segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Será que os circos devem ter números com bichos?



Imagens chocantes de maus-tratos



Fantástico - 03.11.2008


Apareceu um urso no sertão do Ceará! Ele foi abandonado por um circo na beira de uma estrada. Este é o lado triste dos picadeiros. E isso não acontece só no Brasil. O Fantástico obteve imagens de animais circenses sendo maltratados em vários lugares do mundo.
O Fantástico aproveita para lançar uma polêmica: circos devem ter números com bichos? O que você acha?
São cenas revoltantes, que foram gravadas em circos de 18 países. Em um vídeo da Inglaterra, os elefantes são adestrados com extrema violência. Nos Estados Unidos, o treinamento é a base de choque elétrico. As imagens estão num vídeo realizado por uma organização não-governamental inglesa, a Animal Defenders International.
Sem se identificar, integrantes da ONG conseguiram emprego nestes circos e registraram o sofrimento dos animais.
Em Portugal, outro exemplo de maus tratos: preso numa jaula minúscula, o urso polar tem só um pequeno ventilador para se refrescar.
No Brasil, foram flagradas cenas de maus tratos no Circo Estoril.
O camelo leva um soco, um tapa e também é agredido com um pedaço de ferro.
O Fantástico mostrou as imagens aos donos do Circo Estoril, em Salvador.
“Tô indignada, nunca imaginei. É a mesma sensação de alguém pegar um filho seu”, afirma Luz Dalma Portugal, dona do circo.
O rapaz que aparece nas imagens foi identificado como Alexandre. A informação é que ele trabalhou três meses no circo.
“O animal tinha um comportamento estranho com esse rapaz e por isso ele foi demitido e agora a gente descobriu por que”, conta Luciano Portugal, tratador e domador do circo.
Além de ferimentos e até a morte, os maus tratos podem provocar também distúrbios de comportamento nos animais: é a chamada loucura circense. O texto continua.