quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Relatório denuncia impactos da produção de cana-de-açúcar na Amazônia, por Bruno Calixto

Local: São Paulo - SP
Fonte: Amazonia.org.br/15.11.2008
Link: http://www.amazonia.org.br

Bruno Calixto

Os biocombustíveis causam enormes impactos ambientais e sociais em todo o seu processo produtivo, além de causar mais dano ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis, de acordo com o relatório "Os impactos da produção de cana no Cerrado e Amazônia", produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

O estudo analisa os impactos da produção da cana-de-açúcar e do biodiesel no país, com foco no bioma Amazônia, além do Cerrado, e faz um estudo de caso de alguns estados produtores.

A partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o relatório contesta o argumento de que não existe produção de cana-de-açúcar na Amazônia. A Conab registrou um "aumento na produção de cana na Amazônia de 17,6 milhões para 19,3 milhões de toneladas entre 2007 e 2008". A região norte registrou os maiores índices de crescimento da produção de cana-de-açúcar do país. Juntos, Tocantins, Amazonas e Pará tiveram um aumento de 46,8% em relação à safra anterior, atingindo a marca de 1,6 milhão de toneladas. A matéria continua.