domingo, 29 de março de 2009

Por que o gelo flutua?







Estou muito feliz. O motivo dessa felicidade? Vamos lá: em coautoria com Lucia Maria Paleari publiquei, pela Editora Unesp, a coleção Ciência e Cidadania. Ao todo foram seis títulos de nossa autoria.

Muito interessante o início de tudo. Queríamos falar sobre Ciência com propriedade, com correção, e de maneira a também dar um tratamento pedagógico adequado. Mais do que isso: queríamos tratar os temas de forma poética. Para que tipo de público? Para qualquer pessoa que não conhecesse o assunto a ser tratado. Poderia ser um jovem, uma criança, um adulto, ou uma pessoa idosa.

Escrevemos o primeiro texto e o mostramos para algumas pessoas. O que nos disseram? Que aquela não era a maneira de se falar sobre Ciência. Perguntamo-nos, incrédulas, àquela época: qual a maneira de se falar sobre Ciência? Quantas idéias pré-concebidas! Cada um tem uma maneira própria para falar sobre qualquer assunto. Aquela era a nossa. E acreditávamos nela.

Mantivemos o texto como estava. Ponto.

Aí, resolvemos fazer um boneco que mostrasse exatamente como seria o livro.
Para isso, precisávamos de um desenhista*. Conseguimos. Tudo pronto, montamos o boneco do Por que as aves voam?.

A Editora Unesp nos recebeu. O pessoal de lá gostou muito da idéia daquele primeiro livro. Não só queriam publicá-lo como queriam outros, que fizéssemos uma coleção. A coleção foi feita e o público a recebeu muito bem. Órgãos governamentais adquiriram alguns dos títulos, por mais de uma vez, para distribuí-los na escolas públicas do Estado de São Paulo. E agora, quem adquiriu o Por que o gelo flutua? foi a Biblioteca Nacional, que o distribuirá pelas escolas do Brasil. O livro sendo lido em vários sotaques. Não é maravilhoso? Não é para ficar feliz? É muito bom saber que, mais uma vez, em grande escala, um dos nossos títulos cumprirá sua função: irá para as mãos dos leitores, local exato onde deve estar.

Fiquei meio hesitante em escrever esse post. Depois me lembrei de que pessoas que me dão a honra de acessar esse blog também escrevem. Algumas, no entanto, ainda não tiveram seus trabalhos publicados. A essas me dirijo agora: não desistam da escrita, não desistam da vida, não desistam de vocês. E não desistam da poesia, seja sob qual forma for que ela se manifeste em suas vidas. Pois ser poeta hoje, meus amores, mais do que nunca, é um estado de espírito. O único estado de espírito no qual acredito. O único.


Adelidia Chiarelli


*A coleção teve três desenhistas.
Os desenhos do Por que o gelo flutua?
foram executados por Luciana Betti.
Um deles ilustra este post.



sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta 2009 - Earth Hour 2009






Hoje,
dia 28 de março de 2009,
das 20h30 às 21h30

Apague as luzes
da sua casa

Todos contra contra o
aquecimento global



Que se apaguem as luzes
e se acendam as consciências.

Adelidia Chiarelli

...


Hora do Planeta pelo mundo:

Seis horas da tarde*, aqui no Brasil, do dia 28. Estava no youtube para ver o que já haviam postado sobre Hora do Planeta, nos lugares do mundo em que a manifestação já aconteceu. Encontrei um video caseiro muito delicado. Indignado, também. Ele vem das Filipinas. Vejam o que foi escrito por quem o postou:

as you can see in my video, most of my neighbors here in Caloocan doesn't turn off their lights :( even though they're at home and sum of them having a house party.. grrr... what a shame of this people. well, thanks for watching my video. :) I don't care what people say, everyone has its own good and bad sides about this situation. Believe it or not. I am still supporting Earth hour to stop global warming.


Earth Hour 2009 (Philippines)



Esse outro vem de Moscou:


Earth hour in Moscow 28mar2009



Da Romênia:


Timisoara Turns Off The Lights During Earth Hour



De Paris:


earth hour 2009 PARIS



Hoje já é o dia seguinte!




No Rio de Janeiro, Brasil:


Hora do Planeta No Rio de Janeiro



Em Brasília, Brasil:


Hora do Planeta em Brasília



Em Campos dos Goytacazes, Brasil:


Procissão à luz de velas




Em Rio Branco, Brasil - Curitiba, Brasil - Peru - Pela Oceania:



 
 





* Apenas os dois primeiros vídeos foram postados antes do evento aqui no Brasil.


sexta-feira, 27 de março de 2009

Retalhando com o parque do Tabuleiro

Via O ECO - Felipe Lobo - 26.03.2009



Os belos costões rochosos do Tabuleiro.
(Foto: Miriam Prochnow)



O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC) recebeu, na manhã desta quinta, o golpe que faltava para perder uma fatia considerável de seus limites. E os responsáveis pelo feito, desta vez, não foram os tratores e motosseras que levaram Santa Catarina ao tricampeonato do desmatamento na Mata Atlântica, mas o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Tudo feito com base em um projeto de lei que desejava mudar a categoria de aproximados 10% da unidade de conservação para Área de Proteção Ambiental (APA). Hoje, o político tratou de usar a caneta para sancionar a determinação aprovada pela Assembléia Legislativa. Continua


quinta-feira, 26 de março de 2009

As marcas da depressão



JC e-mail 3729, de 26 de Março de 2009.
18. As marcas da depressão


Um córtex direito mais fino indicaria o risco de manifestação da doença

Diferenças estruturais no cérebro poderiam causar depressão, segundo cientistas que acompanharam famílias com histórico desta doença. O principal fator, segundo pesquisa americana, seria uma significativa redução da densidade do lado direito do córtex cerebral.

Para os autores, isto pode ser um traço ou marcador de vulnerabilidade à depressão. O estudo teve início há 27 anos, com a cientista Myrna Weissman, e será publicado na revista “Proceedings of the National Academy de Sciences”.

A análise de imagens do cérebro de 131 indivíduos, de 6 anos a 54 anos, mostrou afinamento do córtex direito (camada mais externa do cérebro) em descendentes de pais e avós com depressão. Essa camada era 28% mais fina em pessoas com história familiar, comparada ao grupo sem relato da doença. Continua


quarta-feira, 25 de março de 2009

São Paulo inaugura museu de divulgação científica




Palácio das Indústrias
Foto: Antonio de Andrade



JC e-mail 3728, de 25 de Março de 2009.
15. São Paulo inaugura nesta quinta-feira museu de divulgação científica


Catavento, que recebeu R$ 20 milhões em investimento, ocupa o Palácio das Indústrias e estará aberto à visitação a partir de sexta-feira

Será inaugurado nesta quinta-feira, dia 26, em São Paulo, o Catavento, museu de divulgação científica voltado principalmente para o público infanto-juvenil. O espaço oferecerá ao público 250 instalações divididas em quatro seções temáticas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Na sexta-feira, dia 27, o museu será aberto ao público.

O Catavento recebeu investimentos de R$ 20 milhões do governo do estado de São Paulo – numa parceria entre as secretarias de Cultura e Educação. O museu ocupa o Palácio das Indústrias, construído na década de 1920, que já foi sede da prefeitura. Continua



Localização


Aprendiz de pitboy




Antônio Calloni, Duda Nagle e Ana Beatriz Nogueira


No dia 23 de fevereiro, Glória Perez publicou no blog dela o post Calma, gente!, sobre o personagem Zeca, da novela Caminho das Índias.
Para quem não sabe, o personagem, interpretado por Duda Nagle, como ela mesma diz, "é um aprendiz de pitboy". Um aprendiz de pitboy que apronta todas, com todo mundo, com a conivência total e irrestrita dos pais, interpretados por Ana Beatriz Nogueira e Antônio Calloni. O assunto está dando o que falar.

Confira o post e os comentários!


Fotos originais


terça-feira, 24 de março de 2009

O pior dos pesadelos na conservação / Uma árvore que depende da vereda

Via O ECO - Via Globo Rural


O pior dos pesadelos na conservação
Maria Tereza Jorge Pádua

23/03/2009, 12:41

O pior dos pesadelos é assistir, em um programa dominical chamado Globo Rural, o presidente do instituto responsável pela administração das unidades de conservação da natureza no nível federal, denegrir o objeto principal de sua responsabilidade. O mínimo que pode desejar aqueles que viram o depoimento do Presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio) é que ele seja demitido imediatamente.
As declarações de quem deveria primeiramente e mais que qualquer outro brasileiro, defender as unidades de conservação e as áreas de preservação permanente (as já bem conhecidas APPs), sobre quão injusto é se estabelecer unidades de conservação “onde tem gente” sem desapropriá-los imediatamente e; a necessidade de se mudar o Código Florestal, pareciam ser proferidas por um inimigo da biodiversidade e não por alguém que tem o dever de protegê-la e de defender as unidades de conservação, onde a biodiversidade encontra seu único porto seguro.
Porque será que o Presidente, funcionário de carreira do IBAMA, e agora presidente do ICMBio fez declarações tão renhidas contra sua própria função e tão perniciosa para o meio ambiente? Será que foi só para dar uma de “bom moço” para a TV? Será que foi pura covardia, ou, pior, será que foi de total desconhecimento do assunto? Continua


...



A matéria, Uma árvore que depende da vereda, veiculada no programa Globo Rural, no domingo, 22.03.2009, a qual Maria Tereza Jorge Pádua se refere segue, abaixo:










segunda-feira, 23 de março de 2009

De Darwin à generosidade da net




Ontem, antes que o meu pc resolvesse me abandonar, e se perdesse numa tela escura, me desconectando do resto do mundo, pois, pelo jeito, até os pcs têm o direito de se perder em telas escuras, postei Happy Birthday Darwin, cantada por pesquisadores, com o link que nos leva ao site da SSE - The Society for the Study of Evolution .

Até aí, tudo bem. Num dado momento, resolvi dar uma navegada mais acurada pelo referido site. E, clica aqui, clica ali, acabei chegando, não sei como, num local fantástico, raro, que me deixou profundamente emocionada. Simplesmente: The Complete Work of Charles Darwin Online. Documentos, manuscritos, ilustrações belíssimas (uma delas ilustra este post), tudo ali, diante dos meus olhos. Tive que me segurar para não chorar.

Resisti muito para entrar na net. Durante anos, mesmo usando computador para trabalhar, me negava a ser uma usuária. Até que um belo dia: foi inevitável. Assim como será inevitável, um dia, eu ter de comprar um celular. Até hoje, se um tocar ao meu lado, vai ficar tocando, pois nem atender eu sei. No meu caso, acho desnecessário ter um celular.

Voltando à net, todos sabemos que aqui tem muitos trambiqueiros, pessoas desonestas que se acham no direito de enganar, tripudiar, abusar da boa fé alheia. Isso, porém, não passa de um reflexo desse mundo doido em que se transformou o nosso, onde nefastos super-herois, dessa pós-modernidade acachapante, jogaram as espadas de lado e, mouse em riste, balançando-se em bits e bytes, pixelados em capas de néon, resolveram chutar o balde, como se isso pudesse levá-los a algum lugar.

Mas também existem os generosos, e como são belos os generosos. Quero crer que, na net, o número de generosos seja infinitamente maior. Informação não é para ser guardada, nunca foi, embora muitas pessoas se neguem a entender algo tão simples. Tem gente que, ao ficar sabendo de algo novo, que poderia ser de utilidade para muita gente, guarda para si. Por quê? Não sei, não consigo entender uma atitude como essa. Talvez as pessoas que procedam dessa maneira queiram, numa oportunidade ou outra, mostrar o quanto são especiais, o quanto são bem informadas. Tenho pena dessas pessoas.

Como o meu computador voltou a funcionar? Também não sei. Cismei com o mouse, e comprei um novo. Deu certo. Até agora, deu certo. Já, já, vou correndo navegar outra vez no The Complete Work of Charles Darwin Online. Tenho certeza absoluta de que irei encontrar muitas outras coisas fascinantes por lá. Vamos? Estou dando carona!


Adelidia Chiarelli



domingo, 22 de março de 2009

Happy Birthday Darwin









SSE - The Society for the Study of Evolution




1670: La fundación de los observatorios de París y Greenwich

Via El Mundo - Rafael Bachiller | Madrid - 18.03.2009



El Observatorio de Greenwich en una
pintura de Thomas Hosmer Shepherd (1824). | Wikipedia commons.


.Con motivo del Año Internacional de la Astronomía, Rafael Bachiller, director del Observatorio Astronómico Nacional, nos invita a un recorrido por los hitos cruciales de estos cuatro siglos de historia del telescopio.

Los dos primeros observatorios astronómicos 'modernos', el de París y el de Greenwich, fueron fundados con criterios muy diferentes. Luis XIV crea el observatorio de Paris en 1667 con el objetivo de mejorar el conocimiento sobre el Universo, mientras que Carlos II crea el observatorio de Greenwich en 1675 con el objetivo específico de perfeccionar las técnicas de navegación. Estos observatorios permanentes son una plataforma excepcional para el desarrollo de instrumentación astronómica y para abordar tareas de gran envergadura (confección de grandes catálogos, mapas y todo tipo de observaciones sistemáticas). El modelo se irá extendiendo a lo largo de los siglos XVIII y XIX hasta que toda capital importante tenga su observatorio.

Tales observatorios 'urbanos' jugarán un papel esencial hasta bien entrado el siglo XX cuando la contaminación lumínica desencadenó el éxodo de los nuevos telescopios hacia lugares remotos. Continua


CTNBio adia votação de arroz transgênico da Bayer para 2º semestre

Via Greenpeace - 19.03.2009







Brasília (DF), Brasil — Mas o algodão Bt da empresa Dow passou. Reunião plenária da Comissão aconteceu um dia depois da audiência pública em Brasília.


Um dia depois da audiência pública em que ambientalistas, grandes produtores e alguns cientistas se pronunciaram contra a liberação do arroz transgênico da Bayer no Brasil, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) decidiu nesta quinta-feira, em reunião plenária, adiar para o segundo semestre deste ano a votação do pedido de liberação da variedade geneticamente modificada. O presidente da CTNBio, Walter Colli, afirmou que vai aguardar alguns pareceres técnicos antes de colocar o arroz LL62 da Bayer em votação.

A decisão aconteceu logo no início da sessão realizada em Brasília no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Em seguida, no entanto, os membros da CTNBio votaram o pedido de liberação de outro transgênico, um algodão modificado para resistir a insetos, da empresa Dow, e este foi aprovado por 15 votos a favor e 5contra. Continua

Foto: O arroz é o alimento básico mais consumido no mundo.


Toda grilagem será perdoada

Via Greenpeace - 20.03.2009

Relator da Medida Provisória para regulamentar terras ocupadas por posseiros apresenta parecer que acaba favorecendo grileiros




O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA) relator da Medida Provisória 458, que legaliza a ocupação de áreas ocupadas por posseiros na Amazônia, assinada pelo presidente Lula no dia 10 de fevereiro, apresentou nesta quinta-feira (19/2) seu parecer sobre o documento. Depois de passar pelas mãos de Bentes, a MP, que já era problemática por não definir critérios para diferenciar os pequenos agricultores e trabalhadores que por direito podem ser beneficiados com titulo de propriedade, daqueles que grilaram terra e desmataram ilegalmente, ficou ainda pior. Continua


A multinacional e a elite política, artigo de Nagib Nassar








JC e-mail 3725, de 20 de Março de 2009.
24. A multinacional e a elite política, artigo de Nagib Nassar



“O Brasil é centro de diversidade genética do milho, do Centro-Sul até o Amazonas, onde há milhares de variedades de milho desenvolvidas na agricultura indígena. Essa diversidade genética é um patrimônio para toda humanidade e para o Brasil e seu povo”

Nagib Nassar é professor titular de Genética da Universidade de Brasília. Artigo enviado pelo autor ao “JC e-mail”:

“Agora, eu sou radicalmente contra [a liberação dos transgênicos] e acho um retrocesso o governo fazer isso, na verdade, está acontecendo porque mais uma vez a elite política desse país se rende ao fascínio de uma multinacional.’

Quem disse isso foi Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2001, durante a Caravana da Agricultura Familiar, referindo-se à liberação da soja transgênica. A história se repete como nós aprendemos em livros de história e como nós vivemos com os políticos de nosso país.

Com aval do próprio presidente Lula e sob comando da ministra-chefe da Casa Civil, o governo liberou alguns meses atrás o uso comercial de quatro variedades de milho transgênico tóxicos chamados milho Bt. Continua

...


Sábado,
dia 28 de março de 2009,
das 20h30 às 21h30

Apague as luzes
da sua casa

Todos contra contra o
aquecimento global


Que se apaguem as luzes
e se acendam as consciências.

Adelidia Chiarelli




sábado, 21 de março de 2009

Fracasa el intento de declarar el agua "derecho humano" en Foro de Estambul

Via La Vanguardia - 21/03/2009





Estambul. (EFE).- La propuesta de varios países latinoamericanos y de Suiza de declarar el acceso al agua como un "derecho humano", en el Foro Mundial del Agua (FMA) de Estambul, fracasó hoy ante la falta de consenso entre las delegaciones y la presión de algunos Estados contrarios.

La falta de apoyo impidió que la iniciativa de Bolivia, Cuba, Ecuador, Uruguay y Venezuela, a la que se sumaron otras naciones como España, Holanda y Alemania, fuese reconocida en la declaración ministerial con que se cerrará el foro mañana.

"No se ha logrado un consenso sobre los temas del agua como derecho humano y el uso de las cuencas transfronterizas", anunció hoy la presidenta del proceso político del foro, Sumru Noyan. Noyan justificó la decisión de la cumbre ministerial de no incluir este derecho en que "no hay documentos vinculantes de la ONU que reconozcan el derecho humano al agua". Continua


Foto fonte


D. Hélder, irmãos dos pobres. Um testemunho no ano de seu centenário

Via Agência Carta Maior - Texto: Luiz Alberto Gómez de Souza - 19.03.2009




















Os meios de comunicação do Brasil, pelos anos da censura e da repressão, baniram sua imagem. Prescrição vinda por decreto, único argumento do arbítrio. Foi censurado em sua própria rádio diocesana. Durante a ditadura seu nome era proibido de ser mencionado. Era como se não existisse. Mas sempre esteve presente entre o povo simples e na opinião pública mundial, onde foi se tornando quase um mito. Um dia, aqui no país, tiveram que levantar o embargo. O artigo é de Luiz Alberto Gómez de Souza.



Este ano se comemora o centenário do nascimento de D.Hélder Pessoa da Câmara, que nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza, Ceará e faleceu no Recife, Pernambuco, em 27 de agosto de 1999. Desejo trazer meu testemunho de quem teve a felicidade de acompanhar alguns de seus passos, seja nos movimentos de juventude da Ação Católica, seja na sua atuação durante o Concílio Vaticano II.

Conheci D.Hélder Câmara de longe, na organização gigantesca do Congresso Eucarístico Internacional de 1955, em meio a toda uma imensa mobilização. Logo depois, convivi com ele na Ação Católica, de 1956 e 1958. Ele era o Assistente Geral da Ação Católica e eu fazia parte da equipe nacional da Juventude Universitária Católica. Continua

...


Leia também:

Desembargadores do TRT retiram homenagem a d. Hélder Câmara

TRT desiste de tirar nome de Dom Hélder de prédio em Fortaleza

Foto fonte


Novo método acelera libertação do tabagismo

Via Scientific American - 19.03.2009

Centro de referência reduz tempo de tratamento para um mês e aumenta o número de pacientes que param de fumar. Dependentes de álcool também buscam ajuda


O Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), unidade subordinada à Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo, aumentou em 68% o número de pacientes que deixou de fumar após remodelar o atendimento de viciados em cigarro, segundo dados divulgados hoje.

O tratamento, que antes exigia até um ano, foi readaptado para um mês. Assim, o paciente se sente mais estimulado a abandonar o vício. No primeiro mês de atendimento, com o novo método, 45% deixaram de fumar, segundo as estatísticas apresentadas. Antes disso, apenas 27% abandonavam o vício com o tratamento. Os que não tiverem sucesso no tratamento poderão prorrogar o prazo para deixar de fumar. Continua


Um choque heterodoxo contra o Parkinson

Via Pesquisa FAPESP Online - Marcos Pivetta - 19.03.2009

Pesquisa FAPESP - Uma forma semi-invasiva, eficaz e inesperada de tratar o principal sintoma da doença de Parkinson pode ter sido descoberta pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke (EUA) e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Por meio de pequenos eletrodos instalados num ponto da medula espinhal de ratos e camundongos que apresentavam distúrbios de movimento análogos aos enfrentados pelas pessoas com a doença, os cientistas estimularam eletricamente a coluna dorsal dos animais e, dessa forma, restituíram-lhes a capacidade normal de locomoção. Continua


sexta-feira, 20 de março de 2009

A taça do mundo é nossa

Via O ECO - Texto: Gustavo Faleiros - 17.03.2009





O Brasil é um país de grandes números. Temos o maior rio, a maior floresta, a maior produção de grãos, de carne, de minério de ferro e muito mais. Para acrescentar à nossa sala de troféus, a Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO, sigla em inglês) confirmou nessa segunda-feira (16), em seu relatório bianual O Estado das Florestas no Mundo, que nós, brasileiros, somos detentores do pior balanço florestal do planeta. Entre 2000 e 2005, graças à alta taxa de desmatamento que temos na Amazônia, o país atingiu um déficit de 3,1 milhões de hectares de florestas, área que representa um estado e meio de Sergipe. Continua


Fonte foto



Embrapa manifesta-se contra o plantio de arroz transgênico








JC e-mail 3724, de 19 de Março de 2009.
12. Embrapa manifesta-se contra o plantio de arroz transgênico


Em nome da diretoria-executiva da estatal, o pesquisador Flávio Breseghello afirmou que o gene do arroz da Bayer causaria "problemas agronômicos ainda maiores ao país" em caso de liberação neste momento

Mauro Zanatta escreve para o “Valor Econômico”:

Pela primeira vez desde o início das discussões sobre a liberação comercial de organismos geneticamente modificados (OGMs) no país, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) manifestou-se contra o plantio de uma variedade transgênica.

Em audiência pública sobre o arroz transgênico "Liberty Link", produzido pela multinacional alemã Bayer, a Embrapa classificou a liberação da semente como "ameaça à segurança alimentar do Brasil" e recomendou à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que "analise cuidadosamente a introdução do gene" resistente a herbicidas a base de glufosinato de amônio no país. Continua


Ensino médio melhora em SP; fundamental fica estagnado



JC e-mail 3724, de 19 de Março de 2009.
8. Ensino médio melhora em SP; fundamental fica estagnado


Governo paulista divulga indicador de desempenho das escolas públicas do Estado. Resultado foi comemorado pela administração José Serra (PSDB), mas visto com certa preocupação pelos educadores

Fábio Takahashi e Evandro Spinelli escrevem para a “Folha de SP”:

Dados divulgados ontem pelo governo paulista apontam que as escolas estaduais do ensino médio tiveram um salto de qualidade em um ano, embora continuem bem longe da meta ideal estipulada pela própria Secretaria da Educação. O ensino fundamental estagnou.

O resultado foi comemorado pelo governo José Serra (PSDB), mas visto com certa preocupação por educadores. Os números têm como base o Idesp, indicador criado em 2007 que, a partir deste ano, será usado para balizar o pagamento de bônus por desempenho a professores e servidores. Continua

...


Uma perguntinha básica:
Estão comemorando o quê?

Veja também:

Só 7 das 5.183 escolas estaduais de SP possuem padrões de ensino internacionais

Governo de SP manda recolher 500 mil livros de geografia com 2 Paraguais


quinta-feira, 19 de março de 2009

Leitura de textos informativos








Escola Alecrim


Revista Nova Escola
Edição Especial
Alfabetização





"A Igreja Católica sempre legitimou a violência dos Estados"

Via Carta Maior - Por Marta Fantini - 16.03.2009



A polêmica sobre a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, que excomunhou os médicos que realizaram o aborto no episódio da menina estuprada pelo pai ganhou repercussão internacional. Para o filósofo francês Michel Onfray, decisão é coerente com pensamento oficial da Igreja Católica de hoje. "A ideologia da Igreja é reacionária, conservadora e insuportável. A Igreja apresenta indignações seletivas. Durante e após a II Guerra Mundial, ela excomungou todos os comunistas e nunca excomungou um único nazista", critica Onfray.



O filósofo francês Michel Onfray, iniciador da Universidade Popular de Caen , autor de 51 livros, traduzidos em mais de 20 línguas, e de uma coleção de 12 CDs, aposta na Filosofia como meio de vencer o lado irrracional do ser humano: "Apesar do sofrimento da existência humana, que sempre existiu e existirá, é preciso viver em pé, com dignidade e não ajoelhado. O filósofo tem a obrigação de construir um movimento universal de elevação da condição humana".

Por ocasião da sua passagem por Bordeaux, para o lançamento de seu último livro, "Contra-história da Filosofia: as radicalidades existenciais" , Michel Onfray nos concedeu uma entrevista sobre o lastimável episódio do aborto terapêutico, ocorrido em Recife. Continua


Universidade expulsa dois alunos e suspende 7 por trote violento em Leme (SP)

Via Folha Online - da Agência Folha, em Campinas - 16.03.2009

Depois de mais de um mês de sindicância administrativa, o Centro Universitário Anhanguera, de Leme (189 km de SP), expulsou dois alunos e suspendeu outros sete por 15 dias em razão das agressões e humilhações contra o calouro Bruno César Ferreira, 21, durante um trote nas proximidades da universidade, no dia 9 de fevereiro.

A sindicância foi instaurada no dia seguinte ao trote. De acordo com nota oficial divulgada nesta segunda-feira pela universidade, "durante o procedimento administrativo disciplinar, a Anhanguera ouviu testemunhas, vítimas e acusados, concedendo amplo direito de defesa aos envolvidos".

No dia 9 de fevereiro, alguns veteranos aplicaram trote em pelo menos 30 calouros. Todos tiveram de rolar em uma lona com fezes, esterco e restos de animais em decomposição. Continua

...


Instituições Universitárias de todo o Brasil deveriam se mirar no exemplo do Centro Universitário Anhanguera, de Leme, no Estado de São Paulo. Mas, infelizmente, a maioria faz vistas grossas para o que acontece durante o período de trote. Trotes criminosos. Criminosos, sim!

No dia 22 de fevereiro de 2009, fez dez anos que o calouro do curso de medicina Edison Tsung Chi Hsueh morreu, vítima de trote, numa piscina da USP. Dez anos! Alguém foi culpabilizado? Não. É uma vergonha! Um absurdo!




quarta-feira, 18 de março de 2009

Sebos: eu frequento!

São Paulo - São Paulo - Brasil




 
 
 




Os eficientes e simpáticos Jairo e Débora.


Clique nas fotos para ampliá-las



Para chegar no Álvares Machado, é só descer na estação Liberdade do metrô.
Seguir cerca de 150m no sentido da Praça da Sé. Pronto! Chegou!





Fotos: Adelidia Chiarelli


Mundo aquecido, resenha de José Augusto Pádua



JC e-mail 3722, de 17 de Março de 2009.
15. Mundo aquecido, resenha de José Augusto Pádua


"Seis Graus" adverte que ações contra o aquecimento global são urgentes e necessitam de medidas sérias de governos e sociedade

José Augusto Pádua é professor no departamento de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor de "Um Sopro de Destruição" (ed. Jorge Zahar). Artigo publicado na “Folha de SP”:

“Se compulsassem os documentos que existem sobre o estado físico do Brasil no tempo de sua descoberta (...) e nas diversas épocas da sua história (...), poder-se-ia provar a influência que exerce a ação do homem sobre o clima das terras que habita e demonstrar a verdade desse princípio enunciado há 40 anos por Fourier, que a atmosfera é um campo suscetível de cultura."

Essas palavras foram escritas em 1860 por uma voz quase esquecida na história da inteligência do país, o geógrafo cearense Tomás Pompeu Brasil. Apesar de voltadas para o fenômeno das secas nordestinas, elas vêm à mente quando da leitura de "Seis Graus", de Mark Lynas, uma análise abrangente e atualizada do tema que está se tornando a mais perfeita tradução do imaginário e dos dilemas políticos da globalização: o aquecimento planetário. Continua


Livro de geografia da rede estadual de SP tem dois Paraguais

Via Folha Online - 17.03.2009

JULIANA COISSI
da Folha Ribeirão

Um livro de geografia distribuído pelo governo paulista aos alunos da sexta série do ensino fundamental traz duas vezes o Paraguai no mapa da América do Sul e ainda inverte a localização do Uruguai e Paraguai. O erro repete-se também no livro do professor. Outra incorreção é a não-inclusão do Equador no mapa "Fronteiras Permeáveis". Sem isso, o aluno não tem informação para responder à seguinte questão, na página ao lado: "Quais são os países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil?" Continua


...


Veja também:

Governo de SP manda recolher 500 mil livros de geografia com 2 Paraguais

Serra critica secretaria após distribuição de livros de geografia com dois Paraguais

Só 7 das 5.183 escolas estaduais de SP possuem padrões de ensino internacionais



terça-feira, 17 de março de 2009

Supremo julgará proteção às cavernas





Vista da galeria principal da caverna Lapa Doce,
Chapada Diamantina, mun. de Iraquara, Est. da Bahia.
Foto: I. Karmann




Texto:

JC e-mail 3721, de 16 de Março de 2009.
14. Supremo julgará proteção às cavernas


Ação de inconstitucionalidade contesta decreto federal que anulou status de conservação de ambientes subterrâneos. Procurador-geral diz que nova legislação foi imposta sem debate

Matheus Pichonelli e Thiago Reis escrevem para a “Folha de SP”:

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, ajuizou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o decreto do governo federal que autoriza a destruição de cavernas no Brasil.

O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em novembro no "Diário Oficial da União", permite que milhares de grutas sofram "impactos negativos irreversíveis" no país. Continua


...


Leia também:

Manifesto contra o retrocesso na legislação espeleológica brasileira


Foto fonte


Com a crise, roupa usada está na moda / A história das coisas

Com a crise, roupa usada está na moda - Via O ECO - Por Marcos Sá Corrêa - 15.03.2009

Não deixa de ser um alívio abrir o jornal e ver que até Warren Buffet, do alto de seus bilhões de dólares, está perplexo com esta crise internacional. “As pessoas mudaram seus hábitos de um modo que eu nunca tinha visto”, diz Buffet, porque as joalherias vendem menos do que vendiam antigamente e antigamente foi no ano passado, quando ele era o homem mais rico do mundo.

De lá para cá, as coisas aconteceram tão depressa que a entrevista de Buffet saiu no mesmo dia em que uma reportagem mostrando, no New York Times, o que as pessoas mais ou menos comuns estão achando dessas novidades. Continua


...



A história das coisas







A História Das Coisas:
Via
Blog da Regina Volpato


Em muitas escolas, aulas são só ficção



JC e-mail 3721, de 16 de Março de 2009.
4. Em muitas escolas, aulas são só ficção



Ano letivo ainda não começou em colégios de norte a sul do país devido a falta de professores e péssima infraestrutura

Março deveria ser o segundo mês de aulas nas escolas públicas do país, com alunos, professores, inspetores e auxiliares em plena atividade. Mas, no lugar de turmas estudando para as primeiras provas, o jornal “O Globo” encontrou, em oito estados brasileiros, salas de aula vazias por falta de professores ou problemas de infraestrutura nas escolas.

Em estados como Rio, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas e Amazonas, há alunos sem aula por causa de goteiras, inundações, ratos, cupim, carteiras quebradas e paredes destruídas.

O distrito de Jussaral, a 60 quilômetros do município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, tem apenas uma escola municipal para a população de seis mil pessoas. Mas não há alunos em sala de aula. Continua


domingo, 15 de março de 2009

Vaticano critica excomunhão no caso de aborto de menina de nove anos

Via BBC Brasil - 14.03.2009

Assimina Vlahou
De Roma para a BBC Brasil


Em artigo publicado pelo jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano, neste sábado, o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Monsenhor Rino Fisichella afirma que os médicos que praticaram o aborto na menina de 9 anos, grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto, não mereciam a excomunhão. Continua


Foto: Para Rino Fisichella excomunhão foi decisão apressada



...


O artigo completo, Dalla parte della bambina brasiliana, publicado pelo L´Osservatore Romano, está aqui.


Confiram:

Niña violada, madre excomulgada

Eles não sabem o que dizem!

Também me sinto excomungada!




Primeira impressão é a que fica

Via Agência FAPESP - Divulgação Científica - 09.03.2009



Agência FAPESP – Um grupo de cientistas nos Estados Unidos identificou os circuitos neurais envolvidos na formação da primeira impressão em uma pessoa ao conhecer outra. A descoberta, que mostra como as informações sociais são codificadas e avaliadas ao fazer tais julgamentos, foi publicada neste domingo (8/3) no site da revista Nature Neuroscience.

Interações sociais são processos complexos do ponto de vista neurológico. Quando uma pessoa é apresentada a outra, frequentemente avalia rapidamente se gostou ou não do indivíduo que acaba de conhecer, mesmo que o processo seja inconsciente.

Estudos anteriores demonstraram que, como diz ditado, a primeira impressão é a que fica: avaliações relativamente acuradas e persistentes são feitas com base em observações rápidas, muitas vezes de menos de meio minuto. Continua


Foto: Em artigo na Nature Neuroscience, cientistas descrevem descoberta de circuitos neurais envolvidos na impressão formada quando uma pessoa conhece outra (divulgação)


Molhado recentemente

Via Agência FAPESP - Divulgação Científica - 02.03.2009



Agência FAPESP – Um grupo de geólogos da Universidade Brown, nos Estados Unidos, descobriu uma série de valas em Marte que indica a existência de água no passado recente do planeta. O sistema, que lembra a forma de um leque, foi formado há cerca de 1,25 milhão de anos.

Segundo os pesquisadores, as valas fornecem clara evidência de que foram formadas por água no estado líquido originada em depósitos de neve e gelo próximos. Podem também representar o último período em que água correu pela superfície do planeta.

O novo estudo foi publicado na edição de março da revista Geology. As imagens analisadas foram produzidas por uma câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, lançada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, em 2005. Continua


Foto: Pesquisadores norte-americanos descobrem valas que apontam a existência de água no estado líquido em Marte há apenas 1,5 milhão de anos (foto: divulgação)


sábado, 14 de março de 2009

Kiiiiiiiiiiii liiiindiiiiiiiinhooooossssss!!!!!

Valeu, Maísa!



SPTV - 1ª edição - 24.02.2009



El 'Hombre de Pekín' envejece 200.000 años

Via El Mundo - Madrid - 13.03.2009


PALEONTOLOGÍA | Nueva datación



Recreación del cráneo de 'Homo erectus pekinensis'. / WIKIMEDIA COMMONS



.Una nueva técnica revela que los fósiles tienen 750.000 años
.Sería casi contemporáneo del 'Homo antecessor' de Atapuerca



El 'Hombre de Pekín' ('Homo erectus pekinensis') es 200.000 años más viejo de lo que se pensaba hasta ahora. Unas nuevas técnicas de datación de los sedimentos que rodeaban los fósiles y utensilios de piedra han determinado que los restos de esta especie, encontrada en los años 30 al norte de China, son de hace unos 750.000 años.

El nuevo estudio, publicado en 'Nature', ha sido realizado por un equipo de investigadores, del que forman parten el chino Guanjun Shen y por Darryl E. Granger, de la Universidad de Purdue (Indiana). Continua


El Consejo Científico de Turquía censura un reportaje sobre Charles Darwin

Via El Mundo - Agencias | Ankara - 12.03.2009


EVOLUCIÓN | Recibe fuertes críticas



Imagen de la revista que canceló el reportaje sobre Darwin (izquierda)
por uno sobre el calentamiento global (derecha).
| AFP


El principal Consejo de Investigaciones Científicas de Turquía ha censurado un reportaje de 15 páginas sobre Darwin cuya publicación estaba prevista en la revista mensual especializada.

En Turquía, un país musulmán, la teoría evolutiva del naturalista británico no tiene la aceptación de todos. No obstante, el órgano científico ha sido fuertemente criticado por su decisión.

Según los periódicos locales y los estudiantes universitarios, esta controversia es el resultado de una injerencia política en los asuntos de esta institución pública por parte del Gobierno islamista-conservador, actualmente en el poder, que está acusado de nombrar a los funcionarios que le prometen fidelidad. Continua


Só 7 das 5.183 escolas estaduais de SP possuem padrões de ensino internacionais

Via Folha Online - 15.05.2008

Somente 7 das 5.183 escolas estaduais paulistas possuem qualidade de ensino equivalente ao verificado em países como Finlândia e Coréia, duas potências mundiais quando o assunto é educação. Duas delas são do ensino médio e outras cinco, escolas de 5ª a 8ª série do ensino fundamental.

. Confira lista das melhores oitavas séries da rede estadual de SP
. Saiba quais são as escolas com piores notas de 8ª série no Idesp
. Confira as escolas que tiveram melhor desempenho de 4ª série
. Veja as escolas com piores desempenhos de 4ª série no Idesp


Apenas elas atendem às metas estipuladas pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), um indicador criado pelo governo estadual para avaliar as condições da qualidade do ensino na rede que administra. Continua


sexta-feira, 13 de março de 2009

Sampa-Sangra

Meio-dia - Rua Barão de Itapetininga - Centro de São Paulo - São Paulo - Brasil

















Fotos: Adelidia Chiarelli


Eles não sabem o que dizem!



Ontem, ouvi no Jornal Nacional*:

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse nesta quinta-feira que não foi excomungado nenhum envolvido no aborto a que foi submetida a menina de nove anos estuprada pelo padrasto.
Há seis dias, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, tinha dito que todos os envolvidos, inclusive a mãe da menina, seriam excomungados.
“O bispo não excomungou ninguém, o bispo anunciou que esse tipo de ato traz consigo, pelas normais católicas, tal possibilidade”.


Então, tá! Depois da reação da sociedade sobre a atitude absurda desses senhores, diante de um fato tão grave, dizer o que, não é mesmo? Daqui a pouco ficará o dito pelo não dito, e seguiremos em frente, como se nada tivesse acontecido, irmanados, felizes, sorridentes, alimentando a hipocrisia que nos fere, atordoa, nos mata pouco a pouco. Mas aconteceu. E foi muito cruel. Crudelíssimo. Se esses senhores estivessem tão preocupados com a vida, como dizem, igrejas não teriam à noite suas portas literalmente fechadas e, portanto, não teríamos massacres como o da Candelária . Não teríamos uma legião de brasileiros, de todas as idades, morrendo em hospitais, pelas ruas. Onde estavam - onde estão -, os senhores nesses casos? Onde?

Também ficará o dito pelo não dito a afirmação de que aborto é pior que estupro? Será que os senhores têm noção das consequências de uma frase como essa? Será que os senhores têm noção de quantas mulheres, quantos homens, tiveram suas vidas destruídas por terem sido vítimas de um crime tão covarde, tão vil? Será que os senhores têm noção de que, nesse exato momento, as vidas de milhares de crianças estão sendo destruídas por pais, padrastos, irmãos, primos, vizinhos, religiosos e etc, vítimas de um crime tão covarde, tão vil? Será que os senhores têm noção de que uma frase como essa é um incentivo ao estupro? Depois... Bem, depois é só o estuprador rezar um pouco, fazer uma penitenciazinha e está tudo certo. É isso? É isso mesmo? Ou estou totalmente equivocada? Os senhores têm obrigação moral de vir a público e esclarecer, muito bem esclarecido, um absurdo como esse. É o mínimo que os senhores podem fazer. O mínimo!

Olhem mais para o céu, senhores, olhem mais para o céu. E se redimensionem.


Adelidia Chiarelli


*O video sobre o assunto, até o término deste post, não se encontrava na página do referido jornal.


Charge do Amarildo










quinta-feira, 12 de março de 2009

El palacio de Buckingham y la sede de Medio Ambiente, los edificios menos ecológicos de Reino Unido

Texto Via La Vanguardia - 12.03.2009


Palácio de Buckingham*


Londres. (EFE).- El palacio de Buckingham, residencia oficial de la Reina de Inglaterra, encabeza la lista de los edificios menos ecológicos de Reino Unido, una lista en la que en segundo lugar aparece nada menos que el Ministerio de Medio Ambiente y Agricultura.

Un grupo de expertos de la empresa Iann Lucas, dotados de tecnología infrarroja para detectar el despilfarro de energía da al palacio una puntuación de 0 en ahorro energético, informa el diario 'The Daily Telegraph'.

El príncipe de Gales, que debe pronunciar hoy una conferencia sobre cambio climático en Rio de Janeiro, sentirá bochorno, según el periódico, cuando se entere de que su palacio de St. James, también en Londres, figura en duodécimo lugar de esa lista negra con una puntuación de 5. Continua


A matéria do "The Daily Telegraph" pode ser lida aqui .

Leia também: Prince Charles: 100 months to save the world .


*Foto


Brasil está parado bem na contramão

Via O ECO - Por Sérgio Abranches - 11.03.2009


O Brasil está sempre improvisando. Perdeu a visão do horizonte. Não pensa o futuro. Mas o mais grave é quando a liderança política, no governo, na oposição e entre os dois, não pensa sequer na conjuntura. Quando todos os sinais da crise global e suas repercussões aumentam de intensidade, só pensam na eleição de 2010. Na política, trazer a valor presente evento futuro significa abandonar critérios estratégicos por medidas puramente táticas e é o que se tem visto.

O governo, em campanha, continua a tratar a crise no Brasil como uma marola, apesar de todas as evidências em contrário. Predomina, ainda, a hipótese surreal do descolamento. Antes, era o decoupling financeiro. Agora é o decoupling em relação à economia real. Essa noção fantasiosa do país com ilha de tranquilidade em um mar global de problemas repete-se em nossa história política, sempre com os piores resultados. E ela está presente no governo e na oposição. Não são poucos os economistas de credenciais tucanas que passaram a acreditar na tese de que o Brasil não está atrelado à trajetória da economia global. Continua


Foto: Claudia Perroni


Joshua Bell



No metrô de Washington, em 2007, o violinista Joshua Bell começou a tocar. Quase ninguém parou para ouvi-lo. Apenas uma pessoa o reconheceu.





Detalhes sobre essa história

Aqui!




quarta-feira, 11 de março de 2009

Uma atrás da outra

Via Folha Online - 11.03.2009


Por





Eliane Cantanhêde


A Folha deu três importantes "furos de reportagem" seguidos, desses de deixar o eleitor definitivamente desanimado com o Congresso Nacional, pensando em mudar de país, ou de planeta.

Primeiro, foi a história do castelo não declarado e nem sequer justificado do deputado Edmar Moreira, que seria não apenas vice-presidente como corregedor da Câmara, veja só!

Depois, foi a do casarão também não declarado e não muito bem justificado do então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que entrou no Congresso como datilógrafo e sem concurso, mas fez toda essa fortuna, veja só!

Agora, os repórteres Adriano Ceolin e Andreza Matais informam que o Senado pagou pelo menos R$ 6,2 milhões em horas extras para seus funcionários em... janeiro, quando o Congresso está em recesso, veja só! Continua


Chimpanzés são capazes de antecipar acontecimentos, assim como os humanos

Via Abril.com - Da Redação, com France Press - 10.03.2009

Conclusão de pesquisa veio da observação de um chimpanzé de zôo que juntava pedrinhas para, mais tarde, atirá-las em visitantes


O lançamento de pedras por um chimpanzé contra visitantes de um zoológico onde vive é um ato premeditado que demonstra sua capacidade de antecipar acontecimentos, assim como ocorre com os humanos, revela um trabalho publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores observaram durante uma década um chimpanzé macho que juntava pedras, calmamente, antes de transformá-las em discos para atirá-las contra visitantes do zoológico. Continua


Foto Fonte


terça-feira, 10 de março de 2009

A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA (Cordel)

Por Miguezim de Princesa


I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

Continua


segunda-feira, 9 de março de 2009

Também me sinto excomungada!



Fiquei tão irada com o comportamento da Igreja Católica no episódio da garotinha de Pernambuco (aqui , aqui e aqui ), que resolvi fotografar a marcha do Dia Internacional da Mulher, que aconteceu na Paulista. Foi a forma que encontrei de homenagear essa garotinha, a mãe dela, a equipe médica que a assistiu e o pessoal do SOS Corpo , de Recife. Também me sinto excomungada!

Fazia muito, muitos anos, que não ia a uma manifestação como aquela. Acho que a última vez em que estive presente em algo semelhante foi quando o Brasil se uniu para pedir o impeachment do Collor .

Como escrevi a uma amiga ontem: Ki sol! Ki calor! Ki cansaço! Parte das fotos está aqui . Outra ilustra este post. As outras? Se a minha tendinite permitir, pretendo, aos poucos, colocá-las no blog.

Fotos postadas, resolvi dar uma navegada pela net e encontrei uma matéria que me deixou estarrecida: Para jornal do Vaticano, lavadora de roupa foi a verdadeira emancipação feminina . Eles insistem! E como insistem! Com isso, perderam, de novo, a oportunidade de se calar, o que seria, no mínimo, mais respeitoso, mais cristão, e não mostrariam tanta desinformação, tanto preconceito.

Se não bastasse, ligo a televisão e me vejo diante do Fantástico exibindo a matéria O que as mulheres gostariam de ganhar neste dia? Num exercício de puro desespero, fiquei imaginando o que Simone de Beauvoir , Rose Marie Muraro , Heloneida Studart e tantas outras grandes mulheres, pensariam a respeito de uma matéria como essa. Para mim, uma afronta!

Nesse país de sei lá, e como em muitos e muitos lugares do mundo, é o feminismo banalizado.


Adelidia Chiarelli