quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Biovandalismo bate à porta da USP

Via O Eco - 11/11/2008, 08:00

Cristiane Prizibisczki



Membros da Organização Protetora dos Animais (OPA) durante evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em julho passado.
(Foto: www.veganstaff.org)


Na madrugada da última quinta-feira, um grupo invadiu um dos laboratórios do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e depredou o local, quebrando computadores, mostras de culturas de células e vidros. A ação foi assinada pela Frente de Libertação Animal (ALF, na sigla em inglês) com uma pixação. Também deixaram os recados “Nós voltaremos” e “Busquem alternativas” nas paredes da sala.

Esta não é a primeira vez que um grupo que luta contra o uso de animais em pesquisas age em São Paulo. Em julho passado, durante reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membros da Vegan Staff, uma organização que “defende e luta pela libertação animal”, segundo auto designação, realizaram protestos durante todo o evento, empunhando faixas com os dizeres “Experimentos em animais atrasam o progresso da ciência”. O principal ato do grupo, no entanto, ocorreu durante o I Fórum das Comissões de Ética em Experimentação animal do Brasil, quando membros da organização jogaram uma lata de tinta vermelha na pesquisadora Regina Pekelmann Markus, coordenadora do núcleo de discussão do tema. A matéria continua.