gripe suína já é dominante no mundo, diz OMS








quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Imagem reascende polêmica do monstro do Lago Ness

Via eBAND - 26.08.2009




Foto: Reprodução/The Sun



Uma foto de satélite trouxe de volta uma polêmica de quase 80 anos, na Escócia. A imagem comprovaria a existência do monstro do lago Ness, de acordo com a imprensa britânica.

A imagem de satélite que estampou a primeira página de jornais do Reino Unido foi vista no site de mapas "google earth" e mostra uma mancha no lago ness, no interior da Escócia, local onde, há décadas, muitos moradores afirmaram ter visto um monstro.

Em 1933, foi tirada a primeira foto que provaria a existência do animal. Desde então, o mito atraiu curiosos, que tentam encontrar a criatura estranha.

Há alguns especialistas que acreditam se tratar de uma espécie de dinossauro extinto há milhões de anos. Mas, até agora, a comunidade científica não se convenceu.

Página fonte



Historinha básica:

Na Escócia, resolvi ir ao Lago Ness. Fui. Era outono. Ventava muito. Fazia frio, muito frio. Um frio cortante. Depois de um interminável rodopiar da estrada, cheguei. Com cuidado, aproximei-me do espelho d'água. E vi o monstro: tinha os cabelos longos, lisos. Usava um casacão de lã preto, cachecol vermelho e óculos escuros. Na mão esquerda, segurava um cigarro. Aceso.


Morcegos cantam para atrair fêmeas, diz pesquisa

Via Época - 26.08.2009

Cientistas americanos acreditam ter desvendado "gramática" dos morcegos


Pesquisadores americanos da Universidade do Texas A&M e da Universidade do Texas em Austin acreditam ter decodificado os sons utilizados por morcegos para atrair as fêmeas e encontrado um tipo especial de música. O resultado da pesquisa foi publicado na última edição do periódico científico online PloS One, depois de três anos analisando gravações de sons produzidos pelo Tadarida brasiliensis, uma espécie de morcego encontrada desde o sul do Brasil até o meio-oeste dos EUA, que vive em cavernas, barracões e cantos de prédios ou qualquer outro canto escuro.

Tentando entender o significado das gravações, os cientistas determinaram que morcegos machos formam frases e músicas para atrair fêmeas, ou para avisar outros machos para ficarem longe. "Os sons que eles produzem não são captados pelo ouvido humano", disse Kirsten Bohn, professor do Departamento de Biologia da Texas A&M e líder do projeto. Continua


Legenda da imagem:

CONTINENTAL

Morcegos da espécie Tadarida brasiliensis habitam as Américas, do sul do Brasil ao centro dos EUA





No Blog do
Reinaldo Azevedo



OS NÚMEROS PORCOS
DA GRIPE SUÍNA NO BRASIL




NOVOS NÚMEROS






Está na rede!
Via Portal Terra; UOL

- Médica morreu ao tentar evitar estupro, diz laudo





- Flexibilizar remédio teria reduzido mortes, diz especialista
- Mais uma preocupação à lista de perguntas das grávidas
- Anvisa determina monitoramento de usuários do Tamiflu
- Temporão lamenta número de mortos e constesta forma de cálculo do indicador





- Medida provisória vai liberar 2,1 bilhões para combater gripe suína






Comentário básico:
2,1 bilhões agora? Depois de 563 mortes, afora as subnotificadas?
Por que não fizeram isso antes? Por quê?
Quem vai devolver vidas irresponsavelmente perdidas? Quem?



quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Classe média é de mané

Via Blog do Noblat - Por Ateneia Feijó - 25.08.2009


No mundo do crime também existem classes entre bandidos; cada qual com sua categoria. Os grandes assaltantes de quantias milionárias têm status por sua esperteza e competência. Um assalto de milhões a um banco ou a uma empresa qualquer que seja, privada ou pública, não é para qualquer um. Até porque o objetivo desse tipo de assalto é conseguir um resultado "limpo", sem sangue. Pois o bandido já está num estágio de querer se sentir integrado ao mundo dos ricos. Sentir-se "admirado" e poderoso.

Um grande assalto quase sempre é muito bem arquitetado para evitar a necessidade de matar. Não por generosidade, mas porque o risco será muito maior devido à comoção social causada por alguma morte; que acaba gerando maior cobrança de justiça e perseguição mais intensa da polícia. Ou seja, uma desmoralização total para assaltantes profissionais. Já os amadores matam até sem querer e ainda se sentem "injustiçados". Mais. Os amadores enlameiam a vida de quem não tem a ver com seus crimes e, perversamente, se calam: que os outros respondam por eles.

Dessas coisas, mais ou menos, já se sabe. A novidade agora é o estudo da antropóloga Jania Perla de Aquino, que conversou com dezenas de assaltantes milionários. Em sua pesquisa constatou que eles vivem, "trabalham" e desenvolvem o gosto pelo risco como se fossem empreendedores de verdade. Sem dimensionar a diferença que os separa do mundo empresarial legal, chegam a investir em negócios lícitos. Parecem mesmo esquecer a identidade criminosa; a realidade de serem do mundo ilegal.

Segundo a antropóloga, em entrevista a Mariana Sanches na Época desta semana, esses bandidos não se enxergam como honestos, "mas não se consideram mais criminosos que a maior parte das pessoas ricas". Por quê? Porque têm a percepção de que a sociedade em que vivem é corrupta. O que não chega a surpreender. Entretanto, Jania conclui que eles não se contentam em ser apenas de classe média. E a razão disso está num desejo maior: o de entrar em lojas finas e ser bajulados. Mais ainda. Eles querem de fato "ser a elite"; consumir mais, circular em meios sofisticados. Classe média, portanto, seria coisa de mané. "Eles entraram no crime não porque ser pobre é ruim, mas porque ser rico é muito bom", diz a antropóloga. Continua




Via Bombou na web
por Rafael Pereira



Cadê o executivo negro da Microsoft?






Está na rede!
Via Época; G1, UOL; Portal Terra

- Mulheres no consultório
- Justiça proíbe guia que chama as cariocas de 'máquinas de sexo'
- 60 deixam cargos de chefia da Receita e crise se agrava
- Roger Abdelmassih pode perder título de cidadão paulistano






- Brasil é o país com maior nº de mortes por gripe suína: 557








terça-feira, 25 de agosto de 2009

Zé Celso: "Ler "Os Sertões" é como fazer uma universidade"

TV Estadão | 21.8.2009



Trecho da palestra do diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa (Teatro Oficina) no evento "Euclides da Cunha 360º" - Os Ciclos de Euclides








Os Sertões - Euclides da Cunha
(download gratuíto)




José Celso Martinez Corrêa






São Paulo - São Paulo - Brasil - Século XXI



Jornal Nacional - 24.08.2009




Jornal da Globo - 24.08.2009




Brasil tem mais de 1 milhão de PCs infectados com vírus Conficker

Via G1 - Altieres Rohr* - 24.08.2009


Rede zumbi da praga tem 4,6 milhões de computadores no mundo.
Sistemas infectados por esse vírus podem ser vendidos por R$ 0,50.



Pouco tem se falado do Conficker, que em março ocupou até mesmo o noticiário de televisão devido ao então novo mecanismo de atualização da praga,ativado no dia primeiro de abril . No entanto, o Conficker ainda é a maior rede zumbi em existência, com cerca de 4,6 milhões de PCs, dos quais 24,3% estão no Brasil, segundo a empresa de segurança Symantec. Descubra se você está infectado e saiba mais sobre o Conficker e redes zumbis na coluna de hoje. Continua



* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores




Via JC-email

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação, avalia professor

Acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas

O ensino religioso que aborda uma doutrina específica pode gerar discriminação dentro das salas de aula, segundo o sociólogo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Vaidergorn. "O ensino religioso identificado com uma religião não é democrático, pode ser considerado discriminatório", disse em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Vaidegorn, o ensino voltado para uma determinada religião pode constranger os alunos que não compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira que forem ministradas, as aulas de religião podem incentivar a intolerância entre os estudantes.

As aulas de religião estão previstas na Constituição de 1988. No entanto, um acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas.

O Estatuto Jurídico da Igreja Católica é um acordo diplomático assinado entre a Santa Sé e o governo brasileiro no final do ano passado, regulamentando as atividades da Igreja Católica no país. O documento tem 20 artigos e trata de pontos como os bens da Igreja e o ensino religioso em escolas públicas. Continua




Está na rede!
Via G1; Portal Terra; O Globo; Yahoo

- STF nega habeas corpus, e Roger Abdelmassih continuará preso
- Roger Abdelmassih vai para o presídio de Tremembé
- ONU solidária às vítimas de Roger Abdelmassih

- UFF abre sindicância sobre trote que envolveria sexo oral
- Familiares de vítimas de acidente da TAM perdem ação nos EUA





- EUA: gripe suína poderá matar até 90 mil neste inverno







       Lina x Planalto





segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Criada há 20 anos, lei que criminaliza racismo é ignorada, dizem especialistas

Via G1 São Paulo - Por Mariana Oliveira - 23.08.09


Lei tipifica racismo como crime e pune com prisão de até cinco anos.
Maioria dos casos é classificada como injúria, que dá prisão de 6 meses.





Apesar de vigorar há 20 anos, a Lei 7.719/1989, conhecida como Lei Caó, que classifica o racismo como crime inafiançável, punível com prisão de até cinco anos e multa, é pouco aplicada, afirmaram especialistas consultados pelo G1.

O tema preconceito racial voltou à tona nesta semana após o caso de um vigia, que disse ter apanhado dos seguranças do estacionamento de um supermercado, em Osasco, na Grande São Paulo, depois de ter sido confundido com um ladrão. O segurança achou que o técnico em eletrônica Januário Alves de Santana queria roubar um carro EcoSport, que era do próprio Januário - veja vídeo acima.

Segundo especialistas, a maior parte dos casos de discriminação racial é tipificada pelo artigo 140 do Código Penal, como injúria, que prevê punição mais branda: de um a seis meses de prisão e multa.

Não há um levantamento oficial sobre as punições pela lei, mas, segundo o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, são poucos os casos enquadrados pela Lei Caó.

Para o presidente da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da Ordem dos Advogados de Brasil, Marco Antônio Zito Alvarenga, muitos policiais, promotores e juízes consideram que a pena para crime de racismo é mais alta do que o delito. Continua


Leia também
Ministro da Igualdade Racial
diz que falta de punição
estimula casos de racismo





Via Blog da
Regina Volpato



Colores! Colores!








Blog da Regina Volpato







Clínica de Roger Abdelmassih faria pesquisas escandalosas
Ex-assistente conta o que acontecia na clínica



Fantástico - 23.08.2009









Está na rede!
Via Estadão; G1; Blog da Amazônia; hagah; Folha Online; El Universal

- O acordo Brasil-Vaticano

- Advogado de Abdelmassih entra com pedido de liberdade no STF
- Anvisa cancela registro do Atroveran Plus e proíbe propaganda
- PM prende duas pessoas durante reintegração de posse na Zona Sul de SP
- Marina Silva elogia Aécio Neves, mas lembra que o PV é da base do governo
- Despejados acampam em rua perto de favela destruída na Zona Sul de SP
- Marina confirma filiação ao PV e se diz 'mantenedora de utopias'






-Aulas suspensas novamente em Porto Alegre
-Índios de aldeia dentro da cidade de São Paulo são atingidos

México:
-Alerta permanente por H1N1 tras regreso a clases






domingo, 23 de agosto de 2009

"Eu não sou uma vítima sem rosto"

Via ÉPOCA - Por Andres Vera e Rodrigo Turrer - 21.08.2009


O impressionante depoimento de uma ex-paciente que afirma ter sido estuprada por Roger Abdelmassih, o especialista em reprodução preso e acusado de cometer 56 crimes sexuais



Como milhares de outras mulheres, Vanuzia Leite Lopes procurou a clínica de Roger Abdelmassih para tentar engravidar. O ano era 1993 e ela tinha 33 anos. Em cinco meses de tratamento, Vanuzia se tornou infértil. Conta que uma infecção a fez perder as duas trompas e parte do ovário. Ginecologistas procurados por ela atribuíram a infecção a abusos sexuais. Ela afirma que eles foram cometidos por Abdelmassih. Na semana passada, o médico que se tornou uma celebridade pelo sucesso de seus tratamentos de reprodução assistida foi preso por decisão da Justiça. O Conselho de Medicina suspendeu seu registro.

Os advogados de Abdelmassih entraram com um pedido de habeas corpus. A Justiça usou três argumentos para manter o médico preso: a quantidade de crimes cometidos, a longa duração do comportamento criminoso e a possibilidade de um novo delito, já que durante as investigações ele continuou no comando de sua clínica. O processo corre em sigilo, para preservar a identidade dos envolvidos. Mas o Ministério Público revelou que as denúncias mais antigas contra o médico são do início da década de 1970, de acordo com o depoimento de uma ex-paciente.

Até hoje a identidade das acusadoras não havia sido divulgada. Vanuzia aceitou contar seu caso a ÉPOCA depois de ter lido uma declaração de um dos advogados do médico. “Eu não queria me expor. Mas, quando vi o advogado dele falando que estava enfrentando ‘vítimas sem rosto’, decidi entrar na briga para lutar por justiça”, diz Vanuzia. Em seu apartamento num bairro de classe média da capital paulista, Vanuzia contou o que chama de “experiência mais traumática de sua vida”, na clínica de Abdelmassih, 16 anos atrás. Ela e o ex-marido, com quem era casada fazia seis anos, haviam procurado outras duas clínicas antes. Também estavam em dúvida entre custear o tratamento e investir num apartamento na praia. Abdelmassih, segundo ela, usou o argumento decisivo: “Vocês preferem ver o sorriso do seu filho ou ver o mar?”. Continua


Legenda da imagem:
DOR E CONSTRANGIMENTO
Vanuzia, hoje com 49 anos e sem filhos.
Ela afirma que se tornou infértil depois de um
tratamento de fertilização in vitro na clínica de Abdelmassih







Jornal da Gazeta - 20.08-2009





Revista Veja

Denunciado, desmascarado, encarcerado


Amigo de famosos, respeitado na medicina, Roger Abdelmassih, o mais conhecido especialista em reprodução assistida do país, tem o registro suspenso e vai parar na cadeia sob a acusação de abusar de pacientes




Está na rede!
Via Josias de Souza; Estadão; Folha Online

- Governo enfrenta dois mil "ataques" por hora na web
- Cresce no Supremo apoio à união estável entre homossexuais
- Casa de Zumbis
- PT é refém de Lula





sábado, 22 de agosto de 2009

"Muitas mortes por gripe suína poderiam ser evitadas"

Via ISTOÉ - Por Mônica Tarantino


Autoridade em infecções respiratórias, a cientista explica por que a falta de leitos e de acesso ao remédio criou uma taxa "absurda" de letalidade no Brasil



CUIDADO
A especialista diz que os médicos precisam aprender
a identificar os casos graves da doença



Desde que começou a pandemia de gripe suína, em abril deste ano, o número de horas de trabalho diárias da infectologista Nancy Bellei, 47 anos, subiu de nove para 14. A maior parte desse tempo é dedicada ao estudo do vírus H1N1 - agente responsável pela gripe suína - e ao atendimento dos pacientes com suspeita da doença internados no hospital da Universidade Federal de São Paulo. Preocupada com a qualidade da assistência, ela diz que muitas mortes poderiam ter sido evitadas. Nancy tem dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais e é pós-doutorada em vírus Influenza, o causador das gripes. Nesta entrevista concedida à ISTOÉ, a médica critica os rumos do controle da epidemia no Brasil. Até a terça-feira 18, o País registrava 368 mortes por H1N1 e tinha 3.087 casos confirmados.

ISTOÉ - A taxa de letalidade da gripe suína no Brasil está em torno de 12%. O que isso significa?
Nancy - Esse índice se refere ao percentual de mortes entre pessoas internadas. Até agora, foram hospitalizadas cerca de seis mil pessoas no Brasil com sintomas graves e suspeita de gripe.

Dessas, cerca de 1,5 mil tinham testes confirmados. Entre essas últimas, em torno de 12% morreram. Isso é um absurdo. É um índice altíssimo. Uma taxa baixa seria algo em torno de 2% para esses pacientes, já que, como dizem, é uma doença que raramente mata. Se fosse mesmo assim, não deveria ser de 12%.

ISTOÉ - Qual a causa disso? É a sobrecarga de pacientes nos serviços de saúde?
Nancy Bellei - Não. As pessoas não estão em pânico. Pânico é quando o indivíduo dá o primeiro espirro e corre para o pronto-socorro. Mas o que estamos vendo no serviço público é as pessoas chegarem entre 48 e 72 horas depois de os sintomas aparecerem, quando pode ser tarde demais.

E algumas vêm após terem passado por outros serviços. Eu mesma atendo pacientes com sintomas intensos que passaram por outros médicos, mas não tiveram indicação do remédio.

ISTOÉ - Então são os médicos?
Nancy - No Brasil, faltou e ainda falta treinamento para os profissionais que atendem nos postos e prontosocorros para identificar os casos graves e que podem se complicar.

Continua!



Diferenciação celular

Via Veja - Por Mayana Zatz - 20.08.2009







Sou leitora assídua de seus artigos e gostaria de saber como se dá a diferenciação celular.
(Paula)

Essa pergunta tem sido objeto de muitas pesquisas. Existe um interesse enorme em entender o processo da diferenciação celular, mas muita coisa ainda é um mistério.

No início a ordem é: crescei e multiplicai-vos. Em seguida é: diferenciai-vos. Recordando: todos nós começamos a partir de um óvulo fecundado por um espermatozoide. Essa primeira célula começa a se dividir em duas, quatro, oito e assim por diante. Até a fase de oito células elas são chamadas de células-tronco totipotentes.

Qualquer uma delas tem o potencial, se colocada em útero, de formar um ser completo. Quando o embrião tem cerca de 100 células (o blastocisto- aproximadamente cinco dias após a fecundação) ocorre a primeira diferenciação: as células que ficam na parte externa se diferenciam e tornam-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários, enquanto a massa interna é constituída de células-tronco pluripotentes. Elas têm o potencial de formar todos os tecidos, mas não mais um ser completo.

Células que vão originar vários tecidos

Qual é o comando que as células recebem para saber se vão ser células de fígado, osso, músculo ou sangue? Isso ainda é um grande mistério. O que sabemos é que, conforme o embrião vai crescendo, as células começam a se diferenciar nos vários tecidos: muscular, nervoso, ósseo, sanguíneo, adiposo etc… Como a célula sabe que o destino dela é ser músculo e não osso ? É o que queremos entender…. O que sabemos é que uma vez diferenciada, todas as células-filha têm as mesmas características. Assim, células de fígado só originarão células hepáticas, células sanguíneas originarão células produtora de sangue e assim por diante. Dizemos que essas células estão diferenciadas de modo terminal. Durante esse processo alguns genes são silenciados e outros permanecem ativos e isso é específico para cada tecido. Descobrir que genes estão ativos ou silenciados em cada tecido têm sido objeto de muita pesquisa. Continua


Contaminação do milho transgênico já é realidade no Paraná

Via Terra de Direitos - 11.08.2009



A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná enviou nesta segunda-feira (10) uma nota técnica a diversos órgãos do Governo Federal para alertar que a contaminação de transgênicos nas lavouras de milho (convencionais e orgânicas) é inevitável. De acordo com a nota, as normas editadas para evitar a contaminação são insuficientes, da mesma forma que a fiscalização e o cumprimento da legislação ao longo da cadeia produtiva do milho.

A partir de um trabalho de monitoramento de lavouras do Paraná, feito principalmente nos municípios de Toledo, Campo Mourão, Cascavel (Cinturão do Milho Safrinha) , a Seab constatou “a impossibilidade dos órgãos federais no cumprimento da resolução número 4 da CTNBio, de 2007, que estabelece a distância de 20 metros entre os cultivos de milho convencional e milho transgênico”, como afirmou o comunicado oficial. Diferente da soja, o milho é uma planta de polinização aberta, o que torna impossível a criação de normas que impeçam o pólen de se espalhar entre as lavouras.

Além do cumprimento das normas, a Seab afirma que não existem formas de segregação do milho ao longo da cadeia produtiva, o que impede o monitoramento do material geneticamente modificado e a rotulagem dos produtos. “Podemos consumir milho transgênico sem nem mesmo saber”, questiona a assessoria jurídica da Terra de Direitos. Continua


Leia também:
CTNBio não avalia contaminação






Esta foi a semana dos ‘desacontecimentos’ no Brasil



Jornal da Globo - 21.08.2009





Está na rede!
Via Portal Terra; O Globo; JM Online; Portal Terra

- SP: médicos são acusados de cobrar R$ 1,2 mil por parto no SUS
- Caloura de Direito da UFF denuncia agressão durante trote
- Censurado o vídeo que flagrou o mau humor de integrantes do CQC



- Uberaba: Revoltada família de mulher morta com suspeita de gripe suína
- Gripe suína mata mas 2 crianças no interior de SP
- Em áreas com circulação do vírus H1N1, tratamento não deve esperar confirmação laboratorial, diz OMS
- Nova onda de gripe suína no Brasil já tem data








sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Araucárias em chamas

Via O ECO - Por Maria Tereza Jorge Pádua - 19.08.2009






Fala-se diariamente sobre os desmatamentos e incêndios na região amazônica. Poucos se importam com o que ocorre em outros biomas, ou grandes ecossistemas do país, mesmo naqueles que já estão nos seus estertores finais. O Brasil tem pouco mais de 100 mil hectares de araucárias restantes, quase exclusivamente nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nestes dias resolvemos passear até São José dos Ausentes e mostrar as maravilhas que por lá existem a dois turistas: uma norueguesa e um peruano. Escolhemos ir por Urubici, Bom Jardim da Serra e finalmente para o município de São José dos Ausentes, onde ficamos em uma pousada perto do Cachoeirão dos Rodrigues, dos rios que correm paralelos e do cânion de Monte Negro, já no estado do Rio Grande do Sul.

A viagem de Florianópolis até Bom Jardim da Serra esteve como sempre maravilhosa, pois a natureza neste trecho já nos brinda com paisagens espetaculares. Mas o trecho que eu mais gostava era de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, até São José dos Ausentes no estado do Rio Grande do Sul. Infeliz escolha. Só o que vimos, especialmente no lado do Rio Grande do Sul, foram incêndios, mais incêndios e muita fumaça. Poder-se-ia pensar que agora é época de se queimar os pastos, pois é mesmo, mas o trágico foi que também se queimavam araucárias, capões de araucárias em várias frentes, a tal ponto que ficamos apreensivos de continuar, pois em alguns locais o fogo atravessava a estrada. Continua


Foto: Marc Dourojeanni




Blog do Altino Machado


A Rede Globo e Marina Silva




Britânicos buscam pedido de desculpas a cientista gay



JC e-mail 3831, de 20 de Agosto de 2009.
Britânicos buscam pedido de desculpas a cientista gay


Petição enviada a premiê exige retratação póstuma a Alan Turing, pai da ciência da computação, punido por homossexualismo


Luciana Coelho escreve para a "Folha de SP":

Uma petição enviada ao premiê Gordon Brown que já computa quase 4.000 assinaturas em duas semanas exige que o governo britânico reabilite a memória de um dos mais importantes cientistas do país e se desculpe por tê-lo submetido a um tratamento hormonal que acabou por levá-lo ao suicídio.

O matemático Alan Turing, morto em 1954 aos 41 anos, é considerado por muitos o pai da ciência da computação e da inteligência artificial. Ainda nos anos 1930, provou que não há instrumento capaz de fazer qualquer tipo de cálculo e lançou o conceito de uma máquina que conseguisse fazer todos aqueles que fossem possíveis, seguindo instruções humanas.

Em 1938, Turing foi recrutado pelo departamento de análise criptográfica do governo. No ano seguinte, quando estourou a Segunda Guerra Mundial, ele passou a dedicar-se integralmente ao projeto, conduzido secretamente na mansão de Bletchley Park, em Bucking-hamshire, perto de Londres.

Foi Turing que conseguiu decifrar o código da máquina de criptografia Enigma, que a Alemanha de Hitler usava para mandar mensagens militares cifradas durante a guerra. Graças ao sistema de decodificação que ele criou, o Reino Unido passou a interceptar as mensagens e localizar os submarinos alemães, atacando-os e revertendo o avançar da guerra. Continua




Está na rede!
Via Estadão; O Globo; Blog do Noblat; Globo.com; Folha Online

- Senado valida ato secreto que favorece sobrinha de Sarney
- Planalto quer senador que ajudou a salvar PT na liderança do PT

- Mais quatro pacientes denunciam abuso sexual do médico Roger Abdelmassih


Mercadante
- Lula tirou o bigode de Mercadante

"Senador falou que presidente Lula pediu a permanência dele à frente da bancada. Em discurso, Mercadante pediu desculpas à família, e disse que não pode dizer não ao Presidente da República." (Globo.com)

Perguntinhas básicas:
E ao povo brasileiro? Pode?
Aos seus eleitores? Também pode?


- Mercadante - Discurso completo





- OMS diz que pior não passou e alerta para nova onda de gripe suína
- BB e Caixa ignoram orientação de afastar grávidas devido à gripe suína
- Pessoas saudáveis representam 40% dos casos graves de gripe suína, diz OMS





quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aumenta procura para tratamento de esquizofrenia na Santa Casa do Rio

Via blog da Glória Perez - 07.08.2009


Extra Online
RIO - Desde que a novela "Caminho das Índias" começou a mostrar os problemas enfrentados pelo esquizofrênico Tarso, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, aumentou em 10% a procura por tratamento da esquizofrenia na Santa Casa de Misericórdia do Rio. Para a chefe do ambulatório de Psiquiatria, Fátima Vasconcelos, o crescimento se deve à divulgação sobre a doença.

- Antes da novela, muitas pessoas desconheciam os sintomas da esquizofrenia, que se caracteriza principalmente por uma grande desorganização dos pensamentos. Tem gente até que nunca tinha ouvido falar em esquizofrenia. A novela tem contribuído significativamente para a diminuição do preconceito com relação à doença - relata.

Abandono do tratamento pode custar caro
Tendo início no fim da adolescência e início da vida adulta, a esquizofrenia é uma doença mental crônica que pode trazer graves conseqüências se não tratada. De 10% a 15% dos esquizofrênicos comentem suicídio e a falta ou abandono ao tratamento é a principal causa, segundo a médica Fátima Vasconcelos.

- A grande dificuldade no tratamento do esquizofrênico é quando ele tem sintomas chamados de negativos e cognitivos, que envolve perda ou diminuição da capacidade de falar, planejar, sentir e exprimir emoções, sentir prazer nas atividades do dia a dia, problemas de atenção e memória entre outros. A pior parte é que por não entender o que se passa com o paciente, muitos acham que é preguiça ou depressão. Nessa hora, é que a família deve participar e procurar ajuda, pois se depender do paciente, ele vai se isolar e pode vir a ter uma crise com graves conseqüências _ explica a psiquiatra. Continua


Viagra para um pedófilo

Via Mulher 7X7 - Por Kátia Mello - 19.08.2009


O aposentado britânico Roger Martin, de 71 anos, recebe gratuitamente do sistema de saúde do Reino Unido o medicamento Viagra. No Reino Unido, os médicos clínicos gerais do governo (conhecidos como GPs - abreviação de General Practitioner) são autorizados a prescrever esse remédio para os que sofrem de disfunção sexual. Isso seria plausível se não fosse um “pequeno detalhe”. Martin foi condenado em dezembro de 2008 pela Corte de Peterborough por ter abusado sexualmente de uma menina de 11 anos. Apesar de ele admitir ter tocado a menina de “maneira imprópria “, quando ela aceitou limpar sua casa por alguns trocados, o viúvo não foi preso. A alegação foi de que Martin é uma pessoa de idade e sofre de inúmeras doenças, inclusive de diabetes. A pena de Martin foi participar de um programa de três anos de reabilitação de pedófilos e a proibição por tempo indeterminado de ele ter contato com crianças. Continua




Fé até demais






Está na rede!
Via Estadão; O Globo; G1

- Drogas psiquiátricas podem virar armas, alerta especialista
- Acordão enterra caso Sarney e abre crise no PT
- O grito não mudou a verdade

- Ministério da Cultura autoriza captação de recursos para DVD de Gilberto Gil

- Após suspensão do registro, Roger Abdelmassih terá consultas remarcadas




quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Molécula da vida encontrada pela primeira vez em cometa

Via Público - 18.09.2009


Depois dos asteróides, é a vez de se descobrir moléculas da vida em cometas. A glicina, um dos 20 aminoácidos conhecidos – que juntos fabricam milhares de proteínas diferentes em todos os seres vivos –, foi recolhida pela sonda espacial Stardust da NASA, a partir da cauda do cometa Wild 2.

“A nossa descoberta dá força à teoria de que alguns dos ingredientes da vida se formaram no espaço e chegaram à Terra há muito tempo, através de impactos de meteoritos e cometas”, disse Jamie Elsila, do Goddard Space Flight Center da NASA, que fica em Greenblet, em Maryland. A investigadora é a primeira autora do artigo que descreve a descoberta, e que será publicado na revista "Meteoritics and Planetary Science". Continua


Foto NASA
Legenda: A Stardust ainda vai
estudar outros cometas



O Canto de Acauã




O documentário "O Canto de Acauã" mostra as consequências sociais e ambientais da construção da Barragem de Acauã (na Paraíba) para as comunidades atingidas.



  





Exercício respiratório é arma contra a gripe suína

Via Bebe.com.br - Por Gabriela Agustini

Técnica é importante para a grávida prevenir infecções pulmonares e manter a imunidade em alta. Assista aos vídeos.


Claudia Alves está na 34ª semana de gestação e mal consegue dormir à noite. “Quase não saio mais de casa. Tenho medo de pegar a tal gripe”, diz, preocupada. No consultório do obstetra, ela pergunta ao médico o que pode fazer além de evitar aglomerações e manter a boa higiene. A pele já vermelha e descamada denuncia: “Não sei contar quantas vezes lavo as mãos por dia”, revela.

Procurando acalmar a paciente, o ginecologista Luiz Fernando Bellintani, de São Paulo, entra na sala de ultrassom com um pequeno aparelho nas mãos. “Isso é um respirador conhecido popularmente como Respiron. Vai ser muito útil nessa fase”, adianta. Antes de mostrar como funciona, o médico conta por que as gestantes são mais suscetíveis a complicações quando contraem o vírus A (H1N1). “Além da imunidade mais baixa, as grávidas têm maior quantidade de líquido no organismo e estão com o pulmão comprimido. Essas condições facilitam a proliferação de bactérias.” Continua




Ratinho comenta o caso
do médico Roger Abdelmassih




Roger Abdelmassih comete abuso
desde a década de 70, diz promotor




Roger Abdelmassih:
veja reportagens da TV GAZETA




Está na rede!
Via Gazeta do Povo; Blog do Altino Machado; Estadão; G1; UOL; Portal Terra

- Anvisa proíbe venda de chocolates, balas e refrigerantes em farmácias
- Agrotóxico proibido será incinerado no Rio de Janeiro
- Marina não é mais do PT
- Em carta, Marina afirma que falta de visão a fez sair do PT
- Agendamento de consultas com médico acusado de estupro permanece normal
- TJ-SP nega liberdade ao médico Roger Abdelmassih, acusado de estuprar pacientes
- "Vender horário na TV é ilegal", diz diretor do SBT
- Conselho de Ética arquiva definitivamente todas as acusações contra Sarney
- PT abraça o Sarney e o Collor e a Marina sai, diz Simon



terça-feira, 18 de agosto de 2009

Era uma vez

Via OECO - Por Cristiane Prizibisczki - 17.09.2009



Fazenda Água Boa, onde se localizam
as reservas Juerana e Sapucaia (BA)
Foto: Norberto Hess



Na última quarta-feira (12), Norberto Hess, ex-secretário do Meio Ambiente da cidade baiana de Maruá e dono de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no mesmo município, entrou na frente do trator da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para tentar impedir que a máquina derrubasse irregularmente uma porção de floresta em sua propriedade. A ação não agradou a empresa. Hess foi algemado e levado à delegacia por desacato à autoridade. Permaneceu por cerca de três horas sob poder dos policiais e só foi liberado após intervenção do Ministério Público Estadual. Ao sair da delegacia, recebeu um aviso: se a cena se repetisse, iria realmente para trás das grades.

O que aconteceu com Hess foi apenas o desfecho de uma história que começou em 2006, quando a Coelba comunicou-lhe que uma linha de transmissão de energia cortaria sua propriedade e que, para isso, seria necessário desmatar uma faixa de 15 metros. Hess não concordou com o desmate, a menos que ele fosse autorizado pelo órgão ambiental competente. A negociação durou mais de dois anos. Neste período, o proprietário sugeriu à empresa de energia caminhos alternativos para a linha de transmissão nos quais não seria necessário o desmate, mas nenhuma proposta foi aceita. “Acho que aumentar em três ou quatro quilômetros a linha para contornar a RPPN não era muita coisa para eles”, diz o proprietário. Continua




Médico acusado de abuso sexual é preso


Jornal Nacional - 17.09.2009




Jornal da Gazeta - 17.09.2009




Jornal da Gazeta 22 de janeiro de 2009



Mais reportagens sobre o assunto,
realizadas pela TV Gazeta
AQUI!




Folha Online

Entenda o caso que envolve o médico
Roger Abdelmassih







Está na rede!
Via Estadão

- Uma empreiteira no circuito
- A pena de morte em vigor



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A utopia do autoconhecimento




Café Filosófico,
com Ricardo Goldenberg


 A utopia do autoconhecimento - Ricardo Goldenberg

Clique na imagem para assistir à palestra



Ricardo Goldenberg é psicanalista





Como escapar de tantos impasses?, artigo de Washington Novaes




JC e-mail 3827, de 14 de Agosto de 2009.
Como escapar de tantos impasses?, artigo de Washington Novaes


"Como confiar em que estados e municípios saiam da penúria de recursos em que vivem se se mantém a "guerra fiscal", em que eles concedem montanhas de isenções de impostos para que empresas se instalem em seu território?"

Washington Novaes é jornalista. Artigo publicado no "Estado de SP":

Só a insanidade e/ou a desinformação absoluta permitiriam a alguém não sentir forte inquietação e temor diante do quadro institucional e político que se configura no País neste momento. Não é preciso repisar o panorama evidente ou episódios lamentáveis na área do Legislativo - nem a falta de perspectivas. Também não é preciso insistir na preocupação diante do envolvimento do Judiciário em episódios políticos complicados - o que não deveria ocorrer.

Como não é preciso martelar nos números inacreditáveis que refletem o acúmulo de processos em todos os níveis, a demora nas decisões, a descrença da sociedade diante da falta de solução para questões que se arrastam durante décadas. A aproximação do período eleitoral pode complicar tudo ainda mais com a questão das urnas eletrônicas e da falta de comprovação impressa para os votos - objeto de tantas contestações, processos e acusações de fraudes em vários países, inclusive nos Estados Unidos. Continua




Via Blog do Josias de Souza - 17.08.2009


O empreiteiro amigo dos Sarney e o PV do Maranhão

Vai abaixo a nota de abertura da coluna “Painel”, editada pela repórter Renata Lo Prete e veiculada na Folha. É leitura obrigatória para Marina Silva:

- O fiador: "Dono da empreiteira que bancou apartamentos usados pela família Sarney em São Paulo, o empresário Rogério Frota de Araújo é o braço financeiro do PV do Maranhão. Filiado ao partido, já ensaiou voos na política via município de Imperatriz, base eleitoral do deputado verde e amigo Zequinha Sarney.

As candidaturas, entretanto, não emplacaram porque dividiriam votos com outros aliados do clã. Depois das eleições de 2004, quando adiou mais uma vez o sonho de entrar para a política, Frota aproximou-se de Fernando, o outro filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em quatro anos, ganhou leilões e multiplicou contratos no setor elétrico".


Blog do Josias de Souza



Via Estadão - 17.08.2009

Histórico de polêmicas será desafio de Marina
Elogiada pela coerência, ela até já defendeu o ensino do criacionismo

Clarissa Oliveira e Julia Duailibi

Apontada por políticos, ambientalistas e até inimigos como exemplo de coerência ideológica e de firmeza na defesa de seus ideais, a senadora Marina Silva (PT-AC), provável candidata do PV ao Palácio do Planalto, protagonizou discussões polêmicas ao longo de sua trajetória política que deverão servir de munição a seus adversários na corrida eleitoral de 2010.

Evangélica e missionária da Assembleia de Deus, Marina chamou a atenção no início do ano passado, ao cobrar uma "educação plural", com a inclusão do estudo do criacionismo na grade curricular. Em um simpósio, a então ministra do Meio Ambiente defendeu que a versão bíblica de que os homens foram criados por Deus seja lecionada ao lado do evolucionismo de Charles Darwin.

Em assuntos que envolvem religiosidade, Marina defende uma postura mais conservadora. Ela é, por exemplo, radicalmente contra o aborto. Em 2005, a senadora também fracassou num esforço para barrar a Lei de Biossegurança, que tratava de pesquisas com células-tronco e transgênicos. Continua



Está na rede!
Via BBC-Brasil; Diário de Notícias; Portal Terra; UOL; Estadão


- SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE
- Pesquisadores americanos desenvolvem camisinha feminina em gel
- Cultura condiciona a interpretação das expressões faciais

- Professora agredida por mãe de aluna




- Países pobres serão os mais atingidos pela influenza A (H1N1)
- Validade farmacêutica do Tamiflu prorrogada na Suíça






Médico Roger Abdelmassih é preso em São Paulo


- Sarney diz que filho pagou por apartamento e ataca 'Estado'




sábado, 15 de agosto de 2009

'cansados, molhados e apaixonados'

Woodstock completa 40 anos hoje!



Casal-símbolo lembra de Woodstock:
'cansados, molhados e apaixonados'



O casal Bobbi e Nick Ercoline,
na imagem que se tornou símbolo do festival de Woodstock, em 1969.
(Foto: AP)


Leia a matéria completa no G1




De novo-e again-e forever:








***

Woodstock completa 40 anos de paz, amor e rock neste sábado
Ouça algumas das músicas que fizeram parte do Woodstock

***


Joe Cocker

Em dois momentos.
Em dois momentos iluminados.

With A Little Help From My Friends (letra)



  





Vergonhoso!



Câmara dos Deputados
quer furar fila do Tamiflu




Comentário básico:
Todos os brasileiros são iguais perante a lei. Certo? Errado! Pelo jeito, alguns brasileiros são mesmo mais iguais que outros.

Caso não tenham tido tempo de ver o que vem acontecendo nos hospitais brasileiros, senhores, abaixo uma pequena amostra, numa reportagem de 20.07.2009.
Filas, senhores, temos de enfrentar filas! Todos nós!







sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pedofilia: o abuso acontece em todos os lugares

Via Blog do Noblat - Trechos do artigo enviado pelo Senador Magno Malta - 14.08.2009


O Brasil é o maior consumidor de pornografia infantil na Internet. O maior volume de crime cibernético é cometido por esta Nação. São milhões de brasileiros, em frente ao computador, consumindo pornografia infantil.


(...) O que a família precisa aprender? Primeiro, quem é o pedófilo. O pedófilo é uma sombra. Ele age no escuro. Pelo pedófilo qualquer um põe a mão no fogo. É alguém acima de qualquer suspeita. Ele não é truculento, ele é uma pessoa amável, fácil de fazer amizade. De cada dez casos, seis têm pai no meio. Pode ser um tio, pode ser o próprio avô da criança, pode ser o melhor empregado, pode ser aquele sujeito que leva as crianças para a escola, pode ser o sujeito que dirige a van, pode ser aquela pessoa do relacionamento, pode ser marido da sua melhor amiga, que fica com os seus filhos em casa para dormir enquanto você viaja, pode ser o sacerdote da sua igreja, seja qual credo for, pode ser alguém na creche, pode ser alguém na escola. Então, é preciso saber quem é ele.

(..) Como os pedófilos agem? Eles não são truculentos. O estuprador é truculento. Ele cerca uma mulher de 80 anos, joga-a no matagal, estupra-a, sacia sua lascívia, vai embora, deixa-a sangrando e chorando. Mas o que ele fez com uma de 80 faz com uma de 40, com uma de 30, com uma de 13, com uma de 20, na força, com uma faca na mão, com um 38 na mão, ameaça de morte e estupra na marra.

O pedófilo não. O pedófilo é amável, um conquistador, gosta de dar presentes, gosta de festejar, tem sempre alguma coisa na sua casa que chama a atenção da criança, um DVD, um filme infantil, um balãozinho, uma bola, um bichinho de pelúcia. É alguém que gosta de presentear, de andar com a criança no colo, se prontifica sempre a tomar conta dos seus filhos. O modus operandis deles é sigiloso. Eles operam, conquistam, oferecem, trocam a emoção, a confiança da criança por um brinquedo, por um doce, por um lanche, por um tênis.

Depois, bolinam a criança, manipulam a criança; depois, levam para o abuso definitivo. E aí impõem o império do medo sobre a cabeça da criança. E o império do medo é sempre assim: “Olha, é um segredinho nosso. Ninguém pode saber, nem seu pai, nem sua mãe. Se alguém ficar sabendo, pode acontecer uma coisa ruim”. E a criança, debaixo do império do medo, começa a sinalizar. E mãe e pai precisam aprender, perceber uma criança abusada.

Uma criança abusada dá sinais. Primeiro, volta a fazer xixi na cama; se nunca fez, vai fazer. Uma criança abusada cai em rendimento na escola; come compulsivamente porque fica nervosa, ou para de comer; fica depressiva; de noite, tem pesadelo, grita, dormindo; reclama de dor nas pernas; ou fica malcriada, mal-humorada. Era uma criança dócil, não é mais. Só quer dormir na casa da coleguinha, só quer estar na casa da tia, não quer mais dormir em casa, não quer mais ir à escola, não quer ir mais à creche.

Quando você fala na casa da vovó, ela reage porque está sendo abusada por alguém ali. Quando tem festa de família, alguns chegam, ela corre e se esconde atrás de você. Criança abusada dá sempre um sinal. E é preciso perceber. Mas a coisa mais importante é imunizar uma criança. Nós estamos vivendo abuso de criança de um ano de idade. Eu eu tenho imagens de médicos abusando de criança de vinte dias de nascida. Eu tenho imagens de criança de um ano sendo abusada. E eu tenho imagens de crianças de dois, três anos, amarrada, recebendo conjunção carnal, criança que foi brincar na casa do tio, na casa do amiguinho do lado.

Leia o artigo completo aqui!



Denuncie abusos contra crianças e adolescentes!!!
Disque 100!!!




Onde há fumaça, há desmatamento

Via O ECO - Por Bruno de Amorim Maciel* - 13.08.2009






Plantação de tabaco em Santa Catarina.
Foto: Miriam Prochnow



A nova lei antifumo, que entrou em vigor em São Paulo, reacendeu – para usar um termo pertinente – o debate em torno do polêmico tema. Mas por trás dessa discussão, esconde-se um problema ambiental sério, que amplia bastante o número de pessoas afetadas pelo cigarro e pela nova lei.

A estratégia das grandes corporações que lucram com a venda do cigarro é incrementar a produção e consumo nos países em desenvolvimento. Aproveitam-se da baixa escolaridade média e das menores restrições ambientais para a produção do fumo. Isso faz do Brasil o segundo maior produtor de tabaco do mundo – perdendo apenas para a China – e o maior exportador desta commodity. Só na safra de 2007/2008, o Brasil produziu 730 mil toneladas da folha de fumo, quase tudo nos três estados da região sul país.

A produção do cigarro passa pelo processo de secagem, ou “cura”, das folhas do fumo. Isso serve para retirar a umidade e o odor característico, conferindo os diferentes “sabores” ao produto. Em alguns tipos de tabaco, o processo é feito em estufa e dura até uma semana. O calor necessário para as estufas produzirem em grande escala só pode vir de um combustível abundante e barato: madeira. No caso do Brasil, boa parte dessa madeira vem da Mata Atlântica, ou seja, desmata-se em dobro: tanto para “limpar” a área de plantio, como para fazer a cura. A Organização Mundial de Saúde estima que todo esse processo consuma uma árvore a cada 300 cigarros produzidos. De posse dos dados fornecidos pelos próprios produtores e de uma calculadora de mão, podemos deduzir que, em 2008, a produção de fumo no Brasil derrubou cerca de 360 milhões de árvores. Ou seja, além de queimar (e inalar) mais de 4.000 substâncias tóxicas, os fumantes são responsáveis por cerca de 240 mil hectares desflorestados anualmente no Brasil. Continua


* Bruno de Amorim Maciel, mestre em desenvolvimento sustentável, consultor e curioso sobre as coisas do dia-a-dia.





Nova gripe:
cuidados no trajeto casa - trabalho



O Jornal Hoje convidou a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi,
para repetir o trajeto de milhares de trabalhadores e alertar sobre
os cuidados para evitar a contaminação com o vírus.

AQUI!





TV Gazeta


Entrevista com o Senador Pedro Simon





Está na rede!
Via O Globo; UOL; Contas Abertas; Estadão; G1; Portal Terra; UOL

- Seguranças do Senado reprimem com violência manifestação de estudantes

- "Tão prendendo estudante!"
- Pedro Simon: “Estou pensando em renunciar aos outros quatro anos de mandato"



- Confirmado dois casos de gripe suína em prisões de São Paulo
- União Europeia adota estratégia conjunta contra a gripe suína
- Anvisa suspende propaganda de medicamentos contra a gripe
- Bebê indígena morre por gripe suína no litoral paulista
- Paciente obtém liminar na Justiça para receber Tamiflu em SC




Jacqueline Ruas


- Jacqueline não tinha gripe suína
- Guia não é cadastrada no Ministério do Turismo