quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ONU aponta emissão recorde de gases-estufa

Via: JC e-mail 3649, de 26 de Novembro de 2008

Entre 2006 e 2007, a concentração de CO2 na atmosfera cresceu 0,5% e a de N2O, 0,25%; para Nações Unidas, dados revelam fracasso de Kyoto

Jamil Chade escreve para o “Estado de SP”:

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), órgão das Nações Unidas, alertou ontem que as emissões de dióxido de carbono (CO2) e de óxido nitroso (N2O), gases causadores do efeito estufa, atingiram níveis jamais registrados pelos cientistas em 2007.

Praticamente às vésperas de mais uma rodada de negociações para a elaboração de um acordo sobre mudanças climáticas, a agência da ONU alerta que todo o esforço internacional para reduzir as emissões de CO2 e de N2O até agora não surtiram efeitos.

Segundo a OMM, a concentração dos dois gases atingiu em 2007 níveis jamais registrados pelos cientistas. O gás metano registrou também o maior incremento em uma década. “O CO2 e o N2O estão crescendo continuamente e não há sinais de que essa tendência esteja perdendo ritmo”, afirmou Geir Braathen, principal responsável da entidade pela questão de emissões.

Para ele, já há comprovações suficientes de que são os gases emitidos que estão colaborando para acelerar as mudanças climáticas em todo o mundo, gerando maiores secas em algumas regiões e inundações em outras.

Os alertas da ONU indicam ainda uma elevação dos níveis dos mares que ameaça pelo menos 200 milhões de pessoas que vivem em zonas costeiras. A matéria continua.