quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Outro esporte favorito: caçar latinos!



Que mundo é esse? Que mundo é esse em que estamos vivendo? O outro já não mais existe. A dor do outro? Que dor? O desespero do outro? Que desespero?

O assassino tem 17 anos. Os outros agressores devem ter mais ou menos a mesma idade. Todos tão iguais, todos tão banais, todos tão reais, emoldurados pelas luzes sorridentes e ofuscantes de imensos shopping centers, que obliteram consciências. Se é que elas existiram algum dia.

Leiam o trecho do artigo Arroz, feijão e chumbo, escrito por Lucas Mendes, publicado no site da BBC-Brasil:

"Há três semanas, Patchogue está em destaque nos noticiários porque foi cenário de um crime inédito na região: assassinato por ódio racial.

A vítima foi Marcelo Lucero, um trabalhador equatoriano, de 37 anos, sem nenhum antecedente de crime ou violência. Veio para os Estados Unidos há 18 anos para sustentar a mãe, Rosario, que tinha câncer. Ele trabalhava numa lavanderia e dividia um quarto com outros latinos, inclusive um irmão.

Os suspeitos são sete, mas o autor da facada fatal foi Jeffrey Conroy, de 17 anos, um atleta querido na escola onde se destacava nos times de futebol, luta livre e lacrosse.

Há um outro esporte favorito entre os jovens de Patchogue: caçar latinos, "beaner hunting" ou "beaner jumping", é a expressão que eles usam.

"Beaners" é o apelido dos latinos, porque comem arroz com feijão. Os jovens disparam armas de ar comprimido quando os latinos estão saindo de suas casas para o trabalho. Ou cercam e espancam suas vítimas." O artigo completo pode ser visto aqui.